You are on page 1of 3

Depois de um longo perodo sem atualizaes, novo post no blog George Macdonald Brasil.

Dessa vez, traduzo mais alguns excertos da Antologia de George MacDonald organizada por C. S. Lewis. Os trechos pertencem ao sermo The New Name.

A pedra branca Quem tem ouvidos, oua o que o Esprito diz s igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do man escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ningum conhece seno aquele que o recebe. Apocalipse 2:17

A ddiva da pedra branca com o novo nome a comunicao daquilo que Deus pensa a respeito do homem ao homem. o julgamento divino, a santa e solene sentena do homem justo, o Vinde, benditos, dito ao indivduo... O verdadeiro nome o que expressa o carter, a natureza, o significado da pessoa que o carrega. o prprio smbolo do homem, um retrato de sua alma numa palavra, o signo que pertence a ele e a ningum mais. Quem pode dar [este nome] ao homem? Somente Deus. Pois ningum seno Deus v o que o homem ... Somente quando o homem se torna seu nome que Deus lhe d a pedra sobre a qual o nome est inscrito, pois ento, pela primeira vez, ele pode compreender o que o nome significa. o desabrochar, a perfeio, a completude que determina o nome: e Deus a antev primeiro porque foi ele quem a gerou: mas a rvore da alma, antes de seu desabrochar, no pode compreender o que ser este desabrochar e no pode saber o que a palavra significa, aquilo que, ao representar sua prpria completude ainda no atingida, nomeia a si mesmo. Este nome no pode ser dado at que o homem seja o nome. O nome de Deus para o homem deve ser a expresso de Sua prpria ideia do homem, aquele ser que Ele tinha em mente quando comeou a formar a criana, e que Ele manteve em sua mente ao longo do processo de criao que veio a concretizar a ideia. Dizer o nome selar o sucesso... dizer Em ti me comprazo.

Personalidade

O nome aquele que ningum conhece seno aquele que o recebe. Ento, no apenas cada um tem uma relao individual com Deus, mas cada um tem uma relao peculiar com Deus. Para Deus, [cada homem] um ser particular, feito sua prpria imagem e de ningum mais. Assim, cada um pode adorar a Deus como ningum mais o pode.

O segredo no homem A cada um Deus tem uma resposta diferente. Com cada homem Deus tem um segredo o segredo do novo nome. Em cada homem h uma solido, um quarto secreto de vida particular em que somente Deus pode entrar. No digo o quarto mais recndito.

Os segredos em Deus H tambm um quarto um quarto (Oh, Deus, humildemente clamo, aceita o meu discurso) um quarto no prprio Deus, em que ningum pode entrar seno uma nica pessoa, o indivduo, o homem particular para fora do qual o homem tem de trazer revelao e fora para seus irmos. Esta razo por que ele foi criado: revelar os segredos do Pai.

Sem multido No h massa de homens diante de Deus. Quando ele fala aos homens reunidos, h um corpo espiritual, no uma massa.

Sem comparao Aqui no h abrigo para a ambio. Ambio o desejo de estar acima do prximo; e aqui no h possibilidade de comparao com o prximo: ningum sabe o que a pedra branca contm exceto o homem que a recebe... Valor relativo no somente desconhecido para os filhos do Reino incognoscvel.

O fim Deus cuidou de me criar para Si mesmo diz o vencedor com a pedra branca, e Deus me chamou daquilo de que mais gosto.

You might also like