You are on page 1of 23

A Comunicao cidad sob o enfoque do transnacional*

Denise Cogo** Resumo

Anlise da Comunicao cidad como processo de criao de espaos comunicativos transnacionais que resultam da articulao de trs outros processos de mudana social que aparecem associados ao fenmeno da globalizao: as possibilidades de experimentao abertas pelas tecnologias da Comunicao, a intensificao das redes sociais e o incremento dos movimentos migratrios transnacionais. Tomamos as prticas comunicativas das migraes transnacionais como exemplo para refletir sobre como os exerccios da Comunicao cidad vo se definindo por modos especficos de interaes transnacionais dos migrantes com as tecnologias da Comunicao desde a perspectiva tanto do consumo individual como da ao solidria em nvel coletivo. Palavras-chave: Comunicao. Cidadania. Transnacionalismo. Redes sociais. Migraes.

Citizen communication in the transnational noose Abstract

Analysis of citizenry communication as a process of creating transnational communicative spaces, resulting in the articulation of another three social change processes seemingly associated with the globalization phenomenon: namely the experimental possibilities opened by communication technology, the intensifica* Verso deste texto foi apresentado no NP Comunicao para a Cidadania durante o VIII Nupecom Encontro dos Ncleos de Pesquisas em Comunicao, evento integrante do XXXI Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao, realizado em Natal (RN), em setembro de 2008. As reflexes reunidas aqui integram projeto de pesquisa Mdias e migraes contemporneas como movimentos sociais: uma anlise desde a instncia miditica como lugar de configurao da cidadania dos migrantes, desenvolvido com o apoio do CNPq, CAPES e Unisinos. ** Ps-doutorado na Universidade Autnoma de Barcelona (UAB). Professora Doutora titular do Programa de Ps-Graduao em Cincias da Comunicao da Unisinos RS, Pesquisadora Produtividade do CNPq. Co-coordenou entre 20042008 o Programa Acadmico de Cooperao Internacional Brasil-Espanha desenvolvido com a participao de pesquisadores da Unisinos e UAB. So Leopoldo, RS. E-mail denisecogo@uol.com.br.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

81

DENisE COGO

tion of social networks and the increased transnational migratory movement. We used transnational migration communication practice as our example in order to reflect on how citizenry communication practices are moulded by specific kinds of transnational migratory interaction with communication technology from its perspective through to individual consumption such as group solidarity. Key words: Communication. Citizenship. Trans-nationalism. Social networks. Migrations

La Comunicacin ciudadana bajo el enfoque de lo transnacional Resumen

Anlisis de la comunicacin ciudadana como proceso de creacin de espacios comunicativos transnacionales que resultan de la articulacin de tres otros procesos de cambio social que aparecen asociados al fenmeno de la globalizacin: las posibilidades de experimentacin abiertas por las tecnologas de la comunicacin, la intensificacin de las redes sociales y el incremento de los movimientos migratorios transnacionales. Tomamos las prcticas comunicativas de las migraciones transnacionales como ejemplo para reflexionar sobre cmo los ejercicios de la comunicacin ciudadana van definindose por modos especficos de interacciones transnacionales de los migrantes con las tecnologas de la comunicacin desde la perspectiva tanto del consumo individual como de la accin solidaria a nivel colectivo. Palabras clave: Comunicacin. Ciudadana. Transnacionalismo. Redes sociales. Migraciones.

Introduo

ste texto tem como objetivo propor um debate sobre a Comunicao cidad que resulta das possibilidades que adquiriram indivduos, grupos e movimentos sociais de construo e insero transnacionais de prticas de Comunicao visando a diferentes agendas de transformao social e/ou de democratizao dos processos de Comunicao. A criao do que denominamos de espaos comunicacionais transnacionais para o exerccio da cidadania, por meio da apropriao e usos das tecnologias da Comunicao, est articulada a trs processos de mudana social que aparecem associados ao fenmeno da chamada globalizao: as possibilidades de experimentao abertas pelas tecnologias da Comunicao, a intensificao das redes sociais e o incremento dos movimentos migratrios transnacionais.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

82

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

Processos de mudana e Comunicao cidad transnacional Um primeiro processo de mudana social est relaciona do s possibilidades de experimentao abertas pelo desenvolvimento das tecno logias da Comunicao como espaos relevantes de construo e circulao de imaginrios e de agendas relacionados s disputas de cidadania nos mbitos socioeconmico, poltico e cultural. Essas experimentaes1 tm favorecido a ascenso de micropolticas de empoderamento dos sujeitos para alm do mbito dos estados-nao, propiciando modos de apropriao e gesto comunicacionais que se caracterizam, de modo crescente, por serem difusos, descentralizados, efmeros e multidimensionais. Um segundo processo situa-se na intensificao das redes sociais como modalidade de relacionamento e mobilizao das sociedades contemporneas que comportam dimenses inventivas e solidarsticas e implicam em um tipo de circunscrio que extrapola as dinmicas locais e nacionais, ainda que estejam a elas relacionada. Os intercmbios solidarsticos, mais do que as formas de organizao coletivas centralizadas o que caracteriza o que a pesquisadora Ilse Scherer-Warren denomina de redes de comunidades virtuais identitrias quando busca distinguir os movimentos sociais contemporneos como redes sociais complexas. No marco dessas redes, segundo assinala autora, os atores coletivos constroem suas identidades, em um processo dialgico de identificaes ticas e culturais, intercmbios, negociaes, resolues de conflitos e de resistncia aos mecanismos de excluso sistmica na globalizao. O que vm implicando num sentimento coletivo sobre as dificuldades, desafios e possibilidades de realizar poltica e emocionalmente sua condio de sujeito [..,] (SCHERER-WARREN, 2006, p.6).
A opo pelo termo experimentao tm por objetivo dar nfase ao carter relativamente aberto e de (re) inveno das tecnologias a partir de sua apropriao por sujeitos sociais, segundo aparece explorado em alguns estudos de Comunicao e cidadania realizados nas ltimas dcadas. No nossa inteno emitir juzos de valor ou estabelecer termos comparativos sobre a qualidade tcnica ou a capacidade de incidncia dessas tecnologias na vida social em relao a determinados modos hegemnicos ou institudos de usos tecnolgicos.
1

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

83

DENisE COGO

Nessa perspectiva, as redes vm se constituindo, em muitos casos, em movimentos de contraposio s lgicas de excluso cidad instauradas no marco da atual ordem econmica e poltica global, sem que se constituam, evidentemente, em instncias desprovidas de assimetrias e hierarquizaes nas quais se desenvolvem pr ticas comunicacionais que visam autonomia da sociedade. Um terceiro e ltimo processo diz respeito ao incremento dos movimentos migratrios em mbito internacional2 que vm colaborando para a intensificao e aprofundamento dos contatos, intercmbios e conflitos culturais, assim como para a emergncia de outras duas importantes modalidades de cidadania na agenda social da contemporaneidade: a intercultural e a cosmopolita. A diversidade cultural, constituda pelo amplo espectro de subjetividades dos migrantes que compe esses movimentos, aprofunda a tenso de uma globalizao vivenciada como ponto de interseco entre a liberdade do sujeito e a ao de barreiras e limites impostos a essa liberdade por instituies e tecnologias de poder. Na sntese sugerida por Mezzadra (2005, p.45), a figura do migrante concentraria em si um conjunto de contradies que dizem respeito estruturalmente liberdade de movimento celebrada como um do pilares da civilizao ocidental moderna. J no final dos anos 90, em sintonia com essa perspectiva, Garca Canclini (1999) constatava a vantagem que levava a tarefa de fazer investimentos econmicos sobre a de se tornar cidado em um pas estrangeiro para nos alertar sobre o protagonismo reservado ao controle e regulao das migraes na constituio dos projetos de integrao regional, como os da Unio Europia e Mercosul. Observamos, seguindo as reflexes de Scherer-Warren, o quanto essa tenso mobilidade-controle vem colaborando para que as migraes assumam uma perspectiva solidarstica que no parece corresponder clssica definio de movimentos sociais. As iniciativas dos migrantes de mobilizaes em rede sugerem o
Estimativas de 2005 calculam que cerca de 200 milhes de pessoas ou 2,8% da populao mundial, era constituda, por migrantes (WENDEM, 2005). Vale lembrar, contudo, que as estatsticas no refletem suficientemente a presena das chamadas migraes clandestinas ou no regularizadas.
2

84

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

quanto podem se definir no marco do que a pesquisadora conceitua como um amplo conjunto de prticas sociais dispersas, com autonomia entre si, com agendas e projetos prprios, mais abertos a parcerias, intercmbios e cooperaes com sujeitos e associaes congneres, ou receptivas a mobilizaes em decorrncia de uma afinidade tica ou poltica (SCHERER-WARREN, 2006, p.6). Assumimos, portanto, a inter-relao entre esses trs eixos tecnologias da Comunicao, redes sociais e movimentos migratrios - como ponto de partida para propor um itinerrio de entendimento da dimenso transnacional que conformam as estratgias de Comunicao cidad na contemporaneidade e pensar as possibilidades de sua incorporao ao pensamento comunicacional orientado s reflexes sobre Comunicao, cidadania e movimentos sociais. Desde uma perspectiva da historicidade da Comunicao alternativa e popular3, entendemos que esse carter transnacional da Comunicao cidad j tecido com certa organicidade, nos anos 1980 e 1990. Podemos identific-lo, por exemplo, no marco de certas interconexes entre projetos alternativos e comunitrios de Comunicao desenvolvidos em distintos pases latino-americanos4 ou, ainda, por meio de circuitos inter-regionais (Amrica LatinaEuropa) de obteno de financiamento para esses projetos5. O que buscamos identificar, nas reflexes aqui propostas, so as especificidades que podem assumir, na atualidade, essas prticas de Comunicao cidad transnacionais, tomando como exemplo o seu exerccio no contexto das migraes internacionais no que se refere s atuais dinmicas de gesto, produo e circulao de tecnologias da Comunicao.
Um debate sobre a Comunicao alternativa e popular e suas relaes com os processos de cidadania pode ser encontrado em COGO (2005). 4 So exemplos, a formao de comunicadores de diferentes pases latino-americanos em cursos de formao como o do CIESPAL (Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicacin para Amrica Latina), sediado, em Quito, no Equador ou, ainda, o intercmbio de capacitadores em Comunicao popular, como aqueles pertencentes ALER (Associao Latino-Americana de Educao Radiofnica) que, procedentes do Peru, ministravam oficinas em rdios comunitrias para lideranas locais e regionais de outros pases, como o Brasil. 5 Exemplo so os recursos oriundos de organismos vinculados Igreja Catlica, como o Adveniat, da Alemanha, para implementao e desenvolvimento de projetos e centros de Comunicao popular por movimentos sociais na Amrica Latina.
3

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

85

DENisE COGO

Para construir esse itinerrio, em um primeiro momento, nos dedicamos a situar nossa compreenso acerca dos conceitos de cidadania e Comunicao cidad, de transnacionalismo e redes sociais, para, na seqncia, propormos reflexes sobre as experincias e prticas de Comunicao cidad transnacional que derivam das apropriaes e usos especficos que fazem os migrantes das tecnologias da Comunicao6. A tessitura desse itinerrio de anlise implica no reconhecimento, e nos riscos nele contido, da necessidade de relativizao do chamado nacionalismo metodolgico que vem marcando a produo cientfica em cincias humanas. Embora o nacional se mantenha ainda como uma dimenso conformadora de imaginrios e prticas de nossa sociedade, o incremento dos processos transnacionais de interdependncia que conforma a vida social constitui uma realidade que resulta da prpria expanso das tecnologias da Comunicao nas ltimas dcadas. Quando verificamos que os processos sociais se desenrolam, de modo crescente, para alm ou na interseco das fronteiras nacionais, se torna insuficiente seguirmos postulando a produo de um conhecimento cientfico que se geste unicamente desde a circunscrio a um territrio geogrfico e simblico delimitado como o dos estados-nao mesmo que reconheamos a heterogeneidade local e regional que os constitui. Compartilhamos, assim, da preocupao de Ulrich Beck quando nos instiga ao cosmopolitismo metodolgico como alternativa para que se possa produzir conhecimento a partir de um olhar que contemple a interseco dos diferentes territrios materiais e simblicos que conformam a experincia humana. Conforme assinala o autor, nos faz falta uma perspectiva cosmopolita enfocada na simultaneidade e inter-relao de condicionamentos, influxos de desenvolvimentos nacionais e internacionais, locais e globais (BECK, BECK-GERNSHEIM, 2008, p.10-11),

Essas reflexes so elaboradas a partir de resultados parciais e finais de pesquisas desenvolvidas sobre mdia, migraes transnacionais e cidadania. Ver COGO (2006). COGO; LORITE, (2007) e COGO, GUTIERREZ, HUERTAS BAILN, (2008).
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

86

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

Cidadania, Comunicao cidad e perspectiva transnacional: incurses conceituais Entre os anos 1970 e 1990, a terminologia Comunicao cidad foi escassamente utilizada para nomear a Comunicao alternativa e popular tanto no mbito dos movimentos sociais que a praticavam quanto no contexto do pensamento comunicacional que tratava de analis-la como objeto de pesquisa cientifica 7. Os estudos acumulados permitem afirmar, contudo, que, pelo menos no contexto latino-americano, essas prticas se mobilizavam em torno de ideais cidados de democratizao dos processos e meios de Comunicao e de transformao social, tendo se desenvolvido atravs da combinao de perspectivas locais (das cidades, dos bairros, etc.) e nacionais (dos pases latino-americanos) e, em certa medida, conforme referimos anteriormente, j tambm transnacionais (na esfera da Amrica Latina). A cidadania j se constitua, portanto, em uma questo comunicacional para setores da sociedade civil tendo em vista que suas prticas de Comunicao buscavam se orientar pelo deslocamento do modelo instrumental e difusionista para privilegiarem as inter-relaes entre os plos da produo e da recepo comunicacional e a Comunicao como processo. Ampliar os espaos de interveno social em instncias micro e macro das polticas e prticas de Comunicao converte-se, para os movimentos sociais, em agenda de luta por uma cidadania que aparece orientada a uma maior igualdade no acesso e distribuio dos recursos comunicacionais e mediticos no contexto latino-americano. Essa dimenso inclusiva que define a Comunicao cidad se evidencia, ainda, quando setores e movimentos sociais organizados buscam inserir suas estratgias mediticas em projetos poltico-pedaggicos mais amplos que contribuam para a democratizao da vida social em diferentes esferas econmica e sociopoltica. Mais recentemente, a elasticidade do termo cidadania revelada por um tempo em que a empresa, os governos, a mdia, a
7 Muitas vezes, a cidadania era mais um termo empregado para nomear as experincias de Comunicao dos setores populares denominadas, dentre outros, como alternativa, popular, comunitria, local, dialgica, horizontal.

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

87

DENisE COGO

educao, a cultura, o consumo, o jovem, o motorista, se propem a serem cidados, aponta para um reordenamento na lgica dialtica incluso e excluso e ao mesmo tempo a ascenso de uma perspectiva multidimensional (civil, poltica, econmica, cultural, global, etc.) na conformao emprico-conceitual da cidadania, como resultado de prticas heterogneas e esparsas, e nem sempre conciliveis, que a conformam nas sociedades contemporneas. Essa profuso de projetos e prticas sociais que se pretendem cidados no permitem afirmar, contudo, a necessria materializao de processos de incluso, evidenciando, na realidade, o difcil percurso histrico de superabilidade dos processos de excluso nas sociedades contemporneas. Desde essa tica, possvel entender tambm a multidimensionalidade que passa a assumir a cidadania para diferentes setores sociais, incluindo no mbito daquelas demandas relacionadas Comunicao. A prpria emergncia recente, no espao pblico e meditico, de outras modalidades de cidadania como a intercultural e a cosmopolita sugerem esse reordenamento na percepo da cidadania como fruto da anterior insuficincia inclusiva de experincias relacionadas s cidadanias civil, poltica, social e econmica que aparecem circunscritas aos princpios ordenadores dos estados-nao. Cabe assinalar, ainda, as repercusses, para os projetos de Comunicao cidad, de uma cidadania que, nas ltimas dcadas, passou a se decidir cada vez menos por demandas agregveis em instncias como os grandes sindicatos, os partidos polticos ou os movimentos sociais clssicos e cada vez mais em espaos e temas relacionadas vida cotidiana e ao mundo simblico. Referimo-nos ao que Hopenhayn (2002) postula como a no subordinao de espaos pontuais s grandes categorias polticas, sem perder de vista que as mesmas polticas de descentralizao que possibilitam a aproximao das pessoas por meio de recursos concretos da vida cotidiana implicam igualmente no risco de desmobilizao e diluio da cidadania agregada com lutas e movimentos especficos. Desde cenrio, a disperso na produo de sentidos e na interao dos sujeitos torna compreensvel, em grande medida, o que nos interessa discutir aqui em termos de deslocamento do sentido
88 Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

de pertena ao estado-nao e das possibilidades abertas pelos usos das tecnologias da Comunicao na gerao desses outros modos de vivenciar a cidadania desde uma perspectiva transnacional. Como assinala Hopenhayn (2002, p.9), a ideia republicana de cidadania reaparece, mas no no horizonte da participao poltica ou dos grandes projetos de sociedade, seno em uma grande variedade de prticas de low profile, sejam associativas ou comunicativas, que no necessariamente concorrem no pblico estatal. Se, conforme esse mesmo autor, a diversificao e fragmentao aparecem como as duas caras da mesma moeda da cidadania descentrada, parece produtivo reafirmar igualmente a percepo que nos orienta de que a cidadania, e tambm a Comunicao cidad, se constituem como experincias em que o jurdico e o institucional se combinam com a vivncia de prticas cotidianas constitudas por dinmicas que implicam em movimento e ao de sujeitos individuais e coletivos. Cabe-nos acolher, igualmente, a ideia de cidadania ativa que coloca em relao Estado e sociedade na disputa e negociao de recursos e direitos, nos deslocando da percepo de uma cidadania atribuda e distribuda pelos Estados para nos situarmos em uma tica relacional que vm colaborando para reordenar as prprias polticas pblicas e estatais de cidadania. (CASTRO, 2005). A partir de suas diferentes modalidades e expresses, observamos, ainda, que as demandas de cidadania das sociedades contemporneas nem sempre se desenvolvem como uma petio de integrao total, mas associam universalismos e particularismos jurdicos e identitrios, dimenses sociopolticas individuais e coletivas, se constituindo, muitas vezes, como parciais, fragmentadas e ambivalentes. (MEZZADRA, 2005); Como exemplo, podemos lembrar que, na esfera de lutas pela cidadania transnacional, a negao de subjetividade jurdica que resultam de muita das chamadas polticas de regularizao migratria, em diferentes pases, no tm sido necessariamente vivenciadas pelos sujeitos migrantes como ausncia de subjetividade poltica. Ao contrrio, a carncia de cidadania jurdica se torna, em alguns casos, propulsora de agenciamento poltico e de aes cidads ligadas solidariedade e s identidades coletivas. Os movimentos dos
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010 89

DENisE COGO

chamados sem papi 8 em pases europeus, como Frana e Espanha, tm sido representativos da articulao de uma cidadania ativa em favor da denominada cidadania cosmopolita em que o vivido e o jurdico se combinam. Na defesa de uma cidadania cosmopolita, os migrantes travam disputas em favor da universalizao de uma cidadania social que se pauta pela criao de princpios universais capazes de regerem a diversidade presente no espao pblico para alm da exclusividade de pertencimentos locais, regionais e nacionais (HELD, 2005; CORTINA, 2005; SUREZ-NAVAS, PAREJA MACI, MORENO GARCA, 2007)9. Por outra perspectiva, no mbito ou fora do contexto das migraes, a obteno de cidad jurdica no tem sido assumida como equivalente ou mesmo requisito suficiente para a conquista, dentre outras, da chamada cidadania intercultural, como aquela passvel de ser construda a partir de um dilogo capaz de produzir um lugar ou uma tica que permita a combinao multidimensional entre aspectos mais ou menos universais e/ou particulares das identidades culturais. Ou seja, que aponte para o exerccio de uma cidadania que no se vincule unicamente satisfao dos direitos que levam igualdade, mas tambm queles que se reportam diferena como componentes da democracia (CORTINA, 2005; SOUSA, 2006; ESEVERRI MAYER, 2007). Desde a cidadania intercultural, percebemos, ainda, que especialmente a Comunicao meditica vem se revelando, para as redes de migrantes, como um espao estratgico de cidadania para a constituio de outras memrias transnacionais das migraes contemporneas mais recentes que no aquelas fixadas por discursos mediticos hegemnicos. Na construo desses espaos, vm sendo produzidos contradiscursos que as redes migratrias
8 Ciente das disputas de poder que cercam o uso de terminologias relacionadas condio de cidadania jurdica dos migrantes, optamos pela utilizao de sem papis em consonncia com seu emprego pelas prprias redes e movimentos migratrios em nvel transnacional e tambm por alguns pesquisadores que se dedicam ao estudo desses movimentos em distintos pases. 9 Desde essa perspectiva, nenhum migrante seria, por exemplo, considerado ilegal, irregular ou clandestino fora de seu pas de origem e no enfrentaria restries jurdicas ao acesso a trabalho, educao, sade etc., em diferentes contextos nacionais.

90

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

se empenham em deslocar imaginrios como o da idealizao do europeu em detrimento do latino-americano que marcam o agendamento das migraes por meios de Comunicao em diferentes contextos nacionais10. Trata-se de contradiscursos em torno dos quais as redes migratrias se movem igualmente pela desestabilizao daqueles discursos mediticos que, a partir de contextos nacionais de produo, circulam transnacionalmente para afirmar a associao das migraes delinqncia, conflito e pobreza11. Na Espanha, temos como exemplo de um imaginrio criminalizador das migraes, a reiterao meditica de imagens da chegada clandestina de migrantes africanos em embarcaes denominadas pateras ou cayucos12. No Brasil, podemos remeter cobertura dada pela mdia de massa a incidentes envolvendo a ilegalidade ou criminalidade de brasileiros no exterior. A repercusso pblica desses imaginrios nos processos de cidadania dos migrantes pode ser refletida a partir do que alguns pesquisadores vm designando como colonizao da memria pela mdia, ao definirem a preponderncia da penetrao dos meios de Comunicao nas dinmicas de rememorao de indivduos e coletividades em substituio s suas vivncias testemunhais e relatos de participao direta na vida social (THOMSON; FRISCH; HAMILTON, 2006, p.90)13. So sugestivas, nesse sentido, as lembranas da chegada de migrantes em pateras e cayucos ao sul da Espanha, evocadas majoritariamente, em Barcelona, por migrantes latino-americanos e europeus que no foram testemunhos oculares
Diferentes anlises sobre isso podem ser encontradas em COGO (2006) e COGO; GUTIERREZ; HUERTAS BAILN (2008). 11 Cabe mencionar a ampliao da abrangncia e da velocidade de circulao desses discursos como conseqncia da incorporao, s rotinas de produo meditica, de recursos das tecnologias da Comunicao, como a Internet. 12 Pateras so pequenas embarcaes que transportam migrantes desde pases africanos, como Marrocos, para a costa da Espanha, amplamente focalizadas na cobertura sobre as migraes pelos meios de Comunicao espanhis nos ltimos anos. A partir de 2006, embarcaes com maior capacidade, os cayucos, se tornam foco do mesmo tipo de agendamento ao serem usados no transporte de migrantes oriundos de pases da frica Subsahariana, como Senegal e Mauritnia. 13 Ressalvando que o reconhecimento da incidncia da mdia na memria social no nos vincula a uma perspectiva determinista de subordinao da sociedade s tecnologias.
10

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

91

DENisE COGO

desses episdios ou tiveram contato com algum migrante que o tenha protagonizado.14 Nessa perspectiva, os contradiscursos mediticos enunciados desde o campo das migraes parecem convergir, ainda, para a instaurao de processos de resistncia a uma identidade homognea do migrante em favor da visibilidade do universo das migraes a partir de matizes no criminalizadores e fatalistas. A nfase em uma cidadania vivida relacionada ao cotidiano e diversidade cultural migratria ou ao carter propositivo e empreendedorista da presena dos migrantes tm sido estratgias de visibilidade pblica adotadas por esses contradiscursos mediticos derivados das apropriaes que os movimentos migratrios fazem, na atualidade, das tecnologias da Comunicao em mbito transnacional15. Na construo desses espaos estratgicos de visibilidade meditica, os migrantes exercitam, em rede, dinmicas de usos das tecnologias que atribuem contornos especficos Comunicao cidad, quando entendida como exerccio de participao pblica em processos comunicativos que opera como campo de relao no apenas frente ao Estado, mas a todas as demais instituies e grupos sociais, conforme nos prope a sntese de Mata (2006). Sem perder de vista que esse exerccio permeado por disputas polticas que envolvem os campos interno e externo s migraes, nos interessa a reflexo especfica sobre como o
14 Referimo-nos aqui s entrevistas com 140 migrantes latino-americanos e europeus, realizadas, entre 2005 e 2007, em Porto Alegre e Barcelona, para uma pesquisa sobre recepo miditica e migraes transnacional desenvolvida no marco do Programa Acadmico de Cooperao Internacional Brasil-Espanha (2004-2008). A pesquisa foi realizada por professores e alunos do Programa de Ps-Graduao em Cincias da Comunicao da Unisinos e do Departamento de Comunicacn Audiovisual y Publicidade da Universidad Autonoma de Barcelona (UAB). O projeto foi financiado pela Capes Comisso de Aperfeioamento de Pessoal de Ensino Superior (Brasil) - e Ministrio de Educao e Cincia (Espanha). Os resultados da pesquisa esto reunidos em COGO; GUTIERREZ; HUERTAS BAILN (2008). 15 Embora muitas dessas experincias mediticas que propem outras representaes das migraes possam estar ancoradas em um modelo de Comunicao mais centrado no contedo e nos efeitos que no processo, no se preocupando em privilegiar necessariamente, em suas dinmicas de gesto e produo, modelos comunicacionais pouco horizontalizados.

92

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

transnacional vai se afirmando como dimenso da Comunicao cidad no contexto dos movimentos migratrios Em recente interveno acadmica sobre pesquisa em polticas de Comunicao e cultura, o pesquisador Jesus Martin Barbero (2008) defendeu a Comunicao cidad como terminologia mais apropriada para nomear a tessitura cada vez mais densa e interconectada de redes de meios comunitrios. Embora possam se situar e produzir desde o local, essas mdias comunitrias, conforme se preocupou em enfatizar o autor, vm buscando, de modo crescente, abranger outras esferas e intervir em distintos mbitos, como o regional e o nacional, ancorados em projetos e agendas mais amplos como as dos conflitos polticos ou das questes socioambientais16. Sem mencionar diretamente os processos de transnacionalizao, Martn-Barbero se ocupou em refletir sobre prticas que, desde o cruzamento entre Comunicao e cultura, apontam para o transnacional como experincia preponderante nos processos de gesto e produo no campo das tecnologias da Comunicao que visam interveno em diferentes cenrios (locais, regionais, nacionais, internacionais, etc.). Como exemplo, remeteu msica produzida, de modo cooperativo, em diferentes pontos da Amrica Latina por meio de usos da Internet ou, ainda, iniciativa de artistas que renunciam qualidade tcnica (resoluo) das imagens de suas obras na Internet a fim facilitar o acesso e interveno dos pblicos pela impresso de suas marcas nas obras . (MARTNBARBERO, 2008). No esforo de compreenso dessa Comunicao cidad, Martn Barbero postulou, ainda, para as pesquisas de recepo latinoamericanas, o deslocamento da nfase no consumo ou na leitura dos meios para uma nfase nas apropriaes que fazem os receptores, para a anlise dos processos de empoderamento ou do que poderamos denominar igualmente de polticas do sujeito, gestados dessas experimentaes com as tecnologias da Comunicao.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Claves de la investigacin en las polticas de la comunicacin y la cultura. Barcelona: Fundacin CIDOB/Ctedra UNESCO de Comunicacin (InCom-UAB), 2008. (Anotao do taller doctoral ministrado pelo autor, em 8 de maio de 2008, na Fundacin CIDOB).
16

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

93

DENisE COGO

Em convergncia com essa perspectiva dos estudos comunicacionais latino-americanos, porm no mbito mais amplo das cincias humanas, a tica do transnacional vem aludindo de maneira geral a processo e prticas sociais, econmicas, polticas e culturais que esto configuradas pela lgica de mais de um estado-nao e que se caracterizam pelo cruzamento constante de suas fronteiras. Interessa-nos especificamente o resgate que, desde a sociologia das migraes, proposto por Suarez Navas (2008) sobre a noo de transnacional, por nos permitir distinguir a Comunicao como uma das principais dimenses presentes nas duas grandes perspectivas de abordagem terica dos fenmenos transnacionais. Uma primeira perspectiva est ancorada nos estudos culturais e nas vertentes do ps-colonialismo e ps-modernidade. Ao mesmo tempo em que essa vertente reconhece a herana do carter colonial dos processos de interconexo culturais, se preocupa em atribuir um carter de novidade a essas conexes como resultado da expanso das chamadas novas tecnologias da Comunicao e dos transportes. Uma segunda perspectiva est associada tradio emprica dos estudos migratrios transnacionais, mais especificamente ao interesse em focar as migraes a partir das redes como espao de relaes sociais de carter fronteirio e da construo de comunidades desterritorializadas. As fronteiras so concebidas, desde essa vertente de estudo, como resultados da combinao de fluidez e porosidade com efeitos disciplinadores, sancionadores e transformadores. Surez-Navas (2008, p.60) retoma argumentos de tericos dessa segunda perspectiva do transnacionalismo para sustentar que h indcios empricos suficientes para suspeitar que os migrantes esto adotando uma nueva forma de integrao que incorpora simultaneamente os pases de origem e destino (e/ ou todos aqueles que formem a rede migratria transnacional) (SUREZ-NAVAS, 2008, p.60). A tessitura em redes ou as conexes, to antigas quanto os prprios movimentos migratrios, no , entretanto, o que reveste de outros contornos o fenmeno transnacional das migraes, conforme sugere tambm essa segunda perspectiva terica do transnacional. So as transformaes atuais nas comunicaes e
94 Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

nos transportes que fomentam uma magnitude e densidade dessas redes e conexes transnacionais, de acordo como o que vm apontando pesquisas que, desde diferentes reas, se dedicam ao estudo das relaes entre migraes e tecnologias da Comunicao17. O que no pressupe nossa adeso ao determinismo tecnolgico, mas, ao contrrio, o reconhecimento da existncia das tecnologias da Comunicao em condies sociais e histricas concretas e a partir de um carter essencialmente relacional conformado pela ao dos sujeitos sociais. esse o ponto de vista que adotamos para incursionarmos, a seguir, nas implicaes dos usos das tecnologias nas prticas mediticas que integram a Comunicao cidad de carter transnacional. Comunicao cidad transnacional e prticas comunicativas dos migrantes18 Para um aprofundamento das experincias concretas de Comunicao cidad das redes de migrantes, consideramos essencial reconhecer, desde uma perspectiva da Comunicao e cultura, que a heterogeneidade das experincias migratrias transnacionais j no possibilita associar a experincia sociocultural das migraes a motivaes essencialmente econmicas. No nos permite, igualmente, conceber as migraes unicamente como movimentos de permanncia que assumem um ponto de partida e chegada ou espacialidades fixas e temporalidades estveis. Tampouco nos possibilita seguir afirmando a viabilidade de modelos cidados de integrao sociocultural, proposto por Estado e sociedade, que no sejam plurais ou articulem diferentes aspectos dessas subjetividades dos migrantes.
17 Alm dos estudos que realizamos, mencionados anteriormente, essa perspectiva dos usos das tecnologias da Comunicao pelos migrantes se destacam em outras duas pesquisas de autoria de PEARANDA CLERA (2008) e HUERTAS VARELA (2008). 18 As reflexes desenvolvidas nesse item so elaboradas com base nos resultados empricos de pesquisas que viemos desenvolvendo, nos ltimos anos, sobre mdias, migraes transnacionais e cidadania. Detalhamento sobre essas pesquisas, podem ser encontrados em COGO (2006), COGO, LORITE (2007); GUTIERREZ; HUERTAS BAILN (2008).

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

95

DENisE COGO

Isso no implica em nos conduzirmos pelo apagamento das causas objetivas e circunstncias materiais ou dos processos de dominao e desigualdade implicados nas dinmicas de deslocamentos e hibridizaes culturais que resultam do exerccio da subjetividade dos migrantes. Ou seja, no postulamos absolutamente um simples e livre cruzar nmade de fronteiras, culturas e identidades como definidora das migraes (MEZZADRA, 1995, p.47) 19. Apenas reivindicamos um modo de compreender as experincias migratrias que se torna til para entender as prticas comunicativas das migraes em rede desde uma perspectiva interacional da Comunicao como cultura. Os relatos dos migrantes em Barcelona e Porto Alegre nos possibilitam perceber os distintos desejos e motivaes (econmicas, polticas, profissionais, familiares, afetivas etc.) que mobilizam sujeitos nascidos em diferentes contextos nacionais no empreendimento de projetos migratrios20. Constatamos que uma pluralidade de modos de concretizar e vivenciar esses projetos conformam o universo dos migrantes em relao s negociaes culturais e processos de integrao estabelecidas entre as culturas de origem, de trnsito ou destino, configurando, sobretudo, dinmicas singulares de experimentao de tecnologias de Comunicao por parte das migraes. Assim, os dados coletados em nossas pesquisas permitem, portanto, a imerso nas relaes entre tecnologias e movimentos migratrios contemporneos como lugares de agenciamento social e construo cotidiana de interaes comunicacionais. O que nos permite compreender como se gestam espaos relacionais de Comunicao cidad que podem assumir um carter transnacional a partir de duas instncias especficas desde as quais podemos observ-los empiricamente.
Alinha-se a isso a nossa prpria opo pelo termo migrao (migrante) e no imigrao (imigrante) para nomear as experincias socioculturais analisadas nesse texto por nos permitir enfatizar a dimenso de movimento, trnsito e fluidez em mltiplas direes, como diferentes temporalidades e motivados por distintos motivos e projetos. 20 Um total de 17 pases latino-americanos e europeus que integraram um projeto de pesquisa internacional referido na nota de rodap 16. Os resultados esto publicados em COGO; GUTIERREZ; HUERTAS BAILN (2008).
19

96

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

Uma primeira instncia diz respeito aos usos cotidianos das tecnologias da Comunicao que fazem os migrantes como cidados inseridos em redes sociais, especialmente de familiares e de amigos, mas tambm de outros migrantes, para a implementao de seus projetos migratrios e de vida nos territrios simblicos de interseco entre as culturas do pas de nascimento e dos lugares de trnsito e instalao. Uma segunda instncia, que no exclui, mas est inter-relacionada a essa primeira, faz aluso ao migrante como sujeito que se agrega, tambm em redes, a outros migrantes e no migrantes e mobiliza capacidades solidarsticas para transformar as tecnologias em lugar de (re) criao de aes transnacionais. Muitas dessas aes, que podem ser difusas, efmeras e descentralizadas, se movem orientadas construo da Comunicao cidad, na perspectiva de atribuir, em muitos casos, visibilidade pblica a outras cidadanias das migraes contemporneas, especialmente aquelas relacionadas s experincias de cidadania cosmopolita e intercultural. essa segunda instncia que passamos a discutir mais detalhadamente no item que segue a partir do levantamento de aspectos empricos que dizem respeito a essas experincias de Comunicao cidad transnacional das migraes. O carter solidarstico na Comunicao cidad transnacional dos migrantes no marco da heterogeneidade de experincias de Comunicao cidad no cotidiano das migraes que podemos situar o esforo solidarstico que mobilizam redes de migrantes para a criao e a gesto de uma multiplicidade de espaos comunicacionais e mediticos prprios que abrangem usos de diferentes tecnologias da Comunicao como jornais, websites, blogs, programas de rdio e televiso etc.21 Trata-se de experincias e projetos transnacionais agenciados por grupos, redes informais e por associaes de migrantes por
21

Uma relao de mdias produzidas por migrantes e organizaes relacionadas a migraes pode ser encontrada no link mdia de migrantes na base de dados disponvel em www.intermigra.unisinos.br.
97

Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

DENisE COGO

meio da apropriao e, muitas vezes, combinao de distintos suportes materiais e formatos mediticos (impressos, audiovisuais etc.) assim como contedos, periodicidade, processos produtivos etc. Por uma perspectiva transnacional, grande parte dos processos de experimentao desencadeados nesses usos se caracteriza por dinmicas de gesto e produo comunicacionais difusas, dispersas e multilocalizadas, especialmente se os examinamos desde o marco e a ordem dos estados-nao. Por meio deles, as migraes buscam dar visibilidade s questes de cidadania atravs de um envolvimento e compromisso de sujeitos migrantes e no migrantes localizados em distintos espaos territoriais e simblicos, que, muitas vezes, no alcanam a extrapolar uma presena conectada (via Internet). O prprio pluralismo tnico associado diversidade das culturas polticas de que so portadores os migrantes que exercem a funo de gestores e produtores outra marca distintiva que demanda a construo de convergncias e consensos transnacionais no mbito das experincias de Comunicao meditica cidad das migraes. Os esforos de gesto e produo mediticas dos migrantes se revelam, ainda, na necessidade de (re) identificao de seus adversrios ou negociadores, frente crescente muldimensionalidade e localizao transnacional que assumem as instncias decisrias de questes da cidadania das migraes. o caso dos vrios estados e governos nacionais que atuam articulados na definio de polticas migratrias no mbito da Unio Europia e/ou do Mercosul. Os processos de circulao e apropriao pelos pblicos dessas ofertas comunicacionais provenientes das migraes se constitui em outra perspectiva transnacional de exerccio da Comunicao cidad que merece nossa reflexo a partir de usos das tecnologias pelas redes de migrantes. As etnicidades seguem sendo construdas e ofertadas como lugares simblicos de pertencimento em que se ancoram as estratgias miditicas dos migrantes (jornais, websites etc.) tanto no que refere quelas mdias que se dirigem a nacionalidades especficas (argentinos, brasileiros ou equatorianos) como aquelas que se direcionam a construes relacionadas integrao cultural, como o latino-americano.
98 Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

Na perspectiva das etnicidades, podemos evidenciar, ainda, a crescente emergncia da prpria migrao como sentido ou posio de pertencimento cultural representadas por aqueles meios que se destinam aos migrantes em geral que vivem em um determinado ou em vrios pases ou esto dispersos por diferentes lugares. Nesse caso, observa-se um empenho, por parte das redes migratrias, em se constiturem em lugares simblicos de convergncia transnacional das mltiplas e plurais subjetividades migrantes e/ou se converterem em espaos de agregao de causas sociopolticas e culturais ligadas cidadania das migraes. No que se refere aos espaos de circulao e consumo dessas mdias, certos processos de experimentao na gesto e produo mediticas podem colaborar para a criao de vnculos com os pblicos constitudos por migrantes. A distribuio gratuita de jornais em mos ou em pontos estratgicos de presena migratria; a facilitao do acesso do pblico (a partir de uma presena conectada ou no) aos produtores para o direcionamento de crticas e sugestes; a circulao de produtores por espaos culturais que possibilitam ouvir pessoalmente as sugestes dos seus pblicos migrantes; as dinmicas de produo menos centralizadas e hierarquizadas; as experincias de migrao por parte dos prprios produtores, constituem algumas evidncias empricas que se podem extrair dessas experimentaes mediticas levadas a cabo por redes de migrantes. Evidncias que merecem ser exploradas do ponto de vista de suas singularidades em termos de usos das tecnologias na perspectiva de distinguir aqueles elementos que atribuem especificidades simblicas transnacionais Comunicao cidad praticada pelas redes de migrantes, localmente desde os bairros e as cidades ou nacionalmente, desde os contextos nacionais. Dessas experimentaes para a criao de vnculos com os pblicos, no est ausente, contudo, os riscos de essencializaes que sobrepem o desejo de falar sobre a migrao e com os migrantes em detrimento de um compromisso com dinmicas interacionais com os pblicos que podem comportar, por um lado, maior permanncia temporal das mdias e, por outro, processos comunicacionais de gesto e produo participativos horizontais e democrticos. As crticas acerca, ainda, da guetizao de muitas
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010 99

DENisE COGO

dessas prticas e de uma sobredeterminao da etnicidade sobre a capacidade de se comunicar, de modo plural, com a sociedade, e no apenas com os migrantes, em torno da cidadania das migraes outra questo que nos leva reflexo crtica sobre os limites e possibilidades do transnacional como dimenso das prticas mediticas das redes migratrias. Por uma perspectiva macro, valeria indagar, finalmente, sobre as repercusses do que denominamos de uma economia transnacional das migraes na reproduo e sustentabilidade desses usos tecnolgicos que se desdobram em iniciativas solidarsticas das migraes. Muitas das prticas de Comunicao cidad, como jornais e websites se mantm, por exemplo, com recursos advindos do chamado comrcio tnico (bares, restaurantes, casas noturnas, msica, agncias de turismo etc.), muitas vezes, de pequeno porte, assim como retroalimentam esse comrcio atribuindo a ele visibilidade e colaborando para constituir redes voltadas ao seu consumo. Cabe mencionar tambm a inventividade que comporta a gesto e produo mediticas voltadas cidadania dos migrantes pela possibilidade de iniciativas cooperativas transnacionais que visam sua sustentao. Exemplo so aquelas iniciativas relacionadas a pequenas doaes individuais ou obteno de recursos obtidos de produes ou projetos artsticos e culturais levadas a cabo simultaneamente nos pases de procedncia e de imigrao. Por fim, se os recursos da fora de trabalho das migraes e o volume significativo de remessas geradas e enviadas aos pases de origem22 aparecem reconhecidos publicamente como imprescindveis a economia mundial, articulando naes de procedncia e
22

Segundo as Naes Unidas, as remessas de migrantes somaram US$ 232 bilhes em 2005 contra os US$ 102 bilhes de 1995. Um volume de remessas que, conforme estudo realizado pelo Cepal (Comisso Econmica para a Amrica Latina e o Caribe), aponta para a converso desses recursos na segunda fonte de financiamento externo para a regio, perdendo apenas para o investimento estrangeiro direto. Vale lembrar, anda, que as cifras divulgadas sobre remessas de migrantes se restringem ao envio de recursos por meio de circuitos formais constitudos por bancos, agncias de correio ou pelas grandes agncias especializadas como Western Union. Segundo alguns organismos internacionais, se fossem consideradas as transferncias informais, atravs de envios em mos ou por pessoas de confiana dos migrantes, o valor das remessas poderia se duplicar.
100 Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

destino dos migrantes (Orozco, 2004, p.76), nos cabe indagar sobre suas incidncias na manuteno das polticas comunicacionais orientadas cidadania das migraes. Esses recursos podem estar se convertendo, portanto, em fontes de produo e manuteno de redes de migrantes, que, ao assumirem um carter mais ou menos solidarstico e/ou coletivo, vo conformando modos prprios, e ainda pouco estudados, de usos das tecnologias da Comunicao para a atuao de espaos de construo de Comunicao cidad transnacional. Referncias
APPIAH, K. A. Cosmopolitismo: la tica en un mundo de extraos. Buenos Aires: Katz, 2007. BECK, U. La mirada cosmopolita o la guerra es la paz. Barcelona: Paids, 2005. CASTRO, M. G. Estranhamentos e identidades. Direitos humanos, cidadania e o sujeito migrante representaes em textos diversos. Revista Brasileira de Estudos de Populao. Belo Horizonte. v. 22, n. 1, p. 5-28, jan.-jun. 2005. Disponvel em: <www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/vol22_n1_2005/vol22_ n1_2005_3artigo_p5a28.pdf -> Acesso em: 22 de maio de 2008. CEPAL anuncia forte alta em remessas de imigrantes latino-americanos. 23 fev 2004. Disponvel em: <http://www1.folha uol.com.br/dinheiro/ult91u81056.shtml> Acesso em: 17 mar. 2004. COGO, D., LORITE, N.. Ciudadana meditica, dinamizacin intercultural mediatizada y diversidad. In: PRATS, E. (org.). Multiculturalismo y educacin para la equidad. Barcelona: Octaedro, 2007. p. 91-119. COGO, D., GUTIERREZ, M.; HUERTAS BAILN, A. (Coords). Medios de comunicacin y migraciones transnacionales: relatos desde Barcelona y Porto Alegre. Madrid: Catarata, 2008. COGO, Denise. Mdias comunitrias: outros cenrios e cidadanias. Agncia Ibase: Rio de Janeiro, 2005. Disponvel em: <http://www.ibase.org.br/modules. php?name= Conteudo&pid=71> Acesso em: 22 de maio de 2008. COGO, D. Mdia, interculturalidade e migraes contemporneas. Rio de Janeiro: Braslia: E-Papers/CSEM, 2008.
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010 101

DENisE COGO

CORTINA, A. Cidados do mundo: para uma teoria da cidadania, So Paulo: Loyola, 2005. ESEVERR MAYER, C. La revuelta urbana de los hijos de inmigrantes en Francia. Migraciones internacionales. 2. pp. 189-200, 2007. GAINZA, P . Volumen de las remesas: People move north & money moves south. Peripcias. n 3, 28 jun. 2006. GARCIA CANCLINI, N. La globalizacin imaginada . Buenos Aires: Paids, 1999. HELD, D. Un pacto global. Madrid: Taurus, 2005. HOPENHAYN, M. A cidadania vulnerabilizada na Amrica Latina. Revista Brasileira de Estudos de Populao. Belo Horizonte. v. 19, n. 2, p. 1-17, jul.dez 2002. Disponvel em: <www.abep.nepo.unicamp.br/docs/rev_inf/

vol19_n2_2002/vol19_n2_2002_3 artigo_ p5a18.pdf -> Acesso em: 23 de maio de 2008.


MARTN-BARBERO, J. Globalizao comunicacional e transformao cultural In: MORAES, Denise (org.). Por uma outra Comunicao. Rio de Janeiro-So Paulo: Record, 2005, p. 57-88. MARTIN-BARBERO, J. Claves de la investigacin en las polticas de la comunicacin y la cultura. Barcelona: Fundacin CIDOB/Ctedra UNESCO de Comunicacin (InCom-UAB), 2008. (Anotao do taller doctoral ministrado pelo autor em 8 de maio de 2008 na Fundacin CIDOB). MATA, M.C. Comunicacin y ciudadana: problemas terico-polticos de su articulacin. Fronteiras estudos miditicos. So Leopoldo, v. 8, jan.-abr. 2006, n. 1. p.5-15. MEZZADRA, S. Derecho de fuga: migraciones, ciudadana y globalizacin. Madrid: Traficantes de Sueos, 2005. OROZCO, M. Remesas econmicas y migracin cuestiones y perspectivas sobre el desarollo. Vanguardia Dossier: Los hispanos en Estados Unidos. Barcelona, n. 13, p. 75-81. out.-dez 2004. PEARANDA CLERA, M. C. Tecnologias que acercan distancias?. Sobre los claroscuros del estudo de las tecnologas en los procesos migratorios
102 Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

A COMUNicaO cidad sOb O ENFOQUE dO TraNsNaciONal

transnacionales. In: SANTAMARA, E. (Ed.). Retos epistemolgicos de las migraciones transnacionales. Barcelona: Anthropos, 2008. p. 133-164. REUTERS. Relatrio da ONU aponta 191 milhes de imigrantes no mundo. 06 de junho de 2006. Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/online/ mundo/plantao/2006/06/06/284132569.asp>. Acesso em: 09 jun. 2006 SCHERER-WARREN, I. Cidadania sem fronteiras: aes coletivas na era da globalizao. So Paulo: Hucitec, 1999. SCHERER-WARREN, I. Movimentos em cena.. e as teorias por onde andam?. Disponvel em: <http://www.educacaoonline.pro.br/movimentos_em_ cena.asp?f_id_ artigo=385> Acesso em: 29 jun. 2006. p. 6. SOUSA, M.W. . Recepo miditica como linguagem de pertencimento: entre o comum e o pblico. Anais do XV Encontro Nacional da Associao de Programas de Ps-Graduao em Comunicao (Comps). Bauru (SP), junho de 2006. Disponvel em: <http://www.facom.ufba.br/midiaerecepcao/ textos/2006/mauro_wilton.pdf> Acesso em: 16 de fev. 2008. SUREZ-NAVAZ, L. Lo transnacional y su aplicacin a los estudios migratrios: algunas consideraciones epistemolgicas In: SANTAMARA, E. (Ed.). Retos epistemolgicos de las migraciones transnacionales, Barcelona: Anthropos, 2008. p. 55-78. SURES-NAVAZ, L.; MACI PAREJA, R.; MORENO GARCA, A. (Eds.) Las luchas de los sin papeles y la extensin de la ciudadana: Perspectivas crticas desde Europa e Estados Unidos. Madri, Traficante de Sueos, 2007. THOMSON, A.; FRISCH, M.; HAMILTON, P . Os debates sobre memria e histria: alguns aspectos internacionais. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. (Orgs.). Usos & abusos da histria oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006. p. 65-91. VARELA HUERTA, A. Por que y para que investigar los movimientos sociales de migrantes? Sobre el agenciamiento poltico de los sin papeles. In: SANTAMARA, E. (Ed.). Retos epistemolgicos de las migraciones transnacionales. Barcelona: Anthropos, 2008. p. 319-336. WENDEN, C. W. Atlas de migrations dans le monde. Paris, ditions Autrement. 2005. Recebido em: 14.05.2009 Aceito em: 30.08.2009
Intercom Revista Brasileira de Cincias da Comunicao So Paulo, v.33, n.1, p. 81-103, jan./jun. 2010

103

You might also like