You are on page 1of 37

Iniciando na Bolsa de Valores

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto

O Mercado de Aes

Sistema Financeiro

Conjunto de instituies dedicadas a manter um fluxo de recursos dos poupadores para o investimento das empresas e gastos das famlias

Sistema Financeiro
Mercado Bancrio: - crdito e financiamento; - bancos comerciais so intermedirios das operaes; Mercado de Capitais: - emisso e negociao de ttulos; - corretoras, distribuidoras e bancos de investimento;

O que se negocia no mercado de capitais?


So considerados valores mobilirios emitidos por companhias abertas: - Aes: ttulos nominativos, negociveis, representativos de propriedade de uma frao do capital social de uma sociedade por aes - Debntures: ttulos nominativos, negociveis, representativos de dvida de mdio/longo prazos contrada pela companhia

O que so Aes?
Quem tem aes de uma empresa participa do capital da empresa - Aes Ordinrias direito a voto opinar sobre as atividades da companhia - Aes Preferenciais preferncia na distribuio dos lucros se por trs anos consecutivos no houver a distribuio dos lucros, as aes preferenciais ganham o direito a voto

Mercado Primrio X Mercado Secundrio


Mercado primrio: captao de recursos para a empresa - abertura de capital - documentao legal e contbil - registros na CVM e na Bolsa - colocao dos papis e repasse dos recursos para a compainha

Mercado Primrio X Mercado Secundrio


Mercado secundrio: troca a propriedade do ttulo - proporciona liquidez aos ttulos e incentiva o mercado primrio

Bovespa

Bovespa
Organizao auto-reguladora sob a superviso da Comisso de Valores Mobilirios CVM Estrutura

Bovespa
Organizao
BOVESPA Holding Participao em sociedades que exeram atividades relacionadas a valores mobilirios.

BVSP Realizao de negcios no mercado de valores mobilirios

CBLC Guarda de ativos, compensao, liquidao e gerenciamento de risco

BSM Superviso e fiscalizao do mercado

Papel da Bolsa de Valores


Sistema de negociao - sistema eletrnico Transparncia - preos e quantidades negociadas so pblicas - equalizao do nvel de informao

Papel da Bolsa de Valores


Formao de Preos - proporciona melhor formao de preos Fiscalizao - regras para negociao - fiscalizao dos negcios realizados Liquidao - atividade de clearing associada negociao

ndice Bovespa

IBOVESPA NDICE BOVESPA - 80% do volume total dos negcios; - ndice de preos ponderado pela participao em termos de negcios/volume no mercado vista de cada ao

ndice Bovespa
Desempenho dos Investimento-IGP/DI Janeiro/1968 a Janeiro/2008
IBOVESPA=40,12

POUPANA= 1,49 68 71 74 77 80 83 86 89 92 95 98 01 04 O7 DLAR=0,10

Formas de Negociao
Terminais nas Corretoras de Valores

Formas de Negociao
Home Broker - De forma semelhante aos servios home banking,oferecidos pela rede bancria, os home brokers das corretoras esto interligados aos sistemas da bovespa e permitem que o investidor envie, automaticamente, atravs da internet, ordens de compra e venda aes.

Formas de Negociao
Home Broker

Participao dos Investidores Volume Negociado


35% 2% 30%
Empresa Institucionais Instituies financeiras Pessoas Fsicas Estrangeiros

9% 24%

Como Comprar Aes


Procura uma corretora Bovespa
Escritrio, telefone, internet

Faz o Cadastro
Informaes pessoais e documentos

Depsito em conta corrente


Trasferncias de recursos por DOC ou TED
Avisos de negociao remetidos pela BOVESPA
Extratos mensais enviados pela CBLC

Decide sobre investimentos


Recebe informaes sobre as melhores alternativas

Liquida operaes

Autoriza a compra ou venda


Por telefone ou internet

Valor da compra debitado em conta corrente. As aes so creditadas em conta

O que so as Corretoras
Para comprar e vender aes, necessrio ser cliente de uma Corretora de Valores; Corretoras de Valores so instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central e pela CVM.

Qual o papel das Corretoras?


As corretoras possuem profissionais especializados em anlise de mercado, de setores da economia e de cias. Atravs das Corretoras de Valores, o investidor est sempre orientado sobre as tendncias e oportunidades do mercado, alcanando melhores resultados.

O que um Clubes de investimento


uma aplicao financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em aes. Pessoas com objetivos semelhantes e que respeitem a deciso da maioria.

Como criar um Clube de Investimento


Para criar um Clube de Investimento voc precisa de um Corretora de Valores; A Carteira de Aes do Clube pode ser administrada pelos Membros do Clube; Grupo: mnimo de 3 e mximo de 150 pessoas.

Quanto eu vou Ganhar?

No se iluda, rvore de dinheiro no existe. Isto depender de dois principais fatores: Sua estratgia e o mercado

Posso chegar a dever dinheiro para a bolsa?


Na maioria das negociaes realizadas pelo investidor comum, voc apenas poder perder aquilo que investiu pois no h como o valor de uma ao ter um valor negativo.

Qual a melhor forma investir na bolsa?


Qual o risco que deseja suportar? Qual o prazo para o investimento? Qual o montante est investindo? Qual estratgia ir seguir?

Primeira Situao
Temos o investidor comeando o ano de 2008 e querendo rentabilizar o seu capital para uma viagem que gostaria de fazer no final de Abril. No primeiro dia de negociao do ano (02 de Janeiro), ele decide comprar ativos da Petrobras. Atravs de uma ordem no seu Home broker, o investidor compra uma quantidade x do ativo PETR4 ao valor de R$86,44, que era o valor negociado pelo mercado naquele dia. Chegando prximo ao final de abril, o investidor liquida sua posio para realizar sua viagem, ou seja, vende os papis que havia comprado no comeo de Janeiro para algum outro investidor. Exatamente, o investidor vendeu os papis no dia 20 de Abril. Com isto, ele acumulou um prejuzo de -24,87% em 78 dias.

Resultado da Primeira Situao

Segunda situao
Neste segundo caso, temos um outro investidor mais bem informado e assessorado, que tambm deseja comear a rentabilizar seu dinheiro em 2008. Porm ao invs de fazer uma compra cega, ele analisou importantes fatores como o valor da ao, a turbulncia econmica daquela poca e decidiu esperar o mercado realizar. Com isto, foi possvel comprar uma quantidade x da ao PETR4 a um valor de R$66,29 no dia 21 de Janeiro. Ao longo dos dias, o investidor nota que a ao chega a uma regio em que os preos oferecem resistncia para subir. Decide ento no dia 13 de Fevereiro vender suas aes pois alm de notar a resistncia, o seu lucro de +27,22% em apenas 23 dias j o suficiente.

Resultado da segunda situao

Primeira Situao X Segunda Situao


Mesmo ativo; Mesmo cenrio;

Estratgia

Onde deposito o meu dinheiro?


1 seguro enviar recursos a uma corretora?
R: Sim. A CVM imparcial contra falhas administrativas de uma corretora, aumentando muito a qualidade do controle dos seus processos, alm de torn-las instituies financeiras muito bem vistas no mercado.

2Como fao para enviar dinheiro para aplicaes diretas na Bolsa de Valores?
R: Aps liberado o seu cadastro junto a corretora, sugerimos realizar a transferncia do dinheiro atravs de DOC ou TED para que seja registrada toda a movimentao (inclusive, algumas corretoras no aceitam depsito em dinheiro).

Onde deposito o meu dinheiro?


3 Posso receber pagamentos de terceiros diretamente na minha conta dentro da corretora?
R: No. A corretora apenas aceitar valores transferidos atravs de uma conta previamente cadastrada e que voc faa parte da titularidade.

Onde deposito o meu dinheiro?


4 Algum pode pedir resgate e receber o valor que tenho na minha conta depsito?
R: No. O mximo que conseguir ser feito algum se passar por voc e conseguir resgatar os valores para conta que est registrada no seu cadastro junto a corretora. Da mesma forma que a corretora somente aceitar transferncias vindas da sua conta, ela somente far resgates para esta conta.

Onde deposito o meu dinheiro?


5Possuo somente conta poupana, consigo transferir recursos atravs dela?
R: No. Para movimentar valores entre sua conta e a corretora, necessrio uma Conta Corrente.

6 Caso eu queira sair desta rea de investimentos, a corretora ir enrolar para devolver o meu dinheiro?
R: No. Uma vez estando , a corretora dever resgatar os valores contidos na conta depsito no mesmo dia em que foi solicitada a transferncia (ateno para os horrios mximos pr-acordados pela corretora)

"Na verdade, o que importa no a quantidade de dinheiro que voc ganha. O que importa a quantidade de dinheiro que voc guarda!" (T. Harv Eker, "Segredos da Mente Milionria")

You might also like