You are on page 1of 10

WILLY.

KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

LAMINAO E COMPOSITES

PREFCIO
O termo Fiberglass empregado genericamente para designar Plsticos Reforados com fibra de vidro. Como conseqncia do rpido desenvolvimento tecnolgico ocorrido nas duas ltimas dcadas, vrios tipos de plsticos encontraram aplicaes comerciais quando reforadas com fibras de vidro. Isso tornou-se necessrio, para evitar confuses, a identificao da resina reforada, em lugar da designao genrica Fiberglass. Entre os vrios plsticos comumente reforados com fibras de vidro, o polister insaturado o mais comum, por suas caractersticas de processamento, custo e desempenho. Existem vrios processos para moldagem de resinas polister insaturados, o qual a escolha do processo depender da anlise do formato, dimenses e escala de produo do produto final desejado. Entre os processos existentes abordaremos aos processos de laminao manual (Handy lay up), e processo de laminao a Pistola (Spray up) .

TECNOLOGIA DO PROCESSO
A incorporao do reforo resina consiste normalmente na impregnao das fibras sob as mais diversas formas. A forma final do produto obtida pela conformao do composto de moldagem, atravs de moldes e processos de moldagem adequados para cada caso. Estes processos dividem em dois grupos principais, de acordo com o tipo de molde aberto ou fechado. O processo de molde fechado no ser destacado nessa literatura, pois no processo de laminao manual ou pistola so utilizados apenas em molde aberto. Neste processo obtmse uma face lisa, que est em contato com o molde, e uma face rstica que a face externa.

Laminao Manual ( Hand Lay Up)

Pgina 1 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

um dos mais simples e antigos processos de fabricao empregado pela indstria de Fiberglass. A laminao manual praticamente no exige investimentos em equipamentos especficos. Os poucos equipamentos requeridos so de baixo custo e facilmente encontrados no mercado.

Normalmente so empregados os seguintes equipamentos: Roletes para compactao dos laminados. Facas, esptula, tesoura. Pistola para aplicao de gel coat. Pincis. Molde. Desmoldantes. Dosadores. Balana.

Processo
A laminao feita em molde aberto, sendo possvel produzir uma variedade de peas . As aplicaes Tpicas so barcos, peas automotivas, dutos, piscinas, chapas lisas ou onduladas, prottipos, tanques, etc... Antes de se iniciar a laminao deve-se fazer a preparao do molde, ou seja, limpeza e aplicao de desmoldante, podendo ser cera de carnaba (isenta de silicone) ou lcool polivinlico (PVA), para facilitar a desmoldagem da pea. A laminao feita contra o molde aberto. Se for desejado bom acabamento para a pea, a superfcie do molde deve ser coberta com gel coat pigmentado ou transparente, aplicado a pincel ou a pistola. As fibras de reforo, juntamente com a resina previamente acelerada e catalisada, so aplicadas posteriormente sobre o gel coat aps ter verificado sua cura atravs do ponto de toque . O assentamento das fibras e remoo das bolhas de ar feito com pincel ou roletes. So aplicadas vrias camadas de reforo e resina at que seja atingida a espessura necessria. Normalmente no recomenda-se a aplicao mais que trs camadas consecutivas de manta, pois pode acarretar a exotermia em virtude da cura da resina, ocorrendo o empenamento da pea, queima do gel coat e esbranquiamento da fibra.
Pgina 2 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

Algumas vezes pode ser necessrio ou conveniente o uso de materiais de ncleo para aumentar a rigidez, reduzir peso, ou conferir flutuabilidade pea moldada. A incorporao de materiais de ncleo deve ser feita com muita cautela. Os materiais de ncleo mais usados so madeira balsa, colmia e espuma rgida de poliuretano. Apenas uma das superfcies da pea apresenta acabamento liso. A superfcie rugosa pode ter seu acabamento melhorado pela aplicao de filme de celofane antes da cura da resina ou pela laminao de uma camada de tecido de vidro de malha fechada.

Vantagens do processo: Simplicidade. Baixo investimento em moldes. Nenhuma restrio ao tamanho das peas. Flexibilidade de projeto. Facilidade de modificao do projeto. Baixo investimento em equipamento. Possibilidade de laminao em campo.

Limitaes: Alta incidncia de mo de obra. Apenas uma superfcie acabada (lisa). Qualidade depende da habilidade do laminador.

Laminao Pistola (Spray-up)


O processo de laminao a pistola consiste na aplicao simultnea de fibras de vidro e resina sobre o molde. A aplicao feita com equipamentos especiais, conhecidos como pistolas laminadoras ou pistolas de laminao, que cortam as fibras de vidro em comprimentos pr determinados antes de atir-las no molde. As fibras de vidro picadas e a resina polister so depositadas simultaneamente sobre o molde, sendo ento roletadas com os mesmos roletes usados no processo de laminao manual. A laminao a pistola pode ser considerada como uma laminao manual mecanizada, sendo vantajosa para a moldagem de peas grandes e complexas, onde a conformao de mantas e tecidos pode apresentar dificuldade. Alm disso os custos da laminao a pistola so geralmente mais baixos que os da laminao manual, por serem usados materiais mais baratos e tambm pela eficincia e rapidez da operao.
Pgina 3 de 10

WILLY.KYE
Equipamentos

MOLDES

AT

vs.2.12

O investimento em equipamentos para o processo de laminao a pistola apenas ligeiramente superior ao requerido pelo processo de laminao manual. So necessrios pelo menos, uma pistola de laminao, um compressor de ar e os mesmos equipamentos j mencionados anteriormente com referncia laminao manual.

Processo A laminao feita em molde aberto, sendo possvel produzir uma grande variedade de peas. Antes de iniciar a laminao deve-se fazer a preparao do molde, ou seja, limpeza e aplicao de desmoldante, podendo ser cera de carnaba (isenta de silicone) ou lcool polivinlico (PVA), para facilitar a desmoldagem. A laminao feita contra o molde aberto, se for desejado um bom acabamento para a pea, aplicado gel coat sobre o molde, como se faz no processo manual. A laminao pode ser iniciada imediatamente aps o tempo de toque, com a aplicao de uma leve cobertura de resina sobre o gel coat antes da aplicao da mistura resina e fibras de vidro. Este procedimento permite a moldagem das fibras de baixo para cima e facilita a remoo do ar preso no laminado. A espessura final obtida por vrias passagens sucessivas da pistola de aplicao. O laminado deve ser cuidadosamente roletado e acomodado aos detalhes do molde, aps cada passagem da pistola. Peas muito espessas devem ser laminadas em estgios, para que o calor oriundo da reao no afete o molde e o laminado. Como regra geral, a laminao deve ser temporariamente
Pgina 4 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

suspensa aps a aplicao de cada 4 mm de espessura, aps o resfriamento desta camada de 4 mm, a operao pode ser retomada. A mxima espessura de laminados aplicada de uma s vez depende de vrios fatores, como a reatividade da resina, teor e tipo de catalisador usado, relao vidro resina, condies ambientais, etc... O equipamento de laminao deve estar calibrado para aplicar as quantidades adequadas de fibras de vidro e resina. Tal calibrao feita pelo simples ajuste de vlvulas reguladoras.

Calibragem Para calibrar, proceda da seguinte maneira: 1- As fibras de vidro e resina, aplicadas pela pistola, so coletadas durante 15 segundos em recipientes separados. 2- As fibras de vidro picadas e resina so pesados separadamente. 3- O teor de vidro determinado dividindo o peso das fibras de vidro pelo peso total vidro mais resina e multiplicado por 100. 4- A vazo da pistola (kg/min) obtida multiplicando o peso total (vidro+resina) por 4

Exemplo: Vidro pesado: Resina pesada: Teor de Vidro = 350 g - 0.35 kg 860 g - 0,86 kg 350 350 + 860 Vazo da Pistola = (0,35 + 0,860) . 4 = 4,8 kg/min O comprimento das fibras picadas fixado pelo nmero de lminas no rotor do cortador. Sempre que possvel, a laminao deve ser feita com a pistola distante 60 cm do molde. Esta distncia pode ser aumentada para peas grandes ou reduzida para peas pequenas. . 100 = 29%

Roletagem A roletagem conforma o laminado superfcie do molde e remove as bolhas de ar que acompanham a laminao. Deve ser iniciada no centro da pea e da prosseguir para as bordas.
Pgina 5 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

Conferindo a espessura A espessura pode ser conferida inserindo-se medidores no laminado antes da gelificao da resina.

Nervura e Iseres Podem ser facilmente incorporadas como mencionado com referncia ao processo de laminao manual.

Cura da Pea As peas podem ser curadas em estufa, se desejado, ou a temperatura ambiente como mais comum.

Cura a temperatura ambiente A faixa de temperatura ideal neste caso, situa-se entre 20 - 30 C. A reatividade da resina, o sistema de cura e tambm as condies ambientais, determinam o tempo transcorrido at que seja possvel a desmoldagem. Para evitar deformaes excessivas, as peas no devem ser separadas do molde antes de suficientemente curadas. Empenamentos e deformaes podem ocorrer com a desmoldagem prematura.

Cura em estufa Podem ser usadas estufas de ar quente ou eltricas, com temperatura entre 50-60 C. A pea deve permanecer na estufa durante 30 - 60 minutos, dependendo da resina, catalisador, acelerador e temperatura. Para evitar empenamento, as peas devem ser desmoldadas a temperatura ambiente, aps completo resfriamento. Para maior segurana aconselhvel tambm verificar a dureza barcol antes da desmoldagem. A dureza Barcol o mais simples indicador de grau de cura da
Pgina 6 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

resina. A pea deve curar no molde. Se a desmoldagem for feita antes do tempo mnimo necessrio, a pea deve ser colocada em gabarito, at ser completada a cura.

Desmoldagem A desmoldagem deve ser feita com muito cuidado para no danificar a pea ou o molde. Algumas vezes conveniente a incorporao de alas na pea, que servem como pontos de pega para facilitar a desmoldagem. Outro recurso a insero de cunhas (plstico ou madeiras) entre o molde e a pea. Algumas peas mais complexas requerem o emprego de ar comprimido para facilitar a desmoldagem.

Rebarbao As rebarbas devem ser eliminadas com a resina em estado intermedirio de cura, que possibilita o corte a faca ao longo da linha de rebarbao. Esta operao realizada com a pea ainda no molde. Os acertos finais so executados aps a desmoldagem com lixadeiras e, se necessrio disco de corte. As operaes de corte e lixamento devem ser feitas com gua, para impedir a gerao de p e manter as ferramentas resfriadas.

MATRIAS-PRIMAS

Resinas Geralmente so usadas resinas polister insaturadas, ortoftlicas, tixotrpicas , de baixa viscosidade e baixa reatividade para aplicaes gerais e resinas isoftlicas, bisfenlicas, ster vinlicas e tereftlicas para aplicaes especiais onde h necessidade de boa resistncia qumica. As resinas polister apresentam boa combinao de propriedades mecnicas e eltricas, estabilidade dimensional, baixo custo e facilidade de manuseio e processamento. O fato das resinas polister serem as mais usadas pela indstria dos plsticos reforados pode ser
Pgina 7 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

atribudo a sua grande versatilidade. As resinas polister podem ser formuladas para atender as vrias exigncias de uso e processamento imposto pela aplicao. A resina polister insaturada se transforma do estado lquido ao estado slido atravs de uma reao qumica conhecida como cura ou polimerizao. A cura tem incio aps a adio de catalisadores especiais. A cura em si se processa em dois estgios. Primeiramente a resina transforma-se de lquido viscoso em um material gelatinoso. Imediatamente aps a gelatinizao ocorre o endurecimento com grande dissipao de calor, proveniente da reao, que chamamos de exotermia.

Cargas Cargas minerais inertes, tais como, talco, carbonato de clcio e caulim so usadas para serem adicionadas ao polister para o processo de laminao normal ou pistola, por razes econmicas e tcnicas.

Monmeros Os monmeros so usados para reduzir a viscosidade e permitir a polimerizao do polister. As resinas polister j so fornecidas contendo o monmero. O monmero mais utilizado o monmero de estireno. O excesso de monmero de estireno na resina prejudica a resistncia dos laminados, tanto qumica quanto mecnica.

Catalisadores Como catalisadores, so usados perxidos orgnicos, os mais populares so: MEK-P - Perxido de Metil Etil Cetona (lquido) BPO - Perxido de Benzoila (slido ou pasta)

Aceleradores So usados principalmente sais de cobalto, como Naftanato ou Octoato de Cobalto para a acelerao da cura de polister catalisados com MEK-P.
Pgina 8 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

Se a catlise for feita com BPO, deve-se usar aminas tercirias (DEA - Dimetil Anilina ou DMA - Dimetil Anilina). Esses catalisadores e aceleradores curam as resinas polister a frio, sem requerer fonte externa de calor.

Inibidores Os inibidores so adicionados a resina polister para retardar o tempo de gel. As resinas j contm inibidores, que foram adicionador para seu ajuste de tempo de gel e tempo de armazenagem.

Fibras de Vidro
As fibras de vidro ocupam posio de grande importncia ente os materiais de reforos usados pela indstria dos plsticos reforados. As principais caractersticas das fibras de vidro, que as tornam atraentes para reforo de plsticos so: Baixo coeficiente de dilatao trmica Altas propriedades mecnicas Reteno de propriedades mecnicas em altas temperaturas. Facilidade de processamento. Baixo Custo.

Mantas As mantas so obtidas pelo arranjo aleatrio de fibras cortadas, agregadas em forma de lenol (manta) por ligantes especiais. As mantas so fornecidas nas gramagens nominais de 300, 450 e 600 g/m2. As mantas de baixa gramagem so usadas para laminao sobre o gel coat, por permitir fcil e rpida eliminao de ar do laminado. As de maior gramagem, com maior espessura por camada, so usadas para aumentar a velocidade de laminao.

Tecidos Os tecidos de fibras de vidro devem ser usados sempre que a aplicao exigir altas propriedades mecnicas, principalmente resistncia ao impacto. Os tecidos so obtidos da tecelagem plana de rovings. So fornecidos em rolos, nas gramagens de 600 e 800 g/m 2. Cada camada desses tecido tem espessura aproximada de 1 mm, aps laminao. O teor de
Pgina 9 de 10

WILLY.KYE

MOLDES

AT

vs.2.12

vidro dos laminado depende da gramagem do tecido usado. Os tecidos como 600 g/m 2 tem teor de vidro mdio de 50 %. Na operao de tecelagem, os rovings so posicionados na direo axial (urdume) e transversal (trama) do rolo. Deve ser observado que existem diferenas apreciveis nas resistncias desses tecido nas direes da trama e urdume. Na laminao, o tecido deve ser posicionado de maneira que as direes da trama e urdume coincidam com as direes das tenses principais atuantes no laminado.

Roving As fibras de vidro usadas para laminao a pistola, conhecidas como roving, consistem de vrias mechas enroladas sem toro, em bobinas de formato cilndrico. Na aplicao, o desenrolamento feito dentro da bobina, sendo as mechas cortadas na pistola de laminao e atiradas sobre o molde juntamente com a resina. O roving apropriado para laminao a pistola tem como principais caractersticas: Boa disperso das fibras picadas. Bom assentamento no molde Rpida penetrao da resina de laminao Velocidade de impregnao balanceada para permitir ao mesmo tempo rpido espalhamento da resina (rpida penetrao) e fcil remoo de bolhas de ar Baixa formao de eletricidade esttica Boa conformao em cantos vivos Boa translucidez no laminado Fcil desenrolamento, sem embaraamentos e interrupes no processo.

BIBLIOGRAFIA
Polyesters and Their Applications-Reinhold Publishing Corporation New York Chapman & Hall, Limited, London 1956. Guia do Plstico Reforado - 1 edio 1989 - pg 30. Guia de Laminao - Editado e Publicado pela Fiberglass Fibras Ltda. - pg 12, 18, 26, 39 e 42.

Pgina 10 de 10

You might also like