You are on page 1of 3

Consultoria e Servios de Engenharia .

cse@belsol.com.br - fone: (35) 3712-4175 - fax: (35) 3714-2349


Rua Guaicurus, 460 - Vila Togni - Poos de Caldas - M.G. cep:37 704 347 _______________________________________________________________________________________________

Meus amigos, Est certssimo quando se diz que o sol a maior fonte de energia da terra, e mais ainda quando se afirma que esta energia a mais bem aproveitada pelo planeta (e claro, estamos nesta carona). Mas, (tem sempre um mas quando o assunto energia) todos aqueles que pretendem utilizar energia solar, precisam saber que existe uma grandeza fundamental (que tem permanecido constante nos ltimos 2,5 bilhes de anos e tudo indica que assim permanecer nos prximos 5 bilhes de anos [isto , enquanto o sol, como estrela an amarela, permanecer na chamada sequncia principal]). Esta grandeza chama-se constante solar e traduz a mdia da densidade energtica emitida pelo sol e interceptada por nosso planeta, em sua distncia orbital mdia, ao nvel de sua atmosfera superior. Esta constante : Cte sol. = 1.367 W/m. De toda esta energia recebida do sol: 35 % refletida de volta para o espao. 45 % absorvida por nossa atmosfera densa, dando origem aos movimentos e aquecimentos atmosfricos, regimes de ventos e grande parte do clima. Os 20 % restantes so os que chegam at ns e so responsveis pelas correntes martimas, calefao das guas e das terras, fotosntese, evaporao das guas, consequentemente dos regimes de chuvas, portanto tambm componente vital do clima.

Sabemos que a forma da terra definida como um geide, mas para efeito de um clculo de ordem de grandeza podemos consider-la uma esfera cujo meridiano mdio seja 40.000 km, ento:

Merid.T = Diam.T =

40.000,00 12.732,40

km km

rea T = Sec. T = Cte sol = E Bruta = E Disp = E fin = Onde:

509.295.817,89 127.323.954 1.367,00 341,75 20,00 68,35

km km W/m W/m % W/m

Merid.T = Meridiano mdio da terra; Diam. T = Dimetro mdio da terra; rea T = rea total da terra; Sec.T = rea da seco da esfera que intercepta a total energia do sol, irradiada na direo da terra; Cte sol = Constante solar; E Bruta = Cte sol x Sec.T / rea T = Energia solar total, interceptada pela projeo da terra e redistribuida pela superfcie total da terra. (Representa a energia solar mdia, total, interceptada pela terra e distribuida por toda a superfcie terrestre); E Disp = 20 % ( o percentual energtico que chega ao nvel do solo); E fin = Energia solar mdia, por metro quadrado, passvel de ser aproveitada por ns, quando se visa o planeta como um todo.

claro que em reas tropicais e altas, podemos ter alguns picos instantneos maiores que este valor, mas se explorada sistematica e democraticamente este o valor mdio por metro quadrado do planeta. Continuamos cobertos de razo, quando dizemos que nossos transdutores energticos ainda no so suficientemente eficientes. Com nosso pico tecnolgico atual, a mxima eficincia atingida por ns (o que ainda no foi computado nos nmeros acima) : Aplicaes trmicas: Ef Th = 17 % Transformaes foto-voltaicas Ef ftv = 25 % O que nos d um aproveitamento real mdio de: 68,35 x 0,17 = 11,62 W/m (Trmico) 68,35 x 0,25 = 17,09 W/m (Foto-voltico)

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


2

Isto nos mostra que a utilizao da energia solar excessivamente cara e que provavelmente nunca passar de um papel de energia auxiliar, complementar. Mas no quer dizer que no possa ou no deva ser utilizada em locais propcios e com carncia de outros recursos. Mas, como anteriormente dito, toda ela j muito bem utilizada pelo planeta e se tentarmos utiliz-la sistematicamente, com certeza causaremos um desequilbrio que impactar nosso clima tanto quanto ou mais que a utilizao de combustveis fsseis ou renovveis. Portanto, sua utilizao dever ser com sabedoria e parcimnia. Como j disse diversas vezes, a utilizao de energia em grandes blocos, ter sempre um impacto ambiental equivalente, no importa sua origem. Qualquer dvida, estou disposio. P. F.C.P.

CSE consultoria e servios de engenharia ltda.


3

You might also like