You are on page 1of 6

www.jurisway.org.

br

Direito Ambiental

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

Coletnea de questes de Direito Ambiental 2009


01 - Tendo em vista as normas sobre meio ambiente constantes da CF, assinale a opo correta. A) Compete Unio, aos estados e ao DF legislar sobre florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, proteo do meio ambiente e controle da poluio. Aos municpios cabe suplementar a legislao federal e a estadual, no que couber. B) A floresta amaznica brasileira, a mata atlntica e o pantanal mato-grossense so considerados patrimnio nacional. Assim tambm o so a Serra do Mar, a zona costeira, o cerrado e a caatinga, devendo a utilizao de qualquer dessas reas dar-se na forma da lei. C) Em face do princpio constitucional da livre iniciativa, os recursos minerais podem ser explorados independentemente de autorizao ou de concesso do poder pblico, mas o explorador deve promover a recuperao do meio ambiente degradado de acordo com as normas tcnicas exigidas pela administrao. D) O meio ambiente bem de uso especial, sob domnio do Estado, e sua utilizao se d por interesse da administrao.

Coletnea de questes de Direito Ambiental 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

02 - Com base na disciplina legal sobre a poltica de desenvolvimento urbano, julgue os itens a seguir. I- Compete aos municpios instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, incluindo-se habitao, saneamento bsico e transportes urbanos. II- O plano diretor, instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e expanso urbana, obrigatrio para as cidades com mais de vinte mil habitantes, para as que pertencem a regies metropolitanas e aglomeraes urbanas e para as que integram rea de especial interesse turstico. III- Aquele que possuir, como sua, rea ou edificao urbana de at duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. IV- Compete aos municpios, como executores da poltica de desenvolvimento urbano e no exerccio de sua autonomia legislativa, editar normas gerais de direito urbanstico. Esto certos apenas os itens A) I e II. B) I e IV. C) II e III. D) III e IV.

Coletnea de questes de Direito Ambiental 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

03 - Considerando as normas constitucionais sobre meio ambiente, assinale a opo correta. A) O direito integridade do meio ambiente, que constitui prerrogativa jurdica de titularidade individual, e no coletiva, assim atribudo ao individuo identificado em sua singularidade. B) Alm de buscar a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente, o poder pblico tem o encargo de promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino. C) Sendo o meio ambiente bem de carter difuso, no se reconhece legitimidade ao cidado para que proponha, isoladamente, ao popular com o objetivo de anulao de ato lesivo ao meio ambiente. D) Incumbe ao poder pblico definir, em todas as unidades da Federao, espaos territoriais a serem especialmente protegidos, sendo a alterao e a supresso permitidas somente por meio de ato do Poder Executivo no exerccio do poder de polcia administrativa.

04 - Assinale a opo correta com relao aos princpios do direito ambiental. A) Em conformidade com o princpio do desenvolvimento sustentvel, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das geraes futuras. B) O princpio do poluidor-pagador estabelece que a pessoa, fsica ou jurdica, antes de desenvolver atividade considerada causadora de degradao ambiental, ter de pagar para evitar a contaminao. C) O ressarcimento do dano ambiental deve ocorrer, preferencialmente, mediante indenizao em dinheiro, e, secundariamente, pela reparao natural do ambiente degradado. D) Conforme o princpio do limite, o particular que pretenda desenvolver atividade ou empreendimento que cause significativa degradao ambiental tem o dever de fixar parmetros que levem em conta a proteo da vida e do prprio meio ambiente.

Coletnea de questes de Direito Ambiental 2009

Veja tambm outras provas da OAB e de concursos pblicos: www.jurisway.org.br/concursos

05- Considerando a tutela do meio ambiente cultural, assinale a opo correta. A) So bens sujeitos a tombamento os provenientes da atividade humana, como os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural. Os bens naturais, como os stios arqueolgicos e as paisagens naturais, no podem ser objeto de tombamento ambiental. B) Compete Unio, aos estados e ao DF legislar concorrentemente sobre a proteo do patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico. C) O tombamento, como instrumento de proteo do patrimnio histrico e artstico nacional, pode recair em bens particulares, mas no em bens pblicos. D) Um bem somente pode ter reconhecido seu valor cultural e ser, portanto, objeto de tombamento, por via legislativa ou por intermdio de procedimento administrativo, no admitindo a legislao que o tombamento seja feito por determinao jurisdicional. 06- O 4. do art. 225 da CF estabelece que a Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato- Grossense e a Zona Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Em face desse dispositivo, assinale a opo correta. A) O poder pblico est impedido de promover a desapropriao de imveis rurais para fins de reforma agrria nas reas referidas no preceito constitucional em apreo. B) Os proprietrios dos imveis particulares inseridos nas florestas e matas referidas nesse dispositivo constitucional podem utilizar os recursos naturais existentes nessas reas, desde que observadas as prescries legais e respeitadas as condies necessrias preservao ambiental. C) Tal preceito constitucional converteu em bens pblicos os imveis particulares abrangidos pelas florestas e pelas matas nele referidas. D) A mata atlntica, que integra o patrimnio nacional, considerada bem da Unio.

Coletnea de questes de Direito Ambiental 2009

Experimente responder s questes da OAB de forma interativa: www.jurisway.org.br/provasOAB

Coletnea de questes de Direito Ambiental 2009


Respostas:

01 02 03 04 05 06

A C B A B B

As questes 01 e 02 so do Exame Unificado 2009.1 que ocorreu dia 17/05/2009 As questes 03 e 04 so do Exame Unificado 2009.2 que ocorreu dia 13/09/2009 As questes 05 e 06 so do Exame Unificado 2009.3 que ocorreu dia 17/01/2010

Coletnea de questes de Direito Ambiental 2009

You might also like