You are on page 1of 4

ISSN Eletrnico 2175-0491

RESENHA:

PLUNDER. WHEN THE RULE OF LAW IS ILLEGAL, DE UGO MATTEI AND LAURA NADER1
Fernanda Frizzo Bragato2

RESUMO
O livro de Ugo Mattei e Laura Nader, intitulado Plunder. When the rule of Law is illegal, pretende articular duas noes que so apenas aparentemente antagnicas, mas que, na verdade, possuem fortes laos de dependncia. Tratam-se das noes de plunder e de rule of law. Enquanto plunder signica saque, pilhagem, espoliao; rule of law traduzvel para o portugus, segundo nossa tradio polticoconstitucional, por diferentes vocbulos como Estado de Direito, supremacia da lei, princpio da legalidade, governo das leis. A tese do livro a de que o uso imperialista da ideia do rule of law est por trs das atuais prticas menos-que-ideiais de justia distributiva. Isso porque a lei ou o direito tm sido usados para justicar, administrar e sancionar a conquista e a pilhagem feitas pelo Ocidente, resultando nas atuais e persistentes macias disparidades globais.

PALAVRAS-CHAVE: Estado de Direito. Ilegalidade. Pilhagem. Relaes globais.

ABSTRACT
The book of Ugo Mattei e Laura Nader, entitled Plunder. When the rule of Law is illegal, seeks to link two notions that are apparently contradictory, but that, in fact, are strongly interdendant. The notions in question are plunder and rule of law. While plunder means loot, pillage, rob; rule of law is translated to Portuguese, according to our political and constitutional tradition, by different terms such as State of Law, supremacy of the law, principle of legality, government of the laws. The book takes the view that the imperialist of the notion of rule of law is behind the current less than ideal practices of distributive justice. This is because the law has been used to justify, administer and sanction the conquest and pillage perpetrated by the West, resulting in the current and persistent global disparities on a massive scale.

KEYWORDS: State of Law. Illegality, Pillage. Global relations.

RESUMEN
El libro de Ugo Mattei y Laura Nader, intitulado Plunder. When the rule of Law is illegal, pretende articular dos nociones que son apenas aparentemente antagnicas, pero que en verdad poseen fuertes lazos de dependencia. Se trata de las nociones de plunder y de rule of law. Mientras que plunder signica saqueo, pillaje, expoliacin, rule of law se puede traducir al portugus, segn nuestra tradicin poltico constitucional, a travs de diferentes vocablos tales como Estado de Derecho, supremaca de la ley, principio 1 Plunder. When the rule of Law is illegal. London: Blackwell Publishing, 2008. 296p. Ugo Mattei professor de Direito Internacional e Comparado na Universidade da Califrnia Hastings - e da Univeridade de Turin. Laura Nader professora de Antropologia na Universidade da Califrnia Berkeley. Universidade do Vale do Rio dos Sinos So Leopoldo Rio Grande do Sul Brasil Professora do Programa de Ps-graduao em Direito fernandabragato@yahoo.com.br.

254

Fernanda Frizzo Bragato Plunder. When the rule of ...

Disponvel em: www.univali.br/periodicos de la legalidad, gobierno de las leyes. La tesis del libro es la de que el uso imperialista de la idea de rule of law est por tras de las actuales prcticas menos que ideales de justicia distributiva. Eso porque la ley o el derecho han sido usados para justicar, administrar y sancionar la conquista y el pillaje perpetrado por el Occidente, resultando en las actuales y persistentes masivas disparidades globales.

PALABRAS CLAVE: Estado de Derecho. Ilegalidad. Pillaje. Relaciones globales.

INTRODUO
A ideia de elaborar a resenha de Plunder. When the rule of Law is illegal, nasceu aps a apresentao e a discusso da obra ao grupo de pesquisa Fundamentao tica dos direitos humanos, no mbito do Programa de Ps-graduao em Direito, da Unisinos, no dia 09 de junho de 2011. Em Plunder, Ugo Mattei e Laura Nader tentam resgatar o negligenciado lado obscuro da ideia de Estado de Direito e de supremacia da lei e op-lo ao seu professado reconhecimento como a viga mestra dos processos civilizacionais. Para eles, uma congurao etnocntrica das instituies e dos sistemas de crenas produziu um poderoso uso euroamericano da ideologia do Rule of Law como elementos chave para os projetos coloniais e imperiais, sejam eles exercidos em razo dos interesses ingleses, franceses, belgas, holandeses, espanhis, portugueses, alemes, italianos ou, mais recentemente, norte-americanos. O livro trata, portanto, de explorar uma dimenso subreptcia das relaes entre o direito e os processos de relaes globais que se estabeleceram desde a modernidade. Nesse sentido, o livro sustenta que, desde os primrdios da modernidade, tem-se incrementado o uso do direito como um mecanismo de construo e legitimao da pilhagem e do saque que, em ltima anlise, considerada a principal forma de relao das potncias ocidentais com o resto do mundo acompanhado do uso de noes como civilizao, desenvolvimento, modernizao, democracia, Estado de Direito e supremacia da lei. A seguir, destacarei algumas ideias centrais do livro.

1 PLUNDER
Os autores informam que plunder signica roubo de bens pela fora, especialmente em tempos de guerra, pilhagem ou propriedade roubada fora ou mediante fraude. Segundo eles, a ltima denio a que traz mente o lado obscuro da ideia de Estado de Direito.

2 RULE OF LAW
Sobre o termo Rule of Law, a obra acentua que esta uma concepo nascida em solo ingls, desvinculada de qualquer reivindicao democrtica, j que o Parlamento Ingls no era uma instituio democrtica. Mesmo nos Estados Unidos da Amrica, onde esta ideia ganhou um reforo decisivo e onde o Congresso era eleito, o uso da ideia de Estado de Direito serviu primordialmente proteo da propriedade, na medida em que o sistema de freios e contrapesos tornou-se o caminho para evitar partidarismos e a opresso da maioria sobre a minoria, formada pelos proprietrios. Da os autores sustentarem que a ideia de Rule of Law tem uma longa histria de vinculao com as elites dominantes, que sustentou, desde ento, a sua imagem de algo intrinsecamente bom sobre a qual praticamente no se aceita qualquer forma de crtica. A ideia de Rule of Law remete, segundo os autores, a dois signicados que, aparentemente, no tm nada a ver com o de plunder. O primeiro deles refere-se a instituies que garantam o cumprimento das obrigaes contratuais e do direito de propriedade contra as aes governamentais. Este o signicado preponderantemente invocado pelas elites econmicas ocidentais e seus organismos nanceiros interessados em investimentos estrangeiros. O segundo relaciona-se tradio poltica liberal enraizada no direito natural racionalista. De acordo com ela, a sociedade

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 17 - n. 2 - p. 254-257 / mai-ago 2012

255

ISSN Eletrnico 2175-0491

deveria ser governada pelas leis e no pelos homens agindo como soberanos. A lei impessoal, abstrata e justa porque aplicada imparcialmente a qualquer um na sociedade. Por outro lado, o soberano pode ser caprichoso, arrogante, cruel, partidrio; em uma palavra: humano. Este signicado o preferido da esquerda moderada e dos ativistas de direitos humanos internacionais e a sua falta/ ausncia largamente usada como justicativa para intervenes militares.

3 HEGEMONIA
Por trs do uso do princpio da supremacia da lei para justicar a pilhagem, h a necessidade de algumas ferramentas, incluindo a noo de hegemonia, uma forma de poder que combina fora e consentimento por meio da persuaso. A difuso de poder torna-se o conceito chave para refutar a ideia de que o poder imposto desde cima. Existem vrias formas de se construir consensos e, consequentemente, poder queles que necessitam deste consentimento para a prtica do saque. Primeiro, descreve-se o outro como simples, primitivo, bsico, esttico, carente de fundamentos e, portanto, incapaz de autodeterminao. Segue-se da o convencimento sobre a necessidade de adoo de modelos jurdicos estrangeiros. Isso aconteceu no apenas nas colnias, mas no Japo do psguerra e atualmente no Iraque e no Afeganisto. Acontece, para as economias em desenvolvimento, com as receitas do Banco Mundial e do FMI, como o caso do famoso Consenso de Washington. Paralelamente, difunde-se uma imagem de prestgio desses atores, seguindo-se um processo de admirao institucional que leva recepo dos modelos jurdicos mais avanados. Isso retroalimenta o esteretipo da superioridade ocidental que precisa ser integralmente admirada. A congurao institucional do pas admirador , ento, rebaixada condio de pr-moderna, rgida, incapaz de evoluo autnoma. Tais processos de construo da hegemonia podem ser observados na forma como primeiro a Europa dirigiu o colonialismo e depois como os Estados Unidos da Amrica deram seguimento a este tipo de relao. Os autores ressaltam que, em relao ao colonialismo, a noo jurdica da terra nulius jogou papel fundamental no mans land, terra desocupada, terra no arada, no trabalhada, sem algum que detenha um ttulo de propriedade, propriedade coletiva: o Novo Mundo tornou-se passvel de apropriao segundo as regras jurdicas europeias. Assim, os autores lanam a seguinte questo: o direito moderno no teria comeado com a institucionalizao de um grande roubo? Porm os exemplos de casamento entre o direito e a pilhagem no se esgotam no colonialismo.

4 O DISCURSO DA FALTA (LACK) E A PILHAGEM


Hoje, da mesma forma que ontem, conceitos legais so usados para justicar prticas intervencionistas das grandes potncias, cujo principal objetivo promover saques legitimados. Uma das formas o uso da ideia de falta, carncia, ausncia nos arranjos institucionais e legais: faltam leis, instituies, empresas, pessoas capazes, etc. A noo de Rule of law to importante para o estabelecimento das relaes globais que as condies de possibilidade da pilhagem se do justamente onde se constata a sua falta, a sua ausncia, a sua carncia. Ento, entra em cena o discurso da falta (lack). A ausncia de Estados de Direito, aos moldes ocidentais, tem estimulado historicamente uma variedade de padres de interveno de Estados poderosos ou de atores econmicos em contextos de supostos vcuos de poder com propsitos subjacentes de se apropriar de recursos, bens, vantagens, ou seja, de pilhar. No Iraque, iniciou-se uma guerra em nome da falta de Estado de Direito, lei, direitos humanos e democracia, quando todos sabem que o que est em jogo o controle de extensas reas de petrleo no Oriente Mdio. Outra forma, segundo os autores, a construo e a disseminao de preceitos econmicos denominados neoliberais e sustentados em ideias como livre mercado, privatizao, liberalizao e que compuseram o chamado Consenso de Washington. FMI, BM e Departamento de Tesouro dos EUA tornaram-se, de fato, os legisladores supranacionais mais poderosos em matria econmica, que repercute diretamente em questes de polticas pblicas nos pases em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

256

Fernanda Frizzo Bragato Plunder. When the rule of ...

Disponvel em: www.univali.br/periodicos

CONSIDERAES FINAIS
Plunder prope a releitura de uma ideia insuspeita e basilar para o discurso jurdico ocidental. Por meio da descrio do estado da arte da pilhagem nas relaes globais, os autores revelam um mundo extremamente dicotmico e dividido entre os possuidores e os despossudos (haves e havenots), os ganhadores e os perdedores (winners e losers), includos e excludos, norte e sul, esquerda e direita. Com isso, a obra demonstra que, por conta de seu altssimo poder de legitimao, sempre necessrio ao uso da fora, a ideia da Rule of Law tornou-se central na perpetuao desse modelo, ao se tornar um dispositivo de centralizao de poder nas mos das elites governamentais, que a manipularam de acordo com a lgica mais apropriada aos interesses do poder econmico.

Revista NEJ - Eletrnica, Vol. 17 - n. 2 - p. 254-257 / mai-ago 2012

257

You might also like