You are on page 1of 4

Relatrio de Leitura; Hans Kelsen; Teoria Pura do Direito.

A pureza enquanto princpio metodolgico; pretenso objetivista ; a teoria pura busca delimitar o conhecimento do Direito em face da psicologia, da sociologia, da tica e da teoria poltica; fuga do sincretismo metodolgico O ato e seu significado jurdico; o direito um fenmeno natural ou social? ; em parte natural ontologicamente; O sentido subjetivo e o sentido objetivo do ato; a sua auto-explicao; o ato est envolvido dum sentido subjetivo que pode est fundamentado no direito ou no; O ato e sua significao jurdica; Esforo por delimitao dum objeto; o ato; diferencia-se dos outros objetos por oferecer ao sujeito caractersticas suas; A norma como esquema de interpretao; refere-se de forma explicativa ao ato dando-lhe sua caracterizao jurdica; positivizao do ato; Interpretao normativa x interpretao causal; A norma e a produo normativa: O Direito um sistema de normas que regulam o comportamento humano, esse o nosso objeto de conhecimento; Atos de vontade so os que inscrevem-se no espao do outro prescrevendolhe ou permitindo-lhe uma ao; Subjetivo: est na ordem do dever-ser; Objetivo: quando assume o formato de norma; Conceito de dever: assume significado de um ato intencional dirigido conduta de outrem; a norma o sentido de um ato atravs do qual uma conduta prescrita; a norma um dever-ser enquanto um ato de vontade um ser; ser x dever-ser; As normas que prescrevem condutas so tambm derivadas dos costumes; As normas jurdicas so normas produzidas pelo costume se a Constituio da comunidade assume o costume como fato criador de Direito; Vigncia e domnio de vigncia da norma: Est ligado a validade da norma; s entra em vigor com a cessao do ato de vontade; Vigncia fundamentalmente diferente de eficcia; esto vinculados ao espao e tempo: vigncia espacial; vigncia temporal; fora retroativa da norma; Domnio de validade pessoal: ilimitado, limitado; Domnio de validade material da norma: econmico, religioso, poltico, etc. Regulamentao positiva e negativa: ordenar, conferir poder ou competncia, permitir: Positiva: conduta ou omisso prescrita na norma; Negativa: conduta permitida num sentido negativo.

Norma e valor: o juzo segundo o qual uma conduta real tal como deve ser(prescrita) um juzo de valor positivo; negativo o contrrio; A norma funciona como medida de valor; juzo de valor x juzo de realidade; A relatividade das normas legisladas pelos homens; valor x realidade; juzo de valor diferente da norma constitutiva do valor; Juzo de valor: subjetivo juzo atravs do qual determinamos a relao de um objeto com o desejo ou vontade; objetivo, quando o valor da conduta est em funo de sua relao com a norma positivizada. Valor: objetivo quando est em relao uma conduta humana com uma norma positiva; subjetivo quando est em questo a relao de adequao da conduta com a vontade e desejo dos indivduos; a norma assume um carter de universalidade; A ORDEM SOCIAL e o PRINCPIO RETRIBUITIVO (Vergeltung) A ordem jurdica como raiz derivada da ordem social; prescreve uma determinada conduta humana e, simultaneamente, ligar a esta conduta a concesso de uma vantagem de um premio, ou ligar conduta oposta uma desvantagem. Haver ordens sociais desprovidas de sano? perceptvel que no h. Moral x Direito SANES TRANSCENDENTES E SANES SOCIALMENTE IMANENTES. a- transcendentes so aquelas que, segundo a crena das pessoas submetidas ao ordenamento, provm de uma instncia supra-humana; A ORDEM JURDICA a- O Direito: ordem de conduta humana: palavra que se refere a uma fenmeno social; cujas caractersticas sero abordadas nos sentido de se organizar um corpo de conhecimento dito cientfico; Sistema piramidal; ordem: um sistema de normas cuja unidade constituda pelo fato de todas elas terem o mesmo fundamento de validade. O fundamento duma ordem normativa uma norma fundamental da qual se retira a validade de todas as normas. As normas dentro duma ordem jurdica s regulam a conduta humana. Conduta: ao positiva ou omisso; b- O Direito: uma ordem coativa: coao: um mal que aplicado ao destinatrio mesmo contra a sua vontade, se necessrio empregando-se a fora fsica. b(1)- Os atos de coao estatudos pela ordem jurdica como sanes:

esse ato sano porque surge como reao conduta de um indivduo pela mesma ordem jurdica especificada. A coao psquica, assim como as outras ordens sociais; O Direito uma ordem coativa no sentido de que positiva estatutariamente a coao; b(3)- O Monoplio de coao da comunidade jurdica: tpico dentro do Estado Moderno; b(4)- Ordem jurdica e segurana coletiva: uma conduta juridicamente passvel de um ato coercitivo na medida em que tambm ilcita, um delito. Delito igual o ilcito nesses termos. b(5)- Atos coercitivos que no tem o carter de sanes: o que a passagem do Estado-jurisdio para o Estado-Administrao; o ato ilcito ou o delito uma determinada ao ou omisso humana que, por ser socialmente indesejvel, proibida pelo fato de a ela ou, mais corretamente sua verificao num processo juridicamente regulado se ligar a um ato de coero, pelo fato de a ordem jurdica a tornar pressuposto de um ato de coero por ela estatudo. Sano: pode ser estendidos a todos os atos de coero estatudos pela ordem jurdica, desde que com ele outra coisa no se queira exprimir se no que a ordem jurdica, atravs desses atos, reage contra uma situao de fato socialmente indesejvel. b(6)- o mnimo de liberdade: ausncia de vinculao jurdica, uma esfera de existncia humana na qual no penetra qualquer comando ou proibio. C- O Direito como ordem normativa de coao: O sentido aqui est em que a execuo efetiva do mal se d como aplicao ou a execuo de uma norma objetivamente vlida (vinculada) que estatui o ato de coero. Qual o fundamento de validade da norma? Consideram-se as normas que conferem competncia ao rgo legislativo como constituindo o sentido, no s subjetivo mas tambm objetivo, de um ato posto por determinados indivduos; caracterizamos essas normas como constituio. No uma norma posta por uma ato jurdico positivo, mas sim uma norma pressuposta; pressuposio essa que constitui o fundamento ou essncia ultima de validade dessa ordem jurdica; condicional, neste sentido, hipottico. Comunidade jurdica e bando de salteadores. Justia e Direito; coisas diferentes na medida em que se considere aquela sob a tica dum juzo de valor, isto , sob uma concepo clssica que considera justo a virtude que d a cada um o que seu. Nesse sentido o conceito de Justia no pode ser tomado como critrio da ordem normativa a designar como Direito. Um conceito de Direito que conduz a uma tal consequncia no pode ser aceito por uma cincia jurdica positiva. D Deveres jurdicos sem sano?

A forma jurdica e o contedo jurdico; forma de produo e contedo produzido; a importncia da sano como elemento constituinte da ordem jurdica; E Normas jurdicas no-autnomas.

Relatrio de leitura: livro: Teoria Geral do Direito e do Estado. Fundamentos de validade do Direito positivo e do Direito natural: Do Direito positivo para Kelsen, reside no fato de que existe uma lei suprema que estabelece uma autoridade legislativa suprema;

A NORMA FUNDAMENTAL DO DIREITO POSITIVO A caracterstica essencial do positivismo, em contraste com a teoria do Direito natural, pode ser encontrada precisamente na difcil renncia a uma justificativa materialmente absoluta. Sua validade est num nvel puramente hipotticorelativo.

A IMUTABILIDADE DO DIREITO NATURAL

You might also like