You are on page 1of 20

RASCUNHO

01
Universidade Estadual do Piau

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50

02 03

PROVA ESCRITA OBJETIVA


CONCURSO PBLICO PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANO - 2011

CARGO: PROFESSOR CLASSE B NVEL I - HISTRIA


DATA: 30/10/2011 HORRIO: 08h30min s 12h30min (horrio do Piau)

04 05 06
FOLHA DE ANOTAO DO GABARITO - ATENO: Esta parte somente dever ser destacada pelo fiscal da sala, aps o trmino da prova.

LEIA AS INSTRUES:
1.
Voc deve receber do fiscal o material abaixo: a) Este caderno com 50 questes objetivas sem repetio ou falha. b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas objetivas da prova. c) Para realizar sua prova, use apenas o material mencionado acima e em hiptese alguma, papis para rascunhos. Verifique se este material est completo, em ordem e se seus dados pessoais conferem com aqueles constantes do CARTO-RESPOSTA. Aps a conferncia, voc dever assinar seu nome completo, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA utilizando caneta esferogrfica com tinta de cor preta ou azul. Escreva o seu nome nos espaos indicados na capa deste CADERNO DE QUESTES, observando as condies para tal (assinatura e letra de forma), bem como o preenchimento do campo reservado informao de seu nmero de inscrio. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas de sua opo, deve ser feita com o preenchimento de todo o espao do campo reservado para tal fim. Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no dobrar, amassar ou manchar, pois este personalizado e em hiptese alguma poder ser substitudo. Para cada uma das questes so apresentadas cinco alternativas classificadas com as letras (a), (b), (c), (d) e (e); somente uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc deve assinalar apenas uma alternativa para cada questo; a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, mesmo que uma das respostas esteja correta; tambm sero nulas as marcaes rasuradas. As questes so identificadas pelo nmero que fica esquerda de seu enunciado. Os fiscais no esto autorizados a emitir opinio nem a prestar esclarecimentos sobre o contedo da Prova. Cabe nica e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir a este respeito. Reserve os 30 (trinta) minutos finais do tempo de prova para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES no sero levados em conta. Quando terminar sua Prova, assine a LISTA DE FREQUNCIA, entregue ao Fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA, que devero conter sua assinatura. O TEMPO DE DURAO PARA ESTA PROVA DE 4h. Por motivos de segurana, voc somente poder ausentar-se da sala de prova depois de decorrida 2h do seu incio. O rascunho ao lado no tem validade definitiva como marcao do CartoResposta, destina-se apenas conferncia do gabarito por parte do candidato.

07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

2. 3. 4.

5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

N DE INSCRIO

____________________________________________________________
Assinatura

____________________________________________________________
Nome do Candidato (letra de forma)

NCLEO DE CONCURSOS E PROMOO DE EVENTOS NUCEPE

N D E I N S C R I O
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

QUESTES DE LNGUA PORTUGUESA


TEXTO I ( Para as questes de 01 a 06).

O problema do mundo sem bullying


01 Era coisa de criana. Colar chiclete na cadeira dos outros, fazer cueco no nerd da turma, rir

02 do cabelo cortado do colega. Mas agora brincadeiras como essas ganharam um nome srio: bullying. 03 E passaram a ser resolvidas por adultos: pais, mestres e at, em alguns casos, polcia. 04 O termo bullying significa a prtica de agredir algum fisicamente, verbalmente, at por

05 atitudes (como caretas). Mas tem sido usado como um alarme, um chamado para que adultos 06 interfiram no relacionamento de seus filhos e alunos. Uma nova linha de pesquisadores, no entanto, 07 vem defendendo que o bullying no necessariamente um problema para gente grande. Segundo eles, 08 as picuinhas entre crianas e adolescentes devem ser resolvidas pelos prprios envolvidos. Sem 09 adultos como juzes. 10 Esses especialistas no dizem que crianas devem trocar socos na sada da escola. Nem que

11 apanhar faz bem. Afirmam, sim, que disputar como um rito, pelo qual passamos no incio da vida 12 para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. Afinal, fazemos isso desde os tempos mais 13 remotos. [...] No passado, os homens disputavam comida para garantir a sobrevivncia. O conflito 14 definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs. Aqueles humanos mais agressivos em 15 termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e 16 reproduzir, afirma Monica. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a fora fsica, as mulheres 17 desenvolveram habilidades mais sutis, como agresses verbais, fofocas e rumores. 18 Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia, hoje nos ajudam no convvio social. Quando

19 as crianas deixam o conforto do lar para frequentar o colgio, descobrem que nem sempre suas 20 vontades so atendidas. E que precisam negociar o tempo todo, como por um brinquedo ou por um 21 lugar para sentar. Sem passar por isso, ser mais difcil lidar com um desafeto no futuro, como um 22 chefe, o sndico do prdio ou aquele amigo a quem empresta dinheiro e ele nunca paga. (Texto de Fernando Bad e Bruno Garattoni Revista Superinteressante Seo Supernovas Editora Abril Edio 294 Agosto/2011 p. 22)

01. Segundo as ideias apresentadas no texto, o bullying: a) b) c) d) e) sempre existiu e sempre foi considerado uma preocupao de pais e mestres; por ser algo to srio, deve envolver a ajuda da polcia; benfico, para o amadurecimento dos jovens, de acordo com uma linha de pensamento de especialistas; mesmo que seja a manifestao de comportamentos violentos, prepara os jovens para se defender na sada da escola; positivo na medida em que os jovens tm a oportunidade de demonstrar o seu poder perante o outro.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

02. A partir do que dito no texto, CORRETO afirmar que: a) o bullying uma brincadeira que os jovens da atualidade tm demonstrado em sala de aula para fugir da realidade; b) todos os especialistas revelam a mesma linha de compreenso sobre o bullying e, em particular, entendem que os adultos no devem interferir; c) os jovens no tm maturidade para resolverem seus prprios problemas, por isso os pais devem fazer isso por eles; d) a agresso um comportamento necessrio ao homem, assim ele tem a oportunidade de mostrar sua fora fsica; e) os conflitos que se verificam no convvio social, entre os jovens, podem contribuir para que eles se preparem para enfrentar as adversidades no futuro, quando adultos. Considere os trechos abaixo, para responder questo 03.

1) Afirmam, sim, que disputar como um rito, pelo qual passamos no incio da vida para saber enfrentar as encrencas maiores do futuro. (l.11-12). 2) Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia, hoje nos ajudam no convvio social. (l. 18).

03. Nos trechos 01 e 02, as palavras e/ou expresses que marcam, semanticamente, oposio temporal, em cada um deles, so: a) b) c) d) e) incio da vida futuro / antes hoje; disputar futuro / antes garantiam; Afirmam incio da vida / garantiam hoje; incio da vida passamos / garantiam ajudam; Afirmam disputar / antes garantiam.

04. Nos trechos: ... o bullying no necessariamente um problema para gente grande. (l. 07) e Afirmam, sim, que disputar como um rito,... (l. 11), quanto s relaes semnticas que se verificam textualmente, CORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) em ambos, as palavras destacadas podem ser retiradas sem prejuzo para o sentido desses trechos; somente a palavra necessariamente pode ser retirada sem prejuzo para a inteno de comunicao do texto; somente a palavra sim pode ser retirada sem prejuzo para a inteno de comunicao do texto; caso se retirem as palavras destacadas, a compreenso literal da mensagem no ser alterada profundamente, mas a inteno comunicativa ser prejudicada; a compreenso somente ser prejudicada se a palavra sim for retirada.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

05. Acerca da correspondncia entre o pronome destacado e o seu referente, assinale a opo CORRETA. a) b) c) d) e) brincadeiras como essas (l. 02) referente coisa (l. 01). Segundo eles, as picuinhas entre crianas e adolescentes... (l. 07-08) referente pesquisadores (l. 06). ... devem ser resolvidas pelos prprios envolvidos. (l. 08) referente picuinhas (l. 08). ... fazemos isso desde os tempos mais remotos. (l. 12-13) referente encrencas (l. 12). Se antes essas tticas garantiam a sobrevivncia... (l. 18) referente fora fsica , somente (l. 16).

Trecho para a questo 06. O conflito definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs. Aqueles humanos mais agressivos em termos de buscar as coisas e proteger seus recursos e parentes tinham mais chances de sobreviver e reproduzir, afirma Mnica. Enquanto os homens teriam aprendido a usar a fora fsica, as mulheres desenvolveram habilidades mais sutis, como agresses verbais, fofocas e rumores. (l. 13-17). 06. Assinale a opo INCORRETA quanto s ideias e estruturao lingustica desse trecho. a) b) c) d) e) Sugere-se, nesse trecho, que a competio entre os seres humanos sempre foi um trao caracterstico da espcie, mas, nem sempre, h vencido e vencedor. O segmento: O conflito definia quem ia perpetuar a espcie tem o seu correspondente de estrutura passiva: A perpetuao da espcie era definida pelo conflito. A correo gramatical estar igualmente mantida se substituirmos ia perpetuar por perpetuaria. Em: O conflito definia quem ia perpetuar a espcie e quem ficaria para trs., as duas ocorrncias da palavra quem equivalem a aquele que. A palavra mais em mais agressivos, mais chances e mais sutis, intensificam o sentido dessas palavras.

TEXTO II (Para as questes de 07 a 10).

Temos de acelerar o passo (Trecho de entrevista concedida pelo matemtico brasileiro Jacob Palis Revista Veja )

01 Veja: Como tornar as aulas mais atraentes e eficazes? 02 Jacob: A experincia das melhores escolas, no Brasil e no exterior, mostra que uma boa aula 03 pressupe desafiar os estudantes o tempo todo, de modo que eles sejam expostos a problemas 04 cada vez mais complexos e estimulantes intelectualmente o avesso do decoreba. Apenas 05 num ambiente assim se abre o espao necessrio para a inventividade. O problema que 06 muita gente no Brasil ainda resiste a essas ideias. Dizem que os grandes desafios causam 07 presso sobre estudantes to jovens e aguam a competitividade. Mas por que se opor 08 competitividade no ambiente escolar? No faz sentido. Precisamos, repito, criar mecanismos 09 para rastrear os talentos precoces para as cincias e dar-lhes todas as oportunidades e
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

10 incentivos, como ocorre, h mais de um sculo, no mundo desenvolvido. tarefa que 11 demanda persistncia, mas deve ser levada a cabo. Sem isso, um pas no tem como almejar 12 aparecer entre os melhores nos rankings de produo cientfica e de inovao. Estamos 13 falando de uma condio bsica para equacionar o dficit de crebros brasileiros voltados 14 para a pesquisa cientfica.
(Revista Veja, Editora Abril, edio 2217 ano 44 n 20, 18 de maio de 2011 (Pginas amarelas). Entrevista concedida s jornalistas Monica Weinberg e Roberta de Abreu Lima)

07. Das palavras de Jacob Palis, infere-se que ele considera que: a) b) c) d) e) no Brasil no h boas escolas; o decoreba no estimula, nem proporciona a inventividade; a competitividade entre os jovens s deve ser estimulada se no for nociva ao seu desenvolvimento intelectual; os talentos precoces manifestam-se sem interferncia de professor; o ambiente escolar imprprio para os desafios em virtude da presso que eles podem causar aos estudantes.

08. A relao sinttica que se estabelece entre resiste e a essas ideias (l. 06) a mesma que se verifica entre: a) b) c) d) e) se abre e o espao (l. 05); causam e presso (l. 06-07); aguam e a competitividade (l. 07); rastrear e os talentos precoces (l. 08); dar e lhes (l. 09).

09. Em: Precisamos, repito, criar mecanismos para rastrear os talentos precoces para as cincias ... (l. 08-09), a palavra destacada confere ao contexto o sentido de: a) b) c) d) e) interpelar; definir; procurar; perseguir; indagar.

Considere o excerto para responder questo 10. Dizem que os grandes desafios causam presso sobre estudantes to jovens e aguam a competitividade (l. 06-07) 10. Acerca da concordncia verbal, assinale a opo CORRETA. a) b) c) d) e) Dizem concorda com grandes desafios. Dizem concorda com presso. Dizem concorda com estudantes. causam concorda com estudantes. causam e aguam concordam com os grandes desafios.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

QUESTES DE DIDTICA

11. A Didtica uma disciplina pedaggica que estuda o ensino, o mtodo mais adequado para transmisso/assimilao de conhecimentos pelos alunos. Diante do enunciado, analise os itens abaixo e marque a alternativa que corresponde ao(s) item(ns) CORRETO(S). I. A Didtica investiga as condies e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatos reais (sociais, polticos, culturais psicossociais); II. O currculo expressa os contedos da instruo, no materiais de cada grave processo do ensino; III. A didtica uma disciplina independente que no necessita de outras disciplinas; IV. O ensino consiste no planejamento, organizao, direo e avaliao da atividade didtica; V. Todas as sentenas esto corretas. a) b) c) d) e) Somente I e II Somente I, II e IV Somente I e III Somente V e II Somente I

12. Para diferentes pesquisadores de Didtica, existem divergncias sobre o seu objeto de estudo. Para Candau (2008), objeto da Didtica: a) b) c) d) e) A aprendizagem O ensino e a pesquisa O processo ensino-aprendizagem O ensino e o planejamento A aula e seus desdobramentos

13. Na perspectiva de uma Didtica fundamental que assume a multidimensionalidade do processo de ensino aprendizagem, qual(s) a (s) dimenso(es) da Didtica: a) b) c) d) e) Ideolgica Humana, tcnica e poltica Tcnica Interacionista Ideolgica e poltica

14. A que tipo de escola se enquadra a Didtica que oferece menos ateno aos conhecimentos sistematizados, valorizando mais o processo da aprendizagem e os meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais dos alunos? a) b) c) d) e) Tradicional Tecnicista Escolanovista Crtica Moderna
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

15. De acordo com Libneo (1992) o planejamento escolar uma tarefa docente que inclui a previso das atividades didticas em termos de uma organizao e coordenao em face dos objetivos propostos. Ento, com base no enunciado, quais as modalidades de planejamento? a) b) c) d) e) Plano didtico e plano estratgico Plano escolar e plano de aula Plano da escola, plano de ensino e plano de aula Plano pedaggico e plano de ensino Todas as alternativas esto corretas

16. De acordo com Silva (2008), utilizando a idia central de Apple quanto ao currculo que expressa: entender as formas complexas em que as tenses e contradies sociais, econmicas e polticas so medidas nas prticas concretas dos educadores (Apple, 1982:1), as dimenses de currculos so: a) b) c) d) e) dimenso normativa; dimenso tica; dimenso real dimenso prescritiva; dimenso real; dimenso do currculo oculto dimenso prescritiva; dimenso do currculo oculto; dimenso real dimenso normativa; dimenso do currculo oculto; dimenso real todas as alternativas esto corretas

17. Analisando como se institui uma poltica curricular, podemos evidenciar que o currculo se compe pela construo de ________________ e de _______________ culturais. Assinale a opo que preenche CORRETAMENTE as lacunas do enunciado. a) b) c) d) e) Metas - prescries Significados - metas Normas - prescries Significados - valores Valores - normas

18. De acordo com Libneo (1992) a avaliao escolar cumpre trs funes na sua operacionalizao. Essas funes so: a) b) c) d) e) pedaggica didtica, de diagnstico e de controle pedaggico didtico, de formao e somativa somativa, qualitativa e seletiva diagnstica, somativa e de controle de controle, somativa e formativa

19. A avaliao escolar deve ser um processo contnuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho docente, tendo por principais instrumentos de avaliao: a) b) c) d) e) observao e questionrio questionrio e entrevista entrevista e dirio de bordo observao e entrevista questionrio e entrevista

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

20. O planejamento tem carter processual. Nesse sentido, o projeto politico-curricular avaliado ao longo do ano letivo para verificar se as aes esto correspondendo ao que foi previsto, adotando medidas como: a) b) c) d) e) verificar se as metas precisam ser alteradas em funo de fatos inesperados corrigir desvios tomar novas decises replanejamento das aes todas as alternativas esto corretas

QUESTES DE FUNDAMENTOS LEGAIS E TERICOS DA EDUCAO


21. A Constituio de 1988, especificamente, nos Arts. 205 a 214, oferece respaldo legal Educao, a comear pelo art. 205, que apresenta as linhas mestres para os fins da educao, que so: a) b) c) d) e) Qualificao tecnolgica, preparo para o exerccio da cidadania e educao ambiental; Pleno desenvolvimento da pessoa e preparo para o exerccio pleno da cidadania social; Pleno desenvolvimento da pessoa, preparo para o exerccio pleno da cidadania e qualificao para o trabalho; Preparo para o exerccio pleno da cidadania, qualificao para o trabalho e qualificao tecnolgica; Pleno desenvolvimento pessoal, profissional e social e capacitao tecnolgica.

22. O Art. 34, inciso VII, estabelece os percentuais das transferncias oramentrias da Unio para os Estados e destes para os Municpios e o Distrito Federal, que corresponde a: a) b) c) d) e) 35% 25% 50% 60% 15%

23. Assinale as principais caractersticas da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDBEN/96. a) b) c) d) e) Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso e genrica em suas proposies. Respeito autonomia acadmica e dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. Liberdade, flexibilidade e autonomia. Autonomia, inflexibilidade e normativa. Flexibilidade, democrtica, genrica em suas proposies.

24. De acordo com Libneo, (1992): As tendncias pedaggicas so classificadas em dois grupos: de cunho liberal Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicista Educacional e as de cunho progressista que so: a) b) c) d) e) Pedagogia Libertadora; Pedagogia crtica Pedagogia Libertadora; Pedagogia crtico-social dos contedos Pedagogia Libertadora; Pedagogia renovada Pedagogia crtico-social dos contedos; Pedagogia tecnicista Pedagogia Libertria; Pedagogia Libertadora
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

25. Para a gesto democrtica das verbas destinadas educao, como expe Brzezinski (2003), h necessidade de substituir o autoritarismo, o clientelismo e os desvios, pelas formas que seguem: I. II. III. IV. a) b) c) d) e) Racionalidade e planejamento no uso do recurso. Acompanhamento fiscal da sociedade. Autoritarismo no gerenciamento das verbas. Valorizao da autonomia da escola. As alternativas I, II e IV esto corretas Somente a alternativa III est correta Somente a alternativa IV est correta Somente a alternativa II est correta Todas as alternativas esto corretas

QUESTES DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


26. Muitas foram s descobertas e influncias deixadas ao mundo pelas sociedades antigas - Oriental e Clssica tanto no campo material quanto imaterial. A respeito dessas influncias podemos afirmar corretamente: a) b) c) d) e) O Zende-Avesta, o Livro dos Mortos e o Velho Testamento foram textos considerados sagrados, pelos persas, hebreus e muulmanos, respectivamente; A civilizao fencia deixou como seu principal legado o resultado de sua slida economia agrria; Entre os principais legados dos gregos destacam-se a inveno do zero na matemtica, o teatro e a democracia; Os princpios de igualdade, de soberania popular e de autodeterminao dos povos foram desenvolvidos em Roma, em sua fase imperial. Roma Antiga caracterizou-se pelo seu forte belicismo, sobretudo na fase imperial, com a captura de escravos e de riquezas.

27. As sociedades egpcia e mesopotmica contriburam bastante para o desenvolvimento econmico, poltico, social e cultural na Antiguidade. A respeito dessas sociedades, INCORRETO afirmar: a) As primeiras formas de Estado e as primeiras formas de escrita ideogrfica foram inventadas na sociedade mesopotmica, mas outras sociedades tiveram tambm seu nvel de desenvolvimento poltico e cultural. A base da economia egpcia era a agricultura, executada pelas comunidades camponesas, enquanto entre mesopotmicos destacou-se a agricultura de regadio. Aos sumrios atribudo o surgimento da escrita cuneiforme. Os impostos eram pagos pela populao mesopotmica ao Estado sob forma de trabalhos nas obras pblicas e nos templos, pois, assim como no Egito, j havia a centralizao poltica. Os hicsos conquistaram o poder no Egito Antigo, promovendo inovaes tecnolgicas e melhoria nas tcnicas militares no territrio egpcio e na Mesopotmia os assrios destacaramse pela violncia contra os adversrios.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

b) c) d) e)

10

28. Na Antiguidade, a terra era considerada um dos principais bens e recursos necessrios sobrevivncia humana entre as sociedades.

Considerando isso, analise os itens abaixo, assinalando o INCORRETO.

a)

Durante a expanso ateniense, os soldados oriundos do campesinato e a elite disputavam a propriedade das terras conquistadas, o que confirmado pelas tentativas dos irmos Graco em implantar reformas nessa rea.

b)

Na sociedade ateniense, as famlias ricas tinham suas terras trabalhadas pelos escravos, o que lhes possibilitava dedicar-se poltica, filosofia e ginstica.

c)

Em Atenas, a aristocracia de origem jnica detinha a posse da propriedade territorial, o que exigia uma poltica de expanso, como o atestam a fundao de colnias e a guerra do Peloponeso.

d)

Em Esparta, os esparciatas, para garantir seu sustento, recebiam lotes de terras, que eram cultivados por escravos, obrigados a lhes fornecer alimentos.

e)

A base da cidadania ateniense fundava-se na riqueza derivada da terra, assegurada pelo regime da grande propriedade ento existente em Atenas.

29. Quando o Imprio Romano ruiu, em 476, uma nova ordem passava a ser construda a partir dos escombros daquela que tinha sido a maior civilizao existente at ento no Ocidente. A respeito de Roma Antiga correto afirmar:

a)

A nova ordem surgida aps o declnio do Imprio Romano era a sntese de elementos romanos, germnicos e mulumanos, evidenciando a fora da absoro cultural promovida pelos romanos.

b)

No apogeu do perodo imperial, Roma foi abalada por diversas revoltas em territrios anexados, resultando na fragilizao de sua poltica expansionista.

c)

O declnio do Imprio Romano ocorreu simultaneamente ao declnio de suas cidades, devido ao xodo rural provocado pelos constantes ataques dos invasores brbaros.

d)

A partir do sculo III d.C., o Imprio Romano sofreu uma grave crise provocada pelo excesso de escravos, que eram a principal mo-de-obra, em virtude do esgotamento das guerras de conquista.

e)

Apesar do contato mantido com diferentes povos conquistados, no campo cultural, os romanos no permitiam que outros cultos ou prticas religiosas tivessem penetrao em sua sociedade.

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

11

30. Para os homens da Idade Mdia, com efeito, as realidades econmicas assumem um aspecto secundrio. So epifenmenos. As verdadeiras estruturas so de carter espiritual e pertencem ordem da sobrenatureza. (DUBY, Georges. Economia rural e vida no
campo no ocidente medieval. Lisboa. Edies 70, volume II, p. 147).

Considerando o exposto no texto de Georges Duby, podemos afirmar CORRETAMENTE sobre a sociedade medieval: a) O cristianismo pregava que o reino da Terra tinha sido concebido por Deus. Dessa forma, o clero combatia a hierarquia social em vigor na Idade Mdia, embora influenciasse o cotidiano de todos os segmentos sociais em outras esferas. b) O clero absteve-se totalmente de interferir em assuntos de ordem poltica e social, mesmo havendo uma estreita relao entre laos de dependncia pessoal e uma hierarquia de direitos sobre a terra. c) Foi um perodo marcado por absores e adequaes entre a cultura clerical e a laica, havendo predomnio da primeira at o sculo XII e gradativo crescimento da segunda a partir da. d) O clero apresentava um importante papel na sociedade feudal, agindo como rbitro nas disputas entre os vrios senhores e os diversos reinos, alm de buscar defender os interesses econmicos e polticos da Igreja, embora ela no fosse possuidora de nenhum feudo. e) A Igreja, durante a Idade Mdia, era favorvel usura e ao maior lucro possvel nas atividades comerciais, contribuindo para o desenvolvimento das cidades europias na Alta Idade Mdia.

31. A respeito da sociedade medieval considere as seguintes informaes e assinale a CORRETA: a) No campo poltico, a principal caracterstica medieval foi a forte centralizao poltica presente em vrias regies, herdada do Imprio Romano. b) Durante a Baixa Idade Mdia, a relao de trabalho predominante era baseada na escravido feudal, o que favoreceu o crescimento econmico e a evoluo urbana Europa. c) No cenrio poltico, as monarquias nacionais europias, substituram gradativamente o domnio poltico dos senhores feudais, caracterizado pela descentralizao de poder. d) No campo cultural, era predominante uma cultura visual, pois, juntamente com as pregaes religiosas, a palavra de Deus tambm era transmitida aos fiis atravs da arquitetura das catedrais e das artes visuais, provocando um eclipse completo no desenvolvimento intelectual da poca. e) As Corporaes de Ofcio, que compreendiam associaes de comerciantes e de artesos, visavam monopolizar a produo e seus respectivos mercados e tinham por sede de negcios os feudos, locais de onde irradiavam sua fora.

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

12

32. O tempo histrico entendido e interpretado de diferentes maneiras em seus vrios ritmos de durao e de percepo. sobre isso que trata o texto a seguir: Muitas vezes entendemos a Idade Mdia quase como sinnimo de feudalismo. Contudo, nesse perodo outras sociedades, ligadas cultura oriental, tiveram desenvolvimento histrico bastante expressivo e diferenciado, cujos reflexos ou desdobramentos foram sentidos na prpria Europa feudal. o caso da civilizao bizantina e muulmana (REZENDE, Antonio P. & DIDIER, Maria T. Rumos da Histria. So Paulo: Atual, 2001, p. 81) A respeito das civilizaes bizantina e muulmana, considere as seguintes assertivas: I. II. III. IV. Embora tenham desenvolvido vrias descobertas, os rabes foram incapazes de desenvolver conhecimentos relativos medicina, restringindo-se apenas matemtica. Iniciada com a conquista dos territrios bizantino e persa, a expanso muulmana consolidouse mais ainda aps a conquista da Sria, Palestina, Prsia e Egito. Os rabes influenciaram bastante na formao do vocabulrio das lnguas portuguesa e castelhana, sobretudo aps o domnio da Pennsula Ibrica. A cidade de Constantinopla, alm de ser o ponto de ligao entre o Ocidente e o Extremo Oriente, tornou-se um grande centro financeiro, com intensa vida urbana, de onde eram levados os produtos para as cidades italianas. A expanso rabe pela Europa Ocidental, no sculo VIII, impediu a expanso do Cristianismo, atravs da guerra santa, promovendo o renascimento comercial na regio.

V.

Assinale a sentena que traz as afirmaes CORRETAS: a) b) c) d) e) Todas so corretas. II, III e IV so corretas. I, III e V so corretas. II e IV so corretas. II, IV e V so corretas.

33. O perodo denominado de Modernidade foi assim chamado devido a uma conveno criada em torno das transformaes ocorridas no cenrio europeu entre os sculos XIV e XVII, marcadas pelo declnio do feudalismo e expanso do capitalismo. Sobre esse perodo, correto afirmar que: a) a unidade poltico-administrativa promovida pela formao do Estado nacional, no qual a burocracia e o exrcito aliavam-se aos monarcas, desenvolvendo o comrcio e as transaes financeiras, com o propsito de diminuir os poderes do clero e da nobreza; o fortalecimento das corporaes de oficio foi responsvel pela explorao dos artesos e pelo surgimento da mais-valia nos setores industriais recm-instalados nos burgos; no Renascimento, os movimentos culturais, artsticos e cientficos envolveram a grande massa da populao junto cultura letrada e ao avano da cincia; as idias defendidas pela Contra-Reforma ajustavam-se defesa da usura, ao afirmar que a riqueza material era sinal da graa divina e no mais do pecado, naquilo que ficou conhecido como tica protestante; a aliana promovida entre monarquia-burguesia contribuiu para o favorecimento da expanso martima e para o fortalecimento poltico da burguesia nos pases saxes, pioneiros nesse setor.

b) c) d)

e)

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

13

34. As ideias expressam muito das pessoas que as produziram e a poca em que foram pensadas, pois contam sobre as formas como membros da sociedade interpretam a realidade vivida ou desejada. O fragmento do texto a seguir foi elaborado por um pensador que viveu durante o perodo conhecido como Modernidade, expressando um dos princpios mais expressivos no campo da cincia poltica da poca: ( ) ... uma unidade real de tudo isso em uma e mesma pessoa, instruda por pacto de cada homem com os demais de tal forma como se cada um dissesse a todos: autorizo e transfiro a este homem ou assemblia de homens meu direito de governarme a mim mesmo, com a condio de que todos vs transferireis a ele, vosso direito, e autorizareis todos seus atos da mesma maneira. O referido texto prope o pacto social. Essa idia foi defendida por:

a) b) c) d) e)

Thomas Hobbes Jacques Bossuet Nicolau Maquiavel Thomas Moris Jean Bodin

35. Entre os sculos XV e XVI, os pases ibricos presenciaram um impressionante crescimento martimo. Destacam-se entre as causas dessa expanso, EXCETO: a) b) c) d) e) A centralizao das Monarquias Nacionais e sua aliana com a burguesia. O pioneirismo na centralizao poltica de Portugal, Espanha e Itlia. O desenvolvimento comercial. A ascenso socioeconmica da burguesia. O desenvolvimento nutico.

36. A respeito das Reformas Religiosas ocorridas na Europa Moderna, CORRETO afirmar: a) b) c) d) A Reforma Luterana contestou a venda de indulgncias, defendendo a infalibilidade do poder papal. A Reforma Anglicana, iniciada pelo monarca ingls Henrique VIII, concentrou seus interesses exclusivamente em questes de ordem religiosa, rompendo com o poder papal. Entre as medidas tomadas pela Contra-Reforma, destaca-se a implantao da Companhia de Jesus, responsvel, entre outras coisas, pela expanso do catolicismo pela Amrica Latina. A Reforma Calvinista difundiu-se por muitos pases europeus, recebendo forte apoio da burguesia em razo da defesa das iniciativas comerciais, embora tenha combatido o desenvolvimento capitalista. A Contra-Reforma foi responsvel pela intensificao de perseguies promovidas pelo Tribunal do Santo Ofcio, implantando tribunais centrais inclusive na Amrica Portuguesa.

e)

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

14

37. As prticas absolutistas foram contestadas na Inglaterra ainda no sculo XVII. A respeito das Revolues Inglesas correto afirmar: a) so exemplos de manifestaes que resultaram em derrota do absolutismo monrquico, sendo que no caso ingls houve a marcante presena de questes religiosas, que inibiram qualquer ato de violncia. na Inglaterra, as revolues tiveram carter unicamente religioso, e, na Frana, representaram a vitria definitiva da proposta republicana anticlerical, banindo a interferncia da Igreja dos assuntos estatais. os projetos populares radicais foram derrotados na Inglaterra, com a Revoluo Gloriosa, em virtude do acordo que poupou a vida do monarca ingls Carlos I, exilado na Frana. o projeto proposto pela Repblica implantada por Oliver Cromwell foi vitorioso e duradouro, dando origem dinastia dos Tudor, frente da Inglaterra at o presente. enquanto a Revoluo Puritana derivou de conflitos violentos e conduziu Repblica, a Revoluo Gloriosa foi o resultado de acordos ocorridos dentro da prpria famlia real e implantou a Monarquia Parlamentar na Inglaterra.

b)

c) d) e)

38. Referindo-se Revoluo Francesa, ocorrida no sculo XVIII, o historiador britnico Eric Hobsbawm cita Holland Rose, para quem este evento histrico teria sido: a srie de acontecimentos mais terrvel e momentosa em toda a histria () o ponto de partida real para a histria do sculo XIX; pois esse grande levante afetou profundamente a vida poltica e, mais ainda, a vida social do continente europeu. (HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 20). A respeito da Revoluo Francesa, considere as afirmaes a seguir: I. Duas vertentes distintas podem ser identificadas dentro da Revoluo Francesa: uma em 1789, inspirada na autoridade, na hierarquia das classes e na liberdade, e outra em 1793, em que se intensifica a Revoluo e volta-se mais para as questes relativas igualdade. A transformao dos Estados Gerais em Assemblia Nacional significou uma transformao revolucionria porque modificou o poder real, de absolutista para constitucional. A burguesia conservadora apoiou o golpe de Estado de 18 de Brumrio, encabeado por Napoleo Bonaparte, visando conter a expanso dos ideais revolucionrios. A Frana no sculo XVIII foi palco de uma grande tenso social, expressa no antagonismo entre uma organizao tradicional hierrquica, desigual, com privilgios de grupos e as novas aspiraes das classes revolucionrias: clero e nobreza.

II. III. IV.

Assinale a assertiva CORRETA: a) b) c) d) e) I, II, III e IV so verdadeiras. I e III so verdadeiras. II e IV so verdadeiras. I, II e III so verdadeiras. somente III verdadeira.

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

15

39. O sculo XX foi marcado por tenses e pelo belicismo entre as naes, dentre os quais possvel destacar CORRETAMENTE:

a)

A primeira guerra mundial fruto direto do Imperialismo e do Nacionalismo semeados no sculo XIX, que permitiu visualizar a luta entre os pases industrializados por expandir seus interesses humanitrios por todos os continentes.

b)

A Revoluo Russa, iniciada em 1917, possibilitou a transformao da sociedade e das relaes sociais de produo, extinguindo a propriedade privada e socializando os meios de produo na Europa Ocidental.

c)

O sculo XX presenciou crises econmicas no interior do capitalismo, o que intensificou as divergncias entre o capitalismo e o socialismo e dentro do prprio capitalismo: entre o modelo liberal e o totalitrio.

d)

A ascenso do nazi-fascismo na dcada de 1930 do sculo XX derivou dos interesses nacionalistas revanchistas e das intolerncias contra os grupos tnico-culturais minoritrios ps-segunda guerra mundial.

e)

A crise econmica derivada da queda da bolsa de valores de Nova Iorque ficou restrita ao governo dos Estados Unidos, pas mais abalado com o fim das duas grandes guerras mundiais.

40. A produo de acar, embora no tenha sido o primeiro produto explorado pela Coroa Lusitana na Amrica Portuguesa, possibilitou o chamado sistema de plantation.

Sobre esta realidade INCORRETO afirmar que:

a)

Integrou-se ao Sistema Colonial Portugus, pois favoreceu a implantao de grandes propriedades de terra para a monocultura exportadora.

b)

Foi praticado por grandes, mdios e pequenos lavradores, permitindo a formao de uma slida classe mdia rural no Brasil.

c)

Possibilitou a implantao de um modelo excludente, tanto no campo econmico quanto no campo social, que marcou a sociedade brasileira desde ento.

d)

Embora tenha sido implantado na rea litornea recm-colonizada por Portugal, no ficou restrito a ela, expandindo-se para todo o territrio da Amrica Portuguesa.

e)

Transformou o que seria denominado de regio Nordeste em uma sociedade baseada no latifndio monocultor e escravocrata, palco de muitas desigualdades sociais no territrio colonizado.

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

16

41. A historiografia brasileira tem denominado de invases o contato e permanncia de outros elementos europeus que no fossem os portugueses. Alguns pesquisadores atribuem isso herana lusitana na sociedade brasileira, inclusive sobre o jeito de olhar sua prpria histria.

A respeito da permanncia desses povos em terras brasileiras, INCORRETO afirmar:

a) b) c) d) e)

A permanncia de ingleses, franceses e holandeses fruto do desejo desses pases de explorar economicamente as colnias americanas. A Holanda, ex-territrio da Espanha, foi proibida de continuar em territrio brasileiro, em virtude do rompimento espanhol com ela durante o governo de Felipe II. A Frana fez vrias tentativas de conquistar territrios na Amrica Portuguesa, influenciando regies como Rio de Janeiro e So Lus. Quando os holandeses foram expulsos do territrio brasileiro, houve um incremento na produo aucareira, o que fortaleceu tal setor da economia na Amrica Portuguesa. A presena holandesa deixou muitas heranas culturais em Pernambuco, sobretudo aps a tolerncia religiosa implantada por Maurcio de Nassau durante seu governo.

42. A Metrpole Lusitana implantou a monocultura para explorao por meio do Pacto Colonial, consentindo tambm no desenvolvimento da pecuria, atividade econmica diretamente responsvel pela colonizao do territrio piauiense. O Piau apresentou muitas peculiaridades em seu processo de colonizao. Sobre isso verdadeiro afirmar que:

I. A tese mais aceita de que sua colonizao predominante tenha-se dado inicialmente no litoral e estendido-se para o interior. II. O processo de colonizao constituiu-se economicamente por meio da pecuria intensiva, o que era compatvel com a prtica escravocrata. III. A participao de bandeirantes e jesutas foi decisiva no processo de ocupao e de colonizao do territrio piauiense. IV. A atual cidade de Floriano encontra-se situada na regio em que Domingos Afonso Mafrense estabeleceu algumas das primeiras fazendas de gado no Piau. A assertiva CORRETA :

a) b) c) d) e)

I e IV so verdadeiras II e IV so verdadeiras I e III so verdadeiras I, II, III e IV so verdadeiras III e IV so verdadeiras

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

17

43. A Amrica Portuguesa foi marcada por muitas revoltas e rebelies, algumas denominadas de nativistas; outras de emancipacionistas. Sobre essas reformas CORRETO afirmar: a) b) A maior distino entre as revoltas emancipacionistas e nativistas ocorridas na Amrica Portuguesa que as primeiras tinham como objetivo central por fim dominao lusitana. A Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates foram rebelies emancipacionistas ocorridas, respectivamente, no Maranho e em Pernambuco contra situaes especficas nos rumos econmicos ocorridos em cada capitania. As Conjuraes Baiana e Mineira, embora nativistas, distinguem-se pelo fato de a primeira propor o fim da escravido no Brasil. A criao de um governo independente na Amrica Portuguesa foi o ponto central defendido tanto pelas revoltas nativistas quanto pelas emancipacionistas, sobretudo a Guerra dos Emboabas. A Revolta Felipe dos Santos e a Inconfidncia Mineira foram rebelies emancipacionistas que marcaram a regio de Minas Gerais no perodo colonial.

c) d)

e)

44. Em 1850, no mesmo ano da aprovao da Lei Eusbio de Queirs, que proibiu o trfico de escravos, foi aprovada a Lei de Terras. Acerca dessas leis, CORRETO afirmar que: a) b) c) A Lei Eusbio de Queirs atendia parcialmente os interesses da Inglaterra, que queria o fim da escravido no Brasil em virtude de questes humanitrias. A Lei de Terras facilitava a aquisio de terras pelos ex-escravos e pelos imigrantes, desde que eles j trabalhassem e produzissem nelas. Enquanto a Lei de Terras estabelecia critrios para a compra e venda da terra, dificultando o acesso propriedade de terra s camadas populares, a Lei Eusbio de Queirs contribuiu para a intensificao do trfico intraprovincial. A Lei Eusbio de Queirs, assim como a Lei do Ventre Livre e dos Sexagenrios, tinha como interesse maior antecipar o fim da escravido no Brasil no sculo XIX. A Lei de Terras visava impedir a concentrao de terras nas mos dos antigos sesmeiros, possibilitando aos posseiros a legalizao das terras nas quais j produziam.

d) e)

45. A historiografia do sculo XX, sobretudo com as contribuies da Escola dos Annales, desenvolveu pesquisas relativas s diferentes formas de temporalidade na pesquisa histrica, esclarecendo acerca das mudanas e das permanncias. Considerando essas questes, podemos afirmar corretamente que a histria da Repblica no Brasil teve entre suas caractersticas: a) A modernizao compulsria e autoritria ocorrida na Repblica, que pretendeu afastar as camadas populares dos centros urbanos, no atingiu Teresina, que, embora inserida no surto modernizador, estava muito distante dos grandes centros polticos e econmicos. Entre os vrios conflitos e rebelies que marcaram o incio da Repblica destacam-se as Revoltas da Vacina, de Contestado e de Canudos, que evidenciaram a concentrao de riquezas e as desigualdades que marcaram o pas. O processo de modernizao ocorrido em vrias capitais do Brasil foi inspirado no francs. Por isso ter ficado conhecido com belle pque e univerzalizar seus benefcios entre toda a sociedade brasileira. O processo de modernizao compulsria implantado pela Repblica ocorreu somente no Rio de Janeiro, sob o governo do prefeito Pereira Passos e do presidente Rodrigues Alves. Os governos republicanos costumavam declarar-se modernos e defensores do progresso toda vez que queriam apoio popular para suas aes, haja vista o desenvolvimentismo de cinco anos em cinco de Getlio Vargas.
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

b)

c)

d) e)

18

46. O cenrio piauiense, assim como ocorria no restante do pas, tambm se agitou na passagem do sculo XIX para o XX. Sobre esse perodo CORRETO afirmar: a) b) Entre os defensores das idias monrquicas, no Piau, encontram-se homens letrados como Clodoaldo Freitas, David Caldas e Higino Cunha. A Coluna Prestes, movimento poltico-militar contestatrio que marcou o Brasil na dcada de 1920, contou com o macio apoio dos militares piauienses, ampliando seu contingente neste Estado. O jornal O Clerical era o rgo da imprensa de Floriano que, ironizando o ttulo, era anticlerical e apoiava os liberais e simpatizantes da Repblica no Piau. A cidade de Floriano, entre as dcadas de 1890 e 1920, destacou-se como um dos principais pontos de comercializao da borracha de manioba no semi-rido piauiense. Expressiva parte do corpo administrativo-burocrtico do Piau, no incio da Repblica, advinha dos cursos de Bacharelado em Direito, Medicina e Engenharia, contrariando o que ocorria nos perodos anteriores, em que esses grupos foram alijados de qualquer participao poltica.

c) d) e)

47. Getlio Vargas foi o homem que administrou o Brasil por mais tempo durante a Repblica. A respeito de seus governos verdadeiro afirmar, EXCETO que: a) b) c) d) Entre as caractersticas que mais marcaram o governo varguista destacam-se a implantao de leis trabalhistas e a inclinao de seu governo pelo anti-comunismo e anti-liberalismo. A Constituio de 1934 foi promulgada e se caracterizou pelos ideais nacionalistas, os direitos trabalhistas e o voto feminino. Em 1937 teve incio o Estado Novo, quando Getlio Vargas fechou o Congresso Nacional e outorgou uma nova Constituio para o Brasil. A campanha em defesa do petrleo uma das manifestaes do nacionalismo varguista, que promoveu uma aproximao de seu governo com a poltica de alinhamento ao governo norteamericano. O ano de 1935 foi marcado por um levante ocorrido simultaneamente em Natal, Recife e Rio de Janeiro, organizado pelos comunistas descontentes com o governo Vargas.

e)

48. Analisando o perodo da histria do Brasil situado entre 1946 e 1964 CORRETO afirmar que: I. O governo assumido por Eurico Gaspar Dutra, em 1946, durante a chamada guerra fria, aproximou-se bastante das orientaes emitidas pelo governo dos Estados Unidos, tanto no campo econmico quanto poltico. Nos anos 1950, teve destaque a poltica desenvolvimentista de Juscelino Kubtcheck, que propunha um expressivo investimento no desenvolvimento urbano, em prejuzo dos setores rurais. As oligarquias agrrias de So Paulo e Minas Gerais organizaram um sistema partidrio que buscava, acima de tudo, a incluso da classe trabalhadora na vida poltica. O que se convencionou chamar de populismo o perodo no qual o Estado procurava manter as massas sob seu controle e a estrutura poltica brasileira afastou-se do modelo tradicional de democracia.

II.

III. IV.

Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

19

Assinale a alternativa CORRETA: a) b) c) d) e) I, II, III e IV so verdadeiras I e II so verdadeiras II e III so verdadeiras III e IV so verdadeiras I, II e IV so verdadeiras

49. Em relao ao governo autoritrio, implantado no Brasil aps o golpe civil-militar que marcou a histria recente do Brasil, INCORRETO afirmar que: a) Este perodo ficou marcado na histria como uma poca de total silenciamento dos movimentos sociais, que sucumbiram perante as perseguies e ameaas terroristas, como a do Rio-centro. Mediante a alegao de trabalhar em defesa da democracia, os governos militares implantaram uma das mais truculentas ditaduras da Amrica Latina. Entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil OAB - e a Associao Brasileira de Imprensa ABI - pressionavam o governo brasileiro no sentido da aprovao da lei da anistia, liderando um movimento de luta contra a ditadura. A arte e a cultura contriburam bastante para fortalecer o movimento em defesa da redemocratizao do pas, destacando-se o tropicalismo, que provinha da fuso entre os estilos da bossa nova e da cano de protesto e teve como um de seus principais expoentes Torquato Neto. A interveno militar s conseguiu lograr xito porque contou com apoio e colaborao de diferentes setores sociais brasileiros.

b) c)

d)

e)

50. O cenrio mundial tem passado por uma reformulao muito importante, mas que muitas pessoas no tm percebido a relevncia. A esse respeito, vlido considerar: I. Entre as alteraes marcantes em vigor no mundo, as crises econmicas que assolam os Estados Unidos e a Europa, esto em destaque, inclusive sendo estes pases inseridos em grupos de risco econmico por agncias internacionais de avaliao de investimentos. II. A participao de pases como Brasil, frica do Sul e ndia em conferncias econmicas e sociais mundiais, onde antes s participavam pases centrais do capitalismo, indica que os acordos bilaterais de colaborao firmados entre os primeiros tem obtido sucesso. III. O Brasil tem figurado na ltima dcada como uma das mais fortes economias mundiais, evidenciando que possvel conciliar crescimento econmico a polticas de desenvolvimento social. IV. O dinamismo da economia brasileira s no mais expressivo porque o pas tem firmado acordos comerciais com pases como China e Ir, contrariando as orientaes dos Estados Unidos e da Europa e impedindo seu pleno alinhamento com estas slidas economias. Marque a alternativa CORRETA: a) b) c) d) e) Todas so verdadeiras I e II so verdadeiras I, II e III so verdadeiras II e IV so verdadeiras II, III e IV so verdadeiras
Prefeitura Municipal de Floriano Cargo: PROFESSOR - HISTRIA

20

You might also like