You are on page 1of 69

Busca Google. Para quem quer saber mais, para quem quer saber muito.

De uma coisa temos certeza que voc entende: o Google a ferramenta de busca mais conhecida e usada da internet. Nele, voc consegue encontrar todas e quaisquer informaes possveis, usando apenas o campo de pesquisa. A cada busca realizada, o Google exibe uma lista com os resultados mais relevantes para cada consulta, divididos em resultados orgnicos e links patrocinados.

Os resultados orgnicos so gratuitos, ou seja, voc no paga para aparecer ali, e so ordenados por ordem de relevncia em relao busca que foi feita. Para determinar essa relevncia, o Google leva em considerao inmeros fatores, como o contedo do site e o nmero de links que aquele site recebeu de outros sites. So muitos fatores que combinados geram o famoso PageRank, um fator criado e usado pelo Google para ranquear as pginas da web em ordem de relevncia.

Os links patrocinados so escolhidos tambm com base em relevncia, mas aqui o Google tambm considera o quanto cada anunciante est disposto a pagar por clique.

O Google se preocupa em trazer os melhores resultados para quem busca, independente se so da busca orgnica ou da busca paga. Se preocupa tambm em trazer esses resultados cada vez mais rpido, trazendo inovaes como o Google Instant, que simplesmente mostra os resultados de busca enquanto voc est digitando sua pesquisa.

Parece grego? Fique tranquilo, at troiano se sai bem dessa. V em frente!

Google AdWords. Unindo o mundo do anunciante a um universo de pessoas.


O Google AdWords uma ferramenta usada para gerenciar seus anncios da Rede de Pesquisa e da Rede de Display, em plataformas variadas, como desktop ou celular. Com

este material voc ter um panorama das opes disponibilizadas pelo Google AdWords e como utiliz-lo.

O que o Google AdWords faz muito simples: faz com que o anunciante alcance o
pblico-alvo desejado, seja durante a busca ou durante a navegao em sites diversos. para no deixar mais nenhuma dvida, no mesmo? Veja como so muitas as vantagens. Com o Google AdWords, voc consegue:

Segmentar seus anncios para que eles sejam exibidos apenas para pessoas interessadas; Controlar nos mnimos detalhes seu oramento de publicidade; Gerar relatrios completos; Ter ampla presena on-line,

Este material mostra todos os benefcios e facilidades que o Google AdWords traz aos seus anunciantes. Observe:

Com o AdWords, o anunciante tem a opo de anunciar pela Rede de Pesquisa ou Pela Rede de Display. Pela Rede de Pesquisa, ele mostrar anncios ao lado de resultado de pesquisas do Google ou de sites parceiros, como o YouTube, por exemplo. Voc escolhe para quais buscas o seu anncio pode aparecer criando uma lista de palavras-chave. Pela Rede de Display, ele poder mostrar os anncios dentro de milhares de sites de contedo como blogs, portais, apps, jogos e muito mais. Voc escolhe em que canais da Rede de Display o anncio vai aparecer baseado no assunto do site, em uma categoria, ou no interesse do usurio.

Termos comuns, mais comuns do que voc imagina.


Veja os termos comuns que voc precisa saber para usar o Google AdWords e este material de estudos. Por isso, muito importante que voc conhea todos os seus conceitos. Vamos l?

Palavras-Chave
De forma prtica, as palavras-chave servem como um gatilho para voc disparar seus anncios. Podem ser termos ou mesmo frases inteiras, e funcionam da seguinte forma: quando um usurio fizer uma pesquisa e essa busca estiver relacionada sua palavrachave, o seu anncio pode aparecer para essa pessoa, ou seja, se o seu negcio tem a

ver com flores frescas, voc poder usar "entrega de flores frescas" como uma palavrachave em sua campanha do Google AdWords. Quando um usurio do Google pesquisar por "entrega de flores frescas" ou algo semelhante a isso, seu anncio poder ser exibido ao lado dos resultados da pesquisa.

Que tal se sua palavra-chave agora for um descanso? D uma lavada no rosto e volte daqui a uns minutinhos. Ainda estamos apenas no primeiro termo.

Canal
Ao segmentar uma campanha para a Rede de Display, voc ter a oportunidade de mostrar os anncios em sites, apps, games, feed de notcias e muito mais. Cada lugar que o seu anncio pode aparecer chamado de Canal. Por exemplo: se voc selecionar www.example.com/sports como canal para sua campanha de Display, seu anncio poder ser exibido nesse site.

Anncio Grfico
O anncio grfico um formato de anncio que voc tem na Rede de Display. Ele bem atrativo e interessante para o usurio, podendo ser esttico, animado, ou at mesmo em vdeo. Mas lembre-se: essa opo disponvel apenas para a Rede de Display.

Campanha e Grupos de Anncios


As contas do Google AdWords so organizadas em campanhas e grupos de anncio. Imagine uma campanha como armrio e cada grupo de anncio como uma gaveta desse armrio. Dentro de cada grupo de anncios, combinamos anncios (texto, banner, vdeo) com palavras-chave ou canais. Pronto, isso!

Impresso (Impr.)
Essa dica s para voc: cada exibio do seu anncio conta como uma impresso no

AdWords. Apenas lembre sempre de monitorar suas impresses para saber quantas
pessoas viram o seu anncio, certo?

Clique

O clique entendido quando um usurio visualiza seu anncio e clica nele, seja para saber mais sobre o servio ou para comprar o produto, registrando um clique em sua conta. Para saber quantas pessoas entraram no seu website a partir do anncio, fique sempre de olho nos cliques.

Taxa de Cliques (CTR)


A CTR a porcentagem de impresses que resultaram em um clique no anncio e o clculo bem simples: nmero de cliques no anncio, dividido pelo nmero de impresses, vezes 100 (cliques/impresses x 100). Se um anncio foi exibido 100 vezes e teve 3 cliques, ele teve uma CTR de 3%. Simples.

A Taxa de Cliques (CTR) nos ajuda a avaliar a qualidade dos nossos anncios. Quanto mais relevantes eles forem, maior as chances de os usurios clicarem neles, resultando, assim, em uma CTR mais alta. CTR, hein? No esquea esse termo na hora de descobrir o desempenho dos seus anncios.

Ih, tem que fazer conta? Vamos l, sem preguia!

Custo por Clique (CPC)


O Custo por Clique (CPC) a forma de cobrana padro do Google AdWords e funciona assim: toda vez que seu anncio receber um clique, voc ser cobrado (mas s se o anncio receber um clique, no importa o nmero de vezes que ele for exibido). A maioria dos anunciantes prefere esse tipo de cobrana principalmente nas campanhas em que a meta obter uma resposta direta do pblico-alvo, seja ela uma venda, uma inscrio, ou qualquer coisa parecida.

Custo por Clique Mximo ( ou Lance de CPC)


O Custo por Clique Mximo (CPC Mximo) o valor mais alto que voc est disposto a pagar por clique em seu anncio. Ele pode ser personalizado em diferentes nveis: voc pode definir um CPC (O que CPC? Responda rpido!) mximo para um grupo de anncios inteiro ou para a cada palavra-chave dentro do grupo.

Custo por Mil Impresses (CPM)


Outra forma de cobrana do AdWords o Custo por Mil Impresses (CPM). Nessa opo, voc vai pagar o valor definido em seu lance apenas a cada mil impresses (visualizaes)

do seu anncio. Lembre-se que esses lances de CPM (O que CPM, mesmo?) esto disponveis apenas para as campanhas de Rede de Display.

Oramento Dirio
O oramento dirio o limite de gastos dirio que voc define para uma campanha do AdWords. Se voc definir por exemplo como R$10 por dia, seu anncio vai sendo exibido, vai recebendo cliques, e quando atingir os R$10 para de ser exibido at a meia-noite daquele dia. No dia seguinte, comea tudo de novo.

ndice de Qualidade
O ndice de qualidade atribudo para cada palavra-chave e representa a relevncia daquela palavra-chave. Ele vai de 0 a 10 e quanto mais alto, melhor! O ndice de qualidade determinado pela CTR e pelo histrico de desempenho da palavra-chave, alm da relevncia do texto do anncio, da pgina de destino e alguns outros fatores. O ndice de qualidade tem impacto direto no valor que voc paga por clique e no posicionamento do anncio, portanto, otimize sempre sua campanha para alcanar bons ndices de qualidade!

Estimativas de Lance de Primeira Pgina


Essa mtrica estima o lance de CPC necessrio para que seu anncio aparea na primeira pgina de resultados de pesquisa do Google, apenas quando o usurio buscar exatamente aquela palavra-chave que voc escolheu. Em sua conta do Google AdWords, voc vai ver uma estimativa de lance de primeira pgina para cada palavra-chave. Essa estimativa baseada no ndice de qualidade e na concorrncia atual a uma determinada palavrachave.

Otimizao
Basicamente, otimizar criar ou editar palavras-chave, textos de anncios ou fazer ajustes em outras partes da conta, com o objetivo de melhorar o desempenho dos seus anncios do Google AdWords.

Para mais informaes sobre mais termos comuns, visite nosso Glossrio. Mas primeiro, que tal uma pausa para o caf?

Como organizar a estrutura de gerenciamento do AdWords.


Para que voc organize sua central de gerenciamento do AdWords, dividimos os nveis da

seguinte forma:

MCC. Uma ferramenta, muitas vantagens pra voc.


A MCC (Minha Central de Clientes) uma ferramenta de trabalho eficaz, que atua com vrias contas do AdWords, ideal para facilitar as atividades de agncias, grandes anunciantes, profissionais de marketing e de todos que gerenciam mais de uma conta. Desse modo, a ferramenta permite que voc compartilhe o gerenciamento de uma conta com um parceiro de equipe ou at mesmo com seus clientes.

Voc tambm pode usar a MCC como uma conta mestre em um nico login: agrupa vrias contas e possui um painel especfico para mostrar informaes importantes sobre cada uma.

Caso prefira, voc ainda pode agrupar uma MCC dentro de outra, e a secundria ser gerencivel como uma conta normal. Assim como a MCC, todas as contas podem passar individualmente de um gerente para outro, por meio de um processo de desvinculao e vinculao. Vale ressaltar que uma conta, mesmo desvinculada, poder voltar a funcionar normalmente.

Mais sobre a MCC:

https://support.google.com/adwords/agency/topic/22064
E como criar a sua:

https://support.google.com/adwords/certification/answer/2375468?hl=ptBR&ref_topic=2799748

Sua conta. Informaes a qualquer hora, a qualquer momento.


Sua conta do AdWords est associada a tudo que corresponde a voc: seu endereo de email, sua senha e suas informaes de faturamento exclusivas. Nela, esto todos os seus dados, alm de ser o seu acesso exclusivo ao AdWords. Caso voc tenha um MCC, sua conta pode estar nela.

1. Pgina inicial: tenha em mos a pgina viso geral da conta, ou seja, um resumo simples das informaes importantes da sua conta. 2. Campanhas: gaste seu tempo apenas com a gerncia da sua conta do Google AdWords, criando e editando campanhas, anncios, palavras-chave e configuraes de campanha. Nos grficos de resumo do desempenho, na parte superior da pgina, voc tambm ter uma viso geral de suas campanhas e, ainda, poder fazer o download das tabelas que contm suas mtricas de desempenho como relatrios. 3. Oportunidades: encontre ideias de palavras-chave, lances e oramentos que podem ajudar a melhorar o desempenho de sua campanha. Voc ver mais sobre ela neste material. 4. Ferramentas e anlise: busque ferramentas que vo ajudar voc a gerenciar e melhorar a sua conta e use-as para solucionar problemas em potencial antes que eles se tornem mais graves. 5. Faturamento: veja seu histrico completo, insira e altere seus detalhes de faturamento e imprima faturas. 6. Minha conta: controle suas informaes pessoais, como login e preferncias de usurio, assim como moeda de cobrana e fuso horrio. Se quiser, use essa guia para convidar um parceiro de equipe ou um colega para gerenciar sua conta do Google AdWords. Tipo Para que usada Mensagens importantes que ajudam a manter sua conta ativa e em funcionamento. Mensagens sobre problemas em potencial a serem corrigidos. crticas para o funcionamento da sua conta. Onde aparece Em vermelho, na parte superior de uma guia. Com os comunicados, esquerda da guia Incio. Na seo "Mensagens", na parte superior de cada guia. Na pgina Comunicados, que pode ser encontrada no Exemplos Se seus anncios no estiverem em exibio. Se suas informaes de faturamento precisarem ser atualizadas. Se uma palavra-chave negativa estiver bloqueando uma palavra-chave positiva. Comunicado de um novo recurso no Google AdWords para ajudar

Alertas

Comunicados

Tipo

Para que usada

Onde aparece topo de cada pgina. Com os alertas, em uma seo esquerda da guia Incio.

Exemplos voc a acompanhar melhor seus anncios.

Notificaes

Mensagens opcionais, com as ltimas informaes sobre o desempenho de sua conta ou de elementos dela.

Em sua conta ou por email.

Um e-mail com relatrios de desempenho sobre uma determinada campanha publicitria.

Campanha. Para facilitar ainda mais a exibio de seus anncios.


Dentro da sua conta, voc pode ter uma ou mais campanhas, e nela que voc determina onde e quando seus anncios so exibidos.

Como so divididos os Tipos de Campanha?


As campanhas so divididas em trs tipos:

Rede de Pesquisa e Display; Apenas Rede de Pesquisa; Apenas Rede de Display.

Quais so os Mtodos de Exibio de Anncios? Entrega padro (mtodo padro)


Como funciona: tentaremos distribuir uniformemente a exibio de seus anncios durante o dia todo (00h 23h59); Para quem mais indicado: este mtodo ser melhor se voc quiser alcanar clientes em momentos diferentes ao longo do dia. Se voc tiver um oramento pequeno, esse mtodo tambm poder ajudar voc a no gastar todo seu oramento pela manh, por exemplo: se voc tem um site de notcias locais e est anunciando no AdWords, voc provavelmente queira que ele seja visitado o dia inteiro e no somente pela manh, certo?;

O que esperar: como a exibio de seu anncio ocorre ao longo do dia, possvel que voc no o veja sendo exibido quando procur-lo. Para ver seu anncio em contexto, melhor usar a Ferramenta de visualizao de anncios do que fazer uma pesquisa no Google.

Entrega acelerada:

Como funciona: assim que cada dia comea ( meia-noite), seu anncio exibido com a maior frequncia possvel at que voc atinja o limite de seu oramento; Para quem mais indicado: para pessoas que preferem ver seus anncios exibidos com a maior frequncia possvel, comeando pela manh, mesmo que isso signifique que eles possam no ser exibidos durante o dia todo;

O que esperar: lembre-se de que seus anncios deixaro de ser exibidos assim que voc atingir seu oramento alocado para o dia. Dessa forma, se voc atingir seu limite de oramento pela manh, seu anncio no ser mais exibido at o dia seguinte.

Status de campanha: fique por dentro de tudo que rola em sua campanha.
O status de campanha ajuda voc a identificar qual a situao geral da sua campanha. No tem erro!

Status de campanha

O que significa

Prxima etapa Se voc ainda no consegue visualizar seu anncio, descubra o motivo e corrija o problema.

Qualificada

Ativa e pode exibir anncios.

Pausada

Inativa. Quando voc pausa uma campanha, seus anncios no so exibidos nem acumulam novos custos at que a campanha seja retomada. Inativa. Quando voc exclui uma campanha, os anncios no so exibidos nem acumulam novos custos at que a campanha seja reativada. Inativa, mas programada para comear em uma data futura.

Saiba como retomar campanha.

sua

Excluda

Saiba como reativar campanha.

sua

Pendente

Saiba como alterar a data de incio de sua campanha.

Status de campanha Finalizada

O que significa Inativa, porque passou sua data de trmino programada. Inativa, porque o saldo de sua conta de pr-pagamento acabou. Contas suspensas no exibem anncios nem acumulam novos custos at que mais fundos sejam adicionados em "Faturamento". Ativa, mas exibe anncios apenas ocasionalmente devido a restries de oramento. Passe o mouse sobre o balo ao lado do status para ver seu "Oramento recomendado".

Prxima etapa Saiba como alterar a data de trmino de sua campanha.

Suspensa

Saiba como adicionar fundos a sua conta de pr-pagamento.

Limitada pelo oramento

Saiba mais sobrerecomendaes de oramentoe, em seguida, ajuste o oramento de sua campanha.

Grupo de Anncios. Onde suas palavras-chave e seus anncios encontram a harmonia.


Dentro de uma campanha, voc pode ter vrios grupos de anncios, que so formados pela lista de palavras-chave e pelos anncios que elas acionam. Voc pode definir um lance para cada grupo de anncios, fazendo com que todas as palavras-chave dele adquiram este lance. Outros recursos legais so os itens individuais de segmentao como palavras-chave negativas, canais, listas de pblico-alvo e produtos.

Assim como as campanhas, os grupos de anncios tm as mesmas classificaes de status.

Anncio. Pra aparecer mesmo e fazer bonito.


Um anncio o que ser exibido aos usurios, na Rede de Pesquisa, Rede de Display e em dispositivos mveis. nele que o usurio clica para acessar seu website. Use e abuse de seus anncios, usando a criatividade para o texto ou imagem (Rede de Display), a fim de chamar a ateno dos seus possveis consumidores.

Status de anncio: fique por dentro de tudo que rola com seus anncios.
O status de anncio exibe a situao atual do seu anncio, e pode ser classificado de vrias formas. Abaixo esto elas. Dividimos em dois quadros para que voc saiba que somente os status do primeiro quadro estaro sob o seu controle, ok?

Pausado: inativo. Quando voc pausa um anncio, ele no exibido nem acumula novos custos at que seja retomado. Mesmo quando os anncios esto pausados, eles esto sujeitos a reviso. Por garantia, revisamos os anncios para que eles estejam em conformidade com as polticas do Google AdWords e as leis aplicveis, e tambm para que os anncios que forem aprovados possam entrar em exibio assim que voc os retomar;

Pendente: inativo, mas programado para comear a ser exibido em uma data futura; Finalizado: inativo, porque sua data de trmino programada passou; Excludo: inativo. Quando voc exclui um anncio, ele no exibido nem acumula novos custos at que seja reativado.

As outras classificaes no so de seu controle, mas importante que voc as conhea:

Em Reviso: quando voc salvar seu anncio, ele receber um status "em reviso" ou "qualificado". Os anncios "em reviso" no podem ser exibidos em local algum antes de serem aprovados, porque precisam de uma anlise mais profunda. Veja abaixo alguns anncios que inicialmente recebero o status "em reviso":

o o o

Anncios com segmentao para nossos sites parceiros; Anncios de texto que fazem referncia a produtos com determinadas restries de publicidade, como jogos de azar ou lcool; Anncios grficos e em vdeo.

Sempre que voc envia novos anncios ou faz alteraes em anncios existentes, eles so enviados automaticamente reviso. A gente faz de tudo para revisar todos os anncios o mais rpido possvel, e geralmente leva at trs dias teis. Depois que revisamos seu anncio, a coluna "Status" ser atualizada para exibir o novo status dele.

Qualificado: os anncios "qualificados" podem estar em exibio em pginas de Pesquisa Google antes de serem aprovados, porque acreditamos que eles tenham grande probabilidade de serem aceitos. Anncios qualificados s podero ser exibidos:
o o o

Em pginas de pesquisa Google depois de serem aprovados; Para usurios que tiverem desativado o filtro SafeSearch; Na Rede de Pesquisa e na Rede de Display depois de serem aprovados.

Aprovado: os anncios com esse status podem ser exibidos em todas as redes desde que seu contedo seja considerado adequado para todos os pblicos-alvo. Aprovado (no recomendado para menores): o contedo de anncios com esse status pode ser considerado inadequado para alguns pblicos-alvo. Por exemplo: anncios de jogos de azar ou sites de encontros. Esses anncios no sero exibidos para usurios que tiverem ativado o filtro SafeSearch. Alm disso, alguns sites na Rede do Google podem no aceitar alguns anncios classificados como "adultos" ou "no indicados para menores".

Aprovado (adulto): o contedo de anncios com esse status considerado "adulto". Por exemplo: anncios que promovam sites com imagens de nudez. Esse tipo de anncio s ser exibido para pesquisas com contedo considerado "adulto" por natureza.

Os anncios com contedo adulto no so permitidos em determinados pases. Por isso, veja nossa poltica de classificao do anncio para obter uma lista de pases nos quais anncios com contedo adulto no so permitidos.

Aprovado (limitado): anncios com esse status podem ser exibidos com algumas restries. Por exemplo: anncios que s podem ser exibidos em determinados pases, em determinados dispositivos ou com determinados termos de pesquisa baseado no contedo de seu texto do anncio e do website. Veja abaixo as limitaes possveis:
o o o o o o

Limitaes para anncios que contm termos de marcas registradas; Limitaes para anncios afetados por orientaes ao consumidor; Polticas de anncios para jogos de azar e contedo relacionado; Polticas de anncios para medicamentos controlados e contedo relacionado; Polticas de anncios para lcool; Requisitos de anncios para celular.

Reprovado: anncios com esse status apresentam algum problema de acordo com uma ou mais de nossas polticas de publicidade. Por isso, no podem ser exibidos at que o problema seja resolvido. Para corrigir o problema, saiba qual poltica seu anncio violou e edite seu anncio de forma que ele siga nossas polticas. Veja como corrigir anncios reprovados.

Site suspenso: anncios com esse status direcionam para um website suspenso. Por isso, no podero ser exibidos at que o problema seja resolvido. Um website suspenso um site que viola uma ou mais de nossas polticas. Para corrigir o problema, saiba qual poltica seu site violou e edite seu website de forma que ele siga nossas polticas. Veja como corrigir sites suspensos.

Em exibio (anncios em vdeo): um anncio em vdeo est aprovado para exibio no YouTube, e o Google no detectou problemas nele. Observao: isso no significa que o vdeo esteja sendo exibido no exato momento.

No est em exibio (anncios em vdeo): todos os quesitos (ttulo, descrio, vdeo etc.) de anncios em vdeo foram reprovados. Ainda no est em exibio (anncios em vdeo): um anncio em vdeo ainda no foi aprovado para exibio no YouTube, mas est em reviso. Com problemas (anncios em vdeo): um ou mais quesitos de anncios em vdeo esto marcados como "Reprovado" ou "Aprovado (com limitaes)." Isso significa que o anncio no est sendo exibido.

Hora de dar uma respirada. Mas volte logo, a gente ainda tem muito o que estudar!

Palavra-chave. Prepare o gatilho e dispare o seu anncio.


As palavras-chave so termos que voc define para disparar o anncio que ser exibido ao seu potencial cliente. Quanto mais relevante ela for expectativa de resultado da busca do seu cliente, melhor. Por isso, vale usar palavra, frase ou expresso, mas sempre estrategicamente, tudo bem?

Vamos entender este importante elemento do Google AdWords?


As palavras-chave esto organizadas dentro do grupo de anncios, ao lado, claro, dos prprios anncios. Quanto melhor conectadas suas palavras-chave forem com seus anncios, alm de relevantes e atrativas para os usurios, mais chances seus anncios tm de ser visualizados e clicados. Isso pode fazer com que sua meta de campanha seja atingida mais rapidamente.

Elas so usadas na Rede de Pesquisa, que seleciona os anncios de acordo com a semelhana ou exatido das suas palavras-chave. J na Rede de Display, nosso sistema procura colocar anncios prximos do contedo relacionado com elas.

Voc tambm pode definir um lance para cada palavra-chave, sendo possvel, assim, melhorar o valor investido nas palavras-chave com melhor desempenho. Mas podemos te ajudar nessa escolha. isso mesmo! A gente sugere o lance mnimo para que cada uma delas possa competir altura nos leiles (comparado com o histrico de busca e com a

concorrncia), assim como um lance mnimo para concorrer pela exibio na primeira pgina de pesquisa.

Como o grupo de anncios, as palavras-chave tambm tm uma lista de possveis status. Entenda melhor:

Pausada.
Status da palavrachave: Pausada. O que significa: Inativa. Quando voc pausa uma palavra-chave, significa que ela no exibir anncios nem acumular novos custos at que seja reiniciada. Inativa. Quando voc exclui uma palavra-chave, significa que ela no exibir anncios. A palavra-chave est ativa e pode exibir anncios. Em alguns casos, sua palavra-chave pode estar marcada como Qualificada mesmo que no esteja exibindo seu anncio no momento. Isso ocorre porque a aparncia do anncio para uma palavra-chave qualificada pode ser afetada pelo lance, pelo ndice de qualidade ou por outros fatores. A palavra-chave est ativa e pode exibir anncios. No entanto, a palavrachave no est exibindo anncios na primeira pgina dos resultados de pesquisa do Google no momento. Inativa e no est exibindo anncios. Geralmente significa que h um problema com uma ou mais das polticas de publicidade. A palavra-chave est inativa e no est exibindo anncios porque eles levam a um site que no funciona ou que violou uma ou mais de nossas polticas de publicidade. A palavra-chave no est qualificada para exibio porque est associada a um trfego de pesquisa mnimo em nossas propriedades. Isso significa que a palavra-chave pode no ser relevante s pesquisas dos usurios ou pode ser muito especfica ou incomum. Se o nmero de pesquisas dessas palavras-chave aumentar, mesmo que a diferena seja pequena, elas podero ser reativadas e comearo a acionar a exibio de seus anncios novamente. A palavra-chave no est qualificada para exibir anncios devido a um baixo ndice de qualidade. Isso significa que voc deve avaliar a possibilidade de excluir essa palavra-chave e adicionar outra mais relevante campanha. pausada. A palavra-chave est inativa devido ao status da campanha.

Excluda.

Qualificada.

Abaixo da estimativa de lance de primeira pgina. Reprovada.

Site suspenso.

Baixo volume de pesquisa.

Raramente so exibidas devido ao baixo ndice de qualidade. Campanha

Campanha pendente. Campanha excluda. Campanha suspensa. Campanha finalizada. Grupo de anncios pausado. Grupo de anncios excludo. Grupo de anncios incompleto.

A palavra-chave est inativa devido ao status do grupo de anncios.

Correspondncia: uma maneira mais eficiente de variar suas palavras-chave.


A correspondncia um recurso que permite o sistema escolher automaticamente as variaes para suas palavras-chave, por exemplo: sinnimos, plurais, expresses semelhantes, entre outras.

Confira os tipos de correspondncia que preparamos para suas palavras-chave:

Correspondncia ampla:
Sempre que um usurio faz uma busca usando uma expresso semelhante s suas palavras-chave, a correspondncia ampla faz seu anncio entrar no leilo dessa busca. O recurso um tipo de correspondncia padro a qual todas as palavras-chave so atribudas, quando voc no especifica outro tipo de correspondncia, ou seja, seus anncios so exibidos automaticamente em variaes relevantes de suas palavras-chave, incluindo sinnimos, formas singular e plural, possveis erros ortogrficos, variaes com o mesmo radical (como casa e casinha), pesquisas relacionadas e outras variaes relevantes.

Olhe s como a correspondncia ampla te d uma tima mo em sua campanha:

Economize seu tempo: no necessrio pensar em todas as variaes possveis de palavraschave, nosso sistema faz isso pra voc economizar seu tempo. Aproximadamente 20% das pesquisas que o Google recebe todos os dias so pesquisas que no so feitas h pelo menos 90 dias. Esse comportamento imprevisvel de pesquisa pode tornar quase impossvel a criao de uma lista de palavras-chave usando somente uma correspondncia exata que abrange todas as pesquisas relevantes possveis;

Invista nas palavras-chave que funcionam: se o anncio no receber cliques em uma determinada variao de palavra-chave escolhida automaticamente, nosso sistema deixar de exibi-lo para esse termo de pesquisa e outros semelhantes. Isso impede o acmulo de cobranas por cliques em variaes de palavras-chave que no esto funcionando, e ainda ajuda voc a concentrar-se nas que funcionam.

Correspondncia ampla modificada:


A correspondncia ampla modificada permite que voc especifique determinados termos de palavra-chave de correspondncia ampla, ou suas variantes prximas, que devem ser exibidas para acionar o anncio. Entre as variaes aproximadas, esto: erros de ortografia, formas singular/plural, abreviaes e acrnimos, bem como variaes de um mesmo radical (como casa e casinha). As variantes modificadas no incluem sinnimos ou pesquisas relacionadas. Adicionar palavras-chave de correspondncia ampla modificada pode aumentar os cliques e converses de uma campanha, e ainda oferece um controle mais preciso que a correspondncia ampla.

Correspondncia de frase:
Com a correspondncia de frase, o anncio ser exibido quando as pessoas pesquisarem a frase exata mesmo se elas inclurem uma ou mais palavras, antes ou depois da frase.

Tambm exibiremos seu anncio quando uma pessoa pesquisar uma variao aproximada da palavra-chave de correspondncia de frase. As variaes aproximadas so: palavras com erros de ortografia, formas singular e plural, acrnimos, variaes de um mesmo radical, abreviaes e acentos.

A ordem das palavras tambm muito importante com a correspondncia de frase, ou seja, seu anncio no ser exibido se o usurio inserir uma palavra adicional no meio da palavra-chave. A correspondncia de frase mais flexvel do que a correspondncia exata, porm mais segmentada do que a opo de correspondncia ampla padro.

Veja como a correspondncia de frase pode ajudar voc:

Criar anncios com as palavras-chave que seus clientes pesquisam: voc pode descobrir quais termos de pesquisa os clientes estavam usando quando clicaram em seu anncio. Em seguida, adicione as palavras ou frases encontradas sua lista de palavras-chave e use-as em seus novos anncios para alcanar clientes com maior probabilidade de ter interesse em seu produto ou servio;

Aumentar sua CTR (Taxa de Cliques): a correspondncia de frase aumenta a probabilidade de um clique porque seu anncio exibido apenas quando ele corresponde frase do usurio que fez a pesquisa. Ela tambm ajuda a diminuir as impresses indesejadas a termos de pesquisa que no correspondem a sua frase;

Exibir o texto do anncio em negrito: sempre que sua palavra-chave exata corresponder ao termo de pesquisa de algum, ela ser exibida em negrito. Isso pode ajudar a atrair a ateno do usurio quando seu anncio for exibido. Como no possvel qualquer formatao manual, como negrito, no texto de anncio, a correspondncia de frase uma boa opo de para torn-lo mais visvel.

J que o disparo acertou o alvo, que tal uma pausa bem rpida? Ainda temos muita lio pela frente.

Correspondncia exata:
Com a correspondncia exata, seus anncios so exibidos na hora que algum pesquisa sua palavra-chave exata, sem palavras adicionais antes, depois ou no meio. Tambm exibimos o seu anncio quando uma pessoa pesquisa variaes aproximadas da palavrachave. As variaes aproximadas incluem erros de ortografia, formas singular e plural, acrnimos, variaes de um mesmo radical, abreviaes e acentos.

A correspondncia exata til para:

Limitar quem pode ver seu anncio: ela pode ser til para limitar a exibio de seu anncio apenas s pessoas que pesquisarem as palavras-chave exatas ou as variaes aproximadas delas. Essas so as pessoas com maior probabilidade de ter interesse no que voc tem a oferecer;

Exibir o texto do anncio em negrito: sempre que sua palavra-chave exata corresponder ao termo de pesquisa de algum, ela estar em negrito no seu anncio.

Saiba mais sobre a correspondncia exata.

Palavras-chave negativas. Pra otimizar ainda mais sua

campanha na busca pelos anncios.


As palavras-chave negativas so listas de palavras que voc adiciona para evitar que as buscas dos usurios por estes termos resultem na exibio do seu anncio. Quando voc adiciona termos como palavras-chave negativas (campanhas "Apenas na Rede de Pesquisa" e "Redes de Pesquisa e Display") ou como excluses de palavraschave (campanhas "Apenas na Rede de Display"), o anncio no ser exibido para as pessoas que procuram esses termos ou visitam sites que contenham esses termos.

As palavras-chave negativas permitem otimizar sua campanha, porque:


Evitam que seu anncio seja exibido para pessoas que pesquisam ou visitam websites sobre produtos que voc no oferece; Exibem anncios para pessoas que esto mais propensas a clicar neles; Reduzem os custos excluindo palavras-chave que voc est gastando dinheiro, mas no est recebendo retorno.

A seguir, voc ver um quadro que vai te ajudar, e muito, a entender melhor os tipos de correspondncia de palavras-chave. Vamos l?

Tipo de correspondncia:

Smbolo especial: Nenhuma + palavrachave Palavrachave [palavrachave] -palavrachave

Exemplo de palavra-chave: Chapus femininos + chapus femininos Chapus femininos [chapus femininos] -beisebol +

Exemplos de pesquisas: Comprar femininos. chapus

Correspondncia ampla. Correspondncia ampla modificada. Correspondncia frase. de

Chapus femininos. Comprar femininos. chapus

Correspondncia exata. Correspondncia negativa.

Chapus femininos. Bons de beisebol. (seu anncio no seria exibido)

Aproveite pra descansar um pouco assistindo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=Kbc7feBQDp4

ao

vdeo

A correspondncia de frase e a correspondncia exata s funcionam com os seguintes tipos de campanha: Apenas Rede de Pesquisa e Rede de Pesquisa e Display. Fique ligado!

As palavras-chave, e sua correspondncia, no diferenciam maisculas e minsculas. Exemplo: no necessrio inserir tnis para corrida e Tnis para Corrida como palavras-chave.

Saiba mais sobre como escolher palavras-chave para suas campanhas na Rede de Display.

Quer criar uma lista? No sabe como? A gente tem algumas dicas pra voc:
Pense como um cliente para criar sua lista inicial.
Essa a primeira etapa. Anote as categorias principais de sua empresa e os termos ou frases que podem estar dentro de cada uma delas. Inclua tambm termos ou frases que seus clientes usariam para descrever seus produtos ou servios.

Quer um exemplo? Ento a vai:

Se voc vende calados masculinos para a prtica de esportes, pode comear com algumas categorias bsicas que os clientes usariam, como calados masculinos para prtica d e esportes. Voc tambm pode adicionar tnis masculinos ou calados masculinos tipo tnis se descobrir que esses so termos comuns usados para seus produtos. Expanda ainda mais a sua lista incluindo sua marca e nomes de produtos.

Selecione palavras-chave mais abrangentes ou especficas, dependendo de sua meta.


Agora, se voc quiser ter o maior nmero de clientes em potencial vendo o seu anncio, selecione palavras-chave especficas que estejam diretamente relacionadas ao tema de seu anncio. Usar palavras-chave mais especficas significa que seu anncio aparecer somente em termos que se aplicam a sua empresa. Porm, lembre-se: se as palavras-chave forem muito especficas, talvez seja mais difcil alcanar a quantidade de pessoas que deseja.

Se voc quiser alcanar o maior nmero possvel de pessoas, escolha palavras-chave mais abrangentes. Isso pode dificultar o alcance de clientes em potencial porque seu anncio poderia

aparecer em pesquisas nem sempre relacionadas sua empresa. Alm disso, elas podem exigir valores de lance maiores por serem mais concorridas.

Veja esse exemplo:

Se voc vende calados masculinos para a prtica de esportes, pode escolher palavras-chave especficas, como calados masculinos de cross-country: um tipo de sapato que voc oferece. Dessa forma, seu anncio estar qualificado para exibio quando algum acessar um website sobre a corrida cross-country.

Se voc tem uma loja grande de varejo de calados, pode escolher uma palavra-chave abrangente, como calados. Dessa forma, seu anncio estar qualificado para exibio quando algum pesquisar uma ampla variedade de calados ou acessar sites sobre moda.

Uma sugesto nossa ter algumas palavras-chave especficas e, depois, decidir quais geram os melhores resultados. No importa o quo abrangentes ou especficas sejam as palavras-chave, elas precisam ser sempre o mais relevantes possvel para seus anncios e seu website. Evite a presena de palavras-chave duplicadas na conta, pois o Google exibe somente um anncio por anunciante para determinada palavra-chave, ok?

Agrupe palavras-chave semelhantes em temas.


Aqui, voc pode criar anncios sobre os temas para cada grupo de anncios baseando-se na estrutura do seu site e, ns, poderemos exibir anncios mais relevantes para clientes em potencial quando eles pesquisam um produto ou servio especfico. Alm disso, voc manter sua conta mais organizada se suas palavras-chave estiverem agrupadas em temas.

Entenda melhor, com o exemplo abaixo: Se voc tem uma loja de tnis para corrida, pode ter um grupo de palavras-chave para tnis para corrida leve e outro para tnis para trilhas. Desse modo, podemos exibir para os clientes em potencial seu anncio sobre tnis para corrida leve quando eles pesquisam uma das palavraschave desse grupo de anncios, como correr descalo.

Escolha o nmero certo de palavras-chave.


Nesse ponto, a maioria dos anunciantes acha til ter entre 5 e 20 palavras-chave por grupo de anncios, embora o limite seja bem maior. Lembre-se de que cada grupo de anncios criado

deve conter palavras-chave diretamente relacionadas ao tema desse grupo. No necessrio incluir outras variaes das palavras-chave, como possveis erros de ortografia ou verses no plural. Outra opo inteligente compor sua palavra-chave com duas ou trs palavras (uma frase), elas tendem a funcionar de maneira mais eficiente.

Quer um exemplo? Se seu grupo de anncios tiver a palavra-chave de correspondncia ampla comprar tnis, seu anncio estar qualificado para ser exibido quando algum pesquisar essa palavra-chave ou qualquer variao dela, como comprar tnis, comprar tnis de corrida, comprar sapato esportivo ou comprar calados esportivos.

Use o Planejador de Palavras-chave.


O Planejador de palavras-chave gera ideias de palavras-chave, estimativas de trfego, mostra qual deve ser o desempenho de uma lista de palavras-chave ou o nmero mdio de vezes que as pessoas pesquisaram esses termos. Isso pode ajudar voc a decidir quais palavras-chave podem ajudar a direcionar trfego para seu website ou aumentar o conhecimento de seu produto, usando a Rede de Pesquisa.

Siga este exemplo: Se voc inserir a frase tnis para corrida no Planejador de palavras -chave, ele poder mostrar tnis para corrida em promoo ou tnis para corrida com controle de movimento como palavras-chave adicionais a serem consideradas. Para cada sugesto, voc receber estatsticas, por exemplo: o nvel de competitividade da palavra-chave ou o nmero mdio de vezes que as pessoas pesquisaram esse termo em todo o mundo.

EXPERIMENTE usar essa ferramenta.

Melhore sua taxa de cliques com palavras-chave negativas.


Em alguns casos, convm impedir a exibio de seu anncio para termos no relevantes para seu negcio. Adicione palavras-chave negativas para ajudar a reduzir os custos e exibir seus anncios somente para os termos de pesquisa desejados.

Acompanhe o exemplo abaixo e fique por dentro:

Imagine que sua loja de tnis para corrida venda somente tnis masculino. Se voc no quiser que seu anncio seja exibido para tnis de corrida feminino, avalie a possibilidade de adicionar mulheres e meninas como palavras-chave negativas para impedir que seu anncio seja exibido quando as pessoas pesquisarem termos que incluam tais palavras-chave, como tnis para corrida feminino.

Use o relatrio de termos de pesquisa.


O relatrio de termos de pesquisa fornece i nformaes sobre o que as pessoas estavam pesquisando quando visualizaram e clicaram em seu anncio. Essas informaes podem ajudar voc a remover palavras-chave com baixo desempenho, adicionar outras novas ou identificar palavras-chave negativas.

ndice de qualidade. Pra voc analisar melhor o seu anncio.


O ndice de qualidade uma estimativa da relevncia em que nossos sistemas analisam o anncio, a palavra-chave e a pgina de destino. Afinal, esses so os trs itens mais relevantes e teis para quem visualiza seu anncio. Significa que quanto mais alto o ndice de qualidade maior a relevncia. Entendeu?

Para cada palavra-chave, definido um ndice de qualidade. Quer saber como ele calculado? Veja:

A CTR (taxa de cliques) anterior de sua palavra-chave: com que frequncia essa palavrachave gerou cliques; A CTR anterior de seu URL de visualizao: com que frequncia voc recebeu cliques com seu URL de visualizao; O histrico de sua conta: a CTR geral de todos os anncios e palavras-chave em sua conta; A qualidade de sua pgina de destino: qual a relevncia, transparncia e facilidade de navegao de sua pgina; A relevncia de sua palavra-chave para o anncio: qual a pertinncia de sua palavrachave para seus anncios; A relevncia de sua palavra-chave para a pesquisa: qual a importncia de sua palavrachave para o que o seu cliente pesquisa; Desempenho geogrfico: o desempenho de sua conta nas regies segmentadas;

O desempenho de seus anncios em um site: a performance de seu anncio exibido no site em questo e em sites similares (se voc estiver segmentando Rede de Display); Seus dispositivos segmentados: como est o desempenho de seus anncios em diferentes tipos de dispositivos, como computadores/laptops, celulares e tablets (voc recebe diferentes ndices de qualidade para diferentes tipos de dispositivo).

Lembre sempre de aprimorar alguns desses fatores para contribuir pelo aumento do ndice de qualidade de seus anncios.

Leia novamente essa ltima parte. Leu? Pronto, agora tire uma pausa pra um lanche e volte daqui a uns minutinhos.
Em cada leilo, so analisados principalmente dois aspectos do seu anncio: o lance e o ndice de qualidade. Um anncio com ndice de qualidade mais alto que os concorrentes geralmente ganha os leiles, ainda que eles tenham lances maiores, ou seja, quanto mais alto o ndice, mais barato seu CPC real. isso mesmo!

De quais formas o ndice de qualidade pode afetar os itens da sua conta:

O lance da palavra-chave estimado para primeira pgina: ndices de qualidade mais altos levam a lances estimados de primeira pgina mais baixos. Ou seja, fica mais fcil seu anncio ser exibido na primeira pgina dos resultados de pesquisa;

O lance da palavra-chave estimado para parte superior da pgina: quanto mais altos forem os ndices de qualidade, menores sero os lances estimados na parte superior da pgina; Posio do anncio: ndices de qualidade mais altos levam a posies tambm mais altas.

Idioma. Fale a lngua do seu mundo. Ou melhor, do seu anncio.


O AdWords possibilita que voc segmente idiomas diferentes do seu por meio do recurso idioma de destino. Esse recurso permite que voc escolha o idioma dos sites nos quais voc gostaria que seus anncios fossem exibidos. Geralmente, a gente exibe seus anncios para os clientes que utilizam produtos do Google (como o Gmail ou a Pesquisa Google) ou visitam sites da GDN (Rede de Display do Google) nesse idioma. Mas fique esperto: seus anncios devem ser escritos no idioma segmentado porque o Google AdWords no traduz anncios ou palavras-chave.

Veja esse exemplo:

Digamos que voc venda caf em gros on-line e queira segmentar clientes que falam espanhol. Voc configura uma campanha do Google AdWords segmentada para o idioma espanhol, com anncios e palavras-chave em espanhol. Se as configuraes de idioma da interface do Google de seus clientes estiverem definidas como espanhol, seus anncios de caf podero ser exibidos quando eles fizerem uma pesquisa por suas palavras-chave.

Local de destino. Segmenta a regio para a exibio de seus anncios. Hei, onde voc est?
Ao usar as configuraes de local, seus anncios sero exibidos para os clientes nas regies segmentadas geograficamente e, se preferir, tambm nas reas adicionais sugeridas pelo Google AdWords.

Nesse caso, voc define um pas, uma regio, uma cidade, ou um raio de atuao, e o AdWords seleciona somente os potenciais clientes que esto nesses locais para exibir seus anncios. Voc tambm pode optar por exibir seu anncio apenas para quem citar o local de destino na busca.

Entenda melhor:

Voc tem um hotel em Curitiba e pretende anunciar para quem est fora da cidade, buscando por hotis em Curitiba, ou tambm para quem est em Curitiba e pesquisa apenas por hotis.

Veja outro exemplo:

Se sua empresa for um cinema, no Recife, voc poder segmentar seus anncios para uma rea com at 20 km de raio ao redor do estabelecimento para que somente os maiores fs de cinema vejam seu anncio.

Mais um exemplo para que voc no tenha mais dvidas:

Se voc tem uma padaria em So Paulo, pode segmentar seus anncios rea metropolitana de So Paulo, a fim de atrair os clientes locais quando eles procurarem misto-quente no google.com.br.

Torne seus anncios mais eficientes. A gente garante uma ajudinha, mas o sucesso voc quem faz.
Visualize o desempenho por local.
Para fazer essa visualizao, voc pode usar os dados de desempenho geogrfico a fim de confirmar se seus anncios esto sendo exibidos em determinados locais, assim como comparar o desempenho de seus anncios em locais diferentes. Use essas informaes para identificar as reas em que deseja focar e confira as dicas dessa lista para ajudar voc a fazer com que seus anncios sejam mais eficientes em cada rea. Combinado?

Veja esse exemplo:

Voc tem uma campanha que segmenta todo o Japo, mas a sua localizao no o Japo, a Mauritnia (Vale um misto-quente se voc souber onde fica). Ao visualizar seus dados de desempenho geogrfico, estando em outro pas, voc confirma que os anncios esto recebendo impresses em cidades por todo o Japo. Alm disso, voc descobre que os anncios apresentam melhor desempenho em Tquio e Kyoto. Assim, decide criar uma nova estratgia de publicidade que segmenta essas reas.

Atribua uma poro maior ou menor de seu oramento para determinadas reas.
Se sua campanha apresenta um desempenho melhor em determinadas reas, vale a pena criar campanhas diferentes segmentadas apenas para essas reas. Isso lhe permite aumentar os lances de palavras-chave e oramentos, a fim de maximizar as impresses de anncios em cidades com alto desempenho. melhor usar as mesmas palavras-chave do que as outras campanhas, porm, defina lances de palavra-chave menores, ok?

Acompanhe esse exemplo:

Suponha que voc segmente todo o Brasil em sua campanha publicitria de equipamentos de mergulho, mas vende a maior parte dos equipamentos a clientes em Alagoas. Nesse caso, voc precisa criar uma campanha diferente, segmentando somente Alagoas, para que possa avaliar facilmente o desempenho da campanha no estado em questo e ajustar seu oramento.

Escreva o texto do anncio que se destaca em determinadas reas geogrficas.


Destaque os elementos de vendas exclusivos de sua empresa, como determinados produtos ou servios que apresentam mais probabilidade de despertar o interesse dos clientes nessas reas. Nesse caso, voc tambm pode oferecer promoes disponveis apenas para determinadas reas.

Quer um exemplo? Olha ele a:

Voc acredita que sua loja de roupas on-line vende a maior parte de casacos pesados para pessoas do estado de Santa Catarina. Por isso, para atrair esses clientes catarinenses, voc precisa cria um anncio segmentado promovendo seus casacos pesados.

Use pginas de destino especficas para o local.


Se voc tiver diferentes pginas de destino em seu site para cada regio atendida, direcione os clientes pgina de destino mais especfica rea geogrfica deles. Assim, eles no precisam perder tempo procurando as informaes relevantes para eles.

Olha o exemplo a, gente!

Imagine que voc seja um corretor de imveis. Imaginou? E que seu website possui listas de apartamentos venda em todo o Rio de Janeiro. Se um cliente estiver pesquisando apartamentos em Petrpolis, melhor direcion-lo sua pgina de destino com apartamentos em Petrpolis, em vez de apartamentos em Niteri.

Use as extenses de local para destacar seu endereo comercial.


Se for importante que os clientes conheam a localizao de sua empresa, nesse caso poder ser til adicionar extenses de local a seus anncios. Extenses de local incluem o endereo comercial e o nmero de telefone de forma integrada com o texto do anncio.

Se todas as empresas em suas extenses de local estiverem nos EUA, voc pode segmentar um raio ao redor de suas extenses de local para exibir anncios s pessoas localizadas prximo de sua empresa. Com multiplicadores de lance, voc tambm pode definir lances diferentes para essas reas.

Observe o exemplo:

Imagine que voc seja dono de uma oficina de bicicletas no centro de So Paulo. Com as extenses de local, caso um cliente esteja prximo sua loja e pesquisar oficinas de bicicletas poder ver seu anncio, juntamente com o endereo completo e nmero de telefone, e dirigir-se at ela a fim de consertar um pneu furado.

Exclua regies que no apresentam um bom desempenho.


Se voc estiver recebendo cliques com uma taxa de converso baixa em determinadas regies, ou cliques de regies em que no deseja que seus anncios sejam exibidos, a gente sugere a voc excluir essas regies da segmentao.

Um bom exemplo vale mais do que mil palavras:

Se voc segmentar todo o Brasil, mas descobrir que os cliques de Minas Gerais no geram muitas converses sua empresa, voc poder excluir esse estado para impedir que os anncios sejam exibidos para clientes dali.

Dicas

Se voc tiver uma empresa de comrcio eletrnico, por exemplo, segmente todos os locais onde entrega produtos, no apenas onde sua empresa est fisicamente localizada. interessante manter suas configuraes de idioma e o local de destino consistentes. Por exemplo: se estiver segmentando usurios na Frana, segmente tambm o idioma francs e verifique se seus anncios esto escritos em francs.

Leilo de anncios. Um conjunto de lances pra que voc faa o melhor arremate.
Sempre que um anncio do Google AdWords exibido, ele passa pelo que chamamos de leilo de anncios, um processo que decide quais anncios sero exibidos e em qual ordem. Simplificando: no como um leilo de obras de arte em que o maior lance sempre vence. Na verdade, o Google AdWords faz algo um pouco mais interessante. Quer saber o qu? Veja:

A pesquisa.
Jos procura por "entrega de pizza", com o estmago roncando em background.

Os anncios so reduzidos.
Agora, o sistema do Google AdWords encontra todos os anncios cujas palavras-chave correspondam suficientemente frase "entrega de pizza".

Os anncios so reduzidos ainda mais.


A partir desse conjunto de anncios correspondentes, o sistema ignora todos aqueles que no sejam qualificados, como anncios segmentados a um pas diferente ou que tenham sido reprovados.

Os anncios so ordenados.
Os anncios restantes so mostrados, ordenados na pgina pela combinao do valor e da qualidade do lance (chamamos essa frmula de Classificao do anncio ou Ad Rank).

Os anncios so exibidos.
Jos (lembra dele?) v anncios relevantes sendo exibidos e pede a pizza de seus sonhos.

Repita o processo.
Dessa maneira, sempre que algum Jos ou qualquer outra pessoa quiser uma pizza e fizer uma pesquisa, todo o processo de leilo recomea com resultados que podem ser diferentes, dependendo da concorrncia naquele exato momento.

Fim... Do processo, no do estudo. Vamos em frente!


Lembre-se: o processo de leilo usa a qualidade e os lances para determinar a posio de seu anncio. Assim, mesmo que os lances de seus concorrentes sejam maiores do que o seu, voc poder conseguir uma posio de maior destaque (por um preo menor) com palavras-chave e anncios altamente relevantes.

Esse mesmo processo de leilo repetido a cada pesquisa no Google, sempre com resultados potencialmente diferentes. Assim, no se preocupe se sua posio na pgina flutuar. normal que ela varie de um momento para outro.

Na etapa 4, mostrada acima, os anncios esto ordenados na pgina (essa a posio do anncio) usando uma frmula chamada classificao do anncio. Os componentes principais dessa classificao so seus lances e a qualidade de seus anncios, suas palavras-chave e seu site. Temos uma dica: se quiser melhorar sua posio, voc precisar superar seus concorrentes com melhor qualidade, valores de lance maiores ou a mistura de ambos. Um desafio e tanto.

Mas fique tranquilo, pois o Google AdWords te ajuda a bater a concorrncia e aparecer na primeira pgina de resultados. Conhea a Estimativa de lance de primeira pgina e vena todos esses desafios:

O valor da estimativa de lance de primeira pgina prev o lance de CPC (custo por clique) necessrio para que seu anncio alcance a primeira pgina dos resultados de pesquisa do Google quando uma consulta corresponde exatamente palavra-chave. Essa estimativa baseada no ndice de qualidade e na concorrncia atual do anunciante para essa palavrachave. Quer saber mais? Clique aqui.

CPC. No basta olhar. Tem que clicar.

Aqui, voc define um preo mximo de custo por clique que cada um de seus anncios do Google AdWords recebe, por exemplo: se cem pessoas visualizarem seu anncio e trs clicarem nele, voc pagar somente pelos trs cliques e no pelas outras 97 visualizaes. Entendeu?

Explicando melhor, o CPC funciona assim: o valor mximo que voc define e est disposto a pagar por um clique, chamado de CPC mximo. At a tudo bem. No entanto, geralmente voc pagar menos (s vezes, muito menos), afinal seu anncio est participando de um leilo, ou seja, sempre pagar o menor valor necessrio para se classificar acima do anunciante na posio imediatamente abaixo da sua. O valor final que voc paga por um clique chamado de CPC real. Porm, um outro elemento afeta o CPC real que voc paga: o ndice de qualidade. Assim que determinado, o ndice combinado com o lance mximo de CPC para classificar seus anncios entre os de outros anunciantes. Lembra dessa combinao de ndice de qualidade e CPC mximo? Ad Rank, ou classificao do anncio.

Mximo e Real. Ficou faltando o CPC Mdio. Suponhamos que o seu anncio receba dois cliques. Um no valor de quarenta centavos outro de oitenta centavos. O CPC Mdio do seu anncio, ento, ser de sessenta centavos. Para ver os seus valores de CPC Mdio s ir at a coluna CPC MED em uma das tabelas na guia Campanhas.

Simples, no ? Veja agora de que maneira voc pode definir seus lances.

CPCs de grupo de anncios: define o mesmo CPC mximo para todas as palavras-chave de um grupo de anncios. Se voc escolher um CPC de R$ 1,00, esse ser seu CPC mximo quando algum pesquisar po francs, torradas ou misto -quente (no caso, uma de suas palavras-chave). O mesmo lance ser aplicado aos canais, se voc estiver exibindo seu anncio na Rede de Display. Essa a maneira mais fcil de gerenciar seus CPCs;

CPCs no nvel da palavra-chave: define um CPC mximo separado para cada palavra-chave em um grupo de anncios, por exemplo: se voc souber que usurios que procuram misto quente tendem a comprar mais do que as pessoas que procuram po francs, defina um lance de R$ 1,25 para cada clique em misto -quente e de R$ 1,00 para cada clique em po francs;

CPCs no nvel do canal: voc pode definir um CPC para cada canal na Rede de Display, caso desejar. Portanto, se voc souber que um determinado website obtm resultados excelentes para voc, defina um lance maior aos canais desse site.

Essa histria de po francs e misto-quente deu uma fome. Que tal uma pausa para um lanche?

Se preferir, voc pode escolher os lances automticos e deixar com que o Google AdWords defina seu CPC mximo.

Com os lances automticos, voc nos diz: "Defina meus lances mximos de CPC para que eu receba o mximo possvel de cliques com meu oramento geral". Mas se quiser selecion-los manualmente, ns podemos te ajudar com essas trs ferramentas:

O Simulador de lances processa cenrios hipotticos, como "quantas impresses a mais eu teria recebido se meu lance fosse R$ 0,10 maior na semana passada"; O Estimador de trfego mostra com que frequncia algumas palavras-chave so pesquisadas e oferece um resumo das estimativas de custo; As estimativas de lance de primeira pgina ajudam voc a visualizar o valor do lance necessrio para colocar seu anncio na primeira pgina dos resultados de pesquisa do Google.

Exemplo: se voc achar que vale a pena pagar R$ 0,25 para algum acessar seu website, defina esse valor como seu CPC mximo. Voc pagar R$ 0,25 quando uma pessoa ler seu anncio e clicar nele. Se 20 pessoas clicarem, voc pagar no mximo R$ 5,00. Se ningum clicar, no pagar valor algum.

Se sua campanha for do tipo "Rede de Pesquisa e Rede de Display", voc pode definir um lance de CPC diferente para a Rede de Display.

Voc tambm pode definir um CPC para cada tipo de dispositivo, por exemplo: R$ 0,30 para celular e R$ 0,25 para desktop.

CPM. O lance que define um valor a cada mil visualizaes de seu anncio.
O CPM uma forma simples de cobrana exclusiva da Rede de Display do Google. Com o lance de CPM (custo por mil, lembra?), voc define um preo mximo de custo para cada mil vezes que seu anncio for exibido. A cobrana feita por visualizaes, independente de quantos cliques ele receber.

Algumas pessoas preferem os lances de CPM porque desejam definir um valor mximo a pagar para cada impresso, em vez de cada clique. Outras simplesmente no se preocupam com os cliques para sua campanha publicitria. As empresas que s desejam que seu nome seja mostrado para mais pessoas, por exemplo, podero se importar mais com exibies de anncios do que com cliques e visitas em seu website.

Para voc definir o valor mximo de CPM, existem duas maneiras:

CPMs de grupo de anncios: define o CPM mximo no nvel do grupo de anncios para ter o mesmo CPM a todas as palavras-chave e canais nesse grupo de anncios. Explicando melhor: suponha que voc escolha um CPM para o grupo de anncios de R$ 1,20. Se seu anncio for mostrado em um site associado a rosas ou tulipas, ou for exibido em um blog sobre flores, o CPM mximo sempre ser R$ 1,20. Essa a maneira mais fcil de gerenciar seus lances de CPM.

CPMs no nvel do canal: define um lance de CPM para cada canal, caso preferir. Nesse caso, se voc souber que um site obtm resultados excelentes, voc poder definir um lance maior para os canais desse site.

Quer saber como os lances de CPM e de CPC concorrem?

E a, o assunto est dando sono? A gente tem a soluo: lave o rosto e volte j. Estamos apenas no comeo.

CPA. O lance que s acredita vendo. Ou melhor, que s paga quando recebe uma converso.
O lance de CPA (Custo por Converso) um mtodo de cobrana no qual voc s paga quando recebe uma converso. Converso? O que uma converso? Uma converso pode ser uma venda, uma inscrio, ou qualquer ao que voc queira que o usurio faa em seu site, depois de ter clicado no seu anncio no Google AdWords. Agora ficou fcil!

Para que voc fique por dentro ainda mais do assunto, o CPA faz parte do recurso Otimizador de Converses do AdWords, que prev quais cliques tm probabilidade de gerar uma converso. Nosso sistema automaticamente define o lance para tentar receber o mximo possvel de converses ao CPA especificado.

Ao usar o Otimizador de Converses, voc pode escolher entre dois tipos de lances de CPA:

Um lance de CPA desejado o valor mdio que voc pode pagar por uma converso. Alguns lances ficam acima e outros ficam abaixo desse CPA desejado, mas, no total, o custo por converso deve ter como mdia o CPA desejado definido;

Um lance mximo de CPA o valor mximo que voc pode pagar por uma converso. Quando voc usa o Otimizador de Converses, a maioria de seus lances fica abaixo do valor mximo definido.

O lance de CPA uma tima forma de oferecer lances diferentes em cada leilo para voc conseguir mais clientes, alm de ser a melhor opo para pagar apenas por cliques que se converteram no seu objetivo, por exemplo: se seu objetivo vender uma TV para quem clicar no seu anncio, voc s ser cobrado se o usurio que clicou no seu anncio realizar a compra em seu site.

Posicionamento. De uma pgina a outra, seu anncio agradece.


Chamamos de posicionamento o lugar e a pgina em que seu anncio exibido na Rede de Pesquisa. A posio dele pode variar entre as vrias pginas de resultado e entre os anncios que so exibidos nelas.

Os anncios que possuem melhor classificao (Ad Rank) no leilo so exibidos nas primeiras posies e pginas. Mas como feita essa classificao? bem simples: multiplicamos o lance de CPC e o ndice de qualidade, formando o Ad Rank.

Lembre que os anncios exibidos na primeira pgina de resultados de pesquisa tendem a ter mais visualizaes e cliques. Para manter a qualidade dos resultados nas buscas do Google, os anncios mais relevantes para cada busca so premiados com uma posio melhor.

Se perdeu em alguma parte? A gente te ajuda. Veja a seguir:

Como os anncios so posicionados nas pginas de resultados de pesquisa?


O anncio com a classificao mais alta exibido na primeira posio da pgina de resultados de pesquisa. Logo, o anncio com a segunda classificao mais alta exibido abaixo dele e assim por diante, at o final da pgina.

Quando um cliente passa para as prximas pginas de resultados de pesquisas, normalmente as duas regras a seguir so aplicadas para determinar a classificao de cada anncio:

Posio "Superior" (parte superior da pgina): todos os anncios de classificao alta esto qualificados para exibio nas posies superiores, desde que ultrapassem um determinado ndice de qualidade e limite de lance de custo por clique. At trs anncios podem ser exibidos nas posies superiores em cada pgina;

Posio "Outra" (parte lateral ou inferior da pgina): as partes lateral e inferior de uma pgina de resultados de pesquisa so registradas como "Outra" em suas estatsticas do Google AdWords e podem exibir at oito anncios. Normalmente, os anncios que no foram exibidos anteriormente na posio lateral ou inferior da mesma pesquisa esto qualificados para exibio nessas posies. Por exemplo: se um anncio foi exibido na lateral da primeira pgina, no ser exibido na lateral da segunda pgina, nem de nenhuma pgina posterior.

Observao
Em uma pesquisa, os anncios classificados posio Superior podem voltar a aparecer na posio Outra ou at mesmo na Superior novamente, s que em outras pginas.

Os anncios que aparecem em Outra, independentemente da pgina, no aparecero nessa mesma posio nas pginas seguintes, mas podem ser exibidos na posio Superior, caso estejam qualificados.

Oramento Dirio. Investimento todos os dias, resultado a qualquer hora.

No que voc investe o seu dinheiro? Parece at propaganda de banco, mas com o Oramento Dirio voc define o quanto quer investir por dia em exibio de seus anncios, ou seja, eles so exibidos at chegarem a um limite de custo que voc decidiu pagar. No dia seguinte, eles voltam a ser exibidos normalmente. E ainda com flexibilidade de alterar seu limite a qualquer momento. Isso ocorre paralelamente forma de cobrana que voc definiu cliques (CPC), visualizaes (CPM) ou converses (CPA).

Isto no propaganda de banco, mas temos o melhor negcio pra voc: continue estudando!
Para que voc possa calcular o seu oramento mensal, temos uma dica bem simples: pegue seu oramento dirio e multiplique por 30,4 (a mdia de dias de um ms).

Para melhorar a performance da sua campanha, o AdWords pode investir at 20% a mais do que seu limite dirio em dias com picos de acesso, e compensa isso em dias de menor trfego. Assim, voc consegue aproveitar mais cliques potenciais em dias com maior movimento, mas mantm seu planejamento mensal. Isso porque ele no ultrapassar 30,4 vezes o seu limite dirio no ms. Fcil, no? Ento decore o nome dessa caracterstica: superfornecimento.

Quando voc altera o oramento dirio da campanha, esses ajustes aparecem imediatamente em sua conta. Mas essa variao ocorre de acordo com o momento que voc fez a edio.

Veja a seguir o que ocorre com o oramento de acordo com a data ou a frequncia das alteraes:

Meio-dia

As campanhas geralmente gastam cerca de 50% do oramento na primeira metade do dia, e o restante, na segunda metade. No entanto, se a demanda de anncios estiver maior no comeo do dia, 70% do oramento dirio poder ser gasto durante a manh. Se voc fizer uma alterao de oramento por volta do meio-dia, poder gastar mais 50% do novo oramento dirio durante a tarde, o que poderia resultar em um gasto total dirio ligeiramente maior do que ambos os oramentos dirios vigentes no dia.

Vrias vezes durante dia

A cobrana ser feita com base no oramento dirio mais alto definido no dia.

Durante o ms

A cobrana referente ao ms no ser maior do que o novo oramento, multiplicado pelo nmero de dias restantes no ms mais o valor total gasto no

ms at ento. Por exemplo: se no dia 24 de novembro seu oramento dirio for de R$ 10,00, voc j tiver gasto R$ 226,00 no ms e, no mesmo dia, alterar o oramento dirio para R$ 20,00, a cobrana no ser maior que o seguinte: R$ 226,00 gastos at ento + (R$ 20,00/dia X 7 dias restantes) = R$ 366,00
Com a definio correta do seu oramento dirio, voc tem pleno controle do quanto sua campanha custa sem nenhuma surpresa nos gastos.

Anncio de texto. Seu desafio vender com palavras. O nosso, ajudar voc com ideias.
Geralmente, desenvolver um anncio de texto requer estar por dentro de alguns conhecimentos sobre como cri-lo. Nele, voc vai encontrar um link para o seu site e uma descrio ou promoo de seu produto ou servio. Mas lembre-se: com as extenses de anncio, voc pode ter muito mais. Veja com mais detalhes no decorrer deste texto.

Como conheo o formato de um anncio?


Para a Rede de Pesquisa (e para seu conhecimento), o nico formato possvel para seus anncios o de texto, que inclui ttulo, uma ou duas linhas de texto e o endereo de seu site exibido em verde. Simples assim!

importante tambm que voc entenda quais so os requisitos de cada item. D uma olhada:

Para mais informaes de limites em outros pases e idiomas, confira aqui.

O que um ttulo?
A primeira linha de seu anncio o ttulo. aquela informao que os clientes tm mais chances de ver, principalmente se ela corresponder quilo que esto procurando. Por isso, ateno: considere a incluso da palavra-chave no seu ttulo.

O que URL de visualizao?

a parte do anncio, marcada em verde, que indica o endereo do site que voc est promovendo. Para personalizar seu anncio, o Google AdWords permite que voc escolha um URL de visualizao breve, porm significativo. Nos bastidores, voc tambm pode atribuir a seus anncios de texto um URL de destino mais longo, que direciona a pessoa para o destino exato. Assim, elas podero ver somente o URL de visualizao em seu anncio, no o URL de destino.

E a descrio, o que ?
So as linhas finais de seu anncio de texto, onde voc descreve o produto ou o servio que est anunciando. Como o espao limitado, escolha as palavras com cuidado para destacar os detalhes e os benefcios mais importantes.

Como usar caracteres especiais em meus anncios?


Essa dica t na ponta da lngua ou, melhor dizendo, de vrias lnguas. Isso, porque possvel escrever seus anncios em diversos idiomas. Nesse caso, a maioria dos caracteres no pertencentes ao alfabeto ingls, incluindo til, trema e cedilha, ser exibida corretamente em seus anncios, inclusive no URL de visualizao.

O que so anncios para celular de ltima gerao (smartphones) na Rede de Pesquisa?


Parecem os anncios de texto normais que voc visualiza em um computador, porm, a principal diferena que a gente exibe menos anncios por pgina quando a pesquisa em um dispositivo mvel.

O que so anncios para celular WAP na Rede de Pesquisa?


Como os dispositivos WAP so pequenos e bem mais simples, esses anncios tm apenas duas linhas de texto com um limite de 12 ou 18 caracteres por linha, dependendo da linguagem usada. Se voc optar por inserir o URL de seu site, ele ser exibido na terceira linha.

Para mais informaes sobre anncios de texto, veja aqui.

Extenses: pra complementar as informaes do produto e incrementar o sucesso do anncio.

As extenses de anncios so aquelas informaes adicionais que podem ser exibidas com o seu anncio no Google. A adio dessas extenses campanha no tem custo algum, voc ser apenas cobrado pelos cliques em seu anncio. A maioria dessas extenses exibida na posio superior, onde o CPC (Custo Por Clique) costuma ser mais alto. Nesse caso, algumas interaes de usurios com extenses de anncios, como o envio de um formulrio ou a visualizao de um vdeo, tambm podero ser cobradas. At a tudo bem? Ento vamos em frente!

Boa parte das extenses de anncio criada no nvel da campanha. Por isso, se voc possui uma campanha avanada, alguns tipos de extenso tm recursos adicionais, por exemplo: a capacidade de cri-los no nvel do grupo de anncios ou exibi-los nos anncios

sem necessidade de configurao.


Voc tambm pode configurar as extenses ao criar sua campanha pela primeira vez ou, at mesmo, ao criar novas extenses em uma campanha existente. Ao usar extenses em sua campanha, voc pode:

Selecionar o melhor tipo de extenso de anncio para a meta de sua empresa; Conferir suas opes de sistema de preos e segmentao de rede; Configurar suas extenses; Compartilhar extenses.

As extenses de anncio funcionam, geralmente, como facilitador para o usurio, por exemplo: imagine que voc seja dono de uma oficina de bicicletas no centro de Porto Alegre. Imaginou? Bruno, um cliente pedalando a alguns quarteires de sua oficina, percebe que seu pneu est furado e precisa de ajuda para consertar sua magrela o mais rpido possvel. Ao pesquisar por oficina de bicicletas em seu smartphone, Bruno ver o seu anncio com uma extenso de local e um nmero de telefone. Assim, ele poder clicar no nmero para ligar imediatamente e pedir ajuda, ou clicar em seu endereo para saber como chegar at sua oficina, usando o GPS do smarthphone. Veja abaixo as extenses de anncio que voc pode usar, com base na ao que deseja que as pessoas realizem ao ver seu anncio ou no tipo de informao que deseja promover.

Antes de seguir em frente, temos uma boa extenso pra voc: tire uns minutos de descanso. Esperamos aqui no mesmo lugar.

Extenses de local.

Essa extenso traz o endereo comercial e o nmero de telefone de forma integrada com o texto do anncio. Dessa forma o endereo exibido, e seu cliente pode clicar para saber como chegar usando o mapa.

Extenses de chamada.
Falou em chamada, lembrou... telefone. Isso mesmo: com essa extenso, um nmero de telefone includo sem seu anncio, facilitando o contato direto de seus clientes com voc. Encurte a distncia entre o interesse do cliente e seu telefone tocando. Voc logo ver o resultado!

Sitelinks.
Os sitelinks apresentam mais do que apenas um link em seu anncio, criando atalhos para pginas do seu prprio site, sem precisar criar novos anncios. Isso encurta o trabalho de seu cliente, direcionando-o imediatamente pgina que ele quer visitar. Mais fcil que isso, impossvel!

Notas de redes sociais.


As notas de redes sociais mostram, em seus anncios, quantos seguidores da Pgina do Google+ sua empresa tem. Assim, a gente s exibe quando percebe que isso pode melhorar sua campanha.

Para vincular sua conta do Google+ com esta extenso:


Sua pgina do Google+ deve ser um URL verificado; O domnio do URL de sua pgina do Google+ deve corresponder ao domnio do URL de seu anncio; Sua pgina do Google+ precisa ter postagens recentes e de alta qualidade, alm de um nmero significativo de seguidores (cem para a maioria das empresas).

O melhor deixamos pro final: voc no ser cobrado quando uma pessoa clicar em um boto +1 ou um link para sua pgina do Google+.

Avaliaes de vendedor.
Esse processo mostra as classificaes recebidas por sua empresa on-line em seu anncio. Desse modo, a gente recolhe as avaliaes numa ampla gama de fontes pela

internet. A vantagem desse recurso o aumento das taxas de cliques com base na avaliao com estrelas no prprio anncio.

Voc no cobrado quando o cliente clica nesta extenso. Saiba mais.

Extenses de oferta.
As extenses de oferta divulgam cupons para uso na loja com seus anncios on-line. Desse modo, voc cadastra uma oferta, seja desconto ou frete grtis, por exemplo, e seu cliente fica mais tentado em comprar. Esse o segredo, no conte a ningum.

Como funcionam os custos das extenses?


Todas essas informaes adicionais em seus anncios no possuem custo adicional. Sim, gratuito! O Google AdWords s cobra por clique no anncio e, em suas extenses, at dois cliques por impresso.

Como usar uma extenso compartilhada?


Ao criar ou adicionar uma extenso, voc ter a opo de ignorar algumas etapas usando uma extenso j existente. Nesse caso, voc tambm pode compartilhar vrios tipos de extenses entre suas campanhas.

Polticas do anncio de texto.


Lembre-se sempre: o texto do anncio deve ser relevante, claro, preciso e tambm deve descrever os produtos ou servios oferecidos.

Relevncia:

Seus anncios e palavras-chave devem estar diretamente relacionados ao contedo da pgina de destino. Ao visualizarem seu anncio, os usurios devero compreender que tipo de produto, servio ou outro contedo encontraro no site;

Os produtos ou servios promovidos no anncio devem ser refletidos na pgina de destino. Consulte a poltica de declaraes de anunciantes.

Nmeros de telefone:

Nmeros de telefone no podem ser usados no texto do anncio nem em extenso de sitelink, exceto nomes de empresas que utilizam o 0800 (como 0800-EMPRESA). Nmeros

de telefone em anncios confundem os usurios, pois criam a expectativa de que vo comear uma ligao e no de que sero direcionados para um site. Para este fim, use extenses de chamada.

Clareza:

Os anncios no podem simular notificaes de caixa de entrada de e-mail; Os anncios no podem ter linhas de texto faltando, espaamento excessivo ou muitos erros de gramtica; Anncios que usam a insero de palavra-chave devem estar gramaticalmente corretos e ter lgica, alm de resultar em um texto de anncio significativo para o usurio; Os anncios no podem ter frases de chamariz, como clique aqui ou clique no boto +1. Isso inclui frases na terceira linha do anncio, que levam o usurio ao URL de visualizao, como veja este site.

Ficou com saudade das aulas de portugus do colgio? Faz o seguinte: tire uma pausa, pegue seu livro didtico do guarda-roupa e relembre aqueles bons e velhos momentos.

Exemplo de anncio Google AdWords adwords.google.com.br Publicidade on-line a preos acessveis Crie sua campanha hoje mesmo. Palavras de anncios, anncios de palavras adwords.google.com.br Ns somos as palavras que anunciam para o mundo. Anuncie! Google AdWords adwords.google.com.br Crie sua campanha hoje mesmo. (1) Solicitao de amizade example.com Seu amigo tem uma queda por voc. Saiba mais!

Aceitvel?

Aceitvel O texto do anncio claro e descritivo.

No aceitvel O texto do anncio confuso e pouco claro.

No aceitvel Est faltando uma linha no texto do anncio.

No aceitvel O texto do anncio constitui uma tentativa de simular uma notificao de caixa de entrada ou uma solicitao de mensagem. No aceitvel A frase "clique aqui" no permitida. Alm disso, a terceira linha continua no URL de visualizao, o que tambm no permitido. No aceitvel As palavras-chave

Google AdWords Para se inscrever para criar uma conta, clique aqui. Saiba mais. Acesse: adwords.google.com.br Jogos grtis sem downloads

Exemplo de anncio example.com Pesquise Jogos gratuitos sem download Visualize Jogos gratuitos sem download Cmeras DSLR example.com/search/DSLR+Camera Compre cmeras DSLR Economize muito! Cmeras DSLR example.com/search/DSLR+Camera Pesquise cmeras DSLR timas ofertas!

Aceitvel? inseridas resultam em um anncio que no faz sentido.

No aceitvel O anncio no indica claramente que a pgina de destino resultante ser uma pgina de pesquisa. Aceitvel O anncio informa claramente que os usurios podero pesquisar cmeras DSLR.

O que ocorrer se eu violar essa poltica?


Reprovao do anncio que no est de acordo com a poltica. O anncio at poder ser exibido, mas s depois que a violao da poltica for corrigida e ele for aprovado. Desativao de domnio, que poder levar desativao de seus anncios. Voltaremos a exibi-los somente depois de resolvido o problema. Suspenso da conta, caso ela tenha vrias violaes ou uma violao grave. Seus anncios deixaro de ser exibidos e podero no ser mais aceitos, infelizmente. Nesse caso, todas as contas relacionadas tambm podero ser permanentemente suspensas, e suas novas contas podero ser suspensas automaticamente na configurao. Saiba mais sobre contas suspensas.

Dicas para criar anncios de texto bem-sucedidos:


Destaque o que torna sua empresa, produto ou oferta nicos.
Frete grtis? Grande variedade? Fale isso para as pessoas. Destaque os recursos ou as reas que destacam sua empresa da concorrncia.

Inclua preos, promoes e itens exclusivos.


Se voc tiver algo especial a oferecer, tenha a certeza de que seus clientes vero! Faa com que a deciso de compra venha para o seu lado.

Diga para seus clientes o que eles podem fazer.


Verbos fortes como Compre, Ligue hoje mesmo, Pea, Procure, Inscreva-se ou Pea uma cotao dizem para seus clientes o que se espera deles. Aproveite!

Inclua pelo menos uma de suas palavras-chave no texto do anncio.


Isso pode chamar a ateno das pessoas que procuraram a palavra-chave. Alm disso, a palavra-chave usada por voc ser exibida em negrito em seu anncio, o que deixa mais bvia a relevncia de seu anncio.

Faa a correspondncia de seu anncio com sua pgina de destino.


Observe sua pgina de destino. Veja se as promoes ou os produtos que esto em seu anncio tambm esto nessa pgina. Se no encontrarem o que esperam em seu site, os visitantes podero sair.

Atingir consumidores que estejam visualizando seu anncio em um celular.


Tente usar extenses de telefone (tambm conhecidas como clique para ligar) ou extenses de local. Alm disso, considere a criao de anncios adicionais personalizados para celulares, como um texto que destaque preos especiais para dispositivos mveis, descontos ou um URL de visualizao otimizado para celular.

Experincia
Crie trs ou quatro anncios por grupo de anncios, testando mensagens diferentes para ver qual deles funciona melhor. A gente mostrar com mais frequncia os anncios de melhor desempenho. Isso vai acabar com a adivinhao e, consequentemente, permitir que voc aproveite o que aprendeu com suas experincias.

Pginas de destino. No nome de novela, mas tambm leva voc a um final feliz.
A pgina de destino nada mais do que o seu prprio site, ou a pgina para a qual o link do seu anncio leva sempre que for clicado. um item importante, que determina o ndice de qualidade.

O que Experincia na Pgina de Destino?


A experincia na pgina de destino refere-se ao aproveitamento que a gente imagina que
algum ter ao chegar ao seu site. Para isso, voc pode aprimorar a experincia na pgina

de destino e o ndice de qualidade concentrando-se em trs coisas: contedo relevante e original, transparncia e facilidade de navegao. Ela interfere tambm nos custos de publicidade e na posio do anncio.

Por que a experincia na pgina de destino importante?


Uma boa experincia para uma pgina de destino pode ajudar voc a conquistar a confiana de seus clientes e fazer com que eles voltem sempre. Gostou da dica? Ento se liga nessa: uma boa ideia simplificar seu site para que os visitantes faam compras, inscrevam-se em um boletim informativo ou realizem outras atividades.

Geralmente, a gente faz uma visitinha em seu site (mobile ou desktop) para conferir a qualidade da experincia de usurio. Observamos desde o contedo at o design geral da pgina. Para saber mais sobre isso, entre aqui.

Como exibir a experincia na pgina de destino?


Diferentemente do ndice de qualidade, a gente no indica um nmero especfico que mostra a experincia de sua pgina de destino. Em vez disso, voc ver um desses trs status:

Acima da Mdia ou Mdia: se aparecer um desses dois status, voc estar bem seu ndice de qualidade no ser afetado negativamente pela experincia de sua pgina de destino; Abaixo da Mdia: nesse status, a experincia de sua pgina de destino precisa de melhorias, alm de que seu ndice de qualidade pode ser menor por causa disso. Uma forma de melhorar isso criar URLs de destino para palavras-chave individuais.

Lembre-se: voc pode exibir esse status indo at a guia Palavras-chave, colocando seu cursor sobre o balo de fala prximo ao status de qualquer palavra-chave.

Experincia da pgina de destino x polticas do site.


Quando a gente examina pginas de destino, s vezes nos deparamos com sites que no seguem nossas polticas, por exemplo: se o seu site contiver malware (vulgo: vrus), certamente ser uma pssima pgina de destino. Assim, em vez de receber um status de experincia da pgina de destino Abaixo da Mdia, sequer receber um ndice. Voc apenas ver um No aplicvel bem na sua frente como o status de experincia, e todas as palavras-chave ou os anncios que apontarem para esse website recebero um status Site

Suspenso. Esse status significa que seu site no pode ser anunciado no Google AdWords
porque no segue uma ou mais de nossas polticas de site, pelo menos at remover todo contedo inaceitvel.

Mas e a, como melhorar a experincia da pgina de destino?

Bem simples! As diretrizes abaixo vo ajudar voc a imaginar maneiras de melhorar a experincia de sua pgina de destino e obter um desempenho melhor. Presta ateno.

Antes de continuar, que tal provar a experincia de um cafezinho? E nada de dar uma espiada na novela, hein?! Foco nos estudos!

Contedo relevante e original.


Lembre-se de que sua pgina de destino diretamente relevante para seu texto do anncio e sua palavra-chave; Fornea informaes teis em sua pgina de destino sobre aquilo que voc esteja anunciando; Tente oferecer recursos teis ou um contedo que seja exclusivo de seu site; Considere a incluso de comentrios que mostrem opinies reais de pessoas que usaram esse produto.

Transparncia.

Facilite a localizao das informaes de contato para os visitantes; Destaque a diferena entre links patrocinados, como anncios, e o restante do contedo do site; Compartilhe informaes abertamente sobre sua empresa e defina claramente o que sua empresa faz; Deixe claro quais informaes do usurio voc armazena e o que faz com elas.

Facilidade de navegao.

No deixe as pessoas procura das informaes das quais elas podem precisar; Agilize e facilite para que as pessoas peam o produto mencionado em seu anncio; Veja se as pessoas conseguem encontrar facilmente as informaes para saberem mais sobre o produto anunciado.

O sistema do Google AdWords acessa e avalia regularmente as pginas de destino. Alteraes significativas para melhorar a experincia do seu site podem acarretar ndices de qualidade maiores com o passar do tempo. Assim, provavelmente no haver um impacto perceptvel nos primeiros dias, mas os resultados aparecero nos prximos meses. Pense nisso!

Prticas recomendadas para desenvolver um site para celular.

Ao criar um site para celular, voc precisa ter em mente algumas estratgias para melhor aproveitar o tamanho (pequeno) da tela e o comportamento dos usurios. Por isso:

1. Reduza grandes blocos de texto e use itens com marcadores; 2. Compacte imagens para que o site seja carregado com mais rapidez.

Ajude os usurios a fazerem compras ou entrar em contato com facilidade.


1. Reduza o nmero de etapas necessrias para concluir uma transao; 2. Mantenha os formulrios pequenos com o menor nmero de campos possvel; 3. Use caixas de seleo, listas e menus de rolagem para facilitar a insero de dados; 4. Use a funcionalidade clique para ligar para todos os nmeros de telefone.

Simplifique a navegao.
1. Minimize a rolagem e mantenha um visual apenas vertical; 2. Use uma hierarquia clara em menus e evite rollovers; 3. Ajude os clientes a navegar entre os nveis com botes voltar e pgina inicial em destaque; 4. Use at sete links por pgina de navegao.

Ajude as pessoas a encontrarem e acessarem seus sites locais.


1. Exiba seu endereo ou localizador de lojas na pgina de destino; 2. Inclua mapas e rotas. Use GPS para personalizar sempre que possvel; 3. Permita que os clientes verifiquem o estoque de lojas prximas; 4. Verifique se seu website para celular est sendo indexado para a Pesquisa na web do Google.

Rede de Display. A grande famlia do Google.


A Rede de Display um grupo de sites parceiros e sites especficos do Google, mais produtos do Google, como o Finance, o Gmail, o Blogger e o YouTube, que exibem anncios do Google AdWords.

Essa rede alcana mais de 83% dos usurios nicos da internet em todo o mundo (fonte: DoubleClick Ad Planner), incluindo as pessoas que falam mais de 20 idiomas. Para ajudar

a garantir que seus anncios sejam exibidos em sites e produtos de alta qualidade, todos os canais da Rede de Display so monitorados por ns.

Ainda t com dvida? Obtenha mais informaes sobre os parceiros da Rede de Display. A gente tem uma dica pra voc: ao exibir anncios na Rede de Display do Google, voc pode alcanar clientes com vrios interesses, inclusive usurios de sites e aplicativos para celular. Por isso, escolha quais sites ou pginas em que deseja exibir seu anncio e envolva os usurios com formatos de anncios atraentes. Veja o que voc pode fazer ao exibir seus anncios:

Alcance novos usurios: chame a ateno de algum enquanto ele ainda est procurando informaes gerais sobre um assunto, e no sobre um produto especfico, por exemplo: se voc possui uma loja de aquecedores, exiba seu anncio para quem esteja lendo sobre os dias mais frios do ano.

Selecione onde seus anncios sero exibidos: na Rede de Display, voc consegue selecionar tipos de pginas ou sites especficos em que seus anncios sero exibidos, bem como para quais pblicos-alvo.

Envolva os usurios com formatos de anncio atraentes: os formatos de texto, imagem, vdeo ou rich media podem ser exibidos na Rede de Display.

Como decido se a Rede de Display ideal para mim?


Bom, com a Rede de Display do Google voc pode alcanar clientes em potencial em milhes de sites pela internet, criar anncios interativos e anunciar quando quiser. Anncios grficos, por exemplo, com vdeos ou imagens, podem aumentar o desempenho de suas campanhas de publicidade on-line e deixar uma boa impresso em seus clientes.

Veja algumas metas comuns que voc pode alcanar anunciando na Rede de Display:

Vender mais; Estimular a fidelidade de clientes; Interagir com clientes; Aumentar o conhecimento da marca.

Como posso medir a eficincia dos meus anncios na Rede de Display?


Para garantir que as metas de sua empresa com a Rede de Display sejam alcanadas, disponibilizamos relatrios detalhados para voc analisar. Veja exatamente em quais

pginas da web seu anncio foi exibido, quais anncios receberam mais cliques e quais sites geraram mais vendas pelo menor custo.

Anncios. A gente tem sempre uma carta na manga. Voc s precisa saber qual delas usar.
Alm dos anncios de texto, voc pode criar anncios para celular WAP, anncios grficos, em vdeo, anncios de contedo digital ou de aplicativos e muito mais. Cada tipo tem seus prprios benefcios, seja facilidade e acessibilidade de exibio do anncio de texto ou as histrias cheias de cores contadas com o vdeo. Como diz o ttulo acima: voc s precisa saber us-los!

Veja abaixo quais so os formatos de anncio na Rede de Display:

Anncio de Texto.
Os anncios de texto, bem como suas extenses, so iguais aos j descritos neste mesmo material, na Rede de Pesquisa. Lembra? Eles podem ser exibidos diferentes, mas tm a mesma estrutura.

Anncios Grficos.
Os anncios grficos so aqueles que usam imagens, flash, vdeo e outras tecnologias, e podem ser exibidos em computadores e dispositivos mveis de ltima gerao. Desse modo, os anunciantes usam formatos de anncios grficos para satisfazer uma grande variedade de objetivos, desde aumentar o conhecimento da marca at impulsionar o nmero de converses. Lembre-se disso!

Diretrizes e Polticas de Anncio Grfico.


As regras que se aplicam a anncios de texto so as mesmas a anncios grficos. At a tudo bem? Essa poltica se aplica a todos os anncios, independente da ferramenta usada para cri-los. Independentemente do formato, seus anncios devem sempre seguir as polticas de publicidade do Google AdWords.

A gente tambm recomenda que voc siga estas diretrizes para garantir que seus anncios sejam qualificados para exibio:

Permisses: voc precisa ter posse ou permisso para usar uma imagem em seus anncios. Isso significa que voc pode reutilizar imagens antigas que criou, bem como criar novas, compr-las ou contratar uma empresa para desenvolv-las. Mas lembre-se: no use imagens existentes sem permisso. Caso prefira, voc tambm pode usar o criador de anncios grficos e utilizar nossa biblioteca de imagens gratuitas.

Altura e largura: as dimenses de seu anncio devem ter a altura e a largura do formato escolhido, ok? Sobreposio de anncios grficos do Google: em cada imagem, a gente vai incluir uma pequena sobreposio de grfico informativo. importante que voc considere este elemento, porque ns no redimensionaremos sua imagem para acomod-lo. Nesse caso, voc pode visualizar como seu anncio ser exibido com essa sobreposio durante o processo de criao do anncio grfico padro ou anncio grfico modelo no criador de anncios grficos.

Uma anlise completa das polticas de anncio grfico pode ser encontrada na pgina

"Poltica do Google AdWords".

Esse papo de poltica d muita preguia? Nada disso! Temos muito estudo pela frente. Vamos l?

Anncios Rich Media.


Os anncios rich media permitem engajar mais ativamente um usurio da Web com seu contedo do que formatos de texto ou grfico padro, porque permitem maior interatividade e contedo dinmico. Os anncios rich media incluem anncios em vdeo, anncios animados em Flash e que mesclam texto, contedo animado e imagens. Voc pode criar facilmente esses tipos de anncios usando o Criador de anncios grficos do Google AdWords.

Anncios em Vdeo.
O vdeo on-line uma das maiores reas de consumo de mdia, com um pblico-alvo muito grande. Para que voc alcance e atraia esse target, o Google AdWords conta com canais e anncios em vdeo no mundo todo. Voc tambm pode usar a Ferramenta de canais para segmentar sites de vdeos, como o YouTube, e compartilhar sua mensagem usando anncios grficos ou de texto.

Uma dica: anncios em vdeo oferecem aos usurios uma experincia de publicidade engajadora. Eles complementam o contedo de vdeo da web ou anunciam um produto ou

servio que seja relevante para os expectadores, resultando em melhor exposio on-line da marca.

Anncios da Rede de Display para Celulares.


Anncios grficos para celulares de ltima gerao:
Basicamente, esses anncios so semelhantes aos anncios grficos normais visualizados em computador. No entanto, o tamanho mais comum para anncios em dispositivos mveis o banner de 320 x 50.

Anncios grficos para celular WAP:


Esses anncios tm a aparncia do arquivo de imagem que voc envia. Simples! Por isso, quando for criar anncios para celular WAP, basta voc selecionar a opo anncio para celular WAP. Lembre-se que todo e qualquer anncio grfico precisa estar em uma campanha na Rede de Display.

Onde meus anncios podem ser exibidos e quem poder v-los com base nos mtodos de segmentao?
Os seus anncios na Rede de Display sero exibidos em sites e outras pginas da web, e no em pginas de resultados de pesquisa. Essa rede inclui sites disponveis por meio do AdSense, bem como sites de editores doDoubleClick Ad Exchange. Por isso, quando quiser exibir seus anncios na Rede de Display, voc poder informar ao Google AdWords onde gostaria que seus anncios fossem exibidos e qual pblico-alvo gostaria de alcanar ao escolher estes mtodos de segmentao. Veja quais so:

Palavras-chave: para pginas da Rede de Display, o Google usa segmentao contextual a fim de corresponder as palavras-chave da sua lista ao contedo da pgina da web; Canais: seus anncios podem ser exibidos em sites ou em canais que voc escolhe manualmente (chamados de canais gerenciados); Tpicos: seus anncios so exibidos em vrias pginas sobre um tpico especfico. O Google utiliza a segmentao contextual, assim como faz com palavras-chave, para fazer a correspondncia entre seu anncio e pginas da web relevantes sobre os tpicos especficos selecionados. Tpico um termo do Google AdWords para temas ou categorias especficas, como agricultura ou msica. Se voc desejar segmentar pginas com contedo especfico, poder selecionar um ou mais tpicos para que seus anncios sejam exibidos nas pginas

sobre eles, por exemplo: seus anncios da loja de acessrios de cozinha podem ser exibidos em sites ou blogs de outros assuntos, mas que estejam falando sobre culinria;

Dispositivos mveis: seus anncios podem ser exibidos para clientes que visitam sites da Rede de Display, usando dispositivos mveis com navegadores completos: iPhone ou Android. Seus anncios tambm podem ser exibidos em aplicativos para celular, considerados parte de nossa Rede de Display;

Categorias de interesse: seus anncios so exibidos para pblicos-alvo especficos em sites da Rede de Display. Voc pode alcanar esse pblico em categorias especficas adicionando categorias de interesse, por exemplo: voc vende acessrios para cozinha e seleciona a categoria culinria para seus anncios serem exibidos em sites ou blogs de culinria;

Remarketing: permite alcanar pessoas que j visitaram seu site e no realizaram uma compra, alm de exibir para elas anncios relevantes quando visitam outros sites na Rede de Display. Com o remarketing, voc pode mostrar a elas uma mensagem ou oferta atrativa que incentivar o retorno a seu site, alm da concluso de uma compra.

Lances na Rede de Display.


Aqui, voc pode escolher mtodos de segmentao para um grupo de anncios, como acabamos de ver acima, e definir tipos diferentes de lance para cada um deles. So trs configuraes de lances para a segmentao. Olho no lance:

Lances personalizados.
So os lances mximos de CPC ou de CPM que voc pode definir para um mtodo de segmentao em seu grupo de anncios. Aqui, voc define lances personalizados somente em um dos mtodos de segmentao em cada grupo de anncios.

Por outro lado, se voc ativa lances personalizados para canais, por exemplo, poder definir lances mximos de CPC em canais individuais adicionados. Depois de ativar lances personalizados para um mtodo de segmentao, a gente usa esses lances para todos os anncios do mesmo grupo. Fcil, no mesmo?

Lances padro.
So os lances que o Google AdWords usa quando voc no tem lances personalizados ativados. Esse tipo de lance pode ser herdado do lance do grupo de anncios ou do lance para a Rede de Display, por exemplo: se voc tiver definido um lance do grupo de anncios de R$ 1,00 e no tiver ativado lances personalizados, a coluna CPC mx. exibir o valor do lance do grupo de anncios. O que ocorre? Bom, voc simplesmente no poder edit-lo.

Ajustes de lance.
Tenha mais controle sobre quando e onde seu anncio ser exibido. Com esses ajustes, voc pode definir uma margem percentual (para mais ou para menos) sobre o seu lance personalizado ou padro. Assim, poder competir em canais, ou qualquer outra forma de segmentao, de maneira mais agressiva ou mais amena. Para facilitar ainda mais seu entendimento, os ajustes de lance podem ser definidos como qualquer valor entre -90% e +900%, sem alterar o oramento dirio.

Se sua campanha est segmentada para a Rede de Pesquisa, para a Rede de Display ou para ambas, no possvel definir ajustes de lance em palavras-chave, infelizmente. Para definir o lance final em cada leilo, todos os ajustes de lances feitos dentro de uma campanha so multiplicados. T difcil de entender? Ento saiba mais sobre como definir

ajustes de lance no nvel da campanha.

Sistema Inteligente de Preos.


Se nossos dados mostrarem que um clique em uma pgina da Rede do Google tem menos probabilidade de gerar resultados, como vendas on-line, cadastros, telefonemas ou assinaturas, por exemplo, a gente pode reduzir o lance automaticamente para esse site e o mesmo clique custar menos.

Como canais e palavras-chave funcionam juntos?


Bom, os canais e as palavras-chave so combinados para determinar onde seus anncios sero exibidos na Rede de Display e quanto pagar por eles. Desse modo, voc pode optar por exibir seus anncios com base apenas em sua lista de palavras-chave, utilizando os canais para ajustar seus lances. Ou at mesmo usar uma combinao de canais e de palavras-chave para refinar onde seus anncios sero qualificados para serem exibidos. Essas opes podem ser alteradas a qualquer momento. Fica a dica!

Uso de canais.
O uso de canais para sua campanha ajuda voc a promover sua marca quando for exibir os anncios em um determinado site ou um grupo de sites na Rede de Display. A gente recomenda que voc analise pessoalmente todos os canais possveis antes de selecionlos. Pode ser?

Uso de palavras-chave.
Se voc prefere que seus anncios sejam exibidos ao lado de contedo relevante, usar as palavras-chave para suas campanhas ou grupos de anncios pode ser a opo certa.

Como uso palavras-chave e canais para exibir meus anncios?


Ao usar palavras-chave e canais a um grupo de anncios para segmentao, voc restringe seus anncios a sites especficos e os exibe apenas quando o contedo de uma pgina for relevante para suas palavras-chave. At a tudo bem? Ento vamos em frente! Isso chamado de segmentao contextual, por exemplo: se um canal tiver vrias pginas da web, somente aquelas que correspondem a suas palavras-chave podero exibir seus anncios.

Usar palavras-chave para refinar a segmentao de seus anncios uma boa opo ao escolher sites que tm uma ampla variedade de contedo. Dessa forma, seus anncios tero maior probabilidade de serem exibidos em locais relevantes. E lembre-se: monitore o desempenho de seu anncio para verificar se voc est conseguindo os resultados desejados.

Importante: ao usar canais e palavras-chave juntos, a combinao no afetar onde seus anncios sero exibidos na Rede de Pesquisa, que utiliza apenas palavras-chave para segmentar seus anncios.

Exemplo
Suponha que, para sua campanha, voc crie um grupo de anncios com os canais gerenciados A, B e C e a palavra-chave rosas vermelhas. A partir da, seu anncio ser exibido nos canais A, B e C somente se o contedo estiver relacionado a rosas vermelhas. Assim, se nosso sistema determinar que as correspondncias para rosas vermelhas so exibidas apenas nos canais A e B, seu anncio no ser exibido no canal C, apesar de ele ter sido selecionado por voc. Como o canal C no tem contedo sobre rosas vermelhas, ele no uma correspondncia contextual para sua palavra-chave.

Agora, suponha que o canal A seja um site sobre flores, com 100 pginas diferentes: cinco sobre rosas vermelhas e 95 sobre outras variedades. Como a segmentao ocorre no nvel da pgina, nosso sistema pode identificar apenas as cinco pginas sobre rosas

vermelhas como uma boa correspondncia para sua palavra-chave. Assim, seu anncio no ser exibido nas outras 95 pginas do canal A, apesar de voc ter segmentado o site inteiro.

Saiba mais sobre a configurao de segmentao na Rede de Display.

Como os anncios que segmentam canais e palavras-chave competem?


Os anncios segmentados por canal e por palavra-chave competem para serem exibidos nas pginas da Rede de Display, assim como na Rede de Pesquisa, com base em sua Classificao do anncio.

URLs de destino.
Para campanhas da Rede de Display, voc pode adicionar um URL de destino para determinado canal gerenciado e palavra-chave. Se uma impresso veiculada tiver vrios URLs de destino, o Google AdWords usar o URL do mtodo de segmentao mais especfico.

Ufa, agora que voc aprendeu tudo sobre nossa grande famlia, que tal ir aproveitar um pouco a sua? Mas volte logo, estamos prontos para a prxima lio!

Ferramentas. Ateno: anncios em otimizao.


O Google AdWords tem muitas ferramentas eficientes pra ajudar voc com palavraschave, converses, canais e muito mais. Arregace as mangas e mo na massa!

Planejador de palavras-chave.
Essa ferramenta auxilia voc na criao ou na expanso de campanhas da Rede de Pesquisa, com ideias de palavras-chave e de grupos de anncios, alm da visualizao do desempenho de uma lista de palavras-chave. O Planejador de palavras-chave tambm ajuda voc a escolher lances e oramentos competitivos para usar com suas campanhas. Saiba mais sobre o Planejador de palavras-chave.

Planejador da Rede de Display.

Para segmentar sua campanha da Rede de Display, voc pode planej-la com ideias de palavras-chave, interesses, tpicos, canais, grupos demogrficos e listas de remarketing. Para entender melhor, voc ver essas ideias de segmentao com base nos interesses de seus clientes e os sites que eles geralmente visitam. A ferramenta tambm fornece estimativas que podem ajudar voc a ver o possvel alcance dessas ideias, conforme voc planeja suas campanhas. Saiba mais sobre o Planejador da Rede de Display.

Google Analytics.
Essa ferramenta mostra como as pessoas encontraram seu website, como o exploraram e como voc pode melhorar a experincia no site. Com ela, voc pode usar essas informaes para aumentar as converses e melhorar seu ROI (retorno do investimento). Saiba mais sobre o Google Analytics.

Google Trends.
Um jeito prtico e super efetivo de saber quais as palavras-chave que esto sendo mais buscadas no Google a ferramenta Google Trends. Ela mostra a tendncia dos termos pesquisados e, assim, ajuda voc a planejar suas campanhas. Saiba mais sobre o Google

Trends.

Acompanhamento de converses.
O acompanhamento simples: mostra quais palavras-chave levam os clientes a realizar as aes que voc espera. Essa ferramenta ajuda voc a decidir se melhor aumentar o CPC mximo das palavras-chave que apresentam bom desempenho e diminu-lo para aquelas que no apresentam. Saiba mais:https://support.google.com/adwords/answer/6308?hl=pt-BR

Otimizador de converses.
uma ferramenta que usa seus dados do acompanhamento de converses do Google AdWords para voc ter mais converses a um menor custo. Basicamente, ela otimiza seu posicionamento em cada leilo de anncios para oferecer a maior quantidade de cliques que so lucrativos e, consequentemente, evitar os que no so. Saiba mais sobre o

Otimizador de converses.

Otimizador de sites.
fcil acompanhar o trfego das pginas web e as converses depois que elas ocorrem, mas pode ser difcil (e demorado) antecipar o tipo de contedo que motivar seus clientes em potencial a realizar uma ao como comprar, fazer uma doao ou participar de uma pesquisa. Com essa ferramenta, voc pode criar uma pgina que aumente a eficincia de

seu site, que deve ter como meta persuadir os visitantes a realizar a ao desejada. Ainda no entendeu? Ento: Saiba mais sobre o Otimizador de sites.

Estimador de trfego.
Esta ferramenta fornece estimativas de trfego e de custos para palavras-chave novas antes que voc as adicione campanha, ou das atuais j em exibio em um grupo de anncios. Sendo assim, ela exibe estimativas para o status da palavra-chave inserida, o volume de pesquisa, o custo mdio por clique, custo/dia e posio mdia, os quais voc pode prever melhor o posicionamento e o desempenho de seu anncio com base em seu lance de CPC, nas opes de segmentao e em outros critrios. O Estimador de trfego s funciona para anncios com segmentao por palavras-chave. Saiba mais:https://support.google.com/adwords/answer/2392975?hl=pt-BR&ref_topic=1713960

Experincias de campanha.
Aqui, voc testa alteraes na sua conta, em uma parte dos leiles dos quais seus anncios participam. Assim, voc consegue testar alteraes em palavras-chave, lances, grupos de anncios e canais. Depois que a experincia estiver ativa, as pginas que mostram os resultados de campanhas e anncios informam se o desempenho das alteraes experimentais consideravelmente melhor ou pior em relao aos anncios sem alteraes. Mas e o resultado de tudo isso? Bom, os resultados das experincias podem ajudar voc a tomar decises mais fundamentadas e a aumentar o retorno do investimento. A qualquer momento, voc pode encerrar a experincia, cancelar as alteraes experimentais ou ativ-las para todos os leiles de anncios relevantes. Simples, prtico e fcil! Para saber mais sobre as experincias de campanha:https://support.google.com/adwords/answer/2385204?hl=pt-BR

Programao de anncios.
Como tempo tudo (e dinheiro), voc vai precisar ter certeza de que seus clientes estejam atentos e on-line para que possam ver seus anncios. Por padro, as campanhas do Google AdWords so definidas para Exibir os anncios todos os dias e a qualquer hora, o que significa que a gente vai investir automaticamente todo o oramento dirio durante cada dia em que seu anncio estiver ativo. Mas, se quiser alcanar seus clientes dentro de uma janela de oportunidade especial, a programao de anncios mais indicada para voc. Ela permite especificar determinadas horas ou dias da semana em que voc deseja que seus anncios sejam exibidos. Dessa forma, a programao de anncios no mudar seu oramento dirio geral: a gente vai tentar distribuir os gastos por igual entre todos os segmentos programados por voc nesse dia. Ainda t em dvida? Saiba mais: https://support.google.com/adwords/answer/2404244?hl=pt-BR

Insero de palavra-chave.

Permite que voc atualize dinamicamente o texto, com a palavra-chave que disparou o seu anncio. Ficou claro? Ainda no? Ento se liga nessa dica: a insero de palavra-chave pode ajudar a tornar seus anncios mais relevantes para clientes em potencial e facilitar a criao de textos exclusivos a um grande nmero de palavras-chave. Para usar a ferramenta, voc s precisa adicionar um snippet de cdigo ao texto de seu anncio. Assim, sempre que o anncio for exibido, a gente vai substituir automaticamente o cdigo pela palavra-chave que acionou o anncio. Saiba mais informaes: https://support.google.com/adwords/answer/2454041?hl=pt-BR

Lance automtico.
O lance automtico ideal para que voc no gaste muito tempo definindo seus lances, ou seja, eles ficam em piloto automtico, com a meta de receber o maior nmero possvel de cliques de acordo com seu oramento. Para facilitar ainda mais, tambm possvel definir um limite de lance de CPC caso no queira exceder um preo especfico por clique. A qualquer momento, voc pode trocar para a opo de lance manual, que permite a escolha de seus prprios valores de lance. Saiba mais:https://support.google.com/adwords/answer/2470106?hl=pt-BR

Diagnstico e visualizao de anncios.


Aqui, aps criar o seu anncio de texto, voc provavelmente ter curiosidade de ver como ele vai aparecer nos resultados de pesquisa do Google, ou talvez queira ter certeza de que ele est em exibio. Se voc fizer isso em uma busca, contar visualizao sem clique, afetando sua taxa de cliques (CTR). Com essa ferramenta, voc pode visualizar seus anncios como eles seriam exibidos em uma pgina de resultados comum do Google, sem acumular impresses adicionais para seu anncio. prtico e eficiente! Saiba mais:https://support.google.com/adwords/answer/148778?hl=pt-BR

Se voc chegou at aqui, parabns! Voc leva jeito pra otimizao de anncios. Agora faa uma pausa rpida e lembre-se: Volte logo!

A aba Oportunidades. So chances e mais chances de voc aperfeioar sua campanha.


A aba, ou guia, Oportunidades uma seo inteira de sua conta do Google AdWords dedicada a aprimorar suas campanhas de publicidade, sendo semelhante a um assistente

pessoal que pode ajudar voc a descobrir mais palavras-chave e aproveitar ao mximo o oramento com o qual voc se sente confortvel. A aba ideal para pessoas que gerenciam suas contas do Google AdWords e que j tenham desenvolvido algumas metas e um histrico de conta. Gostou da ideia? Ento vamos em frente!

Como a aba Oportunidades funciona?


Bom, ela simplesmente procura formas de efetuar alteraes razoveis que poderiam ter impacto sobre sua conta. Quer uma dica? Tudo comea com a escolha de uma das metas:

Aumentar o trfego: aumente as impresses e os cliques, mesmo se os custos aumentarem; Equilibrar custo e trfego: aumente o nmero de impresses e cliques mediante alteraes moderadas no custo; Manter ou reduzir o custo: obtenha o mximo possvel com seu oramento atual.

Aps fazer sua escolha, a guia executada com sua meta, examinando seus dados histricos de campanha, as tendncias e volume de pesquisa do Google e as configuraes de sua campanha para sugerir automaticamente ideias para voc, ok?

O que a aba Oportunidades me ajuda a fazer?

Ter melhorias, sem gastar muito tempo e dinheiro: ela procura oportunidades para que voc possa tomar decises, em vez de realizar pesquisas. E ainda: mantm os custos sob controle, pois a aba Oportunidades trabalha para fazer pequenas melhorias com as quais voc est disposto a pagar.

Manter sua campanha atualizada: voc est usando as mesmas palavras-chave h algum tempo? Quando foi a ltima vez que voc alterou seus lances? A aba Oportunidades pode ajudar voc a manter sua conta sempre atualizada.

Consultar estimativas de desempenho com base em dados histricos: embora a aba Oportunidades no preveja se seus anncios vo se sair bem, ela consulta uma grande quantidade de dados do passado para mostrar vrias possibilidades.

Quer saber mais sobre suas chances de aperfeioar a sua campanha com essa aba? Ento veja este vdeo.

Rotao de anncios: voc prepara, a gente dispara, e a parceria t formada.

Se voc tiver vrios anncios, dentro de um grupo de anncios, eles sero alternados. Isso porque apenas um anncio de sua conta pode ser exibido por vez. Dessa forma, se quiser especificar a frequncia em que os anncios em seu grupo de anncios devem ser exibidos em relao a outro, voc ter trs opes usando aRotao de Anncios:

Otimizar para cliques (padro): anncios que podem gerar mais cliques so exibidos com mais frequncia no leilo de anncios. Portanto, eles ganham mais impresses do que os outros, gerando porcentagens de veiculao mais altas. Com essa opo, seu grupo de anncios provavelmente receber mais impresses e cliques no geral, j que os anncios com melhor qualidade ocupam posies melhores e atraem mais ateno do usurio;

Otimizar para converses: anncios que podem gerar mais converses so exibidos com mais frequncia no leilo de anncios. Portanto, tanto a CTR (taxa de cliques) quanto a taxa de converso so consideradas e, caso no haja dados de converso suficientes para determinar qual anncio fornecer mais converses, prevalecero os critrios de Otimizar para cliques. Embora essa opo possa resultar em menos cliques por seu grupo de anncios do que a opo anterior, provavelmente ela receber mais converses, resultando em um ROI (retorno do investimento) melhor.

Alternar uniformemente: exibe seus anncios de modo mais uniforme no leilo de anncios. Assim, se os anncios do grupo no forem alterados (quando voc adiciona um novo anncio, altera um j existente ou ativa um anncio pausado/excludo) por 90 dias, a campanha comear a otimizar automaticamente para cliques ou converses. Se a campanha estiver usando o Otimizador de converses ou o CPC otimizado, ela ser otimizada para converses. Caso contrrio, ser otimizada para cliques. Veja mais:

1. Apesar de, essa configurao estar no nvel da campanha, o perodo de rotao acompanhado de forma independente para cada grupo de anncios; 2. Quando o perodo de rotao uniforme terminar, e a gente otimizar para cliques, a configurao da campanha continuar informando Alternar uniformemente; 3. Para campanhas que usam a opo de lances de CPM (custo por mil impresses, lembra?), os anncios continuaro a alternar uniformemente alm de 90 dias.

Alternar indefinidamente: semelhante configurao Alternar uniformemente, essa opo exibe anncios de forma uniforme no leilo, mas faz isso por um perodo indefinido e nunca otimiza. Essa opo no recomendada para a maioria dos anunciantes.

Quer uma dica? Em geral, alternar uniformemente permite que os anncios com taxas de
cliques e de converses mais baixas sejam exibidos com mais frequncia. Desse modo, essa opo pode resultar em uma posio mdia mais baixa ou em menos cliques e converses.

Quer mais uma? Nas opes Alternar uniformemente e Alternar indefinidamente, as


participaes nos leiles ocorrem de maneira uniforme, mas no necessariamente a exibio dos anncios. Ou seja, se voc tem um anncio de melhor qualidade do que outro, ele tem mais chances de se classificar nos leiles e, automaticamente, ser exibido

mais vezes. O resultado disso que a porcentagem de exibio dos anncios nessas opes pode no ser exatamente uniforme.

Como defino um limite de frequncia para impresses de meus anncios na Rede de Display?
Se voc ativar o limite de frequncia para uma campanha, deve primeiro especificar um limite para o nmero de impresses permitidas por dia, por semana ou por ms para um usurio individual na Rede de Display. Em outros casos, voc tambm pode decidir se o limite deve ser aplicado a cada anncio, grupo de anncios ou campanha. Desse modo, se voc estiver anunciando em sites que tenham muitos visitantes repetidos (como The New York Times), isso ajudar a evitar que seu anncio seja exibido muitas vezes para as mesmas pessoas. Conhea um pouco mais sobre o Limite de frequncia.

ROI (Retorno do Investimento).


At parece nome de personagem de filmes, mas o ROI a relao entre lucro lquido e

custos. Por exemplo: se um investimento de R$ 1.000,00 resultar em vendas de R$


1.200,00, seu lucro ser R$ 200,00 e seu ROI ser (R$ 1.200,00 - R$ 1.000,00)/R$ 1.000,00, ou 20%. O mtodo exato para o clculo depende das metas da campanha. Por isso, essa normalmente a mtrica mais importante para um anunciante, pois se baseia em suas metas de publicidade especficas e mostra o efeito real de sua iniciativa de publicidade sobre seus negcios. Entendeu? Quando voc usa o Google AdWords para aumentar as converses, como vendas, leads e downloads, recomendvel avaliar seu ROI, certo? Assim, voc tem a certeza de que o dinheiro gasto com a publicidade do Google AdWords est sendo um bom investimento: uma receita valiosa para sua empresa. E lembre-se: voc tambm pode usar essas informaes para tentar melhorar o desempenho das campanhas de menor sucesso.

Fundamentos do Google AdWords


ROI: concentre-se nos lucros avaliando o "retorno do investimento". Quer saber mais sobre os fundamentos do Google AdWords e o ROI? Quer mesmo? Ento assista a este vdeo:https://www.youtube.com/watch?v=nRruI3De2Hk

Como usar as converses pra avaliar o meu ROI?

Primeiramente, voc precisa avaliar as converses. Isso muito importante! Use o acompanhamento de converses, uma ferramenta gratuita que ajuda voc a acompanhar as taxas de converso, o custo por converso, entre outras informaes.

Como calculo meu ROI pra vender?


Determinar seu ROI do Google AdWords muito simples, se a sua meta vender na web. Para isso, voc precisar de trs nmeros:

A receita proveniente da publicidade do Google AdWords; Os custos relacionados aos produtos vendidos; Os custos do Google AdWords (disponveis na guia Campanhas da sua conta).

Vamos ao clculo? Primeiro, subtraia da receita (faturamento bruto obtido pela publicidade no Google Adwords) todos os seus custos gerais (incluindo o investimento em Google AdWords) referentes a um perodo especfico. Este o lucro lquido. Agora divida o lucro

lquido pelos custos do Google AdWords para chegar ao ROI do Google AdWords daquele
perodo. Veja um exemplo: *R$ 2.500,00 - **R$ 2.100,00 / ***R$ 800,00 = ****0,5 (x 100 para calcular porcentagem)

* Sua receita (medida pelas converses). ** Seus custos gerais (incluindo o investimento em Adwords). *** Seus custos do Google AdWords. **** A proporo entre o lucro e o custo de publicidade de 50% (esse seu ROI do Google AdWords).

Como calcular meu ROI para visualizaes de pgina, leads, entre outros?
Para calcular o ROI de uma visualizao de pgina ou lead, voc precisar estimar o valor de cada uma dessas aes, ok?

Exemplo: um anncio seu em um site de classificados pode custar R$ 1.000,00 por ano e resultar em 100 leads. Dez desses leads tornam-se clientes, e cada um deles gera um lucro lquido de R$ 120,00, depois de levar em conta seus custos empresariais. Ento, o valor de cada lead R$ 12,00 (R$ 1.200,00 de lucro lquido/100 leads), e seu ROI do anncio no site de classificados 120% (R$ 1.200,00 de lucro lquido/R$ 1.000,00 de custo de publicidade x 100).

Uma alternativa mais simples para estimar valores de leads e visualizaes de pginas usar uma mtrica de custo por converso, ou aquisio, (CPA). Ao usar esse mtodo, voc pode se concentrar principalmente na comparao de seus custos de publicidade com o nmero de aquisies que eles geram.

Voltando ao exemplo acima, se seu anncio custar R$ 1.000,00, resultando em 10 vendas, seu CPA para esse anncio R$ 100,00. O CPA no deve exceder o lucro obtido com cada aquisio.

Para seu anncio no site de classificados, o CPA R$ 20,00 inferior ao lucro gerado pelas aquisies.

Esta a frmula para o CPA: (Custos/Vendas) = CPA

Relatrios: pra voc ter certeza de como estatstica era importante no tempo do colgio.
Os Relatrios so conjuntos de estatsticas que ajudam voc a analisar suas contas. Eles possuem colunas, filtros e segmentos personalizveis, alm de poderem ser baixados em formato de planilha ou enviados por e-mail.

Veja alguns dos tipos de relatrio mais usados:


Desempenho de palavras-chave: a tabela na guia Palavras-chave exibe detalhes sobre as palavras-chave selecionadas e organiza as estatsticas tambm por palavra-chave; Desempenho de anncios: a tabela na guia Anncios apresenta estatsticas relevantes para variaes de anncios, como os de texto, grficos, anncios em vdeo e de empresa local; Desempenho de URLs de destino: a visualizao de URL de destino na guia Dimenses exibe estatstica e avalia o desempenho de URLs de destino; Desempenho de grupos de anncios: a guia Grupos de anncios mostra as estatsticas de cada um de seus grupos de anncios;

Desempenho de campanhas: a guia Campanhas mostra as estatsticas de cada uma de suas campanhas; Desempenho da conta: as visualizaes na guia Dimenses exibem as estatsticas de toda sua conta; Desempenho geogrfico: a visualizao Geogrfica na guia Dimenses mostra a origem geogrfica dos visitantes; Desempenho demogrfico: a visualizao Demogrfico na guia Dimenses exibe a idade e o sexo dos visitantes; Desempenho dos termos de pesquisa: a guia Palavras-chave exibe os dados de desempenho dos termos de pesquisa que acionaram seus anncios. Desempenho de anncios da lista de produtos: a guia Segmentaes automticas exibe dados de desempenho de anncios da lista de produtos; Desempenho de anncios dinmicos da Rede de Pesquisa: a guia Segmentaes automticas exibe os dados de desempenho de anncios dinmicos da Rede de Pesquisa; Desempenho por marcador: as visualizaes na guia Dimenses exibem as estatsticas por marcador. Segmentao por horrio: as visualizaes da guia Dimenses mostram as estatsticas por perodo: horrio, dia, semana, ms, trimestre e ano; Informaes sobre leiles: a guia Palavras-chave exibe dados de desempenho para uma palavra-chave especfica em comparao com outros anunciantes que concorreram nos mesmos leiles.

Como uso as informaes sobre leiles para comparar meu desempenho?


Com o Relatrio de informaes sobre leiles, voc pode comparar seu desempenho com o de outros anunciantes que esto participando dos mesmos leiles dos qual voc participa, acompanhando o progresso de sua parcela de impresses, a posio mdia e outras estatsticas em relao s de outros anunciantes. O relatrio est disponvel nos nveis da palavra-chave, do grupo de anncios e da campanha, ok?

Estatsticas de informaes sobre leiles.


Esse relatrio gerado para uma ou mais palavras-chave, grupos de anncios ou campanhas, desde que eles respeitem um limite mnimo de atividades para o perodo selecionado.

O relatrio de informaes sobre leiles fornece as seguintes estatsticas:

Posio mdia: posio mdia a classificao mdia do anncio nos leiles, que determina a ordem dos anncios na pgina de resultados de pesquisa. Basicamente, uma

forma mais rpida de avaliar a posio de seus anncios na classificao, em comparao com as de outros anunciantes nos mesmos leiles, por exemplo: se um dos outros participantes em seu relatrio de informaes sobre leiles apresentar 5 na coluna da posio mdia, significa que o anncio do participante foi exibido, em 5 lugar nos leiles em que seu anncio tambm foi exibido.

Parcela de impresses: a parcela de impresses a porcentagem de impresses recebidas, dividida pelo nmero estimado de impresses que voc estava qualificado para receber. A qualificao tem como base as configuraes de segmentao, os status de aprovao, os lances e os ndices de qualidade dos anncios atuais. No Relatrio de informaes sobre leiles, essa estatstica informa a parcela de impresses de outros anunciantes como uma proporo dos leiles nos quais voc tambm estava concorrendo.

Taxa de sobreposio: a taxa de sobreposio representa a frequncia com que o anncio de outro participante recebeu uma impresso quando seu anncio tambm recebeu. Por exemplo: se um dos outros participantes apresentar, em seu Relatrio de informaes sobre leiles, 60% na coluna da taxa de sobreposio, isso significa que em seis de cada 10 vezes em que seu anncio foi exibido, um anncio desse participante tambm foi exibido. Deu pra entender?

Taxa de posio superior: a taxa de posio superior a frequncia com que o anncio do outro participante foi exibido em uma posio mais alta que a de seu anncio, quando ambos os anncios foram exibidos ao mesmo tempo. Por exemplo: se um dos outros anunciantes em seu Relatrio de informaes sobre leiles apresentar 5% na coluna da taxa de posio superior, isso significa que o anncio do outro participante foi exibido em uma posio superior a de seu anncio em 5 de cada 100 vezes em que os anncios foram exibidos ao mesmo tempo.

Taxa na parte superior da pgina: a taxa na parte superior da pgina informa quantas vezes seu anncio (ou o anncio de outro participante) foi exibido na parte superior da pgina, acima dos resultados de pesquisa orgnica.

Observao:
O Relatrio fornece informaes sobre outros anunciantes que participaram dos mesmos leiles que voc. At a tudo bem? Desse modo, ele no indica que os outros anunciantes possuem as mesmas palavras-chave, tipos de correspondncia ou outras configuraes de segmentao que voc. As mtricas exibidas dos outros anunciantes tm por base apenas leiles especficos em que seus anncios tambm foram estimados como qualificados para exibio. Simples, no mesmo?

Estatstica, relatrio. Relatrio, estatstica... Descanso. Ok, a gente j imaginava que isso ia passar pela sua cabea. Mas seja rpido, viu!? O estudo ainda no acabou.

Como uso os marcadores (rtulos) no Google AdWords?


Com os rtulos, voc pode organizar elementos em sua conta, em grupos significativos, para que possa filtrar e gerar relatrios sobre os dados nos quais tem mais interesse, com rapidez e facilidade. Os rtulos podem ser aplicados a palavras-chave, campanhas, grupos de anncios e anncios, permitindo que voc visualize o desempenho das categorias personalizadas criadas uma em relao outra e em comparao com entidades sem rtulos em sua conta. Como o assunto um pouco complexo, a gente vai mostrar um exemplo mais claro para que voc entenda melhor:

Roberto um varejista on-line que vende peas de vesturio e acessrios para homens e mulheres. Ele tem campanhas para sapatos, roupas e bolsas em cada um de seus trs mercados principais (So Paulo, Esprito Santo e Rio de Janeiro), e cada campanha tem grupos de anncios separados para palavras-chave genricas e de marca. Essa estrutura (por exemplo: So Paulo - Sapatos - Genrico e Esprito Santo - Sapatos - Genrico) significa que os anncios e as palavras-chaves so os mesmos em partes diferentes de sua conta. Sem rtulos:Roberto no consegue classificar sua conta ou gerar um relatrio com facilidade para ver como os tnis esto vendendo em So Paulo em comparao com Esprito Santo. Com rtulos: Roberto pode criar o rtulo tnis e aplic-lo a todas as palavras-chave relacionadas a tnis da conta. Assim, ele pode filtrar por esse rtulo na guiaPalavras-chave para visualizar apenas palavras-chave com tnis ou usar os relatrios de rtulos da guiaDimenses para agregar desempenho por rtulo. Esses relatrios permitem que ele compare, por exemplo, o desempenho dos tnis em relao a outros sapatos, ou como o rtulo tnis est em relao a outros rtulos individuais.

Compreendendo os rtulos.
O diagrama a seguir ilustra a maneira de usar os rtulos para avaliar o desempenho das categorias personalizadas em toda sua conta. Neste exemplo, foram aplicados dois rtulos: Favorito e Marca a elementos diferentes em sua conta. Por isso, saiba que os rtulos no so herdados em toda a campanha, ou seja, se voc aplicar um rtulo a uma campanha, ele ser aplicado apenas campanha e no aos grupos de anncios e s palavras-chave que fazem parte dela. Se voc quiser que um rtulo seja aplicado tambm a um grupo de anncios ou a uma palavra-chave individual, aplique-o especificamente a cada um deles, certo?

No total, existem quatro tipos de relatrios de rtulos que podem ser gerados, um para cada tipo de elemento: campanhas, grupos de anncios, anncios e palavras-chave, e eles ficam na guia Dimenses, na visualizaoMarcadores. Fique ligado ao que a gente vai dizer agora: quando gerar um relatrio de rtulo para suas campanhas, voc v que o rtulo Favorito est associado a 18 cliques. Isso ocorre porque o total de cliques de todas as palavras-chave abaixo da Campanha 1, que tem o rtulo Favorito aplicado, foi de 18. J o rtulo Marca est associado a 15 cliques porque as palavras-chave na Campanha 2, com o rtulo Marca aplicado, receberam 15 cliques. Desse modo, a linha Restante fica em branco porque no existem campanhas sem rtulos nesta conta.

Mas lembre-se: como os rtulos no so herdados, o resultado diferente quando voc gera um relatrio no nvel grupo de anncios. Nessa conta, apenas um grupo de anncios com um rtulo aplicado, o Grupo de anncios 2 na Campanha 1. As palavras-chave desse grupo de anncios recebem um total de quatro cliques. Portanto, ao gerar um relatrio de rtulos para seus grupos de anncios, o rtulo Favorito recebe quatro cliques. J o rtulo Marca no recebe cliques no nvel do grupo de anncios porque no existem grupos de anncios com o rtulo Marca nessa conta. O Restante possui 29 cliques porque esses foram os cliques em palavras-chave de grupos de anncios sem rtulos. Deu pra entender?

Os relatrios no nvel da palavra-chave fornecem uma visualizao diferente. Aqui, Favorito recebeu 17 cliques (palavras-chave A e E), e Marca recebeu 12 cliques (palavras-chave A e F) porque esses foram os totais de cliques em palavras-chave com esses rtulos. Acompanhe o raciocnio: os sete cliques recebidos para a palavrachave A so contados em ambas as linhas, pois os dois rtulos foram aplicados a ela. Como muitas de suas palavras-chave tero mais de um rtulo, pouco provvel que o nmero de cliques em cada linha some o nmero total de cliques. Nesse relatrio, Restante tem 11 cliques porque esse foi o nmero total de cliques acionados por palavras-chaves sem rtulos nessa conta. Acompanhou? Ento vamos em frente!

Como gerenciar os marcadores?


Existe outra maneira de gerenciar os rtulos em sua conta, sabia? Voc pode criar, adicionar ou remover rtulos diretamente no menu suspenso Marcadores, nas guias Palavra-chave, Campanha, Grupos de anncios eAnncios. No entanto, se quiser adicionar ou excluir rtulos, bem como editar os nomes, as descries e as cores deles ou, ainda, ver quantos elementos foram designados com um determinado rtulo, acesse a pgina de administrao de marcadores clicando no link esquerda da tela.

Como ampliar uma campanha rentvel?


Para alcanar seu sucesso no Google AdWords, importante que voc compreenda quando uma campanha rentvel e como ajud-la a crescer. Campanhas norteadas para aumentar o ROI normalmente seguem trs estgios de crescimento:

Estgio 1: teste
Novas campanhas comeam no estgio de teste. Portanto, esse o primeiro passo. Aqui, voc coletar dados de desempenho para compreender quais combinaes de lance de CPC, palavra-chave e anncio esto funcionando bem. Nesse estgio, sua meta principal estabelecer a lucratividade comparando custos com receitas. Assim que conseguir a lucratividade, ser sua hora de crescer!

Estgio 2: crescimento
Depois de testar, hora de crescer! Nesse estgio, sua meta alcanar mais clientes enquanto permanece rentvel. Voc pode conseguir isso aumentando o oramento de sua campanha do Google AdWords enquanto deixa seus lances de CPC, palavras-chave e texto do anncio iguais. Quer uma dica? Se partes de sua campanha no forem mais rentveis depois que voc aumentar seu oramento, tente ajustar seus lances de CPC, palavras-chave ou anncios para retomar a lucratividade antes de continuar crescendo. Aumentando gradualmente o oramento de sua campanha, voc alcanar um ponto em que isso deixar de limitar sua exposio. Para uma estimativa desse valor, verifique seu oramento recomendado na seo Oramento da guia Configuraes de qualquer campanha.

Estgio 3: maturidade
Testou? Cresceu? Ento bem-vindo ao terceiro estgio! Aqui, se os seus custos no alcanarem seu oramento dirio do Google AdWords e a lucratividade for mantida, voc dimensionou com xito o trfego disponvel. Parabns!

Agora veja algumas caractersticas deste estgio:


Como seu oramento do Google AdWords alto o suficiente para exibir sempre, voc no perde uma impresso qualificada. Seus custos dirios, lucros e vendas crescem e diminuem com flutuaes regulares no volume de pesquisa.

A gente sempre tem uma boa dica pra voc: mesmo se seus anncios puderem ser exibidos para todas as impresses, voc deve continuar otimizando lances de CPC, palavras-chave e texto do anncio para conseguir um lucro ainda maior. Quer saber mais? Ento consulte o Tutorial de lances do Google AdWords para obter mais detalhes.

Como estimar o valor da converso?

Primeiramente, calcule aspectos como compras constantes, recomendaes pessoais e o valor da vida til do cliente. Calcular esses valores pode oferecer a flexibilidade de definir lances maiores, sabendo que o lance est abaixo do valor por clique. Gostou do assunto? Ento saiba mais:https://support.google.com/adwords/certification/answer/2796446?hl=pt-

BR

Como avaliar o trfego para meu website?


Se sua meta for aumentar o trfego para seu site, tente se concentrar no ganho de seus cliques e na CTR (taxa de cliques). Comece criando um bom texto do anncio e boas palavras-chave para deixar os anncios altamente relevantes e atraentes para seus clientes. Em seguida, monitore de perto seus cliques, sua CTR, suas palavras-chave e seus termos de pesquisa. Simples assim!

Fim da lio, incio de sua carreira! Tire um descanso merecido, a gente se encontra por a novamente. At a prxima e boa prova.

You might also like