You are on page 1of 6

imperativo colocar de novo...

Arete Campolina Moreira


olocar de novo..., outra vez... e mais ainda... Ditos reticentes para falar do estatuto tico do inconsciente. Imperativo tico de colocar de novo o que desperta para a hincia construtiva do Inconsciente, embora seja num eterno jamais atingido despeitar. O despertar absoluto existe como um sonho de atingir um saber absoluto onde no h trao. sonhar em saber a relao sexual. O despertar est do lado da morte como com-pulso a despertar. Despertar o sujeito para que no faa da vida um sonho. Despert-lo da alienao significante e da homeostase subjetivante dos processos de pensamento que lhe permitem calcular, julgar, ordenar e encontrar respostas.

A Trajetria tica da Descoberta do Inconsciente Freudiano


O ato de criao da psicanlise e os passos de Freud em direo sua meta de precisar cada vez mais a estrutura de realidade do Inconsciente um ato tico. tico enquanto se conduzia com certeza indestrutvel ao centro do desconhecido e que nomeou umbigo dos sonhos, continente negro, pulso de morte, resistncia do isso, rochedo da castrao. sua sede pelo ncleo de verdade que traa sua trajetria na via do Real, j antecipada quando escreve no frontispcio da Interpretao dos sonhos os dizeres: "Flectere si nequeo superos, Acheronta movebo ". No duvidava diante das descontinuidades dos processos de conscincia, da nova ordem dos fenmenos que nelas se iluminavam: sonhos, chistes, atos falhos, sintomas. Era preciso continuar... Ainda que fosse a peste. Algo o pressiona para frente indomado: Ungebandigt Immer Vorwats Dringt (Fausto-CENA IV). Freud movido pelo desejo. Diante dos impasses clnicos se deixa interpelar,retifica, inventa. Atento e aberto para uma outra escuta, aceita seus equvocos tericos e reformula outra vez, para levantar adiante seu "Projeto".
LETRA FREUDIANA -Ano XI -n 10/11/12 89

imperativo colocar de novo...

Deixa a hipnose, alegando que as representaes recalcadas avanavam rapidamente para a conscincia sem surtir muitos efeitos. Era preciso aceitar a sugesto de Anna Pappenheim da "cura pela palavra", e assim situar o momento da formao do sintoma, recuperar as lembranas recalcadas e ab-reagir a cota de afeto. Mas eis que se depara com um obstculo que, se por um lado lhe custou muito trabalho clnico, foi a pedra de toque para seu progresso terico. Os neurticos resistiam em rememorar o recalcado porque era da ordem do sexual. Record-lo causava mal-estar. Para quebrar as resistncias sustentadas pelos mecanismos de defesa do eu, arquitetou a estratgia das interpretaes, das construes e dava instrues para a associao livre: era preciso falar mesmo o desagradvel, o indiscreto, o absurdo, o irrelevante. Ainda assim, nem sempre havia o recordar, e o analisando nunca reconhecia que resistia. Quando demarcou que as pulses sexuais tinham dois destinos, ou seja, serem objeto da conscincia pelas representaes ou surgirem sob forma de afeto deslocado; e ao forjar o conceito do Inconsciente, cuja finalidade prioritria do processo de recalcamento era suprimir o afeto na sua qualidade de angstia, no estava privilegiando a atividade do aparelho mental, tendo como causa algo que j apontava para a questo para alm dos traos de memria? Em "Recordar, repetir e elaborar" faz a distino estrutural entre recordar e repetir. A repetio era o que se dava sob condies de resistncia, sob a forma de compulso, e pertencia a uma ordem do acontecer psquico: ao invs de recordar, o sujeito reproduz no como lembrana, mas como ao. Freud a nomeia recordao atualizada, tecida de fragmentos da vida atual e revestida por clichs fantasmticos. Reconhecera irredutibilidade da resistncia rememora o permite Freud dar mais um passo: estabelece o binarismo pulsional, postulando a pulso de morte com a outra fora atuante na estrutura mental, fora que transcende materialidade das representaes e coloca a compulso repetio como o evento psquico que a manifesta, fazendo ruptura no princpio do prazer. Compulso repetio; fora de manifestao do recalcado: Wiederholungszwang, die Kraftauberung es Verdrangten. Fora indomvel que se expressa em ato (Tat). Tomando a letra do texto: uma ao Real (die reale Tat). Essas repeties se revelavam em pessoas cujos destinos se marcavam insistentemente por situaes de perda; por repeties de sonhos traumticos; no recrudescimento sintomtico face aos progressos de anlise e na constatao da criana observada por Freud, em que suas brincadeiras de aparecer-desaparecer, repetia mais vezes justamente a parte (Fort) que implicava em algo desagradvel ligado ao ir-embora da me. Alm de terem estrutura de Ato, as repeties apresentavam ento uma dimenso instigante: liberavam desprazer. Essa busca de desprazer como um valor, como um bem, Freud entendeu como "tendncias masoquistas do eu ".
90 LETRA FREUDIANA -Ano XI -n 9 10/11/12

imperativo colocar de novo...

Esse desprazer adquiria consistncia porque trazia consigo outra satisfao que no mais pertencia satisfao liberada pelo princpio do prazer, finalidade de satisfao da pulso sexual, mas de um prazer que era efeito da fuso da pulso de vida e da pulso de morte e tinha como conseqncia a erogenizao do que no era prazeiroso, e que nomeou masoquismo primordial. Ponto estranho, complexo e crucial para os futuros desenvolvimentos da psicanlise. Do masoquismo ergeno faz derivar o masoquismo feminino onde o sujeito se localiza numa posio de subjetividade passiva, imaginarizando a castrao atravs de fantasias masoquistas femininas que tinham a funo de sustentao do desejo sexual. Faz derivar tambm o masoquismo moral onde a moralidade erogeneizada, vivida como culpa e vontade de punio, exerciam a dupla funo de soluo tica no campo da Coisa, enquanto postas como barreiras de punio e culpa satisfao sexual e de transformao dessa ttica de interdio pelo sofrimento, em sintoma de escolha pelo sofrimento. Freud percebe que o masoquismo ergeno no esgota a questo e se pergunta sobre a extenso da pulso de morte que se recusou a ser domesticada pelas misturas de libido. Em "Mal estar da civilizao" se repreende por ter desprezado a vertente da pulso de morte situada alm de sua apreenso como amalgamada ao erotismo: "Sei que no sadismo e no masoquismo sempre vimos diante de ns manifestaes da pulso destrutiva (dirigidas para fora e para dentro), fortemente mescladas ao erotismo, mas no posso mais entender como foi que pudemos ter desprezado a ubiqidade da agressividade e da destrutividade no-erticas e falhado em conceder-lhe o devido lugar em nossa interpretao da vida" (pag. 142). ; O descobridor no hesita na direo. Freud queria chegar a uma outra satisfao, ligada pulso de morte e que trazia a marca de uma impossibilidade expressa pela no-satisfao, pelo desprazer. Dficit de satisfao sentido como no estando satisfeito em sua prpria satisfao.. Em "O eu e o isso" explica a necessidade de uma primeira correo da estrutura da mente dizendo: "Reconhecemos que o Inconsciente no coincide com o recalcado, e ainda verdade que tudo o que recalcado inconsciente, mas nem tudo o que inconsciente recalcado". Em "Inibio, sintoma e angstia" faz outra correo, explicando que a resistncia por parte do eu era um fato, mas que verificava que ela no abrangia todo o estado de coisas, porque mesmo quando deixadas, algo do recalcado permanecia e que no dava para desconhecer este fator de resistncia como resistncia do Inconsciente, e adenda: "No h qualquer necessidade de se ficar desestimulado por causa dessas correes. Devem ser bem acolhidas se acrescentarem algo ao nosso conhecimento, e no constituem vergonha nenhuma para ns, na medida qu antes enriquecem do que invalidam nossos pontos de vista anteriores limitando algum enunciado, talvez, que era por demais geral ou ampliado alguma idia que foi muito estreitamente formulada "

(pagl84),
LETRA FREUDIANA -Ano XI - n s 10/11/12 91

imperativo colocar e novo...

Essa resistncia do Inconsciente, agora chamada resistncia do isso novamente trabalhada em "Anlise terminvel e interminvel", como a resistncia que fazia obstcnlo ao xito teraputico provocando a adesividade da libido que no se deslocava para os novos caminhos abertos pela anlise e o apego ao sofrimento. Comentando sobre o nus severo do masoquismo para os poderes da cura, se pergunta se toda a idia sobre o conflito psquico no deveria ser revista a partir da energia livre no aparelho que se apresenta sob a forma de pulso de morte. Recorda ainda a teoria de Empdocles de Acragas, filsofo da Grcia Antiga (495 a.C) que postulou o Amor e a Discrdia como dois princpios que dirigem os fenmenos da vida, onde um se esfora para unificar e o ostro para desfazer todas as fuses. Freud interroga se a semelhana entre os dois princpios de sua formulao sobre as pulses, designados com Eros e Destrutividade, no seria efeito de criptomnsia e de suas leituras de juventude. Quer reconhecer ainda o ncleo de verdade da teoria de Empdocles e demonstra curiosidade em sabercom esse ncleo de verdade seria apresentado numa abordagem posterior. Assim, de Empdocles a Freud e de Freud a Lacan.

X O Estatuto tico do Inconsciente Lacaniano


Freud no teve sua curiosidade satisfeita, mas o que antecipou foi sua certeza sobre o ncleo de verdade do Inconsciente que apontava para o Real. Este ncleo de verdade, Lacan vai traz-lo pela questo da causalidade psquica, da qual Freud falou metaforicamente como "retorno do inorg&nico". A natureza conservadora ds pulses visa um estado de coisas antigo, um estado inicial do qual a entidade viva se afastou. Assim tudo o que vive, por razes internas, torna-se mais uma vez inorgnico, o que o compele a dizer que "o objetivo de toda vida a morte ". O estatuto tico do Inconsciente opera atravs dessa fora propulsora que visa este estado inicial da Coisa (das Ding), o nome do Real. Essa fora atua no sentido do encontro com o Real, que um encontro sempre faltoso porque se furta a ser encontrado, j que, como Real, o que da estrutura no deixa de no se escrever. Como o Real se furta? Ele se furta se presentif icando atravs dos processos primrios que so intemporais, surpresivos e tendo energia livre. Eles se repetem ainda e mais ainda... como puro corte. O primeiro encontro do sujeito com o Outro se d no mbito de uma satisfao que mtica, que primeira e plena e est sob o domnio exclusivo do pathos. Dessa satisfao o que fica um trao que agora satisfao no-toda. Este trao diz ento de uma perda de satisfao e instaura uma falta. A emergncia do Inconsciente se d pela funo de estrutura dessa falta instalada a partir do conceito do Unbegriff, ou Begriff do Un, conceito do corte original.
92 LETRA FREUDIANA -Ano XI -n 10/11/12

imperativo colocar de novo...

Esta falta, na sua funo de causa (a - $) se mostra como hincia, como corte por onde o sujeito dividido se liga ao Real. essa hincia mesma que constitui o despertar que se apreende como tropeo, rateio, susto, acidente ou mesmo por uma frase pronunciada. o pouco de realidade que est espera (unterlegt, untertragen) para despertar a qualquer momento, ao acaso. Porm Lacan nos adverte que o que desperta mesmo outra realidade, a pulso como pulso por vir. Essa hincia do Inconsciente como puro corte no pode se prestar ontologia. Ela pr-ontolgica. O que ntico no Inconsciente algo que se aventura no seu campo, a partir da fenda que se abre e num instante se fecha. O que se aventura a o sujeito do Inconsciente sob forma de signif icante, dada sua origem cartesiana. Sujeito do Inconsciente que no pensa, no calcula, no julga e nem sabia que estava l: Wo es war, sol] ieh werden Onde Isso estava, o Eu deve advir. Se estava l, estava como morto e no sabia. "Ele no sabia que estava morto", nos remete Lacan ao sonho relatado por Freud na "Interpretao dos Sonhos": "Ser do no-sendo, assim que advem (Eu) como sujeito que se conjuga da dupla aporia de uma subsistncia verdadeira que se abole de seu saber edeum discurso onde a morte que sustenta a existncia ". ("Subverso do Sujeito"). assim que Isso fala: como estrutura de linguagem, sob modo de tropeo, numa temporaridade lgica, onde o sujeito achado como ultrapassado, e logo se perdendo. esse modo de se mostrar que toma o Inconsciente, no plano ntico, evasivo, evanescente, frgil, o que permite concluir que seu estatuto se define como tico e no ntico. Este estatuto tico est contido na escrita alem da compulso repetio: Wiederholungszwang. imperativo (zwang) por (holung) de novo (wieder). imperativo pr de novo... Imperativo tico que coloca de novo a hincia do inconsciente por onde o sujeito dividido se confronta com sua diviso. Como tico faz soar a hora do Real, \a fenda aberta pela qual o sujeito do inconsciente chamado mais uma vez, e mais ainda... E bem ao acaso...

Bibliografia
FREUD, S. Os Trs Ensaios sobre a Sexualidade A Pulso e suas vidssitudes Alm do Princpio do Prazer O Problema Econmico do Masoquismo O Inconsciente O Recalque O Eu e o Isso Ini bico, Sintoma e Angustia Recordar, Repetir, Elaborar LETRA FREUDIANA -Ano XI -n 10/11/12 93

imperativo colocar de novo... Mal-Estar na Civilizao Anlise Terminvel e Interminvel MANNONI.O. Freud - El Descubrimiento dei Inconsciente - Ed. Nueva Vision LACAN,JACQUES "Subversion du Sujet et Dialectique du Dsir dans 1'Inconsdent Freudien" - Ed. du Seuil Les Quatre Concepts Fondamentaux de Ia Psychanafyse. Ed. Seuil Eucore - E d . Seuil D' un Autre 1'Autre - Sminaire Tlvision - Ed. Seuil L FREUDIEN - AUTOMNE 1981 - NMERO 3

94

LETRA FREUDIANA -Ano XI - ns 10/11/12

You might also like