You are on page 1of 7

Frescobol

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa


A Wikipdia possui o Portal do Desporto

ndice
[esconder]

1 Breve sntese histrica da evoluo do jogo 2 Regras o 2.1 Equipe de Atletas o 2.2 Estilos o 2.3 Categorias o 2.4 Modalidades 3 Raquete 4 Bola 5 Trajes 6 Contexto Social 7 Consideraes aos praticantes 8 Curiosidades 9 Referncias 10 Ligaes externas

Campeonato em Niteri - RJ Frescobol um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro no sculo 20. jogado por dois jogadores ou mais. tambm comum sua prtica em locais pblicos. No Frescobol no existe rivalidade, no h vencidos e nem vencedores. Como se joga cooperativamente, no h adversrios e sim parceiros. um jogo onde cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas [1].

Muitas vezes confundido com o Beach Tennis, o Frescobol se distingue basicamente pelo seu estilo cooperativo, em oposio ao estilo competitivo do Beach Tennis - este se assemelha mais ao Tnis e que, inclusive, possui rea precisamente delimitada e uma rede de separao. Apesar das diferenas, raquetes semelhantes s do Frescobol so utilizadas atualmente em partidas amadoras de Beach Tennis, principalmente na Europa.

[editar] Breve sntese histrica da evoluo do jogo

Partida de rua O Frescobol foi inventado no Brasil entre 1945 e 1946, no bairro de Copacabana, cidade do Rio de Janeiro, aps o trmino da II Guerra Mundial. Seu idealizador, Lian Pontes de Carvalho, residia no edifcio de n 1496 da Avenida Atlntica, esquina com a rua Duvivier.[2]. Na dcada de 1950, o arquiteto Caio Rubens Romero Lyra, morador da rua Bulhes de Carvalho, em Copacabana, costumava jogar tnis com os amigos nas areias da praia, entre os postos 4 e 5. Como as raquetes estragavam com freqncia, por causa da maresia, ele desenhou raquetes de madeira, resistentes gua do mar. Pediu ento a um amigo, que possua uma carpintaria em casa, na rua Souza Lima, no mesmo bairro, para fabricar as raquetes. Estava a inventado o jogo como o conhecemos hoje. Somente dcadas depois o nome "frescobol" foi criado. Durante a dcada de 80 foram realizadas muitas competies isoladas em vrios estados do Brasil. Apesar disto, ainda no havia um grande intercmbio entre os jogadores de diferentes naturalidades. Mais tarde, em 1994, foi realizado o I Circuito Brasileiro de Frescobol que percorreu nove estados brasileiros, possibilitando assim um grande intercmbio entre os jogadores de vrios estados. Em abril de 2003, realizou-se o I Congresso de Frescobol, en Vitria-ES, contando com a participao da Federao Baiana de Frescobol FEBAFRE, da Federao de Frescobol do Estado do Rio de Janeiro FEFERJ, da Federao Espiritosantense de Frescobol - FESFRE e da extinta Associao Brasileira de rbitros e Atletas de Frescobol ABRAAF (do Estado de So Paulo). Neste congresso, foi constitudo um novo regulamento para o Frescobol. A partir de ento, as federaes buscam a fundao da Confederao Brasileira de Frescobol a fim de registrar este novo esporte no Ministrio dos Esportes, Comite Olmpico e Para-Olmpico Brasileiro[3].

Jogo praticado no Leblon, Rio de Janeiro Alguns praticantes amadores e jogadores profissionais que viajam para outros pases tm disseminado a prtica do esporte por onde passam. Desta forma, o Frescobol tem se difundido por todo o mundo.

[editar] Regras
Apesar de ter sido considerado por muito tempo como uma simples diverso de praia, muitos campeonatos foram realizados pelo pas, cada um com seus prprios critrios[4]. Em 2003, durante o I Congresso de Frescobol, foram ditadas as novas regras do jogo, criando assim um regulamento oficial no Brasil.

[editar] Equipe de Atletas


A apresentao de uma partida de Frescobol pode ser feita de duas formas (sempre com atletas da mesma equipe): Dupla: Jogada por dois atletas. Trio ou Trinca: Jogada por trs atletas, sendo dois de um lado e um de piv.

[editar] Estilos
Livre

Os jogadores mantm a bola no ar pelo maior tempo possvel. jogado contra o relgio.

Veloz

vencedora a equipe que, durante um minuto, executar o maior nmero de toques na bola.

Radical

Os jogadores mantm a bola no ar pelo maior tempo possvel. Devem tambm realizar a maior quantidade possvel de ataques por cada atleta, sendo estes: potentes, precisos e em ambos os lados

Especialista

Os jogadores mantm a bola no ar pelo maior tempo possvel. Devem definir um especialista em defesas e outro(s) em ataque. Os especialistas em ataque devem executar a maior quantidade possvel de ataques, sendo estes: potentes, precisos e em ambos os lados.

Ao trmino da temporada, as equipes do estilo radical e especialista - categoria amador que tiverem uma nota final mdia superior a seis passaro automaticamente para a categoria profissional, sem poder retornar sua antiga categoria.

[editar] Categorias
Infanto-Juvenil

Participantes com idades at 16 anos

Adulto

Iniciante Amador Profissional Snior (acima de 50 anos)

Aberta

Na categoria aberta significa que iniciantes, amadores, profissionais e seniores jogaro juntos

[editar] Modalidades
Individual: Rei, Rainha e Melhor Atleta. Duplas : Masculina, Feminina, Mista ou Aberta. Trincas : Masculina, Feminina, Mista ou Aberta. Na modalidade aberta duplas ou trincas masculinas, femininas ou mistas jogaro juntos.

[editar] Raquete

Fabricada com os seguintes materiais: madeira, fibra de vidro ou similar. A raquete pode ser oca ou macia. Dimenses: comprimento mximo de 50 cm (a partir da ponta do cabo at a tangente perpendicular extrema da borda oval) e com a largura de 25 cm (contada entre as tangentes paralelas laterais da borda oval). O tamanho mais comumente encontrado o de 45 cm de comprimento por 21 cm de largura. Seu peso deve estar entre 300g a 450g, de acordo com a preferncia de cada jogador. Poder tambm ser adicionado um revestimento antiderrapante no seu cabo, de acordo com a preferncia do jogador. Em outros pases existe uma raquete similar, conhecida como Beach Bat.

[editar] Bola

Uma esfera oca de borracha pressurizada, com peso em torno de 40g (0.11 lbs) e dimetro de 5,70 cm (2" aprox.). Qualquer cor pode ser utilizada, de acordo com a preferncia dos jogadores e com a organizao do evento.

[editar] Trajes

Tpica partida na praia Quando o evento ocorre em praia e proximidades, os jogadores podem apresentar-se de sunga, mai ou biquni. Em praas e locais distantes da praia, deve-se utilizar shorts e camisetas. Na areia, a melhor opo jogar de ps descalos, caso contrrio recomendase o uso de tnis. obrigatrio o uso de camisetas em partidas oficiais. Cores claras so indicadas para no comprometer o desempenho dos jogadores. Tambm permitido o uso de bons, viseiras e/ou culos. Algumas Federaes, como a FEGAFRE, por exemplo, relacionam as marcas/modelos de equipamentos homologados para competies oficiais[5]

[editar] Contexto Social

Partida em praa pblica O Frescobol um dos esportes de menor custo para quem o pratica. O conjunto composto por um par de raquetes e uma bola de qualidade razovel para iniciar-se no esporte custa em torno de US$ 20,00. Este esporte no necessita de quadra com pisos especiais, redes ou qualquer outro amparato tecnolgico especial, alm de possuir regras simples e de fcil aprendizado, dispensando custo com treinamento. um timo esporte para ser divulgado e praticado por crianas e jovens de comunidades carentes.

[editar] Consideraes aos praticantes

Devido aos possveis acidentes e desentendimentos causados por pessoas atingidas por bolas e raquetes, altamente recomendvel que os praticantes escolham bem o local para praticar. Deve-se escolher um local sem banhistas ou pedestres a fim de evitar problemas[6].

[editar] Curiosidades

Na cidade do Rio de Janeiro, uma pessoa estar sujeita priso ao praticar um esporte em algumas praias sem autorizao[7]. Dia Estadual do Frescobol (RJ): 10 de Julho[8].

You might also like