You are on page 1of 19

HIDROLOGIA DE REGIES SEMIRIDAS: Estudo de Caso da Bacia do Rio Malcozinhado - CE

Avaliao A2 Trabalho Dirigido Berthyer Peixoto Lima Jos Alfredo de Albuquerque Yuri Castro de Oliveira

Fortaleza CE Junho/2012

Estudo hidrolgico da bacia hidrogrfica do rio Malcozinhado utilizando os mtodos SCS Soil Conservation Service, 1972, GreenAmpt, 1991 e VYELAS.

1 Introduo. 2 Caracterizao da rea. dos mtodos hidrolgicos e Resultados e Dicusso

3 Descrio 5 Concluso.

RESUMO

A partir do estudo da hidrologia, Ven Te Chow mostrou que essa cincia uma poderosa e apaixonante ferramenta capaz de analisar com preciso os fenmenos hidrolgicos e os problemas relacionados com este assunto, possibilitando realizar um eficiente planejamento e um manejo dos recursos hdricos mais sustentvel e otimizado. Quando se pensa em hidrologia no cenrio do semirido, se percebe o aumento do desafio e da importncia do conhecimento necessrio para se entender a complexidade de todo o processo hidrolgico em um meio to peculiar e especfico. Aplicar os conhecimentos dos mtodos do SCS Soil Conservation Service, do GreenAmpt e VYELAS para o clculo da vazo afluente anual, vazo regularizvel, cheia de projeto e das caractersticas dos reservatrios poder compreender um habitat que parece se mostrar inspito e frgil, mas que na verdade um meio habitvel e que pode proporcionar a garantia da vida humana em equilbrio com os demais atores desse ecossistema.

1 - INTRODUO

A regio semirida do nordeste brasileiro depende quase que exclusivamente da gua superficial que est disponvel para seu armazenamento durante poucos meses do ano e que so exportadas no tempo para serem utilizadas em longos perodos de estiagem. Entender, conhecer e saber efetuar um manejo mais ecologicamente acertado das bacias que captam esse precioso recurso hdrico uma prtica indispensvel para a garantia e a segurana hdrica que permitir a gesto para os mltiplos usos. A gesto dos recursos hdricos para ser eficiente imprescindvel que se conhea minimamente as caractersticas hidrolgicas da bacia hidrogrfica, como forma de suporte tomada de deciso, otimizando o uso tanto dos recursos hdricos como dos investimentos financeiros a serem aportados na implantao de determinadas estruturas hdricas, pois determinaes incorretas de certos parmetros hidrolgicos necessrios na construo de um projeto hidrulico podem gerar grandes imprecises no dimensionamento daquelas estruturas, levando ou a um superdimensionamento ou subestimando-as. A hidrologia vem dar o apoio necessrio para balizar as decises tcnicas, mais especificamente temos os estudos do Soil Conservation Service SCS e os estudos do Green-Ampt, bem como o programa VYELAS que permitem a determinao de certos parmetros hidrolgicos prximo do real, possibilitando garantias nas estimativas.

2 - CARACTERIZAO DA BACIA HIDROGRFICA

Para a realizao desse estudo foi escolhido a bacia hidrogrfica do rio malcozinhado que corta parte dos municpios de Pacajus, Horizonte e Cascavel. Est localizada na parte semirida do Estado do Cear e se apresenta como uma bacia estratgica para a segurana hdrica dos municpios de Cascavel e Pindoretama, alm de possibilitar o desenvolvimento econmico daquela micro-regio. A bacia hidrogrfica do rio Malcozinhado uma das 14 subacias que compem as Bacias Metropolitanas (figura 01). Apresenta uma rea de 262 km, com uma precipitao mdia na ordem de 1.223 mm/ano.

Figura 01 Mapa das Bacias Metropolitanas Destaque da subacia do rio Malcozinhado.

A rea est sobre sedimentos areno-argilosos do grupo barreira, com relevo predominantemente plano e com alguns trechos de suave ondulado. O solo formado por uma associao de Latossolo vermelho-amarelo dsitrfico (LVAd) e areias quartzosas (AQ18). O clima da regio caracterizado por elevadas temperaturas e regime pluviomtrico irregular segundo Koppen, classificada como Bwh, ou seja, zona de clima seco tipo (B), com estao de inverno tipo (w) e temperatura mdia anual superior a 18o tipo (h). No h na regio nenhuma estao hidroclimatolgia, tendo sido utilizada a PCD Plataforma de Coleta de Dados da estao meteorolgica do municpio de Pacajus da FUNCEME Fundao Cearense de Meteorologia.

3 DESCRIO DOS MTODOS UTILIZADOS PARA O ESTUDO HIDROLGICO

3.1 MTODO SCS SOIL CONSREVATION SERVICE Este mtodo foi desenvolvido para possibilitar o clculo das abstraes da precipitao de uma chuva mxima (CHOW, 1994). Ele especialmente aplicado quando no se dispem de dados hidrolgicos, no entanto ele capaz de permitir o clculo da vazo afluente mdia anual e o seu respectivo coeficiente de variao preferencialmente para bacias que apresentam reas que variam de 3 a 250 km. Os dados utilizados foram adquiridos da PCD Plataforma de Coleta de Dados do municpio de Pacajus da FUNCEME, tendo sido disponibilizados as precipitaes dirias de cinco anos, a evaporao mdia mensal, umidade relativa do ar, velocidade do vento, presso atmosfrica e radiao solar. O Servio de Conservao de Solos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (SCS-USDA) props no ano de 1972 um mtodo para se determinar o volume de escoamento superficial, onde a literatura apresenta como o mtodo do nmero da curva (CN), que exige um conhecimento prvio no somente da precipitao, mas de uma rede de informaes hidrolgicas que envolvem o solo, a vegetao e o uso da bacia hidrogrfica. Este mtodo expressa o escoamento superficial a partir da equao 3.1.

Equao 3.1, onde P = Precipitao (mm); S = Capacidade mxima de armazenamento de uma bacia (mm); PE = Precipitao efetiva que gera escoamento (mm). Para o clculo da capacidade mxima de armazenamento de uma bacia utiliza-se a equao 3.2. Equao 3.2, onde

CN = Nmero da curva que pode ser obtido em tabelas na literatura. A abstrao inicial (Ia) pode ser estimada como sendo 20 % do armazenamento potencial (S), como demonstrado na equao 3.3. Equao 3.3 Foi adotada a seguinte metodologia para a aplicao do mtodo, conforme figura 02:

Operacionalidade e otimizao das Estruturas hdricas Coleta de dados meteorolgicos e uso e ocupao do solo

Definio do perodo de retorno e tempo de concentrao Definio do CN da bacia Determinao do armazenamento potencial (S)

Aplicao do mtodo SCS

Determinao da precipitao efetiva Determinao do volume escoado (Ve) e da vazo mdia e mxima
Dimensionamento das estruturas hidrulicas. p.ex.: Sangradouro
Coef. Variao (CV)

Estudo hidrulico

Figura 02 Metodologia para aplicao do mtodo SCS.

A partir de imagens de satlite (LANDSAT 5) obtidas no site do INPE, e trabalhando com ferramenta SIG, foi possvel desenhar a bacia hidrogrfica do rio Malcozinhado (figura 03), onde definiu-se o uso e ocupao do solo para esta bacia com suas respectivas reas de influncia, bem como a determinao do tipo de solo predominante da bacia de forma que se pudesse definir o grupo hidrolgico do nmero da curva (CN). Foi determinada a rea total da bacia (262,74 km), a declividade mdia da bacia (s= 2,36 %), a declividade do rio principal (si = 0,3%) , a extenso do curso principal (L = 22 km) e a diferena de nvel do ponto mais distante para o exutrio (h = 67 m).

Figura 03 Determinao da BH do rio Malcozinhado a partir da imagem de satlite.

Clculo da declividade mdia da bacia Para esse clculo foi utilizada a equao 3.4 que trabalha com o produto do somatrio de todas as curvas de nvel com a diferena entre cotas, dividido pela rea da bacia. Equao 3.4, onde H = Diferena entre cotas L = Extenso das cotas A = rea da bacia H = 5,0 m A = 262.744.758,48 m

declividade mdia(s) = 0,0236 ou 2,36 %

Obs.: Declividade do rio principal = 0,00304 ou 0,304 % Clculo do tempo de concentrao(tc) e do tempo de escoamento(te) A literatura disponibiliza muitas equaes para o clculo do tempo de concentrao, no entanto elas podem apresentar resultados divergentes. Dentre as que apresentam os melhores resultados destacam-se a de Kirpiche e de Kirpiche modificada por Paiva & Paiva, 2003. Desta forma adotaremos a equao de Kirpiche conforme equao 3.5 e o conjunto de equaes 3.6. Equao 3.5 L = Extenso do maior curso dgua (km). Rio Malcozinhado = 22 km s = Declividade do rio principal (%). Rio Malcozinhado = 0,304 % tc = 6,6 horas Equaes 3.6 Onde tr = tc/5,5, logo te = 12,28 horas Clculo do armazenamento potencial da bacia (S) Para o clculo do armazenamento potencial ser utilizada a equao 3.2.

De acordo com o tratamento das imagens de satlite o solo foi classificado como Latossolo Vermelho Amarelo Distrfico (LVAd) e como Areia Quartzosa Distrfica (AQd18), com textura areno siltoso (figura 04). A partir da rea para cada uso e ocupao do solo (figura 05), com o seu respectivo coeficiente para o grupo de solo hidrolgico tipo B, foi possvel se determinar o CN. Neste caso utilizando a tabela do nmero da curva disponibilizada por Ven Te Chow (1994) o CN definido ficou em 69,3, conforme tabela 01. CN = Nmero da curva (livro Hidrologia Aplicada Ven Te Chow, 1994). CN da bacia Malcozinhado: 69,3 S = 112,57 mm

Figura 04 Classificao do solo para se determinar o grupo hidrolgico.

Figura 05 Mapa de uso e ocupao do solo.

Uso e ocupao do solo (Grupo B, Ven Te Chow) USO rea (km)Coef solo Vegetao densa 41,94 55 2306,7 Vegetao rasteira 122 66 8052 Solo exposto 89,9 81 7281,9 gua 8,9 58 516,2 262,74 CN = 69,30
Tabela 01 Determinao do CN para o tipo B do grupo de solo hidrolgico, conforme CHOW.

Clculo da abstrao inicial (Ia) utiliza-se a equao 3.3 j mencionada anteriormente. S = Armazenamento potencial (mm) Ia = 22,51 mm Clculo da precipitao efetiva (Pe) O clculo da precipitao efetiva feito para cada chuva que seja maior do que a abstrao inicial, ou seja, maior do que o Ia, utilizadando para isso a equao 3.1.

P = Precipitao registrada diariamente no pluvimetro (mm) A cada ano foi obtido uma precipitao efetiva a partir do somatrio de cada Pe dirio e o volume escoado para aquele ano. Obteve-se a mdia tanto da precipitao efetiva como do volume escoado para os cinco anos das sries disponibilizadas pela FUNCEME. Depois disto foi determinada a vazo afluente de cada ano e calculado seu coeficiente de variao. Na figura 06 pode-se perceber a distribuio das precipitaes efetivas, destacando os baixos e poucos eventos registrados de precipitao efetiva para o ano de 2010. A tabela 02 mostra um exemplo dos clculos realizados:

Tabela 02 Detalhe dos clculos realizados com os dados de chuvas dirias.

PRECIPITAO EFETIVA (2006 a 2011) 45,0 40,0 35,0 30,0


Pe (mm)

25,0 20,0 15,0 10,0 5,0 0,0


1/1/2006 1/4/2006 1/7/2006 1/1/2007 1/4/2007 1/7/2007 1/1/2008 1/4/2008 1/7/2008 1/1/2009 1/4/2009 1/7/2009 1/1/2010 1/4/2010 1/7/2010 1/1/2011 1/4/2011 1/10/2006 1/10/2007 1/10/2008 1/10/2009 1/10/2010 1/7/2011 1/10/2011

DATA

Figura 06 Distribuio das precipitaes efetivas entre os anos de 2006 a 2011.

A partir dos valores de vazo mdia anual escoada, foi calculado o coeficiente de variao, que ficou em 0,54. A tabela 03 traz um resumo dos parmetros calculado pelo mtodo SCS.

Tabela 03 Dados calculados para Pe(precipitao efetiva), Ve (volume afluente), Qe (vazo afluente) e Coeficiente de variao.

Definio do volume timo de um reservatrio (VYELAS) O programa VYELAS se mostrou uma ferramenta poderosa e prtica no suporte da tomada de deciso quanto escolha do volume timo de um determinado reservatrio, pois a partir da simulao de vrios volumes foi analisado o comportamento da vazo regularizvel Q90 e Q100. Primeiramente foram definidos os volumes que seriam utilizados para efetuar a simulao com relao vazo regularizvel, conforme tabela 04. O primeiro volume foi igual ao volume anual escoado (Ve) da bacia hidrogrfica, o segundo volume equivalente a 1,5 vezes maior do que o Ve, o terceiro volume equivalente a 2,0 vezes maior do que o Ve, o quarto volume 2,2 vezes maior do que o Ve e o quinto e ltimo volume 2,5 vezes maior do que o Ve.

Conforme a figura 07 o grfico desenhado a partir do volume simulado x vazo regularizvel, mostrou que volumes a partir de 2,0*Ve a vazo regularizvel Q90 e Q100 praticamente no se alteraram. Desta forma pode-se concluir que o volume timo dever ser aquele igual a 2,0*Ve, portanto confirmando tambm a tese do Engenheiro Francisco Aguiar (IFOCS).
Volume hm
=Ve 1,5*Ve 2,0*Ve 2,2*Ve 2,5*Ve 18,64 26,64 36,64 40,64 45,64 Q90 6,58 8,7 10,14 10,18 10,54 Q100 0 4 5,29 5,09 5,81

V1=18,64 hm V2=22,64 hm V3=38,64 hm

Tabela 04 Definio volume simulado x Ve (hm).

Volume timo
Vazp regularizvel hm/ano
12 10 8 6 4 2 0 18,64 26,64 36,64 40,64 45,64 Volume hm Q90 Q100

V5=45,64 hm

Figura 07 Comportamento da vazo regularizvel em funo de diferentes volumes simulados pelo programa VYELAS.

Essa concluso ratifica o que a literatura afirma sobre o volume de um reservatrio estar em funo do volume afluente anual e de um coeficiente fk que pode indicar muita sangria, mas pouco aproveitamento ou pouca sangria e risco de comprometimento da qualidade da gua. Esse fator fk pode variar de 0,5 a 2,0. Aguiar props um mtodo racional hidrolgico para dimensionamento de reservatrio adotando um fk como sendo 2,0. Esse um modelo determinstico. Vale salientar que o modelo do Engenheiro Francisco Aguiar (IFOCS) tambm considera o rendimento pluvial da bacia, o volume afluente anual, a precipitao e a rea da bacia hidrogrfica. Desta forma a capacidade do reservatrio poder ser definido pela equao 3.7 como sendo: Equao 3.7

Vc = Volume timo do reservatrio; VA = Volume afluente mdio anual, o que equivale ao Ve calculado.
Sendo assim o nosso volume timo ser de 36.643.563 m ou 36,64 hm para um volume afluente mdio calculado em 18,32 hm. Esse resultado foi plenamente confirmado pelo programa VYELAS. Pesquisando o projeto do reservatrio Malcozinhado pela empresa KL Engenharia, verificou-se que o volume ficou em 37,84 hm, portanto muito prximo do que foi estimado.

3.2 MTODO DE GREEN-AMPT Este mtodo foi utilizado para calcular a vazo afluente mxima (cheia afluente de pico), tendo como base a quantificao das perdas essenciais da bacia atravs da equao de Green-Ampt. Para o clculo da cheia associada ao tempo de retorno de 1.000 anos, foram utilizados os valores mximos anuais de chuva (mostrado na tabela 05), com a durao prxima ao tempo de concentrao da bacia (6,6 horas).
ANO 2007 2008 2009 2010 2011 Mdia(M) Varincia Desvio Padro Coef. Var. DATA 6/jun 21/mar 30/mar 11/abr 2/mai CHUVA(mm) 48,20 74,00 106,20 41,60 70,90 68,18 518,50 22,77 0,33

Tabela 05 Identificao das maiores chuvas registradas para cada ano e o clculo do desvio padro e coeficiente varincia.

A equao utilizada para calcular precipitao mxima para o perodo de retorno de 1.000 anos ser apresentada a seguir: H1000 = u + Y1000 Onde:

Y1000 = - Ln (Ln (1000/999)) Aps os devidos clculos obtiveram-se os seguintes resultados: u = 57,93 = 17,75, e Y1000 = 6,91

Resultando em uma precipitao mxima (Tr 1000 anos) de 180,56 mm. A equao de GREEN AMPT, demonstrada abaixo, foi utilizada para o calculo total das abstraes:

Sendo a taxa de infiltrao dada pela equao:

E o tempo de empoamento dado por:

A partir de uma textura de solo silte arenoso definido pelo mapa de solos indicado anteriormente, aplicou-se este mtodo com os dados de solo disponibilizados na tabela Parmetros de Green-Ampt para vrias classes de solo (CHOW, 1994). Condutividade hidrulica (K) 1,09 Porosidade () 0,453 Porosidade efetiva(e) 0,412 Potencial matricial () em -11,01 cm Os resultados esto apresentados na tabela 06. Vol. infiltrado (F) Taxa infiltrao - (mm/h) Tempo empoamento - tp (h) Intencidade de chuva/hora (mm/h) 93,40 12,49 0,17 30,09

Tabela 06 Clculo volume infiltrado pelo mtodo Green-Ampt.

A partir deste resultado foi calculado a precipitao efetiva (escoamento), subtraindose a abstrao total (93,40mm) da precipitao mxima. Pe = 180,56 93,40 = 87,16 mm O volume afluente total foi calculado conforme formula abaixo: VOLmax = Pe . rea = 22.889.147,69 m3 A Vazo mxima dada pela equao abaixo: Q max = qp x. Pe = 680,47 m3/s Laminao da Cheia Os reservatrios so utilizados para diminuir os impactos das cheias, reduzindo as vazes mximas. O efeito de reduo de intensidade das cheias quando passam por reservatrios chamado amortecimento de cheias, ou, eventualmente, laminao de cheias. Segue abaixo os valores calculados para elaborao do Hidrograma Unitrio, conforme figura 08. Tempo de pico(h) Tempo de durao(h) Vazo pico m/s Tempo base (h) TP tr qp tb 6,996 6,000 78,111 18,681

Q(m/s) h)

t(h)
Figura 08 Hidrograma Sinttico Unitrio Triangular.

Para o calculo da vazo efluente mxima para o perodo de retorno de 1.000 anos, adotou-se o sangradouro com as seguintes caractersticas: Vertedouro Soleira Livre: Qs = Co.W.h3/2 Perfil Creager - Co = 2,196 Largura (W): 100 m A partir destes valores calculou-se a laminao correspondente para a vazo mxima encontrada acima, com base na equao de conservao de massa junto com a equao do vertedouro: Os resultados esto apresentados na tabela 07.
y(m) 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 14,9 15 16 17 18 V(m) 0,00 6.671,00 56.922,00 214.247,00 516.002,00 1.099.221,00 2.083.359,00 3.484.153,00 5.469.858,00 8.087.055,00 11.321.153,00 15.272.207,00 19.939.770,00 25.265.133,00 31.247.983,00 36.643.563,17 37.838.906,00 45.003.997,00 52.790.050,00 61.405.506,00 Qs(m/s) 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6,944 253,350 668,284 1198,602 Qs.dt/2 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 12.499,85 456.030,48 1.202.911,79 2.157.483,00 F(hm/s) 0,00 0,01 0,06 0,21 0,52 1,10 2,08 3,48 5,47 8,09 11,32 15,27 19,94 25,27 31,25 36,64 37,83 44,55 51,59 59,25

Tabela 07 Clculo da laminao.

Foi necessrio encontrar as equaes de relao entre nvel x volume, nvel x laminao e laminao x nvel, obtendo assim os coeficientes das devidas equaes exponenciais, conforme figuras 09, 10 e 11.

V (m)

Y (m)
Figura 09 Grfico nvel x volume

F (hm/s)

Y (m)
Figura 10 Grfico nvel x laminao

Y (m)

F (hm/s)
Figura 11 Grfico laminao nvel

Na tabela 08 pode ser verificado de forma explicativa o comportamento da vazo de entrada, do volume acumulado e da vazo de sada em funo do tempo.
t(h) 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 : : 7,0 7,1 7,2 7,3 : : 11,6 : : 18,7 18,8 18,9 19,0 : : 322,8 322,9 323,0 Qa(m/s) 0,00 9,72 19,44 29,16 38,88 48,60 58,33 68,05 77,77 87,49 97,21 106,93 116,65 126,37 136,09 145,81 : : 680,47 674,65 668,83 663,02 : : 412,93 : : 0,00 0,00 0,00 0,00 : : 0,00 0,00 0,00 y (m) 14,90 15,12 15,12 15,12 15,12 15,12 15,12 15,13 15,13 15,13 15,14 15,14 15,14 15,15 15,15 15,16 : : 15,99 16,01 16,03 16,05 : : 16,40 : : 15,95 15,94 15,93 15,92 : : 14,90 14,90 14,90 V (hm) 37,83 38,22 38,22 38,22 38,22 38,23 38,24 38,26 38,28 38,30 38,32 38,35 38,38 38,42 38,46 38,50 : : 44,72 44,88 45,04 45,19 : : 48,06 : : 44,41 44,32 44,24 44,15 : : 36,68 36,68 36,68 F (hm) 37,83 37,83 37,83 37,83 37,83 37,84 37,85 37,86 37,88 37,90 37,93 37,95 37,98 38,02 38,06 38,10 : : 44,12 44,28 44,43 44,57 : : 47,34 : : 43,82 43,73 43,65 43,57 : : 36,33 36,33 36,33 dF (hm) 0,00 0,00 0,00 0,00 0,01 0,01 0,01 0,02 0,02 0,02 0,03 0,03 0,03 0,04 0,04 0,04 : : 0,15 0,15 0,14 0,14 : : 0,00 : : -0,08 -0,08 -0,08 -0,08 : : 0,00 0,00 0,04 Qs (m/s) 0,00 22,98 22,92 22,93 23,02 23,19 23,43 23,76 24,16 24,64 25,20 25,85 26,57 27,38 28,27 29,25 : : 249,67 256,65 263,46 270,11 : : 404,45 : : 236,07 232,29 228,60 224,97 : : 0,03 0,03 0,03

Tabela 08 Demonstrao da vazo de pico e do tempo de escoamento de base.

Vazo Mxima Entrada = Q Max Afluente = 680,47 m3/s Vazo Mxima Sada = Q Max Efluente = 400,69 m3/s Tb = 18,69 Para essas condies foi calculada a amortizao para a bacia do Malcozinhado. Amortizao 41,86 %

HIDROGRAMA DE AFLUNCIA E EFLUNCIA VAZO (m3/s) x TEMPO (h)


Q (m/s)

t (h)

DETALHAMENTO AT PARA TEMPO AT 50h VAZO (m3/s) x TEMPO (h)


Q (m/s)

t (h)

O reservatrio tende a suavizar o hidrograma de entrada, reduzindo a vazo de pico, amortizando a cheia em 41,86%.

3.3 MTODO VYELAS (Volum-Yeld-Elasticity) O modelo VYELAS avalia a garantia da disponibilidade hdrica de um determinado reservatrio, determinando assim a vazo regularizvel. Ele precisa de alguns dados de entrada a partir de um arquivo de entrada, que ir gerar um arquivo de sada com os valores desejados no clculo. O programa necessita, dentre os vrios dados hidrolgicos bsicos, de um parmetro morfolgico , que pode ser calculado a partir da equao 3.8.

Equao 3.8

Onde: Vi = O volume para cada cota hi = Cada cota = 11.214,04 Os demais dados so: o volume afluente mdio anual (Ve), a lmina de evaporao dos meses mais secos em metro, a capacidade mxima de armazenamento (hm), o volume mnimo operacional (hm), um volume inicial (hm), que foi escolhido como sendo 50 % da capacidade mxima, o nmero de passos a serem calculados e o nmero de simulaes. DADOS DE ENTRADA: arquivo malcozinhado_2012

DADOS DE SADA: arquivo malcozinhado_2012.sai

Podemos perceber que para uma garantia de 100% apenas pode-se disponibilizar um volume na ordem de 5,29 hm/ano, ou uma vazo anual de 170 l/s. No entanto para uma garantia de 90 % admissvel uma disponibilizao na ordem de 10,14 hm, o que equivale a uma vazo regularizvel planejada para os 12 meses de 326 l/s. Quanto vazo mdia perdida por evaporao para uma garantia de 90 %, a mesma fica em torno de 7 hm/ano. No tocante vazo mdia perdida por vertimento, esta fica em torno de 6,48 hm/ano.

You might also like