You are on page 1of 15

Assistncia Tcnica

Circular N

Depto/Emitente/E-mail

Telefone

Fax

Data

012/2007

RBLA-AA/ STB - Daniel daniel.lovizaro@br.bosch.com

++19 2103.2473

++19 2103.2192

08.05. 2007

Para: Assunto:

Bosch Truck Service, Bosch Car / Truck Service, Distribuidores Diesel e Internos CATALOGO DE IMAGENS DE COMPONENTES NO CONSIDERADOS COMO GARANTIA

Prezados Senhores, De acordo com autonomia disponibilizada para a Rede Bosch Truck Service no atendimento e processamento de reivindicaes de garantia Diesel mecnico e e m complemento ao Informativo 011/2007, segue abaixo catalogo de imagens de modos de falha que NO SO CONSIDERADOS COMO GARANTIA Bosch, para os seguintes sistemas: Conjuntos Porta Injetores Diesel de aplicao de sistemas mecnicos; Bicos injetores Diesel para aplicao em sistemas mecnicos; Componentes de conjuntos Bomba Injetoras em Linha (elemento, vlvula, eixo, carcaa,etc.); Componentes de conjuntos Bombas Injetoras rot ativas (arrastador, eixo, corpo distribuidor, carcaa, etc.);

Estas imagens visam orientar sua equipe tcnica quanto aos modos de falhas no aceitas como garantia pela Robert Bosch Ltda. Observe com ateno as imagens que seguem, pois estas sero seguidas tambm pela equipe de analise tcnica de fabrica no recebimento das garantias enviadas pela rede. 1. O que garantia? Qual a definio de Garantia? Define-se garantia quando produtos ou peas apresentarem defeitos provenientes de falha ou alterao de suas funes, provocadas por defeito de material ou de fabricao, dentro dos prazos de garantia. 2. O que NO garantia? Garantia de favor. Danificaes provocadas pelo uso de combustvel contaminado. Desgaste natural ou devido a influncias externas. Manuteno preventiva por ocasio das revises do veculo. Conserto mal-executado por mecnico. Defeito resultante de regulagem fora das especificaes tcnicas Bosch. Peas novas e usadas substitudas sem necessidade e sem defeito. Aplicao indevida. Peas do estoque sem defeito. Embalagem errada, pea trocada, danos causados no transporte.

3. Catalogo de imagens de componentes NO consideradas como garantia: A Robert Bosch Ltda recusar o BWS que contenha componentes que apresentem os modos de falhas abaixo descritos, ou que no se enquadrem nas descries do item 2 deste informativo. A incidncia repetida deste recebimento acarretar penalizaes ao Credenciado emitente, salvo os casos que atendam rigorosamente as instrues do item 03 do informativo de assistncia tcnica 011/2007. Periodicamente atualizaremos as imagens e motivos de recusa contidos neste Informativo medida que novas necessidades forem apresentadas pelo processo. P. 15/1

1.1 Lacres rompidos: a) Conjuntos Bombas Injetoras em Linhas e ou Rotativas com lacres rompidos a garantia perde a validade. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA)

a1

a2

a3

a4

a5 5

P. 2/15

1.2 Bicos Injetores e Componentes internos: a) Desgaste do ngulo de vedao da agulha devido a contaminao do combustvel; GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

a3

a4

b) Deformaes no ngulo de vedao entre as agulhas e os corpos foram decorrentes de super aquecimento na cmara do motor, ou seja, alto gradiente de temperatura; GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

b1

b2

P. 3/15

Para comparativo: Bico de campo sem desgaste do ngulo de vedao da agulha.

c) Carbonizao excessiva devido a: superaquecimento e ou alta taxa de compresso no cilindro. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

C1

C2 1

C3 1

C4

d) Revenimento das agulhas devido a superaquecimento. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA). .

d1 1

d2 11

P. 4/15

e) Desgaste da guia da agulha devido a excesso de torque da porca capa e excesso de torque do conjunto porta injetor no cabeote. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

e1 1

e2

f) Corroso no ngulo de vedao das agulhas nas aplicaes DaimlerChrysler . f.1) Definio: Lochangriff est definido como corroso causada pela combinao entre gua, enxofre (de Diesel) em uma reao catalisada por baixas temperaturas. A gua condensada une-se ao enxofre de combusto (Formando H2SO3 / H2SO4). GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

f1

f2

g) Bicos injetores com o furo de injeo deformados em forma de cratera. Este modo de falha pode estar relacionado a dois fatores: Condies de trabalho severas quanto a temperatura (filtro de ar deficiente, sistema de arrefecimento, etc...) e principalmente limpeza da cpula do bico com escova giratria com arames de ao. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

g1

g2

g3

g4

P. 5/15

g5

g6

Para Comparativo: Bico de campo com furo de injeo sem deformao.

h) Componentes sem condies de analises conclusivas devido s condies de recebimento. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

h1

P. 6/15

i) Desgaste acentuado no ombro da agulha. Este modo de falha pode estar relacionado formao de cavitao (entrada de ar) no sistema baixa presso. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

i1

i2
j) Folga excessiva gerada pelo desgaste acentuado no corpo da agulha. Este modo de falha pode estar relacionado formao de cavitao (entrada de ar) no sistema baixa ou alta presso. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

j1

k) Desgaste acentuado nos pinos de presso. Este modo de falha pode estar relacionado formao de cavitao (entrada de ar), ajuste indevido da presso de abertura ou montagem incorreta do conjunto. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

k1

K2

l) Desgaste acentuado no disco intermedirio. Este modo de falha pode estar relacionado formao de cavitao (entrada de ar) ou torque de aperto da porca do porta injetor abaixo do recomendado. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

L1

L1

P. 7/15

m) Quebra da mola de presso. Este modo de falha esta relacionado com montagem invertida do pino de presso, manuseio incorreto ou aplicao indevida dos torques de aperto, sendo causa comum de reclamao de excesso de fumaa e/ou veiculo falhando. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

m1

m2

1.3 Vlvulas: a) Vlvulas com desgaste no cone de vedao entre os pistes e os corpos foram provocados por trabalho com combustvel de baixa lubricidade e/ou contaminao por micro partculas abrasivas, tal contaminao causa desgaste prematuro de peas metlicas em contato dinmico levando falha do sistema de injeo. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

P. 8/15

1.4 Elementos: a) Elementos com desgaste no corpo, nos cantos de comando de incio e fim de injeo e na haste dos pistes, provocados por trabalho com combustvel de baixa lubricidade e/ou contaminao por micro partculas abrasivas, tal contaminao causa desgaste prematuro de peas metlicas em contato dinmico levando falha do sistema de injeo. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

a3

a3

a3

b) Elemento com o pisto quebrado na regio do arrastador. A pea apresenta quebra de um lado do arrastador. O inicio da trinca na parte superior em direo ao corpo retificado (direo do p para o corpo). O aspecto da fratura revela presena de mecanismo de quebra abrupta, tpico de sobre tenso. A causa da quebra do arrastador do pisto foi devido sobre tenso localizada (impacto). GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

b1

P. 9/15

1.5 Bomba de Palhetas e Bujo: a) Componentes apresentam desgastes e fortes marcas de oxidao, este modo de falha provocado por trabalho com combustvel de baixa lubricidade e/ou contaminao por micro partculas abrasivas. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

1.6 Eixo de Acionamento: a) Quebra do eixo de acionamento. Este modo de falha esta relacionado ao desalinhamento do sistema de engrenagens (bomba x motor ou motor x bomba). GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1 2

a2

a3

P. 10/ 15

1.7 Vlvula de Retorno:

a1

a) Quebra ou trinca de Vlvula de retorno. Este modo de falha esta relacionada ao torque fora do especificado (excessivo) durante a aplicao do componente. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

1.8 Corpo Distribuidor: a) Corpo Distribuidor com os seguintes problemas: Pisto distribuidor com desgaste nos cantos de comando e com oxidao. Cilindro do corpo com desgaste no rasgo de alimentao e com oxidao. Bucha de regulagem com oxidao. Ponte de mola com oxidao Os desgastes apresentados nos cantos de comando do pisto distribuidor, rasgo de alimentao e dimetro interno do cilindro do corpo foram ocasionados pelo trabalho das peas com combustvel contaminado. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

a3

a4

a4

P. 11/ 15

c) Desgastes nos cantos de comando do pisto distribuidor. Este modo de falha esta relacionado com o trabalho com combustvel de baixa lubricidade e/ou contaminao por micro partculas abrasivas, tal contaminao causa desgaste prematuro de peas metlicas em contato dinmico levando falha do sistema de injeo. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

b1

b2

c) Desgaste no pisto de avano provocado pela contaminao do leo por gua, fato este que evidenciado pela oxidao existente pontos de oxidao no filtro. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

c1

c2

d) Corpo distribuidor com pisto preso / quebrado. Este travamento normalmente ocorre aps retrabalhos nas bombas injetoras e causado por impureza de origem externa ao sistema de injeo, manuseio incorreto. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

d3 d2

d4 d1

P. 12/ 15

1.9 Vlvula reguladora e alavanca (TLR): a) Vlvula reguladora de presso trincada no local de encaixe da chave para aperto / soltura, montagem dos componentes internos no est em ordem, Alavanca (TLR) com alto ndice de oxidao. Estes modos de falhas esto relacionados com manuteno indevida. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

a3

1.10

Retentor / Bucha da Carcaa de Bomba Rotativa:

a) Vazamento de leo diesel pelo retentor da bomba devido a danos na parte externa do retentor e desgaste no lbio de vedao. Este modo de falha esta relacionado com a utilizao de ferramenta inadequada para remoo do retentor, j o desgaste apresentado no lbio de vedao de forma anelar caracterizando que o desgaste ocorreu devido ao desprendimento de partculas de borracha ou fibra da correia dentada alojando-se entre o retentor e o eixo de acionamento da bomba causando o vazamento de leo diesel pelo retentor da bomba. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

P. 13/ 15

b) Vazamento pelo retentor, devido a baixa presso interna da bomba. Este modo de falha causado pelo desalinhamento na montagem da bomba no motor, causando foras radiais excessivas. Para identificao, com relgio comparador verifique as folgas do eixo de acionamento em relao a carcaa, conforme procedimentos Bosch e visualmente pode se verificar desgaste da bucha. As folgas mximas permitidas so de 0,25 mm. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

b1

1.11

Anel de curto circuito:

a) Quebra do Anel de Circuito da Bomba P. Este modo de falha esta relacionado ao aumento de vibrao da bomba injetora, devido fixao inadequada da bomba no motor e/ou afrouxamento dos parafusos. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

1.12

Alavanca e Balancim:

a) Alavanca e balancim danificados e ou trincados. As danificaes foram causadas por esforo excessivo sobre a alavanca. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

a3

P. 14/ 15

1.13

Eixo de acionamento:

a) Eixo de acionamento com desgastes nos cames e marcas de oxidao no corpo. Este modo de falha esta relacionado com a contaminao do leo lubrificante. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

1.14

Restries no sistema de alimentao de combustvel:

a) Grande incidncia de Rudo, barulho metlico e no funcionamento adequado do sistema. Em todos os casos danificaes no pisto do avano podendo at causar danificaes generalizadas nos componentes internos da bomba. Este modo de falha esta relacionado a restries no sistema de alimentao. GARANTIA IMPROCEDENTE (RECUSADA).

a1

a2

Favor divulgar para todas as pessoas envolvidas com o referido assunto em sua empresa, bem como armazenar corretamente este Informativo de Assistncia Tcnica para futuras consultas. Contamos com sua ateno e colocamo-nos a inteira disposio para quaisquer esclarecimentos que se fizer necessrio. Atenciosamente, ROBERT BOSCH LTDA.

Paulo Souza Assistncia Tcnica - Autopeas Gerncia


S:\AA\slb\stb\Inter_Setor \Informao de Assistncia Tcnica Brasil\2007\012 - Catalogo de imagens de componentes NO considerados como garantia.doc

P. 15/ 15

You might also like