You are on page 1of 8

Por que a admirao?

Prof. Dr. Jayme Paviani2

O que a admirao? Por que a admirao? Como explicar a perda da capacidade de se admirar? Essas perguntas formuladas desde os primeiros filsofos gregos at os dias de hoje recebem diferentes respostas. No entanto, como da natureza da filosofia, toda pergunta continua indagando mesmo quando aparentemente calada por uma resposta. Alm disso, a pergunta que indaga o que a admirao busca uma resposta satisfatria ou uma explicao do fenmeno da admirao, mas, na realidade, procura muito mais, quer saber algo a respeito do prprio ser humano. Inicialmente, sob o ponto de vista da linguagem comum, a admirao indica a ao ou o efeito de admirar na medida em que consiste no forte sentimento de prazer diante de algum ou algo que se considera incomum ou extraordinrio. Pode-se, ainda, acrescentar que a admirao uma disposio emocional que traduz respeito, considerao, venerao por pessoa ou obra, por certos aspectos da personalidade humana. No ltimo sentido, possvel traduzir a admirao como um sentimento que exprime espanto, surpresa, pasmo, diante de algo que no se espera. Essas noes ou caractersticas da admirao na histria da filosofia e da cincia ganham novos desdobramentos conceituais. Por isso, sob o enfoque terico, possvel mostrar a relevncia do fenmeno da admirao em relao, por exemplo, ao conhecimento filosfico e compreenso do ser humano, do mundo e dos outros. Nessa perspectiva, podemos reconstituir uma histria do conceito de admirao, e suas origens, como em
A primeira verso do presente texto foi apresentada no Projeto Caf e Debate: Conexo Razo-F-Vida, na Paulus Livraria de Caxias do Sul, sob a coordenao do Prof. Dr. Paulo Csar Nodari, no dia 12 de abril de 2008. 2 Professor de Filosofia e coordenador do Programa de Ps-Graduao em Educao, curso de Mestrado, da Universidade de Caxias do Sul.
1

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

51

muitos outros fenmenos, podem ser localizadas em Plato e Aristteles. Foram eles, em seus escritos, os primeiros a apontar as relaes entre o fenmeno da admirao e a origem do filosofar.

A admirao em Plato
Plato, no Teeteto, dilogo sobre o conhecimento, ao expor a teoria de Protgoras, apoiada no pensamento de Herclito, de que o homem a medida de todas as coisas, da existncia das que existem e da no existncia das que no existem (152 a), depois de examinar as objees tese sobre o saber como sensao, num determinado momento da conversao, sob o impacto dos argumentos de Scrates, declara: Pelos deuses, Scrates, causa-me grande admirao o que tudo isso possa ser, e s de consider-lo chego a ter vertigem (155, c, d). Scrates, ento, diante dessa declarao de Teeteto, comenta: Estou vendo, amigo, que Teodoro no ajuizou erradamente tua natureza, pois a admirao a verdadeira caracterstica do filsofo. No tem outra origem a filosofia. Ao que parece, no foi mau genealogista quem disse que ris era filha de Taumante (Admirao). (Teeteto, 155 d). O amor da sabedoria e da filosofia suscitado pelo admirar-se. Mas do estilo de Plato jogar com as palavras. Ele tira proveito do termo grego taumasein,ou taumante,que Hesodo, na Teogonia, verso 265, diz ser pai de ris, mensageira dos deuses entre os homens. Ocorre que ris tambm identificada com a filosofia. Assim, na viso de Hesodo, ris, filha de Taumante, smbolo da filosofia que nasce da admirao. Scrates observa que Teeteto percebe a relao entre tudo o que dito e a proposio que atribuda a Protgoras. Essa capacidade de percepo causa admirao. Ele se admira ao descobrir as relaes entre o devir de Herclito e o relativismo de Protgoras.

A admirao em Aristteles
Aristteles escreve que a admirao impulsionou os primeiros filsofos a pensar. Na

Metafsica, livro I, 2, 10-20, escreve:


De fato, os homens comearam a filosofar, agora como na origem, por causa da admirao, na medida em que, inicialmente, ficavam perplexos diante das dificuldades mais simples; em seguida, progredindo pouco a pouco, chegaram a enfrentar problemas sempre maiores, por

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

52

exemplo os problemas relativos aos fenmenos da lua e aos do sol e dos astros, ou os problemas relativos gerao de todo o universo. Ora, quem experimenta uma sensao de dvida e de admirao reconhece que no sabe; e por isso que tambm aquele que ama o mito , de certo modo, filsofo: o mito, com efeito, constitudo por um conjunto de coisas admirveis. De modo que os homens filosofaram para libertar-se da ignorncia, evidente que buscavam o conhecimento unicamente em vista do saber e no por alguma utilidade prtica. E o modo como as coisas se desenvolveram o demonstra: quando j se possua praticamente tudo o de que se necessitava para a vida e tambm para o conforto e para o bemestar, ento se comeou a buscar essa forma de conhecimento. evidente, portanto, que no a buscamos por nenhuma vantagem que lhe seja estranha; e, mais ainda, evidente que, como chamamos livre o homem que fim para si mesmo e no est submetido a outros, assim s esta cincia, dentro de todas as outras, chamada livre, pois s ela fim para si mesma.

A admirao em Descartes
Descartes, em As paixes da alma, na segunda parte, art. 53, afirma o seguinte sobre a admirao:
Quando o primeiro contato com algum objeto nos surpreende, e quando ns o julgamos novo, ou muito diferente do que at ento conhecamos ou do que supnhamos que deveria ser, isso nos leva a admir-lo e ao nos espantarmos com ele; e como isso pode acontecer antes de sabermos de algum modo se esse objeto nos conveniente ou no, parece que a admirao a primeira de todas as paixes; e ela no tem contrrio, porquanto, se o objeto que se apresenta nada tem em si que nos surpreenda, no somos de maneira nenhuma afetados por ele e ns o consideramos sem paixo.

Na primeira parte de As paixes da alma, Descartes define a paixo: [...] tudo quanto se faz ou acontece de novo geralmente chamado pelos filsofos uma paixo em relao ao sujeito a quem acontece, e uma ao com respeito quele que faz com que acontea. Descartes, ao enumerar as paixes, depois da admirao, menciona a estima ou o desprezo, a generosidade ou o orgulho, e a humildade ou a baixeza. Segue relacionando a venerao e o desdm; o amor e o dio; o desejo; a esperana, o temor, o cime, a segurana e o desespero; a irresoluo, a coragem, a ousadia, a emulao, a covardia e o pavor; o remorso; a alegria e a tristeza, a zombaria, a inveja, a piedade; a satisfao de si

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

53

mesmo e o arrependimento, e outras ainda. Finalmente, no art. 70 define e aponta a causa da admirao. Diz:
A admirao uma sbita surpresa da alma, que a leva a considerar com ateno os objetos que lhe parecem raros e extraordinrios. Assim, causada primeiramente pela impresso que se tem no crebro, que representa o objeto como raro e por conseguinte digno de ser muito considerado; em seguida, pelo movimento dos espritos, que so dispostos por essa presso a tender com grande fora ao lugar do crebro onde ela se encontra, a fim de fortalec-la e conserv-la a; como tambm so dispostas por ela a passar da aos msculos destinados a reter os rgos dos sentidos na mesma situao em que se encontram, a fim de que seja ainda mantida por eles, se por eles foi formada.

Mais adiante, Descartes, no art. 73, afirma que o espanto um excesso de admirao.

A admirao em Espinosa
Espinosa, na tica, ao escrever sobre a origem e a natureza das afeces, depois de definir o desejo como a prpria essncia do homem, enquanto esta concebida como determinada a fazer algo por uma afeco qualquer nela verificada, apresenta a admirao (admiratio) como a imaginao de uma coisa qualquer a que a alma permanece fixa porque essa imaginao singular no tem nenhuma conexo com as outras (ver a proposio 52 desta parte e o seu esclio). De fato, para Espinosa, somente a alegria, a tristeza e o desejo so afeces primrias ou primitivas. Menciona a admirao porque se introduziu esse uso, pois ela deriva das trs afeces referidas. Ainda necessrio lembrar que Espinosa considera uma afeco como paixo da alma, mas, segundo ele, temos da afeco uma ideia confusa. As expresses fora de existir e a afirmao de que a alma determinada a pensar tal coisa de preferncia a tal outra no so esclarecedoras.

A admirao em Pascal
Pascal, nos Pensamentos, fragmento 401, diz:
Os animais no se admiram. Um cavalo no admira o companheiro. No que no haja entre eles emulao na corrida, mas sem consequncia; pois, estando no estbulo, o mais pesado,

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

54

o mais mal talhado no cede sua aveia ao outro, como os homens querem que se lhes faa. Sua virtude se satisfaz por si mesma.

Nos fragmentos 347 e 348, Pascal faz suas famosas afirmaes sobre o homem como um canio fraco, mas pensante. Para ele, toda dignidade humana consiste no poder pensar. A admirao, nesse caso, um impulso para pensar.

A admirao em Heidegger
O conceito de admirao de Plato e de Aristteles pode ser entendido hoje como uma atitude ou um estado de nimo (um existencirio) no pensamento de Heidegger de

Ser e tempo. Poderamos aproximar o fenmeno de admirao noo de abertura. Em


outros termos, Heidegger fala no deixar-se entrar no desvelamento do ente. A explicitao dessa expresso talvez expresse a admirao singular, espontnea, que o homem tem ou pode ter em relao ao mundo. O conceito de fenomenologia heideggeriana se resume no deixar e fazer ver por si mesmo aquilo que se mostra, tal como se mostra a partir de si mesmo. Trata-se, sem dvida, de um ponto de partida da filosofia, de um acesso aos fenmenos que exigem um mtodo seguro e apropriado para ser desvelados. De um modo mais direto, Heidegger, em Que isto a filosofia?, comentando as passagens de Plato e Aristteles, anteriormente citadas, depois de afirmar que a filosofia e o filosofar fazem parte de uma dimenso humana que a disposio afetiva, afirma: Seria muito superficial e, sobretudo, uma atitude mental pouco grega se quisssemos pensar que Plato e Aristteles apenas constatam que o espanto a causa do filosofar (1971, p. 37). Assim, aps mostrar o sentido dos termos gregos arche e pathos, diz:
Somente se compreendermos pathos como dis-posio (dis-position), podemos tambm caracterizar melhor o thamazein, o espanto (a admirao). No espanto determo-nos (tre en

arrt). como se retrocedssemos diante do ente pelo fato de ser e de ser assim e no de
outra maneira. O espanto tambm no se esgota neste retroceder diante do ser do ente, mas no prprio ato de retroceder e manter-se em suspenso e ao mesmo tempo atrado e como fascinado por aquilo diante do que recua. Assim, o espanto a dis-posio na qual e para a qual o ser do ente se abre. O espanto a dis-posio em meio qual estava garantida para os filsofos gregos a correspondncia ao ser do ente. (1971, p. 37-38).

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

55

A admirao em Jos Ferrater Mora


Jos Ferrater Mora, no Dicionrio de filosofia, resumidamente apresenta trs aspectos da admirao: a) A admirao uma primeira abertura ao externo, causada por algo que nos faz deter o curso ordinrio do fluir psquico. O pasmo nos chama fortemente a ateno sobre aquilo de que nos manifestamos pasmados, todavia sem desencadear perguntas sobre ele. b) A admirao surpresa. O que nos causa admirao , ao mesmo tempo, maravilhoso e problemtico. A surpresa, como a docta ignorantia, uma atitude humilde na qual nos afastamos tanto do orgulho da indiferena como da soberba do ignorabimus. c) A admirao, propriamente dita, pe em funcionamento todas as potncias necessrias para responder pergunta suscitada pela surpresa, para esclarecer sua natureza e significado. Nesse caso, existem assombro inquisitivo pela realidade e tambm um certo amor por ela. Ela nos faz descobrir as coisas como tais, independentemente de sua utilidade. o assombro ou espanto filosfico de que falava Plato.

A admirao em Gerd Alberto Bornheim


Gerd Alberto Bornheim, em Introduo ao filosofar (1970), examina trs atitudes fundamentais em relao ao ato de filosofar. A primeira a da admirao, poderamos dizer grega; a segunda a da dvida cartesiana; e a terceira a do sentimento de insatisfao moral. Bornheim escreve: No comportamento admirativo o homem toma conscincia de sua prpria ignorncia; tal conscincia leva-o a interrogar o que ignora, at atingir a supresso da ignorncia, isto , o conhecimento (1970, p. 10). No captulo Anlise da admirao ingnua, Bornheim analisa o fenmeno da admirao no seu manifestar-se primitivo, nos horizontes da ingenuidade e da espontaneidade, e lhe atribui algumas caractersticas. A primeira o sentido de abertura, que pode ser melhor explicado pela atitude antiadmirativa por excelncia, a atitude pessimista. O pessimista no sente admirao diante de nada, portanto est fechado ao mundo, no quer ou no pode se surpreender com nada. O pessimismo ingnuo vem

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

56

acompanhado de desconfiana profunda diante da realidade. A admirao, ao contrrio, abertura do homem para o real. E mais, o que caracteriza a admirao o reconhecimento do outro como outro, e porque eu o reconheo enquanto tal posso admirar-me (1970, p. 23). No se trata de fuso entre o eu que admira e o que admirado. A segunda caracterstica, aps o reconhecimento do outro como outro, isto , da diferena, a conscincia. A conscincia ingnua encontra-se espontaneamente voltada para fora de si e s pode ser justificada pelo pressuposto da subjetividade, da interioridade, isto , do saber em sua intimidade. Nesse sentido, a conscincia ingnua tem duas caractersticas bsicas: a) a distncia e b) a experincia da heterogeneidade. A distncia consiste no ser humano sentir-se separado daquilo que o cerca. Se o homem fosse pura exterioridade, passaria a ser coisa entre coisas, no teria conscincia. Se fosse reduzido interioridade, desapareceria a distncia da conscincia encarnada. Enfim, a conscincia de tal natureza que seu ato no permite a fuso, a penetrao completa no mundo; ela permanece sempre conscincia, orientada para as coisas, o mundo. nessa duplicidade ou ambiguidade que se estabelece uma relao com o mundo: Uma interioridade exterior e uma exterioridade interior... (1970, p. 26). A conscincia experincia da heterogeneidade, isto , do outro, do diferente. Em vista disso, a admirao supe distncia, ruptura de toda imanncia e entrega ao transcendente (1970, p. 27). Ad-miratio, como a palavra diz, supe distanciar-se do objeto admirado. Alm disso, s existe admirao onde existe vida consciente. Na admirao ingnua revela-se a conscincia. por isso que o heterogneo vivido como algo extraordinrio, excepcional. A terceira caracterstica, depois de Bornheim afirmar que o pasmo no se identifica com a experincia do pasmo, pois esse mais radical e implica uma confuso diante do real, nem se identifica com a surpresa, pois esta suprime toda a indeciso e toda indistino. Ao contrrio, a admirao ingnua possui significado positivo. (Se nos admiramos de um assassinato, por exemplo, a admirao centraliza-se na percia da execuo, mas no nos seus aspectos danosos e imorais. Talvez seja por isso que os escritores, como Borges em seus contos, descrevem o ato de morrer.)

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

57

A admirao muito mais do que pasmo e surpresa, embora essas marcas possam existir na admirao. H nela, por exemplo, a possibilidade de abarcar todo real. So essas caractersticas que tornam a admirao um dos motivos do filosofar.

Em concluso, com malcia


Este breve panorama de diferentes concepes do ato de se admirar oferece um exemplo de como a histria da filosofia e da cincia se faz de mudanas conceituais. Os conceitos elaborados nas teorias so assinados, isto , tm autoria, e so reflexos das redes conceituais de uma poca, de um sistema, de uma teoria. Explicar se o homem perdeu ou no a capacidade de se admirar no fcil. O que parece ser verdadeiro o fato de que muitas pessoas, por um motivo ou outro, j no se admiram. Por isso Millr Fernandes, com seu esprito crtico e irnico, que ainda nos causa admirao, afirma com agudeza: Como so admirveis essas pessoas que conseguem atravessar a vida toda sem fazer nada de admirvel, e, com acentuada malcia, acrescenta: Como so admirveis as pessoas que ns no conhecemos muito bem! (2007, p. 13). Quer dizer, em ltima instncia, que a admirao tem relao com o conhecimento, e que suficiente conhecer algo ou algum para no mais nos admirarmos. Um dos caminhos diretos ao conhecimento, sem dvida, o da admirao.

Referncias bibliogrficas bibliogrficas


ARISTTELES. Metafsica. So Paulo: Loyola, 2002. BORNHEIM, G. A. Introduo ao filosofar. Porto Alegre: Globo, 1970. DESCARTES, R. Obra escolhida. So Paulo: Difuso Europeia do Livro, 1962. ESPINOSA, B. tica. So Paulo: Abril Cultural, 1973. FERNANDES, M. Millr definitivo; a Bblia do caos. Porto Alegre: L&PM, 2007. FERRATER MORA, J. Diccionario de filosofa. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1965. HEIDEGGER, M. Que isto a filosofia? Identidade e diferena. So Paulo: Livraria Duas Cidades, 1971. ______. Ser e tempo. Petrpolis: Vozes, 1988. PASCAL. Pensamentos. So Paulo: Difuso Europeia do Livro, 1957. PLATO. Teeteto e Crtilo. Traduo de Carlos Alberto Nunes. Belm: Universidade Federal do Par, 1988.

Ciberteologia - Revista de Teologia Teologia & Cultura - Ano VI, n. 30

58

You might also like