You are on page 1of 11

A GNESE DA ESCOLA MENONITA NO BRASIL

MASKE,Wilson PUCPR wilson.maske@pucpr.br rea temtica: Educao, Histria e Poltica Agncia Financiadora: No contou com financiamento

Resumo A imigrao de alemes menonitas no Brasil revestiu-se de um carter bastante especial, em comparao com outros grupos imigrantes. Originrios da Reforma Protestante do sculo XVI, os menonitas se constituram num grupo religioso bastante fechado e que rejeitava o contato com o mundo secularizado. Seus fundamentos religiosos se fundamentaram no anabatismo, que rejeitava a ordem constituda, em nvel religioso e tambm na relao do cristo com o Estado. Em funo disso, os menonitas passaram a ser fortemente perseguidos, o que os buscou colonizar reas despovoadas na Europa e nas Amricas, em colnias fechadas auto-governadas, onde tudo, inclusive hospitais e escolas, estava sob seu controle. Esse isolamento, levou os menonitas a criar uma identidade religiosa e tnica muito prpria e caracterstica, onde a lngua alem exercia um papel de coeso do grupo. Apesar de pacifistas, muitas vezes os menonitas foram vistos como elementos perigosos que precisavam ser integrados pelos governos dos pases onde residiam. Disso resultaro imigraes foradas, como foi o caso dos menonitas que chegaram no Brasil em 1930, vindos da Rssia sovitica. Nesse estudo, ser analisado de que forma os menonitas tentaram implementar um sistema escolar no qual a identidade religiosa e tnica do grupo poderia ser preservada. No entanto, essa tentativa ir ocorrer justamente no momento em que o governo brasileiro tentava nacionalizar todas as instituies de imigrantes estrangeiros, entre elas a escola, que constituam uma exceo cultural no Brasil. Palavras-chave: Imigrao alem; Protestantismo; Menonitas; Identidade tnica; Poltica de nacionalizao. Introduo Os menonitas so um grupo religioso e tnico que chegou ao Brasil em 1930. Sua origem bastante complexa, mas nela sobressai uma forte identidade alem e uma tradio religiosa protestante anabatista ligada Reforma Protestante do sculo XVI. Os menonitas so considerados descendentes diretos da Reforma Radical, tentativa no s de reforma da instituio eclesistica, mas tambm do Estado.

524 A motivao para a imigrao de alemes menonitas no se reveste do carter econmico que outros grupos imigrantes tiveram no Brasil. Sua vinda ao Brasil est relacionada com a Revoluo Russa de 1917 e com o confisco de terras de pequenos e mdios fazendeiros na URSS no final da dcada de 1920. Tambm o carter atesta do regime socialista sovitico contribuiu de forma decisiva para sua sada da Rssia.

A construo das primeiras escolas menonitas no Brasil Os imigrantes menonitas se estabeleceram primeiramente no alto Vale do Itaja, em Santa Catarina. Neste local, fundaram uma pequena cidade, Witmarsum, e outras pequenas aldeias. A partir de 1936, como no se ambientaram muito bem na regio montanhosa e mida que lhes fora inicialmente destinada, comearam a se dirigir tambm para a regio de campos de Bag, no Rio Grande do Sul. A principal concentrao de menonitas, no entanto, passou a ser o Paran, onde primeiramente fundaram duas colnias em Curitiba, nos bairros do Boqueiro e da Vila Guara. A partir dos anos 1950, fundaram uma nova Witmarsum, no municpio de Palmeira, a meio caminho de Curitiba e Ponta Grossa. Nos tempos atuais, pode-se considerar que Curitiba o centro do menonitismo no Brasil. Tanto na Rssia, como nos outros pases com forte presena menonita (Canad, Mxico, Estados Unidos, Brasil e Paraguai), a forma de organizao do grupo era em colnias agrcolas fechadas com administrao prpria. Normalmente toda a comunidade menonita tinha instituies que possibilitavam a permanncia da colnia: cooperativas, hospitais, asilos, igrejas e escolas. Em especial, a escola estava imbuda de um papel bastante importante em relao construo da identidade coletiva do grupo menonita. As fontes histricas que nos levam a fazer a arqueologia da escola menonita no Brasil so o jornal Die Brcke, meio informativo fundado logo no primeiro ano no Brasil. Neste peridico, poucos so os nmeros que deixaram de incluir algum artigo ou notcia acerca da questo escolar. Da mesma forma, nas atas das reunies realizadas pela diretoria da colnia menonita em Santa Catarina, poucas vezes no encontraremos discusses e decises relativas escola. A disponibilidade de fontes bastante grande, o que nos permite obter uma viso ampla da vida escolar entre os menonitas nos primeiros anos de sua colonizao em Santa Catarina e depois no Paran. Talvez um dos fatores que dificulte uma

525 pouco para o pesquisador brasileiro, seja o fato de que o material est em sua maior parte em lngua alem, o que pode ser um fator complicador para quem no domina a lngua. Segundo Klassen (1995, p.319), ainda no primeiro ano de estada dos menonitas no Brasil (1930), teve lugar uma assemblia geral entre os membros da colnia que discutiu as circunstncias de instalao, o mais breve possvel, de uma escola para as crianas menonitas na localidade de Krauel. Ficara firmado que uma determinada rea na regio central da colnia seria destinada para a construo da escola, a qual todas as crianas poderiam freqentar. Logo aps, comeou o trabalho de limpeza e desmatamento do terreno, em regime de mutiro. O Die Brcke anuncia o fim dos trabalhos de desmatamento do terreno da escola em setembro de 1930. Na mesma edio, observou que o nmero de alunos estaria em torno de 90. Este alto nmero de estudantes dificultaria o trabalho do professor. Seria melhor construir uma escola para duas classes e no s para uma, como havia sido anteriormente planejado. Com isso, seria necessrio contratar mais um professor. Fez-se necessrio tambm a eleio de uma comisso educacional para estabelecer as diretrizes de funcionamento do sistema escolar. O rpido desenvolvimento da instituio escolar causava satisfao nos menonitas, tendo em vista as dificuldades de colonizao, mas tambm a visitantes de fora, como os que o Die Brcke nos informa1. Segundo o editor, o prefeito de Blumenau e os cnsules alemes de Porto Alegre e Florianpolis se expressavam favoravelmente ao empreendimento. Sabemos tambm que os menonitas tiveram apoio externo para concretizar o projeto escolar. Segundo Klassen, a diretoria da colnia mantinha estreito contato com os menonitas da Holanda, de onde recebiam constantemente fundos para a obra escolar. O governo alemo tambm tinha interesse em fomentar a vida cultural nas colnias alems na Amrica do Sul e manter o nvel das escolas o mais alto possvel. Para tal a comisso educacional dispunha de recursos respeitveis, que foram revertidos em bibliotecas, material didtico, material para construo e salrios para os professores. Bolsas de estudo tambm foram concedidas para mandar rapazes e moas ao seminrio pedaggico de Blumenau. Em 1933 j existiam seis escolas de nvel fundamental no ncleo colonial menonita em Santa Catarina com 274 alunos. Da mesma forma, em 1936 foi fundada a escola
1

Die Brcke, janeiro e fevereiro de 1933.

526 menonita do Boqueiro, hoje Colgio Erasto Gaertner, em Curitiba, para os filhos dos menonitas que comeavam a abandonar Santa Catarina em busca de melhores oportunidades econmicas. Em 1936 havia 20 alunos estudando nesta escola. O relato do professor David Enns bastante esclarecedor sobre as primeiras experincias de lecionar em uma escola da zona colonial:

Em 8 de janeiro de 1931 foi o primeiro dia de aula, o primeiro dia de trabalho com nossas crianas. Vieram 42 alunos, 22 eram iniciantes com idades variando de 7 a 11 anos. Os outros 20, maiores, vinham de 17 diferentes regies da Rssia. Um verdadeiro caleidoscpio de educao e conhecimento. (KLASSEN, 1995, p. 320)

Com relao o ponto de vista do cotidiano escolar, vale a pena conhecermos o depoimento de uma aluna, Elisabeth Toews:
No tempo em que freqentei a escola, tnhamos um professor chamado Kornelius Funk. Ns, crianas, gostvamos muito dele, apesar de ser muito rigoroso conosco. Mas ele tinha que nos levar com firmeza, pois do contrrio, ele no daria conta da turma, que era muito numerosa. Infelizmente no me lembro mais quantos alunos ramos. Nossa principal matria era a lngua alem, mas tnhamos tambm uma cartilha brasileira. Todos os alunos tinham uma lousa de ardsia. Durante a aula o professor circulava entre os bancos e se ele pegasse algum cochichando, o coitado levava umas varadas. , ordem existia na escola. Pouco tempo depois recebemos outro professor. Seu nome era Peter Friesen. Ns gostvamos muito dele, pois brincava conosco durante o recreio. (PAULS, 1980, p. 6)

Podemos observar nos depoimentos a caracterizao geral da noo de escola, da clientela e das condies que os colonos tiveram que enfrentar para criar uma instituio escolar, considerada essencial para a manuteno da identidade e coeso do grupo. Percebemos que a origem dos alunos era bastante diversa. Oriundos de diferentes localidades da Rssia e de diferentes escolas, deveriam todos ser integrados, dentro do possvel, em uma nova realidade escolar. Percebemos tambm que, apesar do rigor e muitas vezes violncia, o que seguia o padro da maioria das escolas daquele tempo, havia uma tentativa de interao de professores e alunos. De qualquer forma, a escola no parecia ser um castigo, mas um lugar bastante agradvel. Com isto, haveria a possibilidade de tornar o ambiente escolar um lugar e acolhimento, que seria posteriormente relacionado com a identidade alem e menonita.

527 Percebemos tambm a grande valorizao dada lngua alem, mecanismo bsico para a manuteno do arcabouo cultural menonita. De forma semelhante, percebemos nas fontes que a idia de uma permanncia definitiva no Brasil no agradava a muitos, pois o contato com a realidade brasileira foi para alguns, decepcionante. Havia sempre a possibilidade de um retorno para a Alemanha ou uma re-migrao para o Canad. Ainda que o currculo da primeira escola menonita tivesse uma cartilha brasileira, no era demonstrado muito empenho no estudo da lngua portuguesa, nem que houvesse uma sria tentativa de ensin-la para as crianas, no intuito de facilitar sua integrao na sociedade brasileira. Eram hspedes e como tal gostariam de ficar. Possivelmente o turbilho no qual os menonitas se viram envolvidos, em funo da situao poltica na Rssia e de sua virtual expulso e da situao de aptridas para muitos deles, no os deixava refletir acerca desse tema. De qualquer forma, surpreendente que tenham se agilizado para estabelecer sua prpria escola, pois poderiam ter esperado a ao do governo estadual de Santa Catarina nesse sentido. Na verdade, isto se deve ao grande interesse e preocupao por parte dos menonitas em manter a escola particular, sob controle da comunidade menonita, como veculo de preservao de sua identidade religiosa. Isto, no entanto, acabou por responder tambm aos anseios de preservao da identidade tnica alem, e no apenas da identidade religiosa. Esta devoo, como em breve veremos, no pode deixar de ser observada pelas autoridades brasileiras, quando em 1938, suas escolas foram fechadas em funo das leis de nacionalizao implementadas pelo governo Vargas. A diretoria da colnia menonita observou rapidamente qual a situao da escola no Brasil. Sabia que a promessa feita aos primeiros imigrantes ainda no sculo XIX, de que teriam escolas pblicas gratuitas, no se cumprira. Os prprios colonos tiveram a tarefa de se organizar e providenciar a educao de seus filhos. Afinal, pensavam os colonos menonitas, como o governo atrairia professores bem preparados e construiria escolas bem equipadas para os imigrantes, se nem sequer tinha competncia para atender aos brasileiros natos? J acostumados a manter eles mesmos suas prprias escolas na Europa, os menonitas nada esperaram de ajuda governamental. Prepararam-se ento para oferecer a melhor educao possvel para seus filhos, em escolas privadas, dentro de sua tradio ancestral.

528

A questo do ensino da lngua portuguesa Ao mesmo tempo, era necessrio que pelo menos os professores aprendessem a lngua portuguesa o mais rpido possvel, alm de inclu-la no currculo escolar. A questo do aprendizado do portugus uma constante nos primeiros dos menonitas no Brasil. O jornal Die Brcke traz inmeras referncias a se aprender ou necessidade de aprender a lngua nacional, pois isso era necessrio para facilitar e acelerar a integrao no novo ambiente, no qual os menonitas passariam a viver. Devemos destacar que os exames de proficincia aos quais os professores eram submetidos pela Secretaria de Instruo Pblica de Santa Catarina eram aguardados com ansiedade e as aprovaes festejadas. O governo federal acabou por encaminhar ajuda nesta questo do aprendizado da lngua portuguesa. Foi mandado um professor de portugus em tempo integral para a escola de Witmarsum, para ajudar nos trabalhos de ensino da lngua para todos os adultos interessados e para os professores em particular.2 O governo brasileiro, aps a solicitao do diretor da colnia, encaminhou ainda outros profissionais para auxiliar nesta tarefa. Neste perodo, a partir dos anos 1930, houve uma maior preocupao por parte de setores da elite de acelerar a integrao das comunidades imigrantes, tendo em vista o incio das tenses internacionais envolvendo Alemanha, Itlia e Japo, pases com grandes contingentes entre os imigrantes que o Brasil recebera. O Die Brcke relata que a visita de inspetores de ensino vindos de Blumenau e Florianpolis era bastante freqente. A relao com estes era bastante amistosa, segundo o jornal. Os inspetores ficavam impressionados com a solidez, conforto e limpeza dos prdios. Mas economicamente as coisas no iam bem. Diferentemente de Blumenau ou Joinville no litoral, as colnias alems do mdio e alto vale do Rio Itaja no tiveram o sucesso esperado. Isto tambm se aplica aos menonitas. Grandes dificuldades de adaptao ao clima e s condies geogrficas de Santa Catarina no demoraram a surgir. A agricultura nas serras catarinenses era indecifrvel para os habitantes das estepes russas. interessante notar que quanto mais as condies econmicas se deterioravam nas colnias, mais eles se apegavam idia de ampliar os servios educacionais.

Die Brcke, outubro e novembro de 1932, p.7.

529 A escola secundria Logo surgiu a necessidade de construir uma grande escola secundria para os adolescentes e jovens adultos, a Zentralschule, no modelo escolar que os menonitas tinham na Rssia. Depois de concluir a escola secundria, alguns poderiam freqentar uma universidade no Brasil mesmo ou na Alemanha. Havia demanda por agrnomos, engenheiros, mdicos e professores nas colnias alems e os jovens precisavam ter esta oportunidade. Com o intuito de dar impulso a este plano, j em 1931, foi convocada uma reunio para estabelecer as pr-condies para a construo da escola secundria. Cogitouse buscar patrocnio com menonitas da Holanda e da Alemanha, que j haviam dado sinal de interesse na questo. Por fim, questes menores,como as regras de conduta dos futuros estudantes e rivalidades entre os colonos se tornaram decisivas e o projeto no foi adiante. Pior para os estudantes, pois quem quisesse completar o curso secundrio teria de se dirigir a Blumenau e estudar no Colgio Santo Antnio, dirigido por franciscanos alemes ou para o Colgio Sinodal, dos luteranos, em So Leopoldo.3 Apenas em 1933 que foi novamente levantada a questo da escola secundria e desta vez, apesar dos contratempos, foi possvel complet-la. Em 1935 a escola entrou em funcionamento com 35 alunos. Foi planejado um curso de quatro anos, segundo o currculo da escola alem de Blumenau, previamente aprovado pela Secretaria de Instruo Pblica de Santa Catarina. Este currculo abrangia os seguintes contedos: a) em alemo: lngua alem, religio, geografia, matemtica, biologia, fsica, msica, histria mundial e histria menonita; e b) em portugus: lngua portuguesa, histria do Brasil e geografia do Brasil. A idia era atrair tambm alunos no-menonitas, interessados em uma educao crist de bom nvel, principalmente entre os filhos de outros imigrantes alemes e de teuto-brasileiros residentes na regio das colnias. Sabemos que a escola teve grande nmero de alunos nomenonitas, em funo da falta de oferta de escolas na regio, tanto pblicas quanto privadas. Os menonitas temiam a possibilidade de no poder manter financeiramente a escola, o que explica a abertura para no-menonitas, o que historicamente era raro entre os menonitas.

MASKE, 1999, 122.

530

A influncia do nacional-socialismo A partir de 1937, a escola secundria passou a sofrer influncia das idias dos nazistas, no que se refere educao. As colnias menonitas no estavam fechadas. Mantinham contato freqente com a Alemanha e com outros grupos menonitas pelo mundo, por meio de jornais, cartas, radio e viagens. Alguns visitantes tambm comeam a chegar, entre eles novos professores formados na Alemanha nacional-socialista. Estes novos professores passaram a ter uma grande influncia na escola secundria, que deveria ser reformulada segundo os padres educacionais da Nova Alemanha de Hitler. As mudanas teriam como resultado o reconhecimento do diploma concedido pela escola secundria menonita e daria acesso ao aluno freqentar um curso superior em universidade alem (KLASSEN, 1995, p. 324). De qualquer forma, o ensino religioso seria preservado, mas outros contedos seriam integrados. O dever da escola seria formar o carter do estudante, fortalecendo sua identidade nacional alem e aderindo aos princpios do nacionalsocialismo. Havia uma grande preocupao entre os novos professores, profundamente imbudos dos conceitos nazistas, de que o ideal cristo-germnico estaria em grande perigo no Brasil. Os alemes e descendentes deixavam-se assimilar rapidamente. Como exemplo disso, citavam o baixo nvel moral dos teuto-brasileiros, dados ao alcoolismo e sua frgil estrutura fsica, sinal de um retrocesso em seu desenvolvimento. Casamentos com no-alemes iriam levar perda da identidade do grupo. Vermes, malria, doenas venreas e perda de dentes eram tambm sinais disso, ainda conforme Klassen. Os professores nazistas tinham a inteno de transformar a escola secundria em um internato, aproveitando seu grande poder de influncia entre os colonos. Com a reforma e seu reconhecimento pelos governos alemo e brasileiro, o acesso a universidades alems e brasileiras ficaria facilitado para os estudantes menonitas. Esta parece ser a razo da grande aceitao por parte da comunidade menonita, que se preocupava em ver o leque de possibilidades de sobrevivncia para seus filhos ampliado. Havia um grande interesse de receber tambm estudantes menonitas do Paraguai. Mas percebemos tambm em alguns lderes uma grande preocupao com a forte presena de nazistas, em especial de menonitas nazistas, nas colnias de Santa Catarina.

531 A Perda da Escola Menonita Tradicional A busca de adequao do sistema escolar menonita no Brasil ao sistema oficial alemo no passou despercebida pelo governo brasileiro. A partir de 1938, as escolas menonitas comearam a se tornar alvo da represso do Estado Novo contra instituies de ensino particulares de origem estrangeira e regidas por estrangeiros. Durante todo ano de 1938 foram decretadas leis pelo interventor Nereu Ramos, buscando coagir as escolas a se adaptar a esses novos tempos. As escolas menonitas tiveram grande dificuldade em se adaptar. Segundo o ltimo nmero do Die Brcke, houve uma reunio da assemblia de colonos para decidir qual seria a atitude mais sensata. O redator do jornal expressou sua opinio dizendo que parecia ser um situao fatal e no via outra sada seno o fechamento das escolas. De fato, conforme Monteiro (1979,p. 107), todas elas foram fechadas pelo fato de no cumprirem a legislao, principalmente em relao ao currculo em lngua alem e que os diretores eram todos estrangeiros. Em seu lugar, foram estabelecidas escolas estaduais. Estas, em geral, foram instaladas nos antigos prdios das escolas menonitas e adotaram definitivamente o currculo escolar oficial do Estado de Santa Catarina. Para exemplificar a situao resultante, interessante notarmos o depoimento de uma aluna, citado em Pauls (1980, p. 9-10):
A questo da escola se tornou um problema para nossos pais. Nossa escola foi assumida pelo governo estadual e nossos professores alemes foram demitidos e substitudos por apenas um nico professor brasileiro. Nada teramos contra ele, se fosse um professor bem instrudo e comprometido com nosso progresso. Teramos ento uma boa educao em lngua portuguesa, avanaramos em nossos estudos e teramos uma integrao mais rpida na nova ptria. Mas neste pas no so enviados bons professores para o interior. O nosso novo professor, imaginem, no tinha sequer concludo o curso primrio! Nosso professor Joo Barbosa no sabia nem a tabuada, que dir o restante! Ns, os alunos mais velhos, que ainda havamos estudado com os professores alemes, sabamos matemtica melhor do que ele. At os pequenos, que s tinham estudado durante um ano com os professores antigos sabiam mais do que ele. Em questes de disciplina, ele tambm ficava a desejar. Os meninos maiores resolviam rapidamente as questes e ficavam indisciplinados, brincando e conversando. O professor se irritava e os deixava trancados aps as aulas. Quando voltava para solt-los, eles j tinham fugido pelas janelas ou pelo telhado e sumido pelos morros. Mas tnhamos, gincanas, festas e bales, o que era muito divertido.

Aps a Segunda Guerra Mundial, a poltica de nacionalizao de Vargas foi, em parte, revogada. No entanto, as escolas menonitas de Santa Catarina no mais retornaram para seus antigos proprietrios. Os menonitas j haviam quase todos, abandonado as

532 colnias de Santa Catarina e se dividido em dois grupos. Um grupo, menor, foi para uma nova colnia (Colnia Nova), perto de Bag, no Rio Grande do Sul. Outro, maior, foi para Curitiba, onde se dedicou a diversas atividades, mas principalmente pecuria leiteira. Posteriormente, foi comprada uma fazenda no Municpio de Palmeira, onde foi instalada uma nova colnia, que foi chamada de Witmarsum, como a primeira em Santa Catarina. A razo da sada de Santa Catarina foi principalmente o insatisfatrio desenvolvimento econmico que as colnias menonitas l atingiram. Este pouco desenvolvimento foi ocasionado pela falta de infra-estrutura, pela terra inapropriada, pela falta de capital para maiores investimentos e pela dificuldade de adaptao dos menonitas ao cenrio geogrfico de Santa Catarina. Tambm as rivalidades entre os diferentes grupos religiosos, liberais e conservadores, entre os menonitas tiveram um papel importante na dissoluo das colnias. Quanto questo escolar, das escolas que haviam sido fechadas pelo governo brasileiro, apenas a Escola do Boqueiro, em Curitiba, fundada pelos re-migrantes de Santa Catarina, retornou s mos dos fundadores, logo depois da Segunda Guerra Mundial. No entanto, o antigo currculo no mais retornou, por fora de lei. A escola adotou o currculo da Secretaria de Educao do Estado do Paran, no qual a lngua alem figurava como lngua estrangeira. Em Colnia Nova e em Colnia Witmarsum foram fundadas escolas particulares, depois estadualizadas, seguindo os currculos propostos pelos seus respectivos Estados. guisa de concluso, observamos como a escola foi um veculo de preservao da identidade religiosa e tnica entre os menonitas no Brasil. Percebemos que sem a escola, talvez teria mais difcil para os menonitas manter sua coeso enquanto grupo religioso independente. De fato, sem a escola, os menonitas no Brasil passaram por um intenso processo de integrao sociedade brasileira.

REFERNCIAS

ANDERSON, Benedict. Nao e Conscincia Nacional. So Paulo: tica, 1989. DIE BRCKE, Witmarsum (SC) 1932 1938.

533 DYCK, Cornelius J. Uma Introduo Histria Menonita. Campinas: Editora Crist Unida, 1992. FRETZ, Joseph W. Pilgrims in Paraguay The History of Mennonite Colonization in South Amrica. Scottdale, Mennonite Publishing House, 1953. FRSCHLE, Hartmut. Die Deutschen in Lateinamerika Schiksal und Leistungen. Tbingen, 1979. KLASSEN, Peter P. Die russlanddeutschen Mennoniten in Brasilien. WeierhofBolanden: mennonitischen Geschichtsverein, 1995. MASKE, Wilson. Bblia e arado: os menonitas e a construo de seu reino. Um estudo sobre a integrao dos imigrantes menonitas no Brasil. Curitiba: UFPR (Dissertao de Mestrado), 1999. MONTEIRO, Jaecyr. Nacionalizao do Ensino em Santa Catarina (1930-1940). Florianpolis: UFSC (Dissertao de Mestrado), 1979. PAULS, Peter, Jr. Mennoniten in Brasilien. Palmeira: Editora do Autor, 1980. PIAZZA, Walter. Uma Histria de Santa Catarina. Florianpolis: Lunardelli, 1982. STADEN JAHRBUCH, So Paulo (SP), 1956. WILLEMS, Emlio. A aculturao dos alemes no Brasil. So Paulo: Nacional, 1980.

You might also like