You are on page 1of 65

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ENFERMAGEM

EPIDEMIOLOGIA INDICADORES DE SADE Profa. Regilene Alves Portela

Razes
Exprimem uma relao entre duas variveis em que o numerador no est contido no denominador. O denominador no corresponde obrigatoriamente a uma populao em risco. Em epidemiologia, usamos razes s quando no podemos usar taxas, mas necessitamos de um indicador que nos possa indicar a noo do risco. Nestes casos chamamos-lhes ndices

PROPORO
Corresponde a uma razo, mas nesta, o numerador est contido no numerador. Contudo, o denominador no corresponde a uma populao em risco, nem h uma relao espao-temporaL

TAXA

Medem a ocorrncia de um acontecimento durante um perodo de tempo, numa dada populao em risco. O numerador est sempre contido no denominador pelo que as taxas: Exprimem a probabilidade de um acontecimento Pode ter um valor preditivo para um grupo mas no para um indivduo Constituem o modelo dos principais indicadores em epidemiologia

TERMINOLOGIA

NDICES: uso mais restrito, tem em sua composio medidas de dimenses diferentes. Ex.: ndice de massa corprea PROPORO: as unidades do numerados esto contidas no denominador, mais amplo Ex.: mortalidade proporcional COEFICIENTES: so medidas do tipo proporo que expresso risco ou magnitude de um evento Ex.: Incidncia e prevalncia

Os indicadores de sade foram desenvolvidos para facilitar a quantificao e a avaliao das informaes produzidas com tal finalidade. Em termos gerais, os indicadores so medidassntese que contm informao relevante sobre determinados atributos e dimenses do estado de sade, bem como do desempenho do sistema de sade. Vistos em conjunto, devem refletir a situao sanitria de uma populao e servir para a vigilncia das condies de sade. A construo de um indicador um processo cuja complexidade pode variar desde a simples contagem direta de casos de determinada doena, at o clculo de propores, razes, taxas ou ndices mais sofisticados, como a esperana de vida ao nascer.

A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulao (freqncia de casos, tamanho da populao em risco) e da preciso dos sistemas de informao empregados (registro, coleta, transmisso dos dados). O grau de excelncia de um indicador deve ser definido por sua: validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condies similares).

Em geral, a validade de um indicador determinada por sua: sensibilidade (capacidade de detectar o fenmeno analisado) e especificidade (capacidade de detectar somente o fenmeno analisado). Outros atributos de um indicador so: mensurabilidade (basear-se em dados disponveis ou fceis de conseguir), relevncia (responder a prioridades de sade) e custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).

Para um conjunto de indicadores, so atributos de qualidade importantes : integridade ou completude (dados completos) e a consistncia interna (valores coerentes e no contraditrios). Para assegurar a confiana dos usurios na informao produzida, preciso monitorar a qualidade dos indicadores, revisar periodicamente a consistncia da srie histrica de dados, e disseminar a informao com oportunidade e regularidade.

RIPSA - Rede Interagencial de Informaes para a Sade


Fontes relevantes para a sade: IBGE (aspectos demogrficos e socioeconmicos) Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) Informaes produzidas por outros setores governamentais especficos bases de informao cientfica e tcnica esto acessveis na Biblioteca Virtual de Sade (BVS), apoiada pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informao em Cincias da Sade (Bireme).

RIPSA
Rede Interagencial de Informaes para a Sade (Ripsa), concebida por grupo de trabalho ad hoc no qual estiveram representadas as principais estruturas do Ministrio da Sade, a Opas e instituies-chave da poltica de informaes em sade no Pas (IBGE, Abrasco, Faculdade de Sade Pblica da USP, Ipea e Fundao Seade)

RIPSA
Formalizada em 1996, por Portaria Ministerial e Termo de Cooperao com a Opas/OMS, a Ripsa contribui para aperfeioar a capacidade nacional de produo e uso de informaes para polticas de sade. Tais informaes esto estruturadas em indicadores especficos, que se referem ao estado de sade da populao e aos aspectos sociais, econmicos e organizacionais que influenciam e determinam a situao de sade.

RIPSA
Convencionou-se classificar os indicadores em seis subconjuntos temticos: demogrficos, Socioeconmicos, mortalidade, morbidade e fatores de risco, recursos e cobertura.

De maneira geral esto disponveis, para cada indicador, dados desagregados por unidade geogrfica, idade e sexo. Dados sobre cor/raa e situao de escolaridade, quando disponveis, so utilizados como proxy de condio social. H ainda categorias de anlise especficas a determinados indicadores como, por exemplo, a situao urbana ou rural do domiclio.

RIPSA

POPULAO TOTAL

POPULAO TOTAL

1 Conceituao Nmero total de pessoas residentes e sua estrutura relativa, em determinado espao geogrfico, no ano considerado. 2 Interpretao Expressa a magnitude do contingente demogrfico e sua distribuio relativa.

3 Usos Prover o denominador para clculo de taxas de base populacional. Dimensionar a populao-alvo de aes e servios. Analisar variaes geogrficas e temporais na distribuio de idades. Contribuir para o planejamento, gesto e avaliao de polticas pblicas relacionadas sade, educao, trabalho, previdncia e assistncia social, para os diversos segmentos de idade. Orientar a alocao de recursos pblicos, como, por exemplo, no financiamento de servios em base per capita. Subsidiar processos de planejamento, gesto e avaliao de polticas pblicas de alcance social.

POPULAO TOTAL

4 Limitaes Eventuais falhas de cobertura na coleta direta de dados demogrficos. Imprecises inerentes metodologia utilizada na elaborao de estimativas e projees demogrficas para perodos intercensitrios. Imprecises na declarao de idade por parte dos entrevistados nos levantamentos estatsticos. Projees demogrficas perdem preciso medida que se distanciam do ano de partida utilizado no clculo. Estimativas para um determinado ano esto sujeitas a correes decorrentes de novas informaes demogrficas.

POPULAO TOTAL
Mtodo de clculo Utilizao direta da base de dados, expressando-se os resultados em nmeros absolutos e relativos. As populaes adotadas para o clculo dos indicadores esto ajustadas ao meio do ano (dia 1 de julho). Nos anos censitrios, so utilizadas as datas de referncia de cada censo.

POPULAO TOTAL

As regies Sul e Sudeste contam com mais da metade da populao (57,2% em 2005) e a Nordeste, com pouco mais de um quarto (27,7% no mesmo ano). As regies Norte e Centro-Oeste reas de expanso de fronteira econmica aumentaram levemente a sua participao (de 13,2%, em 1991, para 15,1%, em 2005).

TAXA BRUTA DE NATALIDADE

TAXA BRUTA DE NATALIDADE


1 Conceituao Nmero de nascidos vivos, por mil habitantes, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado. 2 Interpretao Expressa a intensidade com a qual a natalidade atua sobre uma determinada populao. A taxa bruta de natalidade influenciada pela estrutura da populao, quanto idade e ao sexo. As taxas brutas de natalidade padronizadas por uma estrutura de populao padro permitem a comparao temporal e entre regies. Em geral, taxas elevadas esto associadas a condies socioeconmicas precrias e a aspectos culturais da populao.

TAXA BRUTA DE NATALIDADE

3 Usos Analisar variaes geogrficas e temporais da natalidade. Possibilitar o clculo do crescimento vegetativo ou natural da populao, subtraindo-se, da taxa bruta de natalidade, a taxa bruta de mortalidade. Contribuir para estimar o componente migratrio da variao demogrfica, correlacionando-se o crescimento vegetativo com o crescimento total da populao. Subsidiar processos de planejamento, gesto e avaliao de polticas pblicas relativas ateno materno-infantil.

TAXA BRUTA DE NATALIDADE


4 Limitaes Devido subenumerao de nascidos vivos, o uso de dados derivados de sistemas de registro contnuo est condicionado a correes, freqente em reas menos desenvolvidas. A base de dados demogrficos utilizada para o clculo do indicador pode apresentar imprecises inerentes coleta de dados ou metodologia empregada para elaborar estimativas populacionais.

TAXA BRUTA DE NATALIDADE


Ministrio da Sade/Secretaria de Vigilncia em Sade: Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos (Sinasc). IBGE: Censo Demogrfico, Contagem da Populao, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), estatsticas do Registro Civil e estimativas e projees demogrficas.

TAXA BRUTA DE NATALIDADE

TAXA BRUTA DE NATALIDADE Dados estatsticos e comentrios

No perodo, observam-se valores decrescentes para todas as regies brasileiras. Os dados padronizados evidenciam as diferenas regionais, sendo que as regies Norte e Nordeste apresentam os mais elevados nveis de natalidade e as regies Sul e Sudeste os mais reduzidos.

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE

1 Conceituao Distribuio percentual dos bitos por faixa etria, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado. 2 Interpretao Mede a participao dos bitos em cada faixa etria, em relao ao total de bitos. Elevadas propores de bitos de menores de um ano de idade esto associadas a ms condies de vida e de sade. O deslocamento da concentrao de bitos para grupos etrios mais elevados reflete a reduo da mortalidade em idades jovens sobretudo na infncia e o conseqente aumento da expectativa de vida da populao. Outras variaes de concentrao de bitos sugerem correlao com a freqncia e a distribuio de causas de mortalidade especfica por idade e sexo.

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE

3 Usos Analisar variaes geogrficas e temporais da mortalidade por idade e sexo. Contribuir para a avaliao dos nveis de sade da populao. Identificar a necessidade de estudos sobre as causas da distribuio da mortalidade por idade. Subsidiar processos de planejamento, gesto e avaliao de polticas de sade voltadas para grupos etrios especficos. 4 Limitaes As bases de dados nacionais sobre mortalidade apresentam cobertura insatisfatria em muitas reas do pas, especialmente nas regies Norte e Nordeste. A subenumerao de bitos pode estar desigualmente distribuda entre as diversas faixas etrias, resultando em distores na proporcionalidade dos bitos informados. Nas faixas etrias extremas (crianas e idosos), a subenumerao geralmente mais elevada. O aumento percentual de bitos em uma ou mais faixas etrias pode dever-se, apenas, reduo da freqncia em outras faixas.

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE


5 Fonte Ministrio da Sade/Secretaria de Vigilncia em Sade: Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM). 6 Mtodo de clculo

EXEMPLO

Em 2007, em Santa Catarina, tiveram 32.102 mortes, sendo 9.126 por doenas do aparelho circulatrio

Clculo: 9.126/ 32.102 x 100 (constante)= 28,4% de bitos por doena aparelho circulatrio

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE 8 Dados estatsticos e comentrios

Observa-se, entre 1990 e 2004, em todas as regies brasileiras, significativo deslocamento da mortalidade proporcional para as faixas etrias mais altas, como resultado da reduo da mortalidade na infncia e do aumento da expectativa de vida. Essa transio est mais adiantada na regio Sul, mas ainda incipiente na regio Norte, seguida da regio Nordeste.

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE EM MENORES DE 1 ANO DE IDADE

1 Conceituao Distribuio percentual dos bitos de crianas menores de um ano de idade, por faixa etria, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado. 2 Interpretao Indica a participao dos bitos de cada grupo etrio selecionado, em relao aos bitos de menores de um ano de idade. Expressa a composio da mortalidade infantil por perodos, neonatal (precoce e tardio) e ps-neonatal. Percentuais elevados de bitos neonatais esto preponderantemente associados a fatores da gestao e do parto, enquanto que, no perodo ps-neonatal, predominam as causas ambientais.

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE EM MENORES DE 1 ANO DE IDADE

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE EM MENORES DE 1 ANO DE IDADE


Coeficiente de mortalidade neonatal bito de 0 a 27 dias em relao ao total de nascidos vivos (por 1.000) - Mortalidade Neonatal precoce ( bito de 0 a 6 dias) - Mortalidade neonatal tardia (bito de 7 a 27 dias)
Coeficiente de mortalidade ps-neonatal ou infantil tardia bito de 28 dias a 364 dias em relao ao total de nascidos vivos (por 1.000) Coeficiente de mortalidade perinatal bito da 22 semana de gestao at a primeira semana de vida da criana (por 1.000)

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE EM MENORES DE 1 ANO DE IDADE

3 Usos Analisar variaes geogrficas e temporais da distribuio dos bitos infantis por faixa etria. Contribuir na avaliao dos nveis de sade da populao. Identificar a necessidade de estudos sobre as causas da distribuio da mortalidade por subgrupos da faixa etria de menores de um ano. Subsidiar processos de planejamento, gesto e avaliao de polticas de sade voltadas para o componente materno-infantil da populao.

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE EM MENORES DE 1 ANO DE IDADE


4 Limitaes As bases de dados nacionais sobre mortalidade apresentam cobertura insatisfatria em muitas reas do pas, especialmente nas regies Norte e Nordeste. A subenumerao de bitos pode estar desigualmente distribuda entre as diversas faixas etrias, resultando em distores na proporcionalidade dos bitos informados. Tem sido constatado que a subenumerao mais elevada nos primeiros dias de vida. Outro vis observado a declarao, como natimortos, dos bitos ocorridos pouco aps o nascimento. O aumento percentual de bitos em determinada faixa etria pode significar, apenas, a reduo da freqncia em outras faixas.

5 Fonte Ministrio da Sade/Secretaria de Vigilncia em Sade: Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM). 6 Mtodo de clculo

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE EM MENORES DE 1 ANO DE IDADE

MORTALIDADE PROPORCIONAL POR IDADE EM MENORES DE 1 ANO DE IDADE 8 Dados estatsticos e comentrios

A tabela mostra que os bitos infantis tendem a concentrar-se no perodo neonatal, sobretudo durante a primeira semana de vida, enquanto essa proporo declina no perodo ps-neonatal. Esse perfil reflete a melhoria das condies de vida e a implementao de aes bsicas de proteo da sade infantil, reduzindo principalmente a mortalidade associada a fatores ambientais. Observe-se que as diferenas entre as regies, existentes no incio da dcada de 1990, diminuram consideravelmente: em todas elas, os bitos neonatais precoces representam atualmente em torno de 50% dos bitos infantis.

TAXA BRUTA DE MORTALIDADE

TAXA BRUTA DE MORTALIDADE


1 Conceituao Nmero total de bitos, por mil habitantes, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado. 2 Interpretao Expressa a intensidade com a qual a mortalidade atua sobre uma determinada populao. A taxa bruta de mortalidade influenciada pela estrutura da populao quanto idade e ao sexo. Taxas elevadas podem estar associadas a baixas condies socioeconmicas ou refletir elevada proporo de pessoas idosas na populao total. As taxas brutas de mortalidade padronizadas permitem a comparao temporal e entre regies.

TAXA BRUTA DE MORTALIDADE


3 Usos Analisar variaes geogrficas e temporais da mortalidade. Possibilitar o clculo do crescimento vegetativo ou natural da populao, subtraindo-se, da taxa bruta de natalidade, a taxa bruta de mortalidade. Contribuir para estimar o componente migratrio da variao demogrfica, correlacionando-se o crescimento vegetativo com o crescimento total da populao.

4 Limitaes O uso de dados de mortalidade derivados de sistemas de registro contnuo est condicionado a correes, devido subenumerao de bitos, freqente em reas menos desenvolvidas. Possveis flutuaes na enumerao de bitos, sobretudo em reas com nmero reduzido de eventos A base de dados demogrficos utilizada para o clculo do indicador pode apresentar imprecises inerentes coleta de dados ou metodologia empregada para elaborar estimativas populacionais. As projees demogrficas perdem preciso medida que se distanciam dos anos de partida das projees.

TAXA BRUTA DE MORTALIDADE

TAXA BRUTA DE MORTALIDADE


5 Fonte Ministrio da Sade/Secretaria de Vigilncia em Sade: Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM). IBGE: Censo Demogrfico, Contagem da Populao, Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), estatsticas do Registro Civil e estimativas e projees demogrficas.

EXEMPLO
No ano de 2007, Santa Catarina registrou 9.126 por doenas do aparelho circulatrio, sendo que a populao 6.049.251. Clculo: 9.126/ 6.049.251x 100.000 (Constante) 150,9 bitos por 100.000 habitantes

TAXA BRUTA DE MORTALIDADE

No perodo apresentado, observam-se valores decrescentes para todas as regies brasileiras. Os dados padronizados indicam nveis de mortalidade mais elevados nas regies Nordeste e Norte e mais reduzidos na regio Sul. Indicadores de mortalidade especficos por idade devem ser considerados para uma anlise mais detalhada dos nveis de mortalidade.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (Coeficiente de mortalidade infantil)

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (Coeficiente de mortalidade infantil)

1 Conceituao

Nmero de bitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado.
2 Interpretao Estima o risco de morte dos nascidos vivos durante o seu primeiro ano de vida. Reflete, de maneira geral, as condies de desenvolvimento socioeconmico e infra-estrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponveis para ateno sade materna e da populao infantil. Expressa um conjunto de causas de morte cuja composio diferenciada entre os subgrupos de idade (Costuma-se classificar o valor da taxa como alto (50 por mil ou mais), mdio (20 a 49) e baixo (menos de 20), parmetros esses que necessitam reviso peridica, em funo de mudanas no perfil epidemiolgico. Valores abaixo de 10 por mil so encontrados em vrios pases, mas deve-se considerar que taxas reduzidas podem estar encobrindo ms condies de vida em segmentos sociais especficos.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (Coeficiente de mortalidade infantil)


3 Usos Analisar variaes populacionais, geogrficas e temporais da mortalidade infantil, identificando situaes de desigualdade e tendncias que demandem aes e estudos especficos. Contribuir na avaliao dos nveis de sade e de desenvolvimento socioeconmico da populao, prestando-se para comparaes nacionais e internacionais. Subsidiar processos de planejamento, gesto e avaliao de polticas e aes de sade voltadas para a ateno pr-natal e ao parto, bem como para a proteo da sade infantil.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (Coeficiente de mortalidade infantil)

4 Limitaes Pode haver necessidade de informaes adicionais sobre a composio do indicador, que podem sinalizar a adoo de intervenes diferenciadas sobre a qualidade da ateno sade (mortalidade neonatal) ou sobre o ambiente (mortalidade ps-neonatal). Requer correo da subenumerao de bitos e de nascidos vivos (esta em menor escala), para o clculo direto da taxa a partir de dados de sistemas de registro contnuo, especialmente nas regies Norte e Nordeste. Essas circunstncias impem o uso de estimativas indiretas baseadas em procedimentos demogrficos especficos, que podem oferecer boa aproximao da probabilidade de morte no primeiro ano de vida.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (Coeficiente de mortalidade infantil)


5 Fonte Ministrio da Sade: Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM). e Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos (Sinasc) para o clculo direto. IBGE. Diretoria de Pesquisas (DPE). Coordenao de Populao e Indicadores Sociais (COPIS). Projees de populao do Brasil, grandes regies e unidades de Federao, por sexo e idade, para o perodo 1991-2030. Rio de Janeiro 2005 para o clculo indireto.

TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL (Coeficiente de mortalidade infantil)

6 Mtodo de clculo Direto:

Indireto: estimativa por tcnicas demogrficas especiais. Os dados provenientes deste mtodo tm sido adotados para os estados que apresentam cobertura do Sinasc inferior a 90% ou que no atingem o valor de 80% de um ndice composto, especialmente criado, que combina a cobertura de bitos infantis com a regularidade do SIM. .

EXEMPLO
No ano de 2007, em Santa Catarina, nasceram 81.903 menores de 1 ano e morreram 1046 menores de 1 ano. Clculo: 1.046/81.903 x 1.000 (constante) = 12,8 bitos por 1.000 nascidos vivos.

8 Dados estatsticos e comentrios

H consistente tendncia de reduo da mortalidade infantil em todas as regies brasileiras, o que reflete a melhoria nas condies de vida, o declnio da fecundidade e o efeito de intervenes pblicas nas reas de sade, saneamento e educao da me, entre outros aspectos. Ainda assim, os valores mdios continuam elevados, sobretudo na regio Nordeste. Para 2004, as taxas calculadas para os estados brasileiros (dados no constantes da tabela) mostram variaes entre 13,6 por mil (Santa Catarina) e 47,1 por mil nascidos vivos (Alagoas).

DIVISO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL


TAXA DE MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE(Coeficiente de mortalidade neonatal precoce) TAXA DE MORTALIDADE NEONATAL TARDIA (Coeficiente de mortalidade neonatal tardia)

Nmero de bitos de 0 a 6 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado.

Nmero de bitos de 7 a 27 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado.

TAXA DE MORTALIDADE PSNEONATAL (Taxa de mortalidade infantil tardia, coeficiente de mortalidade ps-neonatal)

Nmero de bitos de 28 a 364 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na populao residente em determinado espao geogrfico, no ano considerado.

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna)

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna)


1 Conceituao Nmero de bitos maternos, por 100 mil nascidos vivos de mes residentes em determinado espao geogrfico, no ano considerado. 2 Interpretao Estima a freqncia de bitos femininos, ocorridos at 42 dias aps o trmino da gravidez, atribudos a causas ligadas gravidez, ao parto e ao puerprio, em relao ao total de nascidos vivos. O nmero de nascidos vivos adotado como uma aproximao do total de mulheres grvidas. Reflete a qualidade da ateno sade da mulher. Taxas elevadas de mortalidade materna esto associadas insatisfatria prestao de servios de sade a esse grupo, desde o planejamento familiar e a assistncia pr-natal, at a assistncia ao parto e ao puerprio.

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna)


3 Usos Analisar variaes populacionais, geogrficas e temporais da mortalidade materna, identificando situaes de desigualdade e tendncias que demandem aes e estudos especficos. Realizar comparaes nacionais e internacionais, para o que se adota a definio tradicional de morte materna, ocorrida at 42 dias aps o trmino da gestao. Para determinadas anlises no mbito nacional, utiliza-se o conceito de mortalidade materna Contribuir na avaliao dos nveis de sade e de desenvolvimento socioeconmico. Subsidiar processos de planejamento, gesto e avaliao de polticas e aes de sade direcionadas ateno pr-natal, ao parto e ao puerprio.

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna) 4 Limitaes Exige conhecimento preciso das definies de morte materna e das circunstncias em que ocorrem os bitos, para que sejam classificados corretamente. Imprecises no registro geram subdeclarao de mortes maternas, o que demanda, em todos os pases, a adoo de um fator de correo. Requer estudos especiais para determinar esse fator de correo, que obtido pela razo entre o nmero de mortes maternas conhecido por investigao e o nmero informado em atestados de bito originais, nos quais a morte materna foi efetivamente declarada pelo mdico.

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna)


5 Fonte Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade (SVS): Sistema de Informaes sobre Mortalidade (SIM). e Sistema de Informaes sobre Nascidos Vivos (Sinasc) para o clculo direto. IBGE. Diretoria de Pesquisas (DPE). Coordenao de Populao e Indicadores Sociais (COPIS), para as estimativas de nascidos vivos e de bitos de mulheres em idade reprodutiva.

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna)

6 Mtodo de clculo

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna)

8 Dados estatsticos e comentrios

RAZO DE MORTALIDADE MATERNA (Taxa de mortalidade materna, coeficiente de mortalidade materna)

A razo de mortalidade materna para os estados selecionados situou-se, no perodo de 1997 a 2004, entre 29,9 e 84,2 bitos por 100 mil nascidos vivos. Valores elevados podem estar retratando os esforos realizados, em cada estado, para melhorar a qualidade da informao, o que pode justificar a grande oscilao entre 1997, 2000 e 2004. Essa oscilao pode estar relacionada tambm com os pequenos nmeros envolvidos.

You might also like