You are on page 1of 6

Profisso de F Parquia do Divino Esprito SantoMatriz da Maia

Profisso de F Parquia do Divino Esprito Santo Matriz da Maia

Profisso de F
Parquia do Divino Esprito Santo

Matriz da Maia
12

Profisso de F Parquia do Divino Esprito SantoMatriz da Maia

Profisso de F Parquia do Divino Esprito Santo Matriz da Maia

Consagrao ao Divino Esprito Santo


(Aps o Cntico de Aco de Graas, as crianas so convidadas a fazerem a sua consagrao ao Divino Esprito Santo, patrono da comunidade, recitando a seguinte orao.)

Esprito Santo, Esprito divino de luz e de amor, eu Vos consagro a minha inteligncia, o meu corao, a minha vontade, todo o meu ser, no tempo e na eternidade. Seja a minha inteligncia dcil s celestes inspiraes e doutrina da Santa Igreja Catlica, da qual sois infalvel guia; seja o meu corao sempre inflamado de amor por Deus e pelo prximo; seja a minha vontade sempre conforme com a vontade divina, e toda a minha vida uma fiel imitao da vida e das virtudes de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, ao qual com o Pai e Convosco seja dada honra e glria para sempre. Amn.

11

Profisso de F Parquia do Divino Esprito SantoMatriz da Maia

Profisso de F Parquia do Divino Esprito Santo Matriz da Maia

Apresentao Solene dos Dons


1. Oferecemos-Te, Senhor, estas flores, que vo adornar o teu altar, em que Tu te sacrificaste por ns. Elas so o smbolo da Tua bondade e da Tua beleza. 2. Oferecemos-Te, Senhor, este crio aceso, smbolo da nossa f sempre viva, e que jamais queremos abandonar. 3. Oferecemos-Te, Senhor, esta cruz de madeira feita por ns e, quando a cruz da vida pesar sobre ns, nos lembremos que Tu ests connosco. 4. Oferecemos-Te este livro e todos os livros que servem para nos instruir nas cincias humanas e na cincia divina. D-nos uma inteligncia que goste de procurar a verdade. 5. Oferecemos-Te este instrumento de trabalho, que o homem maneja e lhe d o po de cada dia. Faz-nos compreender que o trabalho, s, no basta, que deve ser acompanhado de orao. 6. Oferecemos-Te, Senhor, a Tua Palavra, lmpada para os nossos passos, luz no nosso caminho, alimento na viagem, fora para o viandante. 7. Aceitai, Senhor, estas velas para o Teu altar, que simbolizam a luz e a f que ho-de iluminar as criancinhas. 8. Finalmente, Senhor, aceita o po e o vinho, frutos da terra e do trabalho dos nossos pais. Assim como se vo transformar em Ti tambm ns queremos que a nossa vida se transforme e seja parecida com a Tua. Esprito Santo. Todos: Amen.

Ritos Iniciais
Celebrante: Em nome do Pai, do Filho e do

Celebrante: A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor do Pai e a comunho do Esprito Santo estejam sempre convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo. Celebrante: Meus meninos e minhas meninas, Irmos: Vamos viver hoje, se possvel, com mais F e Amor, a nossa Eucaristia. o dia da Comnho Solene da Profisso de F. Se comungar sempre um acto de f, comungar solenemente, como hoje ides fazer, meus queridos meninos e meninas, manifestar, com alegria a aceitao total da nossa f crist. Vamo-nos ajudar uns aos outros a participar com amor nesta Eucaristia. Bem vindos sejais, meus queridos meninos e meninas. Deixai que vos pergunte: Sabeis porque estais aqui? Crianas: Sim, sabemos. Celebrante: Que quereis, ento, fazer hoje, diante da comunidade paroquial? Crianas: Proclamar a nossa f pela Comunho Solene. Celebrante: E para qu? Crianas: Para dizermos a todos que estamos contentes por sermos cristos. Celebrante: Para sermos verdadeiramente cristos precisamos de amar Jesus e as outras pessoas. Porque muitas vezes no amamos, peamos perdo.
(O Grupo Coral canta o Acto Penitencial) 3

10

Profisso de F Parquia do Divino Esprito SantoMatriz da Maia

Profisso de F Parquia do Divino Esprito Santo Matriz da Maia

Celebrante: Faamos agora, meninos e meninas, o nosso propsito de sermos bons, fugindo sempre do mal. Quereis viver sempre com Jesus, fazendo o bem? Crianas: Sim, quero. Celebrante: Para isso renunciais a Satans? Crianas: Sim, renuncio. Celebrante: E a todas as suas obras? Crianas: Sim, renuncio. Celebrante: E a todas as suas sedues? Crianas: Sim, renuncio. Celebrante: Renunciais ao pecado, mentira, falsidade? Crianas: Sim, renuncio. Celebrante: Renunciais ao dio, vingana, a toda a inveja e a todo o mal? Crianas: Sim, renuncio. Celebrante: Demos graas a Deus por estes santos propsitos e pelas maravilhas do Seu Amor.
(O Grupo Coral canta o Hino Glria a Deus nas Alturas. De seguida o sacerdote profere a Orao Colecta, e aps esta, todos se sentam dando incio Liturgia da Palavra. A criana que vai fazer a Primeira Leitura aproxima-se do ambo para proclamar a respectiva leitura.) 4 9

7. Para que os pais e padrinhos formem estas crianas na cincia e no Amor de Deus, oremos, irmos. 8. Pelos Catequistas que prepararam estas crianas com a sua palavra e o seu exemplo, que o Senhor os anime sempre e os encha das suas graas, oremos, irmos: Celebrante: Senhor Jesus Cristo, que nos fizestes passar, sem o merecermos, da escravido liberdade dos filhos de Deus, fazei-nos anunciar, com alegria, a Boa Nova proclamada nesta Pscoa. Vs que sois Deus com o Pai na unidade do Esprito Santo
(O Grupo Coral canta o Cntico de Apresentao de Dons e prepara-se a Apresentao Solene dos Dons.)

Profisso de F Parquia do Divino Esprito SantoMatriz da Maia

Profisso de F Parquia do Divino Esprito Santo Matriz da Maia

Orao dos Fiis


C

Liturgia da Palavra
LEITURA I Actos 10, 34a.37-43

Celebrante: Carssimos irmos e irms em Cristo: Neste dia santssimo, em que os cristos dizem uns aos outros, Cristo ressuscitou, aleluia, digamos, ns tambm, com alegria: R. Cristo ressuscitado, ouvi-nos. 1. Para que o Senhor Jesus ressuscitado, que apareceu a alguns dos seus discpulos, faa da Igreja testemunha da esperana, oremos, irmos. 2. Para que o Senhor Jesus, o Deus connosco, que inaugurou na terra um novo reino, faa crescer a paz entre as naes, oremos, irmos. 3. Para que o Senhor Jesus, o Homem novo, renove em cada um dos seus discpulos o gosto de procurar os bens do alto, oremos, irmos. 4. Para que o Senhor Jesus, Filho de Deus, que pela sua Ressurreio venceu a morte, d a vida eterna aos moribundos, oremos, irmos. 5. Para que o Senhor Jesus, Deus imortal, que intercede por ns junto do Pai, nos faa participar da sua glria, oremos, irmos. 6. Por todos os que fizemos hoje a Profisso de F, para que possamos vencer as insdias do demnio e as sedues do mal, oremos irmos.
8

Leitura dos Actos dos Apstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: Vs sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a comear pela Galileia, depois do baptismo que Joo pregou: Deus ungiu com a fora do Esprito Santo a Jesus de Nazar, que passou fazendo o bem e curando a todos os que eram oprimidos pelo Demnio, porque Deus estava com Ele. Ns somos testemunhas de tudo o que Ele fez no pas dos judeus e em Jerusalm; e eles mataram-nO, suspendendo-O na cruz. Deus ressuscitou-O ao terceiro dia e permitiu-Lhe manifestar-Se, no a todo o povo, mas s testemunhas de antemo designadas por Deus, a ns que comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos. Jesus mandou-nos pregar ao povo e testemunhar que Ele foi constitudo por Deus juiz dos vivos e dos mortos. dEle que todos os profetas do o seguinte testemunho: quem acredita nEle recebe pelo seu nome a remisso dos pecados. Palavra do Senhor.
(O Salmista canta o Salmo Responsorial. Quando acabar de cantar, aproximase do ambo a criana que vai fazer a Segunda Leitura.)

Profisso de F Parquia do Divino Esprito SantoMatriz da Maia

Profisso de F Parquia do Divino Esprito Santo Matriz da Maia

LEITURA II

Col 3, 1-4

Profisso de F
(Depois da proclamao do Evangelho e da Homilia, as Crianas acendem no Crio Pascal o crio que foi usado no seu Baptismo. De seguida, o Celebrante pergunta: )

Leitura da Epstola do apstolo So Paulo aos Colossenses Irmos: Se ressuscitastes com Cristo, aspirai s coisas do alto, onde est Cristo, sentado direita de Deus. Afeioai-vos s coisas do alto e no s da terra. Porque vs morrestes, e a vossa vida est escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que a vossa vida, Se manifestar, tambm vs vos haveis de manifestar com Ele na glria. Palavra do Senhor.
(Por ser dia de Pscoa do Senhor, reza-se a Sequncia. Aproxima-se do ambo a criana que ir ler a Sequncia Pascal)

Celebrante: Vamos, queridos meninos e meninas, dizer bem alto que somos cristos, proclamando a nossa F. No dia do vosso Baptismo, os vossos pais e padrinhos responderam por vs. Hoje sois vs mesmos que falais e dizeis o que quereis. Respondei-me pois: Credes em Deus Pai todo Poderoso Criador do Cu e da Terra? Crianas: Sim, creio. Celebrante: Credes em Jesus Cristo, Seu nico Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos, e est sentado direita de Deus Pai? Crianas: Sim, Creio. Celebrante: Credes no Esprito Santo, na Santa Igreja Catlica, na comunho dos santos, na remisso dos pecados, na ressurreio da carne e na vida eterna? Crianas: Sim, Creio. Celebrante: Esta a nossa F. Esta a F da Igreja a que todos pertencemos. Continuai a crescer no conhecimento e no amor de Jesus, ajudados pelo exemplo de todo o povo cristo.
(Em seguida, faz-se a Orao dos Fiis. Aproximam-se do ambo as crianas que iro ler as intenes.) 7

SEQUNCIA PASCAL Vitima Pascal ofeream os cristos sacrifcios de louvor. O Cordeiro resgatou as ovelhas: Cristo, o Inocente, reconciliou com o Pai os pecadores. A morte e a vida travaram um admirvel combate: Depois de morto, vive e reina o Autor da vida. Diz-nos, Maria: Que viste no caminho? Vi o sepulcro de Cristo vivo e a glria do Ressuscitado. Vi as testemunhas dos Anjos, vi o sudrio e a mortalha. Ressuscitou Cristo, minha esperana: preceder os seus discpulos na Galileia. Sabemos e acreditamos: Cristo ressuscitou dos mortos. Rei vitorioso, tende piedade de ns.
6

You might also like