You are on page 1of 20

Um agenciamento conceitual para honrar e estimular a biodiversidade subjetiva: um modo poltico de ensinar e experimentar a Anatomia Emocional de Stanley Keleman.

Regina Favre, Laboratrio do Processo Formativo, So Paulo

Conceitos e prticas so parte da histria cultural. Acredito que os saberes corporais e prticas, tais como ns os concebemos hoje esto enraizados na Europa, em meados do sculo XIX, como um subproduto da sociedade industrial. A mudana da produo artesanal para a produo industrial remodelou completamente as tradies culturais e artsticas, as concepes sobre forma e linguagem, valores, aparncia das cidades, ruas, casas, seus interiores, exigindo das pessoas um novo uso de seus corpos para produzir e incorporar todas estas realidades. A presso vinda do aumento de excitao, de problemas e benefcios produzidos pela sociedade industrial imediatamente sacudiram os usos do corpo tais como eram previamente conhecidos. Ao mesmo tempo, entre outras transformaes loscas e cientcas, Darwin com sua teoria evolutiva, que promoveu a maior revoluo na auto-imagem do homem desde o incio da histria, retirou o criador de uma vez por todas da cena e apresentou os homens sua animalidade e capacidade adaptativa, permitindo a cada pessoa ver em seus corpos a continuidade dos corpos de seus parentes animais. muito importante considerar a presena de Darwin nas elaboraes de Freud. Com Darwin o corpo pela primeira vez se tornou real e acessvel como comportamento o broto de uma nova concepo de corpo como parte de rea lidades fsicas, sociais e afetivas: como forma evolutiva e funcional, comportamento solidicado enquanto espcie, moldando-se de maneira individual e histrico-social, corpo como presena, conceitos que orescem plenamente sob a presso dos tempos globais.

a que pretendo chegar: a uma cartograa clara, situada historicamente, apoiada na cincia, ampliada politicamente, metodologicamente operativa, a partir da viso formativa de Stanley Keleman. Com todas essas transformaes poderes, sentidos, tecnologias, velocidade e novos modos de produo e distribuio de dinheiro, novas noes e prticas dizendo respeito a auto-regulao e autonomia dos corpos estavam prontas para aparecer e mesmo urgiam ser formuladas como um antdoto dos primeiros sinais de estresse na vida moderna.

Como o capitalismo industrial e o conhecimento moderno do corpo cresceram juntos


O capital e seu poder, inicialmente, tinham a congurao visvel de fortunas familiares turbinadas pelas novas indstrias. Mas isso era s o comeo. medida que o sculo 20 avanou, ns vimos o potencial do poder capitalista se tornando mais e mais impessoal e invisvel, mais e mais acelerado, produ zindo movimentos incontrolveis do mercado e da economia, gerando uma mudana contnua e rpida nas paisagens sociais, nos corpos e nos territrios existenciais. A mesma velocidade pode ser vista na multiplicao de tcnicas corporais que na verdade no so apenas tcnicas, mas mtodos que reetem as diferentes perspectivas do corpo necessitando se regular a si mesmo. Rompendo os limites dos ambientes acadmicos e mdicos, lugares tradicionais do saber, pesquisas e experimentos conduzidos por indivduos ou pequenos grupos independentes na Europa foram fundamentais para o desenvolvimento das teorias corporais e prticas que moldaram essa nova cultura dos anos 20 at o nal da 2 Guerra. Escapando perseguio racial e poltica e atrados pela promessa da demo cracia na Amrica, esses novos humanistas europeus, criadores e praticantes dessas novas concepes corporais entraram num ambiente onde esta nova cultura iria encontrar total acolhimento na tradio losca do pragmatismo americano primeiro. Seus valores de corpo e vida natural, celebrados pela lite ratura americana e poesia no valor da iluminao, da disciplina, da experincia religiosa americana e principalmente na imensa prosperidade americana e otimismo do ps-guerra. A partir deste bom encontro, como Spinoza diria, oresceu nos Estados Unidos, em meados dos anos 50, a cultura qual ns nos consideramos pertencer. E no podemos esquecer que quando chegamos aos anos 50, a cultura do ps-guerra americana dominante tinha um funcionamento especico que tendia a se expandir por todo o Ocidente.

O Fordismo e a modelagem serial dos corpos


Philip Cushman (Constructing the self, constructing America,1995) explica esta funo de superexpanso. Uma das tarefas dos anos 50 era converter a sua poderosa mquina de guerra internacional numa economia de paz, vivel

internacionalmente. Isso no era uma tarefa fcil num momento em que o pas vinha de recesses com o espectro da Grande Depresso nunca longe da memria das pessoas. Mas nas dcadas que se seguiram imediatamente 2 Guerra Mundial, a economia dos Estados Unidos aprendeu uma das lies mais importantes da guerra: para estar fora da depresso, o capitalismo do sculo 20 tinha que basear sua economia numa contnua produo do consumo de bens e servios. Portanto, os grandes negcios tinham que desenvolver modos de vender bens que no fossem essenciais nem bem-feitos. Em outras palavras, o pas estava agora dependente de produzir e vender produtos no essenciais e rapidamente obsolescveis. Servios e experincias que os consumidores nunca podiam economizar o suciente para comprar. Portanto, os bancos tinham que desenvolver novas formas de crdito fcil. Consumir em vez de poupar, permitir-se em vez de sacricar-se, tornou-se o estilo predominante. Pessoas passaram a tomar conhecimento de novos produtos no ps-guerra atravs dos anncios de rdio, revistas, jornais e televiso e, muito rapidamente, atravs dessas mdias passaram a aprender como manejar suas vidas e nanas. Para se manter cientco, moderno e saudvel, era absolutamente necessrio consumir continuamente novos produtos domsticos. Assim uma nova congurao do self tinha que ser construda.

Como esta fora modeladora percebida no Brasil


Nicolau Scevcenko (Historia da Vida Privada no Brasil vol. 3),1998, observou como esta nova congurao afetou a percepo brasileira. Com a 1. Guerra Mundial, a indstria de cinema europia colapsou e os Estados Unidos herdaram tudo construindo um monoplio virtual de produo, distribuio e exibio mundial. Com o surgimento do cinema falado e os aumentos incrveis dos custos de produo, os pequenos estdios foram bancarrota e apenas as grandes corporaes de Hollywood sobreviveram. Os sistemas de estdio foram desenvolvidos racionalizando, otimizando e reduzindo consideravelmente os custos e a contrapartida promocional foi criado o mito das estrelas. Os lmes de Hollywood criaram e espalharam como um dogma o padro de beleza das estrelas de cinema que se tornaram as alavancas principais e promocionais de novos hbitos de consumo e estilos de vida identicados com o american way of life. Vincius de Moraes, poeta brasileiro e diplomata, tem um poema desta dcada chamado Histria Apaixonada, Hollywood, Califrnia no qual ele se coloca numa posio onde toda a sua vida reinterpretada como uma sucesso de clichs hollywoodianos. O modo de sentar, dirigir o carro, encarar uma garota , namorar ao pr-do-sol, segurar um copo, ertar, ertar e ser esnobado, comer fast food, chamar o garom, as roupas que ela usa, jogar boliche, o meio sorriso sarcstico, a sbita mudana de humor, o modo de acender um cigarro com uma nica ipada do isqueiro. Tudo isso vinha da tela do cinema. O poeta sente que a sua vida no vem da sua interao com as pessoas em volta dele, mas em vez disso, de um time de tcnicos desconhecidos do outro lado do continente. Isso no um exagero. O cinema uma arte complexa, uma soma de tcnicas revolucionrias de comunicao visual, tais como close-ups, efeitos emocionais dos recursos de edio como ritmo, som, msica, expresso facial e corporal, o glamour da juventude, as coreograas atlticas, as maquiagens, os penteados, o guarda-roupa, os cenrios e mais do que isso o poder esmagador do sex-appeal. Tudo isso ampliado numa tela colossal irradiando o seu brilho prateado e hipntico na escurido do cinema. O que Hollywood levou s ltimas conseqncias foi a descoberta, em grande parte tomada dos surre-

alistas e expressionistas que escaparam da Europa nos anos 30 e encontraram trabalho na Califrnia, de que os lmes so uma arte para os olhos e o corpo inconsciente e no para o intelecto e o discurso verbal.

Quando os lhos do Papai Sabe Tudo cresceram...


Podemos ver, ento, como a Amrica do ps-guerra dos anos 50 ganhou a sua verso glamourosa internacional primeiro por esta automodelagem altamente cobiada por todos. Finalmente nos anos 60, a modelagem subjetiva da juventude aparece: o rebelde que no quer o estilo de vida dos seus pais para si, o modelo anterior que foi rigidamente modelado pelos valores e comportamentos da sociedade de consumo. Da arte moderna, da dana moderna, do modo de representar do Actors Studio, da literatura beat para a cultura do rock, para o movimento hippie para o movimento psicodlico, rebelies estudantis de 68, para a contracultura, para o movimento feminista, para a cultura alternativa, foi um pulo. Entre os jovens outro modo de conceber o corpo e novas prticas do self comearam a ser desenhadas. Na onda destes movimentos, o crescimento rpido das prticas corporais trazidas pelos humanistas europeus para a Amrica tiveram um grande papel na desconstruo dos usos do self profundamente desvalorizada por esta gerao e a inveno de novos usos do corpo e seus modos de se relacionar, trabalhar, viver, ter sexo, conceber famlia e gnero, dinheiro, educao, raa, cultura, poltica e poder.

Como os novos paradigmas voltaram para a Europa


Impulsionada pela mesma f na mudana, na aventura e no desao de si mesmo at o fundo de si, esta nova cultura corporal ento modelada nos Estados Unidos se reexportou para a Europa. Ali ela encontrou sementes deixadas por Reich que j estavam produzindo frutos a partir das vrias tendncias educacionais, teraputicas, psicoteraputicas que estavam abertas, famintas, para se misturar com o modelo americano. Esta nova cultura proliferou rapidamente na forma de novas culturas e novos centros de crescimento pessoal. Nos anos 70, tanto na Europa como nos Estados Unidos, prticas e mtodos fossem exercidos atividades de grupo como manipulaes de corpo passaram por uma multiplicao espantosa. As pessoas ansiavam por mudana, mudando seus corpos. Elas se juntavam a grupos, buscavam terapias, desejavam se tornar terapeutas. Havia um ideal de criar um mundo parte, dito alternativo, que poderia inuen ciar o sistema de fora para dentro.

Enquanto isso, abaixo do Equador... Regina estava surfando a onda e, muitas vezes, quase se afogando
No Brasil, desde os anos 60, o movimento tropicalista, artstico, musical e poltico, expressavam a urgncia para ns de espanar as tradies autoritrias, agrrias, positivista, catlica, militar e incorporar o novo crescimento industrial, reformatar nossos corpos e absorver a nova realidade mundial. E com a atmosfera sufocante das ditaduras latino-americanas, brasileiros se tornaram politicamente ou existencialmente exilados. Entre os ltimos eu me incluo. No incio dos anos 70, mergulhei na cultura do corpo que nessa poca orescia principalmente na Inglaterra, em grande parte devida ao ambiente da Swinging London, solo frtil para o crescimento dos novos padres de comportamento contemporneo. Em 75, j de volta a So Paulo, ajudei a dar incio ao curso de psicoterapia corporal no Sedes Sapientiae, um instituto educacional de psicoterapias de mente aberta. Nos anos 80 muitos grupos j poderiam ser vistos organizando educao prossional em psicoterapia corporal em torno de alguns lderes internacionais e no nal dos anos 80, muitas pessoas j tinham se organizado, institucionalmente dependentes de escolas de terapia internacionais que se tinham tornado, infelizmente, empresas, dentro do estilo neo-capitalista, para a transmisso do conhecimento reichiano e neo-reichiano.

Teorias e vidas no Brasil: condies especcas


No comeo essas idias e prticas zeram sentido no Brasil de um modo muito peculiar, diferente daquilo que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos. Num primeiro momento, elas se juntaram s foras que culturalmente combatiam os efeitos destrutivos da ditadura nas vidas das pessoas. bem conhecido como a psicanlise, um certo tipo de psicanlise militante, que era altamente desenvolvida tanto no Brasil como na Argentina, desempe nhou um papel importante como aliada nesta cultura de resistncia poltica. Ento, era completamente natural que certos divs generosos no Brasil abraassem a causa e gestassem o ento chamado movimento reichiano recmnascido. Assim, ca tambm evidente que, dada a esta anidade, o reichismo que mais teve anidade conosco foi o da Anlise do Carter que foi conside rado na sua poca, anos 30, um avano poltico e metodolgico, em relao s idias de Freud. Portanto, o primeiro grande esforo assimilativo no campo psicoteraputico brasileiro corporal dos anos 70 foi a construo de uma base psicanaltica para sua prtica e encontrar um lugar para noes tais como id, ego, superego, inconsciente e transferncia. Entretanto o corpo em toda a sua fora e maravilha permanecia intocado teoricamente, para a minha insatisfao. Entendi naquele momento da minha trajetria que havia uma resposta meto dolgica e terica para o capitalismo industrial, e seus efeitos nas subjetivi-

dades corporicadas, e uma outra, bem diferente, para o capitalismo mundial integrado, termo cunhado pelo lsofo e militante Guattari, com o qual me encontrei no nal dos anos 70. Baixou sobre mim uma clareza de que a Anlise do Carter e a Funo do Orgasmo, venerada pelo ambiente reichiano brasileiro ia de encontro s necessidades das formaes subjetivas produzidas no capitalismo durante seu estado de industrializao e que a represso da energia sexual e seu subseqente reinvestimento nas atividades do trabalho era um assunto da sociedade industrial de modelo patriarcal e seu modelo baseado nesta maneira de produo. Neste sentido, a convulso orgstica reichiana, base do seu paradigma de sade se identicaria com revoluo, num modelo baseado num conceito de classes sociais. E ento me dei conta que esse tempo tinha acabado. A moder nidade estava dando lugar para a ps-modernidade, o fordismo para o psfordismo.

Como Toni Negri discrimina ps-moderno de moderno


No seu artigo Em direo a uma denio ontolgica de multido de 2002, o qual edito aqui, Toni Negri diferencia os dois conceitos, ps-moderno e mo derno. Pessoa uma idia moderna e multido uma idia ps-moderna Multido um todo de singularidades. O pensamento da modernidade opera de dois lados: por um lado ele abs trai a multiplicidade de singularidades e unica no conceito de povo, por outro lado, dissolve o todo das singularidades que forma o todo da multido numa massa de indivduos. A multido sempre produtiva e sempre em movimento, se constitui e cons titui a sociedade produtiva, cooperao social geral para a produo. O conceito de multido deve ser encarado diferentemente do conceito de classe operria. O conceito de classe operria limita a viso de produo uma vez que essen cialmente s inclui trabalhadores industriais. No conceito de multido, a noo de explorao ser denida como explorao (e boicote) da cooperao entre singularidades, no entre indivduos, explorao de redes que compem o todo. A multido um conceito de potncia que produz por cooperao Esse poder no apenas deseja expandir, mas acima de tudo deseja tomar corpo (isto signica moldar a si mesmo sempre em novos modos de funcionar em conexes presentes Regina Favre, 2007) A liberdade e a alegria bem como a crise e a fadiga na sua mudana compreendem dentro de si tanto continuidade quanto descontinuidade, sstoles e distoles, pulsos de descomposio e recomposio de singularidades. A multido um agente social ativo, uma multiplicidade que age, no uma unidade como o povo, que ns vemos como algo organizado. de fato um agente ativo de auto-organizao. Trabalho cooperativo vivo uma revoluo real, ontolgica, produtiva e poltica ps de cabea para baixo todos os parmetros de bom governo e destruiu a idia moderna de uma comunidade que serviria para a acumulao capitalstica (mas agora apenas interconexes processuais para aes criativas em direo a realidades que ainda no existem, Regina Favre, 2007).

Os dispositivos para produo da subjetividade que encontram na multido uma gura comum apresentam-se como uma prxis coletiva, sempre atividade renovada e constitutiva de ser, contra o conceito de povo. As origens do discurso da multido so encontradas na interpretao subversiva do pensamento de Spinoza. Nunca seria suciente insistir na importncia da pressuposio spinozista quando ele lida com este tema. Antes de tudo o tema inteiramente spinozista o tema do corpo, particularmente do poder do corpo. Nunca poderemos saber aquilo de que um corpo capaz. Ento multido o nome da multido de corpos. Lidamos com esta denio quando insistimos que multido potncia. Entretanto, o corpo vem antes na genealogia e na tendncia tanto das fases como no resultado do processo de constituio de multido. Ns devemos reconsiderar esta discusso do ponto de vista do corpo, da constituio do corpo. Uma vez que denimos os nomes da multido contra o conceito de povo tendo em mente que a multido um todo de singularidades, ns podemos traduzir este nome (multido) na perspectiva do corpo e clarear o agenciamento da multido de corpos. Quando consideramos corpos, no apenas percebemos que estamos cara a cara com a multido de corpos, mas percebemos que cada corpo uma multido, interceptando a multido, cruzando a multido com a multido, corpos se tornam misturados, hbridos, transformados, mestios. Eles so como ondas do mar, em perene movimento e transformao recproca. A metafsica da individualidade ou da pessoa constitui uma misticao pssima da multido de corpos. No h possibilidade de um corpo estar sozinho. Isso no pode nem ser imaginado. Quando um homem denido como um indivduo, quando ele considerado como uma fonte autnoma de direito e propriedade ele se torna sozinha. Mas o si no existe fora de uma relao com o outro. A metafsica da individualidade quando confrontada com o corpo nega a multido que constitui o corpo para negar a multido de corpos. Do ponto de vista do corpo existe apenas relao e processo. O corpo trabalho vivo, portanto, expresso e cooperao, portanto construo material de mundo e histria. Ns falamos de multido como o nome do poder (potncia) e a genealogia e tendncia, crise e transformao, portanto esta discusso no nal leva metamorfose dos corpos. A multido a multido dos corpos. Ela expressa poder no apenas como um todo, mas tambm como singularidade. Cada perodo da histria do desenvolvimento humano (do trabalho, do poder, das necessidades e da vontade de mudar) inclui metamorfoses singulares de corpos. Isto uma viso Darwinista no melhor sentido da palavra: como produto de uma viso heracliteana, portanto as causas da metamorfose que investem a multido como um todo e singularidade como multido no so nada mais do que lutas e movimentos e desejos de transformao.

Novas teorias e prticas do corpo so necessrias depois da virada ps-moderna


O capitalismo industrial, depois de 68, nalmente quebrou as suas fronteiras nacionais e comeou a operar com o modelo do capitalismo multinacional. A narrativa familiar, como pano de fundo das nossas vidas, se tornou ape

nas uma pequena parte da narrativa histrico-mundial e, nesse sentido, a histria cultural e social ganhou grande importncia na hermenutica da subjetividade. E com esta nova conjuno de interesses de mercado e de grandes corporaes, agora fundidas internacionalmente, a falta passa a ser central. A estratgia capitalstica do poder no era mais repressiva, mas ao contrrio, comeava a agir com outra estratgia: a captura do desejo e a estimulao da perptua falta de algo que iria nos preencher e nos completar como algum. Nesta nova forma de capitalismo passamos a desejar ser quem no somos e no ter o que no temos, como era antes no capitalismo industrial. Neste sentido, as imagens e a mdia desempenham o papel principal. Assim, no incio dos anos 80, com a ajuda da losoa da imanncia, desenvol vida por Deleuze e Guattari, e mais tarde aprofundada por Toni Negri, como vimos acima, que era muito ativa politicamente e teoricamente no Brasil daquele tempo, comecei a ver pela primeira a dinmica da produo da subjetividade. Na velocidade do capitalismo contemporneo, com a ajuda destas vises, pude imaginar como esses corpos e seus mundos se formavam e reformavam a eles mesmos continuamente seguindo regras coletivas muito precisas. Estes lsofos se referiam a isso como produo social de modos de subjetivao, que de fato eram desenvolvidas pelo mercado em modos selecionados de tomar forma pelo interjogo de poderes, valores e interesses comerciais. Mas eu continuei sentindo, mais do que nunca, com grande frustrao, a necessidade de um conceito de corpo como um processo biolgico e de uma prtica que fosse conectada com o processo de produo de corpo como parte do processo de viver nossas vidas no mundo.

Uma nova cena no Brasil: menos Estado, mais responsabilidade civil


Com as primeiras eleies presidenciais em 85, depois dos longos 25 anos de ditadura, se tornou necessrio contribuir no nosso campo prossional com a noo de cidadania que nos ajudaria a nos colocar no olho do furaco dos novos eventos. Tornou-se necessrio tomar posio e agir sobre os nossos ambientes fsicos e humanos, mundialmente e localmente, particularmente em nosso pas onde estes assuntos se apresentavam como uma paisagem to penosa de desigualdades e injustias sociais. Ao mesmo tempo, o tema ecologia comeou a se impor na sociedade global. Guattari escreveu As Trs Ecologias em 1980 e Caosmose em 1992, onde essa responsabilidade imanente e este poder se tornam evidentes. De 85 a 92, uma nova posio se coloca para mim. Aps ler o recentemente publicado Anatomia Emocional, em 85, eu descobri Stanley Keleman e seu conceito de processo formativo. Sua leitura funcionou para mim como um satori. Com ele, pude nalmente ter um conceito visual do corpo como um processo que se estendia dos incios da biosfera deste planeta, como produtor e produzido por processos fsicos e sociais, canalizando e secretando a si

mesmo como uma fora protoplasmtica lquida continuamente atravs de foras evolutivas genticas em cada vida em particular, gerando e sustentando ambientes fsicos e sociais como resposta a sua necessidade inata conectiva e formativa. Pude ver a a total consonncia com o conceito de imanncia de Spinoza, central para Deleuze e Guattari e, mais tarde, para Toni Negri para seus agenciamentos loscos. Embora esta viso contribusse muito para a compreenso das concepes do novo ps-individual, ps-moderno, a losoa ps-moderna continuava a usar ferramentas da losoa continental quase inteiramente ignorando a herana darwinista, que ao longo do sculo 20 deu luz biologia molecular, s neurocincias contemporneas e uma nova noo da anatomia evolutiva, a partir do que, o terrvel problema corpo e mente na losoa ocidental pde nalmente ser resolvido, tambm dando evidncia cientca para a impossibilidade do fechamento subjetivo na individualidade. Todo o meu movimento em direo a Keleman, um verdadeiro pensador darwi nista contemplativo ocidental, veio da insatisfao com a viso moderna reichiana acima descrita do corpo, e principalmente veio do meu profundo desapontamento com a praticabilidade das idias de Deleuze tais como o corpo sem rgos e o conceito de inao de Varella que o levou a se perder em concepes do budismo tibetano. Alis, uma mancada imperdovel para um cientista da sua inovatividade. Deleuze e Guattari dizem, em O que Filosoa, de 1992, que os ingleses so exatamente nmades, que eles caminham no plano de imanncia como num cho mtil e mvel, um campo de experincia radical, um mundo em arquiplago onde eles se sentem felizes de acampar de ilha em ilha no oceano... sim, Darwin! Foi muito feliz a minha escolha de Keleman. Imediatamente e apaixonadamente, comecei a cuidar da traduo de seus livros, a escrever para ele e, nalmente, em 1992, comecei a freqentar seus workshops em Berkeley. Naquele exato momento, sonhei com a perda de uma criana na multido e a concepo do feto de um corpo velho personicado por Kazuo Ono, que aparece deitado numa posio fetal dentro de uma banheira cheia de barro. A iluso infantil da individualidade estava indo embora dando lugar a um corpo recentemente concebido, feito de multiplicidades e devires. Finalmente eu pude me identicar com um modelo de clinicar, pesquisar e ensinar, bem como com uma losoa do corpo que me permitia pensar e agir eticamente como parte.

As vises formativas de Keleman e sua metodologia


De uma maneira muito similar aos lsofos de esprito imanente, tradio fundante tambm na losoa americana, Keleman diz na sua linguagem cientca contemplativa, que vivemos dentro de um oceano orgnico, uma manta viva chamada biosfera e que como sistemas vivos, ns, organismos, fazemos a mesma coisa que a biosfera como um todo. Ns nos estendemos, ns nos

encolhemos, ns formamos suborganizaes. Este o modo pelo qual ns cultivamos conexes com o mundo e formamos tambm conexes internas de subsistemas do self. Somos mteis e pulsteis, mas a evoluo nos dotou deste sistema cortical voluntrio cujo esforo mobiliza o pulso do corpo para fazer crescer mais conexes sinpticas. A vida quer sempre mais. Assim, no apenas em situaes reais que requerem de ns que aprendamos qualquer coisa, ns tambm podemos exercitar, uma prtica de si, como exerccio para a vida e para o trabalho. Keleman diz que se ns usamos este esforo voluntrio, ns necessariamente criaremos uma cadeia comportamental, o que signica acumulao de uma massa crtica de axnios fazendo uma memria anatmica e isso experienciado como aquilo que chamamos de subjetividade. Eu, em consonncia com todas as consideraes prvias, prero chamar de sentido de si em vez de subjetividade, mantendo a palavra subjetividade para signicar produo social de sentidos e no um evento natural. Com esta prtica, ele ensina que aprendemos a diferenciar e maturar nossa corporicao herdada atravs do fortalecimento e da formao de conexes sinpticas. Isso intensica e vivica, ele diz, nossa experincia de estar em casa conosco mesmos. Uma idia bastante heiddeggeriana. Aes voluntrias repetidas, como pedaos de comportamento anatmicos, produzem tipos excitatrios que so a fase inicial da formao de novas cone xes neurais. Isso o que considero o poder natural que temos de incentivar a biodiversidade subjetiva. neste sentido que eu considero a teoria de Keleman e a sua prtica totalmente til politicamente, embora ele discorde frontalmente. Este poder baseado na habilidade de formar conexes internas somticas fortalecendo um continuo feedback de contato intra-organsmico com diferentes intensidades e amplitudes. Essa a fonte primria para organizarmos a experincia como uma forma somtica. Ele arma que o esforo voluntrio cortical-muscular estimula o crescimento de axnios e estes axnios vo formar uma estrutura conectiva, as sinapses. Elas conectam a parede do corpo com o crtex. Isso como crebro e msculos trabalham juntos: fazendo diferenciaes em formas particulares. Na medida em que ns seguramos uma forma, uma expresso, ns fazemos um frame (enquadramento, recorte, fotograma...) muscular distinto, um engrossamento ou anamento da parede do corpo, com seu pulso excitatrio nico e conseqentemente com sua expresso nica, sua conexo nica ao ambiente, sua nica experincia, que signica que ns morfamos (morph), como ele diz, como uma biodiversidade subjetiva, como eu digo. Isso a sua diferena de qualquer outro autor neste tipo de busca. Ele apresenta uma prtica altamente factvel: o mtodo formativo. Assimilvel por qualquer tipo de grupo, seu trabalho nos seus seminrios e livros teorizar e ajudar atravs de exerccios e trabalho clnico, leitores e participantes a juntarem e darem estabilidade aos pulsos de excitao e cultivar um mundo pessoal, um soma pessoal em crescimento, com seus prprios valores e sentidos que sustenta e matura uma vida adulta. O seu mtodo formativo consiste num protocolo de cinco passos que imita o processo formativo na natureza:

1. Reconhecer um padro somtico e fazer um modelo muscular a partir dele. 2. Intensicar o padro muscular em incrementos distintos, pausando entre as formas. 3. Desorganizar o padro muscular pausando a cada mudana. 4. Dar uma borda de rmeza para criar um limite e conter o pulso. 5. Fazer com as formas distintas um contnuo de comportamentos para atividades pessoais e sociais. Keleman em 1985 diz: Quando algum usa o esforo cortical muscular volun trio para fazer distines na sua forma somtica, esta pessoa reorganiza a estrutura fazendo mais camadas internas e mais conexes internas. Quando os padres motis ganham estabilidade e durao o organismo experimenta alguma coisa nova tomando forma dentro de si. Para Keleman, estar corporalmente presente a tarefa mais urgente do soma. Diz ele, sentimos uma urgncia de transcender nossa forma herdada. Eu diria que ns encaramos todo o tempo problemas formativos e tentamos encontrar uma soluo, isto , organizar uma formatao do self que seja funcionalmente nica, nossa. E isso requer esforo volitivo sobre o soma. Ele pensa que ns devemos engajar a ns mesmos no dilema de aprender da parte herdada de ns mesmos. O mix do no-aprendido com o aprendido compem a forma pessoal. Atravs da volio o crtex aprende como inuenciar a intensidade de uma excitao, uma urgncia. Ele arma que a frmula para a presena corporal forma, intensidade e durao. Formar dar durao a respostas que ns produzimos ao acaso numa dada situao vivida. Como acontece na evoluo, eu diria. Keleman chama a isso de tomar sua vida ao prprio cargo. Ns devemos nos cultivar atravs do mtodo formativo para voluntariamente poder alterar a forma emocional (relacional) do corpo. Eu chamo a isso cultivar singularidades. O crtex inuencia as respostas corporais. Atravs deste processo, crebro e corpo formam um sujeito-objeto, uma relao eu e voc. O crebro e o corpo tecem um self pessoal a partir do corpo herdado, um corpo que no existia antes. As conseqncias disso so imensas, uma vez que tornam o corpo e seu comportamento uma entidade pessoal. Keleman usa o conhecido neurocientista Gerald Edelman e suas idias de reen trada neural em que descreve este processo como aquele em que o crebro mapeia as aes do corpo e ento faz cotas neurais nesses mapas. Ento os mapas conversam entre si e compartilham informao. Este o modo que, para ele, o crebro estabiliza aes musculares. E Keleman, alargando suas prprias idias, diz que quando h um novo comportamento, um novo padro de ao, o crebro tem que fazer muitos novos mapas neurais. Assim, no mtodo de corpar ele usa esse processo neural de reentrada inato para estabilizar novos comportamentos. A reentrada pode ser volitiva na medida em que tentamos repetir uma ao no-volitiva medida que o processo ocorre a nvel neural. A reentrada neural ento estimula a organizao neuromuscular e cria estrutura. Isso a base da prtica: atividade volitiva, atravs de micromovimentos, intensicando reentrada. Deste modo podemos participar na formao de um self somtico segundo Keleman. Isso

criao, isso poder-potncia, como diria Toni Negri com Spinoza, potenza conectiva. Keleman descreve como se segue, editado a partir de notas que eu tenho de seus workshops: Quando ns observamos os padres musculares de uma outra pessoa, nosso crebro rapidamente organiza padres motores neurais similares em nosso prprio corpo. Ele considera essa especularidade como um saber somtico direto das intenes da outra pessoa em relao ao. Eu acrescentaria que o corpo como um reexo, contrai e expande instantaneamente face a qualquer objeto, situao, qualidade, qualquer coisa, como efeito da ateno, imitando-o para saber em si mesmo o que aquilo. Isso percepo e ao mesmo tempo uma espcie de fagocitao de formas. E, ento, atravs da repetio dos padres motores, essa resposta se torna nossa. Esse modo de ver nos coloca na tessitura coletiva de redes de todo tipo. Vou citar uma outra comunicao pessoal de Keleman: A habilidade cortical de alterar forma possvel atravs de funes de retardamento, de variao e de localizao. Isto uma descoberta maravilhosa que d toda a base e sua praticabilidade. O frame uma inibio de uma ao e uma diminuio dessa inibio e isso performado pelo endurecimento e desendurecimento do corpo. O endurecimento organiza uma membrana neuromuscular que cria um dentro particular e um fora para o corpo. O frame um campo de ao celular emocional e cognitivo. um sitio somtico, uma certa quantidade de memrias somticas daquilo que aconteceu. Eles juntam excitao organsmica e ento deixam inchar. A forma incuba e intensica a excitao, alterando e estabilizando estrutura. Deste modo o crtex brinca com o corpo e forma uma presena corporal. Diz ainda Keleman que posturas e gestos so organizaes anatmicas mteis que inibem ou facilitam intensidades excitatrias todo o tempo. A volio cortical transforma comportamento automtico em comportamento apren dido e regulvel. Os cinco passos podem favorecer diferenciaes futuras atravs do uso de micromovimentos. Os micromovimentos do corpo sobre si mesmo e no o movimento repetem o padro e criam estabilidade atravs da organizao de pequenos fotogramas. Eles so pequenos pacotes de contrao que compartimentalizam excitao. Keleman diz: Eles no emudecem a excitao, mas a redistribuem. Eles tomam tempo em organizar fotogramas e juntar e dispers-los no corpo e no crtex. O mtodo de repetir pequenas contraes musculares d durao ao frame e distino.. Considero isso como uma artesania sobre o comportamento que nos permite fazer crescer sempre biodiversidade subjetiva e diferentes possibilidades de criar redes, sejam fsicas, psquicas, emocionais ou cognitivas. Na prtica ele instrui o aluno ou cliente para dizer a si mesmo como ele est corporalmente presente numa dada situao. Fazer uma coisa ou postura e contar a histria. Exageram-se posturas e encontram-se o tema da ao. Dizer como se voc estivesse dizendo para si mesmo como voc agiu. Falar sobre estes movimentos enquanto voc est formando a postura. Falar como seu corpo mudou, falar sobre aquilo pelo qual seu corpo passou para chegar a car presente.
(Edio de um conjunto de idias de Keleman a partir de comunicaes pessoais de Keleman, de seus livros, de muitos workshops, de muitas conversas por e-mail, muitos trabalhos pessoais, e papers no publicados de seus seminrios, Regina Favre 2007).

Como conceitos formativos nos ajudam a entender o como da captura capitalstica, nessa cultura global de imagens, e como lidar com isto atravs do mtodo formativo
Atravs destes anos, assimilei profundamente, atravs de Keleman, que h um oceano protoplasmtico formativo, uma multido molecular canalizada por crebro e corpo a partir dos quais indivduos se formam a si mesmos fazendo membranas particulares temporrias de si mesmos, a partir de regras universais, biolgicas, formativas. Eu pensei imediatamente que esta viso de uma realidade ocenica poderia ser estendida realidade contempornea, que pode ser considerada, tal como se tornou visvel hoje, como campo comum planetrio de corpos e modos de mold-los em suas conexes com outros corpos e processos sociais. Cada corpo uma multido sempre canalizando em relao a outros corpos. A idia de singularidade estava a. Mas a viso de Keleman to similar e to diferente ao mesmo tempo da concepo imanente. Sua concepo ainda personolgica, resultado das suas razes heiddegerianas e democrticas. Ele losocamente e cienticamente ps-moderno, mas politicamente moderno.

O Reexo do Susto: entre o excessivo e aquilo que pode ser assimilado


O tempo, lento e natural, at no muito mais de 150 anos atrs, anterior inveno das estradas de ferro, da fotograa e do cinema, antes da intensicao do comrcio e da comunicao que hoje so globais e em tempo real costumava dar s pessoas o sentimento de estabilidade identitria. Hoje, para angstia da maior parte das pessoas, ns no nos percebemos mais como um ego entre outros egos estveis. A biologia, tambm, com o aumento de possibilidades de observao, teorizao e publicao, comeou a permitir nos vssemos como realidades pr-individuais, altamente conectivas tanto molecularmente quanto sinapticamente. A velocidade das mudanas sociais e comportamentais, experienciadas constantemente e aprendidas pelos meios de comunicao de massa, tambm criam em ns uma auto-imagem muito instvel, de ser nada mais do que agregados de comportamentos socialmente produzidos. A velocidade vertiginosa dessas mudanas sociais permeia tudo e desencadeia nos corpos coletivamente o reexo do susto tal como descrito por Keleman no seu artigo O Reexo do Susto em seu site www.centerpress.com que reproduzo aqui: O reexo do susto uma resposta organsmica para lidar com situaes de emergncia ou de ameaa ou de desao de fora ou dentro da pessoa. Isso um processo complexo que comea com respostas espontneas simples a agresses e envolve uma predisposio em direo a formas mais complexas dependendo do tempo, da durao e da intensidade do desconhecido. Esta resposta destina-se a ser temporria. Quando o perigo passa, o organismo volta ao normal. Entretanto esta mesma resposta pode se tornar um estado habitual de tal modo que sua organizao permanece medida que nos movemos

de um evento para o outro. Torna-se um padro somtico contnuo. Muitas pessoas esto sempre num estado de tenso moderado contra perigos que elas no conseguem plenamente articular. A palavra distress descreve este estado contnuo e susto o estado temporrio, diferenciando-os. O reexo do susto comea com uma posio investigativa, seguida por asser o, desagrado, raiva, irritao e, nalmente, submisso e colapso. Cada estgio dessa intensicao baseado na capacidade do organismo de suspender a pulsao, criar segmentao e recrutar mais e mais camadas de si na sua resposta que envolve: mudana na musculatura e postura; mudana no diafragma; engrossamento ou anamento da parede do corpo; aumento nas separaes entre as bolsas; mudanas nas relaes do corpo com a linha gravitacional; alterao de sentimentos, emoes e pensamentos. A resposta do susto costuma ser progressiva e se mostra ao longo de um contnuo. Entretanto ela no mecnica nem tem a sua continuidade de uma maneira invarivel ou seqencial. Cada pessoa tem um padro nico de susto, de distress, que caracterizado pelo nmero, durao, tempo, fonte e severidade da ameaa colocada tanto fsica como emocionalmente ao organismo. Em algumas situaes, a pessoa pode pular vrios estgios e ir imediatamente para uma resposta extrema. Esses padres somticos so processos de profunda autopercepo e um modo de sentir e conhecer o mundo. Eles afetam todos os tecidos, msculos, rgos e clulas, bem como pensamentos e sentimentos. Eles so mais do que mecni cos, eles so uma forma de inteligncia, um contnuo de auto-regulao. Esses padres so um fenmeno de camadas e tubos que afetam o organismo como um todo. Eles so intrnsecos e envolvem estados musculares da ponta dos ps ao alto da cabea. Msculos e rgos no esto apenas contrados, eles esto organizados em uma congurao. Esta organizao se torna o modo pelo qual reconhecemos o mundo bem como a ns mesmos e, por outro lado, se torna o modo pelo qual o mundo nos reconhece. (Keleman, 2007)

Em direo a uma viso formativa radical: usando Keleman alm de Keleman


As vises formativas de Keleman nos apresentam um modelo do soma como lugar, um lugar vivo, uma arquitetura evolutiva viva na biosfera e na sociedade, como ele ainda diz (como se a sociedade fosse uma realidade monoltica), com a possibilidade muito mais rica do que qualquer outro organismo vivo, de contnua autoconstruo com elementos moleculares aquilo que trocado com os ambientes, sejam eles elementos, comportamentos ou imagens. Do alerta ao terror, ele se espalha globalmente, de uma maneira nunca vista, como um vrus, atravs da rede de comunicao, sobretudo de imagens sejam notcias ou modelos de comportamento que agora nos envolvem a todos. Mas como aprendemos com Keleman, para estabilizar a experincia com o corpo, aquilo que foi vivido tem que ser passvel de ser assimilado. Este o modo como o soma humano gera seu futuro: com tecidos, formas, camadas e comportamentos de conexo com eventos presentes.

Cada camada do soma requer tempo formativo e ambientes conveis para formar a si mesmo no devir e operar sobre a criao de diferenciaes que nos conectam funcionalmente com os ambientes da rede global, dos quais ns somos parte tanto localmente como de uma maneira geral.

Fast forms: o empobrecimento da biodiversidade subjetiva


As formas embriogenticas, as formas constitucionais, as formas do desenvolvimento, as formas de autoproteo, de ataque, de emoes, matrizes de gestos e aes. Tudo emerge da profundidade do oceano formativo e dispara no momento certo a partir da sabedoria ancestral do soma. Estas formas, entretanto, j emergem num mundo global, ps-moderno, capitalista, regulado pelo interjogo de poderes e valores que as capturam e canalizam para dentro de redes de sentido imediatamente, moldando-as e modelando-as. Cada nova forma biolgica que emerge a cada momento, na continuidade de cada corpo humano imediatamente ameaada por foras de excluso e imediatamente encontra sua disposio formas pr-fabricadas, testadas pela seleo do mercado, manipuladas por pesquisas de opinio e suportadas por tecnologias criadas pelas mentes mais brilhantes. Essas formas todas esto em volta de ns, preenchendo todo o espao na nossa percepo, se oferecendo para produzir em ns a iluso de incluso neste mundo. Elas so as fast forms, elementos para serem usados na construo de novos modos de existir, que ns somos forados a agregar diante da desagregao sbita e contnua de modos de ser e de existir. Isso produzido pelo efeito de fragmentao do reexo do susto como uma resposta biolgica velocidade excessiva e ameaa vertiginosa de excluso gerada pelo capitalismo global. Essas ameaas so intensicadas pelas imagens continuamente bombardeadas pela indstria de comunicao de massa. Imagens de incluso, prestgio, segurana e felicidade lado a lado com imagens de excluso, privao, violncia, perda de propriedade e existncia social, para no mencionar perda da vida que constantemente nos aterroriza. O tempo instantneo do mundo global no nos d tempo de formar vidas pessoais e nos catapulta em direo s solues fceis oferecidas pelas fast forms. Elas todas esto venda. So objetos e servios de todo tipo que, na verdade, so bordas subjetivas modos de morar, vestir, relacionar, pensar, imaginar, amar, desejar, funcionar, produzir, gerar histrias de vida. Estes modelos de existncia tm a caracterstica de serem facilmente assimilveis. Como fast food, eles so fast form. Elas, aparentemente nos poupam esforo, tempo e angstia de compor nossos prprios menus de ser e viver no mundo a partir da digesto necessria dos acontecimentos. As fast forms vm junto com uma operao poderosa de marketing que nos faz acreditar que consumi-las e nos identicar com elas essencial para congurar nosso territrio que continuamente se desmancha na velocidade da informao e dos novos acontecimentos. Esse , aparentemente, o nico modo de pertencer rede planetria e evitar o risco fsico ou social de morte, dada desconexo com os processos de continuidade da vida. Ns tambm somos bens e nossas vidas so diretamente traduzidas em valor econmico, quer queiramos ou no. E ns, nessa co, somos simultaneamente produtores, espectadores e consumidores.

O alto nvel de ateno mobilizado pelas tcnicas de comunicao alimenta o nosso potencial de identicao com as fast forms, as quais, por sua vez, alimentam o funcionamento dessa mquina modeladora de sentidos nos corpos, o que se tornou uma das principais foras do capitalismo contemporneo. Essas fast forms, entretanto, tm a caracterstica conrmar a nossa falta de auto-referncia e o nosso desamparo, nos tornando dependentes do seu consumo em busca de um alvio prometido em relao constante angstia exis tencial. A menos que ns possamos reverter a situao.

Chamando de volta e aplicando a matriz do pensamento formativo


Mas para produzir uma operao realmente individuante, necessitamos primeiro aplicar o conceito de corpo kelemaniano e como o processo de produo de corpo acontece, de tal modo que ns possamos contemplar atravs de que interjogo de foras biolgicas e sociais um corpo modela o seu prprio processo formativo. H mais de dez anos, Keleman me escreveu uma nota pessoal que agora eu edito: o processo vivo tem total investimento na continuao da corporicao mesmo. Por esta razo, ele est em constante dilogo consigo mesmo e este dilogo sempre sobre o que fazer a respeito da sua situao imediata. O corpo fala atravs de sensaes, sentimentos, motilidades. Entretanto, ele necessita falar de volta consigo mesmo de tal modo que ele possa inuenciar o seu comportamento. Assim, o corpo tem o poder de inuenciar a si mesmo, moldando a si mesmo em aes, inibindo a si mesmo ou agindo em relao a si mesmo. Ele faz isso atravs de um elegante sistema de feedback a que chamamos crebro. O corpo organiza a si mesmo para falar consigo mesmo, secretando para si mesmo um rgo que capaz de receber de volta seus padres de ao e falar consigo mesmo a respeito deles. O que signica que h sempre uma relao do corpo com ele mesmo, mediada pelo crebro. Esta relao ocorre como o modo pelo qual o corpo regula seu prprio metabo lismo, seus movimentos e motilidades, o modo pelo qual ele altera e regula as formas e suas expresses. Isso revela que o assunto principal do corpo no apenas sobreviver, mas sobreviver atravs de uma relao consigo mesmo. (Keleman, 1996, e-mail pessoal) Evidentemente, a vida e a evoluo no nos deram esta herana maravilhosa porque ns somos especiais individualmente, mas porque esta herana nos permite fortalecer a fora e a diversidade dessa mesma herana em ns e no pool da vida. Entretanto, j sabemos que o capitalismo contemporneo e a violncia inerente ao seu funcionamento agem contra isso, tentando cons tantemente capturar este poder da vida e torn-lo consumidor de imagens, das fast forms, perversamente exercendo a ameaa de excluso com sua dinmica concentracionista, levando eliminao das diferenas, conduzindo homogeneizao e consequentemente ao enfraquecimento do pool das subjetividades.

O mtodo cartogrco e o mtodo do corpar


Cartografar essas paisagens sociais mutantes, das quais ns somos parte tanto global quanto localmente, de acordo com os ensinamentos de Guattari, signi ca descrev-los em detalhe, acompanhar suas mutaes e a velocidade dos uxos que os cortam e reconhecer as genealogias do corpar, em cada ecologia e as espcies de fast forms infectam esses ambientes, enfraquecendo sua potncia formativa. E, ento, descobrir possibilidades e estratgias de apropriao para trabalharmos sobre elas. Aplicando o mtodo dos 5 passos dentro da lgica formativa kelemaniana, o grande segredo da evoluo escondido dentro de ns para proteger a vida contra o roubo do que nos permite continuar produzindo diversidade, se revela. E com a ajuda desse mtodo, identicamos as fast forms que nos capturaram (1 passo), reconhecemos sua anatomia, seus limites, suas foras e tendncias (passo 2) para ento intensic-las e desintensic-las em pequenos incrementos (passo 3). Deste modo emergir da profundeza formativa do organismo um novo contorno subjetivo tratando a despotencializao formativa gerada pelo o reexo do susto que deu lugar para que as fast forms nos parasitem. Vemos ento, como atravs dos mencionados micromovimentos das superfcies, seremos capazes de sermos surpreendidos por novas formas, mais conectivas e ecazes, fragmentos das fast forms, suas recombinaes e mutaes (passo 4). Ento, podemos estabilizar as diferenciaes e testar sua funcionalidade em novas paisagens de sentidos e conexes (passo 5), repetindo-as, estabilizando-as, aprendendo. Uma clnica ou educao que lida com a subjetividade somtica hoje tem que ser compreendida como uma micropoltica. Micropoltica um modo de sustentar territrios de criao. a ao de pequenos grupos que resistem acele rao e demandas da sociedade do espetculo e, ao contrrio, constituem a si mesmos em zonas de lenticao do tecido social. Eles so modos de inuen ciar o domnio social, no impondo formas alternativas de funcionamento, mas atravs da inuncia lenta e contnua de um modo formativo de operar e produzir realidade. Menos mais.

A assimilao do modelo de Keleman


Desde o primeiro momento, fui cuidadosa para absorver o pensamento formativo de uma maneira ativa, no como um dogma ou um produto de rpida revenda. Depois de muitas experincias de congurao da transmisso, sucessos, fracassos e recomeos, renei a idia de Anatomia Emocional de Stanley Keleman e entendi que ela necessitava ser compreendida simultaneamente como uma losoa, uma biologia, uma pedagogia, uma tica, uma clnica, uma esttica, um possvel aliado das micropolticas de resistncia contra a captura da indstria dos comportamentos. Esta compreenso multidimensional me levou a conceber um mtodo de transmisso transversal e multidimensional tambm.

Desde o incio da minha prtica clnica como terapeuta corporal em meados dos anos 70, senti que a linguagem escrita dos livros e artigos no era su ciente para reetir e transmitir a noo de corpo como forma, ao, emoo, sentimento, inteligncia e ligao. H uma oralidade e uma performaticidade que inerente ao corpo. Assim, logo que as primeiras grandes cmeras de vdeo apareceram, as grandes Panasonics, eu decidi comprar uma e comecei a fazer experimentos de gravao. Levei anos para sair do formato documentrio e chegar forma interativa e inclusiva do uso da cmera em situao de grupo. Como participante do ambiente de Keleman de gravao e edio, e tendo sido algumas vezes escolhida como a estrela dos seus vdeos, isso foi fundamental para essa lenta mudana. Mais eu compreendia a ao capitalstica de captura atravs das imagens, mais se tornou claro para mim que este trabalho educacional e clnico que centraliza sua ao na forma dos corpos tambm deveria elaborar modos que so, de fato, micropolticas para trabalhar com imagens, fragmentando-as, multiplicando-as, criando novas possibilidades combinatrias de interagir com elas e incorpor-las. Apenas promovendo esta espcie de prtica coletiva de apropriao e dessacralizao da imagem, poderamos enfrentar o poder pspessoal das fast forms.

A plena dedicao transmisso do paradigma da Anatomia Emocional


Desde 2002, a Anatomia Emocional se tornou o centro do meu ensino e pesquisa. Isso aconteceu ao mesmo tempo em que eu mudei o meu trabalho de clnica e ensino para um novo espao, sem parceiros nem colegas. Comigo, s pesquisadores, colaboradores e estudantes. Esta transmisso desenvolvida por mim mesma e, presentemente, por colabo radores, congura-se hoje como uma leitura viva que acontece semanalmente em diferentes grupos por quatro ou cinco semestres. Como professora, ajo como leitora, comentadora, intrprete, diretora, escaladora lenta das linhas do livro com o grupo, numa atmosfera de ensaio permanente. Os grupos so compostos de pessoas que j tm sua prpria experincia, nas suas vidas e prosses. Terapeutas corporais de diferentes tradies, mdicos, psiclogos, bailarinos, sioterapeutas, atores, artistas, assistentes sociais, consultores, jornalistas, professores. A transmisso formativa constitui a si mesma em um evento. uma experincia corporicada numa produo de camadas de corpos e vnculos fortemente tecidas, conhecimento formativo, somtico e conceitual, linhas narrativas, gravaes permanentes em vdeo, assistir vdeo o tempo todo, exerccios lin gsticos da linguagem formativa, posturao de si mesmo, experincia dos 5 passos, desenhos de somagramas, cartograas dos conceitos e situaes vivas, conversaes sobre histria social, poltica, biologia, modos de subjetivao, histrias e descries de pessoas funcionando em suas vidas e mundos.

Maurizio Lazzarato, em 2005, num artigo que se chama Ver e Ser Visto: uma micropoltica da imagem, disponvel no www.16beavergroup.org: A construo de um dispositivo no simplesmente uma pr-condio tecno lgica do projeto. Novos mtodos de produo da imagem requerem que ns vejamos novos aspectos da realidade visvel e novos aspectos da realidade visvel no podem ser percebidos e entrar no nosso horizonte de sentidos se no h novos meios de estabelec-los. Essas duas coisas esto estritamente interligadas. Na nossa sociedade, os dispositivos tecnolgicos so concebidos e comercia lizados como meios de comunicao. A plataforma Timescapes (experimento descrito no artigo) no foi concebida e fabricada como um simples instrumento para transmisso de informao, imagem e som entre a situao A e a situao B. As relaes sociais, estticas e polticas entre diferentes situaes ou indivduos no so dadas previamente por referncias xas e imutveis, mas esto em formao, num contnuo processo de mudana e devir. As relaes no so transmitidas, mas so construdas e criadas no e atravs do dispositivo tecnolgico. O ambiente da transmisso da Anatomia Emocional, especialmente construdo para esta nalidade, como uma pequena mquina. Ela feita da conexo de elementos heterogneos: o livro de AE, o aparelho de TV onde as gravaes da aula anterior esto sempre rodando como camadas de memria, controle remoto para tornar disponvel a qualquer momento still, slow backwards, quadro a quadro, a gravao de novas imagens dentro de imagens, um cmera prossional sempre l como parte do grupo, um telo, um retroprojetor que com sua luz cria ambientes expressionistas, uma projeo ampliada das transparncias de imagens da Anatomia Emocional, de biologia molecular, de neurocincia, nos dando uma imagem da nossa pequenez dentro deste imenso processo, a corporicao delas, um imenso quadro branco para cartograas, cadeiras dobrveis, um cho claro e paredes claras onde toda ao se torna visvel, uma grande janela que reete dentro da sala e fora da sala, fotogramas do mundo de fora do qual ns somos parte, aparecendo continuamente nas gravaes. O espao onde as pessoas se exercitam na corporicao das leituras, das conversaes, na imitao das prprias formas e dos outros em diferentes estados, nas diferentes formas de conexo enquanto fazemos coisas simples e a parede muitas vezes coberta com fotos do grupo, momentos e aes. Fazer, gravar, olhar, parar, recortar, gravar novos experimentos sobre uma imagem, uma seqncia de imagens, uma expresso, fazendo crescer novas linhas de fazer, gravar, falar, uma mo, um comportamento, uma atmosfera, um episdio, uma interveno formativa feita por mim e innitamente assim por diante. Mais e mais eu me dou conta de que este agenciamento reproduz e ao mesmo tempo desconstri o oceano de imagens no qual ns estamos mergulhados enquanto ao mesmo tempo oferece a cada um os instrumentos para corporicar, corpar, uma palavra do vocabulrio kelemaniano, a si mesmo em tempo real e com constante feedback e produo de camadas. Estou feliz com esta funcionalidade e beleza. Cada grupo tem o seu reprter, sempre um estudante mais velho, que est num diferente papel para fazer o resumo de cada aula, elaborando chas que acompanham os arquivos de vdeo de cada grupo. Cada grupo chega a produzir perto de 250 horas de gravao ao longo do trabalho que tem o livro Anatomia Emocional como o condutor.

Os membros do grupo tm acesso a seus prprios registros para estudar e incluir esta inuncia em suas prprias prticas especcas, multiplicando efeitos imediatos e tendo a oportunidade de se tornarem pesquisadores do material, dos conceitos, das imagens. Construindo uma metfora agrcola de que Keleman tanto gosta, este um ambiente diferente onde variedades de sementes kelemanianas so selecionadas e hibridadas e cultivadas. Respondendo a condies diferentes e a pro blemas formativos diferentes.

You might also like