You are on page 1of 14

ISSN 1980-9824 | Volume VI Ano 6 | Agosto de 2011 www.revistaancora.com.

br AS OITO VISES DE ZACARIAS BREVE ANLISE

Luciano R. Peterlevitz Resumo As oito vises narradas em Zacarias 1-6 tm como mediao hermenutica o Imprio Persa. O texto zacariano vale-se de relatos visionrios que dialogam com o dito proftico, prenunciando assim o gnero apocalptico. Tais vises encenam a chegada de um novo tempo que se iniciaria com a reconstruo da cidade de Jerusalm e do templo. Mas tal esperana s possvel mediante a queda do imperialismo persa. Evidencia-se, portanto, que a escatologia de Zacarias afirma uma interveno de Deus contra o imperialismo opressor vigente no psexlio. Palavras-chave: Zacarias vises dito proftico imperialismo Prsia escatologia.

Abstract Eight visions are narrated in Zechariah 1-6, and have as hermeneutic mediation the Persian Empire. Zechariah text uses the gender visionaries who do dialogue with the prophetic language thereby announcing the apocalyptic genre. Such views exhibit the arrival of a new era that would begin with the rebuilding of Jerusalem and of temple. But the hope is possible only through the fall of the Persian imperialism. It is evident therefore that the eschatology of Zechariah says an intervention of God against the oppressive imperialist force in the postexile. Keywords: Zechariah visions prophetic language imperialism Persia eschatology.

Luciano Robson Peterlevitz Coordenador Acadmico do curso de Teologia no Seminrio Batista de Campinas, onde tambm professor de Antigo Testamento. Mestre e Doutorando em Cincias da Religio, na rea de Bblia, pela Universidade Metodista de So Paulo. pastor na Misso Batista Vida Nova, em Nova Odessa/SP. E-mail: lpeterlevitz@gmail.com.

Introduo Vrios comentaristas classificam o texto de Zacarias como apocalptico. Mas as pesquisas recentes tem demonstrado que o livro de Daniel o nico texto apocalptico do Antigo Testamento. Evidenciarei neste estudo que o texto de Zacarias, pelo menos em suas vises narradas nos captulos 1-6, se aproxima do gnero dos demais livros profticos. Pois os relatos visionrios de Zacarias so permeados por ditos profticos, bem caractersticos na literatura proftica, e ausentam-se na literatura apocalptica de Daniel. Evitarei uma leitura futurista do texto, que menospreze a possibilidade de lermos as vises tendo como referencial hermenutico o imprio persa. Demonstrarei a expectativa do profeta por um cumprimento imediato das promessas sugeridas pelas vises. Pela leitura das vises de Zacarias perceberemos que o escathon no era a esperana pela interrupo de Deus na histria num futuro longnquo, mas sim a possibilidade da ao de Deus a partir da situao vivencial na qual o profeta estava inserido. Por isso, a esperana messinica em Zc 16 est intrinsecamente relacionada situao histrica do ps-exlio. O contexto das vises As oito vises de Zacarias so muito bem datadas, em 1.7: vinte e quatro dias do dcimo primeiro ms, o ms de sebate, no segundo ano de Dario. Trata-se de meados de fevereiro de 519 a.C. Algumas dcadas antes, em 539 a.C., o rei dos medo-persas, Ciro, assenhorou-se da Babilnia. Os persas eram, a partir de ento, os novos donos do mundo antigo. O filho de Ciro, Cambises, ampliou o Imprio Persa, em 525 a.C., quando anexou o Egito Prsia. Assim, todo o Antigo Oriente Mdio estava submetido soberania de um grande rei. Neste cenrio, Jud passou a ser somente mais um dos pequenos Estados anexados ao grande Imprio Persa. Os persas instituram uma forma de governo diferente daquela dos seus antecessores (Assria e Babilnia). Ciro instalou uma nova maneira de governar, caracterizada pela arrecadao de tributos e pela autonomia das regies dominadas. Por isso ele permitiu a volta dos judeus exilados para Jud e a reconstruo do Templo de Jerusalm.

Mas essa tolerncia religiosa do Imprio Persa para com os povos dominados era apenas uma camuflagem de sua opresso. 1 Ao patrocinar o culto local, esperava conseguir algum consenso, pelo menos dos sacerdotes, para a sua administrao.2 Dessa forma, o imprio poderia ser administrado de maneira melhor e mais duradoura. Havia um poder central que administrava o sistema de tributos recolhidos mediante os strapas instalados em cada regio do Imprio Persa. Aes autnomas das partes que formavam o imprio no eram permitidas e, onde aparecessem, eram duramente reprimidas.3 Quando Cambises morreu sem deixar filhos, eclodiu-se uma crise no Imprio Persa. Seguiram-se dois anos (522-521) de lutas internas pela sucesso. Digladiaram-se diversos pretendentes. O Imprio tendia ao esfacelamento. Imps-se Dario I (522-486) que organizou e consolidou a dominao persa.4 Ser que as vises de Zacarias respirariam ainda o ar das desavenas que se instalaram em meio ao Imprio Persa, dois anos antes de Zacarias, encontrando nisso uma possibilidade de revolta contra esse imperialismo?5 Ou a consolidao do Imprio Persa gerou uma grande crise no povo judata dominado, de modo que Zacarias visa reanim-los? A meu ver, essa ltima pergunta deve ser respondida positivamente. Assim, o pano de funda das oito vises de Zacarias so os ps-distrbios principiados depois da morte de Cambises (522 a.C.), e a recente reorganizao do Imprio por Dario, em 520-519 a.C. Portanto, o texto de Zacarias tem o contexto persa como mediao hermenutica.6 A profecia zacariana localiza-se no contexto do ps-exlio. H atualmente um grande debate sobre esse perodo.7 Entend-lo fundamental para compreendermos as vises de Zacarias.

Veja TNNERMANN, Rudi. As reformas de Neemias: A reconstruo de Jerusalm e reorganizao de Jud por Neemias no perodo persa. So Leopoldo/So Paulo: Sinodal /Paulus, 2001, p.13-30 (Teses e Dissertaes; 17). 2 SOLANO ROSSI, Luiz Alexandre. Como ler o livro de Zacarias: O profeta da reconstruo. So Paulo: Paulus, 2000, p.8 (Srie Como Ler a Bblia). 3 SOLANO ROSSI, Luiz Alexandre. Como ler o livro de Zacarias, p.9. 4 SCHWANTES, Milton. Ageu. Petrpolis/So Bernardo do Campo/So Leopoldo: Vozes/Imprensa Metodista/Sinodal, 1986, p.10. 5 Milton Schwantes responde afirmativamente a essa questo, a partir de uma anlise de Ageu. Veja SCHWANTES, Milton. Ageu, p.12-13. 6 Portanto, vejo com reservas a opinio de Gehard von Groningen, que chama de crticos aqueles que pensam que Ageu e Zacarias anunciaram um futuro de esperana para os remanescentes judatas do ps-exlio frente ao imprio persa. Veja GRONINGEN, Gerhard van. Revelao Messinica no Antigo Testamento: A origem divina do conceito messinico e o seu desdobramento progressivo. 2 edio. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2003, p.829.

As vises - O gnero literrio e as delimitaes do texto Por uma simples leitura de Zc 1- 6 nota-se que o texto perpassado por oito vises. As narrativas visionrias formam um tipo de literatura veterotestamentria. H um grande debate sobre esse gnero literrio.8 Faremos aqui algumas consideraes literrias sobre as vises de Zacarias. A primeira viso (1.7-17) antecipada pela frmula proftica a palavra de Jav foi dirigida ao profeta Zacarias (v.7). Esta expresso bem comum nos livros profticos. Aqui em Zacarias ela funciona como uma introduo geral s vises. O gnero visionrio inicia-se em 1.8, com o verbo hebraico raah ver. comum os relatos visionrios principiarem-se por esse verbo, sendo este seguido pela palavra vehineh eis, que aponta viso. 9 A primeira viso inicia-se com o verbo raiti vi, qal perfeito de raah ver. A segunda e terceira vises iniciam-se de forma parecida: Levantei os olhos e vi (2.1,5), e o verbo raah est no qal imperfeito. Mas, na segunda viso, o mesmo verbo aparece no hifil (2.3), (ele) me fez ver. Essa mesma forma verbal aparece na quarta viso (3.1). Na quinta viso o profeta persuadido pelo anjo a ver (4.1), e, semelhana da primeira viso, o verbo raah aparece no qal perfeito (4.2). Por fim, a sexta, stima e oitava vises iniciam-se de forma parecida com a segunda e com a terceira, levantei meus olhos e vi (5.1; 6.1), sendo que a stima tambm parecida, em seu incio, com a quinta (5.5; cf.4.1). Percebe-se, portanto, que a narrativa de Zacarias visionria. Mas, no caso do nosso profeta, o relato visionrio tem por objetivo legitimar a mensagem proftica, como notaremos nas oito vises de Zacarias. H uma interao literria entre as vises e os ditos profticos. Vejamos: A oitava viso (6.1-8) relaciona-se cena relatada nos v.9-15, e com a declarao proftica ali promulgada, pois a temtica do v.8 reencontrada no v.15! Ambos os versos tratam da volta da comunidade dispersa. A quinta viso (4.1-6a, 10b-11, 13-14) intercalada por dois ditos (4.6b-7 + v.8-10a). Muitos estudiosos afirmam que os ditos profticos nos v.6b-10a, 12 so interpolaes
7

Veja GRABBE, Lester L. (editor). Leading Captivity Captive. 'The Exile' as History and Ideology. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1998, 161p. 8 BEHRENS, Achim. Prophetische Visionsschilderungen im Alten Testament: Sprachliche Eigenarten, Funktionen und Geschichte einer Gattung. Ugarit-Verlag, 2000, 413p. (AOAT 292). A resenha desse texto se encontra em MCLAUGHLIN, John L. Recensiones. In: Bblica A Quarterly Review. Roma: Pontifical Biblical Institude Rome, volume 17, fascculo 04, 2004, p.565-569. 9 LONG, Burke O. Narrativas visionrias entre os profetas. In: Profetismo Coletnea de Estudos. So Leopoldo: Sinodal, 1985, p.48-49.

posteriores. Entretanto, parece-me que precisamos interpret-los luz do relato visionrio, pois tais ditos aludem reconstruo do templo por Zorobabel, e o templo o espao do sacerdcio de Josu. Sendo assim, h um dilogo entre a funo do governador davdico (Zorobabel) e a funo sacerdotal (Josu), conforme o relato visionrio (4.1-6a, 10b-11, 1314). Na quarta viso (3.1-10) encontramos alguns ditos profticos, principalmente nos v.7+v.8-9+v.10. H uma inter-relao entre os v.1-10. A purificao aludida no relato visionrio (v.1-6) resulta na retomada da funo sacerdotal, exposta condicionalmente no v.7. O fim do v.7 (estar de p) remete-nos aos v.3-4, e tambm ao v.8, onde se diz que alguns estavam assentados diante de Josu, dando a entender que Josu j estava de p! A ltima frase do v.8, em seu incio, bem parecida com o incio da primeira frase do v.9 (Porque eis...).10 E o v.10 deve ser interpretado luz da ltima frase do v.9, pois a purificao exposta aqui resulta na tranqilidade aludida l. Da mesma forma, a terceira viso (2.1-4 Texto Massortico: 5-8) seguida por um orculo (v.5) que, a meu ver, explica o sentido da viso. Pois a reconstruo de Jerusalm aludida na viso (v.1-4) manifesta a glria de Jav (v.5)! Seguem-se os v.6-13 (Texto Massortico: 10-17), que mantm certa relao com os v.1-5. Essa relao evidencia-se entre o v.5 e v.8 (a glria). Os v.10-12 dizem respeito viso, pois, semelhana do relato visionrio, esses versos tematizam Jerusalm. Por fim, chegamos primeira viso (v.8-11). O v.7 uma introduo histrica s oito vises. A viso propriamente dita relatada nos v.8-11. Na sequncia observa-se uma srie de ditos profticos (v.13 +v.14-16+v.17). A partir do v.12 a viso no mais mencionada. Nesse v.12 encontramos uma pergunta, que parece ter sido suscitada por causa da ao dos cavalos, no v.11. Essa pergunta tambm suscita a resposta de Jav no v.13. O v.12, pois, marca a virada entre a viso e os ditos. O v.13 um resumo da resposta de Jav, que ser explanada no conjunto de ditos nos v.14-15+v.16+v.17. Esse conjunto deve ser interpretado luz do relato visionrio. Isso porque a tranquilidade evidenciada na viso (v.11) objeto da ira do Senhor (v.15)! Assim, as palavras boas, consoladoras (v.13),relatadas nos v.13-17, surgem como um contraponto/questionamento viso! Evidenciamos, assim, que as vises zacarianas so permeadas por ditos profticos. Vises e ditos aglutinam-se. Tentei delimitar literariamente os relatos visionrios e os ditos

10

Por isso questiono a Bblia de Jerusalm, que separou os v.8, 9b e 10 dos v.1-7, 9a.

profticos. Os relatos visionrios formam um gnero literrio que objetiva conferir sentido aos ditos. Portanto, o gnero literrio de Zacarias 1-6 no o apocalptico, ainda que tenha algumas caractersticas apocalpticas.11 Pois o texto de Zacarias apresenta uma das grandes caractersticas dos profetas clssicos: o dito proftico.12 Outras sero as caractersticas da apocalptica.13 Ento, parece-nos correto afirmar que o texto zacariano no ainda um apocalipse, sendo mais bem conceituado como parte da gnese apocalptica. O ambiente literrio zacariano situa-se no embrio da apocalptica. Antes de passarmos aos contedos teolgicos das vises, preciso fazer outra considerao. Para muitos estudiosos, Zc 1-6, originalmente, contm sete vises: 1.8-15; 2.14(1.18-21); 2.5-9(2.1-5); 4.1-6a,10b-14; 5.1-4; 5.5-11 e 6.1-8. Assim, Zc 3.1-17 seria uma interpolao, pois diferente no estilo e no vocabulrio, e enfatiza o papel do sumo-sacerdote Josu, depois do desaparecimento de Zorobabel.14 Entretanto, como mostrarei abaixo, as oito vises, inclusive a quarta (3.1-17), so parecidas em seus contedos teolgicos, devendo, pois, ser analisadas conjuntamente. Passemos agora a tais contedos. Contedos teolgicos As vises de Zacarias tm como mediao hermenutica a poca do profeta, de acordo com 1.7. Elas respondem crise suscitada pelo exlio babilnico (1.12). Mas, no contexto de Zacarias, a crise no provocada pela Babilnia, mas pela presena do Imprio Persa nas terras de Jud. Na primeira viso (1.8-11) o profeta contempla a andana de trs cavalos, que prestam contas ao anjo do Senhor (v.8, 11). Eles percorreram toda a terra (10). A meu ver, esses cavalos no so anjos, como interpretam alguns comentaristas. A fala do anjo, no v.12, surge
11

Veja uma discusso sobre isso em NOTH, Robert. Da profecia apocalptica via Zacarias. In: Profetismo: Coletnea de Estudos. So Leopoldo: Sinodal, 1985, p.203-231. 12 Sobre a coleo de ditos, e para uma definio de ditos/percopes, veja SCHWANTES, Milton. A terra no pode suportar suas palavras: reflexo e estudo sobre Ams. So Paulo: Paulinas, 2004, p.144-160 (Coleo Bblia e histria). 13 Sobre a apocalptica no AT, veja STORNIOLO, Ivo. Como ler o livro de Daniel: Reino de Deus e imperialismo. So Paulo: Paulus, 3 edio, 2003, p.9-11 (Srie Como Ler a Bblia); DINGERMANN, Friedrich. O anncio da caducidade deste mundo e dos mistrios do fim. Os incios da apocalptica no Antigo Testamento. In: SCHREINER, Josef (organizador). Palavra e Mensagem do Antigo Testamento. So Paulo: Editora Teolgica, 2a ed., 2004, p.419-433; BALDWIN, Joyce G. Daniel: introduo e comentrio. So Paulo: Edies Vida Nova/Mundo Cristo, 1983, p.50-64; DAVIES, Philip R. O mundo social dos escritos apocalpticos. In: CLEMENTS, R. E. (organizador.). O Mundo do Antigo Israel. So Paulo: Paulus, 1995, p.243-263; NOTH, Robert. Da profecia apocalptica via Zacarias, p.203 -231. 14 MCLAUGHLIN, John L. Recensiones, p.567; GORGULHO, Gilberto. Zacarias: a vinda do Messias pobre, p.19.

a partir da fala dos cavalos no v.11. A terra est estabelecida e tranquila, mas Jav ainda no teve compaixo de Jerusalm e das cidades de Jud. Deste modo, h um ntido contraponto entre a fala dos cavalos no v.11 e a do anjo/homem no v.12! Por que isso? Ora, os trs cavalos simbolizam o Imprio Persa, que contava com um forte vasculhamento de mensageiros sobre cavalos, mantenedores do sistema imperialista. Havia uma densa rede de correios imperiais, permitindo que as ordens o governo central chegassem rapidamente at os confins do imprio. Haviam sido nomeados nas diversas provncias governadores que exerciam o poder em nome da autoridade central e informavam periodicamente sobre o desencadear dos acontecimentos.15 Assim, o v.10b parece refletir a estrutura do Imprio Persa; trata-se do envio (xlh) dos mensageiros para percorrerem a terra! Para esses cavalos, a terra estava habitada e tranquila. Tudo estava sob controle e em ordem. Mas no assim que v o anjo do Senhor! Ento, como resposta ao clamor do anjo, Jav responde com palavras boas, consoladoras (v.13). Os ditos nos v.13-17 tematizam a reurbanizao de Jerusalm e das cidades de Jud. Jav est indignado contra ha-goim ha-xaananim, as naes tranquilas (v.15). Estas, a meu ver, precisam ser identificadas com a terra estabelecida e tranquila (v.11), a saber, o Imprio Persa. Nessa perspectiva est a segunda viso (1.18-21). O profeta v quatro chifres (v.19). O termo hebraico qeranot chifres no AT simboliza o poder das naes. Os chifres so o orgulho do touro jovem16. Eles representam, pois, a fora militar de um povo (1Rs 22.11; cf. Mq 4.13). O nmero quatro um smbolo de sua universalidade. Portanto, os quatro chifres aludem a todos os inimigos do povo de Jav. Mas os ferreiros vm para serrar os chifres! As naes, incluindo o Imprio Persa, ruiro. A terceira viso tematiza a reconstruo de Jerusalm (2.1-5 Texto Massortico: 2.59). Assim, esta viso mantm relao com os ditos que seguiram a primeira viso (1.13-17). Mas, essa terceira viso nos alerta sobre as perspectivas da reconstruo de Jerusalm. Pois um homem (v.1) almeja reconstruir a cidade com muralhas. No Antigo Oriente Mdio, os muros simbolizam a fora defensiva de uma cidade. Mas outra a perspectiva do anjo : Jerusalm ser perazot teshev, campos habitados (v.4b). Campos parece ser a melhor traduo para perazot, palavra hebraica que se refere ao mundo campons! Precisamos
15

BOGGIO, Giovanni. Joel, Baruc, Abdias, Ageu, Zacarias, Malaquias Os ltimos profetas. So Paulo: Paulus, 1995, p.74-75 (Coleo Pequeno Comentrio Bblico. Antigo Testamento). 16 BALDWIN, J. G. Ageu, Zacarias e Malaquias: introduo e comentrio. Traduo de Hans Udo Fuchs. So Paulo: Edies Vida Nova/Mundo Cristo, 1991, p.82.

entender que, a partir de 587 a.C., Jud foi desurbanizada. Para a compreenso da histria de Israel e dos textos bblicos, elaborados nesta poca, decisivo tomar em conta que de 587 at 450 Jerusalm no era uma cidade e que, a rigor, a vida urbana inexistia.17 O v.4b, portanto, aludi a uma proposta: o mundo campons habitaria no mundo citadino! A diviso entre cidade e campo, as rixas entre esses dois setores, eram muito comuns no mundo do Antigo Testamento. 18 A meu ver, o texto zacariano defende o fim dessas dissenses. A glria do Senhor estaria no meio de Jerusalm (v.5), exatamente onde estavam os homens e animais (v.4). A glria do Senhor se manifestaria quando Jerusalm no fosse mais uma cidade caracterizada pela explorao ao campo! Por isso, os muros, que favoreciam o processo de pauperizao19, no poderiam ser reconstrudos. A quarta viso (3.1-10) tematiza a purificao do sacerdcio, apesar da acusao de Satan. Para alguns comentaristas, a acusao ao sacerdcio de Josu parece provir de grupos sacerdotais que almejam conquistar o monoplio religioso em Jerusalm no perodo do psexlio.20 De qualquer forma, o texto alude purificao do sacerdcio no contexto do psexlio. Apesar de o sacerdcio ter se corrompido (Am 7.10s.), h uma esperana de que ele seja restaurado e pautado nos valores do profetismo. Nesse contexto surge a promessa da vinda de um servo, no fim do v.8: Porque eis que farei vir o meu servo rebento. O servo, ebed, cognominado de semah rebento, broto, renovo, germe. um termo messinico (cf. Jr 23.5). O v.8 est relacionado com 6.12, onde lemos uma afirmao sobre Zorababel. O v.9 menciona a pedra, e nela uma inscrio. H uma grande discusso sobre o significado da pedra. Seria um smbolo do Messias?21 Seria pedra de arremate (4.7,9)? A Bblia de Jerusalm comenta: Esta pedra nica designa, sem dvida, o templo. Os sete olhos simbolizam a presena vigilante de Iahweh (4.10). A inscrio (consagrada a Iahweh) no foi ainda gravada: a construo do Templo no foi concluda.22 Parece-me que a pedra simboliza a vigilncia de Jav, por intermdio dos seus servos. Isso se explicitar na quinta viso (compare 3.9 com 4.10, sete olhos).

17

SCHWANTES, Milton. Sofrimento e esperana no exlio: histria e teologia do povo de Deus no sculo VI a.C. So Paulo/So Leopoldo: Paulinas/Sinodal, 1987, p.27-28 (Coleo Temas Bblicos). 18 GOTTWALD, Norman Karl. As tribos de Iahweh Uma sociologia da religio de Israel liberto 1250-1050 a.C. So Paulo, Edies Paulinas, 1986, 932p. (Bblia e Sociologia, 2). 19 CROATTO, Jos Severino. A dvida na reforma social de Neemias Um estudo de Neemias 5,1-19. In: Revista de Interpretao Bblica Latino-Americana/Ribla. Petrpolis: Vozes, n 5-6, 1990, p.25-34. 20 AUNEAU, Joseph. O sacerdcio na Bblia. Traduo Maria Ceclia M. Duprat. So Paulo: Paulus, 1994, p.43-44 (Cadernos Bblicos, 61). 21 Veja GRONINGEN, Gerhard van. Revelao Messinica no Antigo Testamento, p.831-832. 22 A Bblia de Jerusalm, em nota de rodap.

Fundamental nessa quarta viso so o v.9b e o v.10. Alude-se a remoo da iniquidade. Na perspectiva de Zacarias, tempos de tranquilidade viro (v.10). Mas tal tranquilidade no pode ser efetivada com os persas no controle. Portanto, luz da primeira e da segunda vises, parece-me que a remoo da iniqidade uma referncia queda do imperialismo persa. A quinta viso (4.1-14) mantm relao com a anterior. Pois a quarta viso terminou com uma promessa terra (3.9). A quinta viso tambm alude terra, ou melhor, ao Senhor da terra (4.10b, 14)! Ambas referem-se reconstruo do templo (3.7, 9; cf. 4.810). O verbo md estar de p foi decisivo na quarta viso. Da mesma forma a quinta viso afirmar que Josu e Zorobabel esto de p diante do Senhor (v.14). Mas, noutro aspecto, a quarta viso complementada pela quinta: aquela aludia a Josu; essa aludir principalmente a Zorobabel (v.6-10a). Portanto, o que h de inovador nessa quinta viso a juno de dois poderes: o sacerdotal e o real. O centro da quinta viso so as duas oliveiras (4.3), que so identificadas com o sacerdote Josu e com o governador Zorobabel (v.14). Ressalta-se que a pergunta do profeta, no v.4, somente respondida a partir do v.10b, aps a palavra dirigida a Zorobabel (v.6-10a). As duas oliveiras so identificadas com os sete olhos de Jav, que percorrem toda a terra. Vejo aqui um contraponto andana dos cavalos da primeira viso, os quais tambm andaram por toda terra (1.11). Aqueles simbolizavam o Imprio Persa. Aqui, na quinta viso, os olhos simbolizam a presena de Jav, atravs dos seus dois ungidos. O ponto culminante da quinta viso o v.14. Lemos a a superao definitiva do imprio persa. O Senhor (adon) de toda a terra no o imperador persa, mas o Deus de Jud! Na primeira viso quem percorria a terra eram os cavalos (1.7-11). Agora, no eles, mas os olhos de Jav percorrem a terra (4.10b)! A presena de Jav suplanta e substitui a presena persa! Ademais, parece que, luz do v.12, essa presena de Jav seria mantida pelas duas oliveiras. Atravs de Josu e Zorobabel, Deus est presente! A sexta e a stima vises (5.1-4 e 5.5-11) tratam de um mesmo assunto: a purificao da terra (v.3, 6). Assim, elas mantm a temtica das vises anteriores (3.9; 4.14). Na sexta viso o rolo parece ter certa relao com o livro de Ezequiel (Ez 2.10). Ele contm o julgamento divino. O seu tamanho igual a do prtico do templo de Salomo (1Rs 6.3). O v.2 parece at comparar o rolo com o prtico do templo. O v.3 explica o significado do rolo, e tambm aponta para onde ele vai: esta a maldio que avana contra a superfcie de toda a

terra. Deste modo, o rolo a maldio. Ele parece provir do templo, mas sai dele, e avana contra toda a terra. A palavra al, maldio, usada no AT em relao quebra da aliana (Gn 24.41; Dt 28; 29.11). Sim, a aliana foi quebrada pelo ladro e por aquele que jura falsamente. Assim, a viso sinaliza a situao de injustia da poca de Zacarias: o roubo (Ex 20.15) e o julgamento mentiroso (Ex 20.7). A sexta viso afirma a destruio da casa daqueles que violam a aliana. A stima (5.5-11), por sua vez, aludi construo de uma casa, local de habitao da iniquidade (5.11). Mas h relao entre essas vises. A sexta referiu-se expulso daqueles que quebram a aliana. A maldade seria extinta da terra. A stima viso parece continuar essa temtica, pois anuncia a sada da maldade (a mulher na efa) da terra de Jud para a terra de Senaar (v.11 Babilnia). Portanto, semelhana das vises anteriores, a stima viso continua a aludir terra. Em 5.8 lemos que a mulher no cesto simboliza a iniquidade. Mas na ltima frase de 5.6 tambm lemos uma designao a ela: isto23 o olho deles24 em toda a terra. A palavra hebraica enam seus olhos foi traduzida pelo grego como sua iniquidade, propondo ento o hebraico azonam.25 Mas a frase hebraica no Texto Massortico parece ser uma referncia forte inspeo persa sobre terra. A meu ver, seus olhos uma referncia aos inspetores persas, os strapas. Eles eram o olho do imperador persa! Assim, essa stima viso alude ao livramento da terra de Jud dos olhos dos persas. A oitava viso (6.1-8) alude a uma nova inspeo, diferente daquela referida na primeira viso (1.8-11). Os carros desta ltima viso vo resgatar aqueles que foram dispersos pelo imperialismo. Na primeira viso, os trs cavalos simbolizavam a manuteno do imprio persa atravs dos strapas. Nessa ltima viso, a andana dos carros visa buscar a comunidade que foi dispersa pelo imperialismo das naes poderosas. Em 6.7 lemos sobre o domnio do Senhor Deus sobre a terra. O Imprio Persa superado. Assim, a andana dos carros nesta ltima viso (6.7) contrape-se andana dos cavalos da primeira viso (1.10). Portanto, essa oitava viso no paralela primeira, como querem ver alguns comentaristas. A reconstruo do templo novamente tematizada em 6.9-15, aps a ltima viso. Muitos estudiosos interpretaram esses versos como uma evidncia de que havia uma grande tenso entre grupos reais (adeptos monarquia judata) e sacerdotais no perodo Persa. Nesta

23 24

O hebraico zoth (adjetivo feminino) e ayin so singulares, respectivamente esta e olho. Para uma melhor traduo em portugus, a palavra olho deveria estar no plural, para concordar com o pronome plural deles. Entretanto, mantive uma traduo literal do hebraico: ayin (olho), no singular, com o sufixo no plural, deles. 25 Bblia Hebraica Stuttgartensia, Stuttgart, Deutsche Bibelgesellschalft, 1997, in loc.

10

perspectiva, o sacerdcio supera o davidismo real, sobretudo devido ao desaparecimento de Zorobabel (descendente de Davi) da histria judata no ps-exlio. Ento, em Zc 6.11, onde lemos uma aluso coroao do sumo-sacerdote Josu, na verdade seria originalmente uma aluso a Zorobabel. 26 No entanto, isso questionvel. Como demonstrou recentemente Mark J. Boda, Zacarias dialoga com as grandes tradies da histria de Jud, a tradio sacerdotal e real; o texto zacariano dialoga tambm com a tradio proftica. 27 Portanto, mesmo que o v.11 aluda a Josu, o v.12 no se refere mais a ele. Se a fala do v.11 foi dirigida a Josu, a fala do v.12 comea com as palavras Eis aqui um homem". Quando esta frase aparece na Bblia Hebraica, ela no se dirige ao que foi aludido anteriormente, mas a um terceiro que pode estar se aproximando de longe (2Sm 18:26), ou que pode estar presente na cena (1 Sam 9:17), ou ainda que pode estar ausente, mas acessvel (1Sam 9.6).28Assim, o semah (renovo rebento, broto, germe) no pode ser Josu. O semah algum que est em cena (Eis aqui um homem). Em 3.8 j lemos uma referncia ao renovo. Joyce G. Baldwin afirma que essas palavras de Zacarias aplicam-se Zorobabel, pois seu nome significa Renovo da Babilnia, e no h dvida de que ele edificou o templo (4.9)29. Mas, a ltima frase de Zc 3.8 alude ao futuro! Assim, ainda que a concepo messinica tenha uma aplicao histrica pessoa de Zorobabel, ela ultrapassa o horizonte histrico de Zacarias. Concordando com isso, Alonso Schkel afirma: Num horizonte

histrico, o Germe Zorobabel (6.12). Num horizonte escatolgico, o Germe ser o Messias. Assim o chefe histrico reduzido a elo de uma corrente secular, e a profecia se projeta para um futuro definitivo.30 Baldwin afirma que os ouvintes de Zacarias estavam preparados para as funes sacerdotais e reais do Renovo, vendo que Josu e Zorobabel contribuam para a vinda do Renovo, j que nenhum dos dois o representava completamente, sozinho.31 E, para que tudo isso acontecesse, o povo de Deus deveria fugir da terra do norte (Babilnia, cf. 2.6; 6-1-15). Essa perspectiva da volta imediata da comunidade judata deve ter um grande peso na afirmao de nossa pesquisa: as oito vises de Zacarias pronunciam acontecimentos que teriam seus incios na poca do profeta. Nessa perspectiva est o messianismo em Zacarias 1-6.
26 27

Veja a nota de rodap da Bblia de Jerusalm. BODA, Mark J. Oil, Crowns and Thrones: Prophet, Priest and King in Zechariah 1:7-6:15. In: Journal of Hebrew Scriptures. National Library of Canada, volume 3, article 10, 2001, p.1-36. www.purl.org/jhs, acessado em 10.05.08. 28 BODA, Mark J. Oil, Crowns and Thrones: Prophet, Priest and King in Zechariah 1:7 -6:15, p.16. 29 Veja BALDWIN, J. G. Ageu, Zacarias e Malaquias, p.109. 30 Bblia do Peregrino, em nota de rodap. 31 BALDWIN, J. G. Ageu, Zacarias e Malaquias, p.109-110.

11

Concluso As oito vises aludem poca ps-exlica. A partir da, comearia uma nova era, que claramente no se restringia somente era do profeta. Lembremos: a igreja a comunidade do ps-exlio. Assim os profetas tinham razo em relacionar o advento do novo Davi com o exlio babilnico (Jr 23.5-6, 7-8)! Dessa forma, Zacarias prev um tempo que comearia em sua poca, mas que seria cumprido plenamente num outro momento. E, nas palavras de Jesus, sabemos sobre esse cumprimento: O tempo est cumprido (Mc 1.15). De fato, a promessa de Zc 2.10, da morada de Deus com o seu povo, se cumpre em Cristo (Jo 1.14). Nisso concordo com Calvino: o livramento do exlio babilnico era uma espcie de preldio gloriosa redeno que foi trazida a ns e a nossos pais pelas mos de Cristo32 Mas, a meu ver, de acordo com as vises zacarianas, a redeno o livramento da opresso de um imprio opressor. justamente na perspectiva da queda do imperialismo persa que Zacarias anuncia a vinda do Messias. As implicaes da mensagem de Zacarias se estendem era da Igreja, a comunidade do Messias pobre que viveu com os pobres. Sem dvida, uma simples leitura nos Evangelhos demonstra que Cristo se marginalizou com os marginalizados, questionou os cones religiosos e polticos de sua poca, que contribuam para a injustia e opresso. Esse questionamento deve ecoar nos lbios na Igreja atual, tambm. Bibliografia AUNEAU, Joseph. O sacerdcio na Bblia. Traduo Maria Ceclia M. Duprat. So Paulo: Paulus, 1994, 80 p. [Cadernos Bblicos, 61] BALDWIN, Joyce G. Daniel: introduo e comentrio. So Paulo: Edies Vida Nova/Mundo Cristo, 1983, 212 p. BALDWIN, J. G. Ageu, Zacarias e Malaquias: introduo e comentrio. Traduo de Hans Udo Fuchs. So Paulo: Edies Vida Nova/Mundo Cristo, 1991, p. BEHRENS, Achim. Prophetische Visionsschilderungen im Alten Testament: Sprachliche Eigenarten, Funktionen und Geschichte einer Gattung. Ugarit-Verlag, 2000, 413p. BODA, Mark J. Oil, Crowns and Thrones: Prophet, Priest and King in Zechariah 1:7-6:15. In: Journal of Hebrew Scriptures. National Library of Canada, volume 3, article 10, 2001, p.1-36.

32

CALVINO, Joo. Hebreus. So Paulo: Editora Paracletos, 1997, p.71.

12

CROATTO, Jos Severino. A dvida na reforma social de Neemias Um estudo de Neemias 5,1-19. In: Revista de Interpretao Bblica Latino-Americana/Ribla. Petrpolis: Vozes, n 5-6, 1990, p.25-34. DAVIES, Philip R. O mundo social dos escritos apocalpticos. In: CLEMENTS, R. E. (organizador.). O Mundo do Antigo Israel. So Paulo: Paulus, 1995, p.243-263. Bblia de Jerusalm, So Paulo, Sociedade Bblica Internacional/Edies Paulus, 9a edio, 1994, 2366p. BOGGIO, Giovanni. Joel, Baruc, Abdias, Ageu, Zacarias, Malaquias Os ltimos profetas. So Paulo: Paulus, 1995, 152 p. [Coleo Pequeno Comentrio Bblico. Antigo Testamento] DINGERMANN, Friedrich. O anncio da caducidade deste mundo e dos mistrios do fim. Os incios da apocalptica no Antigo Testamento. In: SCHREINER, Josef (organizador). Palavra e Mensagem do Antigo Testamento. So Paulo: Editora Teolgica, 2a ed., 2004, p.419-433. ELLIGER, K.; RUDOLPH, W. Biblia Hebraica Stuttgartensia. 5. ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, [1967/1977], 1997, lviii + 1574 p. GORGULHO, Gilberto. Zacarias: a vinda do Messias pobre, p.19. GOTTWALD, Norman Karl. As tribos de Iahweh Uma sociologia da religio de Israel liberto 1250-1050 a.C. So Paulo, Edies Paulinas, 1986, 932p. {Bblia e Sociologia, 2] GRABBE, Lester L. (editor). Leading Captivity Captive. 'The Exile' as History and Ideology. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1998, 161p. GRONINGEN, Gerhard van. Revelao Messinica no Antigo Testamento: A origem divina do conceito messinico e o seu desdobramento progressivo. 2 edio. So Paulo: Editora Cultura Crist, 2003, p. LONG, Burke O. Narrativas visionrias entre os profetas. In: Profetismo Coletnea de Estudos. So Leopoldo: Sinodal, 1985. MCLAUGHLIN, John L. Recensiones. In: Bblica A Quarterly Review. Roma: Pontifical Biblical Institude Rome, volume 17, fascculo 04, 2004, p.565-569. NOTH, Robert. Da profecia apocalptica via Zacarias. In: Profetismo: Coletnea de Estudos. So Leopoldo: Sinodal, 1985, p.203-231. SCHWANTES, Milton. Ageu. Petrpolis/So Bernardo do Campo/So Leopoldo: Vozes/Imprensa Metodista/Sinodal, 1986, 73 p. SCHWANTES, Milton. A terra no pode suportar suas palavras: reflexo e estudo sobre Ams. So Paulo: Paulinas, 2004, 206 p. [Coleo Bblia e histria] SCHWANTES, Milton. Sofrimento e esperana no exlio: histria e teologia do povo de Deus no sculo VI a.C. So Paulo/So Leopoldo: Paulinas/Sinodal, 1987, 134 p. [Coleo Temas Bblicos]

13

SOLANO ROSSI, Luiz Alexandre. Como ler o livro de Zacarias: O profeta da reconstruo. So Paulo: Paulus, 2000, 56 p. [Srie Como Ler a Bblia] STORNIOLO, Ivo. Como ler o livro de Daniel: Reino de Deus e imperialismo. So Paulo: Paulus, 3 edio, 2003, 102 p. [Srie Como Ler a Bblia] TNNERMANN, Rudi. As reformas de Neemias: A reconstruo de Jerusalm e reorganizao de Jud por Neemias no perodo persa. So Leopoldo/So Paulo: Sinodal /Paulus, 2001, 210 p. [Teses e Dissertaes; 17]

14

You might also like