You are on page 1of 6

Os grupos sociais

Os grupos sociais, Os agrupamentos sociais, Caractersticas da multido, Opinio publica, Diferena entre publico e massa, Mecanismos de sustentao dos grupos sociais.

1. Os grupos sociais Grupo social: a reunio de duas ou mais pessoas, interagindo umas com as outras, e por isso capa es de ao con!unta, "isando atingir um ob!eti"o comum. #rincipais grupos sociais:

Grupo familiar $ famlia% Grupo "icinal $ "i in&ana% Grupo educati"o $ escola% Grupo religioso $ igre!a% Grupo de la er $ clube% Grupo profissional $ empresa% Grupo poltico $ 'stado, partidos polticos%

Caractersticas de um grupo social:

#luralidade de indi"duos $ & sempre mais de um indi"iduo no grupo, coleti"ismo% (nterao social $ os indi"duos comunicam)se uns com os outros% Organi ao $ todo o grupo, para funcionar bem precisa de uma ordem interna%

Ob!eti"idade e e*terioridade $ +uando uma pessoa entra no grupo ele ! e*iste, +uando sai ele permanece e*istindo% Ob!eti"o comum $ unio do grupo para atingir os ob!eti"os dos mesmos% Consci,ncia grupal ou sentimento de -n.s/ $ compartil&am modos de agir, pensamentos, id0ias, etc. '*: 1.s gan&amos. Continuidade $ 0 necessrio ter uma certa durao. 1o pode aparecer e desaparecer com facilidade.

Classificao dos grupos sociais:

Grupos primrios $ predominam os contatos primrios, mais pessoais, diretos, como a famlia, os "i in&os, etc. Grupos secundrios $ so mais comple*os, como as igre!as e o estado, em +ue predominam os contatos secundrios, neste caso, reali am)se de forma pessoal e direta $ mas sem intimidade $ ou de maneira indireta como cartas, telegramas, telefonemas, etc. Grupos intermedirios $ so a+ueles +ue se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais 2primrios e secundrios3. '*: escola.

4. Outras formas de agrupamentos sociais 5gregados sociais: 0 uma reunio de pessoas +ue mant0m entre si o mnimo de comunicao e de rela6es sociais. #odemos destacar a multido, o publico, e a massa. Multido: '*: um grupo de pessoas obser"ando um inc,ndio. Caractersticas da multido:

75895 D' O:G51(;5<=O: no possui um con!unto de normas.

51O1(M59O: no importa +uem fa parte da multido. O>?'9(@OA COMB1A: os interesses, as emo6es, e os atos t,m o mesmo sentido. (1D(7':'1C(5<=O: todos so iguais perante a multido, no & espao para manifestar as diferenas indi"iduais. #:OC(M(D5D' 7(A(C5: os componentes da multido ficam e contato direto e temporrio uns dos outros.

#ublico: 0 um agrupamento de indi"duos +ue seguem os mesmos estmulos. 1o se baseia no contato fsico, mas na comunicao recebida atra"0s dos di"ersos meios de comunicao. '*: indi"duos assistindo a um !ogo $ todos +ue esto !untos recebem o mesmo estimulo ) e no se trata de uma multido por+ue todos +ue esto !untos foram com o mesmo prop.sito $ assistir ao !ogo $ diferente da multido, ! +ue a reunio 0 ocasional. Opinio publica: modo de pensar, agir, e sentir de um pCblico. Massa: 0 formada por indi"duos +ue recebem opini6es formadas atra"0s dos meios de comunicao de massa. Diferena entre publico e massa: #ublico $ recebe a opinio e pode opinar. Massa $ predomina a comunicao transmitida pelo os meios de massa. D. Mecanismos de sustentao dos grupos sociais 9oda a sociedade tem uma serie de foras +ue mant0m os grupos sociais. 5s principais so a liderana, as normas e san6es sociais, os "alores sociais e os smbolos sociais. 8iderana: 0 a ao e*ercida por um lder, a+uele +ue dirige o grupo. 5 dois tipos:

8iderana institucional ) autoridade "aria de acordo com a posio social ou do cargo +ue ocupa no grupo. '*: gerente de uma fabrica, pai de famlia, etc. 8iderana pessoal $ autoridade "aria das +ualidades pessoais do lder 2intelig,ncia, poder de comunicao, atitudes3. '*: Getulio @argas, 5dolf Eitler, etc. 1ormas e san6es sociais: 1ormas sociais: regras de conduta de uma sociedade, +ue controlam e orientam o comportamento das pessoas. (ndica o +ue 0 -permitido/ e -proibido/. Aano social: 0 uma recompensa ou uma punio +ue o grupo determina para os indi"duos de acordo co o seu comportamento social. F apro"ati"a +uando "em sob a forma de aceitao, aplausos, &onras, promo6es. F repro"ati"a +uando "em sob a forma de punio imposta ao indi"iduo +ue desobedece a alguma norma social. '*: insulto, ombaria, priso, pena de morte. @alores sociais: "ariam no espao e no tempo, em funo de cada 0poca, gerao e cada sociedade. '*: o +ue 0 bonito para os !o"ens nem sempre 0 aceito pelos mais "el&os. 5s roupas, os cabelos, modo de danar, as id0ias, o comportamento, enfim, entram em c&o+ue com os "alores sociais ! estabelecidos e culti"ados por seus pais, criando uma certa tenso entre !o"ens e adultos. Ambolos: 0 algo cu!o "alor e significado 0 atribudo pelas pessoas +ue o utili am. '*: a aliana +ue simboli a a unio de casais. 5 linguagem 0 um con!unto de smbolos. #odemos di er +ue todo o comportamento &umano 0 simb.lico e todo o comportamento simb.lico 0 &umano, ! +ue a utili ao de smbolos 0 e*clusi"a do &omem. Aem os smbolos no &a"eria cultura.

G. Aistema de status e pap0is 5 posio ocupada por um indi"iduo no grupo social denomina)se status social. Atatus social: implica direitos, de"eres, prestigio, e ate pri"il0gios, conforme o "alor social conferido a cada posio. '*: os c&efes de uma grande empresa t,m muitas regalias $ sala decorada, respeito dos funcionrios $ ! os de posio inferior no possuem. Ou se!a, tem status mais ele"ado. Dependendo de como o indi"iduo obt0m seu status pode ser classificado como: Atatus atribudo: no 0 escol&ido pelo indi"iduo, e no depende de si pr.prio. '*% irmo caula, fil&o de operrio. Atatus ad+uirido: depende das +ualidades pessoais do indi"iduo, de sua capacidade, e &abilidade. Ao status ad+uiridos atra"0s de anos de luta e competio, sup6e a "it.ria sobre os ri"ais. 5 pessoa demonstra superioridade. '*: classe alta. #apel social: so comportamentos +ue o grupo social espera de +ual+uer pessoa +ue ocupe determinado status social.Corresponde Hs tarefas e obriga6es atribudas de acordo com o status do indi"iduo. Atatus e papel so coisas insepar"eis e s. os distinguimos para fins de estudo. 1o & status +ue no corresponda a um papel social e "ice) "ersa.9odas as pessoas sabem o +ue esperar ou e*igir do indi"iduo de acordo com o status ocupado no grupo ou na sociedade. ' a sociedade sempre encontra meios para punir os indi"duos +ue no cumprem seu papel. I. 'strutura e organi ao social 'strutura social: 0 a totalidade dos status e*istentes num determinado grupo social ou numa sociedade.

Organi ao social: 0 o con!unto de todas as a6es +ue so reali adas +uando os membros de um grupo desempen&am seus papeis sociais. 5ssim, en+uanto a estrutura social da a id0ia de algo esttico, +ue simplesmente e*iste, a organi ao social da a id0ia de uma coisa +ue acontece. 5 estrutura social se refere a um grupo de partes $ e*: reunio de indi"duos $ en+uanto a organi ao social se refere Hs rela6es +ue se estabelecem entre essas partes. Juanto mais comple*a a sociedade, mais comple*a e maior ser a sua estrutura e organi ao social. 9anto a estrutura +uanto a organi ao social no permanecem sempre iguais. 'las podem passar, e passam com fre+K,ncia, por um processo de mudana social. #or Gabriele Gonal"es

You might also like