You are on page 1of 14

Espao de Liberdade Segurana e Justia Evoluo

Evoluo ao nvel da UE

As Comunidades Europeias Tratado de Paris (18.04.1951): CECA Tratados de Roma (25.03.1957): CEE e CEEA AUE: realizao do mercado interno espao sem fronteiras internas, no qual a livre circulao de pessoas, mercadorias, servios e capitais assegurada. Formas de Cooperao Pr-Maastricht Grupo TREVI (Conselho Europeu de Roma, em 1975) Conveno de Schengen (1985) Acordo de Aplicao de Schengen (1990)

Schengen

Acordo de Schengen (14.06.1985)

Objectivos

Reduo gradual dos controlos nas fronteiras internas Reforo do controlo das fronteiras externas

Medidas compensatrias

Curto prazo: fiscalizao visual de veculos, controlos espordicos, reforo da cooperao policial, etc. Longo prazo supresso dos controlos nas fronteiras internas celebrao de convenes sobre cooperao policial em matria de preveno do crime e investigao; harmonizao de legislao em matria de estupefacientes, armas e explosivos poltica de vistos

Conveno de Aplicao do Acordo de Schengen (19.06.1990): CAAS

Conveno de aplicao do acordo de Schengen

Abolio de controlos nas fronteiras internas

Excepes: restabelecimento de controlos por perodo limitado por razes de ordem pblica e segurana pblica

Regras comuns de passagem das fronteiras externas; Poltica comum de vistos Condies de circulao dos estrangeiros Sanes s transportadoras e punio do auxlio imigrao ilegal Responsabilidade pelo tratamento de um pedido de asilo Cooperao policial Entreajuda judiciria em matria penal Extradio Harmonizao legislao sobre armas Sistema de Informao Schengen Transporte e circulao de mercadorias Etc.

Cooperao policial Schengen


Artigo

39 CAAS: assistncia mtua entre os servios policiais Artigo 40: Direito de Vigilncia transfronteiria Artigo 41. e Acordo Luso-Espanhol de 30 de Novembro de 1998 : Direito de perseguio transfronteiria

O Tratado de Maastricht (1993)

Criao da UE CEs Unio Econmica e Monetria Cidadania da Unio Livre circulao e residncia como direito estruturante da cidadania da Unio Comunitarizao da poltica de vistos de curta durao PESC CJAI Cooperao policial e judiciria em matria penal como questo de interesse comum. Criao de um quadro institucional e jurdico para cooperao intergovernamental nos domnios JAI (3. Pilar da UE)

Cooperao nos domnios JAI-1993-1999

Intervenientes EM Conselho COREPER Comit K.4 Comisso Parlamento Meios de ao posies comuns aes comuns convenes

Tratado de Amesterdo (1999-2009): O Espao de Liberdade, Segurana e Justia

Artigo 2. do TUE: objectivo da UE a sua manuteno e desenvolvimento enquanto espao de liberdade, segurana e de justia, em que seja assegurada a livre circulao de pessoas, em conjugao com medidas adequadas em matria de controlos na fronteira externa, asilo, imigrao, bem como de preveno e combate criminalidade. Comunitarizao parcial do terceiro pilar Ttulo IV vistos, asilo, imigrao e outras polticas relativas livre circulao de pessoas 135. do TCE: cooperao aduaneira 280. TCE atribui Comunidade competncia legislativa no domnio da luta contra a fraude e as atividades ilegais lesivas dos interesses financeiros da Comunidade O novo terceiro pilar: a cooperao policial e judiciria em matria penal A integrao de Schengen na UE

Enquadramento normativo-institucional do III Pilar

Atos normativos (art. 34 (2) TUE) Posio-comum Deciso-quadro Deciso Conveno Instituies

Conselho Adopta, por unanimidade e sob proposta dos EM ou da Comisso, actos normativos da UE ; elabora convenes e recomenda a sua adopo aos EM (art. 34., 2 TUE Celebra acordos internacionais (art. 38. TUE); Autoriza a instituio de cooperaes reforadas entre os EM (art. 40.-A TUE); Comisso Plenamente associada aos trabalhos do Conselho; Direito de iniciativa legislativa (partilhado com EM); Parlamento Europeu (art. 39. TUE) Parecer prvio (no vinculativo) sobre os atos normativos do 3. Pilar Informado regularmente sobre os trabalhos; Pode dirigir perguntas ou apresentar recomendaes. Tribunal de Justia (art. 35. TUE) Decide a ttulo prejudicial sobre a validade e interpretao de decises quadro e de decises e sobre a interpretao das convenes do terceiro pilar (competncia jurisdicional facultativa); Fiscaliza a legalidade das decises quadro e das decises (recurso de anulao); Decide sobre litgios entre os EM decorrentes da interpretao dos actos normativos do 3. Pilar ou entre os EM e a Comisso decorrentes da interpretao ou aplicao das convenes elaboradas pelo Conselho.

Apreciao crtica

Ao nvel da eficcia Complexidade do enquadramento jurdico Regra da unanimidade Ineficcia dos instrumentos normativos do terceiro pilar / deficiente implementao do Direito da UE Inexistncia de um mecanismo jurdico eficaz para sancionar o incumprimento das obrigaes que incumbem aos EM Ao nvel da legitimidade da ao da UE Dfice de controlo democrtico Limitao do controlo jurisdicional

O Tratado sobre o Funcionamento da UE (TFUE): em vigor desde 1 de Dezembro 2009

Artigo 3., n. 2 TUE: a UE proporciona aos seus cidados um espao de liberdade, segurana e justia sem fronteiras internas, em que seja assegurada a livre circulao de pessoas, em conjugao com medidas adequadas em matria de controlos na fronteira externa, de asilo e imigrao, bem como de preveno da criminalidade e combate a este fenmeno. Matrias da competncia partilhada entre UE e EM (art. 4 do TFUE), com exceo das medidas de manuteno da ordem pblica e de garantia da segurana interna (art. 72. TFUE) e da segurana nacional (art. 73. TFUE) Ttulo V do TFUE: Espao de Liberdade Segurana e Justia Captulo 1 (art. 67.-76.): Disposies gerais Captulo 2 (art. 77.-80.): Controlos de fronteiras, asilo e imigrao Captulo 3 (art. 81.): Cooperao judiciria em matria civil Captulo 4 (art. 82.-86): Cooperao judiciria em matria penal Captulo 5 (art. 87.-89.): Cooperao policial Programa de Estocolmo: prioridades polticas (2010-2014)

Novidades

Consagrao constitucional do princpio do reconhecimento mtuo Reforo das competncias da UE: adopo de acordo com o processo legislativo ordinrio (maioria qualificada no Conselho / codeciso com o PE) regras mnimas em vrios domnios do processo penal (art. 82. TFUE) e direito penal substantivo (art. 83. TFUE) Excees ao mtodo comunitrio: Criao da Procuradoria Europeia (unanimidade; consulta ao PE) Identificao de outros elementos do processo penal e de outros domnios de criminalidade que podem ser submetidos a uma harmonizao (unanimidade; consulta PE); Sempre que um EM considere que um projeto de Directiva prejudica aspectos fundamentais do seu sistema de justia penal remisso para Conselho Europeu para consenso (clusula de salvaguarda). Reforo dos poderes do Tribunal de Justia: em especial, reenvio prejudicial + ao por incumprimento.

Modulaes de carcter intergovernamental

Direito de iniciativa dos EM e da Comisso nos domnios da cooperao policial e judiciria em matria penal (art. 76. TFUE) Avaliao pelos pares da execuo das medidas da UE no domnio do ELSJ, em particular dos instrumentos de reconhecimento mtuo (sem prejuzo da aco por incumprimento) (art. 70. do TFUE) Decises por unanimidade:

Criao da Procuradoria Europeia Cooperao operacional dos servios de polcia Identificao de domnios do processo penal e do direito penal substantivo que podero ser objecto de harmonizao (para alm dos expressamente previstos no Tratado) Interferncia em aspectos fundamentais do sistema jurdico de um EM; Em caso de bloqueio: cooperao reforada.

Comunitarizao de geometria varivel

Reino Unido e Irlanda Protocolo 20: direito de o Reino Unido exercer controlos nas fronteiras com os outros EM Protocolo 21: Posio do Reino Unido e da Irlanda em relao ao ELSJ No participam na adopo de medidas que relevam do ELSJ (art.1. opting out) Possibilidade de participao ad hoc em medidas, mediante notificao por escrito, no prazo de 3 meses a contar da apresentao da proposta, ficando por elas vinculado (art. 3. opting in); Se bloquear adopo da medida, excluso aps prazo razovel, Dinamarca (protocolo 22): medidas que relevam do ELSJ no vinculam nem so aplicveis Actos da UE no domnio da Justia Penal e da Cooperao Policial adoptados antes do TL continuam a ser aplicados. Pode aceitar medidas de desenvolvimento de Schengen, mas estas criam apenas obrigaes de direito internacional.

You might also like