You are on page 1of 6

1

FICHAMENTO LUKCS, Georg. Sobre a essncia e a forma do ensaio: uma carta a Leo Popper. Tradu o de !ario Lui" #rungi$$o. %e&ista U#G. 'un. ())*. +ispon,&e$ em: .ttp://000.proec.ufg.br/re&ista1ufg/'un.o())*/Te2tos/essencia#orma3nsaio..tm4. 5cesso em: (6 de". ()78. Prob$emati"a se .a&eria no ensaio uma no&a forma, pecu$iar, se .9 um mesmo principio em todos e$es: 5 possibi$idade da unidade de forma entre di&ersos ensaios: 3m ;ue medida esta forma < aut=noma: P%>?@!@+5+3 C>! 5 5%T3 Aem ;ue medida o modo de &er e sua configura o subtraem a obra do campo das cincias e co$ocam ao $ado da arte sem, contudo, apagar as fronteiras entre ambas:B CLUKCS, ())*, p. 7D. PropEe obser&ar o ensaio en;uanto obra de arte: como gnero art,stico: 5firma ;ue no estudo do ensaio tmFse concentrado muito apenas no aspecto da Abe$a escritaB: A;ue o ensaio possa ter o mesmo &a$or esti$,stico de uma obra $iter9ria e ;ue, portanto, seria in'ustificado fa$ar a esse respeito em diferencia o de &a$ores: Prob$emati"a a ;uest o de ;ue a;ui$o ;ue < escrito < uma obra de arte: LuG9cs defende ;ue o ensaio Apossui uma forma ;ue o distingue com inape$9&e$ rigor de $ei de todas as outras formas art,sticasB, propondoFse a Aiso$9F$oB e AdefiniF$oB Acomo uma forma de arteB. CLUKCS, ())*, p. (D. > autor propEeFse a fa"F$o n o apontando o ;ue apro2imaria o ensaio das formas $iter9rias, mas sim o ;ue o diferencia de$as: Pontua, inicia$mente, ;ue a apro2ima o do ensaio, se'a das artes ou das cincias, em nada interfere no ;ue se sabe ou se acredita sobre cada um destes campos.

+@#3%3HC@5IJ> 3HT%3 C@KHC@5 3 5%T3 AHa cincia s o os conteLdos ;ue agem sobre nMs, na arte s o as formas: a cincia nos oferece fatos e suas cone2Ees, a arte, por sua &e", a$mas e destinos. 5;ui os camin.os se separam: a;ui n o e2iste nen.um sucedNneo nem transiEes. 5inda ;ue nas <pocas primiti&as, ainda indiferenciadas, cincia e arte Ce re$igi o e <tica e po$,ticaD n o se distinguissem e formassem uma unidade, assim ;ue a cincia se emancipou e se tornou aut=noma, tudo ;uando fosse preparatMrio perdeu seu &a$or. 5penas ;uando a$go disso$&eu todo seu conteLdo em forma e se tornou pura arte e$e dei2a de ser sup<rf$uo: mas, ent o, sua antiga cientificidade < tota$mente es;uecida e perde todo seu significado.B CLUKCS, ())*, p. (D.

5 3SC%@T5 S>O%3 5%T3 A32iste, portanto, uma cincia da arte, mas e2iste ainda um modo comp$etamente diferente de manifesta o do temperamento .umano, cu'o meio de e2press o, na maioria das &e"es, < a escrita sobre a arte. Ha maioria das &e"es, eu disse, pois .9 muitos escritos ;ue se originaram de tais sentimentos sem nunca c.egar a tocar nem a $iteratura nem a arte, nos ;uais as mesmas ;uestEes &itais s o postas sobre a mesa, como na;ue$as escritos ;ue se c.amam cr,ticas: mas, neste caso, as ;uestEes s o dirigidas diretamente P &ida, sem a necessidade de nen.uma media o da $iteratura ou da arte. 3 'ustamente os escritos dos maiores ensa,stas s o desta esp<cie: os di9$ogos de P$at o e os escritos dos m,sticos, os ensaios de !ontaigne e as p9ginas de di9rio imagin9rias e as no&e$as de KierGgaard. Uma s<rie infinita de ;uase impercept,&eis transiEes sutis $e&a da;ui at< P $iteratura.B CLUKCS, ())*, p. (D. +UPL@C@+5+3 +3 Q@QKHC@5S > autor trata da e2istncia da dup$icidade de &i&ncias, no sentido da A&idaB en;uanto prMpria &ida do su'eito e da A&idaB pensada no gera$, na &ida comum a ;ua$;uer su'eito e sobre a ;ua$ ref$etimos. A3ssa dup$icidade distingue tamb<m os meios de e2press o: a oposi o a;ui < entre a imagem e o AsignificadoB. Um dos princ,pios < um criador de imagens, o outro um atribuidor de significados: para um e2istem apenas coisas, para o outro apenas suas re$aEes, apenas conceitos e &a$ores. 5 $iteratura em si nada con.ece ;ue este'a a$<m das coisas: para e$a cada coisa < a$go de s<rio e Lnico e incompar9&e$. Por isso tamb<m e$a n o con.ece as perguntas: n o se fa"em perguntas Ps coisas, apenas Ps suas re$aEes: pois R como no conto de fadas R cada pergunta a;ui se con&erte numa coisa, seme$.ante P ;ue a despertou para a &ida.B CLUKCS, ())*, p. SD.

P3HS5!3HT> Aa nega o de todas as perguntas n o < uma formu$a o de pergunta, e sua recusa consciente uma tomada de posi oTB CLUKCS, ())*, p. SD. Atodo escre&er a$me'a tanto a unidade ;uanto a mu$tip$icidadeB. CLUKCS, ())*, p. SD.

5 @!5G3!, 5 L@T3%5TU%5, > 3SC%@T> +>S C%UT@C>S QUHCUL> 3HT%3 @!5G3! 3 Q@QKHC@5 F 3?P3%@KHC@5 A3 &ou mais $onge: a separa o entre imagem e significado tamb<m < uma abstra o, pois o significado sempre est9 en&o$to em imagens e o ref$e2o de um bri$.o ;ue est9 a$<m das imagens fu$gura atra&<s de cada imagem. Toda imagem < de nosso mundo e a a$egria desta e2istncia bri$.a em seu rosto: mas e$a se recorda e nos recorda de a$go ;ue foi certa &e", de um certo $ugar, de sua p9tria, do Lnico ;ue no fundo < importante e significati&o para a a$ma. Sim, em sua pure"a nua e$as s o t oFsomente abstraEes, estes dois e2tremos da sensibi$idade .umana, mas sM com a a'uda de ta$ abstra o eu poderia designar os dois pM$os da

possibi$idade de e2press o escrita. 3 a;ue$es ;ue mais decididamente se afastam das imagens, ;ue com maior &io$ncia agarram o ;ue est9 por tr9s das imagens, s o os escritos dos cr,ticos, dos p$at=nicos e dos m,sticos.B CLUKCS, ())*, p. SD. 5 T%5GV+@5 3 > C>HT> +3 #5+5S AWuanto mais profundamente a pergunta penetra R basta comparar a trag<dia com o conto de fadas R mais $ineares s o as imagens, em menos superf,cies se comprime tudo, mais p9$idas e opacas se tornam as cores, mais simp$es a ri;ue"a e a mu$tip$icidade do mundo, mais seme$.antes a uma m9scara a e2press o facia$ das figuras .umanas.B CLUKCS, ())*, p. 6D. 5 #>%!5 3 5 Q@QKHC@5 R 5 3?P3%@KHC@5 APois o ensa,sta precisa da forma apenas como &i&ncia, e e$e precisa apenas de sua &ida, apenas da rea$idade an,mica &i&a ne$a contida. 3ssa rea$idade, por<m, podeFse encontrar em ;ua$;uer manifesta o imediata, sensoria$ da &ida, podeFse $er de$a e ne$a: atra&<s de um ta$ es;uema das &i&ncias, podeFse &i&enciar a &ida mesma e darF$.e forma.B CLUKCS, ())*, p. XD. A3 apenas por ;ue a $iteratura, a arte e a fi$osofia correm aberta e diretamente ao encontro da forma, en;uanto na &ida mesma s o somente a e2igncia idea$ de uma certa esp<cie de .omens e &i&ncias, < necess9ria uma menor intensidade da capacidade de &i&ncia cr,tica diante de a$go a ;ue se deu forma do ;ue diante de a$go &i&ido: por isso R numa primeira e superficia$ obser&a o R a rea$idade da &is o da forma parece menos prob$em9tica neste do ;ue na;ue$e. !as sM numa primeira e superficia$ obser&a o, pois a forma da &ida n o < mais abstrata ;ue a forma de um poema. Tamb<m ne$a a forma sM se torna sens,&e$ por meio de abstra o e sua &erdade n o < mais forte ;ue a intensidade com ;ue e$a < &i&enciada.B CLUKCS, ())*, p. XD. > L3@T>% T>!5H+> C>HSC@KHC@5 +5S Q@QKHC@5S 5 P5%T@% +5 L3@TU%5 AComo em todo conte2to &erdadeiramente essencia$, tamb<m a;ui o efeito natura$ da mat<ria e a uti$idade imediata se encontram: as &i&ncias, para cu'a e2press o surgiram os escritos dos ensa,stas, sM se tornam conscientes para a maioria dos seres .umanos pe$a contemp$a o das imagens ou pe$a $eitura dos poemas, e mesmo nesse caso n o possuem uma fora ;ue pudesse mo&er a &ida mesma.B CLUKCS, ())*, p. YD. @%>H@5 3HWU5HT> 5> C>HST@TUT@Q> +> 3HS5@> A%efiroFme a;ui P ironia ;ue .9 no fato de ;ue o cr,tico sempre fa$a das ;uestEes L$timas da &ida, por<m sempre no tom de ;uem fa$asse apenas de ;uadros e $i&ros, apenas dos ornamentos be$os e n oFessenciais da grande &ida, e mesmo a;ui n o do mais ,ntimo do ,ntimo, e sim t oFsomente de uma be$a e inLti$ superf,cie. TemFse, assim, a impress o de ;ue todo ensaio estaria na maior distNncia poss,&e$ da &ida, e a separa o parece tanto maior ;uanto mais ardente e do$orosamente sens,&e$ for a efeti&a pro2imidade da &erdadeira essncia de ambos.B CLUKCS, ())*, p. YD.

A> ensa,sta d9 um piparote na prMpria esperana orgu$.osa, ;ue se i$ude de ter c.egado a$guma &e" prM2ima das coisas L$timas R ora, tudo o ;ue e$e tem a oferecer s o e2p$icaEes dos poemas de outros ou, no me$.or dos casos, de seus prMprios conceitos. !as e$e se acomoda com ironia a essa pe;uene", P eterna pe;uene" do mais profundo traba$.o menta$ a respeito da &ida, e ainda a sub$in.a com ir=nica mod<stia. 3m P$at o, a conceitua$idade < emo$durada pe$a ironia das pe;uenas rea$idades da &ida.B CLUKCS, ())*, p. YD. C>!P%>!@SS> C>! 5 Q3%+5+3 APortanto, a cr,tica, o ensaio fa$a ;uase sempre de ;uadros, $i&ros e id<ias. Wua$ < sua re$a o com o ;ue < representadoT CostumaFse di"er: o cr,tico de&eria fa$ar a &erdade sobre as coisas, mas o poeta n o est9 comprometido com nen.uma &erdade em re$a o a sua mat<ria.B CLUKCS, ())*, p. YD. T3!T@C5 +> 3HS5@> R T%5T5 +3 5LG> Z #>%!5+> / H5TU%3[5 +> Z>%H5L@S!> L@T3%%@> +5 3SC%@T> P>ST3%@>% / P%>Z3T> +> +>C +3 Z!S / P%>C3SS> +3 !>HT5G3! H> C@H3!5 Ao ensaio fa$a sempre de a$go '9 formado, ou ao menos de a$go ;ue '9 e2istiu: <, portanto, prMprio de sua essncia n o retirar coisas no&as de um nada &a"io, e sim apenas reordenar a;ue$as ;ue '9 foram &i&as a$guma &e". 3 por;ue e$e apenas as reordena, em &e" de formar a$go no&o do informe, e$e est9 tamb<m comprometido com e$as, tem sempre de di"er Aa &erdadeB sobre e$as, encontrar e2pressEes para sua essncia. Ta$&e" se possa formu$ar a diferena da maneira mais bre&e da seguinte maneira: a $iteratura retira da &ida Ce da arteD os seus moti&os, para o ensaio a arte Ce a &idaD ser&e como mode$o.B CLUKCS, ())*, p. *D. S3!3L\5HI5 R C>!P5%5IJ> C>! > %3T%5T> F Q3%>SS@!@L\5HI5 ATa$&e" com isso a diferena '9 este'a definida: o parado2o do ensaio < ;uase o mesmo ;ue o do retrato. Qoc certamente pode &er o moti&oT H o < &erdade ;ue diante de uma paisagem &oc nunca se pergunta: ser9 ;ue esta montan.a ou este rio s o rea$mente como foram pintadosT +iante de ;ua$;uer retrato, por<m, sempre &em P tona, in&o$untariamente, a pergunta sobre a seme$.ana. 32amine um pouco este prob$ema da seme$.ana, cu'a to$a e superficia$ men o n o pode sen o fa"er desesperar os &erdadeiros artistas. Qoc se & diante de um retrato de Qe$9";ue" e di": AComo < parecidoB, e com isso sente ;ue disse rea$mente a$go a respeito do ;uadro. Seme$.anteT 5 ;uemT 5 ningu<m, < c$aro. 5fina$, &oc n o tem a menor id<ia de ;uem e$e representa, e ta$&e" nem possa &ir a sabF$o: e, mesmo ;ue assim fosse, isso ma$ pode interess9F$o. !as &oc sente: e$e < seme$.ante. 3m outros ;uadros s o t oFsomente as cores e as $in.as ;ue agem e &oc n o tem a mesma sensa o. >s retratos &erdadeiramente significati&os, portanto, nos d o, ao $ado de todas as suas outras sensaEes art,sticas, tamb<m esta: a &ida de um ser .umano ;ue rea$mente &i&eu a$guma &e", e nos impEem o sentimento de ;ue a &ida de$e foi como as $in.as e cores do ;uadro nos mostram. 5penas por &ermos pintores tra&arem diante dos .omens duras $utas por este idea$ de e2press o, e por;ue a aparncia e as pa$a&ras de ordem desta $uta n o podem ser sen o os de uma $uta pe$a seme$.ana, < ;ue damos ta$ nome a esta sugest o de &ida, embora n o .a'a ningu<m no mundo a ;uem o retrato possa asseme$.arFse. Pois mesmo ;ue con.eamos a pessoa representada, a cu'o retrato se possa c.amar Aseme$.anteB ou Adesseme$.anteB R n o

seria uma abstra o afirmar de uma e2press o ou de um momento arbitr9rio ;ua$;uer: esta < sua essnciaTBCLUKCS, ())*, p. *D. 5 WU3STJ> +5 Q3%+5+3 H> 3HS5@> ]Pois esta < a grande diferena: a $iteratura nos d9 a i$us o de &ida da;ue$e ;ue e$a representa, em parte a$guma se pode pensar em a$gu<m por ;uem o representado possa ser medido. > .erMi do ensaio '9 &i&eu em a$guma <poca, sua &ida tem de ser representada assim, mas essa &ida est9 'ustamente t o dentro da obra como tudo na poesia. Todos esses pressupostos da efic9cia e da &a$idade da;ui$o ;ue e$e obser&a, o ensaio os cria por si mesmo. 5ssim, n o < poss,&e$ ;ue dois ensaios se contradigam um ao outro: pois cada um de$es cria um outro mundo e mesmo ;uando, a fim de a$canar uma maior genera$idade, u$trapassaF$.e os $imites, e$e permanece em tom, cor, nfase, sempre no mundo criado, e portanto o abandona apenas em um sentido imprMprio da pa$a&ra.B CLUKCS, ())*, p. *D. 5 Q3%+5+3 +> !@T> 5;ui n o se trata da &erdade comum, da &erdade do natura$ismo, ;ue seria me$.or c.amar cotidianidade e tri&ia$idade, e sim da &erdade do mito, cu'a fora mant<m &i&os anti;^,ssimos contos e $endas ao $ongo de mi$nios. >s &erdadeiros poetas dos mitos busca&am t oFsomente o &erdadeiro sentido de seus temas, cu'a &erdade pragm9tica e$es n o podiam nem ;ueriam aba$ar.B CLUKCS, ())*, p. _D. P3HS5!3HT> R !5@S U! %3G@ST%> !5SS5 A32igimos dos poetas e dos cr,ticos ;ue nos dem s,mbo$os da &ida e imprimam a forma de nossas perguntas nos mitos e $endas ;ue ainda &i&em.B CLUKCS, ())*, p. _D. Uma cincia da arte: 5C>HT3C@!3HT>S 3HWU5HT> >P>%TUH@+5+3 +3 S3 Q3% C>HC3@T>S APara SMcrates, cada acontecimento era apenas uma oportunidade de &er conceitos com mais c$are"a, sua defesa diante dos 'u,"es consistiu em condu"ir ad absurdum a$guns fracos $Mgicos R e sua morteTB CLUKCS, ())*, p. 7)D. T%5GV+@5 3 C>!V+@5 R P>HT> +3 Q@ST5 Aa prioridade do ponto de &ista, do conceito em re$a o ao sentimentoB A!as SMcrates tamb<m formu$ou R no mesmo grande di9$ogo R o eterno idea$ dos .omens de sua esp<cie, a$go ;ue 'amais ser9 compreendido nem pe$os de ininterrupto sentir .umano nem pe$os profundamente po<ticos em sua essncia: ;ue o mesmo .omem de&eria escre&er as trag<dias e as com<dias, ;ue o tr9gico e o c=mico dependem tota$mente do ponto de &ista adotado. > cr,tico deu &o" a;ui ao seu mais profundo sentimento da &ida: a prioridade do ponto de &ista, do conceito em re$a o ao sentimento: e$e formu$ou o pensamento mais profundamente antiFgrego.B CLUKCS, ())*, p. 77D. > 3HS5@> WU3 P5%T3 +5 >O%5 P5%5 T%5T5% +5 3?P3%@KHC@5

A5gora o ensa,sta tem de ref$etir sobre si mesmo, encontrarFse e construir a$go prMprio com o ;ue $.e < prMprio. > ensa,sta fa$a sobre um ;uadro ou um $i&ro, mas $ogo o abandona R por ;uT 3u acredito ;ue se'a por;ue a id<ia deste ;uadro e deste $i&ro se ten.a tornado superpoderosa ne$e, por;ue por conta de$a e$e es;ueceu comp$etamente tudo ;uanto se'a secundariamente concreto no ;uadro ou no $i&ro, e se uti$i"a de$e apenas como comeo, como trampo$im.B CLUKCS, ())*, p. 77D. 3HS5@> R C5%5CT3%UST@C5 R S3% @HC>HCLUS@Q> ATodo fim de &erdade < um &erdadeiro fim: o fim de um camin.o, e se camin.o e fim n o s o de fato nen.uma unidade e n o podem ser ordenados $ado a $ado como iguais, e$es tm, no entanto, uma coe2istncia: o fim < impens9&e$ e irrea$i"9&e$ sem o sempre reno&ado transcurso do camin.o, e$e n o < uma permanncia, e sim uma c.egada, n o um repouso, e sim uma esca$ada.B CLUKCS, ())*, p. 7(F78D. @!P>%T5HT3 H> 3HS5@> V > P%>C3SS> +3 ZULG5% A> ensaio < um 'u$gamento, mas o essencia$ ne$e n o < Ccomo no sistemaD o &eredicto e a distin o de &a$ores, e sim o processo de 'u$gar.B CLUKCS, ())*, p. 78D. > 3HS5@> 3HWU5HT> G3ST> +3 5%T3 Ao ensaio < um gnero art,stico, uma configura o prMpria e tota$ de uma &ida prMpria, comp$eta. SM agora n o soaria contraditMrio, amb,guo e a$go como uma perp$e2idade c.am9F $o obra de arte e, no entanto, sub$in.ar continuamente a;ui$o ;ue o distingue da arte: e$e se posiciona diante da &ida com os mesmos gestos da obra de arte, mas apenas os gestos: a soberania desta tomada de posi o pode ser a mesma, mas, para a$<m disso, n o .9 entre e$es nen.um contato.B CLUKCS, ())*, p. 78D. APoemas inte$ectuaisB, defini o de Sc.$ege$ para os ensaios e \emster.uis.

You might also like