You are on page 1of 18

A problemticada identidade cultural nos

museus: de objetivo(de ao) a objeto (de * conhecimento)

Ulpiano T. Bezerra de Meneses Diretor do MP /Universidade de So Paulo

Identidade: uma noo problemtica

Na Declarao de Polticas Culturais de 1982, no Mxico, afirmava a UNESCO:


"Cada cultura representa un cuerpo nico e irremplazable de valores, puesto que Ias tradiciones y formas de expresin de cada pueblo se constituyen en su manera ms efectiva de demostror su presencia en el mundo. Por ello mismo, Ia afirmac1n de Ia propria identidad contribuye a Ia liberacin de los pueblos. Por el contrario, cualquier forma de dominacin constituye una negacin o impedimento pora alcanzar dicha identidad" (apud Laumonier 1993:37).

O ncleo deste texto, mais reduzido e sem aparato crtico, apareceu nos Anais do JJI Forum Estadual de

Museus

RS, Santa
19)2:17-

Maria, UFSM,

26, m o tulo "Identidade cultural e museus: uma relao


probJemtica".

No mundo dos museus, declaraes como essa tinham largo curso e imediata aplicao. Com efeito, desde a dcada de 60 que se estava procurando resgatar um passado de funes homologatrias e conservadoras e o tema da identidade cultural aparecia como rota capaz de conduzir os museus, com segurana, ao porto almejado. Um dos documentos do ICOM/Conselho Internacional de Museus, de alguns anos mais tarde (Buenos Aires, 1986) mostra a centralidade do problema da identidade cultural, para preencher as responsabilidades que o museuassume, como fator de transformao social:
"Su funcin no se limita ya en transmitir un mensaie universal para una audiencia amorfa, sino que debe centrarse en poner Ia poblacin local en contacto con su propria historia, sus tradiciones y valores. Por medio de estas actividades el museo conAnais do Museu Paulista Nova Srie NQ1 1993

207

tribuye a que Ia comunidad tome conciencia de su propria identidad que genera~ mente le ha sido escamoteada por razones de orden histrico, social o racial, o que se ha ido desdibujando bajo Ia presin de Ia centralizacin o Ia urbanizacin" (apud
Laumonier

1993:39).

208

A eleio da identidade cultural como um dos objetivos fundamentais que o museu deveria perseguir (reforando identidades frgeis, consolidando as desestruturadas, recriando as desfeitas, protegendo as ameaadas) levou a que a questo fosse sempre acriticamente considerada e ;:1uetrabalhar a(s) identidades(s) se transformasse numa palavra de ordem. E verdade que o carter seletivo da identidade era s vezes reconhecido (como ocorre na prpria continuao do ltimo documento transcrito), mas sua natureza, enquanto fenmeno social, era simplesmente ignorada. Da considerar-se a identidade como uma substncia, quintessncia de valores e qualidades a priori positivas, imunes a qualquer crivo. E o museucomo seu santurio. No h como negar que, enquanto ao poltica, tais posturas deixaram um saldo positivo. No entanto, j mais que hora de aprofundar o conhecimento do fenmeno da identidade (fazendo apelo contribuio das cincias sociais, principalmente da Psicologia Social e da Antropologia) a fim de evitar os inmeros descaminhos que sua desconsiderao provocou no domnio do patrimnio cultural, em geral, e dos museus,em particular. Convm comear, porm, pelo exame de algumas conotaes etimolgicas da expresso. A raiz da palavra identidade expressiva. O grego idios se refere a "mesmo", "si prprio", "privado". O derivado "idiota", por exemplo, indica a quintessncia da mesmidade, a impossibilidade de um indivduo compreender o que se passa fora do quintal de sua experincia privada. Em conseqncia, a identidade pressupe, antes de mais nada, semelhanas consigo mesmo, como condio de vida biolgica, psquica e social. Ela tem a ver mais com os processos de reconhecimento do que de conhecimento. Assim, os contedos novos no so facilmente absorvidos quando a identidade est em causa, pois o novo representa, a, descontinuidade do referencial, logo, ameaa, risco. Do ritmo (repetio), ao contrrio, decorre sempre segurana: os batimentos cardacos compassados, a circulao normal, o passo regular, etc., correspondem a sinais tranquilizadores, que qualquer alterao compromete. E. Zerubavel (1989) ao estudar a necessidade psicolgica e social das alternncias constantes, chegou a cunhar a expresso homo rythmicus. A Psicologia Social tem ressaltado nos fenmenos de representaes sociais o papel determinante da "ancoragem", mecanismo que permite a incorporao do novo por enraiz-Io em algum contedo previamente dominado e do qual ele pareceria ser apenas um prolongamento (d. Moscovi 1990; Jodelet 1989). Alis, a socializao, entendida como forma de criar identidades sociais dos indivduos, que garante a reproduo da estrutura social (CookGumperz 1983: 123).

Por estas razes todas, a afirmao de identidade est vinculada a necessidades de reforo. Com isso manifesta-se inquestionavelmente sua caracterstica tendncia conservadora. Alm do mais preciso salientar seus compromissos na construo de imagens, campo frtil para a mobilizao ideolgica e as funes de legitimao em que determinadas prticas obtm aceitao social. Assim, p.ex., a identidade pessoal indispensvel como suporte de status. A imagem que o indivduo faz de si mesmo ser utilizada para justificar ou reclamar uma certa partilha de direitos e obrigaes. Por isso, ela s ter eficcia se obtiver convalidao externa, se houver aceitao social. Assim, na "apresentao do eu", as pessoas "negociam" ou se acomodam s circunstncias sociais, nesse theatrum mundi que Goffman (1971) to bem caracterizou. Com maior razo a identidade social depende das imagens construdas de forma a assegurar o indispensvel endosso da sociedade (Weinreich 1983). Da a tendncia de tais imagens (particularmente no caso das identidades nacionais) escamotearem a diversidade e, sobretudo, as contradies, os conflitos, as hierarquias, tudo mascarando pela homogeneizao a posteriori e por uma harmonia cosmtica. Observe-se, pois, como ela pode facilmente servir para alimentar as estratgias de dominao e desempenhar funes anestsicas (d. Ortiz, 1985; Queiroz 1989). Em suma, a viso simplistacom que se tem tratado no campo cultural a questo da identidade encobre graves problemas, que preciso trazer tona.

Identidade, semelhana, diferena Se a identidade tem como foco a semelhana, ela produz, em contrapartida, a diferena: a afirmao de semelhana necessita da oposio do que no semelhante. Frederik Barth (1968), por exemplo, explora nessa linha o conceito de "identidade contrastiva". Em conseqncia, a identidade forosamente no apenas deriva das diferenas, mas precisa explicit-Ias e exarcebIas. O semelhante inofensivo1incuo. E o diferente gue encerra risco, perturba. Assim, a diferena est na base de todas as classificaes, discriminaes, hierarquizaes sociais. Em outras palavras, no se precisam as diferenas apenas para fins de conhecimento, mas para fundamentar defesas e privilgios:
"representaton of otherness participates in the production and reproduction of social inequalily. The culture of difference is a hierarchical culture" (Pieterse 1991 :201).

Em suma, identidade e poder no se dissociam. Qualquer rpido olhar sobre a situao mundial contempornea confirma esta importncia de ameaa e dos conflitos de interesse no aguamemto e no surgimento/ressurgimento da identidade. No so outras as variveis presentes em reas de confronto, de matriz tnica patente: Pas Basco, Irlanda do Norte, Oriente Mdio, ex-Iugoslvia, ex-Unio Sovitica e assim por diante - alm do renascimento, inclusive entre ns, dos separatismos, racismos e estigmatizaes culturais.

209

Identidade e dinmica scio-cultural

A identidade no uma essncia, um referencial fixo, apriorstico, cuja existncia seja automtica e anterior s sociedades e grupos - que apenas os receberiam j prontos do passado. No existe um contedo ou grau ideal de identidade. "Perda da identidade", assim, uma expressoenganadora - e bem diversa da crise de identidade, de que fala Erickson (1980: 132L ou da perda de condies de formular / reformular a identidade. Muitas vezes, tal expresso apenas mascara o fenmeno da mudana scio-cultural. Da mesma forma, "resgatar a identidade" objetivo impossvel de atingir. Como recuperar algo que no esttico, no tem contorno definitivo, pronto e acabado, disponvel para sempre? Com efeito, no s a identidade um processo incessante de construo/reconstruo, como tambm ganha sentido e expresso nos

momentos de tensoe ruptura- precisamente quando se agua a percepodo


diferena e suo presena se faz mais necessria. Assim, no existe identidade em abstrato. A identidade s pode ser identificada "em situao". Sem historicizao e anlise de conjunturas precisas inconseqente o estudo de referncias culturais, p.ex. nos movimentos separatistas (cf. Ables 1980:35). A identidade no , pois, fruto do isolamento de sociedades ou grupos mas, pelo contrrio, de suo interao. Ela crucial quando existem segmentos sociais que no se pensam como totalidades nicos (Carvalho 1983:20). Alis, nem a construo do "eu", nem a do "outro", produzem entidades discretas - e opostas - mas subsistem apenas dialeticamente. O outro, diz Van Alphen (1991 :3L na dimenso do extico, o viso negativo daquela que o prprio observador tem de sua identidade. E continua:
"The other is not the description, not even an interpretation of realify, but the formulation of an ideal, desired identify. In the cose of nationalism, descriptions of the other ore phantasms of the potential enemy, not interpretations of o real one in any sense (...) the other has no objective existence outside the interpreter's perception".

Alm disso, a identidade se fundamenta no presente, nas necessidades presentes, ainda que fao apelo 00 passado - mas um passado tambm ele construdo e reconstrudo no presente, paro atender aos reclamos do presente.Por isso que um historiadorcomo Hobsbawm (1984) tanto insistiu na "inveno"das tradies.

Identidade e segmentao social.

210

Se se ignorar o que dizem os cincias sociais sobre a diferenciao social nos sociedades complexas, corre-se o risco de falar de identidade cristalizada, no singular - ilusrio, portanto, j que desconhece os segmentos sociais, sobretudo os prprios classes sociais. Isto no quer dizer que deva sem-

pre existir uma correspondncia entre uma classe social e uma imagem de identidade especfica. Nem que a identidade da classe dominante seja a identidade dominante, mecanicamente (Chesko 1992:45) A situao muito mais complexa. Por ora, basta ressaltar que, se quisermos nos afastar da iluso de uma totalidade ntegra e coesa, teremos que forosamente enfrentar o problema das divises e do conflito. Roberto Cardoso de Oliveira (1976, 1983), por exemplo, demonstra como, em nossa situao histrica, no h como admitir identidade tnica fora dos sistemas intertnicos. Ele props o conceito de "frico intertnica"(por certa analogia com a luta de classes), para respeitar a relao dialtica que articula etnia e classe social e ressaltou o papel da ideologia (cujo ncleo a identidade), mascarando relaes efetivas que se do no nvel da estruturasocial. Deixando de lado o problema mais amplo de estrutura e das classes sociais, bom chamar a ateno para outras segmentaes menores, mas muito importantes - na tica dos museus- pelo uso discriminador de objetos. Pode ser lembrado o estudo de Hedbige (1974), que buscou analisar, na Inglaterra, esse fenmeno da compartimentao de culturas e o uso contestatrio, dentro dela, das expresses materiais. Examinando as prticas e representaes de hippies, punks, skinheads, hooligans, etc. (que ele trata como subculturas, segmentos da cultura que procuram neg-Ia), props-se identificar as funes desempenhadas pelo "estilo", enquanto apropriao de certos objetos e procedimentos como signos de identidade proibida ou como fontes e portadores de novos sentidos: jaquetas de couro, adornos metlicos, broches, pintura corporal e padres corporais de expresso, penteados, msica, etc., etc. Nisso tudo ele viuum repto hegemonia cultural, em que as contradies e objees so expressas indiretamente pelo estilo e, assim, resolvidas apenas imaginariamente. Em decorrncia, na contracultura a identidade se afirma sobretudo pelo estilo, aglutina-se na revolta, na recusa, na contraposio. Fenmenos como esses no podem ser ignorados na compreenso da identidade.

Os museuse o problema da identidade scio-cultural

A teatralizao da vida social e suas implicaes nos processos de identidade tema que tem recebido ateno cada vez maior (d. Goffman 1971, como uma das referncias iniciais). Seria interessante, por isso mesmo, dar mais ateno importncia, nesses processos, da visibilidade, da sensoria-

lidade. Issonos encaminhapara o campo dos museus - que se caracterizam,


precisamente, pela prioridade que neles tm as coisas materiais e pela possibilidade de explor-Ias no s cognitiva, mas tambm efetivamente. Em suma, os museus dispem de um referencial sensorial importantssimo, constituindo, por isso mesmo, terreno frtil para as manipulaes das identidades. Seria ocioso lembrar com que facilidade certos objetos se transformam em catalisadores e difusores de sentidos e aspiraes: da cruz do cristianismo aos uniformes mili-

211

tares, passando pelas bandeiras nacionais e pelos emblemas publicitrios. Tratase, efetivamente, de fetiches de identidade, de alto poder de comunicao. J se salientou como, no Ocidente, a idia de identidade est associada de coleta e acumulao de posses - "a kind of wealth (of objects, knowledge, etc.)", no dizer de Clifford (1985:238). Em linha semelhante, analisando documentos da UNESCO (como os mencionados no incio deste artigo), Handler (1991) demonstrou contundentemente a persistncia do individualismo possessivo postulado por Macpherson, e que leva, afinal, a valorizar f?olticas culturais nas quais, em ltima instncia, "being depends upon having' (ib.:69). Territrio das identidades, os museus so pois percebidos como recurso estratgico a seu servio. A exposio, em especial, tem sido vista como "privileged arenas for presenting images of self and other" (Karp 1951: 15; ver tambm Abranches 1983). Seria ingnuo imaginar a ausncia, aqui, das molas do poder. Alis, Donald Horne (1984), em livro muito difundido, demonstrou o papel fundamental dos museus na legitimao do poder e do imaginrio da Europa, desde a consolidao das nacionalidades, no sculo passado. Por sua vez, explcita a demanda de jovens naes, de utilizar os "museus nacionais" para alimentar seu prprio projeto de identidade ("projeto", obviamente, pressupe pr-existncia com relao identidade). Patrick Boylan (1990\ deixou, a esse respeito, testemunho esc\orecedor. Ao organizar o Museu do Quatar, logo depois de sua Independncia, ele registrou que, segundo os dirigentes da nova nao, quatro eram as prioridades de governo, expressamente formuladas, pela ordem: organizao de um sistema de defesa, criao de um museu nacional, organizao de um sistema de comunicaes, criao de uma universidade. Esta no uma operao neutra. Escusado dizer que, a fim de alimentar a imagem da nao, o museu alimenta tambm suas reivindicaes - melhor dizendo, menos as reivindicaes da sociedade, que as do estado e seus suportes. Essa operao impe que se eliminem as diversidades e tenses e que se reduza toda uma realidade complexa e dinmica a um referencal fixo, simples, dotado da capacidade de captar algo como uma substncia permanente, uma essncia imune a mudanas e que se torna visvel no "tpico". Da a reificao dos objetos, sua coisificao, fetichizao. Isto , cria-se a iluso de que eles que se relacionam uns com os outros e exprimem contedos prprios e no os das sociedades e grupos cujas interrelaes que os produzem, mobilizam e Ihes do sentido -sempre em alterao constante. No museu, o risco que uma exposio, por exemplo, se transforme em apresentao de coisas, das quais se podem inferir paradigmas de valores para os comportamentos humanos e no na discusso de como os comportamentos humanos produzem e utilizam coisas com as quais eles prprios se explicam. Com a agravante de gue o tpico acaba,facilmente, transformado em esteretipo (d. Ames 1986) - gerado, sempre no seio de uma relao de foras (para um exemplo ilustrativo,sobre o "tipicamente nordestino", ver Penna 1992).

212

Balano intermedirio

Ora, tudo o que veio exposto at aqui poderia parecer um libelo contra os processos de identidade e, em particular, contra sua presena negativa no campo dos museus. No entanto, o que se quis ressaltar foi apenas o carter problemtico das questes da identidade, carter de que o museuainda no tomou conscincia profunda, mormente nas implicaes para as prticas museolgicas. No possvel minimizar a necessidade dos processos de identidade, que constituem, como se disse no incio, requisito essencial de vida biolgica, psquica e social. Todavia, as mltiplas dimenses do fenmeno que no podem ser perdidas de vista. Em outras palavras, o que se deve propor que os museus tenham sempre e obrigatoriamente uma postura crtica em relao problemtica da identidade. -

Museus e identidade: premissas para uma postura crtica Sem a postura crtica, portanto, facilmente os museus se deixariam embaraar numa rede ideolgica. Conviria, consequentemente, refletir melhor sobre alguns tpicos aptos a orientar esse esforo de anlise e entendimento. Numa tipologia sumria, podem-se distinguir trs nveis principais de amplitude na atuao dos museus: o universal, o nacional e o local/regional. O primeiro, por certo, se apresenta como distante do vis ideolgico da identidade. Isto, porm, est longe de ser verdadeiro, embora, no caso, tal vis seja menos articulado e aparente. Alis, basta examinar alguns dos grandes museus da espcie (Louvre, British Museum, Dahlem, Metropolitan ...) para concluir que a prpria pretenso universalidade j um sintoma de etnocentrismo. Este modelo enciclopdico, porm, j no hoje o mais difuso e no deve ocupar nossa ateno, ainda que ele tenha repercusses importantes nos museus de arte contempornea e nos de cincia e tecnologia, que postulam uma universalidade de condio. J o museu de horizontes nacionais o que maior risco corre, em particular por sua necessidade de dar conta de uma suposta totalidade, a nao. Ocorre, assim, comumente, que ele passe a privilegiar o esteretipo (ver Dundes 1983:250ss.), por sua capacidade de expressar a quintessncia do tpico: roupas, alimentos, armas, utenslios, objetos domsticos, de aparato e cerimoniais, equipamentos, imagens e situaes, tudo se organiza disciplinadamente e a diversidade apenas d mais cor ao ncleo estvel da identidade nacional. Por j ter existido no passado, esta deve continuar indefinidamente sua existncia. Nos museus histricos, tal perspectiva obriga a snteses j discutveis como forma de conhecimento histrico ("Histria Nacional"...) e cujo resultado, muitas vezes, equivale ao de enciclopdias ilustradas que do ordem, forma e sentido a um universo catico e trepidante de contradies (ver Leon & Rosenzweig, eds. 1989; Schlereth1992:303-415; Walsh 1992). Ao contrrio, julgo que seria obrigao primordial de um museu, no fornecer o "tpico" para consumo, mas condies para que se possa enten-

213

der como, numa sociedade, se constri a tipicidade, como se formulam nos diversos lugares sociais e se articulam entre si (inclusive hierarquicamente) os inmeros vetores materiais emblemticos de objetos, prticas e valores, e como estes contedos "tpicos" e seus suportes so utilizados, funcionam e mudam. Com maior razo, tratamento semelhante deve ser reservado aos esteretipos. Conviria, a, recorrer s contribuies da Etnopsicologia (d. Kohn 1974:201 L cuia tarefa principal a anlise crtica das representaes do conhecimento vulgar, de referncia tnica ou nacional. O museu local! regional seria aquele em que os processos de identidade encontrariam o espao mais aceitvel de expanso. Entretanto, no h por que exclu-Ios dos riscos. No h, em nossa sociedade, realidade regional/local que seja homognea e esttica. Da o perigo de tais museus exercerem papis compensatrios de refgio para simbolicamente "recuperarem" uma unidade perdida ou (o que pior) de espelhos em que narcisisticamente se procure a devoluo da imagem que j tinha sido atribuda a si prprio - e que agora retoma sedutora, pronta a se transformar num termmetro com o qual se mede (etnocntricamente) toda a realidade. G.H. Riviere, o grande mentor do museu socialmente responsvel e inspirador dos ecomuseus, sempre chamou a ateno para estes desvios, seja do museu-refgio, seja do museu-espelho (d. Raphael & Herbrich-Marx 1987:87). Como concluso, importa reiterar que no cabe aos museus serem depositrios dos smbolos litrgicos da identidade sagrada deste ou daquele grupo, e cuja exibio deve induzir todos aceitao social dos valores implicados. Cabe, isto sim - j que ele o espao ideal para tanto -, criar condies para conhecimento e entendimento do que seja identidade, de
.

como, por que e para que ela se compartimentae suas compartimentaesse


articulam e confrontam, quais os mecanismos e direes das mudanas e de que maneira todos esses fenmenos se expressam por intermdio das coisas materiais. A formulao de Hainard me parece pertinente para indicar a direo deste esforo: deve-se ir ao museus para interrogar e se interrogar, no para buscar respostas j concludas.

A identidade e a prtica dos museus

214

preciso fazer .ustia e reconhecer que, j h algum tempo, muitos dos problemas aqui referid os tm preocupado os muselogos e aberto vrios caminhos de superao. Ainda que parciais e insuficientes, no podem ser desconsideradas as propostas formuladas e experimentadas. Valeria a pena examinar algumas delas. Uma das linhas a da "desmusealizao" dos acervos. Com esta expresso refiro-meaos casos mais simples de devoluo de peas a seus contextos originais (embora tais contextos possam ser tambm museolgicos), como o retorno pelo governo italiano Albnia da esttua da deusa de Butrintoou o recmbio, Alemanha, de peas subtradas por soldados americanos durante a

ltima guerra - para citar dois entre muitssimos outroscasos (Greenfield1989; Robinson 1980). Refiro-me,porm, em especial, reapropriao de peas para usos no museolgicos. Assim, em 1976, a entrega aos Krah, por comodato, de uma machadinha incorporada desde 1947 s colees do Museu Paulista da USP atendeu a alegaes de sua importncia para cerimnias essenciais na configurao da identidade cultural do grupo. Nos Estados Unidos, Canad, Austrlia, Nova Zelndia, tm sido freqentes exemplos comparveis; em muitos casos, a devoluo se refere a despojos funerrios (Handler 1991; Ham 1981, 1990; Jones 1993, Jones et alii 1993). Trata-se de um verdadeiro movimento, iniciado h mais de duas dcadas, que tem a impulsion-Iovrias entidades, organizadas principalmente nos Estados Unidos e Canad, como o North American Indian Rights Fund, a North American Indian Museums Association ou a Assembly of First Nations. Nos Estados Unidos, alis, os resultados tm sido considerveis: desde 1978 o Cdigo de tica da AAM/ American Association of Mu~eums incluiudispositivos referentes manipulao de objetos sagrados e restos sseos -dispositivos precisados e ampliados posteriormente e constantes de polticas formais. Em 1990 foi promulgado o The Native American Graves Protectionand Repatriation Act, cujo enunciado j revela bem a amplido e propsitos abrangidos. A UNESCO tambm tem participado destes debates (que, pelo sua complexidade, ficam aqui apenas apontados) e formulado propostas, como as encaminhadas pela reunio de Atenas, 1991, do Comit Intergovernamental Para a Promoo do Retorno de Bens Culturais a seus Pases de Origem. Outra modalidade a cesso do acervo e local para cerimnias ou situaes de prticas originais: sirva de ilustrao a execuo de atos religiosos pelos Maori no Hawkes Bay Museum (Nova ZelndiaL atendendo a todas as regras culturais, inclusive a interdio da presena de mulheres e de no-Maori (Lowenthal 1992:26). . Diga-se de passagem que estas excluses - previstas, como se disse acima, nos processos de identidade - tm sido objeto de ressalvas. Com relao aos mesmosMaori, diz AdrienneKaeppler (apud Karp & Lavine,orgs. 1992:2):
.

"Are Maoris and their heritage to be considered separa te from ... other Pacific islanders who make New Zealand their home? Will museums be on the forefront of cultivating new kinds of identity and educating the population about them? o.. Should they echo the political climate or should they be a force of change?"
Estas questes no podem ser levianamente respondidas - e no h neste texto, em aprofund-Ias. Basta mencionar que a excluso foi sempre a norma. Talvez o exemplo mais retumbante, triunfalista - e sedutor propsito,

seja o do Museu de Antropologia do Mxico que, apesar de seu carter nacional, no apenas exilou, obviamente, os espanhis conquistadores, mas tambm os negros e os imigrantes (Garda Canclini 1989: 171-2). A incorporao, para projetos comuns, de minorias ou representantes daqueles grupos que definem os horizontes a serem cobertos pelos

215

216

museus, outra linha em curso. Predomina nos museus antropolgicos, mas est presente tambm em museus de outra tipologia, como os de arte contempornea(cf. Karp & Lavine,orgs. 1991; Ames 1990). O Museu Goeldi apresentou em Belm e no Rio uma exposio Kayap que teve, na responsabilidade de sua organizao, a presena dos prprios indgenas, o que determinou marcas fundamentais - e positivas -:-no resultado (Oliveira & Ham, orgs. 1992). Desta forma, tm surgido vrias exposies segundo a tica do representado, como as mostras organizadas por Goswamy (Karp 1990:21 L de arte indiana, e estruturadas segundo o conceito esttico indiano de rasa (baseado na resposta emocional direta). Doutra parte, h propostas de sistematizar os pr-requisitos para este reconhecimento, nos museus, do "outro"como sujeito. Ames, por exemplo 11986 e, sobretudo 1990) ressalta a impartncia de desfazer certos binmios redutores, como arte/artefato, passado/presente e assim , por diante. Estas experincias se tm multiplicado em vrias partes do mundo. De certa forma, o projeto dos ecomuseus se insere nesta vertente - embora por vezes dificultada pela conceituao do que seja a "comunidade"que , ao mesmo tempo, objeto e sujeito do museu.(Para uma caracterizao geral, ver Hudson 1992). Uma terceira vereda procura levar s ltimas conseqncias o debate relativo ao "direito Histria". A quem pertence a Histria? Quem est legitimamente capacitado para produzi-Ia e utiliz-Ia?J se v que a questo de fundo o controle do universo do sentido: problema de alcance poltico central, que os museus no podem deixar de encarar de face (ver Handler 1991; Meneses 1993; Messenger, org., 1989; Gathercole & Lowenthal 1990; Layton org., 1989; McBride, org. 1985). Nessa tica que minorias "documentadas" em museus passaram a exigir que no s a formao de colees e a organizao de exposies e outras atividades contassem com a assessoria e colaborao de seus representantes, mas que toda a gesto institucional fosse de sua exclusiva responsabilidade. Da a distino que comea a operar-se (p. ex., nos Estados Unidos, Canad, Austrlia, etc.) entre museus antropolgicos e museus tnicos. Todas e$tas alternativas so muito amplas e de graves conseqncias para serem discutidas sumariamente, aqui. Limito-me apenas a apontar questes que necessitaro de urgente aprofundamento e estudo sistemtico. Em primeiro lugar, preciso reconhecer que elas expressam saudveis reivindicaes polticas e, com isso, acentuam a dimenso social do museu, projetando luz sobre questes que permaneceram durante muito tempo numa injustificvel inconscincia. Contudo, os efeitos colaterais podem ser to danosos quanto os do mal que se queria combater: as experincias acima lembradas no so eficazes para resolver, no museu, o inevitvel confronto com o "outro", o conhecimento e a aceitao da alteridade, embora removam algumas formas repressoras da alteridade. Lowenthal (1952) observou que, desejando superar o elitismo, muitas vezes os museus caram no populismo e no paternalismo. A necessria

contestao do saber acadmico que se apresente como o nico objetivo e inatacvel no pode resumir-seao plo oposto (e, ao final das contas, equivalente) de monopolizar como definitivo o saber subjetivo, interno aos grupos, propostos como a nica instncia vlida para dizer (todas) as coisas pertinentes sobre si mesmo (ver, para discusso sobre "olhar interno" e o "olhar externo", Aug 1989). Conviria, para finalizar, tentar uma aproximao no debate destas questes pertinentes aos museus, com aquelas que tm sido levantadas nas disciplinas afins, em particular a Histria e a Antropologia, quanto produo do conhecimento. Afinal, o problema do conhecimento crucial em ambos os contextos e deslocar o foco de interesse, de sua natureza e fundamentos internos, para o de sua legitimidade formal, ressuscitar o argumento de autoridade. Ora, necessrio combater toda pretenso a monoplio e toda tutela sobre o conhecimento, seja do vencedor ou do vencido, da minoria ou da maioria, do observador ou do observado. A Histria comeou a preocupar~se tardiamente com o problema do "outro", que o foco destas discusses. Hoje, todavia, a disposio de dar voz aos silentes e excludos tem provocado uma fragmentao generalizada, que corre o risco de atomizar o campo da disciplina. So inmeras as variantes temticas e metodolgicas: Histria "vista por baixo", Micro-histria, Histria Antropolgica, Histria do cotidiano, Histria Oral, Histria das mulheres, das crianas, etc. etc. etc. (para um panorama, ver Burke 1991). Excludos os frutos dos modismos e a ocorrncia de descompromissos com a insubstituveldialtica entre as macro e as micro-estruturas, evidente o benefcio que essa introduo da dimenso da "experincia vivida" trouxe ao conheCimento histrico. No entanto, nenhuma justificativa haveria, por isso, para imaginar que o papel do historiador fosse, apenas, o de providenciar assepticamente canais para a fiel expresso dos agentes da Histria (agora nos dois sentidos, de processo e operao cognitiva). Seria confundir o dado com a informao -nvel puramente emprico, que necessitaria de processamento adequado para transformar-se em conhecimento. Por outro lado, se tal conhecimento, que no objetivo, tambm no for inter-subjetivo,mas permanecer mergulhado na subjetividade, escaparia a qualquer avaliao crtica - a nica garantia de validade. Paralela a estas questes a da memria que, pelas mesmas motivaes sociais (e polticas) j se props como equivalente Histria. Hoje, parece-me aceito que a Histria no deva ser o duplo cientfico da memria, o historiador no possa abandonar sua funo crtica e a memria precise ser tratada como objeto da Histria (Meneses 1992). A Antropologia, por tratar de um "outro" predomif1antemente vivo, tem contribuio mais rica a fazer (cf. Segalen org. 1989). E fundamental a concepo de texto etnogrfico (o comparvel, em nosso domnio, seria a exposio museolgicaL vetor de representaes culturais de carter contingente, histrico e sujeito a contestao (Clifford& Marcus 1986). Desloca-se, assim, o paradigma da observao para o da interao ("interlocutionarysituation", na terminologia de Austin).O "outro" no constru-

217

do independentemente do lIeulle vice-versa: IItheother is other because s/he is focalized by the self of the observer" (van Alphen 1991: 15). Paralelamente, no terreno museolgico, Edwina Taborsky (1990), examinando as limitaes do paradigma observacional do conhecimento, prope a predominncia do objeto discursivo para a organizao dos enunciados que o museu produz, na exposio. Esta viso de que o conhecimento se constri, no previamente circunscrito{ fechado{ mas na interao observador/objeto{ prenhe de implicaes de toda ordem e{ por isso{ est a exigir ateno e estudo. A Museografia{ com efeito{ se encontra despreparada para responder, j{ a tais exigncias (Meneses 1993). Os problemas aqui apontados{ ao invs de encerrarem a discusso apenas abrem novas frentes. Por isso{ que tem sentido encerrar este texto apenas salientando duas questes seminais, que encaminho para a necessria e urgente reflexo ainda por fazer. A primeira diz respeito ao carter contingente que deve assumir a exposio, tal como lima monografia, em que esto mo do leitor todas as cartas que o autor utilizou - e que podero ser, assim avaliadas. Como introduzir museograficamente tal postura? Como, com os prprios sentidos que a exposio prope{ exibir museograficamente o processo de sua produo? A segunda questo: a perspectiva discursiva acima apontada como conveniente exposio implica que a problemtica da identidade e da alteridade IIshouldnot focus on the intrinsiccharacteristics of a cultural artefact{ but on the interlocutionary situation in which such an object receives its meaning'{ (van Alphen 1991 :5). Como se institui{ento, museograficamente{ esta interao discursiva - to mais frtildo que os padres usuais de exposio interativa{no modelo IIhands onll{ com seus compromissos, em geral, de pura motricidade? Em um caso e outro{ preserva-se a dimenso crtica do museu{ to desprestigiada em nossos dias - mas sem a qual se compromete toda responsabilidade social. Imagino{ por tudo isso{ que o museu deva abandonar como exclusivos seja o modelo da torre de marfim da Academia{ seja o da trincheira de militncia. A imagem mais adequada{ penso, seria a da Torre de Observao (a 1I0utlook Towerll de Patrick GeddesL plantada no corao da cidade{ solidria como ela, mas capaz de permitir examin-Ia criticamente, como um todo e em suas partes (uma das quais a prpria torreL nas suas contradies e descontinuidades{ nos seus conflitos e reivindicaes divergentes{ na sua permanente dinmica. Somente assim a afirmao da identidade, ainda que geradora da diferena{ deixar de municiar automaticamente as estratgias da dominao.
.
.

BIBLIOGRAFIA

218

ABLES,Marc. Le local Ia recherche du temps perdu. Dialectiques, Paris:311980 42, 30, Octobre.

ABRANCHES,Henrique. Muses et recherche 1983 In: ICOM'83. Londres, ICOM/UK.

d'une

identit

culturelle.

AMES, Michael M. Cultural empowerment and museums. In: PEARCE, Susan 1990 M. ed. Objects of knowledge. London, Athlone: 158-173 (New Research in Museum Studies, 1). AMES, Michael M. How anthropologists stereotype other people. In: 1986 Museums, the public and Anthropology. Vancouver, University of British Columbia Press:38-47. AUG, Marc. L'autre proche. In: SEGALEN,M. (org.). L'autre et le semblable. 1989 Paris, Presses du CNRS:19-33. BARTH, Frederik. Los grupos tnicos y sus fronteras. Mxico, Fondo de
.

1968

Cultura Econmica.

BOYLAN, Patrick. Museums and cultural identity. 1990 London:29-32, 90 (0) October;

Museums journal,

BURKE, Peter. (org.) A Escrita da Histria. Novas Perspectivas. So Paulo, Ed. 1992 UNESP.

CARVALHO, Edgard de Assis. Identidade e etnicidade e questo nacional. In: 1983 Anais do I Encontro Interdisciplinar sobre Identidade. So Paulo, PUC/SP (Boi. do Grupo de Pesquisa sobre Identidade Social, 2, nov.). CHESKO, Sergei. Problemas etnopolticos recientes en Ia ex-URSS. In: HIDAL1992 GO, Cecilia & TAMAGNO,Lilian, orgs., Etnicidad e Identidad. Buenos Aires, Centro Editorial de Amrica Latina. CLIFFORD, ]ames. Objects and selves - an afterword. In: STOCKING, ]r., 1985 George W., ed., Essays on museums and material culture. Madison, The University of Wisconsin Press: 236-244. COOK-GUMPERZ, ]enny. Socialization, social identity and discourse. In: 1983 ]ACOBSON-WIDDING, ed., 1983: 123-133. CORBEY, Raymond & LEERSSEN. ]oep, eds., Alterity, identity, image. Selves 1991 and Others in society and scholarship. Amsterdam, Rodopi. DUNDES, Alan.Defining identity through folclore. In: ]ACOBSON-WIDDING, 1983 ed., 1983:235-261. 219

ERIKSON, Erik H. Identity and the life cycle. A re-issue. New York, Norton & 1980 Co. GARCACANCLINI,Nstor. Culturas hbridas. Estrategias para entrar y 1989 salir de Ia modernidad. Mxico, Grijalbo. GATEHRCOLE, P. & LOWENTHAL,D.,eds. The politics of the pasto London, 1990 Unwin Hyman. GEDDES, Patrick. Critic survey of Edinburgh. Edinburgh, Outlook Tower. 1911 GOFFMAN, Erving. Tbe presentation of self in everiday life. Harmondsworth, 1971 Penguin.
GREENFIELD. ]eanette. Tbe return of cultural treasures. Cambridge, Cambridge 1989 University Press.

HAM, Denise. Tbe survival of na tive American values. Indian, claims to 1981 Museums. Washington, George Washington University (dissertao de mestra do em "Museum Studies", ms). HAM, Denise. A sobrevivncia de valores indgenas: as solicitaes de repa1990 triao de objetos sagrados e de esqueletos humanos feitas aos museus. (ms). HANDLER, Richard. Who owns the pasto Cultural property and the logic of 1991 possessive individualismo In: WILLIAMS, Brett, ed., Tbe politics of culture. Washington, Smithsonian Institution Press: 63-74. HEDBIGE, Dick. Subculture. Tbe meaning of style. London, Methuen. 1979. HOBSBAWM, Eric. Introduo: A inveno das tradies. In: HOBSBAWM, 1984 E. & RANGER,T., orgs. A inveno das tradies. Rio, Paz e Terra:9-23. HORNE, David Donald. Tbe great museum. Tbe re-presentation of History. 1984 London, Pluto. HUDSON, Kenneth. The dream of the reality. Museumsjournal. 1992 31, apriI. London: 27-

220

]ACOBSON-WIDDING, Anita, ed. Identity: personal and sacio-cultural. A 1983 Symposium. Uppsala, Uppsala University.

]ACOBSON-WIDDING, Anita. Introduction. 1983 1983:13-32.


]ODELET, Denise, org.Les reprsentations 1989.

In: ]ACOBSON-WIDDING ed.,

sociales. Paris, PUF.

]ONES, ]ane Peirson et ali. Bones of contention. Museums journal. London: 1993 24-36, March. KARP,Ivan & LAVINE,Steven D., eds.Exhibiting cultures. Poetics and politics 1991 of museum display. Washington, Smithsonian Institution Press.
KARP,Ivan. Culture and representation. 1991 In: KARP & LAVINE, eds., 1991:11-24.

KOHN, Igor S. Le probleme du caractere national. Revue de Psychologie des 1974 Peuples, Le Havre:193-223, II/III (vol. 29), ]anv./Sept. LAUMONIER,Isabel. Museo ysociedad. 1993 Amrica Latina. Buenos Aires. Centro Editorial de

LAYTON, R. ed., Who needs the past? Indigenous values and Archaeology. 1989 London, Unwin Hyman. LEON, Warren & ROSENZWEIG, Roy, eds. History museums in the United 1989 States: a crtical assessment. Urbana, University of Illinois Press. LOWENTHAL,David. From patronage to populism, 1992 London:24-17, 92, March.
MASCOVICI, Serge, org. Psychologie Sociale. Paris, PF. 1990.

Museums journal,

MCBRIDE, Isabel, ed., Who owns the past? Melbourne, Oxford University 1985 Press. MENESES,Ulpiano T. Bezerra de. A exposio museolgica: pontos crticos na 1993 prtica corrente. Cincias em Museus, Belm, 3 (no prelo).
MENESES,

1992

Ulpiano T. Bezerra de. A Histria, cativa da memria? Para um mapeamento da memria no campo das cincias sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros/USP, So Paulo: 924,34.

MESSENGER,Phyllis M., org., The ethics of collecting cultural property. 1989 Whose culture? Whose property? Albuquerque, University of New Mexico Press.

221

OLIVEIRA,Adlia Engrcia de & HAM, Denise, orgs. Cincia Kayap. Alter1992 nativas contra a destruio. Belm, Museu Paraense "Emlio Goeldi" .
OLIVEIRA,

1983

Roberto Cardoso de. Identidade e estrutura social. Etnicidade e estrutura de classe. In: Enigmas e solues. Exerccios de Etnologia e de crtica. Rio, Tempo Brasileiro/Fortaleza, Ed. da UFCE:101-149. etnia e estrutura social. So

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, 1976 Paulo, Pioneira.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade social. So Paulo, Brasiliense. 1985 PENNA, Maura. O que se faz ser nordestino. Identidades sociais, interesses e 1992 o "escndalo Erundina". So Paulo, Cortez.
PIETERSE, Jan Neder veen. Image and power. In: CORBEY & LEERSSEN, eds., 1991 1991:191-203.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Identidade cultural, identidade nacional no 1989 Brasil, Tempo Social, Revista de Socologia/USp' So Paulo:2946, 1 O), 10. sem.
RAPHAEL, Freddy & HERBRICH-MARX, Genvieve. Le muse, provocation 198 Ia mmoire. Ethnologie Franaise, Paris: 87-94, 170). de

ROBINSON, Alma. The art repatriation dilemma. Museum News, Washington: 1980 55-59, 58 (4). SCHLERETH,Thomas J. Cultural History and material eulture. Everyday life, landseape and museums. Charlottesville, University Press of Virginia.
VAN ALPHEN, Ernst. The Ohter within. In: CORBEY & LEERSSEN, eds., 1991: 1991 1-16.

WALSH,Kevin. Ibe representation of the pasto Museums and heritage in the 1992 post-modern world. London, Routledge. WEINREICH,Peter. Psychodynamics of personal and social identity. ln: JACOB1983 SON-WIDDING, ed., 1983:159-185. 222

Museologia, operando em fina sintonia, esto expondo e restituindo comunidade


as informaes. recuperadas em escavaes sistemticas na rea e desta forma garantindo a preservao da sua memria.
UNITERMOS:Arqueologia Histrica. Exposio museolgica. XIX. Modo de vida burgus. An. MP. NS 1: pg. 179, 1993.
Fazendas de caf, Vale do Paraba, R]., sc.

Symptoms of a bourgeois way of life, 19th.- century Paraba Valley: Fazenda So Fernando, Vassouras Rj (An archaeological and museological exploration). Tnia Andrade Lima, Maria Cristina Oliveira Bruno e Marta Ferreira Reis da Fonseca In the scope of an archaeological project that deals with the arising of a boumeois way of life, which came before the establishment of the bourgeoisie itself, cottee f'lantations from middle 19th century in the Vale do Paraba are being investigated. The Fazenda So Fernando, locate:!in Massambar, county of Vassouras, RJ,as one of the most conspicuous examples of the rise and fali process of the monoculture in the valley, has been worked out to become one of the places to disclose such pasto Archaeology and Museology{ acting in concert, are displaying and returning to the community ali data recovered through sistematic diggings, thus assuring the preservation of the valley's memory.
UNITERMS:Historical Archaeology. Valley, RJ. Bourgeois way of life. An. MP, NS 1: pg. 179, 1993
Museological exhibit. Coffee plantations, 19th.- century Paraba

A problemtica da identidade cultural nos museus: de objetivo (d ao) a objeto (de con hecimento). Ulpiano T. Bezerra de Meneses

Os museus so comumente tidos como poderosos meios de definir e reforar


identidades. O autor prope que ao invs de tais fins ideolgicos, eles considerem a identidade como objeto de anlise crtica e compreenso histrica. Aponta vrios traos problemticos da identidade, sobretudo na sua estrutura de processo scio-cultural e nas suas funes contrastivas. A seguir, examina criticamente respostas usuais dos museusa reivindicaes de identidade (em especial as que pressupem a superioridade do conhecimento interior ou tnico sobre o acadmico). Postula-sea necessidade da abordagem crtica, sempre, como nica forma de afrontar o tema da alteridade, independentemente das lutas pelo monoplio da verdade. Traa-se, por fim um paralelo entre a mostra museolgica e o conceito de "texto discursivo", formulado pela Histria e pela Antropologia: as exposies no devem ser nem uma representao absoluta, nem uma expresso subjetiva; mas uma construo dialtica, contigente e contestvel - capaz de tertilizar.
UNITERMOS:Identidade (processo scio-cultural). Museologia. Museus: funes ideolgicas versus criticas. An.MP, NS 1: pg. 207, 1993.

Museums and the problematic concept of cultural identity: from objective (of action) to object (of knowledgel.

Ulpiano T. Bezerra de Meneses


Museums are usually seen as valuable means to attain and reinforce cultural identities. The author argues that, instead of such ideological goals, the)' should consider identity as an object of critica I analysis and historical understanding. SeveraI problematic features are pointed out, mainly identity's nature as a socio-cultural process and its contrastive functions. Current answers of museumsto identity claims are then critically analyzed (particularly the alleged preeminence of inner or ethnic knowledge over

308

ocodemic knowledge). In ony cose, critico I opprooch is required as the only woy to deol with oIterity, regordless of struggles for monopolizing truth. A final porollel is estoblished between museum disploys ond the concept of "discursive text" os developed in History ond Anthropology: exhibits should be token neither os on obsolute representotion nor os a subjective expression, but os o contingent ond contestoble - ond 011 the woy fertile - diolecticol construction. UNITERMS: Identity(socioculturalprocess).Museology.Museums:ideologicalversuscriticalfunctions. An.MP,NS1: pg. 207, 1993.

309

You might also like