You are on page 1of 9

Valorizao do Servidor Sade do Trabalhador

TUDO O QUE VOC PRECISA SABER SOBRE O FUMO 1) O hbito de fumar realmente faz mal sade? Resp: O tabagismo considerado pela Organizao (OMS) a principal causa de morte evitvel em todo o mortes devido ao uso de tabaco atingiu a cifra de 4 por ano, o que corresponde a mais de 10 mil mortes de 2001).

Mundial de Sade mundo. O total de milhes de mortes por dia (estatstica

2) O que existe no tabaco que prejudica a sade? Resp: O tabaco pode ser usado de vrias formas: inalao (cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha); aspirao (rap); mastigao (fumo-de-rolo), e malfico em todas elas. Mais de 4.700 substncias txicas entram no organismo pelo tabagismo, dentre elas inmeras cancergenas e pr-cancergenas, alm da nicotina (que causa a dependncia) e do monxido de carbono (gs venenoso, que sai do escapamento dos automveis). 3) Como o cigarro atua no organismo? Resp: A fumaa inalada aos pulmes, de l para a corrente sangnea, chegando rapidamente ao crebro (cerca de 8 segundos) e ao restante dos rgos. A nicotina produz prazer, o que leva ao abuso e dependncia. H necessidade cada vez maior de sua ingesto, aumentando cada vez mais o nmero de cigarros consumidos. 4) Por que as pessoas comeam a fumar? Resp: A publicidade, dirigida principalmente aos jovens, passa a falsa imagem de que fumar est associado ao bom desempenho sexual e esportivo, ao sucesso, beleza, independncia e liberdade, quando, na verdade, d-se exatamente o contrrio, ou seja, tendncia impotncia, piora do flego, envelhecimento precoce, dependncia, gasto financeiro absurdo. 5) Quais as doenas mais comuns causadas pelo cigarro? Resp: O tabagismo diretamente responsvel por 30% das mortes por cncer em geral, 90% das mortes por cncer de pulmo, 25% das mortes por doena coronariana, 85% das mortes por doena pulmonar obstrutiva crnica (enfisema, bronquite) e 25% das mortes por doena crebro-vascular. Alm disso, aneurisma cerebral, trombose vascular, lcera gstrica/duodenal, infeces respiratrias, impotncia sexual, hipertenso arterial e outras.

6) Existem outras desvantagens em ser fumante? Resp: Os fumantes adoecem com uma freqncia duas vezes maior que os no fumantes, tm menor resistncia fsica, menos flego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual. Alm disso, envelhecem mais rapidamente, ficam com os dentes amarelados, pele enrugada e impregnada pelo odor do fumo. 7) Quais os riscos para a mulher grvida? Resp: A gestante fumante corre o risco de abortar, tem maior chance de Ter um filho de baixo peso, menor tamanho e com defeitos congnitos. Os filhos de fumantes adoecem duas vezes mais do que os filhos de no fumantes. 8) O que fumante passivo? Resp: o que inala a fumaa de derivados do tabaco, por conviver com fumantes em ambientes fechados. Hoje estima-se que o tabagismo passivo seja a 3 maior causa de morte evitvel no mundo, subseqente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de lcool. 9) E os fumantes passivos correm riscos? Resp: Ao fim do dia, em um ambiente poludo pela fumaa do cigarro, os no fumantes podem ter respirado o equivalente a 10 cigarros, correndo o risco de vir a Ter as mesmas doenas dos fumantes. 10) A ventilao nos ambientes pode eliminar a poluio tabagstica ambiental? Resp: No. Embora uma boa ventilao possa ajudar a reduzir a irritao nos olhos, nariz e garganta causados pela fumaa, ela no elimina os componentes txicos. As reas de fumantes (fumdromos) somente podem ajudar a proteger a sade dos no fumantes quando so completamente isoladas, com sistema de ventilao separado, e quando os funcionrios no precisam passar atravs dessa rea. 11) Existem leis que protegem contra os riscos da exposio poluio tabagstica ambiental? Resp: Sim, inmeras, porm muito pouco obedecidas, infelizmente. Veja em anexo algumas delas. LEGISLAO CONTRA POLUIO TABAGSTICA FEDERAL - Portaria Interministerial n 3.257 (22/09/88) recomenda medidas restritivas ao fumo nos ambientes de trabalho e cria fumdromos

(reas destinadas exclusivamente ao tabagismo, devidamente isoladas e com arejamento conveniente); Lei n 9,294 (15/07/96) - probe o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, em recinto coletivo, privado ou pblico, tais como: reparties pblicas, hospitais, salas de aula, bibliotecas, ambientes de trabalho, teatros e cinemas, exceto em fumdromos; Decreto n 2.018 (01/10/96) regulamenta a Lei n 9.294/96, definindo os conceitos de recinto coletivo e fumdromos; Portaria do Ministrio da Sade n 2.818 (28/05/98) probe fumar nas dependncias do Ministrio da Sade, tanto as sediadas no Distrito Federal, como nos Estados e Municpios; Lei n 10.167 (27/12/00) altera a Lei 9.294/96, incluindo a proibio em aeronaves e demais veculos de transporte coletivo, alm de proibir a venda por via postal, a distribuio de amostra ou brinde e a comercializao em estabelecimentos de ensino e de sade; probe ainda a participao de crianas e adolescentes na publicidade de produtos derivados do tabaco; Lei n 9.503 (23/09/97) probe dirigir sob a influncia de qualquer substncia entorpecente ou que determine dependncia fsica ou psquica, ou dirigir o veculo com apenas uma das mos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de brao, mudar a marcha do veculo, ou acionar equipamentos ou acessrios do veculo; Lei n 8.069 (13/07/90) Estatuto da Criana e do Adolescente probe vender, fornecer ou entregar, criana ou ao adolescente, produtos cujos componentes possam causar dependncia fsica ou psquica;

MUNICIPAL - Lei n 3.366 (20/03/02) Probe o fumo nos prdios e reparties do Municpio (estende-se a todos os locais onde funcionem servios da Prefeitura, Cmara Municipal e Tribunal de Contas, sendo imveis prprios, cedidos ou alugados. Os infratores esto sujeitos advertncia e a serem retirados do local. Em todos os lugares onde vigore a proibio prevista nesta Lei, deve haver sempre a reserva de locais onde seja permitido fumar (publicado no D. O . de 03/04/02).

PRINCIPAIS BENEFCIOS PARA QUEM PRA DE FUMAR Aps 20 minutos a presso sangnea e a pulsao voltam ao normal;

Aps 2 horas no h mais nicotina circulando no seu sangue; Aps 8 horas o nvel de oxignio no sangue normaliza-se; Aps 12 a 24 horas seus pulmes j funcionam melhor; Aps 2 dias seu olfato j percebe melhor os aromas e seu paladar j degusta melhor a comida; Aps 3 semanas sua respirao torna-se mais fcil e a circulao melhora; Aps 1 ano o risco de morte por infarto do miocrdio fica reduzido metade; Aps 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto fica igual ao das pessoas que nunca fumaram. ALGUNS CONSELHOS PARA VENCER A VONTADE POR MAIS UM CIGARRO Mude a rotina e a ordem com que voc realiza suas atividades dirias (faa suas refeies em locais diferentes, no sente em sua cadeira de sempre, etc); Aps as refeies, levante, deixa e mesa rapidamente; Escove sempre os dentes aps as refeies; Faa pequenos passeios sempre que possvel; Se algum tentar convenc-lo a fumar, seja firme e recuse, tenha sua prpria opinio sobre voc, mantenha sua prpria personalidade.

COMO ENFRENTAR RECADAS Alguns ex-fumantes s conseguiram parar de fumar aps mais de uma tentativa. Tentar mais de uma vez parte normal do processo. Uma recada no fracasso! Essa situao pode estar ligada a estresse, presso de amigos e situaes de hbito (gatilhos). A maioria das recadas ocorre nos 3 primeiros meses aps a parada. Algumas situaes so especialmente importantes para evitar a recada:

lcool: considere parar de beber enquanto voc est tentando parar de fumar; Outros fumantes: tente conversar com os fumantes sua volta, para que tentem parar junto com voc, ou evite ficar perto deles quando estiverem fumando. Aos poucos, voc ter de se habituar a conviver com fumantes; Estados depressivos: muitas vezes, aps parar de fumar, as pessoas sentem-se um pouco depressivas e ansiosas. Se isso persistir, fale com seu mdico; Sintomas de abstinncia: seu corpo passar por inmeras

modificaes aps parar de fumar. Voc pode ficar com a boca seca, tosse, garganta arranhando. Mantenha a sua mente longe dos cigarros.

COMO ENFRENTAR SEUS GATILHOS Gatilho: Seu chefe pediu-lhe que terminasse um grande volume de trabalho at s 5 horas da tarde. Soluo: No procure o cigarro. Pegue um lpis, faa um plano de trabalho e observe como conseguir execut-lo. Gatilho: Voc vai a uma festa, com bebidas alcolicas e amigos que fumam. Soluo: Tente no beber. Se a vontade de fumar for demais, deixe a festa. Gatilho: Voc sente forte vontade de fumar aps a refeio. Soluo: Observe como o sabor da comida tem sido mais agradvel desde que voc parou de fumar. Voc se imps um desafio e deve venclo.

Gatilho: Voc est sentindo falta de algo em sua boca. Soluo: Tenha sempre mo pequenos alimentos que no engordem, como balas diet, gomas de mascar diet, frutas secas, etc.

Atente para o fato de que esta soluo temporria. Em pouco tempo esses gatilhos sero s lembranas do passado.

ORIENTAES SOBRE OS TRS ESTGIOS DE PARAR DE FUMAR

Estgio Um Preparando para parar pode durar de dias a anos. o mais importante. s vezes as pessoas tm vontade de parar, mas acabam adiando indefinidamente fazer alguma coisa. Ficam com vontade, mas adiam a ao; Estgio Dois Parando de fumar esse estgio necessita de uma srie de informaes prticas sobre como transformar a sua vontade em ao. Essas orientaes visam ajudar as pessoas nesse estgio; Estgio Trs Recada damos algumas dicas de como evitla. Pense bem sobre as seguintes perguntas antes de tentar parar. Talvez valha a pena escrever num papel as respostas: 1. Por que eu quero parar de fumar? 2. Quando eu tentei, no passado, o que ajudou e o que no ajudou? 3. Qual ser a situao mais difcil, no que diz respeito a ficar sem um cigarro, aps eu parar? 4. Quem poder me ajudar durante as primeiras semanas? Minha famlia? Meus amigos? Meu profissional de sade? 5. Que prazer eu obtenho do cigarro? Ser que serei capaz de parar? Faa uma lista dos seus motivos pessoais para parar de fumar e mantenha essa lista prxima, por vrias semanas. Um exemplo de lista: Quero melhorar a minha sade; No quero que os meus filhos se tornem fumantes; Tenho medo de ter cncer; brega fumar; No gosto de ser dependente de nicotina; muito trabalho ir at o fumdromo para fumar; Os fumantes ficam horrveis com um cigarro na boca; No vou ficar dando lucro para a indstria do fumo; Pouparei o dinheiro do cigarro para uma viagem; No quero ser pessoa indesejvel em meu ambiente de trabalho.

Evite as Desculpas. Por exemplo: Mais para a frente eu vou parar; tarde demais para parar, j fumei muito tempo para ter algum benefcio;

Quando eu parei da outra vez, eu sofri muito; No tenho fora de vontade para parar; Vou engordar se parar; Eu paro quando eu quiser; S paro se meu companheiro (ou companheira) parar.

FAA UM PLANO DE AO: Defina o dia para parar de fumar. Comunique sua famlia, amigos e colegas de trabalho, que voc ir parar de fumar e diga a data exata. Pea apoio e entendimento. No hesite em pedir ajuda a um profissional da sade nas duas primeiras semanas. Faa algumas mudanas antes de parar de fumar: mude o seu ambiente: livre-se do mao de cigarros, cinzeiros e do cheiro de cigarros nos seus locais de trabalho, carro e casa; mude alguns hbitos: no fume nos locais onde voc passa muito tempo, como no trabalho ou carro; reveja suas tentativas anteriores de parar de fumar e pense no que funcionou e no que no funcionou.

Lembre-se: no dia em que voc decidir parar de fumar, no tolere nem mesmo uma tragada. Aprenda como lidar com a vontade de fumar e o estresse: Fique bastante atento para aquelas situaes que fazem voc sentir vontade de fumar, por exemplo: ficar perto de outros fumantes; estar sob presso de cumprir tarefas rapidamente; discutir com algum; sentir-se triste ou frustrado; bebidas alcolicas; aps almoo; aps acordar.

Evite situaes difceis enquanto voc est tentando parar de fumar. Tente reduzir o nvel de estresse. Reserve tempo para fazer coisas

agradveis, como exerccios fsicos, caminhar ao ar livre, correr, nadar, pedalar. A sada para lidar com a vontade intensa de fumar voc se distrair dos pensamentos relacionados ao ato de fumar: converse com algum, ocupe-se, veja televiso, leia um livro. melhor escrever num papel trs dessas coisas que funcionam para voc. Obtenha apoio profissional, se no conseguir sozinho: Um aconselhamento aumenta em muito as suas chances de se tornar um ex-fumante. um tipo de aconselhamento breve e direcionado exclusivamente para voc parar de fumar. Estudos mostram que, quanto mais aconselhamento voc tiver, maiores as possibilidades de conseguir xito em parar de fumar. Nesses aconselhamentos discute-se: a importncia de se parar de fumar; quais as principais dificuldades em parar; aproveita-se a experincia passada de cada pessoa em parar de fumar; utiliza-se ajuda farmacolgica (adesivos e chicletes de nicotina, medicamentos); tenta-se prevenir a recada.

Havendo interesse, pode-se criar grupos de aconselhamento no ambiente de trabalho, por exemplo, com reunies semanais, de cerca de 60 minutos cada, e durao de 5 a 6 semanas. Fonte de dados http://zzp.com.br/html/index.htm

You might also like