You are on page 1of 7

EQUILBRIO DA BIOSFERA

4.1 - Conceito e evoluo da biosfera 4.1.1 Conceito. a regio do planeta que encerra os seres vivos e na qual a vida possvel de uma maneira permanente. Entretanto, considerando-se a totalidade do globo terrestre, esta regio no excede a uma fina camada de alguns poucos quilmetros, englobando parte da litosfera, parte da hidrosfera e parte da atmosfera. Obs.: So chamadas de regies parabiosfricas aquelas nas quais a vida no permanente, mas sim espordica. Ex.: regies polares e, a partir de 1969, a lua. A biosfera, por apresentar componentes biticos (seres vivos) e abiticos (seres inanimados) trocando matria e energia, pode ser considerada um enorme ecossistema. A rigor, a biosfera deve ser encarada como tal, mas, devido as suas propores gigantescas, costuma ser dividida em ecossistemas menores, conforme a situao que ocupam em relao aos trs grandes substratos de nosso planeta. Assim, a litosfera o substrato slido do epinociclo (biociclo do meio terrestre) e a hidrosfera o substrato lquido de dois biociclos importantes; o talassociclo (meio marinho) e o limnociclo (meio dulccola). A atmosfera interfere diretamente no epinociclo e indiretamente, pela difuso dos gases nela existentes, no talassociclo e no limnociclo.

4.1.2 - Evoluo da biosfera A biosfera formou-se no curso de uma longa evoluo, sendo seqncia de longos processos de adaptao entre as espcies e o meio ambiente. Como ecossistema, a biosfera um conjunto altamente dinmico que tende auto-regulao e capaz de resistir, pelo menos dentro de certos limites, s modificaes do meio ambiente e s bruscas variaes de densidade das populaes causadas por agentes naturais. Considerando-se a evoluo da biosfera, podemos consider-la como resultado da ao de dois grupos de agentes: os fsicos e os biolgicos. So dois os principais agentes fsicos que interferem na evoluo da biosfera: a gua e a luz. A gua por ser condio essencial para existncia da vida, a luz por ser a fonte primria de energia de todos os componentes biticos. sabido que a ao dos agentes biolgicos sobre a biosfera depende das condies gerais (fsicas, qumicas, etc.) impostas pelo meio ambientes. Assim, por seleo natural, os componentes biticos da biosfera vo se adaptando s condies determinadas pelos agentes abiticos somados s exigncias impostas pela comunidade da qual fazem parte.

4.2 - Subdivises da biosfera quanto ao substrato. Pode-se descrever fisicamente o Planeta, como uma bola rochosa (a litosfera), parcialmente recoberta de guas (a hidrosfera), dentro de uma capa gasosa (a atmosfera). 4.2.1 Litosfera a camada slida externa da Terra. formada por uma grande variedade de rochas e a sua superfcie est geralmente coberta por uma camada de solo e outros depsitos de sedimentao. A profundidade em mdia de 50 km de profundidade. 4.2.2 Hidrosfera Abrange todas as guas naturais da Terra. Os oceanos, mares, lagos e rios cobrem, aproximadamente, 3/4 de sua superfcie. Abaixo do solo, em profundidade que varia de poucos a milhares de metros, encontramos gua subterrnea (lenis freticos). Assim, existe um manto de gua, quase contnuo, ao redor da Terra. Se ela fosse distribuda uniformemente sobre a superfcie de nosso planeta, a qual consideraria plana, formaria um nico oceano com, em torno de, 2.700 m de profundidade. 4.2.3 Atmosfera a capa de gases e vapor dgua que envolve a Terra. Est constituda essencialmente por uma mistura de nitrognio (78%) e oxignio (21%), com quantidades menores de gs carbnico (0,03%), gases nobres (argnio = 0,93%; outros gases = 0,04%) e vapor dgua. 4.3 Biociclos A biosfera o resultado da soma dos chamados biociclos: o talassociclo, limnociclo e epinociclo que so, respectivamente, o meio marinho, o meio das guas doces e o meio terrestre. Cada biociclo representa um ecossistema em equilbrio e, por este fato, necessita-se saber os fatores que condicionam o mesmo.

4.3.1 - Talassociclo (meio marinho) O oceano , no s o bero da vida, como o maior reservatrio, que da prpria vida, quer dos elementos que lhe so essenciais. O mar assim a maior fora para moldar as condies de vida, tanto na terra como na gua doce. As caractersticas do mar que apresentam maior interesse ecolgico podem ser apontadas como segue: O mar grande; cobre 70% da superfcie da terra (361 milhes de km2).

O mar fundo e a vida estende-se a todas as suas profundidades. O mar contnuo; no est separado, ao contrrio do que se verifica com os "habitats" da terra e das guas doces. Todos os oceanos se comunicam entre si. A temperatura, a salinidade e a profundidade so as principais barreiras que se opem livre deslocao dos organismos martimos. Mas com pouca importncia se comparadas com as barreiras do outros dois biociclos. O mar est em contnua circulao; as diferenas de temperatura do ar entre os plos e o equador provocam ventos fortes, como os alsios (que sopram constantemente na mesma direo durante o ano), os quais, combinados com a rotao da Terra, originam correntes definidas. O mar dominado por ondas de vrios tipos e mars causadas pela atrao da Lua e do Sol. As mars so especialmente importantes nas zonas costeiras, onde a vida martima costuma ser particularmente variada e densa. O mar salgado. A salinidade, ou o teor em sais, em mdia 35 partes de sais, em peso, por 1000 partes de H2O, ou seja, 3,5 por cento. Cerca de 2,7% de cloreto de sdio e o restante constitudo principalmente por sais de magnsio, clcio e potssio.

4.3.1.1 - Fatores abiticos Os principais so: A presso hidrosttica aumenta aproximadamente de 1 atmosfera a cada 10 m de profundidade. As variaes de presso so, pois, bem mais importantes no meio marinho que no meio terrestre. A iluminao diminui muito rapidamente, o que permite diferenciar uma zona euftica (at 100 m), uma zona disftica (at 200 m) e uma zona aftica (+ de 200 m). A temperatura caracterizada pela estratificao trmica, com existncia de um termoclnio estacional na superfcie e de um termoclnio permanente na profundidade (a 4 graus a temperatura da gua tem maior densidade e menor volume). O teor da gua em sais dissolvidos, oxignio e em gs carbnico constitui um fator ecolgico muito importante.

4.3.1.2 - Principais grupos ecolgicos marinhos O bnton: compreende organismos fixados no fundo (bnton sssil) e organismos mveis (bnton vagante) que s se desloca nas vizinhanas imediatas. O bnton sssil constitudo por vegetais (algas principalmente) e por animais muito diversos, tais como os cnidrios, briozorios e protocordados. O bnton vagante contm crustceos, peixes,

equinodermas. Incluem-se tambm no bnton os animais escavadores que se instalam no lodo. O plncton: compreende o conjunto dos organismos flutuantes que se deixam transportar pelas correntes s quais so incapazes de resistir. O fitoplncton compreende vegetais (algas) e o zooplncon os animais. Entre estes se distingue o plncton temporrio ou meroplncton, constitudo pelos ovos e as larvas de espcies bnticas ou nectnicas (larvas de poliquetas, de moluscos, de equinodermas) e o plncton permanente ou holoplncton rico em foraminferos, celenterados, rotferos, crustceos, etc. O ncton: o conjunto das espcies capazes de viver em plena gua e de se deslocar ativamente contra as correntes marinhas. Compreende a maioria dos peixes pelgicos, os mamferos marinhos, ou cefalpodos e diversos crustceos.

4.3.1.3 - As grandes subdivises do meio marinho Deve-se distinguir primeiramente o domnio pelgico de guas plenas e o domnio bntico. Cada um destes domnios subdivide-se no sentido vertical, conforme a profundidade, em diversas zonas. No que se refere ao relevo do fundo dos mares, distingue-se: Plataforma Continental (0 - 200 m); Talude Continental (200 - 2.000 m); Plancie Abissal (2.000 - 6.000 m); Zona Hadal ou Ultra-abissal (mais de 6.000 m).

4.3.2 - Limnociclo (meio dulccola) Os habitantes de gua doce podem considerar-se convenientemente divididos em duas sries, como segue: Habitats de gua parada, ou lnticos: lago - lagoa - charco ou pntano; Habitats de gua corrente, ou lticos: nascente - curso de gua (regato - ribeiro) - rio. Os "habitats" aquticos transformam-se por vezes muito rapidamente, como no caso duma lagoa repleta de vegetao transformando-se num pntano. Por outro lado, os grandes lagos e os cursos de gua sofrem alteraes mais lentas, e podem apresentar-se relativamente estveis ao longo de vrias geraes humanas. Os fatores limitantes, que so provavelmente de especial importncia na gua doce e que por isso conviria medir em qualquer estudo minucioso dum ecossistema aqutico, so os seguintes: temperatura; transparncia; corrente, concentrao de gases respiratrios; concentrao de sais biognicos.

4.3.2.1 - Classificao ecolgica dos organismos de gua doce Primeiro, os organismos podem ser classificada quanto aos principais nichos, relativamente sua posio na cadeia alimentar ou energtica do seguinte modo: produtores, consumidores e decompositores. Em segundo lugar, os organismos aquticos podem ser classificados com base no seu tipo fisionmico ou nos seus hbitos de vida, de acordo com o modo de vida que possuam, da seguinte maneira: Bnton: organismos que permanecem fixados ou que vivem nos sedimentos do fundo; Plncton: organismos flutuantes cujos movimentos esto mais ou menos dependentes das correntes; Ncton: organismos capazes de nadar e de navegar livremente; Nuston: organismos capazes de permanecer ou nadar superfcie.

4.3.3 - Epinociclo (meio terrestre) o biociclo onde as influncias do meio fsico ou fatores ecolgicos, luz, temperatura e umidade, variam intensamente, impondo assim maiores variaes climticas, influenciando a disperso dos organismos de modo mais acentuado e caracterstico. Considerando a biomassa, a flora predomina sobre a fauna. A variedade de formas enorme e superior dos dois outros biociclos. Os bitipos, ou seja, os indivduos de uma populao homognea e de mesmo equipamento hereditrio caracterizam reas restritas de disperso, como nas comunidades das ilhas, florestas, montanhas, etc. Ao comparar-se o "habitat" terrestre com o aqutico, deve-se ter em conta os seguintes pontos: A umidade constitui um fator limitante principal na terra. Os organismos terrestres tm de se defrontar constantemente com o problema da desidratao. Sem o lenol de gua moderador, as variaes trmicas e as temperaturas extremas no meio areo so pronunciadas. Por outro lado, da rpida circulao de ar sobre o globo resulta uma fcil mistura do oxignio e anidrido carbnico, bem como uma concentrao notavelmente constante desses gases. Embora o solo oferea um suporte slido, o ar no o oferece. Tanto nas plantas como nos animais terrestres desenvolveram-se esqueletos fortes, e tambm meios especiais de locomoo. A terra, ao contrrio do oceano, no contnua; existem barreiras geogrficas importantes que se opem deslocao livre.

A natureza do substrato, embora seja importante na gua, particularmente vital em meios ambientes terrestres. O solo, e no o ar a fonte de nutrientes muito variados (nitratos, fosfatos, etc.); constitui tambm por si s um ecossistema altamente desenvolvido.

4.3.3.1 - A biota terrestre A evoluo no meio terrestre fez sobressair o desenvolvimento das categorias taxonmicas superiores, tanto no reino animal como vegetal. Deste modo, os organismos mais complexos e especializados, notadamente as plantas superiores, os insetos e os vertebrados de sangue quente, so presentemente os dominantes na terra. Os ltimos incluem uma populao humana crescente que, de ano para ano, exerce maior influncia no funcionamento dos ecossistemas. Isto no quer dizer que muitas formas menores estejam ausentes ou tenham pouca importncia; as bactrias, por exemplo, desempenham funes vitais nos ecossistemas terrestres. Embora o homem e seus associados mais prximos apresentem uma vasta distribuio por todo o globo, cada rea continental tende a possuir a sua flora e fauna prpria. As ilhas diferem muitas vezes grandemente do continente.

4.4 - Situao de equilbrio atualmente alcanado pela biosfera. A biosfera alcanou, atravs do tempo, um equilbrio dinmico que se caracteriza por uma elevada funcionalidade e uma grande estabilidade. Como resultado verifica-se um perfeito equilbrio, tanto no nmero de indivduos como no nmero de espcies. A manuteno desse equilbrio de numerosos fatores dentre os quais citamos: - densidade populacional; competio intraespecfica e interespecfica; - mortalidade devido ao predatismo e outras doenas; - valor adaptativo das populaes (fundo gentico); - modificaes do meio ambiente; - etc. As populaes que integram as comunidades da biosfera, no incio de seu desenvolvimento, possuem uma taxa de natalidade maior que a taxa de mortalidade e crescem quase em progresso geomtrica. Entretanto, este crescimento retarda, quando a populao, ao atingir um determinado tamanho, comea a sentir as influncias dos fatores limitantes. A partir desse momento, o seu tamanho passa a oscilar, aumentando ou diminuindo, mas sempre flutuando ao redor de um valor mdio. Neste caso, a populao atingiu um equilbrio que mantido pela equivalncia de suas taxas de natalidade e mortalidade. Se um dos fatores limitantes aumentarem de intensidade, ele poder tirar a populao de seu equilbrio. Supondo-se, por exemplo, que sobrevenha sobre a populao uma grave doena epidmica, tornando a taxa da mortalidade maior que a de natalidade. Esta doena ter um carter seletivo; no caso da populao apresentar uma variabilidade gentica capaz de resistir a esta presso seletiva, a populao poder se recuperar e, depois de

algum tempo, voltar ao seu equilbrio. A sobrevivncia da populao ser mantida, porque os indivduos com o gentipo que confere a resistncia doena vo continuar a se reproduzir e garantir a natalidade; seus filhos herdaro a resistncia e podero, tambm, se reproduzir e, assim, a populao se manter. A instabilidade ambiental apresenta desafios aos indivduos de uma espcie, a uma comunidade ou mesmo ao ecossistema todo. Para se manterem em harmonia com um ambiente em processo de mudana (provocada por agentes biticos ou abiticos), os organismos no s precisam ser adaptados, mas adaptveis. As espcies, alm de possurem variabilidade gentica, apresentam tambm a capacidade de produzir variedades genticas por mutao. Alguns variantes genticos podem tornar-se menos freqentes ou serem eliminados; outros podem tornar-se mais freqentes e serem fixados como uma nova norma para a [populao de uma espcie que, por sua vez, provocar uma reao em cadeia nas comunidades das quais venha a participar, selecionando aqueles mais adaptados e conferindo ao ecossistema e a biosfera um novo equilbrio dinmico (climax)]. Concluindo, podemos dizer que as populaes naturais, atravs de suas mltiplas interaes com outras populaes e com as condies fsicas do ambiente, mantm-se estveis e, conseqentemente, a biosfera tambm.

Grfico das flutuaes na populao de Linces e Lebres do Canad, conforme os registros de peles tratadas pela Hudson's Bay Company (baseado no BSCS; Verso Verde).

You might also like