You are on page 1of 12

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

A DISCIPLINA DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: DA PROPOSIO PRTICA DE ENSINO COMO SEGUNDA LNGUA Andra Michiles Lemos (IFRN) Ernando Pinheiro Chaves (UFC)

RESUMO A Lei 10.436/02 reconhece oficialmente a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como lngua e o Decreto 5626/05 que regulamenta a referida lei, assegura o ensino dessa lngua nos cursos de formao de professores. Essa determinao contribuiu para que as Instituies de Ensino Superior (IES) implementassem a disciplina de Libras, obrigatoriamente, na matriz curricular dos cursos de licenciaturas. Esse trabalho visa apresentar um recorte do plano da disciplina de Libras no que se refere s ementas e aos contedos para o seu ensino como segunda lngua (L2). Ao mesmo tempo, o estudo faz uma anlise comparativa desse material de seis Universidades Federais, contemplando quatro regies brasileiras. Considerando que no existem parmetros curriculares que norteie o ensino, pretendemos averiguar o enfoque dado a essa disciplina, ofertada nos cursos de licenciaturas. Para tanto, os professores de Libras de algumas universidades foram contactados a fim de disponibilizar o plano de ensino da referida disciplina e a informao dos cursos que incluram essa disciplina no seu projeto pedaggico. Aps a coleta desse material, foi feita uma anlise das ementas e dos contedos que so ministrados pelos professores de Libras. As reflexes construdas nesse trabalho fundamentam-se na legislao referente ao uso e ensino da lngua, em Felipe; Monteiro (2005) e em Tavares; Carvalho (2010) e apontam para os seguintes resultados: um enfoque descritivo e, s vezes, classificatrio dos contedos tericos e prticos sobre a surdez e a Libras; certo engessamento na seleo do contedo, refletindo, sobremaneira, a sequncia do modelo apresentado no curso bsico Libras em Contexto; maior distribuio do contedo para discusso sobre a lngua e a surdez em detrimento ao ensino da Libras. Palavras-chave: Libras, ensino, legislao, segunda-lngua e currculo.

Introduo A Lei Federal n 10.436 de 24 de Abril de 2002 reconhece a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como a lngua oriunda das comunidades de pessoas surdas do Brasil. Este reconhecimento significa um avano aos direitos lingusticos dos surdos de se comunicarem e de se expressarem livremente atravs de sua lngua e, por que no dizer, de uma transformao social quanto valorizao e uso da Libras por pessoas surdas e ouvintes1. Nesse contexto, a Libras percebida como uma ferramenta necessria no s para a comunicao dos surdos, mas como uma conquista com vistas sua incluso social e cultural. Embora este reconhecimento tenha ocorrido tardiamente no Brasil em

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002285

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

relao a outros pases (Estados Unidos, Frana, Sucia, Uruguai), dez anos aps aprovao da referida lei, ainda se reflete a ausncia da Libras nos espaos pblicos, sobretudo na escola, onde o processo de ensino e aprendizagem no inclui a Libras no uso corrente das prticas pedaggicas e nem como disciplina no currculo. Infelizmente, ainda grande o desconhecimento, gerando, uma poltica de resistncia, desvalorizao e desrespeito ao estatuto lingustico da Libras. Contudo, as pesquisas afirmam que as lnguas de sinais so verdadeiramente lnguas. Stokoe, um linguista americano, comprovou, que a lngua dos sinais atendia a todos os critrios lingusticos de uma lngua genuna, no lxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenas (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 30). Posteriormente divulgou um dicionrio e uma gramtica de ASL (Lngua de Sinais Americana). Estes foram os primeiros estudos lingusticos sobre as lnguas de sinais. A partir disso, outros linguistas tomando por base os estudos de Stokoe, pesquisaram as lnguas de sinais de seus pases evidenciando, assim, o estatuto de lngua2. Com o reconhecimento legal, a Libras mais uma dentre as inmeras lnguas e to brasileira quanto lngua portuguesa e as lnguas indgenas do Brasil, pois so faladas por surdos e ouvintes nativos brasileiros. As organizaes sociais de/para surdos lutam para que a Libras seja respeitada e includa no mbito educacional, na comunicao entre pais e filhos surdos, nos meios de comunicao social a fim de que se garanta um crescente contato e adeso sua aprendizagem. Aps a aprovao da Lei da Libras, houve a sua regulamentao, atravs do decreto n 5626 de 22 de Dezembro de 2005. De uma maneira geral, o teor do documento abrangente no que refere incluso da Libras como disciplina curricular, da formao de professor e de tradutor e intrprete, do acesso das pessoas surdas educao atravs da Libras e da lngua portuguesa e do direito educao e sade dessas pessoas. Este trabalho tem o objetivo de realizar um estudo de anlise comparativa dos planos de ensino da Libras como segunda lngua (L2) de seis Instituies de Ensino Superior (IES) localizadas em quatro regies brasileiras. Com base nesse material foram selecionados os aspectos das ementas e dos contedos devido abrangncia dos assuntos e enfoque dado a essa disciplina. Ressaltamos que foi feita uma pesquisa documental (MARCONI; LAKATOS, 2009), atravs de contato estabelecido com os professores de Libras de algumas universidades federais para disponibilizao do material como tambm a informao dos cursos que incluram a referida disciplina nos

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002286

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

projetos pedaggicos dos cursos de licenciaturas. As reflexes construdas nesse trabalho fundamentam-se na Legislao que trata da Libras, nas autoras Felipe; Monteiro (2005) autoras do livro Libras em Contexto e em Tavares; Carvalho (2010).

Difundindo a Lngua Brasileira de Sinais - Libras O incentivo em torno da socializao (uso e ensino) da Libras, ocorreu, inicialmente em 1997, numa publicao financiada pelo Ministrio da Educao (MEC) da 1 edio do livro Libras em Contexto e do I Curso de Capacitao para Instrutores promovidos pela Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos (Feneis) a partir das pesquisas da Professora Tnya Amara Felipe sobre a metodologia de ensino da Libras. Aps quatro anos, o MEC financiou o Programa Nacional de Apoio Educao de Surdos que distribuiu o material para as Secretarias de Educao e promoo de Cursos para Instrutores e Cursos de Libras para professores de todo o Brasil. Em 2004, foi firmado entre MEC e Feneis o Programa Interiorizando a Libras, com a distribuio do material livro/DVD do Estudante e livro/DVDs do Professor e cursos de capacitao para instrutores, objetivando:
apoiar e incentivar a formao profissional de professores, surdos e no-surdos, de municpios brasileiros, para a aprendizagem e utilizao da lngua brasileira de sinais em sala de aula, como lngua de instruo e como componente curricular (FELIPE; MONTEIRO, 2005, p.5).

Anteriormente legislao que trata a Libras como lngua e seus desdobramentos, percebe-se que a histria dessas iniciativas houve uma preocupao emergente na busca de metodologias de ensino da Libras que enfocasse o contexto de uso da Libras de abordagem comunicativa, pois as experincias de ensino se baseavam (baseiam) ainda numa abordagem estruturalista. A partir do estudo do decreto que trata da insero da Libras como disciplina inserida nas diferentes modalidades dos sistemas de ensino, apresentamos os artigos 3 e 9, seno vejamos:
Art. 3 A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatria nos cursos de formao de professores para o exerccio do magistrio, em nvel mdio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia, de instituies de ensino, pblicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (...)

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002287

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Art. 9 A partir da publicao deste Decreto, as instituies de ensino mdio que oferecem cursos de formao para o magistrio na modalidade normal e as instituies de educao superior que oferecem cursos de Fonoaudiologia ou de formao de professores devem incluir Libras como disciplina curricular, nos seguintes prazos e percentuais mnimos: I - at trs anos, em vinte por cento dos cursos da instituio; II - at cinco anos, em sessenta por cento dos cursos da instituio; III - at sete anos, em oitenta por cento dos cursos da instituio; e IV - dez anos, em cem por cento dos cursos da instituio. (BRASIL, 2005, grifos nossos).

Portanto, nos artigos acima est assegurado o acesso da comunidade escolar para aprendizagem da Libras, sobretudo na formao de professores. Os termos em destaque dizem respeito s instituies de educao superior que devem tomar providncias cabveis como a reformulao dos projetos pedaggicos para inserir a Libras como disciplina obrigatria na matriz curricular dos cursos de licenciaturas, considerando o prazo mximo de dez anos a partir da sua publicao e observando os percentuais mnimos. Dessa forma, essas instituies, frente a uma poltica de expanso, devem garantir a presena do professor de Libras nos seus quadros efetivos. Vimos acima como o ensino de Libras como segunda lngua comeou a ganhar terreno na sociedade e nas instituies de ensino. Vimos tambm que durante muito tempo exigiu-se apenas uma formao tcnica, atravs de cursos de capacitao, para os instrutores que atuam e atuavam no ensino de Libras como segunda lngua. Com a oficializao da Lngua Brasileira de Sinais por meio da lei 10.436/2002 fica obrigada, pela legislao, a incluso da disciplina de Libras nos currculos de cursos superiores, tais como: Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia e demais licenciaturas. A partir de ento, surge a necessidade da formao, em nvel superior, de professores e tradutores dessa lngua. No ano de 2006, para o cumprimento da lei 10.436/02, foi criado o exame ProLibras que uma proposio do Ministrio da Educao para reconhecer e certificar profissionais que possam ensinar e/ou traduzir a Libras, esse exame uma combinao de exame de proficincia e certificao profissional. O ProLibras uma ao de curto prazo para certificar profissionais para participarem dos processos de incluso dos surdos brasileiros. medida que contarmos com a formao de profissionais para atuarem nessas reas, a certificao ter cumprido seu papel (QUADROS et Al, 2009, p. 22). Portanto, o exame ProLibras objetiva avaliar a compreenso e produo em Libras, mas ele no substitui a formao necessria para os profissionais dessa rea.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002288

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Ainda no ano de 2006, devido exigncia de formao de profissionais de Libras, a Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com dezoito instituies de ensino superior, criou o curso semipresencial de Letras/Libras Licenciatura (2006) e Licenciatura e Bacharelado (2008), com o objetivo de formar professores para atuar no ensino de Libras e tradutores com habilidades especficas na traduo Libras/Portugus/Libras. Alm de atender a legislao, o curso se destaca como ao afirmativa na medida em que reconhece a Libras como primeira lngua dos surdos. Paralelamente a essas medidas, as universidades, tambm cumprindo a legislao, passaram a implementar a disciplina de Libras na matriz curricular de seus cursos. Tavares; Carvalho (2010) mostraram em seu estudo que no existe, ainda, um perfil definido para o professor de Libras que entra na universidade. O decreto que determina esse perfil traz exigncias amplas e, s vezes, contraditrias a LDB, - quando permite que na falta do professor qualificado, esse profissional possua apenas o ensino mdio - para a constituio desse profissional. De acordo com o verificado pelas pesquisadoras o perfil dos professores de Libras nas universidades diversificado:
No que se refere formao ou titulao do candidato ao cargo de professor da disciplina Libras, as instituies pesquisadas parecem no ter clareza acerca da qualificao mais adequada para o provimento desse cargo. Nos dez editais analisados, se apresentam doze perfis distintos, que vo desde a simples exigncia de graduao, em qualquer rea, passando pela pesquisa e experincia docente em Libras, at o mestrado nessa rea (TAVARES; CARVALHO, 2010, p. 9).

As autoras tambm verificaram que a exigncia da certificao do ProLibras est presente em quase todos os critrios de seleo para os professores de Libras das universidades, contrariando o decreto que determina que apenas quando no houver profissionais com formao superior especfica em Letras-Libras ou em LetrasLibras/Lngua Portuguesa segunda lngua que devem ser selecionados profissionais com o ProLibras.

Um olhar sobre a disciplina de Libras no ensino superior Tendo em vista que no h uma diretriz curricular que norteie o ensino de Libras, pesquisamos os planos de ensino, da referida disciplina, das universidades pesquisadas abaixo, fazendo uma anlise comparativa. Buscamos universidades em quatro das cinco regies do Brasil, 2 na regio nordeste, 1 na regio norte, 2 na regio sul e 1 na regio sudeste.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002289

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

De acordo com o levantamento feito a disciplina de Libras est alocada, geralmente, nos cursos de licenciatura, tais como: educao fsica, geografia, letras, pedagogia, qumica, filosofia, msica, matemtica e biologia; mas tambm apareceu em cursos como: fonoaudiologia, biblioteconomia e jornalismo. A disciplina aparece tambm como optativa em outros cursos, como: enfermagem, terapia ocupacional, gerontologia, psicologia e engenharias. A seguir, organizamos uma tabela que apresenta as ementas e os contedos da disciplina de Libras em cada universidade pesquisada:

EMENTAS
Histria dos surdos; noes de lngua portuguesa e lingustica; parmetros da Libras; noes de lingustica de Libras; sistema de transcrio, tipos de frases em Libras; incorporao de negao; contedos bsicos de Libras; expresso corporal e fcil; alfabeto manual; gramtica de Libras; sinais de nomes prprios; soletrao de nomes; localizao de nomes; percepo visual; profisses; funes de cargos; ambiente de trabalho; meios de comunicao; famlia; rvore genealgica; vesturio; alimentao; objetivos; valores monetrios; compras; vendas; medidas; meios de transportes; estados do Brasil e suas culturas; dilogos.

CONTEDOS
Histrico, Legislao e surdez: histria da educao de surdos; legislao e surdez. O ser surdo: a cultura surda; a comunidade surda; as identidades surdas; o movimento surdo. Olhando a surdez: aspectos clnicos; aspectos educacionais; aspectos scio-antropolgicos. Lngua ou linguagem: Libras e Lngua Portuguesa estruturas distintas; Lngua e linguagem lngua de sinais ou linguagem de sinais? Portugus sinalizado; parmetros da Libras; mitos nas lnguas de sinais; bilinguismo e surdez; Libras aspectos morfolgicos, fonolgicos, sintticos, semnticos e pragmticos. Praticando a Libras: alfabeto manual; datilologia; sinais e palavras; frases; vocabulrio; Libras em contexto e dilogos. O indivduo surdo ao longo da histria: mitos e preconceitos em torno do indivduo surdo, da surdez e da lngua de sinais; Histria das lnguas de sinais no mundo e no Brasil (contribuies, impacto social e incluso da pessoa surda por meio da Lngua Brasileira de Sinais); Lnguas de sinais como lnguas naturais; Correntes pedaggicas ligadas s Lnguas de sinais. Gramtica da Libras: Fonologia; Morfologia; Sintaxe; Semntica Lexical. Parmetros da lngua de sinais: Expresso manual (sinais e soletramento manual/datilogia) e no-manual (facial); reconhecimento de espao de sinalizao; reconhecimento dos elementos que constituem os sinais; reconhecimento do corpo e das marcas no-manuais; classificadores. Libras como lngua de comunicao social entre pessoas surdas e entre ouvintes e surdos Bilngues: Comunicando-se em Libras nos vrios contextos sociais (dialogando em Libras nas diferentes situaes de interao social); Vocabulrio bsico da Libras; Vocabulrio aplicado prtica; Oraes em Libras; Canes e Histrias em Libras. Legislao aplicada a

I E S 1

I E S 2

Reflexo sobre os aspectos histricos da incluso das pessoas surdas na sociedade em geral. Histrico da educao de surdos no Brasil e no mundo. A Libras como lngua de comunicao social em contexto de comunicao entre pessoas surdas e como segunda lngua. Estrutura lingustica e gramatical da Libras. Vocabulrio aplicado da Libras. Oraes em Libras. O intrprete de LS e a interpretao como fator de incluso e acesso informao. A escrita de sinais

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002290

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Libras Noes de signwriting (escrita de sinais) Cultura e identidade surda. Desconstruo dos mitos em relao s lnguas de sinais A Lngua de Sinais Brasileira Libras: caractersticas bsicas da fonologia. Noes bsicas de lxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos visuais (figuras, fotos, dramatizaes, etc.). Praticas de Libras em contexto. Culturas surdas / identidades surdas; Nome / batismo do sinal pessoal; Apresentao pessoal/ e cumprimentos; Famlias e relaes entre os parentescos; Numerais cardinais e numerais para quantidades; Saudaes/ advrbio de tempo/ dias de semana / calendrio / ano sideral; Caractersticas das roupas/ cores; Cotidiano / situaes formais e informais; Objetos e partes de sala de aula Pessoas / coisas / animais Plural / singular; Localizao de trabalho / escola / casa; Sinais relacionados ao ambiente de estudo e de curso; Perspectiva / direes; Sinais relacionados ao ambiente domstico; Profisso / funo / ambiente de trabalho; Meios de comunicao; Valores monetrios; Alimentos e bebidas / pesos / medidas; Esportes; Meios de transportes / Estados do Brasil / lnguas do mundo. OBS: todos os contedos trabalhados so contextualizados com verbos, pronomes, classificadores, viso-espacial, expresses faciais e corporais, etc.; nas prticas nas conversaes em todas as aulas. Fundamentos lingusticos e culturais da Lngua Brasileira de Sinais. Desenvolvimento de habilidades bsicas expressivas e receptivas em Libras para promover comunicao entre seus usurios. Introduo aos Estudos Surdos. Datilologia: alfabeto manual e Nmeros cardinais (de 1- 100); Batismo do sinal pessoal; Saudaes; Principais reas de vocabulrio a serem desenvolvidos (nvel elementar): ambientes domstico e escolar; espaos urbanos; calendrio; natureza (elementos e fenmenos); famlia; cores; alimentao (frutas, bebidas e alimentos simples); animais domsticos; materiais escolares; profisses; Pronomes pessoais, possessivos, interrogativos, demonstrativos; Aspectos bsicos da lingustica: fonologia ( cinco parmetros); morfologia( singular e plural); Advrbios de tempo; Classificadores para formas e descrio de objetos; Verbos para comunicao bsica (cotidiano): verbos: formas afirmativas e negativas; Aspectos do dilogo em Libras; Introduo aos estudos surdos: lngua, educao, culturas surdas e interpretao. Introduo ao conhecimento de Libras. Noes de tempo, ao, uso do espao na enunciao e formas bsicas de contato cotidiano. Alfabeto digital: digitao e ritmo. Numerais em Libras e Cumprimentos e saudaes em Libras. Vocabulrio bsico das situaes cotidianas.

I E S 3

I E S 4

I E S

Surdez e linguagem; papel social da Lngua Brasileira de Sinais (Libras); Libras no contexto da educao inclusiva bilngue; parmetros formacionais dos sinais, uso do espao, relaes pronominais, verbos direcionais e de negao, classificadores e

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002291

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

expresses faciais em Libras; ensino prtico da Libras.

Desenvolvimento da percepo visual dos alunos quanto aos parmetros formacionais dos sinais. Pronomes Pessoais e suas relaes espaciais constitutivas. Verbos direcionais. O uso das expresses faciais e os diferentes tipos de frases (interrogativas, afirmativas, exclamativas); Desenvolvimento de dilogos e narrativas em Libras. Conceito de Educao Inclusiva Bilngue. Comunidades Surdas e Identidade Surda. Alfabeto datilolgico e nmeros; tipos de frases, uso do espao e de classificadores; vocabulrio da Libras; nveis lingusticos: fonologia, morfologia, sintaxe, semntica e pragmtica; histria das lnguas de sinais e da Libras, abordagens educacionais, mitos construdos em torno da surdez e da lngua de sinais, cultura e identidades surdas; legislao e surdez; formao de professores; o ensino de lngua portuguesa como L2.

I E S 6

Fundamentos histrico-culturais da Libras e suas relaes com a educao dos surdos. Parmetros e traos lingusticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilolgico. Expresses no-manuais. Uso do espao. Classificadores. Vocabulrio da Libras em contextos diversos.

* IES Instituies de Ensino Superior

A palavra ementa tem sua origem no verbo latim emeniscor, que significa ideia, apontamento ou instrumento para lembrana. Saindo dessa concepo cotidiana da palavra, o termo ementa passou a ser incorporado pela terminologia tcnica de diferentes reas. De acordo com Guimares, 2004:
No mbito da Educao, a ementa comumente entendida como relao de tpicos em programas de ensino. No entanto, de estranhar uma concepo de tal natureza, pois, partindo-se do pressuposto que todo plano de ensino deva conter ao menos o contedo programtico, os objetivos, e o modus operandi (metodologia de ensino e avaliao) da disciplina, deveria a ementa, enquanto sntese, permitir a efetiva visualizao de tais aspectos (GUIMARES, 2004, p. 31).

A ementa de uma disciplina costuma ser uma descrio discursiva que resume o contedo conceitual ou processual da disciplina. As caractersticas formais de uma ementa disciplinar devem apresentar tpicos essenciais da matria sob a forma de frases nominais e deve ser redigida em texto contnuo, e no em tpicos, permitindo a visualizao da disciplina no seu todo. Podemos observar acima que a ementa da disciplina de Libras da IES 1 no possui estrutura adequada ao que temos como padro de organizao de ementa, pois h um detalhamento excessivo na descrio dos contedos. Acreditamos que tenha havido uma confuso em organizar o que seria o contedo programtico e como ele deve ser destacado na ementa disciplinar.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002292

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Outro aspecto que observamos foi a similaridade na proposio das ementas, como, tambm, j observado pelas pesquisadoras Tavares; Carvalho (2010):
Apesar de haver uma singularidade por parte das instituies ao traar o perfil dos professores da disciplina Libras, observa-se que as ementas propostas apresentam similaridades, havendo apenas uma nfase maior ou menor na questo do uso da lngua. Constata-se a recorrncia nas temticas sobre a Histria da Educao dos Surdos, a identificao de aspectos lingusticos, quase no se apresentando nestas, questo da Cultura Surda e sua importncia para a concretizao de uma incluso escolar cidado do sujeito Surdo (TAVARES; CARVALHO, 2010, p. 9-10).

Percebemos que o tema Cultura Surda e suas discusses correlatas aparecem explicitamente em trs ementas como assunto a ser abordado, mas que ao analisarmos os contedos propostos, constatamos que o tema abordado em todos os programas, com exceo da IES 2, contrariando o que foi constatado na pesquisa de Tavares; Carvalho (2010). As ementas fazem uma referncia maior a contedos de aspectos tericos sobre a histria, cultura, identidade e estrutura da Libras - aspectos mais descritivos da lngua do que ao ensino e ao uso da mesma. Percebemos que quando h, na ementa, uma descrio de contedos relacionada ao ensino de vocabulrio da Libras sempre existe a preocupao de que este vocabulrio esteja inserido em um contexto de dilogos e prticas. Em apenas uma ementa apareceu o tema escrita de sinais, acreditamos que isso se deva a recenticidade dos estudos nessa rea. Em relao aos contedos abordados, assim como nas ementas, constatamos algum grau de similaridade em sua proposio. Alguns programas apresentam parte de seus contedos de maneira muito genrica no deixando claro o que efetivamente ser trabalhado dentro do tema proposto, como o exemplo das IES 1, 2, 5 e 6 que trazem como descrio de contedo algo como vocabulrio em Libras; ao passo que outros programas trazem contedos bem detalhados, como o exemplo das IES 3 e 4. Percebemos que a disposio dos contedos referentes ao ensino propriamente dito da lngua, apesar de no ter uma sequencialidade, parece estar organizada em funo da proposio de contedos apresentada no livro Libras em Contexto de Tnya Amara Felipe (2005), mesmo este livro no aparecendo em alguns programas como referncia bibliogrfica para a elaborao da disciplina. Outro ponto observado foi que em quase todos os programas os contedos tm incio com o ensino da datilologia ou alfabeto manual, seguido pelo tema nmeros. O

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002293

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

que nos leva a uma reflexo: por que o ensino de Libras sempre inicializa pela aprendizagem do alfabeto manual? No poderamos pensar em um ensino de Libras mais contextualizado na vivncia da lngua? claro que verificamos algumas tentativas nesse sentido, por exemplo, a iniciativa de introduzir nas aulas canes e histrias em Libras para contextualizar a lngua, como observamos na descrio de contedo da IES 2, mas so iniciativas ainda tmidas diante de contedos que parecem se apresentar ainda de forma categrica. Outra maneira de vivenciar a lngua pode apresentar-se atravs de outras atividades que no s a de aprender sinais, como por exemplo, iniciativas de assistir a filmes sobre surdez, elaborar PCCs decorrentes de visitas a instituies de surdos, entre outras, como aparece no programa de algumas universidades na descrio da metodologia que, no momento, no ser analisada. Em nossa anlise, identificamos alguns contedos (temas) comuns a todos os programas, tais como: famlia, cores, calendrio, cumprimentos, etc; mas tambm encontramos em alguns programas grupos especficos de sinais, como: profisses, alimentos, materiais escolares, etc. Em relao aos contedos lingusticos percebemos que esto bem demarcados entre contedos terico e prtico, sentimos falta de uma relao mais ntima entre essas duas partes. Sabemos que a carga horria dispensada a essa disciplina nas universidades no suficiente para termos uma excelncia na aprendizagem da lngua, mas precisamos oferecer o mximo possvel dentro da disponibilidade de horas que temos. Afinal, quantas horas seriam necessrias para um ensino de Libras minimamente suficiente? A carga horria destinada a disciplina de Libras nessas IES variam de 30 a 68 horas.

Consideraes Finais As ementas e os contedos de seis IES que foram aqui, analisadas, contribuem para uma maior discusso acerca da necessidade de elaborao de diretrizes curriculares para o ensino de Libras na educao bsica e no ensino superior. Alm disso, outros aspectos do programa como a metodologia, a avaliao, o uso de recursos, o material didtico parece-nos determinantes no processo de ensino e aprendizagem da Libras nos cursos que contemplam apenas uma disciplina e que permita ao aluno o seu uso e interesse a uma formao continuada. Apesar da Libras ser ensinada numa perspectiva de segunda lngua, devemos pensar o espao e o momento em que a lngua portuguesa utilizada nesse ensino. Embora no seja esse o nosso foco, compreendemos que o uso da lngua portuguesa (oral e/ou escrita) poder influenciar na aprendizagem dos alunos.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002294

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Na mesma direo, outro fator no menos importante, nesse contexto de ensino, o ensino da Libras na disciplina de Libras, ou seja, o material analisado no deixa claro o quantitativo de carga horria em que os alunos tenham o mximo de tempo de explorao da Libras pelo professor. Ser que os contedos distribudos (30 a 68 horas) garantem esse uso efetivo? O que se constata que existe uma separao entre contedos tericos (uso de textos, visitas, relatrios, filmes) e prticos (aprendizagem do vocabulrio), e por isso deve ser garantida uma distribuio de carga horria de ensino efetivo em torno de 70%, considerando, apenas uma disciplina e, portanto, uma oportunidade desses alunos e futuros professores ter acesso aprendizagem da lngua. Outra proposio considerar a incluso de uma segunda disciplina que trate, de acordo com as ementas e contedos acima, dos assuntos referentes surdez (histria, cultura, educao, legislao, dentre outros), garantindo uma carga horria maior ao uso da Libras em diversos contextos. O material analisado utilizado nos diversos cursos de licenciaturas. Observamos que as semelhanas existentes entre os contedos das IES no permitem que seja dado um enfoque no vocabulrio especfico do curso em que a disciplina foi includa. Os alunos, oriundos dos diversos cursos de formao de professores recebem os mesmos contedos, portanto, no estabelecendo uma diferena no ensino especfico para cada curso. Embora o decreto 5626/2005 garanta uma disciplina de Libras nos cursos de licenciaturas das IES, compreendemos que para cumprir o objetivo da formao do aluno licenciado, o ensino da Libras para fins especficos numa condio de outra disciplina na matriz curricular do curso, poderia contemplar o conjunto de conhecimentos acerca do curso a serem aplicados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos da educao bsica. So iniciativas que poderiam favorecer o espao da Libras na IES e uma discusso sobre Poltica Lingustica da Libras nos contextos scio-educacionais.

Notas
1

O termo pessoas ouvintes se refere queles que pertencem a uma comunidade majoritria e que ouve uma lngua oral-auditiva e que no apresenta um dficit auditivo.
2

No Brasil, a linguista Lucinda Ferreira Brito na dcada de 1980 iniciou as pesquisas sobre a Libras e contou com a colaborao de pessoas surdas.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002295

XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didtica e Prticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012

Referncias Bibliogrficas BRASIL. Decreto n 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. BRASIL. Lei n 10.436 de 24 de Abril de 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - Libras e d outras providncias. FELIPE, T. A.; MONTEIRO, M. S. Libras em Contexto: Curso Bsico: Livro do Professor. 5 Ed. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial, 2005. GUIMARES, J. A. C. Elaborao de ementas jurisprudenciais: elementos tericometodolgicos. 2004. 154f. Srie Monografias do CEJ. Braslia:UnB. MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Tcnicas de Pesquisa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisas, elaborao, anlise e interpretao de dados. 7 Ed. So Paulo: Atlas, 2009. QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Lngua de Sinais Brasileira: estudos lingusticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004. QUADROS, R. M. e all. Exame Prolibras. Florianoplis: UFSC, 2009. TAVARES, I. M.; CARVALHO, T. S. S. Incluso escolar e a formao de professores para o ensino de Libras (Lngua Brasileira de Sinais): do texto oficial ao contexto. 2010. Disponvel em: <http://dmd2.webfactional.com/media/anais/INCLUSAO-ESCOLAR-E-AFORMACAO-DE-PROFESSORES-PARA-O-ENSINO-DE-LIBRAS-(LINGUABRASILEIRA-DE-SINAIS.pdf> Acesso em: 10 fev. 2011. ISSN: 1981 3031.

Junqueira&Marin Editores Livro 2 - p.002296

You might also like