You are on page 1of 9

Verso 1.

0 Julho 2008

12 15
200 A
ATIVA

300 A
ATIVA

200 P
PASSIVA

300 P
PASSIVA

RMS

RMS

larity
LOUDSPEAKER SYSTEM

CLARITY 200A - CLARITY 300A TITANIUM - 2 WAY

ACTIVE LOUDSPEAKER SYSTEM

ATENO! Para evitar a invalidao da garantia deste produto e para sua prpria segurana, recomendamos que se leia este manual cuidadosamente antes de operar este produto. Operao para propsitos em aplicaes de formas diferentes das aqui citadas no ser coberta pelo fabricante, A responsabilidade de outros tipos de instalao ser atribuda ao instalador ou usurio. RISCO DE FOGO E CHOQUE ELTRICO
Antes de conectar este produto a rede, sempre tem certeza que a voltagem corresponde a que especificada no produto.

O aparelho no deve ser usado em locais com flutuao de tenso, luz solar direta, umidade e calor em excesso.
Nunca exponha este produto a chuva ou umidade, nunca use em proximidade a gua ou em uma superfcie molhada. Nunca deixe que qualquer lquido, como tambm qualquer objeto, entre no produto. Neste caso desconecte imediatamente da energia eltrica e envie para o posto autorizado.

Nunca instale o produto sem ter corrente de ar adequada para refrigerao. Nunca obstrua as aberturas de entrada e sada de ar.
No caso de o fusvel externo precisar de substituio, s substitua por um do mesmo tipo. Antes de tentar mover o produto depois que foi instalado, remova todas as conexes.

Utilize somente cabos e conectores de boa qualidade, pois a maior parte dos problemas (intermitente ou no) so causados por cabos defeituosos. Ao retirar seu equipamento da embalagem, verifique se est tudo em ordem. Caso haja qualquer irregularidade, entre em contato com seu revendedor ou transportadora que lhe entregou o equipamento.
CUIDADO! Para evitar choques eltricos nunca abra este aparelho, caso seja necessrio enviar rede de postos autorizados. Este produto pode gerar presses acsticas muito altas que so um perigo para o sistema de audio. Sempre evitar operaes a nveis altos se houver pessoas muito proximas do produto (pelo menos 1 m de distncia). Nunca exponha as crianas fontes to altas. Evite choques, e contato de pessoas com a caixa, verifique sempre o local onde ela ser instalada.

CLARITY 200A - CLARITY 300A TITANIUM - 2 WAY

ACTIVE LOUDSPEAKER SYSTEM

DESCRIO

D A B C K H J H D
I

E F

CLARITY 200A - CLARITY 300A TITANIUM - 2 WAY


PAINEL DE CONTROLE E CONEXES

ACTIVE LOUDSPEAKER SYSTEM

18 17 16 15 14 13
MADE IN BRAZIL

12 11 10 19 20 21 22 23 1 2
SPEAKER OUT 8 OHMS 200W RMS 2 - WAY ACTIVE SPEAKER SYSTEM 200+200W RMS

CROSSOVER interno para mxima eficincia do conjunto INTRODUO eletroacstico, possuem gabinete no formato trapezoidal em Parabns por adquirir um equipamento plastico texturizado e de alta resistncia, alas personalizadas, suporte para pedestal, suporte para DONNER. instalaoe em FLY, suporte para uso como monitor e tela de A linha de caixas ativas DONNER proteo em ao carbono. composta por um sistema amplificado projetado para O painel de controle traseiro tem interface fcil oferecer tima eficincia acstica. de usar, so BIVOLT automticas, ou seja, a tenso da rede capaz de reproduzir com potncias de automaticamente selecionada. 200W RMS a 300W RMS com acstica precisa e Possuem duas entradas para microfone com detalhada, o que garantido por freqncias excepcionalmente lineares e respostas em fase, medidos conectores XLR e P10 e volumes independentes, entrada auxiliar com conector XLR e RCA estreo e pelo LMS. volume independente, sada de linha com conector XLR e So equipadas com amplificadores classe P10, equalizador de quatro bandas, sada para caixa AB de quatro Ohms com o dobro da potncia especifica da escrava com conector Speakon e LED de OVER, volume caixa ativa, permitindo assim a ligao de uma caixa master com LED POWER e CLIP. passiva de mesmo modelo em sua sada que protegida DESCRIO eletronicamente contra curtos. Esta linha composta pelos modelos: Duas vias: A) - CORNETA - Drive titnio. B) - LED AZUL - Quando aceso, indica que o sistema esta ligado. C) WOOFER Falante de graves. CLARITY 300A - 300W RMS (TITANIUM). D) - Fixao - Para uso em sistemas FLY. Para cada linha ativa existe um modelo de E) - Duto de ar. caixa passiva correspondente: CLARITY 200P - 200W RMS (TITANIUM). F) - Alas laterais personalizadas DONNER com tima resistncia mecnica.

9 8 7 6
Fabricado por: LL IND. E COM. DE APARELHOS ELETRNICOS LTDA CNPJ: 54.228.598/0001-08

CLARITY 200A - 200W RMS (TITANIUM).

200 A
ATIVA

5
Ateno!
Leia o Manual antes de usar! No abra, risco de choque eltrico.

G) - Encaixe do pedestal. CLARITY 300P - 300W RMS (TITANIUM). As ativas e passivas possuem H) - Encaixe dos ps de borracha antiderrapante que acompanham a caixa.
FUSVEL DE TRABALHO FUSVEL RESERVA

I) - Fixador do pedestal. J) - Dissipador de calor. K) - Gabinete externo no formato trapezoidal em plstico texturizado e de alta resistncia.

4 3
SUBSTITUINDO O FUSVEL

L) - Suportes Plsticos - Acompanham a caixa para uso da caixa como monitor PANEL DE CONTROLE 1) POWER - Chave liga/desliga. 2) COMBO - Porta fusvel de proteo com alojamento para fusvel reserva e entrada de alimentao 100/240 VAC com comutao automtica. 3) LED POWER - LED que indica que o sistema esta ligado.

PAINEL COMUM AOS MODELOS CLARITY 200A - CLARITY 300A O MODELO CLARITY 300A NO POSSU O TEM 23 DISSIPADOR EXTERNO, O DISSIPADOR INTERNO E VENTILADO

CLARITY 200A - CLARITY 300A TITANIUM - 2 WAY


4) CLIP - Estes leds (vermelhos) iluminam-se quando o equipamento est dando picos de potncia mxima e o sistema SOFT CLIP est atuando para evitar a queima dos alto-falantes. 5) MASTER - Volume total do equipamento. 6) LOW - Controle de graves do equalizador.

ACTIVE LOUDSPEAKER SYSTEM


O sistema deve ser montado sobre e sobre pedestal ou sobre supreficies slidas e rigidas. Entretanto requer cuidados especiais com relao poeira excessiva, que pode ser aspirada e com o tempo comprometer seu funcionamento ou danificar o sistema de ventilao no caso da XT30A. LIGAO DE SINAIS DE ENTRADA O amplificador possui coneces com conectores do tipo jack (P10), XLR Fmea e Macho, RCA e Speakon. Deve-se utilizar sempre cabos blindados para as entradas, evitando com isto a captao de rudos que prejudicam a reproduo perfeita de sinais. . O nico cuidado especial que deve ser tomado diz respeito polaridade dos sinais ligados s entradas. Para evitar erros convm sempre usar cabos de tima qualidade e no padro IEC. Se for usar mixer com cabos balanceados, use cabos standard. Se for usar mixer com XLR no balanceado: IEC 268 padro: 1 = GND, 2 = HOT, 3 = GND.

Use sempre caixas passivas da DONNER no modelo correspondente a caixa ativa para melhor desempenho. 23) DISSIPADOR - Dissipador de alumino externo. O modelo Clarity 300A possu dissipador interno ventilado. INSTALAO E UTILIZAO

POLARIDADE Da mesma forma que para conectar os sinais da entrada, deve-se respeitar as polaridades corretas nas ligaes de sada, pois embora cada caixa acstica individualmente possa estar operando corretamente, o efeito do conjunto pode ser desastroso do ponto de vista de qualidade. Isto pode ocorrer principalmente por inverso de polaridade das caixas, j que a inverso de fase, principalmente em sinais graves (baixas) pode causar grande perda no volume de som. SEGURANA E CUIDADOS ESPECIAIS. Alm dos j mencionados nas sees anteriores, relacionamos alguns cuidados adicionais que, uma vez tomados, podero evitar danos aos equipamentos e propria sade. CHOQUE ELTRICO As voltagens utilizadas para obter altas potncias, e portanto presentes no interior e nas sadas dos amplificadores, so razoavelmente elevadas, e podem causar srios danos saude, pelo que convm tomar medidas para evit-los, como: E Ligar os cabos de sada com o sistema desligados. E Evitar passar cabos e usar equipamentos em ambientes midos. E No abrir ou inserir objetos nos mdulos em funcionamento. DANOS AOS EQUIPAMENTOS E AOS OUVIDOS Quando se aciona a chave ON para ligar o sistema ativo, depois de algumas fraes de segundo os sinais de sada so conectados s saidas. Este tempo normalmente suficiente para estabilizao dos nveis de sinal, protegendo as caixas acsticas e os prprios amplificadores. Entretanto, com ligaes inadequadas ou no caso de caixas sub-dimensionadas, estas podem danificar-se antes que se perceba. Alm da sensao desagradvel que rudos repentinos muito elevados normalmente causam, podem ocorrer danos ao sistema auditivo dos operadores e mesmo de ouvintes que estejam muito prximos de caixas acsticas. Por isso, deve-se sempre: A Conectar sinais com os volumes dos amplificadores no mnimo.

7) MID-LOW - Controle de mdios graves do equalizador. 8) MID-HIGH - Controle de mdios agudos do equalizador. 9) HIGH - Controle de agudos do equalizador. 10) LEVEL AUX - Volume da entrada de linha. 11) LEVEL MIC-2 - Volume da entrada de microfone 12) LEVEL MIC-1 - Volume da entrada de microfone 13) MIC IN - Entrada de microfonel balanceada do microfone 2 com conector do tipo XLR. 14) MIC IN - Entrada de microfonel balanceada do microfone 1 com conector do tipo XLR. 15) LINE IN - Entrada de sinal balanceada com conector do tipo XLR. 16) MIC IN - Entrada de microfonel balanceada do microfone 1 com conector do tipo P10. 17) MIC IN - Entrada de microfonel balanceada do microfone 2 com conector do tipo P10. 18) LINE IN - Entrada de sinal estreo da entrada de linha com conector do tipo RCA. 19) LINE OUT - Sada de sinal balanceada do sistema com conector do tipo P10. 20) OVER - Estes leds (vermelhos), quando acendem, indicam a presena de sobrecargas (Impedncias menores que as especificadas ou curtos na sada), e a proteo eletrnica acionada. 21) LINE OUT - Sada de sinal balanceada do sistema com conector do tipo XLR. 22) SPEAKER OUT 8 OHMS - Conector de sada de sinal para caixa escrava 8 Ohms do tipo Speakon. A caixa ao ser conectada deve estar de acordo com a especificao de potncia e impedncia citada no painel, o que depende para cada modelo.

O sistema ativo DONNER de fcil instalao e utilizao, requerendo apenas alguns cuidados comuns aos aparelhos eletrnicos em geral e equipamentos de udio. Estas recomendaes esto relacionadas nos tens seguintes, e devem ser seguidas integralmente sempre que possvel. Tenso de Alimentao; Local de instalao; Ligao de sinais de entrada; Ligao de caixa escrava; Segurana e cuidados especiais. Seu equipamento muito robusto, e sua durabilidade depende de cuidados relativamente simples, que garantiro sempre seu funcionamento perfeito. TENSO DE ALIMENTAO

Se for usar mixer com P10 no A alimentao feita atravs da rede de corrente alternada ( 110 a 250 VAC), tomando-se sempre o cuidado de verificar se a fonte de alimentao tem estas caracteristicas, pois a comutao automtica. O sistema possui fusvel de proteo que romper caso uma tenso de alimentao inadequada seja aplicada. Neste caso substitua sempre por fusvel equivalente. No use fios ou outros materiais em lugar de fusveis, pois isto pode danificar seu equipamento. LOCAL DE INSTALAO O sistema ativo DONNER deve ser instalado em ambiente limpo, longe de locais com umidade excessiva e afastado de fontes intensas de calor. Como qualquer equipamento de udio, devese evitar a proximidade excessiva com motores ou mquinas que possam gerar rudo eletrnico, evitando assim a possibilidade de captao de sinais indesejveis. A instalao do sistema deve permitir a livre circulao de ar. balanceado: IEC 268: pino 1=GROUND, pino 2 = TIP, pino 3=GROUND LIGAO DE CAIXA ESCRAVA Os cuidados para esta conexo devem ser redobrados, uma vez que as tenses e correntes envolvidas so maiores, correndo-se diversos riscos de mal funcionamento ou mesmo de danos aos equipamentos ou s cargas. BITOLA DOS CABOS DE SADA Cabos de sada muito finos sofrem aquecimento e, juntamente com contatos precrios causam perda de potncia, e portanto devem ser evitados. Como dado tpico podemos utilizar o fato de que para cargas de 4 Ohms, a perda de potncia em cabos de 4 mm2 de cerca de 2% para cada 10 metros. A verificao completa, atravs de toque, da temperatura dos cabos e e sada pode ser uma boa medida para detectar um sistema com cabos de bitola inadequada ou com contatos em ms condies. inadequada ou com contatos em ms condies.

CLARITY TITANIUM - 2 WAY

ACTIVE LOUDSPEAKER SYSTEM

* A DONNER RESERVA-SE NO DIREITO DE FAZER ALTERAES SEM PRVIO AVISO.

CERTIFICADO DE GARANTIA
Linha de produtos DONNER Para todos os produtos de linha de udio. Condies de garantia e assistncia tcnica gratuita Ateno: este certificado uma vantagem adicional oferecida ao Consumidor pela DONNER. Para que as Condies de garantia nele previstas tenham validade, Indispensvel, no entanto, a apresentao do mesmo acompanhado da respectiva Nota Fiscal de compra do produto. Essa validade est tambm ligada ao cumprimento de todas as recomendaes expressas no Manual de Instrues que acompanha o produto, cuja leitura expressamente recomendada. 1. Esta garantia complementar legal (90 dias) e garante este produto contra eventuais defeitos de fabricao que por ventura venham a ocorrer no prazo de 3 (trs) meses para alto falantes e 12 (doze) meses para o restante, contado a partir da data de emisso da Nota fiscal de venda do produto ao primeiro adquirente/consumidor . Essa Nota fiscal passa a fazer parte integrante deste Certificado . Excluem-se dessa garantia complementar os seguintes componentes: embalagem , e reviso geral. 2. As partes , peas e componentes, objeto da exceo descrita no item anterior, sero substitudos em garantia deste que comprovado defeito ser feita pelo tcnico habilitado pela fbrica 3. Constatado o eventual defeito de fabricao , o Consumidor dever entrar em contato com um Servio Autorizado indicados na relao em anexo. O exame e reparo do produto , dentro do prazo de garantia s poder ser efetuado pelos Postos de Servios Autorizados, bem como o encaminhamento para reparos e a retirada do produto desses Postos devem ser feitos exclusivamente pelo Consumidor, no estando nenhum revendedor autorizado a executar essas aes em seu lugar. Todos os eventuais danos ou demoras resultantes da no observncia dessas recomendaes fogem responsabilidade da DONNER. 4. Dentro do prazo de garantia , a troca de partes , peas e componentes eventualmente defeituosos ser gratuita , assim como a mo de obra aplicada. Essa garantia no cobre, no entanto, atendimento domiciliar. Caso deseje ser atendido em sua casa, o Consumidor dever antes entrar em contato com um dos Servios Autorizados constantes na relao em anexo e consulta-lo sobre a prestao ou no do servio e taxa de visita. A cobrana ou no dessa taxa fica a critrio de cada Posto. 5. Caso no haja Servio Autorizado em sua localidade , o consumidor ser responsvel pelas despesas e pela segurana do transporte de ida e volta do produto a um Servio Autorizado situado em outra localidade (exceto lojistas). 6. Por tratar-se de garantia complementar legal (90 dias) , fica convencionado que a mesma perdera totalmente a sua validade se ocorrer uma das hipteses a seguir expressas: a) Se o defeito apresentado for ocasionado pelo mau uso do produto pelo consumidor ou terceiros estranhos ao fabricante. b) Se o produto for examinado , alterado, adulterado, fraudado, ajustado, corrompido ou consertado por pessoa no autorizada pelo fabricante. c) Se ocorrer a ligao desse produto instalaes eltricas ou lugares inadequados, diferentes das recomendadas no manual de instrues ou sujeitas a flutuaes excessivas. d) Se o dano tiver sido causado por acidente(queda) ou agentes da natureza, como raios, inundaes , desabamentos, etc. e) Se a nota Fiscal da compra apresentar rasuras ou modificaes. 7. Esto excludos desta garantia os eventuais defeitos decorrentes do desgaste natural do produto ou de negligncia do Consumidor no Cumprimento das instrues contidas no seu Manual de Instrues. 8. Esto igualmente excludos desta garantia os defeitos decorrentes do uso do produto fora das aplicaes domsticas ou regulares para os quais foi projetado. 9. A DONNER. garantir a disponibilidade de peas por um perodo de cinco anos a contar da data em que cessar a fabricao desse modelo. ______________________________________________________________________________
Comprador: ....................................................................................................................... Endereo:........................................................................................................................... Cidade: ...............................................................................Estado: .................................... Modelo:........................................................Nmero de Srie: .............................................. Nota Fiscal n: .......................................................................Data:........../.........../.............. Revendedor: ...................................................................................................................... Endereo: ......................................................................................................................... C i d a de: .....................................................................................Estado: ........................... Telefone: ........................................................................................................................... E-mail:...............................................................................................................................

CLARITY 200A - CLARITY 300A TITANIUM - 2 WAY

ACTIVE LOUDSPEAKER SYSTEM

GARANTIA A Garantia da linha DONNER de doze meses a partir da data de compra, com a apresentao da Nota Fiscal. Ateno! (Conjunto Eletroacstico tem garantia de trs meses!) Obs.: Os defeitos ou danos causados por uso indevido, de acabamento externo do equipamento, de transporte ou pela abertura do equipamento no sero cobertos pela garantia.

FABRICADO POR: LL INDSTRIA E COMRCIO DE APARELHOS ELETRNICOS LTDA


RUA JOO GRIGOLETO, 154 - DISTRITO INDUSTRIAL II FONE: [55] (0XX19) 3543-3444 - FAX: [55] (0XX19) 3543-3445 ou 08000-141918 CEP - 13.602-053 - ARARAS - SP

You might also like