You are on page 1of 58

Silas de Andrade Neto

O ESTUDO DIRIO DO VIOLINO: uma investigao da rotina de preparao tcnico-interpretativa dos alunos do Curso de Bacharelado em Msica da FAMES

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao da Escola de Msica da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial para a obteno do ttulo de Mestre.

LINHA DE PESQUISA: Performance Musical

Orientador: Prof. Edson Queiroz de Andrade

Belo Horizonte Escola de Msica da Universidade Federal de Minas Gerais 2010

ii AGRADECIMENTOS

Deus, pelo eterno cuidado e amor.

minha me, pela garra, persistncia e incentivo.

s minhas irms, cunhados, sobrinhos e tias, pela coragem e total apoio.

minha noiva, pela compreenso e companheirismo.

Ao meu professor de violino e orientador Dr. Edson Queiroz de Andrade, pela confiana e dedicao.

Valria Gazire, pela dedicao e disposio em me acompanhar no piano durante os ensaios e recitais.

Ao Hariton Nathanailidis, por me ajudar na aplicao do questionrio que foi direcionado aos alunos da FAMES.

iii RESUMO

Saber estudar um ingrediente indispensvel para o instrumentista. O estudo dirio bem realizado leva a uma performance segura, confortvel, eficaz, e conseqentemente conduz prpria satisfao do msico. A partir da hiptese de que grande parte dos estudantes universitrios no sabe como se preparar adequadamente para suas avaliaes e recitais, investigamos a rotina de preparao tcnico-interpretativa dos alunos de violino do curso Bacharelado em Msica da FAMES - Faculdade de Msica do Esprito Santo. Comparamos ento os resultados desta investigao com as estratgias de estudo prescritas por quatro importantes nomes da pedagogia do violino FLESCH, GALAMIAN, GERLE e GREEN. Procuramos assim descobrir se realmente existe falha na forma como esses estudantes se preparam para suas avaliaes e recitais.

iv ABSTRACT To know how to practice is an indispensable tool for the instrumentalist. The well done daily practice leads to a secure, comfortable, efficient performance, which consequently gives satisfaction to the musician. From the hypothesis that most of the undergraduate students do not know how to prepare properly to their tests and recitals, we investigated the technical and interpretative practice routine of undergraduate violin students of FAMES Esprito Santo Music School. Then we compared the results of this investigation to what are the practicing strategies recommended by four of the most important names of violin pedagogy FLESCH, GALAMIAN, GERLE and GREEN. This way we tried to find out if there are any flaws in the way these students prepare themselves to their tests and recitals.

v SUMRIO AGRADECIMENTOS ....................................................................................................... II RESUMO ........................................................................................................................... III ABSTRACT ....................................................................................................................... IV

INTRODUO .................................................................................................................... 1

CAPTULO 1: Estratgias de Estudo .................................................................................. 3 1.1. Reviso Bibliogrfica .................................................................................................... 3 1.2. O que dizem os principais violinistas pedagogos do sculo XX ................................. 10 1.2.1. Domnio Tcnico ...................................................................................................... 10 1.2.2. Repetio .................................................................................................................. 11 1.2.3. Planejamento de Estudo ........................................................................................... 13 1.2.4. Higiene do Estudo .................................................................................................... 17 1.2.5. Material de Estudo .................................................................................................... 24

CAPTULO 2: A rotina de preparao tcnico-interpretativa dos alunos do Curso de Bacharelado em Msica da FAMES .................................................................................. 30 2.1. Anlise dos dados levantados ...................................................................................... 30 2.1.1. Anlise dos alunos que afirmam saberem estudar .................................................... 30 2.1.2. Anlise dos alunos que admitem no saberem estudar ............................................ 32 2.1.3. Anlise final ............................................................................................................. 34

CAPTULO 3: Concluso .................................................................................................. 36

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ............................................................................... 38

ANEXO I: Quadros Comparativos ..................................................................................... 40

ANEXO II: Questionrio direcionado aos alunos .............................................................. 46

ANEXO III: Programa de Recital ...................................................................................... 52

1 INTRODUO Podemos dizer que saber estudar uma arte indispensvel para o sucesso na performance musical e conseqente satisfao do msico. Isso significa conhecer ferramentas, estratgias e processos de estudo fundamentais para uma prtica eficaz e efetiva, e apliclos no estudo dirio do instrumento. Requer seriedade, direcionamento, concentrao, definio de objetivos, disciplina, para que haja a otimizao do tempo de estudo. um srio compromisso que o msico deve ter consigo.

Entendemos por otimizao do tempo de estudo, a conquista de um objetivo previamente traado, utilizando o menor tempo possvel. Trata-se de um ingrediente de suma importncia para o estudante hoje. Entretanto, como msico profissional, professor e aluno, percebo um agravante no meio musical: h msicos que desperdiam o tempo que tm disponvel para o estudo, ao invs de tentar aproveit-lo da melhor forma possvel. Segundo Leopold La Fosse1, em seu artigo no publicado Prtica Criativa e Efetiva, o que importa para alcanar metas musicais no a quantidade do tempo de estudo, mas sim a qualidade do mesmo.

Segundo GERLE (1983, p.11), todos os instrumentistas, amadores ou profissionais, tm em comum uma constante diminuio do tempo de que dispem para estudar, devido s mudanas no quadro sociolgico de nossa poca, como por exemplo: expanso da mdia e telecomunicaes.

Atravs da observao, pude perceber que outro fator que contribui para a diminuio do tempo disponvel para o estudo, o fato de grande parte dos alunos dos cursos de Bacharelado em Msica precisar trabalhar para arcar com suas despesas.

possvel que grande parte dos estudantes universitrios v para uma avaliao ou recital semestral despreparada para apresentar uma performance segura, confiante, confortvel e satisfatria. Para essa observao, formulamos a hiptese de que isso acontece principalmente pela ausncia de estratgias de estudo que possam tornar esse estudo eficaz.

Leopold La Fosse (1928 2003) Ex-Professor de Violino da Universidade de Iowa, EUA.

2 Para o instrumentista, o estudo dirio o processo pelo qual se deve passar para se alcanar um produto final: a performance instrumental. O grau de qualidade desta performance instrumental depender da forma como o estudo realizado. Visto que na msica precisamos buscar sempre o maior grau de refinamento tcnico e musical, faz-se necessrio uma pesquisa que investigue estratgias de estudo que contribuam para a qualidade da performance.

Ao investigarmos o que os pedagogos da rea da didtica do violino dizem sobre estratgias de estudo, descobrimos que existem pontos em comum acerca das estratgias recomendadas por eles, e a partir desses pontos elaboramos uma lista de procedimentos direcionados ao estudo dirio do violino. Em seguida, por meio de um questionrio estruturado misto, direcionado aos alunos de violino do curso Bacharelado em Msica da FAMES (Faculdade de Msica do Esprito Santo), levantamos informaes sobre a rotina diria de estudo dos mesmos. Atravs de uma comparao entre os procedimentos adotados por eles e as prescries dadas pelos pedagogos estudados, verificamos a existncia ou no de pontos em comum, se h realmente uma falha na maneira de estudar, e o que pode ser proposto para uma maior eficincia na rotina de estudo dirio.

Pretendemos tambm, por meio desta, despertar e conscientizar os alunos de violino e professores sobre a necessidade e relevncia de uma busca constante pelo saber estudar e conseqente otimizao do tempo de estudo, visto que saber estudar um ponto fundamental na vida do msico.

Esta pesquisa contou com uma amostragem no probabilista por tipicidade e com uma documentao direta. A anlise dos dados foi feita com variveis qualitativas e quantitativas. As variveis qualitativas tiveram uma anlise de contedo com modelo misto, e as quantitativas foram numricas e a estatstica descritiva. O relato da pesquisa foi qualitativo e quantitativo.

3 1. ESTRATGIAS DE ESTUDO

Segundo renomados pedagogos, a presena de estratgias de estudo na prtica diria do instrumento, fundamental para a obteno de resultados positivos durante a mesma. Alguns dos resultados positivos que podem ser obtidos atravs da adoo de estratgias de estudo so: otimizao do tempo de estudo, segurana tcnica, conforto, direcionamento do estudo, satisfao pelo trabalho realizado. Este captulo resultado de uma reviso bibliogrfica realizada, com o objetivo de descobrirmos o que renomados pedagogos do sculo XX tm a dizer sobre a prtica diria do instrumento. A seguir, sero expostos pontos importantes encontrados na literatura pesquisada referente a esse assunto.

1.1. REVISO BIBLIOGRFICA GALAMIAN (1985) dedica um captulo inteiro ao estudo do violino. Nesse captulo, expe de forma clara e objetiva, a importncia da otimizao do tempo de estudo, a importante tarefa do professor em instruir o aluno sobre como estudar de forma eficaz, e ainda prope estratgias de estudo, tais como: manter a concentrao no estudo, organizar o tempo e o material de estudo, ter como objetivo do estudo a tcnica e a interpretao.

Ainda no mesmo captulo, sugere uma diviso inteligente das horas de estudo, distribudas entre: (1) estudo construtivo, dedicado resoluo de problemas tcnicos; (2) estudo interpretativo, aplicao de uma interpretao prpria; e (3) estudo performtico, estudar como se estivesse se apresentando em pblico (GALAMIAN, 1985, p. 95).

GERLE (1983, p. 13) recomenda dez regras bsicas para se obter um bom estudo no violino. O autor trata sobre o estudo da mo esquerda, onde afirma que qualquer orientao sobre a escolha do dedilhado para estudar deve ser dependente da constituio fsica de cada instrumentista. Recomenda algumas diretrizes tcnicas para ajudar a se sentir vontade com o instrumento e prope estratgias para tornar mudanas de posio limpas e imperceptveis e para o estudo de escalas (GERLE, 1983, p. 54).

GERLE (1983, p. 57) fala sobre o estudo de arcadas e prope algumas regras para se desenvolver uma forma mais natural, eficaz e expressiva de tcnica de arco.

4 O autor apresenta os primeiros passos para a leitura primeira vista, fala sobre a diferena entre a leitura de textos e a leitura de partituras e sobre a importncia de estudar e memorizar escalas, arpejos, teras alternadas, oitavas e assim por diante. (GERLE, 1983, p. 63) Ainda no mesmo captulo apresenta dez regras para se observar antes de tocar e outras dez enquanto tocar (GERLE, 1983, p. 66).

Fala-nos tambm sobre a capacidade de memorizao do crebro, dificuldades e deficincia em memorizar, apresenta os cinco aspectos da memria (sensorial, factual, episdico, qualificado e semntico) e dez primeiros passos para memorizar peas (GERLE, 1983, p. 76).

Ainda sobre a memria, fala sobre antecipao (habilidade da mente para prever aes, movimentos, eventos, sentimentos e impresses baseados em experincias anteriores, e projet-los no futuro), explica como essa habilidade se processa e afirma que quando no inata pode ser desenvolvida pelo estudo (GERLE, 1983, p. 80).

Em contribuio para um bom e correto estudo e performance, recomenda alguns cuidados no que diz respeito postura, posio da estante, instrumento e estado mental (GERLE 1983, p. 86).

GREEN (2006, p. 19) fala sobre o estudo improdutivo e atribui algumas causas a tal estudo, tais como: falta de total concentrao na atividade; rapidez no estudo permitindo que erros aconteam; ausncia do desenvolvimento de bons hbitos bsicos de estudo no incio do processo de aprendizagem.

Segundo a autora, estudar no tem que ser uma repetio montona e o primeiro bom antdoto para monotonia variedade. Variedade gera interesse. Interesse gera ateno. Ateno significa que os sentidos (ouvidos e olhos) esto funcionando e que a mente est concentrada, pleno poder, sobre o que est acontecendo. Sendo assim, prope estudar com motivos rtmicos com diversos nveis de dificuldade (GREEN 2006, p. 20).

Nos fala ainda sobre a ateno que se deve ter ao estudar estudos tcnicos, como importante o estudante ter uma noo clara do objetivo dos mesmos e sugere estratgias tcnicas (GREEN 2006, p. 60).

Explica o funcionamento do crebro no processo de aprendizagem, e enfatiza a importncia de no permanecermos repetindo erros enquanto estudamos. Conclui dizendo que a chave para a facilidade, preciso e domnio completo da tcnica do violino encontrase na relao da mente com os msculos (GREEN, 2006, p. 117).

PERKINS (1995, p. 53-87; 91-124; 131-169) apresenta princpios, conceitos e filosofia de cada um dos trs mtodos tratados em seu livro: Nova Abordagem de K. Havas, o Mtodo Rolland, e o Mtodo Suzuki.

Compara as tcnicas dos trs mtodos e apresenta dois grficos que ajudam a identificar e simplificar as similaridades e diferenas entre as mesmas. Os itens comparados so: postura, posio do violino, brao esquerdo, mo esquerda, brao direito, mo direita, qualidade e produo do som e recursos no-tcnicos (PERKINS 1995, p. 175). Apresenta concluses e observaes tiradas a partir das comparaes realizadas (PERKINS, 1995, p. 201).

FLESCH (2000, p. 81) fala de uma forma geral sobre o estudo do instrumento, e se refere ao mesmo como uma estrada que conduz a partir da incapacidade de tocar uma srie de notas capacidade de toc-las. Para ele, o termo Tcnica Aplicada descreve a utilizao de recursos tcnicos gerais a fim de dominar diversas dificuldades contidas em obras musicais. Prope um modelo de diviso do tempo de estudo e fala tambm sobre a escolha do material, exerccios dirios (sistema de escala) e material de estudo. Fala tambm sobre a melhor forma de usar frmulas de tcnica geral como exerccios dirios.

Segundo o autor, Estudos fazem parte da tcnica aplicada, a partir do ponto de vista de que eles combinam diferentes elementos da tcnica geral (FLESCH, 2000, p. 84). Outro importante assunto abordado pelo autor sobre dedilhados, a importncia da escolha dos mesmos e suas implicaes (FLESCH, 2000, p. 95).

Trata da importncia do estudo como uma ferramenta de aprendizado, fala sobre cuidados que se deve ter ao estudar, prope estratgias de estudo e expe duas abordagens para ensinar como estudar: uma abordagem recomenda basear o processo de aprendizagem no raciocnio, e a outra, sobre uma base mais mecnica (FLESCH, 2000, p. 147).

O autor fala sobre aspectos da memria e a importncia da mesma no processo de aprendizagem musical e na performance (FLESCH, 2000, p. 160).

MARTINS (2006, p. 1) fala sobre a importncia dos 42 Estudos-Caprichos de Rodolphe Kreutzer na formao violinstica. Explica como essa obra foi dividida para estudo e apresenta quais procedimentos pedaggicos foram investigados.

O autor apresenta trs Estudos que foram escolhidos para anlise juntamente com os procedimentos pedaggicos analisados em cada um, onde prope estratgias tcnicas para estudo (MARTINS, 2006, p. 14). Segundo MARTINS (2006, p. 128), para se ensinar os 42 Estudos-Caprichos aconselhado um aprofundamento das questes tcnicas ali presentes, sendo essa a nica forma de orientar os alunos a estudarem com objetividade e clareza.

PORTO (2005, p. 19) fala sobre problemas enfrentados por instrumentistas durante o estudo, no que diz respeito a processos de estudo, concentrao, e apresenta algumas importantes citaes de autores que tratam deste assunto.

O autor apresenta os principais conceitos e processos de estudos utilizados por trs renomados professores brasileiros de violino: Edson Queiroz de Andrade, Paulo Gustavo Bossio e Fredi Gerling. As respostas destes trs professores, ao questionrio elaborado por PORTO, contribuem ricamente com estratgias tcnicas de estudo (PORTO, 2005, p. 32).

CARDASSI (2006, p. 45) faz a seguinte afirmao: O aprendizado de obras tais como a Sequenza IV de Luciano Berio requer uma pr-leitura, pois elas no possibilitam uma leitura primeira vista. Segundo ela, nesta fase de pr-leitura o intrprete procura compreender a notao, desvendar os problemas tcnicos e definir estratgias para resolvlos.

A autora enfatiza a importncia de se definir estratgias de estudo j no incio do aprendizado de uma obra musical. Ela afirma que necessrio estabelecer imagens do som desejado, e que as estratgias de aprendizado e a tcnica utilizada para se encontrar

7 esse som ideal dependero de cada instrumentista e de sua capacidade perceptiva (CARDASSI, 2006, p. 45).

FISCHER (2004, p. 1) fala sobre elementos importantes que devem ser observados e cuidados durante o estudo de passagens rpidas. Trata de assuntos referentes ao som, como: qualidade, ponto de contato, equilbrio e sustentao (FISCHER, 2004, p. 47). Fala tambm sobre os golpes de arco, caractersticas e peculiaridades de cada um (FISCHER, 2004, p. 77).

O autor trata de assuntos referentes mo esquerda, tais como: isolar a mo esquerda do arco, trilos, vibrato, harmnicos, pizzicato de mo esquerda, escalas e arpejos (FISCHER, 2004, p. 119). Fala sobre tpicos referentes mudana de posio: a sensao da mo e dos dedos, substituies, notas intermedirias2, tempo da mudana, suavizar a mudana, isolar a mudana, harmnicos e glissando cromtico (FISCHER, 2004, p. 153).

Ao falar sobre afinao, os elementos tratados so: a sensao da mo esquerda e dos dedos, afinao uniforme, sustenidos e bemis, isolar notas individuais, e cordas dobradas (FISCHER, 2004, p. 193). FISCHER fala tambm sobre parmetros importantes para a obteno de liberdade e facilidade ao tocar violino (FISCHER, 2004, p. 229).

Aborda algumas estratgias tcnicas de estudo adicionais essenciais para o estudo do violino referentes : estudo de repetio, ritmo, ensaio mental, memria, tcnicas bsicas e estudo performtico (FISCHER, 2004, p. 280).

BRONSTEIN (1981, p. 3) refere-se afinao como o maior problema sempre presente, de todos os obstculos enfrentados pelos instrumentistas de cordas. Fala sobre uma nova dimenso no estudo da afinao que envolve: preparao para cada nota, intervalos, cordas dobradas e visualizao mental dos espaos entre as notas antes de serem tocadas. Fala tambm sobre princpios de notas individuais e princpios de cordas dobradas.

Nota intermediria a nota que no faz parte do texto musical original e que inserida pelo instrumentista para calcular a distncia que ser percorrida pela mo esquerda no momento em que se realiza a mudana de posio.

8 Trata de assuntos referentes tcnica de mo esquerda e desenvolvimento de hbitos de estudo, como: desenvolvendo os msculos da mo esquerda, psicologia de performance e desenvolvimento do vibrato (BRONSTEIN, 1981, p. 18).

Aborda tambm assuntos referentes tcnica de mo direita e desenvolvimento de hbitos de estudo, como: movimentos do brao direito, punho e alguns golpes de arco (BRONSTEIN, 1981, p. 25). O autor fala sobre interpretao e sobre elementos importantes que devem ser observados no estudo da mesma. Fala tambm sobre o Classicismo, o Romantismo e algumas obras de compositores de tais estilos (BRONSTEIN, 1981, p. 30). BRONSTEIN (1981, p. 38) apresenta anlises tcnicas das seguintes peas: Concerto em Mi Menor op. 64, de Mendelssohn; Concerto em R Maior (k.218), de Mozart; Introduo e Rondo Caprichoso op. 28, de Saint-Saens; Concerto em L Menor, de Glazunov; Poema op. 25, de Chausson; Concerto em R Menor op. 47, de Sibelius; Concerto em R Maior op. 35, de Tchaikowsky; Concerto em R Maior op. 77, de Brahms; Concerto em R Maior op. 61, de Beethoven; Concerto n 1 em Sol Menor op. 26, de Bruch.

LA FOSSE (p. 1) afirma que, para tocar um instrumento musical realmente bem, alm de aprender as tcnicas bsicas do instrumento, necessrio que haja constante desenvolvimento, refinamento e manuteno das prprias habilidades atravs de prtica disciplinada e inteligente.

O autor apresenta alguns aspectos que diferenciam um estudo bem realizado de um estudo mal realizado, as conseqncias tcnicas deste ltimo e estratgias de estudo, como: escolher com cuidado o ambiente fsico para estudo, levando em conta a necessidade de concentrao e a acstica; diviso adequada do tempo de estudo disponvel; escutar-se cuidadosamente e uso de um metrnomo (LA FOSSE, p. 1).

Marsalis on Music, o ttulo de um vdeo que foi gravado durante o festival de msica de Tanglewood em Berkshires, Massachusetts, EUA. O vdeo apresenta um masterclass, cujo pblico alvo so crianas, conduzido pelo trompetista Wynton Marsalis, com participao do violoncelista Yo Yo Ma.

9 MARSALIS (1995) fala sobre a importncia do estudo e faz a seguinte afirmao: Se quiser ser bom em alguma coisa, tem que praticar. Apresenta o mtodo Wynton de praticar, o qual afirma ser a prtica do modo certo. Esse mtodo constitui-se de 12 passos: 1 - Procurar um professor particular; 2 - Fazer um horrio para praticar os fundamentos bsicos do instrumento todo dia; 3 - Estabelecer objetivos para acompanhar seu desenvolvimento; 4 - Concentrar-se quando estiver praticando; 5 - Relaxar e praticar devagar; 6 - Gastar mais tempo praticando coisas que no consegue tocar; 7 - Tocar como se estivesse cantando; 8 - No ser to severo se cometer algum erro; 9 - No tentar se exibir; 10 - Ter idias prprias; 11 - Ser otimista; 12 - Procurar conexes com outras coisas.

ARAJO (2007, p. 49) fala sobre seu conhecimento do Mtodo Suzuki, e sobre a oportunidade que teve de fazer um treinamento especfico do Mtodo com a professora americana Brbara Barber, credenciada pela Suzuki Association of the Amricas. O autor relata que, aps esse treinamento, pde constatar a diferena entre usar o Mtodo apenas como repertrio e us-lo como aplicao da filosofia Suzuki embutida nele.

O autor apresenta questes tcnicas levantadas ao longo do aprendizado dos trs primeiros volumes do Mtodo Suzuki (ARAJO, 2007, p. 7). Afirma que: Com a sistematizao dos procedimentos e dos exerccios de apoio realizada nessa pesquisa, foi possvel antecipar as exigncias do repertrio e elaborar um esquema de manuteno constante das aquisies tcnicas (ARAJO, 2007, p. 51).

Segundo o autor, uma maneira interessante de desenvolver um determinado aspecto da tcnica criar um tipo de exerccio que no seja esttico, mas que parta de um procedimento mais elementar, evolua em complexidade e extenso e depois possa ser condensado, guardando a essncia da questo tcnica que o originou (ARAJO, 2007, p. 22).

10 Baseado nos exerccios tcnicos especficos direcionados ao violinista profissional, criados pelo professor Paulo Bosisio3, ARAJO teve como objetivo em seu trabalho, a criao de exerccios para a mo direita e a mo esquerda, adaptados para um nvel mais elementar. Tais exerccios adaptados so adotados como rotina diria de estudo e cobrados durante a aula (ARAJO, 2007, p. 22).

Seguem abaixo alguns aspectos importantes desses exerccios: - devem ser abordados no comeo de cada aula. - devem prescindir de qualquer material escrito, ser aprendidos e feitos de cor. - o aluno deve ser instigado, dentro dos seus limites de compreenso, a pensar sobre o que est fazendo, quais as partes do seu corpo esto envolvidas. - foram concebidos para serem aplicados a iniciantes de qualquer faixa etria (ARAJO, 2007, p. 23).

1.2. O QUE DIZEM OS PRINCIPAIS VIOLINISTAS PEDAGOGOS DO SCULO XX

A partir da reviso bibliogrfica realizada, selecionamos quatro autores que consideramos serem os principais violinistas pedagogos do sculo XX: Carl Flech, Elizabeth A. H. Green, Ivan Galamian e Robert Gerle. Acreditamos que tais autores contriburam ricamente para o campo da didtica do violino com um material importante referente a estratgias de estudo, e por isso a literatura que eles produziram merece ser estudada mais detalhadamente. Verificamos o que cada um deles tem a dizer sobre os seguintes tpicos: domnio tcnico, repetio, planejamento de estudo, higiene do estudo, e material de estudo.

1.2.1. DOMNIO TCNICO:

GERLE (1983, p. 9) afirma que essencial aprender corretamente os fundamentos bsicos da tcnica do violino. Mas no basta apenas aprend-los, de igual importncia saber o que fazer com esta habilidade, como mant-la, desenvolv-la, e como aplic-la ao servio da performance e interpretao musical.

Paulo Bosisio Professor de Violino da Unirio.

11

GALAMIAN (1985, p. 5) afirma que uma tcnica completa o desenvolvimento de todos os elementos da habilidade violinstica ao mais alto nvel, o domnio completo sobre todas as potencialidades do instrumento.

FLESCH (1930, p. 81) assegura que, aps a aprendizagem de uma passagem, o fato de pensar conscientemente nos movimentos individuais envolvidos, ou refletir sobre a constituio de tal passagem durante a performance, na maioria dos casos resulta em colapso motor.

Segundo FLESCH (1930, p. 147), durante a performance de uma obra, importante que no haja preocupao referente a detalhes que possam no estar ainda tecnicamente perfeitos. Contudo, sugere que tais detalhes sejam marcados nas margens da partitura, para mais tarde estud-los.

O autor faz a seguinte afirmativa sobre domnio tcnico:


Completo domnio sobre dificuldades tcnicas em performance pblica exige um elevado grau de auto-controle no que concerne superviso do grau de velocidade dos movimentos envolvidos. tambm muito aconselhvel olhar para qualquer exerccio tcnico como um estudo sonoro ao mesmo tempo (FLESCH, 1930, p. 149).4

FLESCH (1930, p. 157) afirma ainda, que o meio mais eficiente para se alcanar um grau significante de segurana tcnica, no que diz respeito mudana de posio, usar consistentemente notas intermedirias nas mudanas.

1.2.2. REPETIO:

GERLE (1983, p. 9) fala contra o tipo de estudo que no passa de uma cega e interminvel repetio da mesma passagem, onde se repete normalmente os mesmos erros. Ele afirma que tal estudo um desperdcio de tempo que no conduz ao progresso, apenas frustrao e reforo dos erros.

As citaes feitas neste trabalho foram traduzidas pelo autor do mesmo.

12 GERLE faz a seguinte afirmativa:


Repetio a me do conhecimento somente se a passagem tocada perfeitamente repetida mais vezes do que a passagem tocada com erros (GERLE, 1983, p. 14).

Segundo o autor, repetir uma passagem da maneira como ela est escrita e tocando-a de forma incorreta, apenas refora os erros na mente (GERLE, 1983, p. 17).

GALAMIAN (1985, p. 94) relata que importante conscientizar o aluno sobre a necessidade de manter a mente constantemente em estado de alerta durante o estudo, pois frequentemente eles permitem que a mente vagueie enquanto os dedos e as mos esto envolvidos numa rotina de funcionamento mecnico e repeties interminveis. Segundo ele, esse tipo de estudo significa desperdcio de tempo e esforo. Como os erros so repetidos constantemente, o ouvido torna-se insensvel aos defeitos. Como estratgia para manter a mente mais fresca, GALAMIAN sugere que o material de estudo seja misturado ao invs de permanecer apenas em um nico item.

Segundo o autor, ao progredir dos problemas mais simples para os mais difceis, um princpio muito importante que se aplica a qualquer tipo de estudo tem de ser mantido em mente: sempre que um problema resolvido, intil repeti-lo. preciso deix-lo e prosseguir para o prximo (GALAMIAN, 1985, p. 95).

GALAMIAN considera um desperdcio de tempo, estudar como uma rotina o que no precisa mais de estudo. Mas ressalta que legtimo voltar aps um determinado intervalo de tempo a uma passagem previamente estudada, com o objetivo de verificar se a habilidade possuda ainda segura ou se precisa de reparos (GALAMIAN, 1985, p. 95).

FLESCH relata que fato que precisamos repetir uma srie especfica de notas, (mais ou menos frequentemente), com o objetivo de domin-las mentalmente e tecnicamente. Segundo ele, a maioria dos violinistas se engana ao acreditar que, o estudo eficiente sinnimo de repetir uma passagem a ser aprendida, enquanto for necessrio, com o objetivo de se tornar capaz de toc-la (FLESCH, 1930, p. 81). E afirma que essa prtica um erro desastroso. Para o autor, repetio excessiva de uma passagem e estudo duradouro de dificuldades tcnicas impedem o msico de fazer msica com prazer. FLESCH contra

13 a repetio habitual, impensada e infinita. Para ele, tal repetio prejudica qualquer espontaneidade que o msico possa ter de exprimir seus sentimentos e rouba-lhe sua personalidade musical (FLESCH, 1930, p. 82).

A respeito da importncia da repetio no estudo, FLESCH relata o seguinte:


Estudar a atividade intencional, atravs da qual buscamos dominar os movimentos necessrios para uma performance bem sucedida e superar as dificuldades que possam ficar no caminho de um fluxo correto dos movimentos. Isso feito mais ou menos por meio da repetio (FLESCH, 1930, p.147).

Conforme FLESCH (1930, p. 157) no se deve repetir uma passagem mais do que 12 vezes consecutivas, e importante que haja uma curta pausa intervindo durante o processo de repetio. Segundo ele, para se alcanar uma meta desejada por meio da repetio, necessrio que haja calma reflexo, anlise e avaliao do obstculo e repetio bem planejada.

1.2.3. PLANEJAMENTO DE ESTUDO:

FLESCH (1930, p. 82) relata que excesso de tempo dedicado ao estudo, irracionvel fixao em determinadas configuraes tcnicas, favorecendo estudos de uma natureza rida, no musical, baseia-se na crena de que para se alcanar habilidade ou domnio de qualquer tipo, necessrio que haja inmeras repeties do mesmo movimento. Mas segundo ele, apenas o oposto verdadeiro.

O autor compara a absoro mental com a absoro do estmago. Da mesma forma que o estmago s pode absorver pequenas quantidades de comida de uma s vez, assim tambm a mente no pode digerir pores muito grandes. Dessa forma, ele recomenda que qualquer tipo de habilidade tcnica seja estudada em pequenas quantidades, mas com maior freqncia, a fim de que esta habilidade seja dominada (FLESCH, 1930, p. 82).

FLESCH (1930, p. 147) afirma que comum de se encontrar repetio mecnica desatenciosa durante o estudo. Para ele, desnecessrio estudar 8 horas por dia. Ele referese a isso como sendo um caminho desastroso que pode levar mesmo grandes talentos runa artstica, espiritual, e s vezes at fsica. Alm de faz-los perder contato com a

14 essncia da msica, a tcnica torna-se um fim em si mesmo, a fonte de sentimento e expressividade seca.

Segundo o autor, a soluo para o fim das desnecessrias 8 horas dirias de estudo, reside numa das mais importantes tarefas do professor, que fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de pensar. Ainda sobre isso, afirma:
O aluno deve estar preparado para perceber que mais pode ser feito em meia hora de estudo intencional do que em uma semana de estudo mecnico (FLESCH, 1930, p. 147).

Para ele, exerccios tcnicos devem ser estudados por causa de sua utilidade, e no para nosso prazer. O prazer vem como conseqncia, aps o domnio de uma tarefa tcnica. Mas isso no significa que tais exerccios devem ser vistos como um dever opressivo, como algo que queremos nos livrar o mais rpido possvel (FLESCH, 1930, p. 82).

Conforme FLESH (1930, p. 82) a diviso do tempo de estudo e a escolha dos materiais, devem ser feitas dentro dos trs seguintes objetivos, no devendo nenhum deles ser mais enfatizado do que os outros: 1. Aquisio da mais forte possvel tcnica geral. 2. Utilizao adequada dessa tcnica na aprendizagem de uma obra musical. 3. Perfeita rendio ou performance da obra musical, com base no domnio tcnico.

A diviso do tempo de estudo norteada pelos trs fatores listados acima, vai depender da idade do msico, do nvel de satisfao, e das necessidades que ele apresenta. Uma criana pode ter mais prazer com certas especialidades tcnico-artsticas do que algum 10 anos mais velho (FLESCH, 1930, p. 83).

O autor considera um absurdo o estudo incessante de tarefas mecnicas, que j esto totalmente dominadas. Mas, tambm considera uma das tarefas mais atraentes no estudo, a descoberta e superao de fragilidades tcnicas (FLESCH, 1930, p.83).

Para FLESCH (1930, p. 83) a diviso mais vantajosa do tempo de estudo, baseada em um violinista bem treinado em todas as reas, normalmente talentoso, e que se depara com tarefas artsticas de mdia dificuldade, a seguinte:

15 1. Uma hora de tcnica geral (Sistema de Escala com exerccios de arco proposto em seu livro na pgina 85) e Estudos. 2. Uma hora e meia de tcnica aplicada (estudo tcnico de repertrio). 3. Uma hora e meia de puro fazer musical.

Essa ltima fase do estudo citada acima, segundo FLESCH (1930, p. 83) a mais importante, mas frequentemente negligenciada, deve ser feita quase em forma de performance, sempre que possvel com acompanhamento, e pode ser complementada com msica de cmara.

Conforme o autor o estudo de puro fazer musical a fase mais importante, porque expe deficincias tcnicas que possam ainda existir, e fornece excelente material de estudo para o dia seguinte. Ele relata que para essa fase do estudo essencial que se dedique mais tempo (FLESCH, 1930, p. 83).

Ainda sobre diviso do tempo de estudo, FLESCH (1930, p. 83) aponta como parte mais difcil e consumidora de tempo a tcnica aplicada, o domnio dos aspectos tcnicos de peas de performance. Ele afirma que o tempo e o esforo dedicados aprendizagem do contedo musical da obra, levar menos tempo, mas no menos importante. Alm disso, deve-se dar ateno tambm tcnica geral, que sendo equilibrada e completa pode ser considerada mais como uma manuteno de equipamentos tcnicos.

Quanto ordem de realizao do estudo, para FLESCH (1930, p. 83) o estudo de tcnica geral deve estar em primeiro lugar, visto que se trata de um estudo montono e exige que o corpo e a mente estejam descansados. Em seguida viria o estudo de tcnica aplicada, e por ltimo o estudo de puro fazer musical.

Conforme FLESCH (1930, p. 147), no incio do aprendizado de uma msica, o primeiro passo a ser tomado determinar o nmero e a natureza dos problemas existentes. Alm disso, ele afirma que cada problema tcnico deve ser isolado e resolvido individualmente. Se, apesar disso, o aluno encontrar dificuldades que no consegue vencer, sinal de que existem obstculos mais bsicos que devem ser diagnosticados e superados.

16 GERLE (1983, p. 13), nessa mesma linha de raciocnio, afirma que deve-se saber sempre exatamente o que precisa estudar e por qu. Alm disso, deve-se traar objetivos a serem alcanados durante o dia de estudo.

Quanto ao tempo de estudo, o autor relata que este deve ser organizado de forma a atender s circunstncias. Segundo ele, a quantidade de tempo que ser gasto com cada componente do material de estudo, deve ser planejada dependendo de para que est se preparando e de quanto tempo se tem disponvel (GERLE, 1983, p. 13).

Conforme GERLE (1983, p. 13), para resolvermos um problema, preciso antes defini-lo, identificar a razo da dificuldade e em seguida escolher o remdio correto para resolv-lo. Os problemas devem ser separados e resolvidos um por um (GERLE, 1983, p. 17). Ele afirma que dessa forma o estudo se torna muito mais produtivo e eficiente. Depois de resolvido o problema, deve-se reconstituir e estudar a passagem como est escrita (GERLE, 1883, p. 18).

GALAMIAN (1985, p. 9) relata que um elemento muito importante na performance pblica o conhecimento de leis acsticas. Segundo ele, muitos no atentam para o fato de que o que funciona acusticamente para a sala de estar no funciona para a sala de concerto e vice-versa. Sendo assim, afirma que dever do msico projetar sua performance, de forma a alcanar sonoramente, de forma clara e compreensvel, o ouvinte mais distante na platia.

Quanto ao tempo de estudo, o autor afirma que no faz sentido padronizar um certo nmero de horas, exigindo que seja cumprido por todos os estudantes, de acordo com uma programao rgida. Para GALAMIAN, o tempo de estudo depender das exigncias e possibilidades que iro variar em casos individuais. O aluno, individualmente, tem que descobrir experimentando o que melhor para si (GALAMIAN, 1985, p. 94).

Quanto ao material de estudo GALAMIAN (1985, p. 94) afirma ser desnecessrio fixar um padro para a seqncia do material de estudo, por exemplo, primeiro escala, depois estudos, em seguida repertrio. Para ele, desde que o trabalho a ser feito seja cumprido, essa ordem pode ser modificada comeando com peas e terminando com escalas. O

17 importante que o tempo de estudo seja bem utilizado, e que estudar seja um hbito dirio. Tanto tcnica quanto interpretao devem ser objetivos do estudo.

GALAMIAN (1985, p. 95) afirma ser de muita importncia a existncia de uma diviso inteligentemente equilibrada das horas de estudo, e sugere que as horas de estudo sejam distribudas entre: 1 Estudo Construtivo: deve ser realizado em parte com escalas e exerccios fundamentais similares e, em parte, em lidar com problemas tcnicos encontrados em estudos e no repertrio. 2 Estudo Interpretativo: deve ser dada ateno expressividade musical, formao de frases. 3 Estudo Performtico: deve ser realizado sempre que uma pea est sendo preparada para performance. Durante esse estudo, a obra inteira deve ser tocada sem interrupo, de preferncia com acompanhamento, imaginando a presena de ouvintes.

GREEN (2006, p. 21) fala sobre a importncia de se estudar isoladamente trechos problemticos, com a utilizao de motivos rtmicos, para a soluo de problemas. Conforme a autora, quando os dedos encontram dificuldade ao ler uma passagem difcil, hora de escolher um estudo rtmico adequado. Ela afirma que o uso de motivos rtmicos pode conduzir o aluno ao princpio de descobertas. Ou seja, o aluno comea a descobrir onde esto localizados os problemas (2006, p. 23).

Para GREEN (2006, p. 61) a soluo de compassos problemticos reside em retir-los do contexto do estudo completo e aplicar motivos rtmicos.

1.2.4. HIGIENE DO ESTUDO:

O termo Higiene do Estudo est ligado diretamente com o uso de estratgias de estudo, pois se refere aos cuidados que devemos ter durante o estudo do instrumento. Esse termo foi utilizado por Carl Flesch. Ter higiene no estudo significa passar para a mente uma impresso clara do texto musical atravs de um equipamento adequado, limpo, em local apropriado, abordando o material musical de maneira criteriosa. necessrio, antes de estudar, definir estratgias que tornaro o estudo mais eficaz e consequentemente satisfatrio.

18

FLESCH (1930, p. 81) cita o concerto de Beethoven, como uma obra para violino que demanda vrios movimentos das duas mos, e que sua performance deve ser facilitada tanto quanto possvel. Para tal, ele aponta como requisitos essenciais, poupar energia evitando qualquer tipo de desperdcio e o uso intencional de fora e energia. Afirma ainda, que devem ser evitados movimentos mais difceis que o necessrio, e movimentos que no estejam relacionados diretamente com a produo dos sons pretendidos.

Segundo o autor, a higiene no estudo nos permite preservar intacta nossa expressividade musical e nossa alegria em fazer msica, mesmo durante o estudo de inevitveis e necessrios exerccios mecnicos (FLESCH, 1930, p. 82).

Ele relata que estudar uma passagem difcil apenas na sua forma original provoca falta de concentrao e cansao, devido monotonia de tal estudo. Alm disso, isso pode fazer com que o msico perca o sentido musical da passagem, e a interpretao da obra fique prejudicada (FLESCH, 1930, p. 148).

Conforme FLESCH (1930, p. 148) a escolha de uma abordagem de estudo que aumente a dificuldade da passagem estudada, faz com que o domnio de uma tarefa parea mais fcil. Ainda afirma que, para um grande artista, no deve bastar possuir apenas a tcnica necessria para se tocar uma obra, mas sim uma tcnica superior, visto que podem surgir eventuais obstculos especiais.

Ele afirma que dificuldades tcnicas devem ser estudadas lentamente (FLESCH, 1930, p. 148). Do ponto de vista tcnico, violinistas que estudam lentamente se destacam dos outros, e o mrito desse estudo percebido no tanto na sala de estudo, mas sim no palco do concerto. Alm disso, o msico que estuda lentamente possui maior grau de conscientizao muscular, melhor memria, mais auto-controle e coragem do que quem estuda rpido (FLESCH, 1930, p. 149).

O estudo muito rpido traz diversas desvantagens, como: falta de controle de afinao, tendncia falta de clareza e poder de articulao, falta de auto-controle (FLESCH, 1930, p. 148). Tecnicamente e psicologicamente, o msico torna-se inseguro (FLESCH, 1930, p. 149).

19

O estudo lento traz resultados benficos como, por exemplo, no que diz respeito limpeza e afinao. Mas no significa que se deve estudar apenas lentamente. Deve-se estudar primeiro lento, por questo de limpeza, e em seguida no tempo previsto, por questo de leveza e facilidade da tcnica (FLESCH, 1930, p. 149).

Sobre espaleira, FLESCH afirma que para um violinista que tem um pescoo longo, principalmente se est habituado por um longo perodo de tempo ao uso da mesma, pode ser desastroso tocar sem ela. Isso porque diminuir a segurana na mudana de posio e pode desenvolver uma doena no brao esquerdo causada pelo cansao excessivo do mesmo (FLESCH, 1930, p. 158).

Ainda sobre higiene do estudo, FLESCH (1930, p. 159) recomenda: - Ajustar a estante de forma que ela esteja no nvel dos olhos. Se for ajustada abaixo dos olhos, influenciar o msico a segurar o instrumento baixo, o que prejudicar a produo do som. - Se os dedos estiverem frios, no desperdiar o tempo aquecendo-os com exerccios no violino. Segundo o autor, Fritz Kreisler aconselha a mergulhar os dedos em gua quente. - Antes de tudo, testar as cordas tocando sextas menores. Nunca estudar com cordas falsas, pois pode tornar a audio insensvel ou prejudicar a segurana da mo esquerda. - Afinar com a ajuda de um piano bem afinado ou um diapaso, antes de iniciar um trabalho. - As indicaes de dedilhados e arcadas devem ser feitas de forma clara e limpa na msica, a fim de no confundir a memria visual. - Descansar 15 minutos aps cada hora de estudo. Durante o descanso, fazer algo diferente. Estudar vrias horas sem parar para descansar, prejudica a concentrao. - No estudar o tempo todo de p. Obras que sero tocadas sentado, devem ser estudadas sentado. Condies fsicas como sala, acstica, temperatura devem ser confortveis e relaxantes para o msico. - Nunca estudar com a janela aberta, para evitar que em mau tempo o instrumento e as cordas sejam prejudicados, e para evitar perturbar os vizinhos. - Limpar sempre o instrumento e o arco aps o dia de trabalho.

20 GERLE, quanto ao tempo de estudo, afirma:


No h virtude em estudar oito horas dirias apenas por estudar: duas ou trs horas de bom estudo melhor do que seis horas de estudo ruim (GERLE, (1983, p. 14).

A tcnica de estudo deve ser adaptada de acordo com os pontos fortes e fracos de cada um. Alm disso, deve-se aprender a se escutar (GERLE, 1983, p. 14).

Quanto ao andamento, o autor afirma que se deve estudar tanto rpido quanto lento, mesmo nos estgios iniciais do aprendizado (escolha de arcadas e dedilhados) (GERLE, 1983, p. 14).

No estudo de passagens problemticas, GERLE (1983, p. 15) sugere como uma forma efetiva de estudar, combinar o estudo lento e o rpido. Sugere tambm o uso de pausas com fermatas. O objetivo do uso das fermatas fornecer o tempo para que seja julgada a exatido com que a passagem foi executada, para pensar na prxima passagem de forma detalhada, e para formular o comando seguinte.

Alm disso, com o objetivo de construir uma margem extra de segurana, abaixo e acima do tempo de performance, sugere estudar passagens num andamento mais rpido do que o andamento final, e andamentos lentos mais lentos ainda (GERLE, 1983, p. 15).

Conforme o autor o segredo para se tocar rpido com exatido e sem esforo, enquanto a velocidade dos dedos e do arco aumentam, manter constante a velocidade com que o crebro envia os comandos para executar os mecanismos da performance (GERLE, 1983, p. 15).

GERLE, afirma que devemos dar igual ateno ao arco e mo esquerda (GERLE, 1983, p. 17). Mas tambm afirma que durante o estudo de uma passagem, sendo ela difcil ou fcil, devemos decidir se vamos nos concentrar na arcada ou no dedilhado. Devemos sempre nos concentrar na dificuldade maior (GERLE, 1983, p. 62).

Aps isolar e dominar um problema, as passagens difceis devem ser estudadas dentro do seu contexto, ou seja, como esto escritas (GERLE, 1983, p. 19). Alm disso, devemos

21 estudar tambm em forma de performance, tocando e no apenas estudando (GERLE, 1983, p. 21).

Para o autor, assim como boa afinao ou qualquer outra habilidade tcnica, o senso rtmico deve ser mantido no estudo. Ritmo e problemas rtmicos so to importantes quanto as outras habilidades tcnicas. Devemos estud-los com o mesmo cuidado e intensidade (GERLE, 1983, p. 75).

GERLE (1983, p. 86) tambm enfatiza a importncia de se ajustar a estante. Para ele, quando o msico tocar em p, a estante deve estar ajustada de tal forma que o meio da pgina esteja no nvel dos olhos do msico. Alm disso, relata que a mesma deve estar posicionada diretamente na frente do leitor e o violino deve ser segurado esquerda, num ngulo de aproximadamente 45 graus.

GALAMIAN (1985, p. 3) refere-se ao som, afinao e ao ritmo como elementos bsicos de toda msica. Para ele a tcnica do violino deve ser fundada solidamente sobre esses trs elementos em termos de beleza do som, preciso da afinao e controle preciso do ritmo. Ele afirma ainda que, para o sucesso da performance, a tcnica tem que combinar com a interpretao.

O autor aponta trs fatores que favorecem a performance: 1 Fator Fsico: (a) constituio anatmica do msico (forma de seus dedos, mos, braos, e flexibilidade de seu mecanismo muscular); (b) funcionamento fisiolgico no que diz respeito aos movimentos de tocar e as aes musculares que as trazem sobre; 2 Fator Mental: a habilidade da mente para preparar, dirigir, e supervisionar a atividade muscular; 3 Fator Esttico - Emocional: a capacidade de compreender e sentir o significado da msica, mais o talento inato para projetar essa mensagem expressiva para o ouvinte (GALAMIAN, 1985, p. 3).

GALAMIAN (1985, p. 12) relata que o corpo e o instrumento devem se relacionar de tal maneira, que permita que todos os movimentos da performance sejam executados de forma confortvel e eficiente.

22 O autor afirma que, em p ou sentado, o msico deve se sentir vontade. Afirma tambm, que durante a performance, movimentos corporais exagerados devem ser evitados, pois alm de serem desagradveis de se ver, demandam um constante reajuste do arco em relao ao violino. Mas isso no significa que o professor deva reprimir todos os movimentos corporais de seus alunos, pois certa quantidade de movimento ajuda na coordenao da sensao de ritmo e acento (GALAMIAN, 1885, p. 12).

Para GALAMIAN, no existe uma regra exata quanto ao modo de segurar o violino. Enquanto alguns msicos utilizam o ombro e a cabea para apoiar o instrumento, outros utilizam a mo esquerda e a clavcula para o apoio do mesmo, de tal forma que o queixo exerce presso sobre o mesmo apenas durante certas mudanas de posio. O autor afirma que o queixo nunca deve pressionar o estandarte do violino, e que isso pode ser evitado com o uso de uma queixeira. GALAMIAN afirma que melhor tocar com a voluta mais alta, porque dessa forma o peso do instrumento jogado para o pescoo e ombro do msico. Caso contrrio, o arco tender a deslizar-se para o espelho (GALAMIAN, 1985, p. 13).

Quanto ao uso da espaleira, o autor relata que essa a soluo mais inteligente para um violinista que tem o pescoo longo. Mas ressalta que se deve optar pelo tipo de espaleira que no toque na parte de trs do violino, para que no absorva o som do mesmo (GALAMIAN, 1985, p. 13).

Conforme GALAMIAN (1985, p. 93) no adianta estudar muito se o estudo do tipo que no traz resultados. A coisa mais preciosa para um instrumentista ter a capacidade de trabalhar eficientemente, ou seja, usar o mnimo de tempo possvel para conseguir o mximo de resultados benficos.

GALAMIAN (1985, p. 93) relata que, funo do professor ensinar ao aluno que ele deve lidar com o estudo como uma continuao da aula onde, na ausncia do professor, ele deve agir como professor adjunto, de forma a se auto-instruir, atribuindo tarefas a si mesmo e supervisionando o seu prprio trabalho.

A respeito de problemas tcnicos, GALAMIAN relata que sempre que forem encontrados devem ser analisados, a fim de identificar a natureza da dificuldade: afinao, mudana de

23 posio, ritmo, velocidade, arcada, coordenao das mos. Ele sugere que cada dificuldade seja isolada e reduzida a sua forma mais simples, a fim de facilitar a elaborao e aplicao de um procedimento de estudo para a mesma (GALAMIAN, 1985, p. 99).

A mente deve antecipar a ao e dar seus comandos com clareza e preciso. Sem exageros, o andamento do estudo, deve ser lento na maioria das vezes (GALAMIAN, 1985, p. 99).

Ainda a respeito de problemas tcnicos, o autor afirma que os dispositivos de estudo usados para a soluo dos mesmos, devem ser variados como, por exemplo, alterando os ritmos, arcada, acentos, andamentos. Segundo ele esse procedimento proporciona um maior grau de segurana (GALAMIAN, 1985, p. 99).

GREEN (2006, p. 19) v o estudo improdutivo como uma das experincias mais frustrantes da vida. Ela afirma que a tal estudo podem ser atribudas vrias causas e cita algumas: - Falta de concentrao; - Rapidez no estudo permitindo que erros aconteam; - Ausncia de aprendizado de bons hbitos bsicos de estudo.

A autora afirma que estudar uma atividade adulta que demanda determinao madura, e que, apesar de ser essencialmente uma repetio montona, no tem que ser.
O primeiro antdoto bem sucedido para a monotonia variedade. Variedade cria interesse. Interesse cria ateno. Ateno significa que os sentidos (ouvidos e olhos) esto trabalhando e que a mente est centrada, potncia total, sobre o que est acontecendo (GREEN, 2006, p. 20).

GREEN (2006, p. 20) a favor do uso de motivos rtmicos no estudo. Para ela motivo rtmico fonte de grande variedade. Segundo a autora, com o uso de tal abordagem, progredindo do nvel mais fcil para o mais difcil, perceberemos um certo desenvolvimento durante o processo.

GREEN (2006, p. 62) aponta alguns princpios gerais que devem ser observados enquanto se trabalha num Estudo:

24
- No force a si mesmo para completar a hora quando voc perceber que suas mos e mente esto em vias de esgotamento. PARE e descanse. Voc s vai estudar erros quando este cansao existir. - Quando estudar dedilhados de extenso (cordas=fora da posio, piano=acordes largos, grandes) faa um pouco de cada vez. Forar as mos atrasa o seu estudo na proporo de uma semana por vez. Estudar tais passagens inserindo-as entre outras coisas por alguns minutos vrias vezes durante a hora. uma total economia de tempo prestar ateno a qualquer esforo sobre as mos. No as obrigue a continuar; as mos se fortalecero apenas atravs do uso dirio. - Elevao alta dos dedos depois de cada nota para construir fora um dos piores de todos os erros. Suas mos no precisam de mais fora do que elas automaticamente adquirem atravs do estudo dirio. O que elas precisam so flexibilidade e velocidade. Fora no constri qualquer um destes. Fora muda a forma dos msculos e causa a perda de flexibilidade. Velocidade sem flexibilidade impossvel, no importa por quanto tempo. (Assista corredores olmpicos. Observe que os vencedores mostram relaxamento entre as passadas e fora somente quando se impulsionam para a prxima passada aps o p tocar o solo. O instante de relaxamento, enquanto o p est no ar contribui para a resistncia.) - Quanto a um estudo rotineiro de Estudos: Tocar lentamente a primeira vez, prestando ateno na seqncia de notas, percebendo onde os pontos difceis esto localizados, e escolhendo um tempo para o estudo que consequentemente ser eficaz nas passagens mais difceis sem produzir um maior nmero de grandes dificuldades. - Ento separe os pontos mais difceis e trabalhe neles conforme previamente mencionado.

A autora relata que durante o aprendizado de algo novo, os neurnios entram em atividade, de forma que se juntam s outras clulas, com o objetivo de estabelecer um novo caminho no crebro. Segundo ela, conforme estudamos, fortalecemos esse novo caminho. Quando este est suficientemente forte, torna-se um hbito que funcionar automaticamente (GREEN, 2006, p. 117). Isso revela o perigo de se cometer erros durante o estudo. Causa confuso nos neurnios. Portanto, devemos pensar antes de tocar. Alm disso, para a autora imperativo que se deva estudar lento (GREEN, 2006, p. 118).

1.2.5. MATERIAL DE ESTUDO:

FLESCH (1930, p. 84) relata que, ao contrrio do que a maioria dos violinistas acredita, tocar uma escala diatnica de trs oitavas uma vez por dia, no o suficiente para cobrir

25 todas as facetas da tcnica de mo esquerda. Ele cita 23 outras frmulas tcnicas que merecem igualmente a nossa ateno: A) Sobre uma corda, na extenso de 1 oitava: 1. Escalas diatnicas. 2. Acordes quebrados e acordes de stimas. 3. Teras quebradas. 4. Escalas cromticas.

B) Em trs oitavas: 5. Escalas diatnicas. 6. Acordes quebrados e acordes de stimas. 7. Teras quebradas. 8. Escalas cromticas.

C) Cordas dobradas em teras: 9. Escalas diatnicas. 10. Escalas cromticas. 11. Escalas em teras quebradas.

D) Sextas: 12. Escalas diatnicas. 13. Escalas cromticas. 14. Escalas em teras quebradas.

E) Oitavas: 15. Escalas diatnicas. 16. Escalas cromticas. 17. Escalas em teras quebradas. 18. Acordes quebrados e acordes de stimas.

F) Oitavas dedilhadas: 19. Escalas diatnicas. 20. Escalas cromticas. 21. Escalas em teras quebradas.

26 22. Acordes quebrados e acordes de stimas.

G) Dcimas: 23. Escalas diatnicas.

Ele sugere que se adicione a essas frmulas exerccios de trinados, harmnicos e pizzicato de mo esquerda, sendo que os dois ltimos, apenas em caso de necessidade (FLESCH, 1930, p. 84).

O autor afirma ser enorme o volume de material de estudo existente para a mo esquerda, e mais ainda para a mo direita. Afirma ainda que, apenas o estudo de tcnica geral, utilizaria totalmente trs a quatro horas de estudo. Para ele existe um caminho melhor, que seria sua srie de frmulas tcnicas gerais para a mo esquerda, que ele chama de sistema de escala. Para a mo direita, ele sugere seu mtodo Urstudien (FLESCH, 1930, p. 84).

Quanto escolha do material de estudo disponvel, para FLESCH (1930, p. 91) a escolha que o professor faz depende muitas vezes do seu gosto pessoal. Mas, a ordem em que pode ser usado depende mais da aptido e nvel tcnico do aluno.

Referente aos mtodos de estudo, FLESCH afirma que dos mtodos Italianos antigos, apenas os caprichos de Locatelli tm validade para ns hoje, e ainda assim, do ponto de vista da tcnica de arco. Segundo ele, os estudos que tm reconhecimento maior so os do Kreutzer e do Rode. Afirma ainda que os Estudos de Gavinies, Fiorillo, e Rovelli, escritos aproximadamente no mesmo perodo, aparentam hoje serem muito menos valiosos. Como obra mais valiosa nessa rea ele aponta os 24 Caprichos de Paganini (FLESCH, 1930, p. 91).

Ainda sobre mtodos de estudo, FLESCH afirma que os que foram publicados por Jakob Dont, na dcada de 1870, podem ser considerados companheiros dos de Kreutzer e Rode (FLESCH, 1930, p. 91).

Sobre o mtodo de estudo Sevcik, o autor relata que os benefcios e malefcios de seus exerccios dependem da dosagem. Assim como todos os outros exerccios de mo esquerda, eles tambm podem ser estudados das seguintes formas: lentamente, como

27 exerccios de afinao, e rpido, como exerccios de fluncia ou velocidade (FLESCH, 1930, p. 92).

FLESCH (1930, p. 158) afirma que para o trabalho puramente tcnico, no devemos substituir os exerccios dirios como escalas e Estudos pelo estudo de partes difceis de peas de repertrio. Entretanto, pode ocorrer que, pressionado pelo tempo, um msico bem desenvolvido tecnicamente, faa isso sem que haja efeito negativo sobre sua personalidade artstica.

GERLE (1983, p. 55), a respeito do estudo de escalas, aponta sugestes variadas para realizao do mesmo. Por exemplo, sugere comear no apenas da nota mais grave, mas tambm da nota mais aguda, descer a escala, e para terminar, subir novamente a escala.

Conforme GERLE tambm importante estudar escala numa velocidade rpida, ocasionalmente, para aprender a seqncia, a ordem e a sucesso dos movimentos combinados de dedo, mudanas de posio, mudanas de corda e mudanas de arco. Alm disso, sugere dividir as escalas de trs e quatro oitavas em duas metades, e estudar separadamente os problemas que elas apresentam (GERLE, 1983, p. 55).

Para GERLE, um motivo pelo qual importante estudar e memorizar escalas, teras quebradas e trades, arpejos, oitavas, e assim por diante, o fato de que todos esses elementos musicais esto inseridos na construo das obras que fazem parte da literatura da msica erudita. Ele aponta o Sistema de Escala de Carl Flesch como uma obra que, segundo ele, uma gramtica completa da linguagem da msica erudita para o violino (GERLE, 1983, p. 64).

GERLE (1983, p. 68) relata que os Estudos de Kreutzer, Arte de Arcada de Tartini e Sevcik op. 8 podem ser utilizados como meios para melhoria da leitura de notas escritas em oitavas mais altas, ou seja, escritas acima da pauta.

O autor relata que os Estudos de Sevcik so excelentes para treinamento auditivo. Segundo ele, essencial para instrumentistas de cordas em geral, que eles sejam cantados primeiro em voz alta, depois mentalmente antes de tocar (GERLE, 1983, p. 68).

28 Quando o objetivo do estudo melhorar a leitura, a qualidade sonora e a afinao, o autor sugere a leitura constante de obras como Caprichos de Paganini e Matines de Gavinies, por apresentarem notas que se localizam nas regies mais agudas do violino. No basta apenas estudar escalas e exerccios que possuem notas mais agudas, para que a performance de tais notas sejam melhoradas (GERLE, 1983, p. 68).

Quanto ao estudo de escalas, GALAMIAN (1985, p. 102) relata que o mesmo tem sido realizado desde que se comeou a tocar violino. Para ele, as escalas so importantes porque podem conduzir o msico ao desenvolvimento de um grande nmero de habilidades tcnicas, tanto na mo esquerda como na mo direita. Afirma ainda que escalas, arpejos e outros estudos semelhantes devem ser estudados com diferentes dedilhados (GALAMIAN, 1985, p. 36).

Ainda sobre a importncia das escalas, o autor afirma:


Escalas constroem afinao e estabelecem a forma da mo; a sua utilidade para o estudo de correlao foi discutida; a sua aplicabilidade para o estudo de todas as arcadas, da qualidade do som, da diviso de arco, de dinmicas e de vibrato quase infinita (GALAMIAN, 1985, p. 102).

Quanto ao material que ser usado para o ensino, o autor afirma que este depender das necessidades individuais. Segundo ele, o estudo de escalas e exerccios aliados importante para a construo de cada elemento da tcnica (GALAMIAN, 1985, p. 107).

Sobre Estudos, GALAMIAN afirma:


Estudos so muito importantes, tambm, porque eles constroem tcnica que funciona em um contexto musical, e muitos dos Estudos tradicionais podem ser usados para este benefcio (GALAMIAN, 1985, p. 107).

Como Estudos para o desenvolvimento do controle de arco e produo sonora, GALAMIAN aponta os estudos de n 14 e n 29 do Kreutzer, e n 7 do Wieniawski Opus 10 (GALAMIAN, 1985, p. 103).

GREEN (2006, p. 59) cita os 42 Estudos de Rodolphe Kreutzer, como um importante material que promove a construo de tcnicas individuais Estudo por Estudo (GREEN, 2006, p. 59). Cita tambm os Estudos de Pierre Gavinis, que contm diversidade de

29 intervalos e cordas dobradas. Ela relata que os livros que contm Caprichos concentram-se mais no aspecto musical do que no aspecto puramente tcnico (GREEN, 2006, p. 60).

A autora relata que estudar Estudos resulta no aumento da ateno e da resistncia fsica. Mesmo durante o aprendizado de um nico Estudo, toda a tcnica do msico pode ser beneficiada. Alm disso, afirma que se ao invs de estudar apenas como o compositor escreveu, adicionarmos variaes a tal Estudo, isso garantir um melhor aprendizado do mesmo (GREEN, 2006, p. 60). Mas, reala que importante que o msico tenha conscincia do objetivo estabelecido pelo Estudo (GREEN, 2006, p. 61).

Elaboramos cinco quadros comparativos das idias dos pedagogos contidas nos cinco tpicos abordados acima (Domnio Tcnico, Repetio, Planejamento de Estudo, Higiene do Estudo e Material de Estudo). Os quadros se encontram no Anexo I.

30 2. A ROTINA DE PREPARAO TCNICO-INTERPRETATIVA DOS ALUNOS DO CURSO DE BACHARELADO EM MSICA DA FAMES

Com o objetivo de estudar a rotina de preparao tcnico-interpretativa dos alunos de violino da FAMES, e como parte da metodologia proposta nesse trabalho, elaboramos um questionrio que foi submetido a 9 alunos da referida faculdade. Escolhemos a FAMES por questo de viabilidade na aplicao do questionrio, uma vez que o autor reside na cidade de Vitria (ES) e possui uma estreita relao com essa instituio. Dentre os 9 alunos questionados, encontramos alunos que cursam perodos diferentes, ou seja, alunos do 1 ao 7 perodo. O questionrio foi composto de um texto explicativo sobre a pesquisa que estava sendo realizada seguido de 45 perguntas, sendo 37 de mltipla escolha e 8 de questes abertas. O questionrio encontra-se no Anexo II, na forma em que foi entregue aos alunos. 2.1. ANLISE DOS DADOS LEVANTADOS

O questionrio desta pesquisa foi distribudo a 9 alunos do Curso Bacharelado em Msica da FAMES. Desses alunos, 78% afirmaram que acreditam que sabem estudar e 22% admitiram que no sabem. A seguir analisaremos esses dois grupos separadamente.

2.1.1. ANLISE DOS ALUNOS QUE AFIRMAM SABEREM ESTUDAR:

14% dos alunos no conhecem estratgias de estudo e portanto no as aplica, 43% no estudam todos os dias, 14% estudam 1 hora e meia sem intervalo, 14% fazem intervalo a cada 2 horas de estudo, 43% no distribuem o tempo de estudo com base no grau de dificuldade e relevncia do material de estudo, 29% no estabelecem objetivos durante o estudo.

Quanto s passagens realizadas de forma errada, 14% afirmaram que permanecem repetindo at acertar, ao invs de tentarem solucionar com aplicao de tcnicas de estudo e 14% disseram que depende da passagem. Quanto s passagens realizadas de forma certa, 29% afirmaram que no se preocupam em repetir, 14% repetem apenas 2 vezes, 29% repetem 3 vezes, 14% repetem 10 vezes e 14% repetem vrias vezes.

31 No que diz respeito aos erros cometidos durante o estudo, 57% relataram que tentam solucionar com tcnicas de estudo, 14% tentam solucionar com tcnicas repetitivas, 14% acreditam que algumas vezes repetem os erros e 14% permanecem repetindo esses erros at acertarem a passagem.

Quando questionados se repetem mais os erros ou os acertos realizados durante o estudo, 29% afirmaram que repetem mais os acertos, 14% repetem em igual quantidade, 14% passam a maior parte do tempo estudando como melhorar passagens mais difceis e 43% repetem mais vezes os erros.

86% relataram que estudam tanto rpido quanto lento. Quanto importncia dada ao estudo do arco e da mo esquerda, 71% do igual importncia a ambos e 29% do mais importncia ao estudo da mo esquerda. Quanto resoluo de problemas, 86% afirmaram que utilizam a estratgia de separar os problemas e tentar resolver um por um e 14% afirmaram que no agem dessa forma.

O total de alunos que estudam sem o instrumento de apenas 43%. Apesar de 29% dos alunos considerarem regular, 29% ruim e 43% bom o silncio no seu local de estudo, apenas 14% afirmaram que no mantm a concentrao no que esto estudando. E apesar dos percentuais relatados at o momento, 100% afirmaram que percebem resultados satisfatrios durante e/ou no fim do estudo, mas apenas 43% conseguem se preparar bem para as provas e recitais durante o curso. 50% dos que no conseguem se preparar bem para tais provas e recitais relataram que o tempo curto, 25% que o tempo insuficiente e o material em grande quantidade, 25% que a causa falta de concentrao (mesmo tendo afirmado que mantm a concentrao no que est estudando).

Quanto ao material de estudo, 71% utilizam metrnomo durante o estudo e todos utilizam estante para o apoio das partes de estudo sendo que, apenas 14% no se preocupam em alinhar a estante na altura dos olhos e 57% consideram boa, 29% regular e 14% ruim a qualidade da estante que utilizam. Questionamos tambm sobre a qualidade das partes de estudo e do instrumento que utilizam: 71% classificaram como boa e 29% como regular a qualidade das partes de estudo; 71% classificaram como boa, 14% como regular e 14% como ruim a qualidade do instrumento.

32 Todos os alunos utilizam queixeira e 71% esto satisfeitos com as mesmas. Dos alunos que esto satisfeitos com a queixeira, 60% esto satisfeitos com a espaleira que utilizam. Dos que no esto satisfeitos com a queixeira, 50% tambm no esto satisfeitos com a espaleira e 50% no utilizam espaleira.

A respeito das cordas do violino, 29% relataram que utilizam sempre a mesma marca e esto satisfeitos. 57% dos alunos que no utilizam sempre a mesma marca de cordas esto satisfeitos e 20% no esto satisfeitos com as cordas que utilizam. Quanto freqncia em que trocam as cordas do violino, 14% trocam a cada 3 meses, 29% a cada 4 meses, 14% a cada 6 meses, 14% a cada 1 ano e 29% apenas quando se arrebentam.

Com relao ao arco, apenas 14% no esto satisfeitos com o que utilizam. Quanto freqncia em que trocam a crina do arco que utilizam, 71% trocam uma vez por ano e 29% trocam apenas quando j est gasta (estes ltimos so os mesmos que trocam as cordas apenas quando se arrebentam).

Perguntamos aos alunos se j tinham ouvido falar dos quatro renomados pedagogos estudados nessa pesquisa, e o resultado foi o seguinte: todos os alunos j ouviram falar de Ivan Galamian e Carl Flesch, 71% j ouviram falar de Robert Gerle e apenas 29% j ouviram falar de Elizabeth A. H. Green. Desse grupo de alunos, apenas 14% j leram algum texto sobre os tpicos abordados no questionrio.

2.1.2. ANLISE DOS ALUNOS QUE ADMITEM NO SABEREM ESTUDAR:

100% conhecem estratgias de estudo, mas 50% no as aplicam, no estudam todos os dias, estudam 2 horas por dia com intervalo a cada 40 minutos, no distribuem o tempo de estudo com base no grau de dificuldade e relevncia do material de estudo e no estabelecem objetivos durante o estudo. Os outros 50% estudam todos os dias, estudam de 3 a 4 horas por dia com intervalo a cada 15 minutos, distribuem o tempo de estudo com base no grau de dificuldade e relevncia do material de estudo e estabelecem objetivos durante o estudo.

No que diz respeito a passagens realizadas de forma errada, 50% estudam lentamente a passagem aps identificarem os erros e 50% tentam solucion-las com a aplicao de

33 tcnicas de estudo. Quanto s passagens realizadas de forma certa, 100% preocupam-se em repeti-las, sendo que 50% repetem 7 vezes e 50% repetem apenas 1 ou 2 vezes.

Em relao aos erros cometidos durante o estudo, 100% relataram que tentam solucionlos com tcnicas de estudo. Questionados se repetem mais vezes os erros ou os acertos durante o estudo, 50% afirmaram que repetem mais vezes os erros e 50% repetem mais vezes os acertos.

100% afirmaram que estudam tanto rpido quanto lento e do a mesma importncia ao estudo do arco e da mo esquerda. Quanto resoluo de problemas, 50% afirmaram que utilizam a estratgia de separar os problemas e tentar resolver um por um e 50% afirmaram que no utilizam tal estratgia.

100% afirmaram que no estudam sem o instrumento e apesar de considerarem regular o silncio no seu local de estudo, mantm a concentrao no que esto estudando.

Mesmo tendo relatado que acreditam que no sabem estudar, 100% percebem resultados satisfatrios durante e/ou no fim do estudo, 50% conseguem se preparar bem para as provas e recitais durante o curso e 50% acreditam que tambm conseguem, apesar de ser seu primeiro ano no curso e achar que tem mais carga horria para matrias tericas do que para o violino.

Quanto ao material de estudo, 100% no utilizam metrnomo durante o estudo, utilizam estante para apoio das partes de estudo e preocupam-se em alinhar a estante na altura dos olhos.

Em relao qualidade do material de estudo, 50% consideram ruim e 50% consideram regular a qualidade da estante que utilizam, 100% consideram regular a qualidade das partes de estudo que utilizam, 50% consideram boa e 50% consideram regular a qualidade do instrumento que utilizam.

100% utilizam queixeira e espaleira, mas 50% esto satisfeitos com a queixeira e no esto satisfeitos com a espaleira, e 50% no esto satisfeito com a queixeira, mas esto satisfeitos com a espaleira que utilizam.

34

A respeito das cordas do violino, 50% utilizam sempre a mesma marca e 50% no utilizam sempre a mesma marca de cordas, mas 100% esto satisfeitos com as cordas que utilizam. Quanto freqncia em que trocam as cordas do violino, 50% trocam no mximo a cada 3 meses e 50% trocam a cada 4 meses.

No que diz respeito ao arco, 50% esto satisfeitos com o arco que utilizam e trocam a crina do mesmo num perodo de 6 meses a 1 ano, 50% no esto satisfeitos com o arco que utilizam e raramente trocam a crina do mesmo.

Questionados se j ouviram falar dos quatro renomados pedagogos estudados nessa pesquisa, o resultado foi o seguinte: 50% j ouviram falar de Ivan Galamian, Carl Flesch, Robert Gerle e Elizabeth A. H. Green e 50% j ouviram falar apenas de Carl Flesch e Elizabeth Green. Esse grupo de alunos relatou que nunca leu algum texto sobre os tpicos abordados no questionrio.

2.1.3. ANLISE FINAL:

Descobrimos, atravs das informaes fornecidas pelos 9 alunos questionados, que diversos procedimentos apontados como importantes pelos principais pedagogos investigados no so inteiramente adotados. Analisando o grupo daqueles alunos que acreditam que sabem estudar, encontramos respostas que contradizem essa afirmao.

Ao compararmos os dados coletados com as recomendaes fornecidas pelos pedagogos sobre a utilizao de estratgias de estudo, encontramos nmeros expressivos que apontam para falhas na conduo do estudo dirio. Em seguida relatamos esses nmeros, considerando os dois grupos de alunos analisados anteriormente: - 44% no estudam todos os dias - 44% no distribuem o tempo de estudo com base no grau de dificuldade e relevncia do material de estudo - 33% no estabelecem objetivos durante o estudo - 44% repetem mais vezes os erros do que os acertos - 67% no estudam sem o instrumento - 44% no conseguem se preparar bem para as provas e recitais durante o curso

35 - 44% no utilizam metrnomo durante o estudo - 44% consideram regular a qualidade das partes de estudo que utilizam - 33% no esto satisfeitos com a queixeira que utilizam - 44% no esto satisfeitos com a espaleira que utilizam

Por outro lado encontramos outros nmeros que tambm consideramos expressivos, que apontam para a adoo de procedimentos e estratgias recomendadas pelos pedagogos estudados. Ainda considerando os dois grupos de alunos analisados anteriormente, relatamos esses nmeros em seguida: - 89% fazem pequenos intervalos durante o perodo do estudo - 78% preocupam-se em repetir as passagens que realizam de forma certa - 89% estudam tanto rpido quanto lento - 78% do a mesma importncia ao estudo do arco e da mo esquerda - 78% separam os problemas e tentam resolv-los um por um - 89% mantm a concentrao no que esto estudando - 100% utilizam estante para o apoio das partes de estudo - 89% preocupam-se em alinhar a estante na altura dos olhos - 67% consideram boa a qualidade do instrumento que utilizam - 89% esto satisfeitos com as cordas que utilizam - 78% trocam as cordas do violino periodicamente - 78% esto satisfeitos com o arco que utilizam - 67% trocam a crina do arco periodicamente

36 3. CONCLUSO

No incio desta pesquisa, apresentamos a hiptese de que grande parte dos estudantes universitrios vo para uma avaliao ou recital semestral despreparados para apresentarem uma performance segura, confiante, confortvel e satisfatria, principalmente pela ausncia de estratgias de estudo, durante a preparao por parte desses estudantes para tais eventos. A partir dessa hiptese, fizemos uma pesquisa bibliogrfica e posteriormente uma pesquisa de campo.

Descobrimos, atravs da pesquisa bibliogrfica, um material rico que diz respeito a estratgias de estudo, onde os autores fazem vrias recomendaes direcionadas ao estudo do violino. A partir desta pesquisa bibliogrfica fizemos uma pesquisa de campo, onde o grupo selecionado para tal foi constitudo pelos alunos de violino do curso Bacharelado em Msica da FAMES.

Ao analisarmos os dados levantados atravs da pesquisa de campo e compararmos com as recomendaes feitas pelos pedagogos, encontramos informaes de procedimentos adotados pelos alunos, que esto de acordo com essas recomendaes. So exemplos desses procedimentos: fazem pequenos intervalos durante o perodo do estudo, preocupamse em repetir as passagens que realizam de forma certa, estudam tanto rpido quanto lento, do a mesma importncia ao estudo do arco e da mo esquerda, separam os problemas e tentam resolv-los um por um, mantm a concentrao no que esto estudando, utilizam estante para o apoio das partes de estudo, preocupam-se em alinhar a estante na altura dos olhos, trocam as cordas do violino e a crina do arco periodicamente.

Entretanto, um nmero expressivo de alunos deixa de adotar estratgias e procedimentos que, segundo a literatura consultada, so de vital importncia para a eficincia do estudo dirio. So exemplos desses procedimentos: no estudam todos os dias, no distribuem o tempo de estudo com base no grau de dificuldade e relevncia do material de estudo, no estabelecem objetivos durante o estudo, repetem mais vezes os erros do que os acertos, no estudam sem o instrumento, no conseguem se preparar bem para as provas e recitais durante o curso, no utilizam metrnomo durante o estudo.

37 Outro ponto importante constatado foi que os alunos relataram que j ouviram falar de pelo menos dois dos quatro pedagogos, mas apenas um aluno j leu algum texto sobre os tpicos abordados no questionrio. A literatura produzida por FLESCH, GALAMIAN, GERLE e GREEN, de suma importncia e deve ser conhecida nas escolas de msica, pois podem auxiliar na melhoria do estudo e na preparao do material para aulas e provas. Acreditamos que seria extremamente positivo se os professores de violino fizessem uso deste material em suas aulas tericas e prticas, pois desta forma poderiam incentivar seus alunos leitura e prtica deste material.

Realizar esta pesquisa foi pra mim uma experincia muito importante, porque passei a conhecer um material rico em estratgias de estudo. Com certeza, como instrumentista, pretendo aplic-lo no meu estudo dirio, e como professor, na preparao de aulas e instruo aos alunos.

Espero que este trabalho venha motivar os estudantes de violino e de outros instrumentos a utilizarem estratgias de estudo que otimizem o tempo, e que sejam eficientes na preparao do material tcnico e musical para as aulas, provas e outras apresentaes.

38 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - ARAJO, Aureliano Afonso. Procedimentos Tcnicos na Iniciao ao Violino: uma sistematizao de exerccios de apoio ao repertrio Suzuki. Dissertao (Mestrado em Msica). Escola de Msica da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, dez. 2007 (66 p.).

- BRONSTEIN, Raphael. The Science of Violin Playing. 2 ed. Neptune City: Paganiniana Publications, Inc, 1981 (253 p.).

- CARDASSI, Luciane. Seqenza IV de Luciano Berio: estratgias de aprendizagem e performance. Per Musi Revista Acadmica de Msica. Belo Horizonte, n.14, p. 44-56, dez. 2006.

- CRUZ, Carla; HOFFMANN, Caroline; RIBEIRO, Uir. Trabalho de concluso de curso: a excelncia como diferencial. New Hampton Press, 2006 (359 p.).

- FISCHER, Simon. Practice: 250 step-by-step practice methods for the violin. London: Hinrichsen Edition, 2004 (336 p.).

- FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing: artistic realization and instruction. New York: Carl Fischer, 1930 (237 p. Book 1).

- FRANA, J. L. e VASCONCELLOS, A. C. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 8. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008 (255 p.). - GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing & Teaching. 2 ed. New Jersey: Prentice Hall, 1985 (144 p.).

- GERLE, Robert. The Art of Practicing the Violin. Londres: Stainer & Bell Ltd, 1983 (110 p.).

- GREEN, Elizabeth A. H. Practicing Successfully: a masterclass in the musical art. Chicago: GIA Publications, Inc., 2006 (147 p.).

39 - LA FOSSE, Leopold. Prtica Criativa e Efetiva. (Artigo no publicado 4 p.).

- LAVIGNE, Marco Antnio. Notas Sobre o Estudo das Escalas Maiores para Violino e Viola. Rio de Janeiro, 1999 (52 p.).

- MARSALIS, Wynton: Marsalis on music. Tanglewood, Berkshires, Massachusetts, EUA, 1995. (Disponvel em VHS).

- MARTINS, Cssio Henrique Ribeiro. Os 42 estudos - Caprichos para Violino, de Rodolphe Kreutzer: anlise tcnica para uma abordagem didtico pedaggica. Dissertao (Mestrado em Msica). Escola de Msica da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, dez. 2006 (172 p.).

- PERKINS, Marianne Murray. A Comparison of Violin Playing Techniques: Kato Havas, Paul Rolland, and Shinichi Suzuki. American String Teachers Association, 1995 (225 p.).

- PORTO, Cristiano. A Tcnica de Estudo Aplicada ao Desenvolvimento Cognitivo do Violino. 2005. Trabalho de Concluso de Curso (Bacharelado em Msica) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianpolis, 2005 (74 p.).

40

ANEXO I:

Quadros Comparativos

41

GERLE essencial aprender corretamente os fundamentos bsicos da tcnica do violino.

DOMNIO TCNICO GALAMIAN Tcnica completa o desenvolvimento de todos os elementos da habilidade violinstica ao mais alto nvel.

FLESCH No pensar ou refletir, durante a performance, sobre a constituio de uma passagem que j foi aprendida. Usar consistentemente notas intermedirias no estudo de mudana de posio.

GREEN

GERLE No permanecer repetindo os erros cometidos durante o estudo. Repetir mais vezes os acertos do que os erros.

REPETIO GALAMIAN No permanecer repetindo os erros cometidos durante o estudo. Misturar o material de estudo, para manter a mente mais fresca, e evitar repeties mecnicas. No permanecer repetindo um problema que j foi resolvido. Revisar as passagens resolvidas, aps um intervalo de tempo.

FLESCH Utilizar a repetio com o objetivo de dominar passagens mentalmente e tecnicamente. No realizar repeties mecnicas. No repetir uma passagem em excesso. No repetir uma passagem mais do que 12 vezes consecutivas. Utilizar uma curta pausa intervindo durante o processo de repetio. Refletir, analisar e avaliar o obstculo a ser repetido.

GREEN

42
PLANEJAMENTO DE ESTUDO GALAMIAN FLESCH Projetar o som de forma clara e compreensvel ao ouvinte mais distante na platia. Planejar o tempo de estudo de acordo com as exigncias e possibilidades. No necessrio fixar um padro para a seqncia do material de estudo. Estudar diariamente e utilizar bem o tempo de estudo. Tanto tcnica quanto interpretao devem ser objetivos do estudo. Dividir as horas de estudo de forma equilibrada. Distribuir as horas de estudo entre: estudo construtivo, estudo interpretativo e estudo performtico. Planejar o estudo e realiz-lo conscientemente. Estudar em pequenas quantidades, mas com maior freqncia. desnecessrio estudar 8 horas por dia. Ser objetivo na diviso do tempo de estudo e escolha dos materiais. No estudar incessantemente tarefas mecnicas que j esto totalmente dominadas. Dividir o tempo de estudo em: uma hora de tcnica geral, uma hora e meia de tcnica aplicada e uma hora e meia de puro fazer musical. Determinar o nmero e a natureza dos problemas existentes. Isolar e resolver individualmente cada problema tcnico. Saber sempre exatamente o que precisa estudar e por qu. Traar objetivos a serem alcanados durante o dia de estudo. Organizar o tempo de estudo de forma a atender s circunstncias.

GERLE Definir o problema, identificar a razo da dificuldade e escolher o remdio correto para resolv-lo. Separar e resolver os problemas, um por um. Aps a resoluo do problema, reconstituir e estudar a passagem como est escrita.

GREEN Estudar isoladamente trechos problemticos, com a utilizao de motivos rtmicos, para a soluo de problemas.

43
HIGIENE DO ESTUDO GALAMIAN FLESCH A tcnica do violino deve ser fundada Poupar energia e fazer uso intencional de sobre o som, afinao e ritmo. fora e energia. O relacionamento entre o corpo e o Evitar movimentos mais difceis que o instrumento deve permitir que todos os necessrio, e movimentos que no movimentos da performance sejam estejam relacionados diretamente com a executados de forma confortvel e produo dos sons pretendidos. eficiente. Em p ou sentado, o msico deve se No estudar uma passagem difcil apenas sentir vontade. na sua forma original. Escolher uma abordagem de estudo que Evitar movimentos corporais exagerados aumente a dificuldade da passagem durante a performance. estudada. No se contentar apenas com a tcnica No existe uma regra exata quanto ao necessria para se tocar uma obra, mas modo de segurar o violino. buscar uma tcnica superior. Evitar, com o uso de uma queixeira, que o queixo pressione o estandarte do violino. Estudar lentamente as dificuldades tcnicas.

GERLE Duas ou trs horas de bom estudo melhor do que seis horas de estudo ruim. A tcnica de estudo deve ser adaptada de acordo com os pontos fortes e fracos de cada um. Aprender a se escutar. Estudar tanto rpido quanto lento. Combinar o estudo lento e o rpido. Utilizar pausas com fermatas. Estudar num andamento mais rpido do que o andamento final, e andamentos lentos mais lentos ainda. Enquanto a velocidade dos dedos e do arco aumentam, manter constante a velocidade com que o crebro envia os comandos. Dar igual ateno ao arco e mo esquerda. Decidir-se concentrar na arcada ou no dedilhado. Concentrar sempre na dificuldade maior. Aps isolar e dominar um problema, estudar as passagens dentro do seu contexto. Estudar tambm em forma de

GREEN Estudar utilizando motivos rtmicos.

Quando cansar, no forar a si mesmo para completar a hora. Quando estudar dedilhados de extenso, faa um pouco de cada vez. Prestar ateno a qualquer esforo sobre as mos. No elevar muito os dedos depois de cada nota para construir fora. Estudar lentamente a primeira vez, prestar ateno na seqncia de notas, perceber onde os pontos difceis esto localizados, e escolher um tempo para o estudo Estudar lento e pensar antes de tocar, para evitar que erros aconteam.

No usar espaleira que toque na parte de trs do violino. Usar o mnimo de tempo possvel para conseguir o mximo de resultados benficos. Atribuir tarefas a si mesmo e supervisionar o seu prprio trabalho. Identificar a natureza da dificuldade. Isolar cada dificuldade e reduzir sua

Aps o estudo lento, estudar no tempo previsto.

Alinhar a estante na altura dos olhos.

Nunca estudar com cordas falsas. Afinar antes de iniciar um trabalho. Fazer, de forma clara e limpa, as

44
performance. forma mais simples. A mente deve antecipar a ao e dar seus comandos com clareza e preciso. Estudar lento na maioria das vezes, sem exageros. Variar os dispositivos de estudo usados para a soluo dos problemas tcnicos com alterao dos ritmos, arcada, acento, andamentos. indicaes de dedilhados e arcadas na msica. Descansar 15 minutos aps cada hora de estudo. Durante o descanso, fazer algo diferente. No estudar o tempo todo de p. Condies fsicas como sala, acstica, temperatura devem ser confortveis e relaxantes para o msico. Nunca estudar com a janela aberta. Limpar sempre o instrumento e o arco aps o dia de trabalho.

Manter o senso rtmico no estudo. Alinhar a estante na altura dos olhos. Posicionar o violino esquerda, num ngulo de aproximadamente 45.

45
MATERIAL DE ESTUDO GERLE Estudar escalas, no apenas comeando da nota mais grave, mas tambm da nota mais aguda. Estudar escala numa velocidade rpida, ocasionalmente. Dividir as escalas de trs e quatro oitavas em duas metades, e estudar separadamente os problemas que elas apresentam. Estudar e memorizar escalas, teras quebradas e trades, arpejos, oitavas. Estudar o Sistema de Escala de Carl Flesch. GALAMIAN Estudar escalas, arpejos e outros estudos semelhantes, com diferentes dedilhados. Utilizar Mtodos de Estudos como o de Kreutzer e Wieniawski Opus 10. FLESCH Estudar o Sistema de Escala e de Carl Flesch. Estudar o mtodo Urstudien de Carl Flesch. Utilizar Mtodos de Estudos como o de Kreutzer e Rode. No substituir os exerccios dirios como escalas e Estudos pelo estudo de partes difceis de peas de repertrio. GREEN Utilizar Mtodos de Estudos como o de Kreutzer e Gavinis. No estudar Estudos apenas como o compositor escreveu, mas tambm adicionando variaes. Ter conscincia do objetivo estabelecido pelo Estudo.

Utilizar Mtodos de Estudos como o de Kreutzer, Tartini e Sevcik op. 8. Ler constantemente obras como Caprichos de Paganini e Matines de Gavinies.

46

ANEXO II:

Questionrio

47 QUESTIONRIO DIRECIONADO AOS ALUNOS

Alguns pedagogos do violino enfatizam, em seus livros, a importncia de um estudo bem realizado, assim como o conhecimento e a aplicao de estratgias de estudo no estudo dirio do violino. Partindo desta afirmao, realizamos uma pesquisa sobre o estudo dirio do violino, realizado pelos alunos do curso de bacharelado em msica da FAMES. Para isso elaboramos um breve questionrio com o objetivo de coletar informaes sobre os procedimentos adotados por este grupo de alunos, na preparao para suas atividades como instrumentistas. Nesse processo de aplicao do questionrio, contamos com a ajuda de um dos professores responsveis pela disciplina Violino na FAMES. Esclarecemos que no houve necessidade de identificao por parte do respondente, preservando desta forma a privacidade das informaes. O objetivo principal desta pesquisa contribuir para a melhoria do estudo dos violinistas.

1 - Voc acredita que sabe estudar? ( ) sim ( ) no

2 - Conhece estratgias de estudo? ( ) sim ( ) no

3 Define estratgias de estudo no incio do aprendizado de uma obra musical? ( ) sim ( ) no

4 - Estuda todos os dias? ( ) sim ( ) no

5 - Quanto tempo estuda por dia?

6 - Estuda sempre no mesmo perodo do dia? ( ) sim ( ) no

7 - Faz pequenos intervalos durante o perodo do estudo? ( ) sim ( ) no

48 8 - Se voc marcou sim na pergunta anterior, responda: a cada quanto tempo faz intervalos?

9 - Separa um tempo especfico para cada Pea e Estudo, com base no grau de dificuldade e relevncia? ( ) sim ( ) no

10 - Estuda sempre no mesmo local? ( ) sim ( ) no

11 - Como voc classificaria o seu local para o estudo dirio, quanto aos seguintes aspectos: Iluminao: Silncio: Temperatura: Acstica: ( ) bom ( ) regular ( ) ruim ( ) bom ( ) regular ( ) ruim ( ) bom ( ) regular ( ) ruim ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

12 - Estabelece objetivos especficos durante cada momento do estudo? ( ) sim ( ) no

13 - Como voc lida com as passagens que realiza de forma errada? Tenta solucion-las com a aplicao de tcnicas de estudo ou permanece repetindo-as at acertar?

14 - Como voc lida com as passagens que realiza de forma certa? Preocupa-se em repetilas? ( ) sim ( ) no

15 - Se voc marcou sim na pergunta anterior, responda: quantas vezes repete uma passagem realizada de forma certa?

16 - Fica repetindo erros, ou tenta solucion-los com tcnicas de estudo?

17 - Repete mais vezes os erros ou acertos?

49 18 - Estuda tanto rpido quanto lento? ( ) sim ( ) no

19 - Voc d a mesma importncia ao estudo do arco e da mo esquerda? ( ) sim ( ) no

20 - Se voc marcou no na pergunta anterior, escreva baseado numa escala de 0 a 10 o grau de importncia que voc d ao estudo do arco e da mo esquerda: Arco: Mo esquerda:

21 - Separa os problemas e tenta resolv-los um por um? ( ) sim ( ) no

22 - Estuda sem o instrumento? ( ) sim ( ) no

23 - Mantm a concentrao no que est estudando? ( ) sim ( ) no

24 - Durante e/ou no fim do estudo, percebe se houve resultados satisfatrios? ( ) sim ( ) no

25 - Voc consegue se preparar bem para as provas e recitais durante o curso? ( ) sim ( ) no

26 - Se a resposta foi negativa, por qu?

Quanto ao Material de Estudo:

27 - Utiliza metrnomo durante o estudo? ( ) sim ( ) no

50 28 - Utiliza estante para o apoio das partes de estudo? ( ) sim ( ) no

29 - Preocupa-se em alinhar a estante na altura dos olhos? ( ) sim ( ) no

30 - Como voc classificaria a qualidade da estante? ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

31 - De um modo geral, qual a qualidade das partes de estudo que utiliza? ( ) boa ( ) regular ( ) ruim

32 - Como voc classificaria a qualidade do seu instrumento? ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

33 - Utiliza espaleira? ( ) sim ( ) no

34 - Est satisfeito com a espaleira que utiliza? ( ) sim ( ) no

35 - Est satisfeito com a queixeira que utiliza? ( ) sim ( ) no

36 - Utiliza sempre a mesma marca de cordas? ( ) sim ( ) no

37 - Est satisfeito com as cordas que utiliza? ( ) sim ( ) no

38 - Com qual freqncia troca as cordas do seu violino?

39 - Est satisfeito com o arco que utiliza? ( ) sim ( ) no

51 40 - Com qual freqncia troca a crina do arco que utiliza?

41 - J ouviu falar de: Ivan Galamian ( ) sim ( ) no

42- Carl Flesch ( ) sim ( ) no

43 - Robert Gerle ( ) sim ( ) no

44 - Elizabeth A. H. Green ( ) sim ( ) no

45 - Voc j leu algum texto sobre os tpicos abordados nesse questionrio? Se j leu, poderia citar o(s) ttulo(s) e o(s) autor(es)?

52

ANEXO III:

Programa de Recital

53 Recital de Mestrado Silas de Andrade Neto violino Valria Gazire piano 07/08/2010 Auditrio Fernando Mello Viana

Programa

Johannes Brahms

Sonatensatz (Scherzo)

H. Villa Lobos

Improviso N 7

Cludio Santoro

Sonata N 4 Allegro Lento Allegre

Intervalo

Csar Franck

Sonata em L Maior Allegretto moderato Allegro Recitativo-Fantasia Allegretto poco mosso

You might also like