You are on page 1of 13

Gabarito 1

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.

01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 Pontos 2,5 cada RACIOCNIO LGICO Questes 11 a 20 Pontos 2,5 cada GEOGRAFIA Questes 21 a 30 Pontos 2,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 31 a 40 Pontos 1,0 cada CONHECIMENTOS GERAIS Questes 41 a 50 Pontos 1,0 cada NOES DE INFORMTICA Questes 51 a 60 Pontos 1,0 cada

Total: 25,0 pontos

Total: 25,0 pontos

Total: 20,0 pontos

Total: 10,0 pontos

Total: 10,0 pontos

Total: 10,0 pontos

Total: 100,0 pontos b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas na prova. 02 - O candidato deve verificar se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso no esteja, o fato deve ser IMEDIATAMENTE notificado ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, com caneta esferogrfica de tinta preta, fabricada em material transparente. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, com caneta esferogrfica de tinta preta, fabricada em material transparente, de forma contnua e densa. A leitura tica do CARTO-RESPOSTA sensvel a marcas escuras, portanto, os campos de marcao devem ser preenchidos completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - O candidato deve ter muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - DELIMITADOR DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. O candidato s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO deste Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao da prova, de aparelhos sonoros, fonogrficos, de comunicao ou de registro, eletrnicos ou no, tais como agendas, relgios no analgicos, notebook, transmissor de dados e mensagens, mquina fotogrfica, telefones celulares, pagers, microcomputadores portteis e/ou similares; b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido; d) no assinar a LISTA DE PRESENA e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder ausentar-se do recinto da prova aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio da mesma. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

09 - O candidato deve reservar os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - O candidato deve, ao terminar a prova, entregar ao fiscal o CADERNO DE QUESTES e o CARTO-RESPOSTA e ASSINAR A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTA PROVA DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos da Prova Objetiva sero divulgados no primeiro dia til aps sua realizao, no endereo eletrnico da FUNDAO CESRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br). 13 - ATENO: transcreva nos espaos apropriados do seu CARTO-RESPOSTA o nmero do gabarito de sua prova objetiva, e, com sua caligrafia usual, considerando as letras maisculas e minsculas, a seguinte frase:

A terra tem palmeiras.


14 - ATENO: escreva seu nome, pondo uma letra em cada quadrcula, no espao abaixo (no abrevie o primeiro e o ltimo nomes).

GABARITO 1

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

EDITAL No 02/2013

LNGUA PORTUGUESA
Sol novo, Sol velho Voc gostaria de se ver mais velho? Se houvesse um espelho mgico capaz de mostrar sua imagem em uma, duas ou mais dcadas, voc olharia? Imagino que a opinio seria dividida, uns tantos sim, outros tantos no. Afinal, ver o futuro teria repercusso sobre como viveramos no presente, o que criaria uma srie de paradoxos. Se no futuro eu me visse gordo e resolvesse fazer uma dieta, emagreceria? Se emagrecesse, no estaria mudando o futuro? E ser que isso possvel? Afinal, o espelho me mostrou gordo... Ou, quem sabe, o futuro no seja um apenas, mas feito de mltiplas opes. Deixando essas preocupaes um tanto humanas de lado, o fato que em astronomia, ao menos, ver o futuro e o passado extremamente til. Tanto assim que um time internacional de astrnomos vem buscando estrelas semelhantes ao Sol, mais velhas e mais novas, para que possamos aprender sobre a evoluo da nossa estrela-me. Para tal, usado um gigantesco telescpio. Em artigo, o grupo revela dados de duas estrelas gmeas do Sol, uma bem mais nova e outra bem mais velha. Ou seja, um olho no nosso passado e outro no nosso futuro ou, ao menos, no futuro do Sol. A mais velha tem 8,2 bilhes de anos e bem mais velha do que o Sol, que tem 4,6 bilhes de anos. Na regio mais prxima dela, podem existir planetas rochosos como a Terra. A questo de maior importncia para o pblico se o Sol uma estrela tpica ou atpica. bom saber, pois sua sobrevivncia na Terra depende do Sol e da sua estabilidade. Caso seja uma estrela normal, dentro de sua classificao (estrelas aparecem em classes diferentes, dependendo da sua massa, temperatura etc.), o Sol continuar a gerar luz por muitos bilhes de anos, em torno do dobro da sua idade. Caso no seja normal, as coisas podem complicar. E, se complicarem, a vida na Terra poder estar em apuros mais cedo do que gostaramos. Estudando elementos qumicos presentes nas trs estrelas, o grupo mostrou que o Sol uma estrela normal. Ou seja, da imagem do Sol idoso, aprendemos que o nosso Sol no foge regra, o que possibilita que outros como ele tenham planetas como a Terra e, quem sabe, abriguem tambm formas de vida.
GLEISER, Marcelo. Folha de So Paulo, 1 set. 2013. Adaptado.

1
De acordo com o texto, o estudo realizado pelos astrnomos tem o objetivo de (A) (B) (C) (D) (E) descobrir como aumentar o tempo de vida do Sol. avaliar a influncia do Sol sobre a vida das pessoas. comparar o tempo de vida do homem e o das estrelas. investigar a existncia de novos planetas como a Terra. calcular por quanto tempo o Sol continuar gerando luz.

2
O fragmento do texto que justifica a concluso dos astrnomos sobre o tempo de vida do sol : (A) Em artigo, o grupo revela dados de duas estrelas gmeas do Sol, uma bem mais nova e outra bem mais velha. ( . 21-23) (B) Ou seja, um olho no nosso passado e outro no nosso futuro ou, ao menos, no futuro do Sol. ( . 23-25) (C) A mais velha tem 8,2 bilhes de anos e bem mais velha do que o Sol, que tem 4,6 bilhes de anos. ( . 26-27) (D) A questo de maior importncia para o pblico se o Sol uma estrela tpica ou atpica. ( . 30-31) (E) o que possibilita que outros como ele tenham planetas como a Terra e, quem sabe, abriguem tambm formas de vida. ( . 44-47)

10

15

20

3
No desenvolvimento do texto, a expresso Ou seja ( . 43) foi utilizada para introduzir a ideia de (A) (B) (C) (D) (E) causa condio finalidade reiterao contradio

25

30

4
O termo a que o elemento destacado se refere est adequadamente explicitado entre colchetes em: (A) um espelho mgico capaz de mostrar sua imagem ( . 2) [espelho] (B) regio mais prxima dela ( . 28) [estrela mais velha] (C) sua sobrevivncia na Terra ( . 32) [Sol] (D) em torno do dobro da sua idade ( . 37) [Terra] (E) possibilita que outros como ele ( . 44-45) [planetas]

35

40

5
Nas linhas 34 a 36 do texto, os parnteses so utilizados para introduzir um(a) (A) (B) (C) (D) (E) detalhamento dos tipos de astros celestes. comentrio do autor sobre a idade das estrelas. correo de uma informao fornecida no texto. explicao sobre uma palavra usada anteriormente. insero de uma opinio sobre a pesquisa relatada.

45

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

GABARITO 1

6
Para desenvolver hipteses a respeito do futuro, utiliza-se muitas vezes, no texto, a palavra se. A ideia de hiptese introduzida pela palavra ou expresso destacada em: (A) Afinal, o espelho me mostrou gordo ( . 11) (B) Tanto assim que um time internacional de astrnomos ( . 17-18) (C) Para tal, usado um gigantesco telescpio. ( . 20-21) (D) no nosso futuro ou, ao menos, no futuro do Sol. ( . 24-25) (E) Caso no seja normal, as coisas podem complicar. ( . 38)

10
O grupo em que a formao do plural das duas palavras est de acordo com a norma-padro (A) (B) (C) (D) (E) mal-acostumados, pontas-direita anti-higinicos, amores-perfeitos notcias-bomba, portas-bagagem guas-benta, bem-educados palavras-chave, vices-campees

RACIOCNIO LGICO
11
Certo dia, Joo afirmou: Se eu tivesse ido ao banco ontem, eu no precisaria ir ao banco amanh. No dia seguinte, no tendo ido ao banco ainda, Joo diria algo logicamente equivalente ao que dissera no dia anterior, se tivesse dito: (A) Como no fui ao banco hoje, fui ao banco anteontem. (B) Como no fui ao banco ontem, irei ao banco hoje. (C) Como no fui ao banco hoje, fui ao banco ontem. (D) Como preciso ir ao banco hoje, no fui ao banco anteontem. (E) Como preciso ir ao banco hoje, eu fui ao banco ontem.

7
O grupo em que ambas as palavras contm o mesmo prefixo de negao que ocorre em atpica ( . 31) (A) alienado, atpico (B) ativista, aleatrio (C) agramatical, acromtico (D) agrotxico, alimentcio (E) assimtrico, acalorado

8
No trecho Afinal, ver o futuro teria repercusso sobre como viveramos no presente, o que criaria uma srie de paradoxos ( . 5-7), as palavras destacadas podem ser substitudas, sem prejuzo do sentido, respectivamente, por (A) consequncia, contradies (B) reverberao, resultados (C) preferncia, complicaes (D) reflexos, sobressaltos (E) efeito, divergncias

12
Sabe-se que: Se Joo anda de navio ou no anda de trem, ento Joo se perde. Se Joo anda de trem, ento Joo paulista. Se Joo no poupa, ento Joo anda de navio. Assim, se Joo no se perde, ento Joo (A) paulista e poupa. (B) paulista, mas no poupa. (C) no paulista e no poupa. (D) no paulista, mas poupa. (E) ou no paulista, ou no poupa.

9
No trecho Se no futuro eu me visse gordo e resolvesse fazer uma dieta, emagreceria? ( . 8-9), o tempo verbal de emagreceria determinado pela correlao com as formas verbais visse e resolvesse para expressar uma hiptese. De acordo com a norma-padro, outra maneira de combinar os verbos para expressar hiptese est presente em (A) Se estudassem todos os planetas do sistema solar, os astrnomos descobriram fatos interessantssimos. (B) Se destrurem a camada de oznio, a vida na Terra ficar irremediavelmente comprometida para as geraes futuras. (C) Se os homens construrem naves espaciais mais resistentes, chegariam a outras galxias muito distantes da nossa. (D) Se as pessoas se preocupam com o futuro do planeta, certamente evitariam tanta poluio nos mares, rios e cidades. (E) Se no houvesse construes irregulares nas encostas, no morrero tantas pessoas como aconteceu recentemente.

13
Considere a afirmao feita sobre o setor de uma empresa no qual h funcionrios lotados: No setor de uma empresa, h algum funcionrio com, no mnimo, 32 anos de idade. A fim de se negar logicamente essa afirmao, argumenta-se que (A) nenhum funcionrio do setor tem 32 anos. (B) h apenas um funcionrio do setor com 32 anos. (C) todos os funcionrios do setor tm, no mnimo, 33 anos. (D) todos os funcionrios do setor tm, no mximo, 32 anos. (E) todos os funcionrios do setor tm, no mximo, 31 anos.

GABARITO 1

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

14
Um professor escolheu trs alunos de sua turma para fazerem seminrios sobre medidas de tendncia central: Joo, Carlos e Maria. A mdia aritmtica, a mediana e a moda foram as medidas escolhidas pelo professor para serem os temas dos seminrios. Cada um dos alunos abordou apenas uma das trs medidas de tendncia central, sendo que, ao final, cada uma delas foi tema de algum seminrio. Sabe-se que: Sobre a mediana, falou Joo ou Maria; Sobre a moda, falou Maria ou Carlos; Sobre a mdia aritmtica, falou Carlos ou Maria; Ou Joo falou sobre a mdia aritmtica, ou Carlos falou sobre a moda.

16
O carpinteiro Jos teve de dividir (sem sobras) uma placa retangular de dimenses 7 dm por 6 dm, em quadrados de lados expressos por um nmero inteiro de decmetros, de modo a obter o menor nmero de quadrados possvel. Depois de vrios ensaios, ele conseguiu resolver o problema, obtendo apenas 5 quadrados, cuja soluo est indicada na Figura abaixo, com as medidas em decmetros.
3 2 2 2

A mdia aritmtica, a mediana e a moda foram, respectivamente, os temas dos seminrios de (A) Carlos, Joo e Maria (B) Carlos, Maria e Joo (C) Maria, Joo e Carlos (D) Maria, Carlos e Joo (E) Joo, Maria e Carlos

15
Considere verdadeiras as seguintes premissas: Todas as pessoas que andam de trem moram longe do centro. Todas as pessoas que andam de carro no andam de nibus. Algumas pessoas andam de nibus e de trem. Portanto, (A) algumas pessoas que moram prximo do centro andam de carro ou de nibus. (B) algumas pessoas que moram longe do centro no andam de carro. (C) todas as pessoas que moram prximo do centro andam de trem. (D) algumas pessoas que andam de carro moram longe do centro. (E) todas as pessoas que andam de carro moram longe do centro.

Agora Jos tem de resolver o mesmo problema, porm no caso do retngulo de dimenses 6 dm por 5 dm. Nesse caso, o menor nmero de quadrados obtidos ser (A) 12 (B) 9 (C) 6 (D) 5 (E) 4

17
O agente secreto 0,7 resolve criar um sistema de cdigos secretos que consiste em fazer cada letra do alfabeto corresponder a um nmero e, em seguida, tomar uma palavra, ou uma disposio qualquer de letras (tendo ou no significado), e multiplicar os valores de suas letras, obtendo, dessa forma, o cdigo. O valor atribudo a uma letra ser sempre o mesmo, onde quer que ela aparea. Assim, ele encontrou os cdigos para as seguintes palavras: GEOGRAFIA = 56 e AGORA = 24. Sabendo-se que o nmero que corresponde letra F o dobro do nmero atribudo letra B, o cdigo de IBGE (A) (B) (C) 7 6 7 4 7 2 8 3

N H

(D)

(E) 8 5

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

GABARITO 1

18
Trs homens, Ari, Beto e Ciro, e trs mulheres, Laura, Marlia e Patrcia, formam trs casais (marido e mulher). Dentre as mulheres, h uma mdica, uma professora e uma advogada. A mulher de Ari no se chama Patrcia e no professora. Beto casado com a advogada, e Ciro casado com Laura. As profisses de Laura, Marlia e Patrcia so, respectivamente, (A) advogada, mdica e professora (B) advogada, professora e mdica (C) professora, mdica e advogada (D) professora, advogada e mdica (E) mdica, professora e advogada

19
Ariovaldo escolheu um nmero natural de 5 algarismos e retirou dele um de seus algarismos, obtendo assim um nmero de 4 algarismos (por exemplo, se o nmero escolhido 56.787 e o algarismo retirado o 8, ento o nmero obtido 5.677). A soma do nmero inicial de 5 algarismos, escolhido por Ariovaldo, com o de 4 algarismos, obtido retirando-se um dos algarismos do nmero escolhido, 81.937. O algarismo retirado do nmero inicial de 5 algarismos foi o algarismo das (A) dezenas de milhares (B) unidades de milhares (C) centenas (D) dezenas (E) unidades

20
Renato vai preencher cada quadrado da fila abaixo com um nmero, de forma que a soma de quaisquer trs nmeros consecutivos na fila (vizinhos) sempre seja 2.014.
745 287 N

O nmero que Renato ter de colocar no lugar de N (A) 287 (B) 745 (C) 982 (D) 1.012 (E) 1.032

R A

GABARITO 1

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

GEOGRAFIA
21
No espao areo brasileiro, uma aeronave se desloca, em linha reta, de Palmas, no Tocantins, para Braslia, no Distrito Federal. De acordo com os pontos cardeais, essa aeronave descreve uma trajetria no sentido (A) sul norte (B) leste oeste (C) norte sul (D) nordeste sudoeste (E) sudoeste nordeste

25
BRASIL: VARIAO RELATIVA DA POPULAO RESIDENTE RURAL 1980-1991

22
O territrio brasileiro atravessado por dois paralelos de referncia: o Equador, na latitude de 0o e o trpico de Capricrnio, na latitude de 23,5o S. O trpico de Capricrnio atravessa alguns Estados brasileiros. Um desses Estados (A) So Paulo (B) Rio de Janeiro (C) Rio Grande do Sul (D) Esprito Santo (E) Minas Gerais

23
Num mapa de escala cartogrfica 1:500.000, a distncia, em linha reta, entre duas cidades de 20 cm. No terreno, a distncia entre essas cidades, medida em quilmetros, de (A) 10 (B) 20 (C) 50 (D) 100 (E) 200

MARTINELLI, M. Mapas da geograa e cartograa temtica. So Paulo: Contexto, 2008. p.82.

24
Em janeiro de 2013, o governo do Estado de So Paulo sancionou projeto que fecha empresas que submetem trabalhadores a condies anlogas escravido. Essa medida do governo cassa a inscrio no cadastro do ICMS dos estabelecimentos comerciais envolvidos na prtica desse crime, seja diretamente, seja no processo de produo, ou ainda como nos casos de terceirizao ilegal. Alm disso, os autuados ficaro impedidos por dez anos de exercer o mesmo ramo de atividade econmica.
BONDUKI, A. Combate ao trabalho escravo. Conhecimento Prtico Geograa, n. 50. So Paulo: EBR, 2013. p. 20-21. Adaptado.

No mapa acima, verifica-se que a variao relativa mais elevada representando acrscimo de populao residente rural ocorre no seguinte Estado: (A) Par (B) Cear (C) Roraima (D) Pernambuco (E) Santa Catarina

26
No Brasil, ocorre um tipo climtico com aspectos bem definidos: mdias elevadas de temperatura de 25 a 28 oC e pequena amplitude trmica anual, em torno de 3 oC. Nesse tipo de clima, as chuvas so abundantes e bem distribudas ao longo do ano, favorecidas diretamente pela convergncia dos ventos alsios e pela dinmica de uma massa de ar continental. Os aspectos acima mencionados caracterizam o tipo climtico (A) equatorial (B) subtropical (C) semirido (D) tropical de altitude (E) tropical com duas estaes

No contexto mencionado, o ramo de atividade econmica com a maior ocorrncia de trabalho degradante anlogo escravido o (A) naval (B) txtil (C) aeronutico (D) farmacutico (E) automobilstico

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

GABARITO 1

27
A economia brasileira cresceu com fora no segundo trimestre. Com a ajuda da safra recorde, a agropecuria foi um dos principais destaques do PIB, com a soja frente desse desempenho. A previso do IBGE de aumento de 23,7% na quantidade produzida em 2013, para um crescimento de 10,8% da rea plantada. Somente de soja, foram exportadas 17,5 bilhes de toneladas no incio do ano. A soja, sozinha, respondeu por 12,6% das exportaes totais.
ALMEIDA, C., CARNEIRO, L. e VIEIRA, S. PIB surpreende e cresce 1,5% O Globo, 31 ago. 2013. p. 29. Adaptado.

30

Na fronteira agrcola brasileira, o desempenho dessa produo para a exportao est mais consolidado na agricultura modernizada da regio (A) (B) (C) (D) (E) Sul Norte Sudeste Nordeste Centro-Oeste
Disponvel em: <vivaterra.org.br.> Acesso em: 03 ago. 2013.

Na imagem acima, est registrada uma vegetao tpica do ambiente natural denominado (A) (B) (C) (D) (E) caatinga manguezal campo limpo campo rupestre mata de cocais

28
Em 2002, o IBGE apresentou, no Atlas Geogrfico Escolar, uma classificao para hierarquizar as cidades brasileiras, empregando as categorias de metrpole global, metrpole nacional, metrpole regional e centro regional. De acordo com essa classificao, so exemplos de metrpole regional e centro regional, respectivamente, as seguintes cidades: (A) (B) (C) (D) (E) Belm e Londrina So Paulo e Curitiba So Paulo e Salvador Rio de Janeiro e Belm Rio de Janeiro e Vitria

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31
Retratar o Brasil com informaes necessrias ao conhecimento da sua realidade e ao exerccio da cidadania atravs das estatsticas oficiais e das bases de dados geocientficos. A frase acima expressa a misso do IBGE. A respeito das informaes produzidas pelo IBGE, tem-se que (A) essas estatsticas so ditas oficiais porque so produzidas por um rgo de Estado, o que coloca em risco sua credibilidade, dado o interesse do governo em seus resultados. (B) no existe cidadania em um pas que no conta com informaes estatsticas e geocientficas de boa qualidade. (C) essas informaes estatsticas e geocientficas constituem a melhor forma de retratar o Brasil. (D) conhecimentos e interpretaes sobre a realidade brasileira no podem ser verdadeiros ou pertinentes se no forem baseados nessas informaes estatsticas e geocientficas. (E) essas informaes devem orientar-se pelas necessidades do planejamento nacional e pela preocupao social com o fortalecimento da cidadania.

29
Na formao territorial brasileira, a atuao dos bandeirantes foi responsvel pelo combate aos ndios considerados agressores ou opositores conquista do interior, e tambm pela captura de negros fugidos das grandes plantaes e pela destruio de quilombos. Essa estratgia colonizadora correspondeu a uma verdadeira ao exterminadora dos indgenas no nordeste do Pas, sob o comando de vrios bandeirantes paulistas, sobretudo no sculo XVII. A estratgia colonizadora acima mencionada denomina-se (A) (B) (C) (D) (E) urbanismo rural misses jesuticas desenvolvimentismo sertanismo de contrato Plano Nacional de Desenvolvimento

GABARITO 1

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

32
Criada em 1871 e abolida em consequncia da revoluo de 1930, a Diretoria Geral de Estatstica (DGE) considerada a precursora do IBGE, do ponto de vista da produo de estatsticas em nvel nacional. Dentre as realizaes principais da DGE encontra-se a (A) coordenao do sistema estatstico nacional (B) inaugurao da regularidade censitria no Brasil, que seria continuada pelo IBGE, como indicam a realizao de recenseamentos em 1872, 1880, 1890, 1900, 1910 e 1920. (C) implantao do registro civil de nascimentos, casamentos e bitos. (D) organizao do sistema de contas nacionais. (E) determinao das chamadas macrorregies homogneas do Brasil, assim como as conhecemos hoje: norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste.

35
Ao empossar o ento ministro das relaes exteriores, Jos Carlos de Macedo Soares, na presidncia do Instituto Nacional de Estatstica, em 29 de maio de 1936, e fazer do Palcio do Catete sua sede provisria, exclamou Getlio Vargas: Tenho tal interesse pelo Instituto Nacional de Estatstica que lhes dei a minha casa e o meu ministro. Simbolicamente, esta fala instalava o INE (futuro IBGE) na antessala do poder, enquanto materializava o pensamento de seu idealizador e primeiro secretrio-geral, Mario Augusto Teixeira de Freitas: Faa o Brasil a estatstica que deve ter, e a estatstica far o Brasil como deve ser. Nos anos seguintes, surgiria a expressiva representao do IBGE como a casa do Brasil, a casa em que o pas seria, ontem e hoje, revelado em suas dimenses estatstica e geogrfica, em crescente qualidade.
SENRA, N. Uma breve histria das estatsticas brasileiras (1822-2002). Rio de Janeiro: IBGE, 2009. p. 193.

33
O IBGE um rgo federal responsvel pela produo de informaes estatsticas e geocientficas e cuja estrutura (A) vinculada diretamente Presidncia da Repblica. (B) integra a Secretaria de Assuntos Estratgicos da Presidncia da Repblica. (C) integra o Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. (D) tem como principal atribuio oferecer suporte tcnico s aes do governo para a formulao de polticas pblicas e programas de desenvolvimento. (E) produz estatsticas e estudos sobre a educao brasileira, ajudando a implementar polticas pblicas para este setor.

A passagem acima assinala a importncia que o IBGE assumiu na construo do Estado brasileiro, para o que foi fundamental a integrao entre a estatstica e as geocincias nos diferentes momentos de sua trajetria. No que diz respeito aos nossos dias, as relaes entre esses dois grandes ramos da instituio consistem em (A) elaborar a primeira carta do Brasil ao milionsimo, que tornar possvel a reviso do traado dos limites internacionais, interestaduais e litorneos do Brasil. (B) colaborar com as foras armadas na definio da geopoltica nacional, no que diz respeito ao mapeamento de recursos naturais (hdricos e minerais) e proteo das reas de fronteira, com o fim de garantir a soberania nacional. (C) produzir novos conhecimentos que permitam aprimorar e atualizar o currculo dos cursos de estatstica e geografia, no ensino bsico e no nvel superior. (D) estabelecer os setores censitrios a partir dos mapas elaborados pelas geocincias, que, ao determinarem com exatido os limites estaduais, municipais e distritais, permitem evitar problemas de subcontagem e dupla contagem da populao. (E) atender conveno internacional que recomenda a convenincia de se acumular, em um mesmo rgo da administrao, a coordenao do sistema estatstico nacional e do sistema cartogrfico nacional, de modo a evitar conflito de competncias institucionais.

34
Para colher informaes que auxiliem na deciso de abrir uma microempresa e calcular melhor os riscos envolvidos na escolha de sua localizao e ramo de atividade, aconselhvel que o investidor recorra a que modalidades de pesquisa produzida pelo IBGE? (A) Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salrio; Pesquisa de Inovao Tecnolgica (B) Estatsticas do Cadastro Central de Empresas; Pesquisa Anual do Comrcio; Pesquisa Anual de Servios (C) Pesquisa Mensal de Empregos; Pesquisa de Oramentos Familiares (D) Levantamento Sistemtico da Produo Agrcola; Censo Agropecurio (E) ndice Nacional de Preos ao Consumidor; Censo Demogrfico

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

GABARITO 1

36
Realizado a cada dez anos, o censo demogrfico , possivelmente, a operao mais cara que um pas pode realizar, em tempos de paz. S no ltimo levantamento, realizado em 2010, 191 mil recenseadores visitaram 67,5 milhes de domiclios em 5.565 municpios, em uma operao que custou aos cofres pblicos cerca de 1,2 bilho de reais, afora os gastos com a apurao subsequente.
Disponvel em: <www.censo2010.ibge.gov.br>. Acesso em: 01 out. 2013.

39
Desde sua origem, na Antiguidade, o censo foi um instrumento do poder estatal. O termo censo vem do latim e, em Roma, se referia ao registro dos cidados adultos (homens) e de suas propriedades para propsito de tributao, recrutamento militar e determinao de status poltico. O Censor Romano era tambm encarregado pelo controle do comportamento, da a associao etimolgica do censor com a condio de censura, fato que esteve na origem das resistncias da populao em prestar informaes. Este quadro mudaria durante o sculo XIX, quando o censo se torna o meio fundamental de conhecimento das caractersticas e do movimento da populao, uma vez que os Estados assumem a promoo da prosperidade social como finalidade do governo. J o sculo XX ver nascer as pesquisas por amostragem, assim chamadas por lanarem mo das tcnicas da probabilidade, que permitem a obteno de informaes mais especializadas, em menos tempo e a menor custo.
ALONSO, W. STARR, P. The politics of numbers. New York: Russel Sage Foundation, 1987. Adaptado.

Essa imensa mobilizao s pode ser entendida a partir da importncia crescente que passou a ter o censo no planejamento do futuro de nosso pas. Os resultados do censo NO tm a seguinte propriedade: (A) servem de base s pesquisas por amostragem. (B) servem de base s snteses econmicas e sociais. (C) norteiam a distribuio do Fundo de Participao dos Municpios. (D) constituem um dos critrios para a reviso peridica do nmero de assentos reservados a cada estado na Cmara dos Deputados. (E) podem ser, como instrumento do Estado, mantidos sob sigilo pelo prazo mximo de um ano, quando devem ser necessariamente divulgados para a imprensa.

Das pesquisas do programa estatstico do IBGE, a Pesquisa de Oramentos Familiares se enquadra na seguinte caracterizao: (A) elaborada a partir da Matriz de Insumo-Produto. (B) uma estatstica econmica. (C) apresenta periodicidade quinquenal. (D) mede as variaes no consumo. (E) cobre todo o territrio nacional.

37
Em todas as pesquisas do IBGE, o territrio dividido em partes distintas para facilitar o trabalho de campo dos levantamentos. Essas unidades territoriais maiores so subdivididas em reas denominadas setores censitrios, tanto na zona urbana quanto na zona rural. O setor censitrio consiste na (A) rea de trabalho delimitada para fins de coleta de dados (B) rea abarcada por uma regio administrativa do municpio (C) demarcao exclusiva dos estabelecimentos de uma zona censitria (D) demarcao exclusiva das unidades domiciliares de uma zona censitria (E) unidade espacial de apurao dos dados censitrios

40
competncia legalmente reconhecida do IBGE (A) alimentar com dados sigilosos os servios de inteligncia do pas, como a Polcia Federal. (B) garantir a coordenao das informaes estatsticas e geocientficas por meio de sua atuao em mbito nacional, atestada pela presena de unidades em todos os estados e nos principais municpios do pas. (C) dimensionar a inflao do pas, atravs da produo do ndice Geral de Preos de Mercado e do ndice Nacional de Preos ao Produtor Amplo. (D) publicar estudos que permitam analisar especificamente as polticas governamentais, como o Bolsa Famlia, o Bolsa Escola e o sistema de cotas. (E) formular polticas pblicas que permitam reduzir a desigualdade social e combater a pobreza no Brasil.

38
Durante a realizao de um censo, convenciona-se chamar reas geogrficas as unidades espaciais delimitadas nos mapas para fins de apurao dos dados coletados. So exemplos de reas censitrias as(os) (A) reas urbanizadas de cidade e aldeias indgenas (B) reas no urbanizadas de cidade e distritos de um municpio (C) parquias da zona rural e favelas (D) distritos de municpio e aldeias indgenas (E) bairros e regies administrativas de um estado

GABARITO 1

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

CONHECIMENTOS GERAIS
41
Falar da vida privada das pessoas atrai pblico. Como jornalista de longa data, Laurentino Gomes conhecia bem esse fato, mas no poderia calcular aonde isso o levaria. Em 2007, nas vsperas de sua aposentadoria, ao lanar 1808, o primeiro volume da srie que fecha agora com 1889, ltima e melhor narrativa da trilogia que percorre o perodo da chegada da Corte portuguesa at o governo Campos Salles, Gomes alcanou o feito indito: manter por dois anos consecutivos um livro sobre a Histria do Brasil no topo dos mais vendidos do Pas.
Revista Isto . So Paulo: Abril. 23 ago. 2013. n. 2.284, p.96. Adaptado.

43

Esse ltimo livro da trilogia traz a sinopse no subttulo: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiado contriburam para o fim da Monarquia e a Proclamao da Repblica. No restando dvidas de que o imperador cansado D. Pedro II e que o marechal vaidoso que proclamou a Repblica Deodoro da Fonseca, resta identificar o professor, que tambm era militar, considerado injustiado por ter sido, segundo estudiosos, o crebro e o idealizador de maior expresso da Proclamao. Esse professor injustiado (A) Benjamim Constant (B) Floriano Peixoto (C) Lauro Sodr (D) Quintino Bocaiuva (E) Rui Barbosa

42
No Brasil, o exemplo do Sistema Nacional de Preveno e Combate Tortura emblemtico. O objetivo impedir torturas, maus-tratos e tratamentos degradantes a indivduos privados de liberdade em delegacias, presdios, hospitais, asilos, centros de tratamento psiquitrico e de reabilitao de drogas, entre outros locais. Em um passado nem to distante, marcado por regimes autoritrios e violaes de liberdades, crimes desse tipo deixaram profundas sequelas que ainda tentamos remediar. justamente para evitar o retorno de violaes semelhantes que o Sistema Nacional de Preveno de Combate Tortura foi institudo.
SOTTILI, Rogrio. Um sistema contra a tortura. Revista Carta Capital. So Paulo: Conana Ltda., no 764, 4 set. 2013. p.44. Adaptado.

Disponvel em: <http://observarte.zip.net/> Acesso em: 05 set. 2013.

O cartaz apresentado anuncia um dos mais importantes acontecimentos das artes no Brasil no sculo XX. Um dos seus mritos foi apresentar uma gerao de artistas cujas obras estavam sintonizadas com as vanguardas artsticas europeias e, ao mesmo tempo, identificadas com a realidade cultural brasileira. A primeira fase do Movimento Modernista no Brasil, que se estende de 1922 a 1930, tem a proposta de marcar posio, de forma a buscar, especialmente na Literatura, a(o) (A) (B) (C) (D) (E) inspirao na sintaxe clssica introduo de um vocabulrio vago incentivo pesquisa formal de linguagem carter de consolidao dos valores do regionalismo rompimento radical com as estruturas estticas do passado

A partir do exemplo mencionado no texto, conclui-se que o Brasil avana com propostas para a (A) liberdade dos meios de comunicao (B) garantia dos direitos humanos fundamentais (C) ruptura com a discriminao tnico-cultural (D) estruturao de uma democracia participativa (E) perspectiva de reduo das desigualdades econmicas

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

10

GABARITO 1

44
Muitos estudiosos e polticos estudam alternativas para mudar o sistema de financiamento das campanhas eleitorais. O trecho a seguir revela aspectos desse tema. Problema - O poder econmico decisivo em nosso sistema eleitoral, que permite grandes doaes de pessoas fsicas e jurdicas, e coloca nossos polticos a servio de alguns poucos interesses. Aqui, as empresas sustentam a maior parte do processo eleitoral. Em 2010, elas foram responsveis por 91% do valor gasto por candidatos. Para piorar, a legislao brasileira permite que elas passem recursos anonimamente, via partidos. Soluo Reduzir doaes e gastos de campanha.
Revista Super Interessante. So Paulo: Abril, n. 322, ago. 2013. p.58.

46
A professora Catherine Heymans, da Universidade de Edimburgo, explica: As teorias da matria escura indicavam que ela formaria uma intrincada e gigantesca rede csmica. [...] A matria escura no emite nenhum tipo de radiao eletromagntica e por isso no pode ser observada, sozinha, por telescpios. Ela pode, no entanto, ser detectada por meio de um estudo de como a luz refletida por elementos que ficam sua volta. [...] Essas descobertas constituem um grande salto adiante no entendimento da matria escura e da forma como ela afeta o jeito que vemos a matria normal nas distintas galxias pela noite. [...] A professora Heymans explica que a luz de uma galxia distante que chega at ns curva, por causa da gravidade da massa da matria que se encontra no meio do caminho. Explica tambm que a Teoria da Relatividade nos diz que a massa altera o espao e o tempo, ento quando a luz chega at ns, vinda do Universo, caso cruze a matria escura, essa luz torna-se curva e a imagem que vemos distorcida.
Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1035344-cientistas-listam-quatro-descobertas-recentes-sobre-o-universo. shtml>. Acesso em: 05 set. 2013. Adaptado.

Uma das propostas pensadas a de financiamento exclusivamente pblico. Os crticos dessa proposta alegam que essa opo obrigaria os contribuintes, de forma indireta, a bancar a campanha de candidatos que no apoiam. J os defensores dessa proposta consideram que, alm de reduo nos custos de campanha, essa alternativa (A) impulsionaria a liberdade de expresso poltica dos cidados. (B) acabaria com a influncia das empresas sobre as eleies. (C) estimularia a competitividade entre partidos. (D) promoveria vantagem de candidatos com melhor formao intelectual. (E) daria muito mais poder s camadas sociais de mdia e alta rendas.

Ao citar a Teoria da Relatividade, a professora Heymans demonstra a importncia, para as descobertas e inovaes cientficas da atualidade, dos estudos realizados por (A) (B) (C) (D) (E) Max Planck Isaac Newton Albert Einstein Sigmund Freud Karl Marx

47 45
A preocupao da sociedade moderna em buscar o desenvolvimento sustentvel leva necessidade de se estabelecerem medidas destinadas ao controle da degradao ambiental e da poluio. Essas medidas so classificadas em estruturais e no estruturais. Um exemplo de medida estrutural e um de medida no estrutural so, respectivamente, (A) construo de pavimentos permeveis e planejamento do uso do solo (B) exigncia de estudo de impacto ambiental e zoneamentos urbano e rural (C) necessidade de receita agronmica para aquisio de agrotxicos e construo de estao de tratamento de esgoto (D) estabilizao de voorocas e instalao de filtros para reduo de emisses (E) criao de reas de proteo de mananciais e construo de barragem de regularizao de vazes As grandes cidades do mundo convivem hoje com diversos problemas de poluio do ar, que so motivo de preocupao para a sociedade moderna. H um tipo de poluio que apresenta, entre outras, as seguintes caractersticas: uma mistura de oznio e componentes orgnicos, tem origem nas formaes entre hidrocarbonetos volteis, xidos de nitrognio e oznio e seu principal agente poluidor so os veculos automotores. O tipo de poluio descrito acima refere-se (ao) (A) (B) (C) (D) (E) chuva cida inverso trmica difuso trmica smog industrial smog fotoqumico

GABARITO 1

11

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

48
O Protocolo de Quioto, resultado da Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, estabeleceu trs mecanismos adicionais de implementao, que complementam as medidas de reduo da emisso e remoo dos gases de efeito estufa. Entre esses mecanismos, encontra-se o: (A) Relatrio de Avaliao Ambiental (B) Estudo de Viabilidade Ambiental (C) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (D) Conceito de Desenvolvimento Sustentvel (E) Sistema de Unidades de Conservao da Natureza

52
Qual sistema de arquivos disponvel no Windows 7 foi concebido para ser empregado em discos ticos? (A) (B) (C) (D) (E) FAT16 FAT32 HPFS NTFS UDF

53
Um usurio do Windows 7 deseja mudar a resoluo do seu monitor de vdeo. Para tal, ele acionou o Painel de Controle, que foi configurado para exibir as opes de configurao atravs de cones grandes. Em uma instalao padro do Windows 7, qual cone do Painel de Controle deve ser acionado para que a mudana da resoluo seja feita no menor nmero de passos possvel? (A) (B) (C) (D) (E) Dispositivos e Impressoras Ferramentas Administrativas Personalizao Programas e Recursos Sistema

49
Atualmente as exportaes brasileiras so bastante diversificadas, tanto em termos de produtos como de pases de destino das mercadorias. H produtos e destinos, porm, que so os mais importantes, em termos de valor. Considerando-se o critrio de valor, o principal pas de destino das exportaes brasileiras em 2012 foi: (A) Japo (B) Alemanha (C) Estados Unidos da Amrica (D) China (E) Argentina

54
Em qual pasta de uma instalao padro do Windows 7 sero armazenados os arquivos e os atalhos presentes na rea de trabalho de um usurio cujo login urs90235? (A) (B) (C) (D) (E) C:\rea de Trabalho\urs90235 C:\Usurios\urs90235\rea de Trabalho C:\Windows\system\Desktop\urs90235 C:\Arquivos de Programa\urs90235 C:\Windows\Registration\ Desktop \urs90235

50
A taxa de inflao no Brasil, nos primeiros anos do sculo XXI, tem sido muito menor do que nos anos 80 do sculo passado, quando ultrapassou 50% ao ms em vrias ocasies. A taxa de inflao brasileira em 2012, em % ao ano, medida pelo IPCA (ndice de Preos ao Consumidor Amplo - IBGE), ficou situada, aproximadamente, em (A) 15 (B) 12 (C) 9 (D) 6 (E) 3

55
Em uma instalao padro do Internet Explorer, o que deve ser digitado na barra de endereos para que seja aberta, aps a tecla ENTER ser pressionada, a pasta que contm todos os cookies armazenados? (A) (B) (C) (D) (E) shell:cookies http://localhost/cookies c:/documentos/IE/cookies http://localhost:8080/cookies cookies

NOES DE INFORMTICA
51
Os softwares usados para envio de e-mails disponibilizam um campo intitulado Cco, que pode ser preenchido pelo usurio durante a criao de uma mensagem. Esse campo usado para (A) informar a localizao de um arquivo cujo contedo ser anexado ao corpo da mensagem que ser enviada. (B) informar que o endereo de e-mail do remetente no deve ser exibido para os destinatrios da mensagem. (C) informar a caixa de correio na qual a mensagem dever ser armazenada aps ser enviada. (D) inserir um convite aos destinatrios da mensagem. (E) enviar uma mensagem para diversos destinatrios sem que eles tomem conhecimento dos endereos de e-mail dos outros destinatrios includos no campo.

56
Qual software antispyware acompanha as verses Home Premium, Profissional e Ultimate do Windows 7? (A) (B) (C) (D) (E) Firewall do Windows Avast! AVG Windows Defender Gerenciador de Tarefas

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

12

GABARITO 1

57
O Windows 7 possui vrios esquemas de segurana que podem sem usados para criptografar o trfego de redes sem fio. Um deles considerado obsoleto, pois contm algumas falhas de segurana que o tornam muito vulnervel a ataques. Que esquema de segurana esse? (A) WEP (B) WPA-Enterprise (C) WPA-Personal (D) WPA2-Enterprise (E) WPA2-Personal

58
O Internet Explorer permite que seus usurios escolham vrias opes de Internet a partir do dilogo abaixo:

(A) (B) (C) (D) (E)

Avanadas Contedo Geral Privacidade Segurana

59
A cada vez que um novo usurio criado, o Windows cria automaticamente vrias subpastas destinadas a manter categorias diferentes de informao. Algumas dessas pastas so visveis, enquanto outras no o so. Uma pasta pertencente ao perfil de um usurio que INVISVEL em uma instalao padro do Windows 7 a (A) (B) (C) (D) (E) rea de Trabalho Configuraes locais Downloads Favoritos Links

60
Uma extenso de arquivo associada a um tipo de arquivo que NO pode ser reproduzido pelo Windows Media Player a (A) jpg (B) mpeg (C) wav (D) htm (E) avi

GABARITO 1

13

TCNICO EM INFORMAES GEOGRFICAS E ESTATSTICAS A I

Em qual aba est localizada a opo para excluir automaticamente arquivos temporrios, histrico de navegao, cookies e senhas salvas depois que o Internet Explorer for fechado?

You might also like