You are on page 1of 48

UNIVERDIADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE DIREITO Programa de Mestrado e Ps-Graduao

MTODOS DE PESQUISA E INVESTIGAO APLICADA

Abril de 2011

Prof. Doutor Jacob Massuanganhe


PhD, Politicas Pblicas, Governao e Desenvolvimento Local Coordenador de Programas e do Mestrado - CPPPGL- UAN

Curso de Mestrado em Governao e Gesto Pblica

MTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

O que mtodo?

Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente:

"caminho para chegar a um fim".

Variveis estatsticas
Na figura ao lado observamos um conjunto de pessoas. Cada pessoa tem suas caractersticas . a cor do cabelo; a altura; o gnero; idade

Cada elemento desse conjunto (a unidade estatstica) tem, provavelmente, muitas caractersticas ou atributos a que chamamos variveis. E que os dados, resultantes da observao dessas variveis, tambm se classificam em qualitativos ou quantitativos

Os dados qualitativos representam a informao que indica alguma qualidade, categoria ou caracterstica no susceptveis de medida, mas de classificao.
a cor do cabelo; o gnero;

Os dados quantitativos representam a informao resultante de caractersticas susceptveis de serem medidas. So dados numricos.
idade a altura

Variveis Quantitativas
Discretas - No pode assumir qualquer valor - Ex. Quantos irmos voc tem? - A varivel discreta ns contamos! Contnuas - Assume qualquer valor dentro de um intervalo - Ex. Quantos quilos voc pesa? - A varivel contnua ns medimos!

VARIVEIS
Variveis

Quantitativas

Qualitativas

Discretas

Contnuas

Pesquisa Qualitativa
O termo qualitativo implica uma partilha densa com pessoas, factos e locais que constituem objectos de pesquisa. Na pesquisa qualitativa questes e problemas para a pesquisa advm de observaes no mundo real, dilemas e questes. Elas so formuladas como hipteses.
Trata-se de uma metodologia geral para desenvolver teoria que est inserida em dados sistematicamente colectados e analisados. A teoria surge durante a prpria pesquisa e isso ocorre atravs da interaco contnua entre a colecta e a anlise de dados (STRAUSS; CORBIN, 1994).

Pesquisa Qualitativa
A pesquisa qualitativa fornece uma compreenso profunda de certos fenmenos sociais, apoiados no pressuposto da maior relevncia do aspecto subjectivo da aco social, visto que foca fenmenos complexos e/ou fenmenos nicos. A pesquisa qualitativa pode ser aplicada em trs diferentes situaes:
A evidncia qualitativa substitui a simples informao estatstica relacionada a pocas actuais e/ou passadas; A evidncia qualitativa usada para captar dados psicolgicos que so reprimidos ou no facilmente articulados como atitudes, motivos, pressupostos, quadros de referncia etc.; A evidncia qualitativa foca, por meio da observao, indicadores do funcionamento de estruturas e organizaes complexas que so difceis de mensurar quantitativamente.
Fonte: HAGUETTE - 1995

Pesquisa Quantitativa
A pesquisa quantitativa supe uma populao de objectos de observao comparvel entre si; A pesquisa quantitativa enfatiza os indicadores numricos e percentuais sobre determinado fenmeno pesquisado; A pesquisa quantitativa apresenta grficos e tabelas, comparativas ou no, sobre determinado objecto/ fenmenos pesquisados. A pesquisa quantitativa pode ser aplicada juntamente com a pesquisa qualitativa.

MTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

Mtodos quantitativos
Colecta de dados

Tcnicas estatsticas

Interpretao de dados

Mtodo quantitativo aplicado nos estudos descritivos (O QUE ): Descobrir e classificar a relao entre variveis; Investigar a relao de causalidade entre fenmenos. muito importante estudos que correlacionem variveis para um melhor entendimento do comportamento de diversos factores e elementos que influem, sobre determinado fenmeno.

Prevem a mensurao de variveis previamente estabelecidas, verificando e explicando sua influncia sobre outras variveis, mediante correlaes estatsticas.

Pirmide do Conhecimento

Interpretao Operaes lgicas

Conhecimento

Informao Dados

O processo de produo de conhecimento cientfico envolve os dados, os quais representam a "matria-prima" bruta, a partir dos quais as operaes lgicas criam informaes e, finalmente, estas ltimas so interpretadas para gerar conhecimento.

Mtodo quantitativo
Colecta de dados Processamento (Triagem) Anlise de dados Armazenamento de dados Disseminao De dados

Principais diferenas entre as caractersticas dos mtodos


Caracterstica Quantitativa Qualitativa

Instrumentos

Experimentos e Pesquisador como Observao instrumento, com dirigida seus sentidos Questionrios Observao fechados (senso)

Adriano Pasqualotti / Marilene Rodrigues Portella

14/22

Principais diferenas entre as caractersticas dos mtodos


Caracterstica Quantitativa Instrumentos Escalas de pesquisa Classificaes conctretas Testveis: Exames laboratoriais Qualitativa Escalas Classificaes abertas valores (eventuais influencia psicolgica)

Adriano Pasqualotti / Marilene Rodrigues Portella

15/22

Principais diferenas entre as caractersticas dos mtodos


Caracterstica Quantitativa
Instrumentos Dados de pesquisa padronizados seguindo um criterio definido

Qualitativa
Registos aleatrios que podem no significar um critrio nico

Adriano Pasqualotti / Marilene Rodrigues Portella

16/22

Principais diferenas entre as caractersticas dos mtodos


Caracterstica Quantitativa Qualitativa

Critrio de confiabilidade

Fidedignidade atribuda ao rigor dos resultados

Validade Atribudo ao influncia da validade dos resultados

Adriano Pasqualotti / Marilene Rodrigues Portella

17/22

Principais diferenas entre as caractersticas dos mtodos


Caracterstica Quantitativa Qualitativa

Apresentao dos resultados

Em linguagem matemtica (tabelas, quadros), habitualmente em separado no relatrio

Tpicos redigidos, com observaes do campo e citaes literais

Adriano Pasqualotti / Marilene Rodrigues Portella

18/22

Principais diferenas entre as caractersticas dos mtodos


Caracterstica Quantitativa Qualitativa

Discusso dos resultados e concluses

Confirmao ou refutao das hipteses previamente definidas. Evidencias dos resultados e concluses

Interpretao simultnea apresentao de resultados, reviso de hipteses, conceitos ou pressupostos

Adriano Pasqualotti / Marilene Rodrigues Portella

19/22

MTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

Contribuies do mtodo qualitativo ao quantitativo:


1) Planeamento da pesquisa: discusso com o grupo que participar da investigao. O uso da observao, entrevista podero melhorar a formulao do problema, o levantamento de hipteses e a definio da amostra. a observao qualitativa fundamental na explicao do funcionamento das estruturas sociais, preciso reconhecer as implicaes que diferentes concepes tericas (estruturalistas, dialcticas) imprimem anlise da sociedade. Os procedimentos metodolgicos mais utilizados: observao e entrevista; pesquisa documental que exploram as anlises de contedo e dados. Embora valente o mtodo quantitativo, sempre se socorre ao mtodo qualitativo para interpretar os resultados (numero sem explicao no tem significado)

2)

3)

MTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS

Contribuies do mtodo qualitativo ao quantitativo:


1) Situaes em que se evidencia a importncia de uma abordagem qualitativa de modo a se compreender aspectos psicolgicos cujos dados no podem ser colectados de modo completo por outros mtodos devido a complexidade que denota. Exemplo: estudos para anlise de atitudes, motivaes, expectativas, valores. Situaes em que observaes qualitativas so usadas como indicadores do funcionamento de estruturas sociais. Situaes em que h necessidade de se transformar dados quantitativos em informaes qualitativas. Exemplo: investigao de fatos do passado ou estudos referentes a grupos dos quais se dispe de pouca informao No pretende numerar ou medir unidades ou categorias homogneas. Isso no quer dizer que h uma separao entre estudos quantitativos e qualitativos (processamento de entrevistas)

2) 3)

4)

Populao e Amostra
Preferncias musicais dos estudantes?
Populao - Amostra - Unidade estatstica

Populao (N): todos os estudantes Amostra (n): grupo reduzido de estudantes Unidade Estatstica (obs): cada um dos estudantes

Censo e Amostragem
Censo
Num censo so observados todos os indivduos da populao relativamente aos diferentes atributos que esto sendo objectos de estudo.

Amostragem
Numa amostragem, o estudo estatstico baseia-se numa parte da populao, isto , numa amostra que deve ser representativa dessa populao.

Vantagens do Censo
A populao pode ser to pequena que o custo e o tempo de um censo sejam pouco maiores que para uma amostra. Representatividade Uma das limitaes da amostra assegurar a representatividade das unidades estatsticas que reflictam a situao genrica.

Se for exigido uma preciso completa nos resultados neste caso o censo o nico mtodo aceitvel.

Ex: um banco no faria uma amostragem de suas agncias para saber o montante de dinheiro disponvel.

Ocasionalmente, j se dispe de informao completa, de modo que no h necessidade de uma amostra.

Vantagens da Amostragem
Uma amostra pode facilmente actualizada do que a populao, os resultados de um censo podem ser demorados (com incidncia de erro significativo).
Custo o custo de se fazer um censo pode ser proibitivo. Um censo acarreta mobilizao de recursos tcnicos, humanos, materiais e financeiros Preciso a amostragem envolve menor nmero de inquiridores, diminuindo a incidncia do erro. Tempo O tempo necessrio para a realizao de um censo significativo, comparando com um amostragem.

Populao e Amostra
Por que o recurso de uma amostra e no de uma populao ?
Economia de tempo Reduo de custos

Como selecionar as amostras?


Amostragem aleatria Amostragem sistemtica Amostragem estratificada

27

Estatstica Descritiva

Motivao das empresas para estudo e uso de Estatstica:

Factores Controlveis

x1 x2
Ob1 Ob2 Ob3 Obn
Dados

... ...

xp
Sada

Processo
z1 z2 zq

y1 y2

..
ym

Factores Incontrolveis (rudo)

29
O que Estatstica

A Estatstica originou-se da necessidade permanente de recolha e sistematizao dos dados sobre os diferentes fenomenos da vida real. O desenvolvimento do clculo de probabilidade e outras metodologias matemticas, tais como a tcnica de Mnimos Quadrados, foram fundamentais para o desenvolvimento da Estatstica.
Etapa inicial da anlise utilizada para descrever, organizar e resumir os dados coletados. Somente no sculo XX a Estatstica desenvolve-se como uma rea especfica do conhecimento a partir do desenvolvimento da Inferncia Estatstica; uma metodologia baseada em probabilidade que tem ampla aplicao nas cincias experimentais. A Estatstica hoje consiste num metodologia cientfica para obteno, organizao e anlise de dados, oriundos das mais variadas reas das cincia experimentais, cujo objectivo principal auxiliar a tomada de decises em situaes de incerteza.

Os dois ramos da estatstica


Estatstica descritiva
Trata da organizao, resumo e organizao dos dados.

Estatstica inferencial
A partir de uma amostra, tira concluses sobre a populao.

30

Estatstica Descritiva

Resumo dos dados Caracterizao dos dados

32

33

MEDIDAS DE POSIO:

Mnimo, Mximo, Moda, Mdia, Mediana


MEDIDAS DE DISPERSO:

Amplitude,Varincia, Desvio Padro, Coeficiente de Variao.

34

Medidas de Posio
Mximo (max): a maior observao Mnimo (min): a menor observao Moda (mo): o valor (ou atributo) que ocorre com
maior freqncia.
Dados: 4, 5, 4, 6, 5, 8, 4

max = 8

min = 4

mo = 4

35

Mdia:

x1 x2 x3 ... xn x n
Dados: 2, 5, 3, 7, 8
25378 x 5 5

x
i 1

Mdia: A soma de todos os valores dividida pelo nmero de valores. Em uma populao: Em uma amostra:

Mediana: Ponto que tem um nmero igual de valores acima e abaixo de si. A mediana o valor da varivel que ocupa a posio central de um conjunto de n dados ordenados.

Moda: O valor com a maior freqncia.

36

Um instrutor regista a mdia de faltas de seus alunos em determinado semestre. Em uma amostra aleatria, os dados so:
2 4 2 0 40 2 4 3 6

Calcule a mdia, a mediana e a moda. Mdia:

Mediana: 0

Ordene os dados. 2 2 2 3 4 4 6 40

O valor que fica no meio 3, logo a mediana 3. Moda: A moda 2, pois esse o valor que ocorre mais vezes. 37

Suponha que o aluno com 40 faltas abandone o curso. Calcule a mdia, a mediana e a moda dos valores restantes. Compare o efeito da mudana para cada tipo de mdia.
2 4 2 0 2 4 3 6
Calcule a mdia, a mediana e a moda. Mdia: 2,875 Coloque os dados em ordem. 0 2 2 2 3 4 4 6

Mediana:

Os valores que ficaram no meio so 2 e 3, logo a mediana 2,5.


Moda: A moda 2, pois esse o valor que ocorre mais vezes. 38

39

Dois conjuntos de dados


O preo de um bem registado em dez sextas-feiras consecutivas. Calcule a mdia, a mediana e a moda de cada pacote.

Obs A

56 56 57 58 61 63 63 67 67 67

33 42 48 52 57 67 67 77 82 90

Obs B

Mdia = 61,5 Mediana = 62 Moda = 67

Mdia = 61,5 Mediana = 62 Moda = 67

Medidas de variao
Para aprender a calcular medidas de variao que usem todo e qualquer valor do conjunto de dados, primeiro voc precisa saber o que um desvio.
O desvio de cada valor x a diferena entre o valor de x e a mdia do conjunto de dados. Em uma populao, o desvio de cada valor x :

Em uma amostra, o desvio de cada valor x :


40

Desvios
Obs A 56 56 57 58 61 63 63 67 67 67 Desvio 5,5 5,5 4,5 3,5 0,5 1,5 1,5 5,5 5,5 5,5
A soma dos desvios sempre zero. 41 56 61,5 56 61,5 57 61,5 58 61,5 61,5

Varincia populacional
Varincia populacional: a soma dos quadrados dos desvios, dividida por N.

x 56 56 57 58 61 63 63 67 67 67

Soma dos quadrados

5,5 5,5 4,5 3,5 0,5 1,5 1,5 5,5 5,5 5,5

30,25 30,25 20,25 12,25 0,25 2,25 2,25 30,25 30,25 30,25 188,50
42

Varincia
a varincia de uma varivel aleatria uma medida da sua disperso estatstica, indicando quo longe em geral os seus valores se encontram do valor esperado. Isto , o valor esperado do quadrado do desvio de X da sua prpria mdia. Em linguagem comum isto pode ser expresso como "A mdia do quadrado da distncia de cada ponto at a mdia". assim a "mdia do quadrado dos desvios".
a medida que permite avaliar o grau de disperso dos valores da varivel em relao mdia

44

Desvio padro
o desvio padro a medida mais comum da disperso estatstica. um parmetro muito usado em estatstica que indica o grau de variao de um conjunto de elementos. Mede a variabilidade dos valores volta da mdia. O valor mnimo do desvio padro 0 indicando que no h variabilidade, ou seja, que todos os valores so iguais mdia.

O desvio padro populacional 4,34.

O desvio padro uma das mais utilizadas medidas de variao de um grupo de dados. A vantagem que apresenta sobre a varincia de permitir uma interpretao directa da variao do conjunto de dados, pois o desvio padro expresso na mesma unidade que a varivel (Kg, cm, atm).
Se medirmos a temperatura mxima durante os trs dias em uma cidade e obtivermos os seguintes valores, 28, 29 e 30, podemos dizer que a mdia desses trs dias foi 29. Em outra cidade, as temperaturas mximas nesses mesmos dias podem ter sido 22, 29 e 35. No segundo caso, a mdia dos trs dias tambm foi de 29.

As mdias tm o mesmo valor, mas os moradores da primeira cidade viveram trs dias de calor, enquanto os da segunda tiveram dois dias de calor e um de frio. Para diferenciar uma mdia da outra, foi criada a noo de desvio padro, que serve para dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a mdia so prximos ou distantes da prpria mdia. No exemplo acima, o desvio padro da segunda cidade muito maior que o da primeira. Uma das aplicaes mais comuns do desvio padro para clculo da classificao no exame. Se dois candidatos ao mesmo curso tiram nota 7 em provas diferentes, o peso desse resultado vai depender do desvio padro de cada exame. Digamos que a mdia das notas nas duas provas tenha sido 5. aquele que obteve 7 na prova cujo desvio padro foi menor, ser mais considerado porque significa que ele conseguiu um 7 em um exame em que quase todo mundo ficou prximo a 5. enquanto o outro conquistou um 7 em uma prova onde muitos outros tambm tiraram notas altas.

Modelao Analtica:Input - Output


AMBIENTE (ERRO)

FENOMENO Fenomeno
(Relevncia)

PROCESSO

(Eficincia)
IMPACTO / MUDANA

SOLUO Resultados (Eficcia)

PESQUISA APLICADA

EFEITOS /TRANSFORMAO (Efectividade)

Modelao Estattica:Input - Output


Procura analisar o efeito ou o comportamento dos agregados (variveis independentes) que afectam positiva ou negativamente o resultado (varivel dependente), atendendo ao efeito de factores exgenos: Y=f(x); i,
Traduzido na formula:
Y = a + b X + i Y = Resultado (Varivel Dependente) X = Variveis (independentes) = erro estatstico a e b = Parmetros que medem a magnitude

You might also like