You are on page 1of 8

ADUBAO VERDE E PLANTIO DIRETO EM HORTALIAS

Sebastio Wilson Tivelli Dr., PqC da UPD So Roque-APTA tivelli@apta.sp.gov.br

Luis Felipe Villani Purqueiro Dr., PqC do IAC-APTA felipe@iac.sp.gov.br Cristiani Kano Dr, PqC do Polo Regional Leste Paulista- APTA ckano@apta.sp.gov.br

H uma escassez de pesquisas em relao adubao verde e ao plantio direto de hortalias no Brasil. Em razo disto, os tratos culturais[1] utilizados no cultivo de hortalias, no qual a adubao verde e o sistema de plantio direto so adotados, acabam no sendo diferentes do cultivo convencional, levando, por exemplo, a um manejo inadequado da irrigao em reas de plantio direto que acaba proporcionando condies para uma maior incidncia de doenas. Isto por si s reduz o rendimento e a qualidade da produo hortcola. A seguir iremos tratar de alguns avanos recentes em adubao verde e plantio direto de hortalias.

Adubao verde em hortalias A adubao verde uma prtica agrcola utilizada h mais de 2.000 anos pelos chineses, gregos e romanos. O Instituto Agronmico (IAC-APTA) avalia do ponto de vista agronmico espcies de plantas para esta finalidade desde a dcada de 40 do sculo passado (Wutke et al., 2009). Mas, o que mesmo adubao verde?

www.aptaregional.sp.gov.br/artigos

Chamamos de adubao verde o cultivo e o corte de plantas em pleno florescimento. A massa vegetal necessariamente no precisa ser incorporada ao solo. Alm disto, se aceita denominar de adubao verde o cultivo e o corte de plantas aps a colheita das sementes para a recomposio do banco de sementes do produtor ou da comunidade e para a venda delas visando uma receita adicional ao produtor. A adubao verde proporciona inmeras vantagens ao cultivo de hortalias. As crotalrias so amplamente conhecidas por reduzir a populao de nematides no solo. As leguminosas adicionam nitrognio ao solo. Os adubos verdes auxiliam na ciclagem dos nutrientes ao trazer para a superfcie do solo nutrientes que esto em maior profundidade. Alm disto, os adubos verdes favorecem a manuteno da matria orgnica do solo e o sequestro de carbono da atmosfera, recuperam solos degradados e controlam plantas daninhas. As plantas da famlia leguminosa (mucunas e crotalrias) so amplamente divulgadas para serem utilizadas na adubao verde. Contudo, outras plantas de diferentes famlias botnicas podem ser utilizadas para essa finalidade. Atualmente h uma nfase no uso de diferentes espcies da antiga famlia das gramneas (poceas), as quais possuem uma melhor adaptao ao solo e clima das diferentes regies do Brasil, especialmente para o cultivo convencional em que permitida a utilizao de herbicidas. Como exemplos de plantas desta famlia podemos mencionar aveia branca e preta, braquiria, milheto e milho. Com tantas vantagens mencionadas, porque a adubao verde no utilizada em larga escala na produo de hortalias? Seguramente o imediatismo que o produtor de hortalias gostaria de ter no est associado adubao verde. Alm disto, a falta e o alto preo das sementes de algumas espcies so fatores que desfavorecem a adoo desta prtica agrcola. O fato de algumas hortalias serem cultivadas em reas arrendadas tambm contribui para a no disseminao da prtica de adubao verde. Para a produo de hortalias em rea urbana, em terreno privado ou rea pblica, e para os agricultores familiares em rea periurbana, a maior limitao para a adoo da prtica de adubao verde a falta de espao. Trabalhando em pequenas reas estes produtores no conseguem separar uma parte da rea para fazer a rotao de cultura com adubos verdes. O ciclo longo de cultivo de algumas espcies de adubo verde representa de imediato ao produtor uma reduo de sua receita.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 7, n. 1, Jan-Jun 2010

www.aptaregional.sp.gov.br/artigos

Assim sendo, a atuao isolada ou em associao dos fatores mencionados anteriormente, entre outros, colaboram para a baixa utilizao da adubao verde na produo de hortalias no estado de So Paulo e no Brasil. Desde 2005, o IAC-APTA vem buscando alternativas para aumentar a utilizao da prtica agrcola de adubao verde pelos agricultores familiares de hortalias. Alm de divulgar esta prtica aos produtores, o Instituto estuda sistemas de cultivo em consrcio nos quais algumas hortalias podem ser consorciadas com a adubao verde. No Plo Regional Leste Paulista em Monte Alegre do Sul-APTA e na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de So Roque-APTA (UPD So Roque), um promissor trabalho vem sendo realizado nos ltimos dois anos em conjunto com o IAC-APTA e dever prosseguir por mais dois anos. Nestes experimentos so estudados diferentes adubos verdes e seu manejo no consrcio com o cultivo do quiabeiro. Alm de identificar o melhor manejo das culturas (quiabo e adubos verdes), os experimentos visam reduzir a adio de fertilizantes nitrogenados, sejam estes de origem mineral ou orgnica. As Figuras 1 e 2 mostram aspectos das parcelas em que foi consorciado o quiabeiro com Crotalria jncea e guandu ano, respectivamente.

Figura 1 Consrcio de quiabeiro com crotalria jncea em Monte Alegre do Sul, SP. Maro, 2009.

Figura 2 Consrcio de quiabeiro com guandu ano em Monte Alegre do Sul, SP. Maro, 2009.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 7, n. 1, Jan-Jun 2010

www.aptaregional.sp.gov.br/artigos

Os resultados preliminares demonstram que o cultivo consorciado dos adubos verdes no aumentou e nem reduziu a produo de quiabo. A principal vantagem imediata foi a reduo na necessidade de controle das plantas daninhas nas entrelinhas em que o adubo verde foi cultivado, o que significa uma reduo de custos de produo.

Plantio direto no cultivo de hortalias De acordo com Madeira (2009), as primeiras experincias no Brasil de cultivo de hortalias em plantio direto surgiram em Santa Catarina na dcada de 1980 com o cultivo mnimo de cebola. Estas experincias foram motivadas pelo agravamento contnuo dos processos erosivos dos solos desse estado, que o maior produtor nacional de cebola e chegou a ter metade da rea cultivada com a cultura no sistema de plantio direto. Contudo, na dcada de 90 do sculo passado, a rea de plantio direto caiu e hoje no representa 5% do total. Na mesma poca iniciou-se o plantio de tomate para indstria em plantio diretoem Gois. At os dias atuais o sistema de plantio direto muito utilizado nos plantios precoces, de fevereiro e maro nas regies produtoras. Contudo, assim que possvel a entrada de mquinas na rea, predomina o sistema convencional de preparo de solo (MADEIRA, 2009). No estado de So Paulo, os cebolicultores comearam a adotar o plantio direto em cebola a partir de 2002 na regio de So Jos do Rio Pardo. Em Minas Gerais e Gois, o plantio direto em cebola iniciou-se a partir de 2004. Segundo Madeira (2009) a reas cultivadas no expandiram na proporo esperada. Para desenvolver o manejo da cultura de beterraba (Figura 3) no sistema de plantio direto, o IAC-APTA, o Plo Regional Nordeste Paulista-APTA (Mococa), a Fundao de Pesquisa e Difuso de Tecnologia Agrcola Luciano Ribeiro da Silva e a Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxup (Cooxup), ncleo de So Jos do Rio Pardo-SP, firmaram uma parceria tcnico-cientfica em 2008 (FACTOR et al., 2009; PURQUERIO et al., 2009; TIVELLI et al., 2009). Trabalhos neste sentido tambm esto em andamento na UPD So Roque-APTA (Figura 4).

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 7, n. 1, Jan-Jun 2010

www.aptaregional.sp.gov.br/artigos

Figura 3 Beterraba em plantio direto na palhada de braquiaria em So Jos do Rio Pardo, SP. Maro, 2008.

Figura 4 Palhada de crotalria jncea para o cultivo orgnico de alface e brcolis em So Roque, SP. Abril, 2009.

O interesse em desenvolver o sistema de plantio direto na regio de So Jos do Rio Pardo o de preservar o solo das propriedades da regio. Isto poder ser alcanado porque o plantio direto reduz o uso de mquinas, melhora a estrutura do solo, aumenta a infiltrao e a reteno de gua no solo. O sistema de plantio direto pode reduzir o custo de produo dos produtores atravs do menor consumo de gua, uma vez que o plantio direto proporciona uma reduo das perdas de gua por evaporao, por escoamento superficial, e aumenta a eficincia do uso de gua pelas plantas. Todas essas vantagens do plantio direto proporcionam uma reduo dos processos erosivos. Para tanto, necessrio desenvolver o sistema de plantio direto para o cultivo de hortalias na regio, no qual a palhada da cultura anterior de milho ou do cultivo de adubo verde (incluso aqui a braquiaria) ir permanecer na superfcie do solo. Segundo Allen et al. (1998), para uma condio com 50% de cobertura do solo por palhada, a evapotranspirao pode ser reduzida em 25% durante o estdio inicial de desenvolvimento das culturas e entre 5% e 10% durante o estdio de mximo crescimento vegetativo. Os mesmos autores relatam reduo mdia no consumo de gua de 15% no sistema de plantio direto em diferentes culturas em relao ao cultivo convencional. Dados preliminares do cultivo de alface americana e brcolis cabea nica em plantio direto desenvolvido na UPD So Roque-APTA com adubao verde prvia so animadores. A crotalria jncea semeada em outubro de 2008 produziu cerca de 150 toneladas por hectare de massa fresca. Ao invs de ser incorporada ao solo, a crotalria foi roada (roadeira

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 7, n. 1, Jan-Jun 2010

www.aptaregional.sp.gov.br/artigos

costal) e o material vegetal foi deixado sobre o solo para servir de cobertura morta para os experimentos de alface e brcolis (Figura 5).

Figura 5 Cultivo de alface americana e brcolis cabea nica em plantio direto aps o cultivo de crotalria jncea em So Roque. Junho, 2009.

Para o experimento com alface americana no plantio direto, as alfaces plantadas nas parcelas sem adubao verde prvia apresentaram dimetro inferior quelas plantadas nas parcelas onde anteriormente foi cultivado crotlaria jncea. Resultado semelhante foi obtido no cultivo de brcolis cabea nica no plantio direto, no qual o dimetro e o peso da cabea de brcolis foram superiores quando cultivados aps a adubao verde. No caso do brcolis, o cultivo sem a adubao verde no produziu cabea comercial no sistema de plantio direto. Outro expressivo resultado destes experimentos foi a constatao que em sendo realizada a adubao verde, neste caso com a crotalria jncea, possvel reduzir em 50% a quantidade de composto orgnico aplicado no plantio. No caso dos experimentos da UPD So Roque, avaliou-se a aplicao da dose normal (20 L m-2) de composto orgnico a base de esterco de cavalo e hmus de minhoca em relao a metade da dose (10 L m-2). A

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 7, n. 1, Jan-Jun 2010

www.aptaregional.sp.gov.br/artigos

produo de alface e brcolis na dose normal foi semelhante produo obtida com a metade da dose do composto orgnico e ou do hmus de minhoca. O plantio direto de hortalias uma alternativa adequada ambientalmente e

economicamente para o cultivo orgnico, pois no destri os microrganismos do solo e aumenta a matria orgnica do solo, alm de reduzir custos. A cobertura morta proporcionada pelo sistema ir aumentar a eficincia do uso da gua no cultivo de hortalias. A incluso da adubao verde no sistema de plantio direto poder reduzir o aporte de composto.

Referncias ALLEN R.G.; PEREIRA L.S.; RAES D.; SMITH M. 1998. Crop evapotranspiration: guidelines for computing crop water requirements. Rome: FAO. 300p. FACTOR T.L.; LIMA J.R. S; PURQUERIO L.F.V.; TIVELLI S.W.; TRANI P.E.; BREDA JR J.M.; ROCHA M.A.V. 2009. Manejo da adubao nitrogenada na produo de cebola em plantio direto. Horticultura Brasileira 27: S613-S620. Disponvel em

http://www.abhorticultura.com.br/eventosx/trabalhos/ev_3/A1887_T3469_Comp.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. MADEIRA N.R. 2009. Avanos tecnolgicos no cultivo de hortalias em sistema de plantio direto. Horticultura Brasileira 27: S4036-S4037 PURQUERIO L.F.V.; FACTOR T.L.; LIMA JR S.; TIVELLI S.W.; TRANI P.E.; BREDA JR J.M.; ROCHA M.A.V. 2009. Produtividade e qualidade de beterraba cultivada em plantio direto em funo do nitrognio e molibdnio. Horticultura Brasileira 27: S366-S372. Disponvel http://www.abhorticultura.com.br/eventosx/trabalhos/ev_3/A1865_T2949_Comp.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. TIVELLI S.W.; FACTOR T.L.; LIMA JR S.; PURQUERIO L.F.V.; TRANI P.E.; BREDA JR J.M.; ROCHA M.A.V. 2009. Semeadura direta e transplante influem na produtividade e qualidade de beterraba cultivada em plantio direto? Horticultura Brasileira 27: S77-S85. Disponvel em em

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 7, n. 1, Jan-Jun 2010

www.aptaregional.sp.gov.br/artigos

http://www.abhorticultura.com.br/eventosx/trabalhos/ev_3/A1834_T3174_Comp.pdf. Acessado em 18 de agosto de 2009. WUTKE E.B.; TRANI P.E.; AMBROSIANO E.J; DRUGOWICH MI. Adubao verde no estado de So Paulo. Campinas: CATI. 89p. (Boletim Tcnico 249)

[1] Os tratos culturais so prticas de manejo utilizadas em atividades agrcolas, compreendendo a adubao, irrigao, controle de pragas e doenas e controle de plantas daninhas.

ISSN 2316-5146

Pesquisa & Tecnologia, vol. 7, n. 1, Jan-Jun 2010

You might also like