You are on page 1of 11

1

Licenciatura em Bioqumica 201112, 1 semestre

Exame final de Microbiologia Geral

poca de Recurso: 8 de Fevereiro de 2012

Nome do aluno: _________________________________________________________________________ Tem duas horas para realizar o exame. Este exame est cotado para 14 valores. A cotao de cada pergunta indicada entre parnteses. Para obter aprovao na disciplina, o aluno ter que 1ter no mnimo 6,5 valores neste exame e 2.1ter realizado o mnimo de 9 aulas prticas e apresentado um artigo ou 2.2no caso de dispensa de frequncia devido ao estatuto de trabalhador estudante, ter realizado exame prtico. 1 (0,3) Considere um meio de cultura com os seguintes ingredientes: manitol, extracto de carne, peptona, cloreto de sdio (7,5%), vermelho de fenol, agar, gua. Como o classifica (risque o que no interessa)? Slido / Lquido; Justifique as suas opes. 2 (0,3) Defina comparativamente organismos prototrficos, auxotrficos e fastidiosos. Complexo / Definido; Simples / Diferencial

3 (0,4) Quais so as circunstncias em que mais indicado usar um meio de cultura slido? E um meio de cultura lquido? 4 (0,4) Se uma bactria tiver um tempo de gerao de 20 minutos e iniciarmos uma cultura com dez bactrias, quantas teremos ao fim de duas horas? Justifique. 5 (0,4) Suponha que recebe no laboratrio uma bactria recentemente isolada e pouco conhecida e quer saber se ela psicrfila. Qual o procedimento experimental que seguiria para responder a essa questo? 6 (0,2) Qual a diferena entre microrganismos halotolerantes e haloflicos?

7 (0,3) Quais so os mecanismos responsveis pela halotolerncia em bactrias? 8 (0,4) Defina comparativamente bactrias aerbias/ anaerbias facultativas e bactrias anaerbias aerotolerantes. 9 (0,2) Indique dois mecanismos de defesa das bactrias em relao toxicidade do oxignio. 10 (0,4) Descreva o mecanismo de Quorum sensing. 11 (0,3) Comente a frase: No que se refere composio da membrana citoplasmtica, eucariotas e procariotas so iguais.

12 (0,4) Indique quatro funes da membrana citoplasmtica em Bactrias. 13 (0,4) Represente esquematicamente a parede de uma bactria Gram positivo, identificando claramente os constituintes mais importantes. 14(0,6) Muitos dos antibiticos actualmente em uso clnico so inibidores da sntese do peptidoglicano. 14.1 Porqu que a sntese do peptidoglicano um bom alvo quimioteraputico? 14.2 D dois exemplos de antibiticos que actuam nesta via, indicando para cada caso qual o alvo molecular. 14.3 D um exemplo de bactria que no sensvel a este grupo de antibiticos e explique porqu.

15 (0,3) O que so os cidos miclicos? Em que tipo de microrganismos se encontram? Que caractersticas lhes conferem? 16 (0,3) D trs exemplos de corpos de incluso que podem ser encontrados em bactrias, indicando a funo de cada um. 17 (0,6) Considere que o esquema seguinte representa um endosporo bacteriano. Identifique as estruturas assinaladas, de A a F. A______________________ D______________________ B______________________ E______________________ C_______________________ F_______________________

E D

Perguntas 18 a 29: Das seguintes afirmaes, escolha aquela (uma s) que melhor completa a frase ou responde pergunta. (Cada certa 0,3 valores. Cada resposta errada desconta 25% de uma certa). 18. Os esporos bacterianos: ___ So uma forma de resistncia a condies adversas ___ Formamse em todas as espcies, na fase estacionria de crescimento ___ Coram de violeta na colorao de Gram ___ Podem durar no mximo um ano no meio ambiente ___ Tm elevada actividade metablica 19. O que um opero? ___ Um gene que codifica um repressor ___ Um plasmdeo que confere resistncia ___ A regio cromossmica onde se inicia a replicao do genoma ___ Um conjunto de genes estruturais, cada um com o seu promotor ___ Um conjunto de genes estruturais, com um promotor comum 20. Um opero indutvel: ___ Codifica geralmente genes envolvidos no catabolismo ___ Codifica geralmente genes envolvidos no anabolismo ___ regulado ao nvel da traduo ___ inibido pelo AMPc ___ reprimido pelo produto final 21. O material gentico das bactrias: ___ Est contido no ncleo ___ estabilizado por histonas ___ constitudo exclusivamente por plasmdeos ___ constitudo geralmente por DNA circular ___ Todas as anteriores 22. A parece celular bacteriana: ___ Protege a clula da lise em ambiente hipertnico ___ Protege a clula da lise em ambiente hipotnico ___ digerida por lipases endgenas ___ o alvo de actuao das quinolonas ___ rica em colesterol

23. O flagelo bacteriano: ___ constitudo por filamento, gancho e anis ___ Movese por rotao ___ O movimento impulsionado pelo gradiente membranar de protes ___ Pode rodar em sentido horrio ou antihorrio. ___ Todas as anteriores. 24. O crescimento bacteriano em cultura contnua ___ O mais indicado para promover a formao de esporos ___ Ideal para distinguir as fases de latncia, exponencial, estacionria e de morte ___ O mais frequentemente usado em laboratrios de diagnstico ___ O nico que permite manter as bactrias a crescer sempre mesma taxa ___ Feito na ausncia de oxignio. 25. Qual das seguintes molculas no usada como aceitador final de electres na respirao anaerbia? ___ NH4+ ___ S0 ___ NO3 ___ SO42 ___ Fe3+ 26. A via de EntnerDoudoroff: ___ uma via menos rentvel energeticamente do que a de EmbdenMeyerhof ___ vantajosa em meios ricos em fosfogluconato ___ Tem como intermedirio o 2ceto3desoxi6fosfogluconato (KDPG) ___ Envolve a produo de NADPH ___ Todas as anteriores 27. A via das pentosesfosfato: ___ Pode ser usada para a produo de ribose ___ sobretudo usada para a produo de ATP ___ Envolve a produo de grandes quantidades de NADH ___ No leva libertao de CO2 ___ No permite a obteno de piruvato 28. As fermentaes bacterianas: ___ Envolvem sempre a libertao de gs ___ So os mecanismos de obteno de energia mais rentveis dos procariotas ___ Levam acumulao de enxofre molecular ___ Podem ter como produto final o piruvato ___ Resultam na produo de NAD+

29. O ciclo do glioxilato: ___ Constitui um factor de virulncia em alguns microrganismos ___ Permite a reposio dos nveis de oxaloacetato ___ Inclui as enzimas isocitrato liase e malato sintase ___ Permite a alguns microrganismos proliferar com acetato como nica fonte de carbono ___ Todas as anteriores 30. (0,6) Considere os diferentes mecanismos de transferncia horizontal de genes em bactrias. Para cada afirmao, assinale com uma cruz o mecanismo qual se aplica. Bactrias dadora e receptora entram em contacto directo A bactria receptora tem que ser susceptvel infeco por vrus A bactria receptora tem que ser competente A bactria receptora no pode ter uma cpia do material a receber A bactria dadora tem que ter pili A bactria dadora mantm os genes transferidos 31. (0,3) D trs exemplos de estruturas bacterianas que contribuem para aumentar a adeso a superfcies do hospedeiro, durante uma infeco. 32. (0,3) O que so opsoninas? D dois exemplos.
Transformao Conjugao Transduo

33. (0,3) Quais so as clulas fagocticas que conhece? Quais so as caractersticas comuns entre elas e as principais diferenas? 34. (0,3) Indique trs medidas que contribuam para diminuir a incidncia de resistncias a antibiticos entre as bactrias patognicas. 35. (0,4) Qual a estratgia que considera cientificamente mais adequada para o desenvolvimento de novos antibiticos? Justifique. 36. (0,3) Indique trs caractersticas comuns a todos os protozorios. 37. (0,6) Escolha um dos seguintes protozorios: Plasmodium falciparum ou Toxoplasma gondii. 37.1 Descreva o seu ciclo de vida, indicando claramente de que forma a infeco transmitida ao Homem.

10

37.2 Descreva o tipo de patologia a que d origem. 37.3 Indique duas medidas para prevenir a transmisso da infeco. 38 Escolha um vrus que conhea bem. Indique aqui o seu nome ____________________. Indique para esse vrus em concreto: 38.1 Qual o tipo de clula alvo. 38.2 Qual o receptor celular usado pelo vrus para reconhecer e infectar a clula hospedeira.

11

38.3 Descreva o seu ciclo de replicao. 39.(0,3) Que tipo de leses podem ser induzidas por uma infeco viral numa clula eucariota? 40.(0,3) Quais so os mecanismos pelos quais um vrus pode induzir na clula infectada a transformao neoplsica?

You might also like