You are on page 1of 12

CARPIO, R. C. et al.

Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

49

ESTADO DA ARTE DO PROCESSO PRODUTIVO DA CAL NA REGIO CENTRO OESTE DE MINAS GERAIS Ricardo Carrasco Carpio1 Carlos Antnio Rufino Jnior2 Leandro de Souza Lemos3 Vanessa dos Santos Sousa4 Vinicius Augusto Dantas5

RESUMO As indstrias de cal so caracterizadas pelas altas emisses de dixido de carbono (CO2) na atmosfera. Isto se deve ao fato das indstrias atuarem com tecnologias ultrapassadas, resultando em alto consumo de combustvel, baixa eficincias energticas e grandes impactos ambientais. Para diminuir os danos ambientais causados pela indstria de cal necessrio o conhecimento do processo produtivo, das tecnologias empregadas e dos impactos ambientais. Por essa razo, este trabalho tem por objetivo fazer uma anlise do processo produtivo da cal, desde as jazidas at o produto final, mostrando as tecnologias empregadas em cada etapa do processo. Palavras-chave: Indstrias de cal. Processo produtivo. Impacto ambiental.

STATE-OF-THE-ART ON THE MANUFACTURING PROCESS OF LIME IN MID WEST REGION OF MINAS GERAIS ABSTRACT The lime industries are characterized by high emissions of CO2 in the atmosphere. This is because the industries are using outdated technology, resulting in high fuel consumption, low energy efficiencies and high environmental impacts. To reduce the environmental damages caused by the lime industry, it is necessary to know the manufacturing process, the technologies used and the environmental impacts. Therefore this paper aims to analyze the manufacturing process of lime, from the limestone quarries to the final product, showing the technologies used in each step of the process.

Doutorado em Engenharia Mecnica pela Universidade Federal de Itajub (Unifei). Secretrio de Extenso, Pesquisa e Ps-graduao e professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga. E-mail: ricardo.carrasco@ifmg.edu.br 2 Graduando em Engenharia Eltrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga. E-mail: junin.udia@hotmail.com 3 Graduando em Engenharia Eltrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga. E-mail: geomanc3r@hotmail.com 4 Graduando em Engenharia Eltrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga. E-mail: vanessaksd@yahoo.com.br 5 Graduando em Engenharia Eltrica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Formiga. E-mail: viniciusaugusto.dantas@yahoo.com.br ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

50

Keywords: Lime Industries. Manufacturing process. Environmental impact. 1 INTRODUO A cal um dos produtos mais antigos produzidos pelo homem. Ela utilizada em vrias reas, como por exemplo, na indstria metalrgica, de construo e qumica (BOYNTON, 1988; OATES, 1998; OCHOA, 2000 apud OCHOA et al., 2010). Existem registros do uso deste produto que datam h mais de 2000 anos. Um exemplo a muralha da China, onde se pode encontrar, em alguns trechos da obra, uma mistura bem compactada de terra argilosa e cal (ABPC, 2007 apud BAJAY; SANTANA, 2010). As pequenas empresas dos pases em desenvolvimento ainda operam com tecnologias ultrapassadas, uma vez que os esforos para reduzir os custos e o impacto ambiental da produo de cal normalmente envolvem a introduo de sofisticados instrumentos e equipamentos, e tambm, implicam no uso de controle automtico de diversos parmetros de operao, sendo que essas empresas no possuem recursos suficientes (SILVA, 2009; OCHOA et al., 2010). Uma forma de reduzir os impactos ambientais e os custos de produo, melhorando a qualidade do produto final, sem grandes investimentos, por meio do controle de processo (OCHOA et al., 2010). O impacto ambiental da produo de cal pode ser de escala local, regional ou global. Dentre os efeitos locais podemos citar as emisses de material particulado e as mudanas na paisagem por causa da minerao de calcrio. A emisso de dixido de enxofre (SO2) e xido de nitrognio (NOx) contribui para a chuva cida (GUTIRREZ et al., 2012). O processo produtivo da cal implica na emisso de grandes quantidades de dixido de carbono (CO2), ator principal nas mudanas climticas, tendo em vista que a produo de 1 tonelada de cal implica na emisso de 1,2 toneladas de CO2 (OCHOA et al., 2010; COMISSO EUROPIA, 2001 apud GUTIRREZ et al., 2012). O objetivo deste artigo fazer um estudo sobre o processo produtivo da cal. Identificar as tecnologias aplicadas nas indstrias de cal e os parmetros operacionais dos fornos da regio centro-oeste de Minas Gerais. Este artigo foi dividido em trs tpicos com o objetivo de apresentar didaticamente o processo produtivo da cal. O primeiro tpico corresponde introduo, na qual se delimita o problema e define os seus objetivos. O segundo tpico tem por objetivo discorrer a respeito de como a cal produzida, os aspectos qumicos, energticos e ambientais. J o terceiro, visa a expor as concluses alcanadas com o desenvolvimento deste trabalho.
ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

51

2 O CICLO PRODUTIVO DA CAL 2.1 Produo de cal viva e cal hidratada

Para produzir a cal, necessrio converter o carbonato de clcio (CaCO3), comumente chamado de calcrio, em xido de clcio (CaO), normalmente chamado de cal ou de cal viva. A equao qumica aproximada para este processo : (1)

A substncia CaO muito reativa e quando hidratada (adicionado H2O), forma a cal hidratada, tambm chamada de cal apagada, a qual empregada como aglomerante na construo civil, ou seja, forma uma espcie de cola que d liga a elementos como pedra, areia e cimento. Durante a hidratao da cal, h grande liberao de calor (HILL, 1997). Este processo de converso realizado em alto-fornos, os quais, normalmente, so fornos do tipo vertical, devido a sua alta eficincia, comparados aos outros tipos de fornos (BES, 2006). Para que esta converso seja realizada, eleva-se a temperatura do calcrio (no intervalo de 900 C a 1200 C), para liberar o dixido de carbono (CO2) contido no carbonato de clcio (CaCO3) (HILL,1997). Continuando a aproximao para a hidratao, tem se: (2) 2.2 Etapas do processo produtivo da cal

A produo de cal pode ser resumida em cinco etapas bsicas conforme Gutirrez et al. (2012): 1. Exrao de calcrio; 2. Britagem de calcrio e peneiramento; 3. Calcinao de calcrio; 4. A hidratao da cal e de classificao de cal hidratada; 5. Acondicionamento.

A extrao da rocha calcria a primeira etapa da produo de cal. Utiliza-se explosivos e equipamentos especiais como as perfuratrizes, para fazer a perfurao e
ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

52

desmonte de rochas da mina. Aps isto carregadeiras e caminhes de alta capacidade so empregadas para transportar o calcrio da mina at o britador. Ocorrendo a seguir o beneficiamento atravs de britagem (VOTORANTIM, 2013). A segunda etapa o processo de britagem do calcrio. A britagem o processo de fragmentao da pedra calcria. Esta etapa tem por objetivo retirar as impurezas do processo e classificar o calcrio por diferentes especificaes granulomtricas, at a obteno de bitola do calcrio apropriada ao processo de calcinao. Os finos que no so utilizados no processo de calcinao so destinados venda como agregados e tambm para a produo de calcrio agrcola. Este processo pode ser dividido em vrias etapas de britagem e estas etapas so diferenciadas pela sua capacidade de reduo das rochas para a classificao em peneiras dimensionadas para cada produto fim. As pilhas tipo trincheiras alimentam as transportadoras correias que so responsveis por fazer o transporte do material do britador at os fornos (VOTORANTIM, 2013). O processo de calcinao do calcrio classificado visa decomposio do carbonato de clcio, CaCO3, em xido de clcio, CaO, atravs da queima do combustvel, que aquece o calcrio com temperatura no intervalo de 900 C a 1.350 C. As reaes qumicas e fsicas transformam o calcrio em cal virgem. Depois de concluda esta etapa, o produto ainda na sua forma bruta e virgem segue para seu ponto de estocagem para beneficiamento (reduo granulomtrica) (VOTORANTIM, 2013).

Figura 1 - Forno de cal da indstria CalMax localizada na regio Centro Oeste de Minas Gerais. Fonte: Indstria CalMax

Figura 2 - Forno de cal da indstria CalMax localizada na regio Centro Oeste de Minas Gerais. Fonte: Indstria CalMax

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

53

A hidratao ocorre com a adio de gua cal virgem. Para que o produto no provoque nenhum tipo de reao ao usurio final, ele deve seguir especificaes controladas e estar de acordo com a norma NBR-7175 que normaliza a cal hidratada para argamassas. Deve tambm respeitar o tempo de cura para hidratao completa e as normas para a classificao da cal (VOTORANTIM, 2013). As normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) devem ser seguidas para garantia da qualidade do produto cal, com especificaes destinadas construo civil (VOTORANTIM, 2013). As etapas de embalagem e expedio ao mercado consumidor so as ltimas etapas do processo de produo da cal. Para fazer a embalagem do produto, normalmente utilizam equipamentos rotativos de ensaque em embalagens de 20 Kg (Cal Hidratada CH III) e 8 Kg (Cal de Pintura), tendo como principal finalidade o controle da quantidade estipulada para cada embalagem de produto. Aps a cal ter sido ensacada ela segue para paletizao e expedida ao mercado consumidor (VOTORANTIM, 2013). Em cada etapa pode-se determinar as entradas e as sadas do processo, conforme o fluxograma da figura 1:

Figura1 - Fluxograma do processo de produo de cal. Fonte: Gutierrez et al. (2012).

2.3 Tipos de calcrio

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

54

Existem vrios tipos de calcrio. Devido ao amplo uso nas indstrias em geral e disponibilidade no mercado, sero abordados somente dois tipos: o calcrio calctico e o calcrio dolomtico. O calcrio calctico contm somente CaCO3. Por outro lado, o calcrio dolomtico tm a frmula qumica CaCO3MgCO3, ou seja, uma mistura de carbonatos de clcio e magnsio, na proporo de 1:1 de suas molculas (HILL, 1997).

2.4 Tipos de cal

A cal pode ser classificada, conforme o xido predominante, em: Cal virgem Clcica com xido de clcio entre 100% e 90% do xido total presente. Cal virgem Magnesiana com teores intermedirios de xido de clcio, entre 90% e 65% do xido total presente. Cal virgem Dolomtica com xido de clcio entre 65% e 58% do xido total presente (SILVA, 2009).

2.5 Consumo de gua na hidratao da cal

Adicionando gua (H2O) ao xido de clcio (CaO), gera-se a cal hidratada, como expresso na equao 2. Para determinar a quantidade de gua necessria hidratao da cal viva, necessrio relacionar o peso molar da gua (H2O) e da cal (CaO), como abaixo: CaO = 56 g. H2O = 18 g. Ca(OH)2= 74 g. Assim podemos realizar a seguinte relao: 18 H2O 74 Ca(OH)2 X 1

A partir disso, determina- se que para produzir uma tonelada de cal hidratada so necessrios 240 litros de gua.
ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

55

2.6 Tipos de fornos

Os fornos de calcinao se caracterizam em razo da matria prima utilizada, quantidade produzida e tipo de combustvel empregado, conforme Silva (2009, p. 27-28):

Forno de barranco descontnuo: forno de alvenaria, com revestimento de tijolos comuns recozidos ou mesmo sem revestimento. Geralmente encravado na meia encosta de pequenas elevaes, descontnuo, com carga e descarga manuais, produo at 1.000 toneladas/ano, fornalha geralmente constituda por abbada prpria. No h zonas de aquecimento e prcalcinao (substitudas por uma fase de esquente). O consumo de combustvel muito alto (em mdia, de 280 Kg de leo combustvel BPF ou 2,6 metros cbicos de lenha ou mais, por tonelada de cal virgem), possuindo tiragem natural. Forno de barranco contnuo: forno de alvenaria, bem construdo, alto, com chamin, boca de fogo e cinzeiro, cilndrico, com revestimento de tijolos recozidos e refratrios. Geralmente encravado na meia encosta e sustentado por estruturas de alvenaria ou metlicas, com carga e descarga semi-automticas, produo de 3000 toneladas/ano (em mdia), sem recuperao de calor (dos gases e da cal virgem), alto consumo de combustvel (em mdia 220 kg de leo combustvel BPF ou 1,7 metro cbico de lenha por tonelada de cal virgem), possuindo tiragem forada. Forno vertical metlico de cuba simples: forno metlico, contnuo, geralmente do tipo AZBE, com tiragem forada e controle termodinmico, cilndrico, revestimento refratrio e isolante, carga e descargas automticas, recuperao parcial do calor perdido nos gases e na cal virgem, produo de at 350 toneladas/dia de cal, consumo de combustvel em mdia de 132 kg de leo combustvel BTE ou 1,1 metro cbico de lenha por tonelada de cal virgem. Forno vertical metlico de cubas mltiplas e fluxos paralelos: forno metlico, contnuo, geralmente do tipo MAERZ, com tiragem forada e controle termodinmico, seco circular ou retangular, revestimento interno refratrio e isolante, carga e descargas automticas. Neste tipo de forno, os fluxos dos gases e do ar de combusto so invertidos alternadamente nas cubas (em cada 12 minutos, nos de duas cubas) e uma delas passa a funcionar como recuperadora de calor, com produo de at 144.000 toneladas de cal ano, consumo de combustvel em mdia 89 kg de leo combustvel BPF e BTE, por tonelada de cal virgem.

Os altos-fornos podem ser divididos didaticamente em trs zonas para uma melhor compreenso: zona de pr-aquecimento, zona de calcinao e zona de resfriamento, conforme exposto na Figura 2. O calcrio entra e passa pela zona de pr-aquecimento, onde ele comea a ser aquecido para ser calcinado na zona de calcinao. A zona de calcinao possui temperatura entre 900 C e 1200 C. Aps ser calcinado, o calcrio resfriado na zona de resfriamento. A fase de calcinao responsvel por 50% dos custos de produo (OCHOA et al., 2010).

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

56

Figura 2: Forno vertical de cal. Fonte: Ochoa et al. (2010).

2.7 Poder calorfico dos combustveis na indstria de cal O poder calorfico definido como sendo a quantidade de calor que se desprende durante a combusto completa da unidade de massa do combustvel, podendo ser medida em kJ/kg. O teor de umidade influencia no poder calorfico (CORTEZ; LORA, 1997). Segundo Cortez e Lora (1997, p. 24), a diferena entre o poder calorfico superior (PCS) e o poder calorfico inferior (PCI) a energia requerida para evaporar a umidade presente no combustvel e a energia de oxidao do hidrognio presente no mesmo. Nas indstrias o calor latente pode ser desprezado, devido temperatura dos gases de sada geralmente ser maior que a temperatura de condensao. Por isso o PCI mais utilizado na prtica (CORTEZ; LORA, 1997). A Tabela 1 mostra o poder calorfico superior de alguns tipos de combustveis utilizados para queima em fornos.

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

57

Tabela 1 - Poder calorfico da biomassa em base seca

Tipo de Biomassa

Poder Calorfico Superior (PCS) (MJ/kg)

Pinus Eucalipto Casca de Arroz Bagao de Cana Casca de Coco Sabugo de Milho Ramas de Algodo Resduos Slidos Urbanos Excrementos de Gado
Fonte: Cortez e Lora (1997).

20,02 19,42 16,14 17,33 19,04 18,77 18,26 19,87 17,36

2.8 Teor de umidade da madeira

Devido ao amplo uso de madeira como combustvel na regio centro-oeste de Minas Gerais, de grande importncia conhecer o teor de umidade deste combustvel. O teor de umidade a porcentagem de gua em relao a uma determinada massa de madeira. Quando o teor de umidade baixo, reduz-se assim o custo de transporte e agrega valor ao combustvel (QUIRINO et al., 2005). O volume de umidade mximo que uma madeira pode ser queimada no forno est em torno de 65% a 70% em base mida. Essa umidade faz com que ocorra uma perda de calor nos gases de combusto em forma de vapor de gua, j que a umidade da madeira evapora e absorve energia em combusto. Quando a madeira possui muita umidade, h perda de calor, e importante que se fornea calorias de origem externa para secar a madeira antes da combusto (QUIRINO et al., 2005). Quanto maior o contedo de umidade da madeira, menor o seu poder de combusto, devido ao processo de evaporao da umidade, o qual absorve energia em combusto (CUNHA et al.,1989 apud QUIRINO et al., 2005).

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

58

2.9 Constituio qumica da madeira

Conhecer a composio elementar do combustvel de extrema importncia, tendo em vista que a mesma levada em considerao para o clculo do PCI e do PCS. A variao na composio qumica, dimenses, forma e arranjo dos elementos anatmicos influencia nas caractersticas energticas de vrias madeiras (QUIRINO et al., 2005). A Tabela 2 apresenta alguns resultados de uma anlise imediata e elementar de alguns tipos de biomassa.
Tabela 2 - Composio elementar da biomassa (em base seca)

Tipo de Biomassa Pinus Eucalipto Casca de Arroz Bagao de Cana Casca de Coco Sabugo de Milho

Composio Elementar (%) C H O N S A 0,3 0,72

49,25 5,99 44,36 0,06 0,03 49,00 5,87 43,97 0,30 0,01

40,96 4,30 35,86 0,40 0,02 18,34 44,80 5,35 39,55 0,38 0,01 9,79

48,23 5,23 33,19 2,98 0,12 10,25 46,58 5,87 45,46 0,47 0,01 1,40 5,89

Ramas de Algodo 47,05 5,35 40,77 0,65 0,21


Fonte: Cortez e Lora (2005).

3 CONCLUSO

A tecnologia utilizada nas indstrias de cal influencia diretamente nos impactos ambientais causados pela produo da cal. Assim, so necessrios estudos avaliativos sobre a melhor tecnologia a ser empregada, conhecimento sobre o melhor forno, combustvel e matria prima a serem empregados na produo da cal. As pequenas empresas dos pases em desenvolvimento ainda operam com baixas tecnologias, uma vez que os esforos para reduzir os custos e os impactos ambientais da produo de cal, normalmente, envolvem a introduo de instrumentos e equipamentos sofisticados, sendo que essas empresas no possuem recursos suficientes. No entanto, a reduo dos impactos ambientais causados e dos custos de produo pode ser obtida

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

59

melhorando a qualidade do produto final, sem grandes investimentos, por meio do controle de processo. Existem vrios tipos de fornos de cal. Cada tipo de forno empregado conforme a matria prima e combustvel utilizado, bem como quanto quantidade de cal a ser produzida. Os fornos verticais podem ser divididos em trs partes: zona de pr-aquecimento, zona de calcinao e zona de resfriamento, sendo a zona de calcinao responsvel por 50% dos custos de produo. Podem ser utilizados diversos tipos de combustveis para a queima, a fim de gerar calor para calcinar o calcrio. Contudo, necessrio observar o teor de umidade presente no respectivo combustvel, evitando combustveis com alto teor de umidade. Cada combustvel tem suas prprias caractersticas qumicas, o que influencia diretamente no seu poder calorfico, sendo este fator determinante. No podemos olvidar que a disponibilidade e o custo do combustvel tambm devem ser levados em considerao para escolha do combustvel a ser utilizado.

REFERNCIAS ASSOCIAO BRASILEIRA DOS PRODUTORES DE CAL (ABPC). Disponvel em: <http://www.abpc.org.br/>. Acesso em: 15 set. 2013. BAJAY, S. V.; SANTANA, P. H. de M. Oportunidades de eficincia energtica para a indstria: relatrio setorial cal e gesso. Braslia: CNI, 2010. BES, A. Dynamic process simulation of limestone calcinations in normal shaft kilns. Doctoral Thesis, Otto-von-Guericke University, Magdeburg, 2006. Disponvel em: <www.uni-magdeburg.de/isut/TV/English/Research/Project/Bes.pdf >. Acesso em: 03 set. 2013. BOYNTON, R. S. S. Chemistry and tecnology of lime and limestone. New York: John Wiley & Sons Inc., 1988. p. 532. BRIANE, D.; DOAT, J. Guide technique de la carbonization: la fabrication du charbon de bois. Aix-em-Provence: disud, 1985. p.180-1985. BRITO, J. O.; BARRICHELO, L. E. G. Comportamento de madeiras nativas do maranho frente ao processo de destilao seca. Brasil florestal, DF, ano 11, n. 45, p. 47-55, jan/fev/mar. 1981.

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

CARPIO, R. C. et al. Estado da arte do processo produtivo da cal na regio Centro Oeste de Minas Gerais

60

CASTILLO, M. E. U. Determinacion del poder calorfico de 20 espcies florestales de la amazonia peruana. Revista Florestal do Peru, v. 12, n. 1-2, p. 98-117, 1994. CORTEZ, L. A. B.; LORA, E. S. Tecnologias de converso da biomassa. Manaus: EDUA/EFEI, 1997. (Sistemas Energticos II). CUNHA, M. P. S. C. et al. Estudo qumico de 55 espcies lenhosas para gerao de energia em caldeiras. In: ENCONTRO BRASILEIRO EM MADEIRAS E EM ESTRUTURAS DE MADEIRA, 3., 1989, So Carlos. Anais... So Carlos: [s.n.], 1989. v. 2, p. 93-121. GUTIRREZ, A. S. et al. Evaluation of the environmental performance of lime production in Cuba. Journal of Cleaner Production, v. 31, p. 126-136, aug. 2012. HILL, N.; MASON, K. How to calculate the energy efficiency of your lime burning process. Practical Action, World Cement, 1997. JARA, E. R. P. O poder calorfico de algumas madeiras que ocorrem no Brasil. So Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), 1989. (Comunicao Tcnica, 1797). OATES, J. A. Lime and limestone: chemistry and tecnology and uses. Weinheim: WileyVCH, 1998. OCHOA, P. A. G. et al. Cleaner production in a small lime factory by means of process control. Journal of Cleaner Production, v. 18, n. 12, p. 1171-1176, apr. 2010. OCHOA, P. A. G. 2000. Doctoral Thesis. Cuba: University of Cienfuegos, 2000 QUIRINO, W. F. et al. Poder calorfico da madeira e de materiais lignocelulsicos. Revista da Madeira, n. 89, p. 100-106, apr. 2005. SILVA, J. O. Perfil da Cal. [S.l.]: Ministrio de Minas e Energia (MME), 2009. VOTORANTIM. Processo de fabricao da cal. 2013. Disponvel em: < http://www.vcimentos.com.br/htms-ptb/Produtos/Cal_procFabricacao.html >. Acesso em: 22 out. 2013.

Recebido em: 15/09/2013 Aprovado em: 17/10/2013

ForSci.: r. cient. IFMG campus Formiga, Formiga, v. 1, n. 1, p. 49-60, jul./dez. 2013.

You might also like