You are on page 1of 3

A tica do discurso

A tica do discurso elaborada por Habermas tem como foco restituir tica um discurso racional por meio de ideias de comunicao entre duas ou mais pessoas, com a finalidade de dar um sentido moral que no possa ser renunciado, essencialmente por ser esta a base de toda convivncia humana. Por meio do discurso livre e igualitrio, o reconhecimento do outro de fundamental importncia em sua teoria, como o propsito de no coagir a comunicao e fundamentando uma tica secular. Assim, a tica do discurso tem sua construo de forma reflexiva, pois assume a forma de uma teoria especial de argumentao, uma vez que no se fixa como um modelo prestabelecido, mas tem o carter corretivo proposto por Habermas, de modo que procura detectar na interpretao subsequente os processos comunicativos do entendimento que formulam suas prprias regras. Em contrassenso com a teoria de Habermas, na qual se faz de fundamental importncia o relacionamento com o outro, o que a sociedade atual vem mostrar totalmente o oposto. Valendo-se do diagnstico de G. H. Mead, demonstra-se justamente uma sociedade individualista. A preocupao acerca da constituio de uma sociedade, cuja comunicao por meio da linguagem fundamental para a formao da identidade retoma a importncia do indivduo ao imputar uma responsabilidade sobre sua fala, assim assumindo um compromisso na sociedade por meio de sua histria, na qual o eu s vai existir quando estiver inserido em ns. Como prope Mead, na intersubjetividade do eu h uma valorizao desse indivduo, atravs de sua cultura e principalmente na vivencia em sociedade, o que vem ao encontro do pensamento de Habermas ao mostrar justamente essa conjuno de formao de uma civilizao por meio de suas condutas e por sua liberdade de pensar uma forma tica de racionalidade e igualdade. Com isso, tanto Habermas como Mead estabelecem como ponto fundamental a histria de um indivduo, pois o mesmo tem que se basear em sua memria e seu passado para assim constituir uma forma de pensar por meio de um carter filosfico. Habermas, ao avaliar o sujeito solitrio, pontua que essa solido precisa ser renunciada em favor de uma comunidade da comunicao, que esteja apta a se colocar no lugar do outro e assim conduzir o sujeito a uma razo compartilhada. Mead ainda define em

seu pensamento que a tica fundamentada no outro de forma que a comunidade universal desenvolva uma poltica de reformismo de forma democrtica que vem contra o pensamento marxista.

O programa de fundamentao da tica do discurso

A tica do discurso construda de forma reflexiva e no sente a necessidade de pregar valores de contedo, um exemplo disso a questo dos direitos humanos. Ela tem como finalidade prescrever de forma objetiva e jurdica as normas sociais buscando o entendimento de ambas as partes atravs do consenso. Visto que este encontro leva a um estado de reflexo de modo justo diante das decises a ser tomadas por meio de crtica racional e individual, se constri alicerces para o pensamento tico e jurdico. Habermas, ao defender uma tica cognitivista, busca um potencial de verdades prticas, diferenciando tais verdades normativas das puramente descritivas, como aquelas obtidas pelas cincias. Os enunciados normativos tm como finalidade a busca de uma verdade jurdica, que vai levar o indivduo a uma lei por meio das normas. Com isso, a finalidade da vivencia de uma sociedade est centrada nas normas para a formao universal. O caminho para a resoluo desse problema da falta de universalidade est na argumentao, pois por meio da argumentao perfeitamente concebvel apresentar uma tica do discurso, na concepo de Habermas, se considerada as concepes de K-. O. Apel da contradio performativa, que tem como foco fundamentar o conceito de racionalidade comunicativa para assim constituir uma filosofia crtica. Na filosofia moral toda tica cognitivista se volta para o pensamento de Kant sobre o imperativo categrico: age de tal modo que a mxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como principio de uma legislao universal; com isso o que deve-se ter como foco na viso kantiana que tudo que se almeja seja para um todo e no somente para si. Tal tica cognitivista como construiu Habermas, retoma a intuio que Kant exprimiu no imperativo categrico. No entanto, a reflexo kantiana no facilitou as coisas para si, pois durante anos procurou defender uma fundamentao tica apoiado em uma concepo metafsica.

Na passagem pelo pensamento de Kant, resvala-se em problema nico da filosofia, que estabelecer a relao entre ser e dever. Na obra Princpios da tica de G. E. Moore analisa a questo atual que est em discusso. Com sua doutrina tica reconhecida

amplamente, serve de alerta para que Habermas evite a falcia naturalista, um dos erros mais graves que um filsofo possa afirmar, e Kant tambm cometeu esse erro. Hegel, atento aos equvocos de Kant introduz na discusso filosfica termos como moralidade e eticidade num novo ajuste para seus significados: Moralidade segundo Hegel a moral racional estabelecida pelo prprio sujeito; j eticidade o tipo de moral em que usar costumes nas relaes particulares de vida j se tornou realidade racional. Hegel acusa Kant por argumentar sem contedo e de incorrer no perigo de um terrorismo de atitude moral pura, tendo em vista somente a moralidade, ou seja, segundo Hegel, a tica de Kant estaria limitada ao dever. justamente nesse aspecto, em ultima anlise, que Habermas no defende nenhuma moral ativista, pois mesmo que suas teses soassem sempre como um programa poltico, a tica do discurso procura encontrar por conta prpria respostas para as questes de teor prtico e moral. Portanto, Habermas revela que necessrio primeiramente um quadro claro da situao para que se possa resolver tais questes de grande complexidade.

You might also like