You are on page 1of 6

Os Biomas Brasileiros

Nome do Prof.: Disciplina: Nome do Aluno(a): Serie e N:

Rogrio Geografia Isabela Martins Zaniboni 6 Srie 5, n 33

Biomas Brasileiros
Cerra o A extensa regio central do Brasil comp e!se de um mosaico de tipos de "egeta#o$ solo$ clima e topografia %astante &eterog'neos. O (errado ) a segunda maior forma#o "egetal %rasileira$ superado apenas pela *loresta Ama+,nica. So - mil& es de .m- espal&ados por /0 estados$ ou

-1$/2 do territ3rio %rasileiro. O (errado ) uma sa"ana tropical na 4ual a "egeta#o &er%5cea coexiste com mais de 6-0 esp)cies de 5r"ores e ar%ustos esparsos. O solo$ antigo e profundo$ 5cido e de %aixa fertilidade$ tem altos n7"eis de ferro e alum7nio. 8ste %ioma tam%)m se caracteri+a por suas diferentes paisagens$ 4ue "o desde o cerrado (com 5r"ores altas$ densidade maior e composi#o distinta)$ passando pelo cerrado mais comum no Brasil central (com 5r"ores %aixas e esparsas)$ at) o campo cerrado$ campo su9o e campo limpo (com progressi"a redu#o da densidade ar%3rea). Ao longo dos rios &5 fisionomias florestais$ con&ecidas como florestas de galeria ou matas ciliares. O (errado tem a seu fa"or o fato de ser cortado por tr's das maiores %acias &idrogr5ficas da Am)rica do Sul (:ocantins$ So *rancisco e Prata)$ fa"orecendo a manuten#o de uma %iodi"ersidade surpreendente O (errado tem um clima tropical com uma esta#o seca pronunciada

!loresta "ma#$ni%a Na Ama+,nia "i"em e se reprodu+em mais de um ter#o das esp)cies existentes no planeta. 8la ) um gigante tropical de 6$/ mil& es de .m-. Por)m$ apesar dessa ri4ue+a$ o ecossistema local ) fr5gil. A floresta "i"e do seu pr3prio material org;nico$ em meio a um am%iente <mido$ com c&u"as a%undantes. A floresta a%riga -.=00 esp)cies de 5r"ores (um ter#o da madeira tropical do planeta) e 10 mil das /00 mil esp)cies de plantas 4ue existem em toda a Am)rica >atina. A Ama+,nia )$ tam%)m$ a principal fonte de madeira de florestas nati"as do Brasil. Os insetos esto presentes em todos os estratos da floresta. Os animais raste9adores$ os anf7%ios e a4ueles com capacidade para su%ir em locais 7ngremes$ como o es4uilo$ exploram os n7"eis %aixos e m)dios. Os locais mais altos so explorados por %ei9a!flores$ araras$ papagaios e peri4uitos ? procura de frutas$ %rotos e castan&as. Os tucanos$ "oadores de curta dist;ncia$ exploram as 5r"ores altas. O n7"el intermedi5rio ) &a%itado por 9acus$ ga"i es$ coru9as e centenas de pe4uenas a"es. No extrato terrestre esto os 9a%utis$ cotias$ pacas$ antas etc. Os mam7feros apro"eitam a produti"idade sa+onal dos alimentos$ como os frutos ca7dos das 5r"ores. 8sses animais$ por sua "e+$ ser"em de alimentos para grandes felinos e co%ras de grande porte. @ais do 4ue uma floresta$ a Ama+,nia ) tam%)m o mundo das 5guas onde os cursos dA5gua se comunicam e sa+onalmente sofrem a a#o das mar)s. Sua ri4ue+a cultural inclui o con&ecimento tradicional so%re os usos e a forma de explorar esses recursos sem esgot5!los nem destruir o &a%itat natural. No entanto$ a regio apresenta 7ndices socioecon,micos muito %aixos$ enfrenta o%st5culos geogr5ficos e de falta de infra!estrutura e de tecnologia 4ue ele"am o custo da explora#o.

Mata "tl&nti%a A nature+a exu%erante 4ue se estendia pelos cerca de / mil&o de 4uil,metros 4uadrados de @ata Atl;ntica na )poca do desco%rimento marcou profundamente a imagina#o dos europeus. @ais do 4ue isso$ contri%uiu para criar uma imagem paradis7aca 4ue ainda &o9e fa+ parte da cultura %rasileira$ em%ora a realidade se9a outra. A explora#o predat3ria a 4ue fomos su%metidos destruiu mais de B12 deste Cpara7soD. Ema extraordin5ria %iodi"ersidade$ em %oa parte peculiar somente a essa regio$ seriamente amea#ada. A @ata Atl;ntica a%range as %acias dos rios Paran5$ Eruguai$ Para7%a do Sul$ Doce$ Fe4uitin&on&a e So *rancisco. Originalmente estendia!se por toda a costa nordeste$ sudeste e sul do pa7s$ com faixa de largura "ari5"el$ 4ue c&ega"a a atra"essar as regi es onde &o9e esto as fronteiras com Argentina e Paraguai. 8sp)cies imponentes de 5r"ores so encontradas no 4ue ainda resta deste %ioma$ como o 9e4uiti%5!rosa$ de 60 metros de altura e 6 metros de di;metro. :am%)m destacam!se nesse cen5rio "5rias outras esp)cies: o pin&eiro!do!paran5$ o cedro$ as figueiras$ os ip's$ a %ra<na e o pau!%rasil$ entre muitas outras. Na di"ersidade da @ata Atl;ntica so encontradas matas de altitude$ como a Serra do @ar (/./00 metros) e Gtatiaia (/.H00 metros)$ onde a ne%lina ) constante. Paralelamente ? ri4ue+a "egetal$ a fauna ) o 4ue mais impressiona na regio. A maior parte das esp)cies de animais %rasileiros amea#ados de extin#o so origin5rios da @ata Atl;ntica$ como os micos!le es$ a lontra$ a on#a!pintada$ o tatu!canastra e a arara!a+ul!pe4uena. *ora desta lista$ tam%)m "i"em na regio gam%5s$ tamandu5s$ pregui#as$ antas$ "eados$ cotias$ 4uatis etc. Apesar da de"asta#o sofrida$ a ri4ue+a das esp)cies animais e "egetais 4ue ainda se a%rigam na @ata Atl;ntica ) espantosa. 8m alguns trec&os remanescentes de floresta os n7"eis de %iodi"ersidade so considerados os maiores do planeta.

Caatinga I o <nico %ioma exclusi"amente %rasileiro$ o 4ue significa 4ue grande parte do seu patrim,nio %iol3gico no pode ser encontrado em nen&um outro lugar do planeta. 8ste nome decorre da paisagem es%ran4ui#ada apresentada pela "egeta#o durante o per7odo seco: a maioria das plantas perde as

fol&as e os troncos tornam!se es%ran4ui#ados e secos. A caatinga ocupa uma 5rea de cerca de J=0.000 .mK$ cerca de /02 do territ3rio nacional$ englo%ando de forma cont7nua parte dos estados do @aran&o$ Piau7$ (ear5$ Lio Mrande do Norte$ Para7%a$ Pernam%uco$ Alagoas$ Sergipe$ Ba&ia (regio Nordeste do Brasil) e parte do norte de @inas Merais (regio Sudeste do Brasil).8ste %ioma ) o mais fragili+ado dos %iomas %rasileiros. O uso insustent5"el de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupa#o$ associado ? imagem de local po%re e seco$ fa+em com 4ue a caatinga este9a %astante degradada. 8ntretanto$ pes4uisas recentes "em re"elando a ri4ue+a particular do %ioma em termos de %iodi"ersidade e fen,menos caracter7sticos.

Cam'os o S(l Al)m de florestas tropicais$ Pantanal$ (errado e (aatinga$ os (ampos tam%)m fa+em parte da paisagem %rasileira. No sul do pa7s$ a "egeta#o ) composta por campos limpos$ as c&amadas estepes <midas. De um modo geral$ o campo limpo ) destitu7do de 5r"ores$ com uma composi#o %astante uniforme e com ar%ustos espal&ados e dispersos. O solo ) re"estido de gram7neas$ su%ar%ustos e er"as. 8ntre o Lio Mrande do Sul e Santa (atarina$ os (ampos formados por gram7neas e leguminosas nati"as se estendem como um tapete "erde por uma regio de mais de -00 mil .m-. Os (ampos do Sul ocorrem no c&amado NPampaN$ uma regio plana de "egeta#o a%erta e de pe4ueno porte 4ue se estende do Lio Mrande do Sul para al)m das fronteiras com a Argentina e o Eruguai. Descendo ao litoral do Lio Mrande do Sul$ a paisagem ) marcada pelos %an&ados$ isto )$ ecossistemas alagados com densa "egeta#o de 9uncos$ gra"at5s e aguap)s 4ue criam um &a%itat ideal para uma grande "ariedade de animais como gar#as$ marrecos$ "eados$ on#as!pintadas$ lontras e capi"aras. O %an&ado do :aim ) o mais importante$ de"ido ? ri4ue+a do solo.

Mata de Araucria A Mata de Araucria um bioma tpico de regies com clima subtropical. No Brasil, ela est presente nos estado de So Paulo e, principalmente, nos estados da Regio Sul Paran, Santa !atarina e

Rio "rande do Sul#. Sua $egeta%o composta por r$ores aciculi&oliadas, com &ol'as em &ormato de agul'a, a espcie predominante o pin'eiro(do(paran.

)onas *itor+neas , Brasil possui uma costa litor+nea de mais de - mil .uil/metros de e0tenso em lin'a contnua. A
paisagem do litoral %rasileiro ) %em di"ersificada$ composta por dunas$ il&as$ recifes$ cost es roc&osos$ %a7as$ estu5rios$ %re9os e fal)sias.

Mata de !ocais ,cupa uma 1ona de transi%o entre a Ama1/nia e as terras semiridas do Nordeste, a%rangendo
por# es dos estados do @aran&o$ Piau7 e :ocantins. Possui solos secos e florestas dominadas por palmeiras. Sua "egeta#o ) formada por palmeiras$ como o %uriti$ oiticica$ %a%a#u e carna<%a.

)antanal

O Pantanal est5 locali+ado no sudoeste de @ato Mrosso e oeste de @ato Mrosso do Sul$ estando presente tam%)m no Paraguai e na Bol7"ia. 8sse %ioma ) considerado uma das maiores plan7cies inund5"eis do planeta. Apresenta grande %iodi"ersidade: mais de 1.=00 esp)cies de plantas$ cerca H=0 esp)cies de a"es$ -H- esp)cies de peixe$ /./00 esp)cies de %or%oletas. 8ntre os representantes da fauna esto: 9acar)$ "eado$ serpentes$ capi"ara$ papagaio$ tucano$ tuiui<$ on#a$ macaco$ entre outros.

OOO

You might also like