You are on page 1of 34

O legtimo em disputa: As fronteiras do mundo do crime nas periferias de So Paulo

Gabriel de Santis Feltran


Ps-doutorando do Centro de Estudos da Metrpole/Centro Brasileiro de Anlise e Planejamento (CEM/CEBRAP)

Este artigo examina as fronteiras que circunscrevem o mundo do crime (conjunto de cdigos e sociabilidades que se estabelecem, no mbito local, em torno dos negcios ilcitos do narcotrfico, de roubos e furtos) nas periferias de So Paulo. Trata-se de percorrer a narrativa de um jovem morador dessas reas, que atravessa diversas vezes estas fronteiras, nos dois sentidos. Estudando seus circuitos, e tendo como base um trabalho etnogrfico realizado entre 2005 e 2007, argumento que a compreenso da emergncia desse mundo do crime remete a, no mnimo, trs dcadas de crise e deslocamento em esferas externas a ele, como o trabalho, a famlia e a religio, que associadas de modo especfico estruturavam a promessa de mobilidade social nessas periferias. Procuro ento verificar como este mundo do crime, cujas fronteiras se expandem, passa a disputar espao nas esferas na definio do que e do que no socialmente legtimo.

The article The legitimate in question: The boundaries of the world of crime in poor neighborhoods of Sao Paulo examines the limits of the world of crime (the set of codes and sociability elements locally established around illicit business of drug dealing, robbery and burglary) in poor peripheric areas of Sao Paulo, Brazil. Based on ethnographic fieldwork, it studies the story of a young man who lived in the suburbs and crossed these boundaries several times, in both directions. It also argues that the emergence of this world of crime refers to at least three decades of crisis and displacement in the spheres of work, family and religion, which together structured the promise of social mobility for the people that, since the 1960s, occupied these neighborhoods. Finally, It suggests that the expansion of the criminal world in Sao Paulo implies in a dispute on the definition of social legitimacy.

ste artigo examina as fronteiras que circunscrevem o que chamado de mundo do crime nas periferias de So Paulo e prope uma interpretao de sua expanso recente, argumento que desenvolvi em trabalho anterior (FELTRAN, 2008a). A expresso mundo do crime, ou simplesmente o crime, tomada aqui em sua acepo nativa e por isso mantenho sua utilizao sempre entre aspas. Essa noo, na perspectiva dos adolescentes e jovens das periferias de So Paulo, designa o conjunto de cdigos e sociabilidades estabelecidas, prioritariamente no mbito local, em torno dos negcios ilcitos do narcotrco, dos roubos e furtos. No trato no artigo, portanto, de quaisquer ambientes ilegais ou criminais, nem de suas dimenses como negcio para alm do territrio estudado.

Recebido em: 25/06/08 Aprovado em: 10/07/08

93

O exame dessas fronteiras do mundo do crime, traadas no tecido social, no pode ser feito sem que estejam tambm em pauta as relaes que esse mundo trava com as dinmicas sociais consideradas legtimas, como o trabalho, a famlia, a religio etc. Pois nenhuma fronteira demarca uma diviso estanque entre dois domnios; em vez disso, o que qualquer fronteira procura regular os modos da relao, os uxos (de pessoas, mercadorias, discursos etc.) entre eles. Uma fronteira, portanto, designa uma partilha, nos termos de Jacques Rancire (1995, p.7): partilha signica duas coisas: a participao em um conjunto comum e, inversamente, a separao, a distribuio em quinhes1. Por isso, para estudar a expanso das fronteiras do crime em So Paulo, preciso compreender, para alm das suas dimenses internas, tambm as dinmicas sociais mais amplas, sobre as quais elas se assentam. Na primeira parte do texto, argumento que a emergncia de um mundo do crime nas periferias de So Paulo remete a, no mnimo, trs dcadas de crise e deslocamento nas esferas do trabalho, da famlia e da religio, que juntas estruturavam a promessa de mobilidade social dos migrantes que, a partir dos anos 1960, ocuparam esses territrios. Na segunda parte, mergulho na narrativa de Pedro, um jovem morador de Sapopemba, na periferia leste da cidade. Obtida em 2005, essa narrativa de vida lida diretamente tanto com famlia, trabalho e religio, quanto com as fronteiras do mundo do crime local, atravessadas diversas vezes, nos dois sentidos. Graas a sua capacidade descritiva, Pedro demonstra os modos como essas fronteiras operam nessas regies e que funes sociais elas desempenham. Na terceira parte, elaboro notas de sntese da argumentao, que apresentam uma interpretao preliminar da disputa pela legitimidade inerente expanso do mundo do crime nas periferias de So Paulo. Periferias de So Paulo: a emergncia do mundo do crime Nos ltimos dez anos z pesquisa de campo em algumas regies da cidade de So Paulo, sempre preocupado com uma mesma questo de fundo: descrever as relaes entre as peO legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

1 Em Rancire (1996a, 1996b) a noo de partilha j est subjacente a sua definio de poltica, e a mesma chave formular as polaridades como relao necessria j era utilizada em Rancire (2002; 2005).

94

DILEMAS

riferias urbanas e os espaos pblicos e, nas transformaes dessas relaes nas ltimas trs dcadas, perceber que signicados polticos tm emergido. Poltica, nesse contexto, sempre foi compreendida em seu sentido lato, como o jogo de conitos desencadeados na conformao da cena pblica, em sua manuteno e transformao. Em especial nas sociedades com grande assimetria social, reproduzida na estrutura estatal, a poltica no se resumiria disputa de poder em terrenos institucionais, mas pressuporia alm dela um conito anterior: aquele que se trava, no tecido social, pela denio dos critrios pelos quais os grupos sociais podem ser considerados legtimos. A legitimidade social, sendo condio fundamental da constituio de um sujeito ou espao pblico, estaria na base do conito poltico. Em suma, a poltica no se remeteria apenas s disputas entre sujeitos previamente existentes, sobre terrenos dados (Estado, sociedade civil etc.), mas sobretudo disputa subjacente prpria instituio destes terrenos e sujeitos (RANCIRE, 1996a; 1996b), fundada na denio do que socialmente legtimo. Pensar a poltica a partir das periferias urbanas, portanto, implica no estudo das formas de construo da legitimidade na textura social, nas aes coletivas e no Estado (FELTRAN, 2005). Essa questo de fundo, como se nota, aparecia distanciada dos temas da criminalidade ou da violncia. Entretanto, esses temas se impuseram radicalmente durante a investigao, por constiturem as dinmicas sociais pelas quais essas regies e seus sujeitos ganhavam inteligibilidade pblica. Mas a violncia e o crime no apareceram de uma vez: sua emergncia, tanto nas periferias de So Paulo quanto em minhas inquietaes analticas, tem uma cronologia possvel de recuperar. Entre 1998 e 2004, estudei especicamente uma gerao de lideranas de movimentos sociais que tentavam representar, publicamente, o conjunto das famlias migrantes que ocuparam as fronteiras de expanso da cidade, desde os anos 1960, majoritariamente para trabalhar na indstria. Periferias urbanas eram ento, para mim, territrios nos quais viviam participantes de associaes de bairro, sindicatos e movimentos que organizavam operrios, donas de casa e trabalhadores (autnomos, aposentados, desempregados) para reivindicar melhorias sociais. Naqueles anos de investigao, acostumei-me a ouvir relatos muito regulares,
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 95

2 Dados da Pesquisa Emprego e Desemprego (PED), do SEADE-DIEESE sobre a Regio Metropolitana de So Paulo indicam taxa de desemprego total de 9,6% em 1986, crescendo at atingir picos de mais de 20% entre 2002 e 2005. Em dezembro de 2007 essa taxa declinara para 13,5%.

que partiam de histrias entusiasmadas da vida de luta: a chegada a So Paulo, as carncias materiais, o trabalho, a organizao da populao para reivindicar melhorias, os sindicatos, os padres, os partidos, enm, a comunidade (sobre a noo de comunidade nessas regies, ver RIZEK, 2006). E as histrias de luta se traduziam em conquistas: ampliouse signicativamente, ali, o acesso s polticas sociais, a bens de consumo e servios fundamentais, o que reconhecido na literatura (MARQUES, GONALVES e SARAIVA, 2005; MARQUES e TORRES, 2005). Mas depois de falar das conquistas e das melhorias dos anos de militncia, os depoimentos mudavam de registro narrativo e era, ento, hora de lastimar os novos tempos. A crise do emprego era muito referida e interpelava os percursos individuais e familiares, frustrando o sonho da ascenso social e repercutindo no tecido associativo local; a desestabilizao do trabalho, e a limitada contrapartida social do assalariamento (SANTOS, 1979; MISSE 2006c) atingiram tanto a ao sindical quanto o associativismo popular2. Alm disso, essas lideranas comunitrias citavam frustraes tambm com a poltica e com as suas comunidades. Com a poltica, pois a partir dos anos 1990 suas organizaes e movimentos j eram decisivamente muito subalternos a partidos e governos, muito menos relevantes do que haviam sido no cenrio poltico mais amplo (FELTRAN, 2007a). Com suas comunidades, pois nos territrios em que viviam, via de regra, elas tambm j eram subalternas ao jugo do mundo do crime local, que se expandia. Se a violncia do crime, em outros tempos, havia sido algo exterior s famlias e associaes, ento no era mais. Se, nos anos 1980, era mais comum ver corpos de bandidos estirados entre as vielas, agora se tornava mais freqente que os prprios familiares estivessem presos, que os prprios lhos apanhassem da polcia, que a prpria associao fosse invadida pelo trco de drogas. A partir de 2004, foi se conformando uma hiptese, provisria, de que as dinmicas sociais das periferias urbanas poderiam ser lidas a partir de uma srie de crises (do emprego formal, da religiosidade catlica, da promessa de mobilidade social da famlia operria, dos movimentos sociais e de sua representatividade). Crise, e no aniquilamento, pois: as relaes sociais e a sociabilidade permaneceram majoriO legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

96

DILEMAS

tariamente estruturadas pela categoria trabalho, embora o desemprego crescesse; a moral popular catlica permaneceu dominante, embora o crescimento dos evanglicos neopentecostais fosse evidente; as aes coletivas populares seguiram atuando, embora sua representatividade passasse a ser questionada; e a perspectiva de ascenso social da famlia se mantinha como esperana, reanimada pelo crdito Casas Bahia, embora a frustrao do sonho de viabiliz-la pelo emprego fordista j fosse inescapvel. Nos depoimentos, e isso era tambm muito regular, todas essas crises apareciam vinculadas, em negativo, ao crescimento da criminalidade violenta nesses territrios. Eram essas crises que aproximavam as fronteiras do mundo do crime da convivncia familiar e comunitria. A temtica da violncia e as referncias a esse mundo emergiram, portanto, nos meus e em uma srie de estudos nas periferias de So Paulo por exemplo, Telles e Cabanes (2006) , como vinculadas estreitamente aos deslocamentos em esferas estruturantes da vida popular. Era todo um mundo social que se deslocava, e outro que se apresentava como alternativa. E na tenso e na coexistncia entre um e outro, redenia-se o que era socialmente legtimo. Quando, a partir de 2005, passei a estudar mais sistematicamente a gerao jovem dessas periferias, e sobretudo os adolescentes que j nasceram no perodo de deslocamento mais radical destes parmetros (os anos 1990), a hiptese interpretativa com que vinha trabalhando pareceu se conrmar. Pois, para essa gerao jovem, todas aquelas crises (do trabalho, da famlia, da religio, do projeto de mobilidade social), por serem constitutivas da experincia coletiva em que cresceram, j eram tambm constitutivas de seu estar no mundo. Os modos de vida dos moradores jovens das periferias de So Paulo j so conformados por uma representao de inevitabilidade dessas crises e, portanto, da necessidade de se lidar com elas. Fui me dando conta de que, na passagem de gerao, uma nova camada de tecido social se assentava sobre o mundo social fundado pela gerao anterior e, portanto, passava a coexistir com ele. A sucesso geracional catalisava as transformaes em curso e permitia que eu as examinasse em seus horizontes. Desde ento, tenho estudado dezenas de trajetrias de adolescentes e jovens moradores das periferias
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 97

de So Paulo. Entre essas trajetrias, tenho dedicado ateno especial quelas para os quais o mundo do crime aparece como opo s privaes prprias do tecido social. A histria que se segue faz parte desse trabalho. Pedro Fui apresentado a Pedro logo nos meus primeiros dias em Sapopemba, em maio de 2005. Sentamo-nos, dois pesquisadores e ele3, numa mesa redonda de plstico rgido, numa sala da associao na qual ele trabalha, o Ncleo Assistencial Cantinho da Esperana (Nasce), entidade de atendimento a crianas e adolescentes portadores de necessidades especiais. A idia era fazer uma entrevista exploratria. Pedro no sabia exatamente o que queramos. O combinado era ele contar sua vida, como ele havia chegado ao bairro e quele trabalho. Ns sabamos que, alguns anos antes, ele tinha sido atendido pelo Centro de Defesa dos Direitos de Crianas e Adolescentes Mnica Paio Trevisan (Cedeca) entidade no-governamental de Sapopemba, que acompanha adolescentes da regio encaminhados judicialmente para cumprir medidas scio-educativas em meio aberto (Liberdade Assistida e Prestao de Servios Comunidade), depois de condenados por terem cometido infraes lei4. Sabamos tambm que ele vinha de um processo familiar difcil, do qual havia conseguido se recuperar. Essa primeira entrevista durou duas horas e foi a nica que gravei com ele. Todos os trechos citados abaixo so reprodues literais desse momento. Apresento-os sempre na ordem em que foram enunciados, e as interrupes so apenas para precisar o contexto e para snteses parciais que, para serem desenvolvidas, demandaram mais dois anos de pesquisa de campo com Pedro, sua famlia, seus pares e organizaes do bairro em que vive. Permaneci em contato com ele at o nal de 2007.
3 Esta primeira entrevista com Pedro foi realizada por mim e por Ana Paula Galdeano Cruz, a quem agradeo. 4 Estudo essa organizao em detalhe em Feltran (2008a).

No dia do enterro dela eu estava fazendo treze anos de idade. A, me deparei com aquela cena: no meu aniversrio, minha me morta, em casa sem ter nada o que fazer, sem um caf, sem apoio, sem nada, s a minha madrinha me ajudando. E meu pai tinha tambm acabado de ser operado de uma perna. Ele foi
O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

98

DILEMAS

operado e quase perdeu a perna e no podia mais trabalhar. E minha madrinha ficou assim, vendo a minha me naquele estado. Tinha acabado de morrer, e meu pai deitado na cama, sem andar, sem nada, nem tinha coxa direito, s carne pura. Fez a operao, colocou pino na perna (...) Minha irm se mandou para a casa de um tio, ficou morando na minha tia. Ficamos em casa eu e meu irmo. Eu tinha treze, ele tinha quatorze. O meu pai tomava um birits danado desde moleque; comeou com nove anos e sempre tomava, enchia a cara, mesmo com a perna toda zoada (...) E meu irmo foi se deparando: Eu vi uns molequinhos no meio da rua, com arma, com carro, assim. s vezes com polcia, dando tiro. Fui morar com a minha madrinha uns tempos por causa desses moleques, que eu estava muito prximo deles. Mas no adiantou. Eu estava na casa da minha madrinha, ela me dava de tudo; mas em casa no tinha nada. Meu pai daquele jeito, meu irmo no meio da rua zanzando a, para l e para c, sem ter nada. S uns biquinhos de vez em quando. Da eu falei: Esses bicos que eu fao... no d certo. Eu via aqueles moleques roubando, com arma na mo... Nunca tinha visto um negcio daqueles na minha vida. Um dia um moleque parou na minha frente e disse: , busca uma cerveja ali para mim. Eu peguei e fui buscar a cerveja para ele. Fui pegando amizade com eles. Arrumei bastante briga com um maluquinho, sem ser do crime; os irmos dele que eram. Ele era da minha idade e os outros que eram um pouco mais velhos que eram do crime, que comearam a roubar, j (...) Vi aquela cena, os meninos querendo me iludir fcil: Olha s quanto eu ganhei! Olha o que meu irmo ganhou, ganhou isso e aquilo. Olha o que eu tenho. Meu irmo comprou para mim uma bicicleta nova; comprou uma roupa para mim. Em casa no t faltando nada, voc precisa de ajuda, Pedro? Eu falava: No preciso, no. Para no pegar o dinheiro deles, no ? E tentava me virar com bicos, coisas assim.

At aqui, Pedro recita quase que automaticamente o depoimento padro de um menino da favela para pessoas que tm, possivelmente, a mesma cara dos educadores, assistentes sociais e psiclogos que ele conheceu em suas andanas institucionais. Mesmo no sabendo exatamente o que queramos, ele no perguntou nada e comeou a contar sua hisGabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 99

tria encadeando especialmente os dramas que a compem. At por isso, sua narrativa monta um quadro, antes de mais nada, de justicao, em diversas camadas, de sua entrada no crime a me que morreu, a carncia material, o alcoolismo do pai, o irmo que se envolvia pouco a pouco, a irm que se afastava, os convites freqentes no bairro, os bicos que no davam renda suciente, as tentativas de evitar esse mundo, os objetos de desejo dos meninos roupas de marca, bicicleta etc. Pedro monta a cena, em boa parte realista, e por vezes, digamos, hiper-realista, do depoimento padro dos adolescentes das periferias que ingressaram no crime. A narrativa, mais do que recorrente, repetitiva, tem como fundamento a oposio bipolar entre a casa e o crime, dois mundos divididos de modo estanque. Em suma, quando a famlia se desagrega, o crime abraa, frmula muito conhecida, quase um jargo nas entidades de ao social das periferias de So Paulo. Frases que, como todo jargo, merecem ser lidas em sua sabedoria e em seus limites.
Da foi me incomodando muito, porque em casa no tinha nada. Eu acabei um dia... o menino falou para mim: Eu tenho uma arma de brinquedo. Era de plstico. Os moleques mais velhos, que eram mais mandantes, chegaram com um monte de coisas: carro, coisas bonitas, dinheiro, brinquedo de criana, um monte de coisas. Eu olhei aquilo, um monte de dinheiro. Um dia eu estava correndo e bati na cara dele [de um outro menino] sem querer, assim [faz gesto de algum que se vira e esbarra no rosto de outro]. A o moleque deu um soco na minha cara. Eu bati sem querer num cara que estava armado. E ele deu um soco na minha cara. Eu olhei para a cara dele, ia para cima dele e ele tirou a arma. A, eu fiquei quieto, s olhando bem para a cara dele. Os moleques falaram at que eu era mudo. Eu fui embora. A, eu peguei amizade com um maluquinho, que vivia l em casa. E ele falou: Pedro, sabia que eu sei dirigir carro?. E eu: Qu? Sabe nada! Outro dia: Vamos l que o meu tio t com a chave de um carro. Ele acabou mesmo pegando a chave do carro do tio dele e o tio dele deu uma surra nele. A gente queria mais era saber de zoeira... Bom, a gente estava com uma arma de plstico, brincando de polcia e ladro para l e para c. A, um moleque chegou para mim: Pedro, tem coragem de pegar e roubar um carro?
100 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

Eu olhei para a cara dele, assim: No, no tenho coragem no! E ele: Vamos, vamos l! Voc vai ganhar dinheiro! Meu irmo me deu 50 conto, quase logo agora. E ele mostrou o dinheiro para mim. A, o irmo dele chegou com uma sanfona. Tinha acabado de roubar um carro e tinha uma sanfona, um monte de coisas. Da meu irmo disse que ia tentar vender para o meu tio. E ele disse para a gente ficar com a sanfona e tentar vender. Eu ficava l em casa, brincando com a sanfona. E o cara deu 50 conto para o meu irmo e o meu irmo conseguiu vender; ficou maior alegre e comeou a se juntar com esses moleques. Eu vi meu irmo se juntando, os moleques ficavam fumando maconha. Tinha um neguinho que era folgado pra caramba; meu irmo ficava ali no meio: Pega uma cerveja! (...) E meu irmo ia, ganhava um real, ou mais. A eu vi meu irmo se juntando e eu tentei afastar ele. Arrumei um bico para entregar folheto e chamei o meu irmo. A meu irmo fez uma sacanagem l e eu fui embora e ele acabou ficando. Beleza, voltei. E o moleque: A, quando voc vai ter coragem?. E eu falei: No, para isso eu acho que no tenho coragem no! E ele: Vamos tentar um dia. E eu:Um dia a gente tenta.

A narrativa progride, ganha novos elementos, igualmente repetitivos na pesquisa. A primeira imagem a da seduo dos objetos de consumo e do poder da arma de fogo nas hierarquias adolescentes. Carro, coisas bonitas, dinheiro, brinquedo de criana, um monte de coisas. Ele tirou a arma; Eu cava quieto. Na segunda imagem, o amigo pega emprestado o carro do tio. Na terceira, a sanfona encontrada em um carro roubado entra no circuito do pequeno comrcio informal entre amigos e parentes, e os adolescentes ganham R$ 50 para vend-la. Desde logo se nota, ento, que as relaes entre parentes e amigos tambm alimentam as pequenas redes de sustento e circulao de produtos roubados. Nessa perspectiva, e s a primeira, a casa j no mais completamente desconectada do circuito do crime, j no seu oposto. Mais uma imagem, Eu vi meu irmo se juntando, e a ponte entre casa e crime se estreita um pouco mais. A ponto de, sem mesmo entrar no crime, elementos tpicos do cenrio criminal j serem visveis de mais perto: moleques fumando maconha, neguinho folgado, pega uma cerveja! A fronteira est logo ali. Mais um real no bolso, a histria prossegue:
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 101

Da eu fui ficando com mais raiva. Teve um dia que eu fiquei sem comer, sem nada. Meu pai estava h quatro dias sem comer, bbado, morrendo, em casa... Ele chegava no bar e bebia vontade (...) Eu comecei a sentir dio, a sentir falta da minha me, e eu tinha dio dentro de mim, e no sabia como soltar. A eu peguei a arma e falei: Vamos l ento! Vamos tentar! Chegou na metade do caminho e eu vi um carro da polcia passando, fiquei com o corao acelerado. E os moleques [que o acompanhavam]: Normal, normal!. Eles tambm nunca tinham roubado. Eles disseram: Vai ser nossa primeira e vai ser maior bom! A eu vejo uma senhora com o carro cheio de compras: Vai voc primeiro! No, no vou no. A gente deixou passar o carro. A eu vi um tiozinho. Estava com celular, contando um dinheiro, e ele foi entrando no carro, e eu tambm no tive coragem no! A passei [a arma] para o moleque: Vai voc. E ele: No, no vou no! A me deu uma raiva! Vi um carro. O cara tinha acabado de entrar. A eu peguei a arma: um assalto, vai, vai, vai, vai. A o cara ficou olhando para minha cara e quando ele olhou, eu dei uma coronhada no queixo dele, buf!, com a arma. A ele me deu a chave, saiu a mulher dele com a filha dele e ns pegamos, entramos no carro e fomos acelerando. E tinha logo um farol [semforo], um caminho logo na frente, a luz [interna do carro] estava ligada e ns nem vimos. E meu colega deu um soco e apagou a luz, e ns quase batemos no caminho. A, na primeira vez deu certo. Pegamos uns R$ 150 para cada um. Eu comprei um monte de coisas para casa. E os caras: Aonde vocs cataram? E eu disse: Assim, assim. Os caras ficaram olhando para minha cara: Voc legal! Voc rouba mesmo? E eu: Ah, roubar eu no roubo, acabei fazendo.

Aqui Pedro rompe com o momento inicial da entrevista, sempre estimulado por inmeras pequenas perguntas nossas, para um momento de narrativa direta, sem pausa. Se antes era preciso pedir para que ele descrevesse melhor uma cena ou outra, a histria de sua me e irmo, as idas e vindas de pequenos empregos (entregador de folheto, lavarpido), agora era s concordar com a cabea que ele seguia falando. A narrativa mais clssica e genrica, repetitiva, cedia ento espao para uma descrio detalhada da ao criminal. Pedro j elaborava o vivido como imagem. Pareciam-me se102 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

qncias de cinema, resgatadas de memrias de cinco anos atrs. Ele criava metforas para facilitar nossa compreenso dos cdigos em questo, de sua relao com eles. Os meninos viram um carro cheio de compras, um tiozinho contando dinheiro, mas a coragem e a raiva sucientes para a abordagem veio s numa terceira vtima potencial. Desastradamente, sem muito planejamento, e sem maiores problemas, o primeiro assalto deu certo. Pedro tinha 14 anos, usava uma arma de plstico. Conhecia a fronteira pela primeira vez. Voltando com os objetos roubados, os caras mais velhos da favela demonstraram reconhecimento. Os meninos eram bons. O primeiro roubo era, ento, quase um rito de entrada num outro mundo. Passagem. Pedro se sente entre duas condies distintas: Roubar no roubo, mas acabei fazendo. No trnsito, surgem sentimentos novos, geradores de satisfao: a coragem, a adrenalina e a disposio necessrias para a ao se tornaram reconhecimento no grupo. Nesse momento, a famlia de Pedro ainda aparece bastante na narrativa, mas j em registros cambiantes a casa era espao de proteo retrica do crime, mas ao mesmo tempo o irmo lido como uma ponte para a turma de amigos envolvidos; o pai no gostava disso, mas oferecia contraponto: seguia bbado e no provia o suciente; a irm reprovava suas companhias, mas seguia ausente. O dinheiro que ele trazia gerava cara feia, mas era aceito. Os tios e a madrinha, nunca muito prximos, j desaparecem do depoimento. A escola j havia sumido em um momento anterior, logo aps as memrias de infncia. Os empregos anteriores deixam de ser lidos apenas como pouco rentveis, e passam a ter conotao de precariedade e humilhao. Agora Pedro vislumbrava a possibilidade de ganhar dinheiro de verdade. Ele tinha essa opo (termo de uso muito freqente). Um grupo novo (amizade, notas de dinheiro, cerveja, carro) e novos objetos (roupas, bicicleta, sanfona, arma de brinquedo) passam a fazer parte da vida de Pedro. A me j tinha morrido havia um ano, um ano e meio. Ladro instituinte, ladro institudo
A eu fui roubando com os molequinhos (...) Meu pai no gostava disso; bebia, mas no gostava disso. A gente trazia dinheiro escondido. A comecei a roubar e comecei a pegar amizade
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 103

com um pessoal mais velho. Peguei amizade com esses rapazes maiores e fui e joguei R$ 50 na mo deles. E eles disseram que estavam vendendo a arma por R$150. E eu: Que arma essa? uma arma a. Se quiser... Eu juntei com um colega meu: Vamos comprar, fica mais fcil. A eu comprei. E comeamos. E esse rapaz, que era mais velho, que catava uns negcios bons, firmes, [falou]: Ento, eu tenho uma fita boa para vocs. de tanto! Voc vai l, mais dois molequinhos. Voc vai conseguir porque anda comigo (...) Uma firma, tinha bastante dinheiro. A eu fui; catamos com esse pessoal mais velho, e deu tudo certo tambm; roubamos pra caramba.

Os rapazes mais velhos j eram, tambm, mais organizados que Pedro e seu amigo. Com eles j era fcil comprar uma arma. Pegar uma amizade com esses personagens signicava tambm acessar um mundo de aes mais rentveis, as tas dadas, espcie de subcontratao dos roubos e assaltos. Eles tinham mais meios para organizar uma ao que desse um bom dinheiro, e podiam contratar adolescentes e jovens para execut-la. Pagavam pelo servio, desenhavam as necessidades e tarefas a cumprir: Eu tenho uma ta boa para vocs. de tanto! Voc vai conseguir porque anda comigo. A empresa subcontratada funciona melhor se tiver os equipamentos e ferramentas de trabalho necessrias: Vamos comprar, ca mais fcil. O tempo passou rpido, Pedro foi virando ladro:
A eu comecei a agredir a vtima. Teve uma vtima, um rapaz forte, ele veio bater em mim, eu bati nele e joguei ele no cho. E ele: No, no, no! E eu: Eu no estou aqui para te matar, eu quero s seu dinheiro, s. S no quero que voc se encoste, pe a mo na cintura! Eu quero s seu dinheiro, no quero nada com voc, seu documento pode ficar. S quero seu dinheiro. E ele falou: No, tudo bem, tudo bem, tudo bem! A eu peguei o dinheiro dele e fui embora. Teve uma vtima que estava armada, um dia. Ns catamos o carro dela e ela foi fugir, e eu dei uma p de tiro no carro. Tirei a arma e comecei a dar tiro, s que no acertei ele, no. Quase acertou meu colega. Isso normal, isso acontece [disse o colega]. A eu peguei mais coragem. E com o dio que eu estava porque minha me morreu, eu comecei a ficar muito mau. A eu
104 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

peguei amizade com esses caras. Um dia, fomos para um assalto e um cara levou um tiro na mo. A eu vi e comecei a dar tiro, mas nunca consegui acertar. A teve uma vtima que estava armada, uma 9 [mm], parece. Voc t armado? No, no t no, no t no! A, eu estava com uma arma mais forte, engatilhei ela, apontei bem na boca: Abre a boca! No, no vou abrir no! Eu dei uma coronhada, ele abriu a boca: Nem se mexe, se voc se mexer eu arrebento a tua cara. Meu colega viu e ele estava com uma arma. Voc polcia? No. Meu colega ia matar ele. Eu disse: No, no mata no. Deixa ele vivo. S quero o dinheiro dele e nada mais. Pegamos o revlver, a arma.

Outro momento de passagem. Agora, Pedro j no sabe se opta pela narrativa do bom ladro, que rouba sem agredir, que s quer o dinheiro e nada mais, ou se demonstra a si mesmo como um daqueles que agridem a vtima, agem com violncia, que do provas de serem bandidos mesmo. A primeira imagem mais palatvel para ns, a segunda melhor reconhecida no mundo do crime. Ele conhece as falas e os argumentos de ambos, pode efetivamente escolher entre eles. A indeciso torna o trecho da entrevista confuso, cheio de idas e vindas. A gura da me reaparece, outra imagem repetitiva: em diversos relatos dos meninos do crime, a me gura santicada. A me de Pedro tinha morrido, e ento ela era ainda mais santa, ao mesmo tempo em que sua ausncia gerava mais dio. Nesse momento da conversa, eu tinha a sensao de que ele tinha dvidas sobre como prosseguir. Seguimos olhando para ele, esperando a continuao. Ele resolveu continuar: Eu comecei a car muito mau. A peguei mais coragem. O depoimento recuperou o uxo. As balizas de sua narrativa, ento, saram da fronteira entre o crime e a moral da famlia e passaram a ser praticamente internas comunidade do crime. Pedro falava agora como um prossional desse mundo; fazia questo de demonstrar que conhecia o ofcio. As aes j no tinham mais a inocncia das primeiras: os termos prprios da funo tcnica desempenhada expresses do jargo policial apareciam (o que era um tiozinho contando dinheiro passava a ser descrito como a vtima; bater virava agredir etc.); os perigos inerentes funo tambm comeavam a aparecer: uma vtima armada,
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 105

um tiroteio mal conduzido, e Pedro ganhava experincia ao lidar com essas situaes. O menino reetia sobre cada ao, tornava-se mais capacitado para exerc-la. Passava, ento, a se relacionar tambm com gente mais experiente, mais bem formada. Pedro passava para o lado do crime.
Peguei amizade com uns velhos de 20, 30 anos j. Uns j tinham passagem em cadeia. E fiquei com mais dio. Comecei a arrumar briga com ladro tambm. Comecei a dar tiro em ladro, aquela confuso. Teve uma turma que veio... Eu chamo de safado, porque no eram nada, mas graas a Deus que morreram tudo. Mas no foi das minhas mos. Pegaram um dia que eu no estava armado, fora da favela. Roubaram uma moto na favela e meu colega falou [para outros que investigavam por conta prpria]: Foi tal pessoa. A eu fui dar uma volta no Monza dele [do colega]. Eu estava junto com ele. Esses ladres pegaram e falaram: Qual a de vocs, cagetaram a gente? Qual de vocs? A comeou aquela discusso: Eu no fui, eu no fui! Vocs vo apanhar. Estavam juntos, vo apanhar os trs. [Eu disse]: Eu no vou apanhar, eu no fiz nada para vocs. Todo mundo tinha medo deles porque eles no tinham medo de matar uma pessoa. Abria a boca para eles e eles matavam, sem pensar... At jogando bola j matou um cara. Chutou a perna dele... Foi e matou um pai de famlia. Nego tinha maior medo dele. A foi: um comeou a me dar um soco, comeou a dar soco no outro; um deu uma coronhada no meu peito, caiu a arma. Quando caiu a arma eu fui tentar me abaixar, ele bateu na minha cara: Vai, abaixa para voc ver o que eu dou na sua cabea! A, tudo bem, respirei, fiquei com dor no peito, o meu colega chorando. O ltimo no apanhou. Quando estava indo embora: Olha, ele tem dinheiro! Apontou para mim. Eu estava com dinheiro no bolso, cem reais. D o dinheiro!No dou. Comeou a me bater, pegou um pedao de pau e deu na minha cabea. Entreguei o dinheiro para ele e fui embora.

Pedro tinha 15 anos. Mas j era ladro e, portanto, podia ser cobrado segundo as normas da comunidade do crime. Comunidade no sentido tradicional, pois entre seus integrantes produz-se a sensao de que os pares so seus iguais, e igualmente outros frente aos de fora do crime. A primeira das regras dessa comunidade talvez seja a de no delatar. O amigo de Pedro delatou, por outra norma interna (no
106 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

roubar na favela), e arrumou confuso. Pedro estava junto na hora do acerto de contas, e por isso apanhou junto. Os dois s no morreram porque os cdigos mudaram nos ltimos anos e o episdio ocorreu exatamente em uma poca de transio. Com a entrada do PCC (Primeiro Comando da Capital, principal faco criminosa de So Paulo) em Sapopemba, organizando todo o trco de drogas e interferindo na organizao de outros crimes, tornou-se mais complicado ter uma licena para matar outro ladro. preciso autorizao superior, preciso vericar o desdobramento gerado por ameaas, preciso saber se outras sanes no adiantam. preciso, em ltima instncia, participar de um debate, ou seja, dos julgamentos extralegais e sumrios operados por membros de organizaes criminosas, sobretudo o PCC. Esse dispositivo, que emula um tribunal legal, com testemunhas de acusao e defesa, juzes e advogados, tem sido utilizado de modo recorrente nas periferias de So Paulo5. Alis, sob o comando do PCC, as normas dos tracantes e ladres tambm parecem ter se unicado. A sobreposio de mercados ilegais sob um nico comando criminoso representa processo distinto do que ocorre em outras cidades, entre elas o Rio de Janeiro. Se no Rio as ligaes perigosas entre o trco de drogas e outras ilegalidades e crimes permanecem oscilando na linha do tempo (MISSE, 2006a), em So Paulo esses mercados tenderam para uma sobreposio mais clara e esto, atualmente, submetidos efetivamente a uma chea relativamente centralizada. Essa condio peculiar acelera, em So Paulo, a circulao do que Misse (2006b, 2007) chamou de mercadorias polticas, inerentes aos mercados de proteo. Assim que, nos momentos de diculdade, Pedro (que nunca tracou) recorre ao dono da boca para se armar, e, ao mesmo tempo que compra as armas, recebe as instrues do comando (o PCC) para ignorar o problema com o grupo rival:
Da, juntei [dinheiro], comprei um carro, comecei a roubar de novo. Peguei uma arma e trombei com os dois, comecei a dar tiro nos dois. Um no brao e outro na perna de um. Falei: Agora vem! Comprei umas quatro armas, peguei amizade com esse pessoal dono de boca, comecei a me revoltar: Quer arrumar confuso comigo, ento vem! A eles no chegavam mais perto de mim; quando eu
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa

5 Pedro conta que seu primo foi executado depois de um debate.

DILEMAS

107

estava na favela, eles no vinham. A falaram para eu parar com isso, e eu ignorei isso porque seno ia acabar morrendo, porque eles eram mais fortes que eu. Eu sozinho, porque meus colegas... Numa fita tambm que eu acabei indo, quase morri. Fui assaltar um rapaz, eram trs policiais. Fui assaltar ele, ele estava armado, mas no conseguiu ser mais rpido que eu. Mas tambm, eu no consegui matar ele. Agradeo at hoje por no ter matado ele. Tudo bem. Da, apontei as armas para ele: Vai, vai, vai, um assalto, um assalto. Ele ficou olhando para a minha cara, um alemo, assim. Vi que eram dois maiores, um baixinho, a fui. Quando ele foi encostando, dei um tiro no peito dele, do lado... Nem foi no peito, foi na mo, assim. Eu vi que no ia dar certo porque o outro estava se coando do outro lado. Da eu fui, assim, nem queria mais roubar, fui me afastando com medo. Eles, armados. Quando eu fui ver, no tinha colega nenhum. Sorte que eu estava com duas armas. A, eu comecei a dar tiro nos caras e o policial comeou a dar tiro tambm: T, t! (...) Vi aquelas balas e fui correndo para o meio do mato. Passou um colega meu com um carro. Ele estava com um carro e parou, e deu uma p de tiro; no acertou nenhum. A, os polcias conseguiram sair da casa, pulei em cima de uns, ca, quase quebrei a perna, me ralei todo, assustado. A vi um carro, me escondi. Da os polcias passaram reto. Fui embora. Cheguei na favela. Os caras: Voc t bem? Voc t bem? Pensei que voc tinha morrido! A teve um, eu dei um tiro no p dele: P! Isso aqui para voc aprender a no deixar os outros sozinhos. Vocs so tudo safados. Da comecei a pegar mais raiva desse pessoal, e comecei a pegar confuso. Arrumei bastante confuso por causa disso, e fui tentando me acalmar. E graas a Deus consegui me acalmar. Fui tentando pegar amizade com eles de novo, porque no tinha jeito, eu estava morando ali, no tinha como eu sair dali, deixar a minha famlia e tentar fazer uma loucura, porque eu ia morrer. Mas eu tambm j no tinha medo de morrer mais. Minha famlia j no ligava mais para mim. Demorou para pegar amizade [de novo], da fui num assalto com eles, roubamos acho que uns cinco ou sete carros s num dia s. Da, na ltima vez, demos um tiro no carro. Da, logo a ROTA [Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, da Polcia Militar] fechou a gente e comeou a dar tiro. A, meu colega joga a arma. [A polcia]: Senta a! Manda a gente deitar no cho, cabea para baixo [cabea baixa]. A comea a bater, sem d. Apanhei que nem... Puxou
108 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

o cabelo do meu amigo e deu logo um tapa na cara. A, meus colegas comeam a gritar, eu fiquei quietinho. A teve um cara [policial, que falou]: Voc o nico que t quieto? Ele estava com uma botina de ferro e me deu uma botinada, que parece que at estralou os ossos da costela: P! Estava com uns objetos [roubados], e fui preso. O cara veio e eu tinha que pegar uns negcios que estavam no barraco, seno ns amos apanhar mais. Nem tinha bastante coisa, e eu entreguei. Da os moleques [traficantes locais] viram e acharam normal, tudo bem. Porque ele [o policial] disse: Seno, seu amigo morre. E eu: Tudo bem, eu agento! Meu pai estava bebo, no no? A, meu padrinho: Esse desgraado.

As aes criminosas eram narradas uma a uma, como se no houvesse intervalo entre elas, ou como se o intervalo fosse pouco relevante. Em suma, a vida que Pedro se lembra de ou cr ser mais relevante narrar sobre estes tempos passa a ser a sucesso das aes criminosas de que fez parte. Pedro chega de madrugada trazido pela polcia, rumo delegacia. O pai estava bebo. A narrativa h muito j no citava os familiares, circunscrita que est pelas fronteiras do crime. As relaes j estavam desgastadas. Esse desgraado. De fato, nessa etapa como se as relaes internas a este mundo, sem lugar material explcito, tomassem a totalidade de sua vida. Nesse registro, a violncia extrema. A trajetria de Pedro e no s a dele, o fenmeno recorrente marcada nesse momento tambm pela chegada dos conitos internos comunidade do crime, conitos que fazem os indivduos restringirem ainda mais seus vnculos pessoais para fora dela. O risco de morte cresce, as trocas de tiros so mais freqentes, a violncia armada passa a mediar no apenas as aes criminosas, mas com freqncia tambm a sociabilidade cotidiana: punies por ruptura dos cdigos, ameaas internas ao grupo, conitos com outros grupos. Aparece a provvel autoria de homicdios, da qual se suspeita pela insistncia em dizer que todos os tiros disparados foram no p, no brao, ou quando ele retica a prpria fala, aps ter dito que acertou um tiro no peito. mais prxima, ainda, a convivncia negociada com a represso da polcia, sempre associada violncia ilegal e corrupo. A fora policial surge, nitidamente, compondo a experincia de quem se v imerso no mundo do crime, e no se contrapondo a ela.
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 109

H ainda uma outra regularidade nos relatos de indivduos que, como Pedro, atingiram tal imerso: trata-se do momento radical em que eles armam no ter mais nada a perder. A perda de laos com pessoas, instituies e valores considerados legtimos socialmente traduz-se, a partir dessa etapa, na convivncia cotidiana com a possibilidade real de morte. A fragilidade dos laos de pertencimento social, pelo ocultamento que a intensidade da vida criminal lana sobre eles nesse momento, cria uma espcie de inexistncia do indivduo no mundo legtimo. Isso faz sentir que, em ltima instncia, sua morte seria apenas a conrmao dessa ausncia (FELTRAN, 2004). Diversos meninos com que trabalhei nos ltimos anos relataram-me essa percepo muito claramente, sempre que seu envolvimento com o crime chegava a esse nvel, e da para frente. Os que morreram, quase sempre, j haviam atravessado esse limiar. No h, portanto, banalizao dessa violncia letal; ela responde a critrios de distribuio regulares e especcos. Nesse momento, se no h o que perder, tambm no h mais o que temer. Eu no tinha mais medo de morrer, minha famlia no ligava mais para mim, diz Pedro. tambm muito recorrente que, nessa etapa do envolvimento com o crime, de maior desliao de dinmicas sociais tomadas como mais legtimas, o medo da morte praticamente desaparea. A coragem desses meninos, ento, torna-os muito qualicados para executar aes criminais arriscadas. A subcontratao de adolescentes para essas aes foi um fenmeno identicado em diversas situaes de campo. A explorao de mo-de-obra jovem no mundo do crime se nutre, ainda, da mitologia em torno do Estatuto da Criana e do Adolescente adolescentes so convencidos de que, por serem de menor, no sero punidos legalmente no caso de captura. A esta altura, e sem que se note, os critrios de satisfao iniciais da entrada no crime o usufruto de bens de consumo, os passeios, as mulheres tambm j desapareceram da narrativa. Pedro no se refere mais ao prazer de consumir o que conseguiu nos assaltos, no h mais adjetivao positiva. A roupa de marca, o tnis e o status no grupo, ou mesmo a complementao de renda para a rotina domstica, vistos como justicao pelo lado de fora da fronteira do mundo do crime, cedem espao agora, numa perspectiva interna a
110 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

essas fronteiras, a um ciclo de aes criminosas seqenciais, sem intervalo para desfrute. Familiares e amigos externos ao crime desaparecem do depoimento, a casa some da rotina e vira horizonte distante (Vou l s para dormir); o trabalho traduzido em ganho pela ao criminal; os espaos sociais de consumo e lazer deixam de ser freqentados pela narrativa (ainda que possam continuar presentes nos cotidianos). Ladro institudo, ladro institucionalizado
Eu tinha 15, 16 anos nessa poca [da primeira priso]. Com 15 anos eu aprontei mais. Eu ia fazer 16 anos. Meu padrinho foi junto comigo, eu fui l, p, na cadeia. Acabei ficando dois dias l. Na cadeia, no DP [Delegacia de Polcia] em Santo Andr. S esqueci o nome. Da, fui para a UAI [Unidade de Atendimento Inicial da FEBEM, na poca], fiquei um ms, certinho. Assinei [o artigo] 157 [Assalto Mo Armada], Formao de Quadrilha era tudo de menor, na poca, os moleques e um Porte de Arma. A fiquei um ms na FEBEM e sa. Fui no Frum, meus parentes tambm todos l. Pegamos uma LA [Liberdade Assistida, medida scioeducativa em meio aberto], a comecei a assinar o LA6.

Primeira priso: botinada na captura, dois dias na delegacia com adultos, um ms na unidade de internao para adolescentes. Imerso no mundo do crime, em sua face institucional. Audincia para o julgamento, a famlia presente. Entre Pedro e sua famlia, como entre ele e todos os seus laos sociais para fora do crime, passa a haver uma mediao estatal. A primeira priso sempre momento de mudana importante. A famlia ampliada obrigada a se comunicar para processar o ocorrido, h que pensar o que fazer. O menino est mesmo no crime, est preso, todos sofrem. Mobilizamse solidariedades. A fofoca da vizinhana conrma suspeitas e restabelece o estatuto da existncia social de Pedro: ele est virando bandido, j virou. A polcia faz sua cha, tira fotograas, monta uma pasta, ele passa a ser algum com antecedentes criminais e, assim, muda seu estatuto tambm frente ao Estado. A primeira institucionalizao outro rito de passagem relevante na vida de um adolescente de periferia que, como Pedro, transitou pelo crime. A idade de Pedro tamGabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa

6 Assinar o LA significa comparecer mensalmente ao posto da Fundao Casa (ex-FEBEM) responsvel pelo acompanhamento de sua medida scio-educativa de Liberdade Assistida, conforme determinao judicial.

DILEMAS

111

bm j recongurara sua insero no universo social de seu bairro. Agora ele j fazia parte dos moleques mais velhos. Suas nicas relaes no (muito) mediadas pela institucionalidade criminal, durante o perodo de internao, passam a ser as horizontais, entre os outros adolescentes privados de liberdade. Reforados os vnculos horizontais, a comunidade do crime se fortalece. Para Pedro, como para todo membro dedicado de uma comunidade, o mundo que importa parece terminar nas fronteiras que a circunscrevem.
Foi quando eu conheci o Cedeca. Quem conhecia mais o Cedeca era meu irmo. Meu irmo s no se envolveu mais [no crime] por causa do Cedeca, acho7. A conheci o Lucas [educador], esse pessoal assim, e fui com eles na quadra do Arlindo [escola pblica do bairro], onde eu estudava, para jogar bola, fazer as brincadeiras l na quadra, e conheci eles.

Foi a condenao ao cumprimento de uma medida de Liberdade Assistida, em meio aberto, que quebrou esee ciclo pela primeira vez. Por obrigao judicial, Pedro voltou para casa e para o bairro, e tinha que freqentar as atividades do Cedeca. Conheceu seu educador de referncia, conversou com ele e participou de atividades esportivas na quadra da escola. Seu processo passou a ser acompanhado por um advogado, que o instrua sobre seus direitos, que conhecia minimamente seus circuitos no bairro, sua trajetria familiar etc. Desde o primeiro assalto, este era o primeiro momento em que Pedro travava relaes sociais ainda que caracterizadas por vnculos muito frgeis fora do mundo do crime. O momento novamente de passagem pelas fronteiras, mas agora no sentido oposto. As coisas entretanto no so assim to simples. Fazia um ms que ele estava na rua quando seu amigo, que havia sido preso junto dele, tambm saiu. Eles se viram logo.
7 O irmo de Pedro no se envolveu com o mundo do crime nesse perodo, mas sim quando mais velho. Estava preso, na data desta entrevista, por ter sido capturado num assalto que realizava no centro de So Paulo.

Nesse mesmo dia ele foi preso comigo. Ele falou: Tenho uma fita, acabei de sair da cadeia. Eu j tinha me envolvido com os caras j, grando, umas fita boa, bastante dinheiro. Ele roubou um carro, colocou uma placa, ia fazer um bode [falsificao de placa de carro]. A eu liguei para umas meninas que eu conhecia, que eram meio envolvidas tambm, e elas falaram que era bastante dinheiro. Eu falei: Tudo bem, vou passar na sua casa. E
O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

112

DILEMAS

passamos na casa delas. S estavam as meninas e uns caras, com umas armas, eu falei: Nossa, que bonito! Que lindo! Nunca tinha pegado aquilo. Aprendi a mexer nelas. E meu amigo falou: Vamos na 45 [45 DP], perto da So Rafael, era para pegar os documentos dele. Ele tinha acabado de sair da cadeia, e ele foi com o carro roubado, junto comigo. Ele pegou os documentos dele, na delegacia. Eu pedi para ir dirigindo o carro. Eu j no dirigia h bastante tempo. Tipo assim: Deixa eu ir dirigindo? Faz tempo que eu no dirijo, acabei de sair da Febem. Peguei, fui dirigindo o carro, e ele foi preso mais por causa de mim. Eu estava descendo, uma arma em punho, assim, e tinha uma viatura. E eu deixei o carro morrer. A viatura parou, assim. Da virei, a viatura parou. Eu engatei e [faz rudo imitando um carro que sai lentamente]: Isso a, piloto! Eu fui saindo devagar e a polcia veio na bota e mandou parar: [rudo de carro em arrancada de fuga]. Mas era um bode, um carro roubado, e ele falou: No vamos parar no, acabei de ser preso, acabei de sair da cadeia. E eu: Tambm no quero no, acabei de sair da Febem. Deixa eles darem tiro! Acelera! Comecei a acelerar e demos um perdido nela [na viatura], e da trombamos [encontramos] com outra. Os caras dando tiro em cima da gente, eram cinco viaturas. Ns pegamos uma avenida em Santo Andr e comeamos: fomos, fomos, fomos, quando eu fui ver tinha uns sete carros de viatura atrs da gente, e eu no sabia dirigir muito bem. Peguei uma avenida, foi fechando o farol e ns batemos os dois retrovisores e, quando olhamos de frente, tinha um carro. Ns batemos de frente com o carro: buf! A amassou a porta no meio, no meu rosto e tudo; no desmaiei, mas deu um branco, depois eu acordei. Meu amigo tinha acabado de correr do carro, eu apoiei na porta, assim [faz o gesto de sair pela janela], e consegui sair. Na hora do apavoro, acho que pode cair uns cem em cima de voc, que quando voc pensa em morrer, no sei como, voc consegue. Acabei correndo, corri bastante. A vi um carro rebaixado at hoje no sei como eu consegui dentro de um posto [de gasolina]. Um carro rebaixado e eu consegui me enfiar l debaixo. No tinha outro canto, estava fechado de polcia. Da eu me enfiei l embaixo (...) Da cataram meu colega dentro do supermercado, a foi e me catou. Sorte minha que tinha uma mulher [policial feminina]: ! O seguinte, tenta sair da, se vira! E eu tinha que conseguir sair, e eu me ralei todo,
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 113

no sei como eu consegui me enfiar l debaixo do carro. Eu consegui sair. Quando eu levantei, sa, veio um nego [outro policial], me levantou l no alto e deu um soco na minha barriga. Mas ele viu que eu estava todo cortado, todo saindo sangue, e falou: Vou bater nesse desgraado, vai pensar que fui eu que espanquei ele. Nem vou bater em voc mais! Todo arrebentado, todo ralado no rosto, no ? Da veio um monte de viatura; olhei para um canto, olhei pro outro e... no ia escapar nunca. Os caras estavam todos armados. E eu vi meu colega, e ele era de maior. A olhou para a minha cara: E a, Pedro? [Eu falei]: Sou de menor, no esquenta a cabea no! Ele foi numa viatura, eu em outra e o cara [policial] falou para mim: Seguinte, joga tudo pro de maior. Olhei para a cara dele, assim: Mais fui eu que roubei [o carro]! O de maior no tem nada a ver. Ele [o policial] foi e deu um soco no meu peito. Vai, pode espancar, matar, estou todo arrebentado mesmo, faz o que voc quiser! Ele foi e me deu uma coronhada no peito. A falei: Voc no tem mais fora, no, polcia? Olhei para a cara dele: Ento voc tem que fazer mais coisa ainda, porque fui eu que peguei. Foi e me deu mais um soco na boca. A eu falei: Tudo bem, estou todo arrebentado mesmo. Chegou na delegacia, chegou a vtima, acabou no reconhecendo nenhum dos dois. A, os policiais: Voc vai direto pro SOS, neguinho. Entrei na cela e tinha uma p de ladro. A, meu colega foi preso e o pessoal comeou a zoar: A o pessoal do bandex! Sai num dia e volta no mesmo dia, meu! Vixe, comecei a dar risada. Tinha um outro colega preso, no mesmo lugar. Ele falou assim: Tudo bem, Pedro, a vtima no reconheceu voc. Daqui a pouco voc est na rua, no esquenta no! S no sei ele, que acabou de sair e acabou de chegar, mas voc...! Falei: Tudo bem. Esse rapaz era, tipo assim, considero ele; mas agora no muito, mas antes considerava pra caramba, tinha cinco passagens em cadeia. Respeitava ele pra caramba e ele me respeitava. Peguei amizade com um pessoal l dentro, esse pessoal me cumprimentou: Voc que o tal de Pep? A comecei a pegar uma amizade com o pessoal de fora, muitos (...) falavam de mim. Os ladro falavam porque eu estava roubando o ano inteiro, e peguei um nome, uma amizade. O pessoal: Olha, um molequinho daquele tamanho tem mais apetite que um ladro. Os caras: Vamos te levar pro SOS. Eu: ? Vamos. Fazer o qu? Meia hora [depois]: Vou tomar um banho. Os policial olhando para a minha cara: Porra! Voc folgado mesmo!
114 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

Me levaram para a UAI de novo, e o funcionrio de l: Caramba, de novo! E os caras: Voc j sabe como funciona. Mo na cabea, no senhor, sim senhor. Fiquei mais dois meses l, de novo. Fui para a UAP 8 [A sigla significa Unidade de Acolhimento Provisrio, mas em realidade Pedro passa por uma UAP e se refere UIP 8 Unidade de Internao Provisria do Brs, onde cumpriu a medida de internao]. A minha irm foi me visitar uma vez e eu: T aqui porque eu quero, quis para mim. No quero visita no! A minha famlia j me via roubando daquele jeito, sofria comigo e veio me visitar, j era demais. Minha irm estava com uma filha j. Peguei e mandei ela embora, ela ficou nervosa. E o funcionrio: Ei, voc folgado! Voc trata sua irm desse jeito? E eu: Eu trato, a irm minha. A ele falou: Neguinho, voc folgado mesmo! A eu falei: Sou mesmo, seu banguela! A ele veio e me deu um soco. Se fosse sua irm, voc gostaria que ela ficasse visitando voc aqui? falei para ele. Fiquei olhando para a cara dele, e fiquei quieto. Nunca tive visita, no, porque eu no quis. Minha irm ia, mas eu falava: No, no aceito visita no! Peguei amizade com o pessoal, uns funcionrios. E peguei semiliberdade, tinha que ficar na casa para dormir8. A peguei umas amizade, tinha uns moleque folgados, uns neguinho que arrumavam treta rpido, e acabei fugindo de l. A fiquei fugitivo, em busca e apreenso. E me envolvi mais uma vez. Tipo assim: um colega meu morreu, mais outro morreu. A fui ver, nunca tinha visto um cara morrer na minha frente; o cara foi num assalto, acabou morrendo na minha frente, acabei fugindo. Aquela cena, e eu falei: Nossa, eu fui, o cara no voltou comigo (...) A, teve um policial que eu acertei ele e acabou vindo me procurar aqui, mas no conseguiu me achar. Acabei sendo procurado pela polcia, arrumando treta com ladro, e comecei a pegar amizade com uns pessoal forte. A eu vim num [outro] assalto, um colega meu j levou um tiro tambm, outro levou no pescoo e ficou meio gago, mas fugiu. Eu no fugia. ita, comeou a piorar as coisas. Ao invs de eu melhorar em casa, no trazia mais nenhum real para casa, porque eu j no conseguia mais arranjar dinheiro. A ia para a Febem, piorava mais em casa, e quem estava tomando conta de casa era o meu irmo mais velho(...) No sei dizer por que antes dava mais certo, no sei dizer at hoje. Teve bastante que deu certo. Acho que acabei me envolvendo com
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa

8 A semiliberdade uma medida scio-educativa intermediria entre a Liberdade Assistida e a Internao, que funciona nos moldes do regime semi-aberto para adultos.

DILEMAS

115

os cara que j tinha passagem, j era muito zica, como se diz, zica demais. Acabei me ajuntando com eles e era visado pelos polcias, eles viam e j conheciam. Acabou me conhecendo, acabei indo e os policiais me enquadravam: Cad seu colega? E acabei sendo visado, e acabei sendo falado por policia, porque eu tinha comprado uma moto e um carro. E a: Tal moleque t se crescendo, t ganhando dinheiro. Acabei perdendo carro e moto. Alguns moleques morrendo, a polcia seguindo eu, querendo saber quem sou eu e eu acabei acalmando. A fui me enturmando mais com o Cedeca, fui me afastando.

A cena descrita por Pedro transita, rapidamente, entre o encontro dos amigos, a perseguio policial cinematogrca e a vivncia limite entre a vida e a morte. Em seguida, a segunda institucionalizao j encarada com naturalidade. Neste trecho do depoimento, no so mais as aes criminosas que se encadeiam, mas apenas aquelas que redundaram em ida e volta das instituies totais. A irm reaparece representando a famlia. Havia sido destacada para a tarefa. Mas a justicativa utilizada por Pedro para evitar as visitas demonstra o quanto seus cdigos de honra j so especcos a irm expulsa, pois os familiares j sofreram tanto comigo, ainda tm que vir aqui? No justo. As idas e vindas fortalecem a amizade com os pares, Pedro ganha nome: Ento voc que o Pep? De volta s fronteiras internas do crime, e institucionalidade que lhe prpria, Pedro enuncia quais passam a ser suas redes sociais: indivduos institucionalizados ou recmsados da cadeia, a polcia e os agentes estatais do mundo penal. As mediaes desses laos, dispensvel dizer, so quase sempre violentas. Compreende-se porque as instituies penais de privao de liberdade (e scio-educativas, no caso dos adolescentes) terminam por agravar a sensao de desvinculao social em relao ao mundo legtimo e, assim, reforam a referncia do mundo do crime nas trajetrias. O dispositivo se monta entre o espao de internao, no qual as relaes horizontais so sempre internas ilegalidade, e o judicirio criminal, onde todas as relaes gravitam em torno do ato infracional. Esse circuito monotemtico, que fortalece a identidade do criminoso, aparece justamente quando o Estado passa a mediar suas relaes sociais.
116 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

O mundo do crime ganha tambm, nesta perspectiva, lugares sociais que extravasam e muito as periferias urbanas, ncando razes nas instituies: no preciso mais do que se recordar dos ataques do PCC em So Paulo, em maio de 2006, para se ter certeza destas conexes (ADORNO e SALLA, 2007). A motivao inicial de ingresso no crime reaparece: Eu tinha um carro e uma moto. Mas j no mais mobilizada a mesma justicao ou a mesma qualidade desses bens. Agora, o carro e a moto geram inveja, exposio e perigo. Inveja, porque ele est em evidncia e todos querem o que ele tem. Exposio e perigo porque a polcia j conhece o menino desde sua primeira passagem, conhece seus parceiros e, quando os v num carro, numa moto, vai abord-los (para prend-los, ou para parasit-los). Muita zica, zica demais. A expresso, que indica azar, nesse caso explicada por Pedro de modo concreto: ele sabe bem que, tendo mais nome, ladro e polcia esto de olho nele. Cada nova ta um novo tiroteio. Os amigos e parceiros comeam a ser baleados. Um morre na sua frente. Mais um. As coisas pioram muito. Era tudo iluso, outra categoria mobilizada de modo recorrente. Caminho de volta
Teve um colega meu que quase me matou porque eu parei de roubar, um pouco. E meu colega: Vamos assaltar? Ele tinha acabado de assaltar uma pizzaria. Eu falei: No, no vou no. Vamos, seu cuzo! Pode xingar o que quiser. Da ele comeou a folgar comigo de novo. A teve um dia que ele foi, engatilhou a arma na minha cara: Vai! Seno eu te mato agora! Mata se voc for homem! E era meu colega, andava junto comigo... Olhei para a cara dele, assim: Colega? Desgraado! Sorte sua que eu no te mato agora que eu no to armado. Olha para a minha cara: , teve sorte porque tem um monte de pessoas na rua. Fui em casa, busquei uma arma e fiquei olhando. Os moleques me viram armado e falaram: O Pedro t armado. A ele me viu l de cima e comeou a dar tiro. Ento, toma! Comecei a dar tiro tambm, e acertou um no brao dele. Ou voc me mata ou eu te mato, s porque voc fez isso para mim. Ele foi embora para o interior
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 117

e eu parei de roubar, depois que eu entrei nessa confuso. Ele fez um homicdio em Curitiba, matou um rapaz, um policial, no sei. Conseguiu sair, e disse que vinha para c. Eu disse que era ou eu ou ele. Fez mais um assalto e est preso at hoje. Eu fui me afastando, me juntando no Cedeca e comecei com o Lucas. Ele era educador meu do LA, e ele falou do Nasce: Fica ali cuidando das crianas. Eu falei: Vou sim. Era o maior tmido na poca. Entrei com a maior timidez, conheci a Neide, que bastante colega [da equipe tcnica do Nasce], que da igreja, a Juliana, e eles me acolheram. Com confiana, porque ningum ia confiar num rapaz que tem uma ficha que precria demais; olhar para uma ficha e saber as coisas dele. No sabem tudo, porque eu nunca contei tudo para ningum. No pode contar... Teve coisas que eu contei para vocs hoje... Antes eu no tinha coragem. Hoje, agradeo a Deus. Eu estou vivo por causa de Deus. O nico que me protege at hoje s Deus, s.

O Cedeca reaparece, acompanhando uma nova Liberdade Assistida. Novamente, o atendimento recoloca Pedro em relao com outras esferas de sua famlia e do bairro, alm de acompanhar seu processo judicial. Agora, entretanto, o momento j de ameaa de morte mais presente, Pedro est efetivamente no limiar entre um desfecho trgico ou uma reconverso ao mundo da convivncia legtima. Ele decide tentar fazer o caminho de volta, deixar de ser bandido, voltar a ser trabalhador. Mas, para atravessar a fronteira e deixar o mundo do crime, preciso gastar energia. Narrada sem muita certeza, a cena da briga com o colega retomada para demonstrar as diculdades de deixar o crime. A briga ritualiza essa passagem e, por isso, marcada pelo maniquesmo: tudo ou nada, dentro ou fora, comigo ou contra mim, ele ou eu. No h trnsito uido entre esses mundos, suas fronteiras so controladas. O mundo do crime no um regime de engajamento (THEVENOT, 2006), no qual um ator pode estar em um momento e, imediatamente a seguir, transitar para outro. Um indivduo pode transitar entre diferentes regimes de ao no mesmo dia deixar sua casa, comprar um bon, ir escola e, noite, participar de uma ao criminal, retornando para casa em seguida , mas no h a travessia da fronteira,
118 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

identitria, que circunscreve o mundo do crime. Essa fronteira delimita mundos e controla a relao entre eles. Por isso, uma converso individual requerida. H que se exorcizar o ladro que havia em si, retirar do corpo essa identidade. Como tm demonstrado alguns estudos recentes, a converso para o neopentecostalismo se apresenta freqentemente como uma rota de fuga do mundo do crime. Receptoras de muitos is nas ltimas dcadas (ALMEIDA, 1996, 2004), as igrejas neopentecostais se especializaram em fornecer passaportes e vistos para aqueles que desejam sair do mundo do crime sem se tornar clandestinos do outro lado da fronteira. Como mediadoras dessa imigrao, essas instituies mantm relaes diplomticas com os praticantes de atos ilcitos e suas formas de organizao. Ao mesmo tempo, normatizam claramente a distino da conduta de um ou outro lado da fronteira (BIONDI, 2008). Ao vislumbrar o outro lado, aparecem tambm outras pessoas no depoimento: o Lucas, a Neide, a Juliana, educadores que acompanham o percurso de Pedro. Surge uma oportunidade de trabalho: Fica ali cuidando das crianas. Vou sim. Pedro virou ofce-boy, depois educador e passou a receber um salrio, previsto nos convnios da entidade social com a Prefeitura, o Governo do Estado, enm, as polticas sociais. Na data de nossa entrevista, j fazia trs anos que ele trabalhava no Nasce. Em 2008, ele completa seis anos na instituio. A narrativa reencontra o mundo legtimo e o espao em que estvamos sentados, em torno da mesa de plstico rgido. Nesse momento, modica-se novamente o uxo da descrio. E ento, numa inexo rpida, o depoimento de Pedro retoma os mesmos parmetros de justicao iniciais. Ele reencontra a famlia, a religio e o trabalho; est de novo no mundo legtimo. Pedro recobra o flego e termina sua interveno assim:
Nunca roubei uma caneta de ningum. A nica coisa que eu queria era ganhar dinheiro e saa para roubar para sustentar a casa. Mas a minha me me ensinou uma coisa: se voc ver uma caneta em cima de uma mesa, voc no pega porque muita falta de respeito. S roubei porque em casa estava passando muita necessidade, e roubava os outros, de fora... Quem tinha, e no quem no tinha. Quem no tinha eu ajudava, dava dinheiGabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 119

ro... At hoje, com o que eu puder ajudar, eu ajudo. Fui me enturmando com o pessoal [do Nasce] e gostei das crianas. Nunca tinha visto umas crianas com esse sofrimento, diferentes, com deficincia em andar, estar dependendo dos outros para comer, para usar o banheiro... Minha prima deficiente, mas eu nunca me envolvi com a minha prima. Ela no anda e no fala. Eu no tinha aquele contato com ela. Hoje eu tenho. Aqui eu aprendi a ter contato com as crianas e saber viver. Como fala? No s a minha dificuldade, que eu tenho em casa, financeira, que existe. Aqui, eu aprendi a ver criana que no anda ou que anda mas que no consegue falar, vrias dificuldades, criana Down, e que passa fome tambm, e no rouba, no precisa roubar, e vive de uma forma diferente. A me sofre pra caramba porque tem um filho assim, doente. E eu fico colocando aquilo na cabea. O pessoal foi me explicando como dar comida para eles, eu fui, comecei; tinha o maior medo, mas fui me acalmando. Acho que Deus fez uma vida nova na minha vida, consegui ter quase uma famlia, eu considero aqui uma famlia. Mais que uma escola. Agora, hoje em dia, eu fiz um curso antes de ser registrado como Agente Jovem e isso me ajudou bastante. Porque tinha teatro, reciclagem, comunicao e computao. E aprendi bastante coisa. Tive contato com coisa que eu conheci quando eu era pequenininho e eu deixei, jogado fora, por um dio que eu tinha guardado. Acho que o problema era mais a minha me, nunca pensei em perder a minha me na minha vida. Hoje em dia eu falo assim: , mas um dia todo mundo vai. Ela morreu de um jeito, doente... Deus, religio, no sei... Religio, cada um tem um estilo. Eu sempre vou numa religio, mas no sou daqueles [muito dedicados]. S sei que acredito na palavra de Deus. Tudo que ele fez na minha vida at hoje, acredito s nele, s. A carne da minha me eu perdi, mas o esprito dela, virou um corao que entrou dentro do meu corao. E eu acho que a fora dela, de cima, me fez ficar mais forte e acordar para a vida. Os outros podem falar besteira, mas ela minha alma, que mais me protege. A alma da minha me e Deus que me protegem, at hoje. Te falar que eu no tenho medo de arrumar briga hoje, eu no tenho, mas tambm eu no procuro ver. Tem uns que tm cara feia comigo, mas sempre me respeitei para ser respeitado. Acho que o que vale mais no mundo voc ter respeito com o prximo. Acho que com isso voc ganha confiana de ladro e trabalhador. Acho mais certo.
120 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

Coexistncia dos mundos, legitimidade em disputa De volta ao mundo dos trabalhadores, Pedro pode dizer, com eles: Nunca roubei uma caneta de ningum. Mas talvez motivado pela expresso do rosto dos entrevistadores, ele percebe que seria preciso elaborar um pouco mais a explicao. nesse momento que a converso religiosa, e a valorizao do trabalho legtimo reaparecem. O depoimento se torna um testemunho religioso. E, como eplogo, Pedro elabora uma sntese do aprendizado obtido no transitar entre os dois lados da fronteira: O que vale mais no mundo voc ter respeito com o prximo. Assim, voc ganha conana de ladro e trabalhador. A frase signicativa. Pois, se ao seguir este mandamento obtm-se conana dos dois lados da fronteira, porque em ambos os domnios esse seria um princpio ordenador compartilhado. E se o que vale mais esse princpio compartilhado, porque, para viver, preciso obter respeito dos dois lados. O cdigo moral-religioso parece designar a sociabilidade no desviante em geral, denindo os critrios pelos quais aes e sujeitos poderiam ser considerados legtimos nos dois lados da fronteira. No toa que a expresso mundo reaparece com outro sentido, neste contexto: no mais como expresso de universos circunscritos (do crime ou do trabalhador), mas como algo mais abrangente, que os contm. Nesse instante de sntese, a disputa pela legitimidade social, que acompanhava toda a narrativa, se demonstra ainda mais nitidamente. O ladro aparece, pela primeira vez, no mesmo estatuto do trabalhador e Pedro sabe que, para estar bem, deve ser interlocutor respeitado por ambos. Para tanto, mesmo que ele esteja de volta ao mundo dos trabalhadores, deve permanecer pautado pela existncia da fronteira. Acho mais certo. No trabalho de campo no foi incomum encontrar essa sntese. Conheci muitos outros meninos e meninas que transitaram pelas fronteiras do mundo do crime em idas de vindas, gastando muita energia ao faz-lo. Os percursos desses jovens so quase sempre similares ao de Pedro: esto invariavelmente presentes os circuitos cotidianos entre famlia, trabalho, judicirio, polticas sociais e crime, embora esteja tambm presente a condio identitria bipolar entre trabaGabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 121

9 O desfecho fatal dessas trajetrias em geral acentuado nessa literatura. Em So Paulo, o homicdio de adolescentes e jovens ainda significativo, embora muito menos freqente nos ltimos anos. A mdia de homicdios na capital, que vinha girando em torno de 30/100mil no final dos anos 1990, caiu progressivamente a partir de 2000. As taxas mdias do distrito de Sapopemba decresceram tambm de modo progressivo e regular, de 209 homicdios em 2000 para 51 em 2007 (PRO-AIM, 2008). O principal fator dessa queda parece mesmo ser a pacificao, sempre precria, mas muito referida em campo, que o PCC promoveu desde que assumiu o governo do mundo do crime na cidade.

lhador e bandido (FELTRAN, 2008b). A literatura especializada em narrar esses percursos de vida , por isso, recorrente (BARCELLOS, 2004; SOARES, BILL e ATHADE, 2005, 2006, 2007, entre outros). Por singulares que sejam, e ainda que seus desfechos sejam mltiplos9, o desenho dos enredos que estruturam as trajetrias dos meninos do crime tambm recorrente. H sempre dinheiro e objetos de consumo circulando livremente entre os dois lados da fronteira, embora o transitar de indivduos seja muito mais controlado. H sempre a converso das ilegalidades nas mercadorias polticas que descreve Michel Misse, ao mesmo tempo em que se delineiam as hierarquias sociais. H sempre igrejas agenciando converses como passaportes de sada e vistos de entrada, e h sempre instituies totais, armas, vtimas e tiroteios nas inexes das trajetrias. H, portanto, muita regularidade nas fronteiras que circunscrevem o mundo do crime, em So Paulo e em outras periferias do Brasil. H regularidade, ainda, nas relaes entre essas fronteiras e o conjunto das relaes sociais. Na pesquisa de campo, mesmo os jovens que nunca estiveram inscritos no mundo do crime que representam a grande maioria da populao no puderam se esquivar de fazer referncias a ele. O modo como as fronteiras do crime se aproximam de suas famlias e circuitos sociais mltiplo, mas sempre evidente. s vezes eram amigos de escola, primos ou irmos que se envolviam em atividades ilcitas, sobretudo o narcotrco; outras vezes seus pais, tios ou eles prprios recebiam convites para participar de aes criminais; invariavelmente, suas mes sublinhavam o orgulho que sentiam por ter lhos resilientes. Meninos e meninas nascidos em famlias de baixa renda, nas periferias da cidade, nos anos 1990, sabem que o mundo do crime um domnio com o qual, querendo ou no, preciso lidar. A coexistncia entre o mundo legtimo dos trabalhadores, e o mundo do crime dos bandidos uma condio instituda em suas vidas. No plano etnogrco, bastante evidente que o ordenamento social prprio desse mundo do crime tem expandido sua capacidade de impor parmetros de organizao social, e que a circulao de mercadorias, servios e discursos pelas fronteiras que o circunscrevem cada vez mais intensa. De outro lado, o fato de os uxos que atravessam as fronO legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

122

DILEMAS

teiras do mundo do crime serem hoje mais intensos no faz com que estas fronteiras sejam menos operantes. Ao contrrio, o aumento dos uxos que as atravessam solicita um incremento na seletividade e no controle dessas fronteiras, controle exercido sobretudo no uxo de pessoas, e que tem sido disputado entre os atores dominantes no mundo social legtimo e no negcio do crime. As fronteiras do mundo do crime passam a ser, nessa medida, espaos de disputa pelos sentidos do que legtimo social e publicamente, e assim elas passam a interferir nas estratgias de gesto de territrios e populaes, especialmente nas periferias urbanas. Essa disputa pela legitimidade j evidente do ponto de vista emprico. A depender do problema enfrentado, um jovem de Sapopemba pode, por exemplo, propor uma ao trabalhista ou exigir justia em tribunais do PCC; pode integrar os atendimentos de uma entidade social ou pedir auxlio ao tracante. Pode, ainda, conseguir um emprego para entregar panetos ou comear a trabalhar na venda de drogas no varejo. A depender do interlocutor, essas aes sero consideradas mais ou menos legtimas, e sero mais ou menos vlidas discursivamente. Mas, nos uxos cotidianos da vida, qualquer uma delas compe igualmente repertrios de ao possivelmente legitimada. Armei acima, com Rancire, que a poltica no se resume disputa de poder em terrenos institucionais, mas pressupe um conito anterior, travado no tecido social, constitutivo da denio dos critrios pelos quais os grupos sociais podem ser considerados legtimos. nessa perspectiva que a disputa pela legitimidade que emerge do exame das fronteiras do mundo do crime, nas periferias de So Paulo, sugere signicados polticos bastante mais amplos.

Gabriel de Santis Feltran

O legtimo em disputa

DILEMAS

123

Referncias

ADORNO, Srgio [e] SALLA, Fernando. (2007), Criminalidade organizada nas prises e os ataques do PCC. Estudos Avanados: Dossi Crime Organizado, n 61. So Paulo. ALMEIDA, Ronaldo. (1996), A universalizao do Reino de Deus. Dissertao (Mestrado). Instituto de Filosoa e Cincias Humanas/Unicamp. Campinas. ________________. (2004), Religio na metrpole paulista. Revista Brasileira de Cincias Sociais, Vol. 19, n 56. BARCELLOS, Caco. (2004), Abusado: O dono do Morro Dona Marta. Rio de Janeiro, Record. BILL, MV [e] ATHAYDE, Celso. (2006), Falco: Meninos do trco. Rio de Janeiro, Objetiva. ________________________. (2007), Falco: Mulheres e o trco. Rio de Janeiro, Objetiva. BIONDI, Karina. (2008), A tica evanglica e o esprito do crime. Em: 26 Reunio Brasileira de Sociologia, Goinia. Anais da 26 Reunio da Associao Brasileira de Antropologia. Conveno 182 da Organizao Internacional do Trabalho sobre as piores formas de trabalho infantil. (1999), Organizao Internacional do Trabalho. FELTRAN, Gabriel de Santis. (2004), Isolamento, solido e superuidade: Sobre abismos cotidianos. Em: KOFES, Suely (org.) Histrias de vida, biograas e trajetrias. Cadernos IFCH, n 31. Campinas, IFCH/Unicamp. ______________________. (2005), Desvelar a poltica na periferia: Histrias de movimentos sociais em So Paulo. So Paulo, Associao Editorial Humanitas/Fapesp. ______________________. (2007a), Vinte anos depois: A construo democrtica brasileira, vista da periferia de So Paulo. Lua Nova: Revista de Cultura e Poltica. So Paulo, Cedec.
124 DILEMAS O legtimo em disputa Gabriel de Santis Feltran

______________________. (2007b), A fronteira do direito: Poltica e violncia na periferia de So Paulo. Em: DAGNINO, Evelina e TATAGIBA, Luciana. Democracia, sociedade civil e participao. Chapec, Argos. ______________________. (2008a) Fronteiras de tenso: Um estudo sobre poltica e violncia nas periferias de So Paulo. Tese (Doutorado). Programa de Ps-Graduao em Ciencias Sociais/Unicamp. ______________________. (2008b), Trabalhadores de bandidos: Categorias de nomeao, signicados polticos. Revista Temticas, ano 30, Vol.15. Campinas, Unicamp. MARQUES, Eduardo [e] TORRES, Haroldo (orgs.) (2005), So Paulo: Segregao, pobreza e desigualdades sociais. So Paulo, Senac. MARQUES, Eduardo; GONCALVES, Renata [e] SARAIVA, Camila. (2005), Assimetria e descompasso: As condies sociais na metrpole de So Paulo na dcada de 1990. Novos Estudos Cebrap, Vol. 73, p. 89-108. So Paulo, Cebrap. MISSE, Michel. (2007), Mercados ilegais, redes de proteo e organizao do crime no Rio de Janeiro. Estudos Avanados: Dossi Crime Organizado, n 61. So Paulo, IEA/USP. ___________. (2006a), As ligaes perigosas: Mercado informal ilegal, narcotrco e violncia no Rio. Em: MISSE, Michel. Crime e violncia no Brasil contemporneo: Estudos de sociologia do crime e da violncia urbana. Rio de Janeiro, Lumen Juris. ___________. (2006b), O Rio como um bazar: A converso da ilegalidade em mercadoria poltica. Em: MISSE, Michel. Crime e Violncia no Brasil Contemporneo: Estudos de sociologia do crime e da violncia urbana. Rio de Janeiro, Lumen Juris. _____________. (2006c), Sobre uma sociabilidade violenta. Em: MISSE, Michel. Crime e Violncia no Brasil Contemporneo: Estudos de sociologia do crime e da violncia urbana. Rio de Janeiro, Lumen Juris. PRO-AIM. Mortalidade no Municpio de So Paulo. (2008), Prefeitura Municipal de So Paulo. Disponvel em: http://
Gabriel de Santis Feltran O legtimo em disputa DILEMAS 125

ww2.prefeitura.sp.gov.br//cgi/deftohtm.exe?secretarias/ saude/TABNET. 2008. Acesso em: 21/05/08. RANCIRE, Jacques. (1995), Polticas da escrita. So Paulo, 34. _______________. (1996a), O desentendimento. So Paulo, 34. _______________. (1996b), O dissenso. Em: NOVAES, Adauto (org.) A crise da razo. So Paulo, Companhia das Letras. _______________. (2005), A partilha do sensvel: Esttica e poltica. So Paulo, 34. RIZEK, Cibele Saliba.(2006), Comunidade e violncia nas fronteiras da cidade. Em: 25 Reunio Brasileira de Sociologia, Goinia. Anais da 25 Reunio da Associao Brasileira de Antropologia. SANTOS, Wanderlei Guilherme dos. (1979), Cidadania e Justia. Rio de Janeiro: Campus. SOARES, Luiz Eduardo; BILL, MV [e] ATHADE, Celso. (2005), Cabea de porco. Rio de Janeiro, Objetiva. TELLES, Vera da Silva [e] CABANES, Robert (orgs.) (2006), Nas tramas da cidade: Trajetrias urbanas e seus territrios. So Paulo, Associao Editorial Humanitas/IRD. THVENOT, Laurent. (2006), Laction au pluriel: sociologie des rgimes dengagement. Paris, La Dcouverte.

126

DILEMAS

O legtimo em disputa

Gabriel de Santis Feltran

You might also like