You are on page 1of 43

Guia do Curso: Administrao

Sumrio
1. Misso ................................................................................................................................. 4 2. Objetivos do Curso ............................................................................................................ 5 3. Perfil do Egresso ................................................................................................................ 6 4. Matrizes Curriculares ......................................................................................................... 7 4.1 Matriz Curricular C ingressantes 2009.......................................................................... 7 4.2 Matriz Curricular D ingressantes 2013.......................................................................... 8 5. Ementas .............................................................................................................................. 9 5.1 Matriz Curricular C ingressantes 2009.......................................................................... 9 5.2 Matriz Curricular D ingressantes 2013........................................................................ 23 6. Estgio Curricular ............................................................................................................ 35 6.1 Orientaes Preliminares: ............................................................................................. 36 6.2 Quanto composio e contedo genrico: ................................................................. 37 6.3 Quanto Avaliao (aprovao / reprovao): ............................................................. 37 6.3.1 Aprovao: .............................................................................................................. 37 6.3.2 Reprovao: ............................................................................................................ 39 7. Estgio Profissional (Extracurricular) ............................................................................ 39 8. Trabalho de Concluso de Curso TCC ........................................................................ 39 9. Atividades Complementares ........................................................................................... 41

Guia do Curso: Administrao

Apresentao

Prezado Acadmico,

Seja bem-vindo ao nosso curso de Administrao do Centro Universitrio Uniseb Interativo.

Este instrumento oferece a voc informaes pedaggicas sobre o curso de Administrao. H outro instrumento denominado Manual de Orientaes Gerais para Discentes MOG, que traz todas as informaes necessrias sobre o universo acadmico do qual voc ora integra.

Tenha certeza que este curso lhe proporcionar os conhecimentos necessrios para o desenvolvimento de suas habilidades e competncias como administrador. Estamos sua disposio.

Guia do Curso: Administrao

1. Misso
O Centro Universitrio UNISEB tem como misso oferecer Educao Superior de excelncia acadmica e responsabilidade social, fundada nos princpios de qualidade, na pesquisa e na construo do conhecimento, em valores e atitudes e no desenvolvimento econmico e social de sua rea de atuao. Atuando nas reas de Cincias Exatas e da Terra; Cincias Biolgicas; Engenharias; Cincias Agrrias; Cincias Sociais Aplicadas; Cincias Humanas; e, Lingstica, Letras e Artes. Com a finalidade de formar profissionais aptos insero em diversos segmentos da sociedade, tem como principais objetivos: ministrar o ensino superior, em todas as suas modalidades, forma e nveis previstos na legislao educacional brasileira; estimular a criao cultural e o desenvolvimento do esprito cientfico e do pensamento reflexivo; formar profissionais nas diferentes reas de conhecimento visando a sua insero nas diversas carreiras e a participao no desenvolvimento da sociedade brasileira, bem como colaborar para a sua formao contnua; incentivar o trabalho de pesquisa e investigao cientfica, visando ao desenvolvimento da cincia e da tecnologia, bem como da criao e difuso da cultura, desenvolvendo, desse modo, o entendimento do homem e do ambiente em que vive; promover a divulgao de conhecimentos culturais, cientficos e tcnicos, que constituem patrimnio da humanidade, e comunicar o saber por meio do ensino, de publicaes ou de outras formas de comunicao; suscitar o desejo permanente de aperfeioamento cultural e profissional, bem como possibilitar a correspondente concretizao, integrando os conhecimentos adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do

conhecimento de cada gerao; estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar servios especializados comunidade e estabelecer com ela uma relao de reciprocidade; promover a extenso, aberta participao da populao, visando difuso das conquistas e benefcios resultantes da criao cultural e da pesquisa cientfica e tecnolgica geradas na instituio; participar do esforo de desenvolvimento do Pas, articulandose com os poderes pblicos e com a iniciativa privada, para o estudo de problemas nacionais ou regionais; participar da soluo de problemas da comunidade, por meio de iniciativas culturais, assistncia tcnica e prestao de servios, na medida em que desenvolva as atividades de ensino e pesquisa; firmar convnios e parcerias, quando necessrio, para a consecuo de seus objetivos.

Guia do Curso: Administrao

2. Objetivos do Curso
O curso a distncia de Administrao do Centro Universitrio Uniseb Interativo visa a formar profissionais crticos, envolvidos e comprometidos com a realidade scio - econmica das organizaes. A concepo do curso de administrao tem por perspectiva a formao de um profissional que esteja capacitado a atuar nas novas estruturas organizacionais que vm se desenhando nos tempos atuais e que se projetam para o futuro. O curso d nfase especial para a formao de um profissional apto a atuar em um contexto de negcios que se paute por uma economia globalizada, tendo por parmetros a forte ao concorrencial dos mercados, sem, no entanto, perder de vista o desenvolvimento de conhecimentos adequados para a atuao regional e empreendedora do profissional de administrao. Por meio de uma slida formao terica e prtica, o curso distncia de Administrao visa desenvolver a capacidade crtica e de diagnstico do aluno, fundamentais para o exerccio da atividade profissional.

Guia do Curso: Administrao

3. Perfil do Egresso
O curso de Administrao da EaD do Centro Universitrio UNISEB, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n. 9.394/96; a Resoluo CNE/CES n. 2/2007 e o Parecer CNE/CES n. 8/2007, em consonncia com a Resoluo CNE/CES n. 4/2005 visa formao de um profissional capacitado a compreender as questes cientficas, tcnicas, sociais e econmicas da produo e seu gerenciamento; capaz de assimilar novas informaes; apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade as mais diversas situaes nos variados segmentos de atuao do administrador. Assim, o curso almeja formar profissionais que apresentem as seguintes competncias e habilidades:

Reconhecer e definir problemas, apresentar solues, pensar e agir estrategicamente, introduzindo alteraes no processo produtivo; Transferir e generalizar conhecimentos e exercer o processo de tomada de deciso; Desenvolver expresso e comunicao nos processos e momentos de negociao e nas comunicaes interpessoais e interpessoais; Desenvolver raciocnio lgico, crtico e analtico para expressar-se de forma crtica e criativa nos diversos contextos organizacionais e sociais; Ter iniciativa, criatividade, determinao e vontade poltica e administrativa; Demonstrar capacidade de adaptao aos mais diferentes modelos organizacionais; Elaborar, implementar e consolidar projetos em diferentes organizaes; Realizar consultoria em gesto e administrao, elaborando pareceres e percias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratgicas e operacionais.

De acordo com este perfil, espera-se que o egresso do curso de Administrao da EaD do Centro Universitrio UNISEB, seja capaz de atuar nas mais diversas reas da gesto contando para tal com a fundamentao terico-metodolgica e tico-poltica, requisito imprescindvel prtica profissional representada por atividades tcnico-operativas que procedem da formao profissional apreendida no decorrer do curso.

Guia do Curso: Administrao

4. Matrizes Curriculares
4.1 Matriz Curricular C ingressantes 2009

CURSO DE ADMINISTRAO
MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAO - Ingressantes 2009-1 - C

Sem.

Mdulo 1.1 Cincias Humanas e Matemticas para o Administrador

Disciplina

Carga Horria 180

Comunicao e Expresso Sociologia aplicada administrao Matemtica Bsica 1 1.2 Conhecimento Humano e Microinformtica tecnolgico aplicado Psicologia aplicada administrao Administrao Filosofia aplicada administrao 2.1 Conhecimentos Bsicos Matemtica Aplicada Administrao para a Formao em Metodologia da pesquisa Cientfica Administrao Leitura, interpretao e produo de textos 2 Teorias da Administrao 2.2 Conhecimentos Contabilidade Elementares em Administrao Matemtica Financeira Introduo ao Direito Introduo Administrao 3.1.Gesto Empresarial Comportamento Organizacional 3 Prtica Integradora: Plano de Negcio I Contabilidade de Custos 3.2. Economia de Empresas Microeconomia Macroeconomia 4.0 Estgio Estgio Supervisionado I Administrao Mercadolgica 4.1 Mercado e Operaes Administrao da Produo 4 Prtica Integradora: Plano de Negcio II Estatstica Aplicada Administrao 4.2 Ferramentas e Sistemas de Sistemas de Informao Gerencial Gesto Empresarial Pesquisa de Mercado 5.0 Estgio Estgio Supervisionado II 5.1 Gesto Ttica e Planejamento e Controle da Produo Operacional Administrao de Vendas 5 Gesto de Recursos Humanos Direito do Trabalho 5.2. Gesto de Pessoas tica Empresarial Prtica Integradora: Plano de Negcio III 6.0 Estgio Estgio Supervisionado III Anlise Financeira 6.1. Gesto do Desempenho Responsabilidade Scio-ambiental Organizacional Gesto da Qualidade 6 Direito Tributrio 6.2 Gesto Financeira e Formao de Preo Tributria Administrao Financeira de Curto Prazo Prtica Integradora: Plano de Negcio IV 7.0 TCC Trabalho de Concluso de Curso I Pesquisa Operacional 7.1. Instrumentos para Tomada Poltica de Negcios de Deciso 7 Negociao Logstica Empresarial 7.2. Gesto Estratgica da Gesto de Servios Cadeia de Suprimentos Comportamento do Consumidor 8.0 TCC Trabalho de Concluso de Curso II Planejamento Estratgico Direito Empresarial 8.1. Planejamento Empresarial Oramento Empresarial Administrao Empreendedora 8 Prtica Integradora: Plano de Negcio V Administrao Financeira de Longo Prazo Anlise de Projetos de Investimentos 8.2 Gesto do Valor Gesto de Projetos Empresarial Governaa Corporativa Prtica Integradora: Plano de Negcio VI CARGA HORRIA TOTAL DAS DISCIPLINAS E TCC ESTGIO SUPERVISIONADO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CARGA HORRIA TOTAL

180

180

180

190

180 200 180

180 100 170

190

100 170

190

40 170

180 40

200

200

3000 400 200 3600

Guia do Curso: Administrao

4.2 Matriz Curricular D ingressantes 2013


Sem. 1.0 Mdulo 1.1 Cincias Humanas e Matemticas para o Administrador 1.2 Conhecimento Humano e tecnolgico aplicado Administrao 2.0 2.1 Conhecimentos Bsicos para a Formao em Administrao 2.2 Conhecimentos Elementares em Administrao 3.0 3.1.Gesto Empresarial Disciplina Comunicao e Expresso Sociologia aplicada administrao Matemtica Bsica SUBTOTAL Microinformtica Psicologia aplicada administrao Filosofia aplicada administrao SUBTOTAL Matemtica Aplicada Administrao Metodologia da pesquisa Cientfica Leitura, interpretao e produo de textos SUBTOTAL Teorias da Administrao Contabilidade Matemtica Financeira SUBTOTAL Introduo ao Direito Introduo Administrao Comportamento Organizacional SUBTOTAL Contabilidade de Custos Microeconomia Macroeconomia SUBTOTAL Estgio Supervisionado I Administrao Mercadolgica Administrao da Produo SUBTOTAL Estatstica Aplicada Administrao Sistemas de Informao Gerencial Pesquisa de Mercado SUBTOTAL Estgio Supervisionado II Planejamento e Controle da Produo Administrao de Vendas Libras SUBTOTAL Gesto de Recursos Humanos Direito do Trabalho tica Empresarial SUBTOTAL Estgio Supervisionado III Anlise Financeira Administrao de Materiais Gesto da Qualidade SUBTOTAL Direito Tributrio Formao de Preo Administrao Financeira de Curto Prazo SUBTOTAL Trabalho de Concluso de Curso I Logistica empresarial Poltica de Negcios Gesto de Servios Comportamento do Consumidor Aula Interativa 6 5 7 18 6 7 5 18 6 6 6 18 5 7 6 18 4 5 7 16 6 5 4 15 2 8 9 17 6 5 4 15 2 9 5 4 18 6 5 4 15 2 8 4 4 16 4 6 8 18 2 5 4 5 4 AutoEstudo 54 45 63 162 54 63 45 162 54 54 54 162 45 63 54 162 36 45 63 144 54 45 36 135 98 72 81 153 54 45 36 135 98 81 45 36 162 54 45 36 135 98 72 36 36 144 36 54 72 162 18 45 36 45 36 Carga Horria 60 50 70 180 60 70 50 180 60 60 60 180 50 70 60 180 40 50 70 160 60 50 40 150 100 80 90 170 60 50 40 150 100 90 50 40 180 60 50 40 150 100 80 40 40 160 40 60 80 180 20 50 40 50 40

3.2. Economia de Empresas

4.0

4.0 Estgio 4.1 Mercado e Operaes

4.2 Ferramentas e Sistemas de Gesto Empresarial

5.0

5.0 Estgio 5.1 Gesto Ttica e Operacional

5.2. Gesto de Pessoas

6.0

6.0 Estgio 6.1. Gesto do Desempenho Organizacional

6.2 Gesto Financeira e Tributria

7.0

7.0 TCC 7.1. Gesto Estratgica da Cadeia de Suprimentos

Guia do Curso: Administrao


SUBTOTAL Pesquisa Operacional Responsabilidade Scio-ambiental Negociao SUBTOTAL Trabalho de Concluso de Curso II Planejamento Estratgico Direito Empresarial Oramento Empresarial Administrao Empreendedora SUBTOTAL Administrao Financeira de Longo Prazo Anlise de Projetos de Investimentos Gesto de Projetos Governana Corporativa SUBTOTAL CARGA HORRIA TOTAL DAS DISCIPLINAS E TCC ESTGIO SUPERVISIONADO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CARGA HORRIA TOTAL 18 6 5 4 15 2 5 4 5 4 18 5 5 4 4 18 162 54 45 36 135 18 45 36 45 36 162 45 45 36 36 162 2750 300 150 3200 180 60 50 40 150 20 50 40 50 40 180 50 50 40 40 180

7.2. Instrumentos para Tomada de Deciso

8.0

8.0 TCC 8.1. Planejamento Empresarial

8.2 Gesto do Valor Empresarial

5. Ementas
5.1 Matriz Curricular C ingressantes 2009

Primeiro Semestre
Mdulo 1.1: Cincia Humanas e Matemtica para o Administrador

Disciplina: Comunicao e Expresso Ementa Apreenso e compreenso de sentido. Pronomes : uniformidade de tratamento. Adequao textual: linguagem coloquial e culta / vcios de linguagem. Coeso : elementos referenciais e seqenciais coerncia colocao pronomial. Dissertao e argumentao: tipos de argumento / regncia verbal. Organizao Textual : introduo, desenvolvimento e concluso / elementos estruturais.

Disciplina: Sociologia Ementa Sociologia: cincia da sociedade. Desigualdade social, ideologia e conscincia. Cultura, sociedade e relaes tnico-raciais.

Globalizao: questes contemporneas. Trabalho e relaes de produo.

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Matemtica Bsica Ementa Esta disciplina fortalece os conceitos de matemtica do segundo grau para o desenvolvimento do raciocnio lgico e abstrato do aluno, necessrio ao exerccio de sua profisso. Estudo de funes. Grficos e razes de funes. Aplicaes de funes e grficos em Administrao. Limites de funes. A funo derivada.

Mdulo 1.2: Conhecimento Humano e Tecnolgico Aplicado Administrao Disciplina: Filosofia Aplicada Administrao Ementa Definio de filosofia. A filosofia grega. Da idade mdia filosofia contempornea. Lgica. tica e responsabilidade social.

Disciplina: Psicologia Aplicada Administrao Ementa Compreender a origem da psicologia; psicologia cientfica versus psicologia do senso comum; principais teorias psicolgicas, a saber: behaviorismo, gestalt e psicanlise, com foco na formao do ser humano; e para a compreenso do ser humano no ambiente de trabalho os temas motivao, comunicao e liderana so abordados.

Disciplina: Microinformtica Ementa Fundamentos da TI, hardware e software. Redes de

telecomunicaes, Internet, Intranet, Extranet. Gerenciamento de Dados.

Segundo Semestre
Mdulo 2.1: Conhecimentos Bsicos para a Formao em Administrao

Disciplina: Matemtica Aplicada Administrao Ementa Esta disciplina fortalece os conceitos de matemtica do segundo grau para o desenvolvimento do raciocnio lgico e abstrato do aluno, necessrio ao exerccio de sua profisso. So trabalhados os seguintes contedos: razo e proporo, regra de trs simples e composta, porcentagem, tipos e resoluo sistemas lineares, radiciao e potenciao, funo logartmica.
10

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Metodologia da pesquisa Cientfica Ementa Cincia, conhecimento cientfico, senso comum e metodologia: diferenas e aproximaes. O universo da pesquisa. O universo da pesquisa: fontes e coleta de dados. Citao e referncias em trabalhos acadmicos. Os trabalhos acadmicos. O artigo cientfico.

Disciplina: Leitura, Interpretao e Produo de Textos Ementa A comunicao humana. Funes da linguagem. Nveis de linguagem. Sociolingstica - Conceitos tericos e metodolgicos. Noo de texto e discurso. O conhecimento prvio na leitura.. Caracterizao, relao, processo de construo de sentidos, elemento ideolgico e viso crtica. Figuras de linguagem, intertextualidade, informaes implcitas, denotao e conotao. Estrutura, organizao de Comunicao Comunitria: produo de textos narrativos, descritivos, tcnicos e dissertativos: jornal, revista, rdio, televiso e internet. Mecanismos de textualizao: coeso textual e coerncia textual.

Mdulo 2.2: Conhecimentos Elementares em Administrao Disciplina: Teorias da Administrao Ementa Abordagem clssica. Abordagem comportamental. Escola

Japonesa. Abordagem Organizacional. Abordagem Sistmica.

Disciplina: Contabilidade Ementa A contabilidade e os demonstrativos financeiros. Balano

patrimonial. Contabilidade por balanos sucessivos. Anlises preliminares do balano patrimonial. Procedimentos contbeis bsicos (dbito, crdito, dirio, razo e balancete). Demonstrao de resultado do exerccio competncia e caixa. Operaes com mercadorias (PEPS, UEPS, e MPM) Disciplina: Matemtica Financeira Ementa Juros Simples. Juros Compostos. Desconto Simples. Desconto Composto. Srie Uniforme de Pagamentos. Sistema de

Amortizao de Emprstimos e Pagamentos.


11

Guia do Curso: Administrao

Terceiro Semestre
Mdulo 3.1: Gesto Empresarial Disciplina: Introduo ao Direito Ementa Introduo ao estudo do direito. Direito Pblico e Direito Privado. Direito objetivo. Direito constitucional. Disciplina: Introduo Administrao Ementa Os fundamentos da administrao e as quatro funes do administrador. A integrao da aplicao das funes do processo administrativo organizaes. Disciplina: Comportamento Organizacional Ementa Evoluo e importncia da gesto de pessoas. Fundamentos do comportamento organizacional. Cultura organizacional. ao processo de tomada de deciso nas

Planejamento de pessoas. Recrutamento de pessoas. Seleo de pessoas. Treinamento. Desenvolvimento e capacitao

profissional. Avaliao de desempenho. Disciplina: Prtica Integradora: Plano de Negcios I Ementa Integrar os conceitos aprendidos nas disciplinas do curso por meio da elaborao de um projeto de criao de uma empresa, visando o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno.

Mdulo 3.2: Economia de Empresas Disciplina: Contabilidade de custo Ementa Introduo contabilidade de custos - histrico da contabilidade de custos Terminologia. Princpios Contbeis aplicados a custos Custos para avaliao de estoques: custos Diretos e Custos Indiretos - aplicao de custos aos Produtos, Anlise dos Critrios de Rateio- Absoro Simples, Metodologia de Custeio Absoro com Departamentalizao. Custo para deciso: Custos Fixos e Variveis - Ponto de Mximo e Mnimo para separao dos Custos Mistos, Noes bsicas sobre margem de contribuio Metodologia de Custeio - Direto/varivel - Noes de ponto de equilbrio (Ponto de Equilbrio Contbil, Ponto de Equilbrio Financeiro e Ponto de Equilbrio Econmico).
12

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Microeconomia Ementa Conceitos econmicos fundamentais.Teoria do Consumidor Estudo da demanda.Teoria da Firma - Estudo da oferta. Teoria elementar do funcionamento do mercado. Estruturas de mercado.

Disciplina: Macroeconomia Ementa Crescimento Econmico (Produto Interno Bruto). Custo de Vida e Inflao.Mercado monetrio e Mercado cambial. Setor Pblico.

Quarto Semestre
Mdulo 4.0: Estgio Supervisionado Disciplina: Estgio Supervisionado I Ementa Orientar o aluno no desenvolvimento das atividades relacionadas ao Estgio Supervisionado, destacando-se: caracterizao e anlise geral da organizao, descrio das atividades da rea funcional escolhida para a consecuo do estgio supervisionado, diagnstico dos principais pontos de melhoria identificados na rea funcional estagiada, apresentao das recomendaes e sugestes de melhoria. Orientar o aluno no cumprimento da carga horria obrigatria. Auxiliar o aluno na elaborao do relatrio de estgio de acordo com as normas e roteiro dispostos no Manual de Estgio Supervisionado do Curso de Administrao. Instruir o aluno quanto aos documentos necessrios a serem providenciados para comprovao da realizao efetiva do estgio supervisionado.

Mdulo 4.1: Mercado e Operaes

Disciplina: Administrao Mercadolgica Ementa Introduo ao marketing. Anlise do Ambiente de Marketing. Segmentao, Identificao e Posicionamento de Mercado para obteno de vantagem competitiva. Estratgia de Produtos Administrando produtos existentes Desenvolvimento de Novos Produtos e Marketing de Servios. Princpios e Estratgias de Preo. Gesto de Canais de Distribuio e Logstica. Promoo: Comunicao Integrada de Marketing. Planejamento estratgico de marketing.

13

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Administrao da Produo Ementa Introduo administrao da produo. produo. Viso estratgica da

Sistema de produo. Projeto de bens e servios.

Projeto de mtodos e processos. Estudo e definio de tempos. Projeto da tecnologia de produo. Projeto da Localizao produtiva. Projeto do Arranjo Fsico.

Disciplina: Prtica Integradora: Plano de Negcios II Ementa Dar continuidade ao projeto de criao de uma empresa, desenvolvido na disciplina Plano de Negcio I, integrando os conceitos aprendidos nas disciplinas do curso e estimulando o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno.

Mdulo 4.2: Ferramentas e Sistemas de Gesto Empresarial

Disciplina: Estatstica aplicada administrao Ementa Introduo estatstica: anlise exploratria de dados. medidas de posio. medidas de disperso. Noes de probabilidade. Variveis aleatrias. Estimao. Amostragem. Correlao e regresso linear simples. Nmero ndices.

Disciplina: Sistemas de Informao gerencial Ementa Introduo aos Sistemas de Informao. Aplicaes dos Sistemas de Informao. Conceito e evoluo dos sistemas de informao. Implantao de sistemas ERP. Outros tipos de sistemas empresariais (CRM, SCM e BI). Disciplina: Pesquisa de mercado Ementa Sistema de Informao de Marketing (SIM) e a Pesquisa de Marketing. Definindo Problema de Pesquisa de Marketing e Desenvolvendo uma Abordagem. Formulao do Desenho da Pesquisa de Marketing. Tipos de Escalonamento e Elaborao de Questionrio. Plano de amostragem e Relatrio Final.

14

Guia do Curso: Administrao

Quinto Semestre
Mdulo 5.0: Estgio Supervisionado Disciplina: Estgio Supervisionado II Ementa Orientar o aluno no desenvolvimento das atividades relacionadas ao Estgio Supervisionado, destacando-se: caracterizao e anlise geral da organizao, descrio das atividades da rea funcional escolhida para a consecuo do estgio supervisionado, diagnstico dos principais pontos de melhoria identificados na rea funcional estagiada, apresentao das recomendaes e

sugestes de melhoria. Orientar o aluno no cumprimento da carga horria obrigatria. Auxiliar o aluno na elaborao do relatrio de

estgio de acordo com as normas e roteiro dispostos no Manual de Estgio Supervisionado do Curso de Administrao. Instruir o aluno quanto aos documentos necessrios a serem

providenciados para comprovao da realizao efetiva do estgio supervisionado.

Mdulo 5.1: Gesto Ttica e Operacional Disciplina: Planejamento e Controle da Produo Ementa Introduo ao planejamento e controle da produo. Planejamento da Capacidade. Previso de demanda. Planejamento agregado de produo. Planejamento das necessidades de materiais.

Planejamento dos recursos da manufatura (MRP II). Planejamento das necessidades de materiais. Planejamento dos recursos da manufatura (MRP II). Planejamento de produo Just in time (JIT). Planejamento produo. e gerenciamento de projetos. Controles da

Disciplina: Administrao de Vendas Ementa Introduo Administrao de Vendas. Mtodo de Planejamento e Gesto de Fora de Vendas. Determinao de Quotas e Potencial de Vendas. Organizao de Vendas. Anlise do modo de governana da fora de vendas e Plano de Remunerao. Administrao de Clientes e Informao. Recursos Humanos em vendas: Recrutamento e Seleo. Recursos Humanos em vendas: Treinamento e Motivao. Controle de Vendas.

15

Guia do Curso: Administrao

Mdulo 5.2: Gesto de Pessoas

Disciplina: Gesto de recursos humanos Ementa Gesto de carreira do ponto de vista estratgico. Remunerao fixa por cargo, habilidades e competncias. Remunerao indireta. Remunerao varivel. Alternativas criativas de remunerao varivel. Motivao e desempenho. Liderana estratgica de pessoas. Construindo um modelo estratgico de gesto de pessoas.

Disciplina: Direito do trabalho Ementa Histria do direito do trabalho e relaes de trabalho. Carteira de trabalho e previdncia social. Remunerao e salrio. Gratificao de natal, frias, aviso prvio. Durao do trabalho.

Disciplina: tica empresarial Ementa Conceito Geral de tica: origens e evoluo, Perspectivas da tica: individual e coletiva, tica normativa e factual, moral e moralidade. tica nos negcios. tica e cultura. Elaborao de cdigos de tica.

Disciplina: Prtica Integradora: Plano de Negcios III Ementa Dar continuidade ao projeto de criao de uma empresa, desenvolvido nas disciplinas Plano de Negcio I e II, integrando os conceitos aprendidos nas disciplinas do curso e estimulando o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno.

16

Guia do Curso: Administrao

Sexto Semestre
Mdulo 6.0: Estgio Supervisionado Disciplina: Estgio Supervisionado III Ementa Orientar o aluno no desenvolvimento das atividades relacionadas ao Estgio Supervisionado, destacando-se: caracterizao e anlise geral da organizao, descrio das atividades da rea funcional escolhida para a consecuo do estgio supervisionado, diagnstico dos principais pontos de melhoria identificados na rea funcional estagiada, apresentao das recomendaes e sugestes de melhoria. Orientar o aluno no cumprimento da carga horria obrigatria. Auxiliar o aluno na elaborao do relatrio de estgio de acordo com as normas e roteiro dispostos no Manual de Estgio Supervisionado do Curso de Administrao. Instruir o aluno quanto aos documentos necessrios a serem providenciados para comprovao da realizao efetiva do estgio supervisionado. Mdulo 6.1: Gesto do desempenho organizacional Disciplina: Anlise Financeira Ementa Anlise do desempenho empresarial Correo monetria e dolarizao

conceitos bsicos. das demonstraes

financeiras. Anlise vertical das demonstraes financeiras. Anlise horizontal das demonstraes financeiras. ndices de estrutura de capital. ndices de Liquidez. ndices de rentabilidade. Novos indicadores financeiros. Elaborao de relatrios de anlise financeira. Temas emergentes relacionados disciplina.

Disciplina: Responsabilidade scio-ambiental Ementa Definio e importncia do conceito de responsabilidade social. Benefcios. Responsabilidade social como vantagem competitiva. Balano social. Indicadores de responsabilidade social. Elaborao de programas de responsabilidade social: valores, normas, pblico interno, clientes, fornecedores, comunidade, governos e sociedade, meio ambiente. Marketing social.Conceito de gesto ambiental. A questo ambiental sob a tica econmica: desenvolvimento sustentvel. Estruturao e gesto de programas ambientais. Processo de licenciamento ambiental: EIA, RIMA. Certificao e normalizao ambiental. ISO 14000.
17

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Gesto da Qualidade Ementa Conceitos Gerais de Qualidade. Gesto da Qualidade.

Ferramentas de Controle de Qualidade. Mtodos de Gesto de Qualidade.

Mdulo 6.2: Gesto financeira e tributria

Disciplina: Direito tributrio Ementa Princpios constitucionais tributrios. Espcies tributrias. Fato Gerador. Regra matriz de incidncia tributria.

Disciplina: Formao de preo Ementa Formao de Preos. Erros da Formao de preos. Mtodos de formao de preos. Formao de preos Estruturao do

Mark-up. Efeitos dos tributos sobre custos e preos. Formao de preos Aspectos quantitativos e qualitativos.

Disciplina: Administrao financeira de curto prazo Ementa Conceitos introdutrios sobre Administrao Financeira. Mercado Financeiro. Gesto do Capital de Giro. Gesto de Disponibilidades. Gesto dos Valores a Receber. Gesto Financeira dos Estoques. Fontes de Financiamento. Anlise do Ponto de Equilbrio e Alavancagem Financeira.

Disciplina: Prtica integradora: Plano de Negcios IV Ementa Integrar os conceitos aprendidos nas disciplinas do curso por meio da elaborao de um projeto de criao de uma empresa, visando o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno.

18

Guia do Curso: Administrao

Stimo Semestre
Mdulo 7.0: Trabalho de concluso de curso

Disciplina: Trabalho de concluso de curso I Ementa Consiste na elaborao de um artigo cientfico, com o intuito de despertar o esprito cientfico no aluno e fomentar a pesquisa. Aplicao do mtodo cientfico para estudar um problema relacionado ao universo da administrao.

Mdulo 7.1: Instrumento para tomada de deciso

Disciplina: Pesquisa Operacional Ementa Conceitos de Deciso e o enfoque gerencial da Pesquisa Operacional Formulao de Problemas. Soluo grfica de problemas lineares Programao Linear: Mtodo Simplex. rvores de Deciso. Teoria das Filas. Problemas de rota mais curta. Problemas de Localizao. Simulao de Monte Carlo.

Disciplina: Poltica de negcios Ementa Relaes das estratgias desenvolvidas pelas empresas com alguns aspectos do contexto econmico nacional e mundial. Adequao de estratgias setoriais ao contexto nacional.

Perspectivas da globalizao. Construo de cenrios. As organizaes e as instabilidades econmicas. Anlise setorial.

Disciplina: Negociao Ementa Conceitos bsicos de negociao. Negociao e poder.

Negociao e comunicao. Negociao e conflito. Planejamento da negociao Processo de negociao. Negociao e estratgia. Negociao e tica. Negociao e cultura.

19

Guia do Curso: Administrao

Mdulo 7.2: Gesto estratgica da cadeia de suprimentos Disciplina: Logstica Empresarial Ementa Introduo Logstica. Gesto de Estoques. Sistemas de

Transportes. Panorama da Infra-estrutura Logstica no Brasil. Servio Logstico. Processamento de pedidos. Centros de armazenagem e movimentao de materiais. Estratgia Logstica. Tecnologia de Informao aplicada logstica e cadeias de suprimentos.

Disciplina: Gesto de Servios Ementa Conceitos Bsicos de Servios. Viso Estratgica de Servios. Marketing de Servios. Operaes de Servios. Gesto e Controle dos Sistemas de Servios.

Disciplina: Comportamento do consumidor Ementa Cliente: Fator-chave do sucesso no mercado. Fatores que

influenciam o comportamento do consumidor baseado em algumas cincias sociais. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: proposta de um modelo. Fatores que influenciam o comportamento de compra organizacional.

Oitavo Semestre
Mdulo 8.0: Trabalho de concluso de curso Disciplina: Trabalho de concluso de curso II Ementa Dar continuidade ao trabalho desenvolvido na disciplina trabalho de conclusa de curso I, finalizando a elaborao do artigo cientfico.

Mdulo 8.1: Planejamento empresarial Disciplina: Planejamento Estratgico Ementa Conceitos bsicos de Planejamento Estratgico. Tipos de Planejamento. Diagnstico Estratgico. Etapas do Planejamento Estratgico. Planejamento Ttico Planejamento Operacional e Plano de Ao. Avaliao do Planejamento Estratgico. Sistemas de Gesto Estratgica.
20

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Direito Empresarial Ementa Direito Civil. Direito Comercial. Direito Administrativo. Direito do Consumidor.

Disciplina: Oramento Empresarial Ementa Princpios e conceitos do oramento. Mtodos de oramento. Oramento empresarial tradicional: vendas; fabricao (mp, mod e cif); despesas de venda e administrativas; investimentos; caixa. Mtodos alternativos de oramento: oramento contnuo, oramento base zero, oramento flexvel; activity based budget. Indicadores de desempenho. Balanced Scorecard.

Disciplina: Administrao Empreendedora Ementa Viso Geral de Empreendedorismo. Amplitude e importncia do empreendedorismo para a sociedade e economia. Caractersticas de comportamento e de personalidade do empreendedor. Competncias e habilidades especficas do empreendedor: entrepreneur e

Intrapreneur. Criao de um Novo Negcio. Estgios de crescimento da empresa. Fontes de Financiamento do Negcio. Planejamento do negcio. Gesto de Micros, Pequenas e Mdias Empresas. Redes de micros, pequenas e mdias empresas: organizao e dinmica. Associativismo: objetivos, organizao, dinmica, benefcios e dificuldades. Empresas de capital de risco. Franquias. Entidades de Apoio ao empreendedorismo. Disciplina: Prtica Integradora Plano de Negcio V Ementa Integrar os conceitos aprendidos nas disciplinas do curso por meio da elaborao de um projeto de criao de uma empresa, visando o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno.

Mdulo 8.2: Gesto de valor empresarial Disciplina: Administrao Financeira de Longo Prazo Ementa Financiamento a longo prazo. Arrendamento mercantil. Ao preferencial, ao ordinria e ttulos conversveis. Poltica de dividendos. Custo de capital. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Estrutura de capital. Reorganizaes (fuses, aquisies e incorporaes). Risco e retorno.
21

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Anlise de Projetos de Investimentos Ementa Introduo elaborao e anlise de projetos. Anlise de Mercado Decises, incerteza, anlise de mercado e de demanda. Projetos, mercado e preos. Elaborao de Projetos: estrutura, fluxos de caixa, oramentao, custos e depreciao. Avaliao de Projetos: deciso de investimentos e mtodos de anlise de projetos, risco e anlise de sensibilidade.

Disciplina: Gesto de projetos Ementa Competncias: Compreender o processo de gerenciamento de projetos e o ciclo de vida de gerenciamento de projetos bem como as reas de conhecimentos envolvidas neste ciclo de vida, a saber: integrao, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicao, risco e aquisio. Habilidades: Iniciar projetos. Planejar escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicao, riscos e aquisies. Integrar todas as partes do projeto. Gerenciar a execuo das tarefas para completar o escopo do projeto. Controlar as mudanas e monitorar o projeto. Operar um software de gesto de projetos.

Disciplina: Governana Corporativa Ementa Conceitos e princpios bsicos de governana corporativa. Evoluo da aplicao das prticas de governana corporativa no mundo e no Brasil. Aplicaes da governana corporativa na gesto empresarial. Transparncia das informaes institucionais. Prestao de contas e stakeholders. Controles internos. Governana, custo de capital e resultados. Disciplina: Prtica Integradora Plano de Negcio VI Ementa Integrar os conceitos aprendidos nas disciplinas do curso por meio da elaborao de um projeto de criao de uma empresa, visando o desenvolvimento da capacidade empreendedora do aluno.

22

Guia do Curso: Administrao

5.2 Matriz Curricular D ingressantes 2013

Matriz D Ingressantes 2013/1 Primeiro Semestre


Mdulo 1.1: Cincia Humanas e Matemtica para o Administrador

Disciplina: Comunicao e Expresso Ementa Apreenso e compreenso de sentido. Pronomes : uniformidade de tratamento. Adequao textual: linguagem coloquial e culta / vcios de linguagem. Coeso : elementos referenciais e seqenciais coerncia colocao pronomial. Dissertao e argumentao: tipos de argumento / regncia verbal. Organizao Textual : introduo, desenvolvimento e concluso / elementos estruturais.

Disciplina: Sociologia Ementa Sociologia: cincia da sociedade. Desigualdade Social Ideologia e conscincia. Cultura e sociedade. Globalizao: questes

contemporneas. Trabalho e relaes de produo.

Disciplina: Matemtica Bsica Ementa Esta disciplina fortalece os conceitos de matemtica do segundo grau para o desenvolvimento do raciocnio lgico e abstrato do aluno, necessrio ao exerccio de sua profisso. So trabalhados os seguintes contedos: operaes no conjunto dos nmeros

reais,radiciao e potenciao,equaes do 1 e 2 graus, razo e proporo, regra de trs simples e composta, porcentagem, tipos e resoluo sistemas lineares.

Mdulo 1.2: Conhecimento Humano e Tecnolgico Aplicado Administrao

Disciplina: Filosofia Aplicada Administrao Ementa Definio de filosofia. A filosofia grega. Da idade mdia filosofia contempornea. Lgica. tica e responsabilidade social.

Disciplina: Psicologia Aplicada Administrao


23

Guia do Curso: Administrao

Ementa

Compreender a origem da psicologia; psicologia cientfica versus psicologia do senso comum; principais teorias psicolgicas, a saber: behaviorismo, gestalt e psicanlise, com foco na formao do ser humano; e para a compreenso do ser humano no ambiente de trabalho os temas motivao, comunicao e liderana so abordados.

Disciplina: Microinformtica Ementa Fundamentos da TI, hardware e software. Redes de

telecomunicaes, Internet, Intranet, Extranet. Gerenciamento de Dados.

Segundo Semestre
Mdulo 2.1: Conhecimentos Bsicos para a Formao em Administrao

Disciplina: Matemtica Aplicada Administrao Ementa Esta disciplina fortalece os conceitos de matemtica do segundo grau para o desenvolvimento do raciocnio lgico e abstrato do aluno, necessrio ao exerccio de sua profisso. Estudo de funes. Grficos e razes de funes. Aplicaes de funes e grficos em Administrao. A funo derivada.

Disciplina: Metodologia da pesquisa Cientfica Ementa Cincia, conhecimento cientfico, senso comum e metodologia: diferenas e aproximaes. O universo da pesquisa. O universo da pesquisa: fontes e coleta de dados. Citao e referncias em trabalhos acadmicos. Os trabalhos acadmicos. O artigo cientfico.

Disciplina: Leitura, Interpretao e Produo de Textos Ementa A comunicao humana. Funes da linguagem. Nveis de linguagem. Sociolingstica - Conceitos tericos e metodolgicos. Noo de texto e discurso. O conhecimento prvio na leitura.. Caracterizao, relao, processo de construo de sentidos, elemento ideolgico e viso crtica. Figuras de linguagem,
24

Guia do Curso: Administrao

intertextualidade, informaes implcitas, denotao e conotao. Estrutura, organizao de Comunicao Comunitria: produo de textos narrativos, descritivos, tcnicos e dissertativos: jornal, revista, rdio, televiso e internet. Mecanismos de textualizao: coeso textual e coerncia textual.

Mdulo 2.2: Conhecimentos Elementares em Administrao

Disciplina: Teorias da Administrao Ementa Abordagem clssica. Abordagem comportamental. Escola

Japonesa. Abordagem Organizacional. Abordagem Sistmica.

Disciplina: Contabilidade Ementa A contabilidade e os demonstrativos financeiros. Balano

patrimonial. Contabilidade por balanos sucessivos. Anlises preliminares do balano patrimonial. Procedimentos contbeis bsicos (dbito, crdito, dirio, razo e balancete). Demonstrao de resultado do exerccio competncia e caixa. Operaes com mercadorias (PEPS, UEPS, e MPM) Disciplina: Matemtica Financeira Ementa Juros Simples. Juros Compostos. Desconto Simples. Desconto Composto. Srie Uniforme de Pagamentos. Sistema de

Amortizao de Emprstimos e Pagamentos.

Terceiro Semestre
Mdulo 3.1: Gesto Empresarial Disciplina: Introduo ao Direito Ementa Introduo ao estudo do direito. Direito Pblico e Direito Privado. Direito objetivo. Direito constitucional. Disciplina: Introduo Administrao Ementa Os fundamentos da administrao e as quatro funes do administrador. A integrao da aplicao das funes do processo administrativo organizaes.
25

ao

processo

de

tomada

de

deciso

nas

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Comportamento Organizacional Ementa O estudo do comportamento organizacional. Grupos e equipes. Poder, simbolismo e poltica nas organizaes. Liderana e tomada de deciso. Aprendizagem organizacional. Conflitos interpessoais e intergrupais e negociao. Cultura organizacional. Inovao e mudana organizacional. Emoes, prazer e relaes afetivas nas organizaes. A psicopatologia do trabalho. Sade, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Mdulo 3.2: Economia de Empresas Disciplina: Contabilidade de custo Ementa Introduo contabilidade de custos - histrico da contabilidade de custos Terminologia. Princpios Contbeis aplicados a custos Custos para avaliao de estoques: custos Diretos e Custos Indiretos - aplicao de custos aos Produtos, Anlise dos Critrios de Rateio- Absoro Simples, Metodologia de Custeio Absoro com Departamentalizao. Custo para deciso: Custos Fixos e Variveis - Ponto de Mximo e Mnimo para separao dos Custos Mistos, Noes bsicas sobre margem de contribuio Metodologia de Custeio - Direto/varivel - Noes de ponto de equilbrio (Ponto de Equilbrio Contbil, Ponto de Equilbrio Financeiro e Ponto de Equilbrio Econmico). Disciplina: Microeconomia Ementa Conceitos econmicos fundamentais.Teoria do Consumidor Estudo da demanda.Teoria da Firma - Estudo da oferta. Teoria elementar do funcionamento do mercado. Estruturas de mercado.

Disciplina: Macroeconomia Ementa Crescimento Econmico (Produto Interno Bruto). Custo de Vida e Inflao.Mercado monetrio e Mercado cambial. Setor Pblico.

26

Guia do Curso: Administrao

Quarto Semestre
Mdulo 4.0: Estgio Supervisionado Disciplina: Estgio Supervisionado I Ementa Orientar o aluno no desenvolvimento das atividades relacionadas ao Estgio Supervisionado, destacando-se: caracterizao e anlise geral da organizao, descrio das atividades da rea funcional escolhida para a consecuo do estgio supervisionado, diagnstico dos principais pontos de melhoria identificados na rea funcional estagiada, apresentao das recomendaes e sugestes de melhoria. Orientar o aluno no cumprimento da carga horria obrigatria. Auxiliar o aluno na elaborao do relatrio de estgio de acordo com as normas e roteiro dispostos no Manual de Estgio Supervisionado do Curso de Administrao. Instruir o aluno quanto aos documentos necessrios a serem providenciados para comprovao da realizao efetiva do estgio supervisionado.

Mdulo 4.1: Mercado e Operaes

Disciplina: Administrao Mercadolgica Ementa Introduo ao marketing. Anlise do Ambiente de Marketing. Segmentao, Identificao e Posicionamento de Mercado para obteno de vantagem competitiva. Estratgia de Produtos Administrando produtos existentes Desenvolvimento de Novos Produtos e Marketing de Servios. Princpios e Estratgias de Preo. Gesto de Canais de Distribuio e Logstica. Promoo: Comunicao Integrada de Marketing. Planejamento estratgico de marketing.

Disciplina: Administrao da Produo Ementa Introduo administrao da produo. produo. Viso estratgica da

Sistema de produo. Projeto de bens e servios.

Projeto de mtodos e processos. Estudo e definio de tempos. Projeto da tecnologia de produo. Projeto da Localizao produtiva. Projeto do Arranjo Fsico.

27

Guia do Curso: Administrao

Mdulo 4.2: Ferramentas e Sistemas de Gesto Empresarial Disciplina: Estatstica aplicada administrao Ementa Introduo estatstica: anlise exploratria de dados. Medidas de posio. Medidas de disperso. Noes de probabilidade. Variveis aleatrias. Amostragem.Estimao. Correlao e regresso linear simples.

Disciplina: Sistemas de Informao gerencial Ementa Introduo aos Sistemas de Informao. Aplicaes dos Sistemas de Informao. Conceito e evoluo dos sistemas de informao. Implantao de sistemas ERP. Outros tipos de sistemas empresariais (CRM, SCM e BI).

Disciplina: Pesquisa de mercado Ementa Sistema de Informao de Marketing (SIM) e a Pesquisa de Marketing. Definindo Problema de Pesquisa de Marketing e Desenvolvendo uma Abordagem. Formulao do Desenho da Pesquisa de Marketing. Tipos de Escalonamento e Elaborao de Questionrio. Plano de amostragem e Relatrio Final.

Quinto Semestre
Mdulo 5.0: Estgio Supervisionado Disciplina: Estgio Supervisionado II Ementa Orientar o aluno no desenvolvimento das atividades relacionadas ao Estgio Supervisionado, destacando-se: caracterizao e anlise geral da organizao, descrio das atividades da rea funcional escolhida para a consecuo do estgio supervisionado, diagnstico dos principais pontos de melhoria identificados na rea funcional estagiada, apresentao das recomendaes e

sugestes de melhoria. Orientar o aluno no cumprimento da carga horria obrigatria. Auxiliar o aluno na elaborao do relatrio de

estgio de acordo com as normas e roteiro dispostos no Manual de Estgio Supervisionado do Curso de Administrao. Instruir o aluno quanto aos documentos necessrios a serem

providenciados para comprovao da realizao efetiva do estgio supervisionado.


28

Guia do Curso: Administrao

Mdulo 5.1: Gesto Ttica e Operacional

Disciplina: Planejamento e Controle da Produo Ementa Introduo ao planejamento e controle da produo. Planejamento da Capacidade. Previso de demanda. Planejamento agregado de produo. Planejamento das necessidades de materiais.

Planejamento dos recursos da manufatura (MRP II). Planejamento das necessidades de materiais. Planejamento dos recursos da manufatura (MRP II). Planejamento de produo Just in time (JIT). Planejamento produo. e gerenciamento de projetos. Controles da

Disciplina: Administrao de Vendas Ementa Introduo Administrao de Vendas. Mtodo de Planejamento e Gesto de Fora de Vendas. Determinao de Quotas, Potencial de Vendas e Plano de Remunerao. Organizao de Vendas e Anlise do modo de governana da fora de vendas.

Administrao de Clientes e Informao. Recursos Humanos em vendas: Recrutamento e Seleo e Treinamento e Motivao.

Disciplina: LIBRAS Ementa A Lngua Brasileira de Sinais - Libras: caractersticas bsicas da fonologia. Noes bsicas de lxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audio-visuais; Noes de variao. Praticar Libras: desenvolver a expresso visual-espacial.

Mdulo 5.2: Gesto de Pessoas

Disciplina: Gesto de recursos humanos Ementa Evoluo da Gesto de Pessoas. Planejamento de Pessoal. Processos de recrutamento Sistemas de e seleo. Treinamento Motivao e e

desenvolvimento.

remunerao.

desempenho. Gesto de carreira do ponto de vista estratgico. Construindo um modelo estratgico de gesto de pessoas.

29

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Direito do trabalho Ementa Histria do direito do trabalho e relaes de trabalho. Carteira de trabalho e previdncia social. Remunerao e salrio. Gratificao de natal, frias, aviso prvio. Durao do trabalho.

Disciplina: tica empresarial Ementa Conceito Geral de tica: origens e evoluo, Perspectivas da tica: individual e coletiva, tica normativa e factual, moral e moralidade. tica na gesto negcios: marketing, vendas, finanas e pessoas. tica, cultura e relaes tnico-raciais no trabalho. Elaborao de cdigos de tica.

Sexto Semestre
Mdulo 6.0: Estgio Supervisionado Disciplina: Estgio Supervisionado III Ementa Orientar o aluno no desenvolvimento das atividades relacionadas ao Estgio Supervisionado, destacando-se: caracterizao e anlise geral da organizao, descrio das atividades da rea funcional escolhida para a consecuo do estgio supervisionado, diagnstico dos principais pontos de melhoria identificados na rea funcional estagiada, apresentao das recomendaes e sugestes de melhoria. Orientar o aluno no cumprimento da carga horria obrigatria. Auxiliar o aluno na elaborao do relatrio de estgio de acordo com as normas e roteiro dispostos no Manual de Estgio Supervisionado do Curso de Administrao. Instruir o aluno quanto aos documentos necessrios a serem providenciados para comprovao da realizao efetiva do estgio supervisionado.

Mdulo 6.1: Gesto do desempenho organizacional Disciplina: Anlise Financeira Ementa Anlise do desempenho empresarial Correo monetria e dolarizao

conceitos bsicos. das demonstraes

financeiras. Anlise vertical das demonstraes financeiras. Anlise horizontal das demonstraes financeiras. ndices de estrutura de capital. ndices de Liquidez. ndices de rentabilidade. Novos indicadores financeiros. Elaborao de relatrios de anlise financeira. Temas emergentes relacionados disciplina.
30

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Administrao de Materiais Ementa Planejamento dos estoques. Gerenciamento dos estoques. Armazenagem e movimentao de materiais. Processo de compras. Custos de estoques. Sistemas de informaes

aplicados a gesto de materiais.

Disciplina: Gesto da Qualidade Ementa Conceitos Gerais de Qualidade. Gesto da Qualidade.

Ferramentas de Controle de Qualidade. Mtodos de Gesto de Qualidade.

Mdulo 6.2: Gesto financeira e tributria Disciplina: Direito tributrio Ementa Princpios constitucionais tributrios. Espcies tributrias. Fato Gerador. Regra matriz de incidncia tributria.

Disciplina: Formao de preo Ementa Formao de Preos. Erros da Formao de preos. Mtodos de formao de preos. Formao de preos Estruturao do

Mark-up. Efeitos dos tributos sobre custos e preos. Formao de preos Aspectos quantitativos e qualitativos.

Disciplina: Administrao financeira de curto prazo Ementa Conceitos introdutrios sobre Administrao Financeira. Mercado Financeiro. Gesto do Capital de Giro. Gesto de Disponibilidades. Gesto dos Valores a Receber. Gesto Financeira dos Estoques. Fontes de Financiamento. Anlise do Ponto de Equilbrio e Alavancagem Financeira.

Stimo Semestre
Mdulo 7.0: Trabalho de concluso de curso Disciplina: Trabalho de concluso de curso I Ementa Consiste na elaborao de um artigo cientfico, com o intuito de despertar o esprito cientfico no aluno e fomentar a pesquisa. Aplicao do mtodo cientfico para estudar um problema relacionado ao universo da administrao.
31

Guia do Curso: Administrao

Mdulo 7.1: Gesto Estratgica da Cadeia de Suprimentos Disciplina: Logstica Empresarial Ementa Introduo Logstica. Sistemas de Transportes. Panorama da Infraestrutura Logstica no Brasil. Servio Logstico. Processamento de pedidos. Centros de armazenagem e movimentao de materiais. Estratgia Logstica. Tecnologia de Informao aplicada logstica e cadeias de suprimentos.

Disciplina: Poltica de negcios Ementa Relaes das estratgias desenvolvidas pelas empresas com alguns aspectos do contexto econmico nacional e mundial. Adequao de estratgias setoriais ao contexto nacional.

Perspectivas da globalizao. Construo de cenrios. As organizaes e as instabilidades econmicas. Anlise setorial.

Disciplina: Gesto de Servios Ementa Conceitos Bsicos de Servios. Viso Estratgica de Servios. Marketing de Servios. Operaes de Servios. Gesto e Controle dos Sistemas de Servios.

Disciplina: Comportamento do consumidor Ementa Cliente: Fator-chave do sucesso no mercado. Fatores que

influenciam o comportamento do consumidor baseado em algumas cincias sociais. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: proposta de um modelo. Fatores que influenciam o comportamento de compra organizacional.

Mdulo 7.2: Instrumentos para tomada de deciso Disciplina: Pesquisa Operacional Ementa Introduo Pesquisa Operacional; Aplicao da PO na tomada de deciso; Problemas de Programao Linear (PPLs); Resoluo Grfica de PPLs; Resoluo de PPLs usando Solvers; rvores de Deciso Quantitativas; Teoria das Filas; Problemas de Caminho Mnimo; Tcnicas quantitativas para resoluo de problemas de localizao.
32

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Responsabilidade scio-ambiental Ementa Definio e importncia do conceito de responsabilidade social. Benefcios. Responsabilidade social como vantagem competitiva. Balano social. Indicadores de responsabilidade social. Elaborao de programas de responsabilidade social: valores, normas, pblico interno, clientes, fornecedores, comunidade, governos e sociedade, meio ambiente. Marketing social.Conceito de gesto ambiental. A questo ambiental sob a tica econmica: desenvolvimento sustentvel. Estruturao e gesto de programas ambientais. Processo de licenciamento ambiental: EIA, RIMA. Certificao e normalizao ambiental. ISO 14000.

Disciplina: Negociao Ementa Conceitos bsicos de negociao. Negociao e poder.

Negociao e comunicao. Negociao e conflito. Planejamento da negociao Processo de negociao. Negociao e estratgia. Negociao e tica. Negociao e cultura.

Oitavo Semestre
Mdulo 8.0: Trabalho de concluso de curso Disciplina: Trabalho de concluso de curso II Ementa Dar continuidade ao trabalho desenvolvido na disciplina trabalho de conclusa de curso I, finalizando a elaborao do artigo cientfico.

Mdulo 8.1: Planejamento empresarial

Disciplina: Planejamento Estratgico Ementa Conceitos bsicos de Planejamento Estratgico. Tipos de Planejamento. Diagnstico Estratgico. Etapas do Planejamento Estratgico. Planejamento Ttico Planejamento Operacional e Plano de Ao. Avaliao do Planejamento Estratgico. Sistemas de Gesto Estratgica.

33

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Direito Empresarial Ementa Direito Civil. Direito Comercial. Direito Administrativo. Direito do Consumidor.

Disciplina: Oramento Empresarial Ementa Princpios e conceitos do oramento. Mtodos de oramento. Oramento empresarial tradicional: vendas; fabricao (mp, mod e cif); despesas de venda e administrativas; investimentos; caixa. Mtodos alternativos de oramento: oramento contnuo, oramento base zero, oramento flexvel; activity based budget. Indicadores de desempenho. Balanced Scorecard.

Disciplina: Administrao Empreendedora Ementa Viso Geral de Empreendedorismo. Amplitude e importncia do empreendedorismo para a sociedade e economia. Caractersticas de comportamento e de personalidade do empreendedor. Competncias e habilidades especficas do empreendedor: entrepreneur e

Intrapreneur. Criao de um Novo Negcio. Estgios de crescimento da empresa. Fontes de Financiamento do Negcio. Planejamento do negcio. Gesto de Micros, Pequenas e Mdias Empresas. Redes de micros, pequenas e mdias empresas: organizao e dinmica. Associativismo: objetivos, organizao, dinmica, benefcios e dificuldades. Empresas de capital de risco. Franquias. Entidades de Apoio ao empreendedorismo.

Mdulo 8.2: Gesto de valor empresarial

Disciplina: Administrao Financeira de Longo Prazo Ementa Financiamento a longo prazo. Arrendamento mercantil. Ao preferencial, ao ordinria e ttulos conversveis. Poltica de dividendos. Custo de capital. Alavancagem operacional, financeira e combinada. Estrutura de capital. Reorganizaes (fuses, aquisies e incorporaes). Risco e retorno.

34

Guia do Curso: Administrao

Disciplina: Anlise de Projetos de Investimentos Ementa Introduo elaborao e anlise de projetos. Anlise de Mercado Decises, incerteza, anlise de mercado e de demanda. Projetos, mercado e preos. Elaborao de Projetos: estrutura, fluxos de caixa, oramentao, custos e depreciao. Avaliao de Projetos: deciso de investimentos e mtodos de anlise de projetos, risco e anlise de sensibilidade.

Disciplina: Gesto de projetos Ementa Competncias: Compreender o processo de gerenciamento de projetos e o ciclo de vida de gerenciamento de projetos bem como as reas de conhecimentos envolvidas neste ciclo de vida, a saber: integrao, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicao, risco e aquisio. Habilidades: Iniciar projetos. Planejar escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicao, riscos e aquisies. Integrar todas as partes do projeto. Gerenciar a execuo das tarefas para completar o escopo do projeto. Controlar as mudanas e monitorar o projeto. Operar um software de gesto de projetos.

Disciplina: Governana Corporativa Ementa Conceitos e princpios bsicos de governana corporativa. Evoluo da aplicao das prticas de governana corporativa no mundo e no Brasil. Aplicaes da governana corporativa na gesto empresarial. Transparncia das informaes institucionais. Prestao de contas e stakeholders. Controles internos. Governana, custo de capital e resultados.

6. Estgio Curricular
Todas as informaes pertinentes esto detalhadamente descritas no MANUAL DO ESTGIO SUPERVISIONADO verso do aluno. O Estgio Supervisionado constitui-se, dentro das exigncias curriculares obrigatrias, em campo privilegiado para o exerccio prvio da prtica profissional e propicia oportunidade para anlise desta prtica luz dos contedos tericos inseridos em nosso curso. O Estgio Supervisionado requisito legal para obteno do grau de Bacharelado no curso de Administrao.
35

Guia do Curso: Administrao

6.1 Orientaes Preliminares:


O Estgio Supervisionado Obrigatrio requisito legal para obteno do grau de Bacharel em Administrao. Assim, para ser aprovado no estgio supervisionado obrigatrio o aluno dever, obrigatoriamente, cumprir a seguinte carga horria de acordo com a matriz curricular, C ou D, que so distribudas em trs semestres. As horas exigidas no precisam, necessariamente, ser cumpridas em uma nica instituio. Entretanto h uma carga horria mnima obrigatria de 40% a ser realizada nos mdulos I e II que o estudante est matriculado, devem no ltimo mdulo integralizar toda a carga horria mais as horas restantes dos mdulos anteriores. Matriz Curricular Identificao Mdulo Semestre Carga Horria Mdulo 4.0 - 200 horas Cumprimento Obrigatrio 40% = 80 horas

Estgio Supervisionado I

Estgio Supervisionado II Matriz C Ingressantes 2009 Estgio Supervisionado III

Mdulo 5.0 100 horas

40% = 40 horas 120 horas referente ao Estgio Supervisionado I + 60 horas referente ao Estgio Supervisionado II + 100 horas referente ao Estgio Supervisionado III

Mdulo 6.0 100 horas

Estgio Supervisionado I

Mdulo 4.0 - 100 horas

40% = 40 horas

Estgio Supervisionado II Matriz D Ingressantes 2013 Estgio Supervisionado III

Mdulo 5.0 100 horas

40% = 40 horas 60 horas referente ao Estgio Supervisionado I + 60 horas referente ao Estgio Supervisionado II + 100 horas referente ao Estgio Supervisionado III

Mdulo 6.0 100 horas

36

Guia do Curso: Administrao

Somente sero considerados vlidos os estgios realizados conforme as horas estabelecidas para o curso e que tenham atendido s normas e procedimentos previstos. O Estgio Supervisionado Obrigatrio est desvinculado das demais disciplinas do mdulo, e, portanto, possui avaliao diferenciada sendo a sua concluso comprovada por meio da apresentao do relatrio das atividades propostas, juntamente com as fichas comprobatrias, para o tutor local, conforme descrito no Regulamento de Estgio. O relatrio de cada atividade proposta ser avaliado pelo tutor do plo em que o aluno est regularmente matriculado e as fichas encaminhadas para o Ncleo de Estgio, em Ribeiro Preto, que realiza a conferncia da carga horria cumprida, para validao das informaes registradas pelo seu tutor local. Todas as informaes pertinentes a esta atividade esto detalhadamente descritas no Regulamento de Estgio do Uniseb Interativo e no Manual do Estgio Obrigatrio do curso.

6.2 Quanto composio e contedo genrico:


O Estgio Supervisionado do curso de Administrao EaD do Uniseb Interativo, compe-se, do ponto de vista operacional, de Atividades Supervisionadas em organizao(es) de carter pblico ou privado, na(s) qual(is) o aluno ter a oportunidade de colocar em prtica os conhecimentos adquiridos no decorrer do seu curso de graduao.

6.3 Quanto Avaliao (aprovao / reprovao):


6.3.1 Aprovao: Pelo seu critrio implementador e desenvolvedor de desempenhos profissionais, antes mesmo de se considerar concludo o curso, necessrio que ao mesmo tempo em que os resultados do Estgio sejam verificados, interpretados e avaliados, o estagirio esteja consciente quanto condio do seu atual perfil, nessa fase, para que ele prprio reconhea as necessidades de retificao de aprendizagem nos contedos em que constate equvoco ou insegurana de domnio tcnico. A aprovao no Estgio Supervisionado, nas etapas previstas para sua execuo, estar condicionada ao cumprimento integral das seguintes atividades:

37

Guia do Curso: Administrao

Administrao

SEMESTRE 4

NFASE caracterizao da empresa e anlise da organizao. caractersticas da rea e atividades desenvolvidas diagnstico dos principais problemas. sugestes de melhoria nos processos. caracterizao da empresa e anlise da organizao. caractersticas da rea e atividades desenvolvidas diagnstico dos principais problemas. sugestes de melhoria nos processos.

caracterizao da empresa e anlise da organizao. caractersticas da rea e atividades desenvolvidas diagnstico dos principais problemas. sugestes de melhoria nos processos.

Para o desenvolvimento do Estgio Supervisionado, o aluno dever optar por trs das seguintes reas da Administrao, a saber:

I. II. III. IV. V. VI. VII. VIII.

Planejamento Empresarial. Gesto de Pessoas. Marketing. Produo. Finanas. Gesto da Tecnologia da Informao. Responsabilidade Social Organizacional. Gesto de Organizaes de 3 Setor.

Observao importante: dentre as trs reas para Estgio, duas delas, necessariamente, devero estar entre os itens de I a VI. Ao conjunto das atividades semestrais ser atribuda nota de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), sendo considerado aprovado o aluno com avaliao igual ou superior a 6,0 (seis). Como as atividades de Estgio Supervisionado tm incio a partir do 4 semestre, o aluno estar automaticamente matriculado nesta modalidade. Em caso de no cumprimento, o aluno ser considerado reprovado e ficar de dependncia da disciplina, devendo curs-la novamente, sendo que, para tanto, dever solicitar sua matrcula via requerimento, junto Secretaria.
38

Guia do Curso: Administrao

6.3.2 Reprovao: O no cumprimento das condies constantes do item 6.1 resultar e reprovao na disciplina. Neste caso, o aluno ser considerado em dependncia, devendo matricular-se e cursar novamente a disciplina em questo.

7. Estgio Profissional (Extracurricular)


A Lei 11788/08 define o estgio como:

Art. 1o Estgio ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa preparao para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqentando o ensino regular em instituies de educao superior, de educao profissional, de ensino mdio, da educao especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educao de jovens e adultos.

Assim, como o estgio curricular obrigatrio, o estgio profissional caracteriza-se pela insero do estudante na vida profissional, a articulao entre teoria e prtica. Entretanto o estgio profissional pode ser iniciado no 1 semestre letivo, mas consiste em atividade no obrigatria, conforme a lei 11.788/08 apresenta em seu artigo 1, 2: 2o Estgio no-obrigatrio aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida carga horria regular e obrigatria.

Cabe destacar que a referida legislao ainda apresenta a obrigatoriedade de celebrao de termo de compromisso entre a instituio de ensino com a parte concedente (artigo 7 inciso I), indicando as condies de adequao do estgio proposta pedaggica do curso, etapa e modalidade da formao escolar do estudante e ao horrio e calendrio escolar e para atender a essas exigncias o Ncleo de Estgio Supervisionado do Uniseb Interativo mantm uma equipe apta para acompanhar e zelar pelas atividades do estagirio.

8. Trabalho de Concluso de Curso TCC


O TCC consiste na elaborao de um artigo cientfico, com o intuito de despertar o esprito cientfico no aluno e fomentar a pesquisa. Aplicao do mtodo cientfico para estudar um problema relacionado ao universo da administrao.
39

Guia do Curso: Administrao

O mesmo constitui-se em elemento indispensvel para a obteno do Grau, conforme preconiza a Legislao vigente, abrangendo a carga horria estabelecida nas matrizes curriculares dos Projetos Pedaggicos dos Cursos. Os trabalhos devero estar vinculados as linhas de pesquisa e sero realizados em grupos de 5 alunos. O TCC dever ser cursado por alunos regularmente matriculados e seguir as seguintes etapas: A primeira consiste na elaborao do projeto de pesquisa que se inicia com a escolha do tema, no semestre em que o aluno se matricular na disciplina TCC 1; Aps a elaborao do projeto o acadmico dever envi-lo ao seu orientador para apreciao e consideraes. Esta etapa encerra-se com a elaborao da verso preliminar do artigo. A entrega feita por meio de uma verso impressa ao tutor do polo e envio do arquivo em Word. A segunda etapa, matriculado no TCC2, corresponde continuidade ao artigo cientfico, a redao do trabalho final, de acordo com o cronograma. Entregando, ao final o trabalho de TCC (Artigo Cientfico) ao orientador para posterior avaliao. So institudas seis Linhas de Pesquisa para realizao dos TCCs do Curso de Administrao EAD do Uniseb Interativo, a saber: Linhas de Pesquisa Linha de Pesquisa 1: Administrao Geral Linha de Pesquisa 2: Estratgia Empresarial Linha de Pesquisa 3: Finanas e Controladoria Linha de Pesquisa 4: Gesto de Pessoas Linha de Pesquisa 5: Marketing Linha de Pesquisa 6: Processos Produtivos O Trabalho de Concluso de Curso uma atividade acadmica que possibilita ao aluno: aplicar teorias, conceitos, modelos e metodologias aprendidas durante o curso. criar familiaridade com o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e de implementao. desenvolver proficincia escrita, adequada a relatrios tcnicos, bem como sintetizar e sistematizar os principais elementos desenvolvidos ao longo do curso de graduao. sentir-se estimulado produo cientfica.

40

Guia do Curso: Administrao

9. Atividades Complementares
As Atividades Complementares integrantes do currculo levam em conta a realidade dos mercados local e regional e podem incluir a iniciao cientfica, a extenso e os estgios extracurriculares, intercmbios com outras instituies de ensino; projetos de extenso, mdulos temticos, seminrios, simpsios, congressos, conferncias, montagem e participao de exposies dentro ou fora do espao universitrio etc. As Atividades Complementares devero buscar, em todas as suas variveis, a articulao entre o ensino, a pesquisa e a extenso, oferecendo conhecimentos mais abrangentes aos acadmicos, ampliando-lhes as oportunidades de formao de competncias e habilidades profissionais. A formao que capacita o profissional Bacharel em Administrao, ao exerccio das atividades explicitadas acima, requer uma preparao didtico-pedaggica adequada, obtida via integrao de conhecimentos pertinentes s reas bsica, profissional, especfica e complementar, por meio das quais se estrutura o curso. As Atividades Complementares podem ser desenvolvidas em qualquer semestre do curso que o aluno est matriculado devendo ser realizadas em qualquer dia que no prejudique as tele-aulas dos cursos, pois as atividades complementares no so consideradas justificativas para faltas em outros mdulos/disciplinas curriculares. As Atividades Complementares podero ser desenvolvidas nos plos das instituies parceiras quando forem promovidas atividades correspondentes s complementares ou em organizaes pblicas e privadas, que propiciem a complementao da formao do aluno, assegurando o alcance dos objetivos previstos. Todas as atividades devem possuir uma das seguintes formas de comprovao: certificados, relatrios, folha de freqncia, declarao, cpia de sumrios. O documento original de participao dever ser apresentado ao tutor local juntamente com duas cpias para serem arquivadas Os documentos para comprovao das Atividades Complementares so : Encontro, Seminrio, Congresso, Frum: certificado e relatrio. Semana de Jornada, Ciclo de Palestras, Ciclo de Debates: folha de freqncia ou declarao e relatrio. Exposio, Feira, Mostra: comprovante de participao e relatrio. Palestra, Conferncia: comprovante de participao e relatrio. Vdeos Comentados, Peas Teatrais, Cinema, Filmes, Recitais: comprovante de participao e relatrio. Cursos de extenso: certificado ou declarao e relatrio. Publicao de artigos cientficos: cpia da publicao ou certificado de apresentao ou cpia do sumrio onde aparece a publicao. Projeto de Iniciao Cientfica: cpia do Projeto de Iniciao Cientfica assinado pelo responsvel do projeto.
41

Guia do Curso: Administrao

Disciplinas extra-curriculares: histrico escolar analisado e registrado pela coordenao do curso. Trabalhos voluntrios em projetos de extenso: declarao do responsvel pelo projeto e relatrio. Campanhas, Concursos: declarao de participao assinada pelo Organizador e/ ou Coordenador do evento e relatrio. Cursos de Lngua Estrangeira ou de Informtica: certificado. Visitas Tcnicas e/ou Grupos de Estudos: Folha de Freqncia e relatrio. Videoconferncias (on line): estas atividades sero registradas pelo tutor mediante comprovao de presena tambm feita pelo tutor. Teleconferncias, palestras (via satlite): Folha de Freqncia assinada pelo acadmico e relatrio. Programa Salto para Futuro do MEC, Filmes e Documentrios Orientados: Certificado de participao ou Declarao e relatrio. Considerando a crescente demanda de pessoas com necessidades educativas especiais que

se encontram adentrando ao mercado de trabalho e que no possuem o exerccio pleno da cidadania em razo de inmeros elementos limitadores, dentre eles o desconhecimento sobre suas necessidades, as instituies estabeleceram como estratgia para a formao do cidado crtico o oferecimento do curso de nivelamento em Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS. O referido curso organizado em aulas gravadas e disponveis no Portal Acadmico e tem como objetivo: Transmitir os principais conceitos sobre deficincia auditiva. Fornecer ao aluno condies que permitam a compreenso das principais formas de atendimento educacional ao portador de deficincia auditiva. Conceituar Comunicao e Linguagem. Desenvolver conceitos relacionados com a deficincia auditiva e surdez; enfocando aspectos educacionais, as causas, incidncia na populao, tipos de comunicao, atendimentos educacionais especializados, entre outros. Discutir a incluso dos DA e surdos, necessidades reais e mitos.

Alm disso, as atividades de extenso promovidas pela instituio tambm so consideradas atividades complementares.

Estamos disposio para maiores informaes. A Coordenao


42

Guia do Curso: Administrao

43

You might also like