You are on page 1of 3

O precariado est dividido?

O enigma de Marina Silva - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-precariado-esta-dividido-O-enigma-de-Ma...

Tera-Feira, 26 de Novembro Login Carta Maior

Boletim Carta Maior Livraria Carta Maior

Pesquisar

Poltica Economia Movimento s Sociais Cidades Internacional Meio Ambiente Mdia Cultura Dire itos Humanos Educa o TV Ca rta Editoriais Blog do Emir Prime iro s Passos Colunistas Opinio Fruns Especiais Principios Fundamenta is Charges Expediente

Mais Lidas
Home > Politica > O precariado est dividido? O enigma de Marina Silva

Os 10 privilgios dos petistas presos

07/11/2013 - Copyleft

O precariado est dividido? O enigma de Marina Silva


Por que s Marina capaz de rivalizar com Dilma Rousseff nas pesquisas? O que a candidatura de Marina Silva tem que as outras no tm?
Tweet A A+

Anotaes sobre uma farsa (II)

A segunda tortura de Jos Genono

Ao Penal 470: uma exceo para a histria Marina pode voltar atrs na ideia de ser vice de Eduardo Campos O canto de cisne do PSDB e do DEM

Antnio David (*)

Paulo Nogueira: um novo slogan para a Folha de S.Paulo Marina, um poo de contradies

Marina, voc se pintou

Lula exclusivo: "a poltica a nica fora que rivaliza com o mercado"

Editorial

1 de 3

2013-11-26 13:04

O precariado est dividido? O enigma de Marina Silva - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-precariado-esta-dividido-O-enigma-de-Ma...

Blog do Emir Leia Mais O poder e o carter: Fenomenologia de um burocrata


As manifestaes de massa ocorridas em junho em todas as regies do Brasil tiveram um impacto imediato na conjuntura. O sinal mais evidente foi a queda drstica da popularidade de todos os governantes. poca, no se sabia o quo duradouros seriam os efeitos de junho. Algumas semanas depois, os efeitos parecem desaparecer, mas no todos. As mais recentes pesquisas de inteno de voto para a presidncia da Repblica (Datafolha, 11/10; Ibope, 24/10) apresentam resultados interessantes. Mas um dado em especial, mais do que interessante, aparece como um enigma. Como se sabe, Lula e Dilma tm sido os candidatos dos mais pobres. Em 2002, 2006 e 2010, venceram com folga nas faixas de renda mais baixas, no que se inclui os eleitores situados na faixa de renda entre 2 e 5 salrios mnimos de renda familiar mensal. Lenin gostava de repetir que o poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente. Corrompe material e espiritualmente.
Agenda nacional da semana: 25 de novembro a 1 de dezembro Joaquim Barbosa tropea no mensalo do DEM Juzes para a Democracia: o povo no aceita mais o coronelismo no Judicirio Entidades mdicas e oposio questionam Mais Mdicos no STF Evanglicos querem evitar "guerra religiosa" com os catlicos Apoiar Joaquim Barbosa foi das coisas mais baixas que FHC fez em sua vida Os 10 privilgios dos petistas presos

Quem so esses eleitores? Como se trata aqui da renda familiar, no da individual, pode-se dizer que se tratam de trabalhadores, mas no quaisquer trabalhadores. Estamos falando de homens e mulheres submetidos a trabalhos em geral precrios, de baixo prestgio e baixa remunerao. Numa famlia composta por um casal de faxineiros terceirizados numa repartio pblica, cujo filho ou filha trabalha como operador de telemarketing, a renda familiar supera 2 salrios mnimos. Apenas para ficar com um exemplo. Pois bem. Se houvesse segundo turno hoje entre Dilma Rousseff e Marina Silva, considerando-se a inteno de voto apenas dos entrevistados situados nessa faixa de renda, a petista teria uma pequena vantagem sobre Marina na pesquisa do Datafoflha (47% x 41%), ao passo que, na pesquisa Ibope, o cenrio de empate tcnico, com leve vantagem para Dilma (35% x 33%). A margem de erro de 2 pp. em ambas as pesquisas (1).

Jos Genono para presidente Ex-diretor da Siemens denuncia o envolvimento de aliados de Alckmin em cartel Aps suspeita de infarto, Genono ter priso domiciliar ou hospitalar

Nas demais faixas de renda, segue-se o padro do lulismo: na faixa de renda at 2 salrios mnimos, Dilma venceria com folga, ao passo que nas faixas de renda acima de 5 salrios mnimos, Marina teria vantagem. Mas o dado em questo to mais curioso quando se verifica os cenrios de segundo turno entre Dilma e os demais possveis candidatos. Contra Acio Neves, Jos Serra e mesmo sobre Eduardo Campos, Dilma figura com larga vantagem na faixa de renda de 2 a 5 salrios mnimos de renda familiar mensal.

O estranho dado exposto por ambas as pesquisas impe-nos uma srie de questes.

2 de 3

2013-11-26 13:04

O precariado est dividido? O enigma de Marina Silva - Carta Maior

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/O-precariado-esta-dividido-O-enigma-de-Ma...

Por que razo uma frao da classe trabalhadora, onde situa-se exatamente parte importante daqueles trabalhadores que foram beneficiados pelas polticas de incluso dos governos petistas, parece agora estar dividida, sendo que metade desses trabalhadores parece estar disposta a votar numa candidata oposicionista? Que relao pode haver entre essa diviso no campo eleitoral e as condies notadamente precrias de vida e de trabalho desses trabalhadores? O dado em questo teria relao com uma possvel sensao de estagnao?

E por que razo a diviso induzida justo pela candidatura de Marina Silva, ao passo que no se manifesta em outros cenrios? O que a candidatura de Marina Silva tem que as outras no tm?

o que procurarei discutir nos prximos artigos. ______ (1) Apesar de terem sido feitas em perodos muito prximos, a pesquisa Datafolha revela um percentual significativamente menor de indecisos e eleitores dispostos a votar em branco ou nulo do que a pesquisa Ibope. No tratarei da metodologia adotada em cada pesquisa, pois no sou especialista no assunto. As tabelas podem ser conferidas nos sites de ambos os Institutos.

(*) Antnio David estudante de ps-graduao em Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP.
Crditos da foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr Voltar para o ndice Tweet

2 Comentrios
Mardones da Silva - 08/11/2013

Insira o seu Comentrio !

O fulano quer filosofar sobre uma pesquisa questionvel feita com umas 3000 pessoas. Faa-me o favor!

Foosh Babaganoosh - 07/11/2013

Religio?

PARCERIAS

Blog do Emir | Primeiros Passos | contato | Copyleft - Direitos reservados - Carta Maior - O Portal da Esquerda

3 de 3

2013-11-26 13:04

You might also like