You are on page 1of 20

E.E.F.M.

PADRE LUIS FILGUEIRAS PLANO ANUAL DE ENSINO - 2012 DISCIPLINA: SOCIOLOGIA 1, 2 E 3 ANOS PROFESSORA: YANE MOURA

JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA: A Sociologia possui um campo terico capaz de orientar o estudo da cultura, dos processos de socializao informal e formal , as relaes entre poltica, poder e ideologia, os movimentos sociais, a indstria cultural, os processos de trabalho e produo num mundo globalizado, a violncia institucionalizada ou no , as desigualdades sociais e, assim, ajudar os alunos a confrontar com a realidade de seu Bairro, Cidade, Municpio, Estado, Pas e Mundo. Tal reflexo fornecer aos estudantes bases para que desenvolvam ferramentas de anlise que, somada s desenvolvidas pelas demais disciplinas, transformando-os em agentes de seu amadurecimento no presente e em preparao para a vida adulta, quer seja em seus relacionamentos primrios - a famlia e amigos - ou relacionamentos secundrios - educao em nvel superior, mundo do trabalho, comunidade e cidadania, entre outros. A insero da Sociologia no currculo do Ensino Mdio se justifica por ela no querer apenas transmitir conhecimentos indispensveis compreenso da realidade social, mas introduzir o aluno no universo das Cincias Sociais, despertar seu interesse e sua curiosidade pela anlise objetiva da sociedade que o cerca, contribuindo assim para a formao de mentalidades crticas e para reforar ou despertar o sentimento de cidadania.

E.E.F.M. PADRE LUIS FILGUEIRAS PLANO ANUAL 2012 SRIE: 1 ANO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURNOS: MANHA E TARDE DOCENTE: YANE MOURA BEZERRA NOBRE

OBJETIVO GERAL: Estudar as relaes sociais e as formas de associao, considerando as interaes que ocorrem na vida em sociedade. Abrangendo, o estudo dos grupos sociais; dos fatos sociais; da diviso da sociedade em camadas.

METODOLOGIA Apresentao de trabalhos individuais e coletivos; Leitura, interpretao e produo de textos; Aula audiovisual; Debates; Exposio; Estudo dirigido; Pesquisas; Resoluo de exerccios

AVALIAO Participao nas atividades internas da sala de aula e nas atividades extracurriculares da escola; Assiduidade; Avaliao diria, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, tica, moral, respeito e solidariedade; Interao e participao individual e coletiva no processo de ensino-aprendizagem; Avaliaes escritas; Provas e trabalhos bimestrais; Trabalhos escritos, individuais e coletivos; Apresentao de seminrios

UNIDADE 1: A SOCIEDADE DOS INDIVDUOS 1 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Propiciar que o educando tome conhecimento de sua identidade comum a todos os outros seres humanos, considerando a condio humana de ser ao mesmo tempo indivduo/sociedade/espcie. Oferecer aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como Brasileiro e como participantes de grupos culturais especficos, abrindo-se assim para o dilogo com o outro. O estudo da Sociologia A produo social do conhecimento Nossas escolhas, seus limites e repercusses Das questes individuais s questes sociais O que nos comum. As diferenas no processo de socializao Tudo comea na famlia. Karl Marx, os indivduos e as classes sociais mile DurKheim, as instituies e o indivduo Max Weber, o indivduo e a ao social Norbert Elias e Pierre Bourdieu: a sociedade dos indivduos.

O indivduo, sua histria e a sociedade

O processo de socializao e as relaes entre individuo e sociedade

UNIDADE 2: TRABALHO E SOCIEDADE - 2 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Compreender a importncia da Sociologia no contexto da sociedade da informao. Apresentar algumas possibilidades de insero profissional do cientista social no mercado de trabalho. Apresentar a estrutura bsica de organizao de uma pesquisa de opinio. A produo nas sociedades tribais Escravido e servido As bases do trabalho na sociedade moderna. As primeiras dcadas depois da escravido A situao do trabalho nos ltimos sessenta anos O desemprego.

O trabalho nas diferentes sociedades

A questo do trabalho no Brasil

UNIDADE 2: TRABALHO E SOCIEDADE - 3 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Compreender a importncia da disciplina e conhecer algumas possibilidades de insero profissional do Cientista Social alguns conceitos fundamentais para a anlise sociolgica. Apresentar os principais conceitos e estatsticas para o estudo do fenmeno da violncia. Apresentar as redes sociais de preveno e combate violncia. Karl Marx e a diviso social do trabalho mile Durkheim e a coeso social Fordismo-taylorismo: uma nova forma de organizao do trabalho As transformaes recentes no mundo do trabalho A sociedade salarial est no fim? As sociedades organizadas em casas As sociedades organizadas por estamentos Pobreza: condio de nascena, desgraa, destino ...

O trabalho na sociedade moderna capitalista

Estrutura e estratificao social

UNIDADE 3: A ESTRUTURA SOCIAL E AS DESIGUALDADES - 4 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Compreender e analisar o conceito de ideologia, enquanto instrumento de fora e poder, prprio de cada sociedade, de cada cultura. Compreender valorizar as diferentes manifestaes culturais de gnero, etnias e segmentos sociais, de modo a preservar o direito diversidade. Hierarquizao e mobilidade A desigualdade constitutiva da sociedade capitalista Desigualdade de riqueza, prestgio e poder Oportunidade e estratificao Sobre a idia de exclusoincluso.

A sociedade capitalista e as classes sociais

As desigualdades sociais no Brasil

A desigualdade analisada no Brasil Fome e coronelismo Raa e classes Formao das classes sociais e mudanas sociais Mercado de trabalho e condies de vida ndices de desigualdade.

E.E.F.M. PADRE LUIS FILGUEIRAS PLANO ANUAL 2012 SRIE: 2 ANO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURNOS: MANHA E TARDE DOCENTE: YANE MOURA BEZERRA NOBRE

OBJETIVO GERAL: Construir a identidade social e poltica, de modo a viabilizar o exerccio da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder pblico e o cidado e tambm entre os diferentes grupos. Conhecer tambm alguns dos principais conceitos da Cincia Poltica. Apresentar habilidades necessrias ao pesquisador de campo. Realizar a aplicao de questionrios da pesquisa. Conhecer tcnicas para a redao de relatrios e posters para apresentao dos resultados da pesquisa de opinio.

METODOLOGIA Apresentao de trabalhos individuais e coletivos; Leitura, interpretao e produo de textos; Aula audiovisual; Debates; Exposio; Estudo dirigido; Pesquisas; Resoluo de exerccio

AVALIAO Participao nas atividades internas da sala de aula e nas atividades extracurriculares da escola; Assiduidade; Avaliao diria, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, tica, moral, respeito e solidariedade; Interao e participao individual e coletiva no processo de ensino-aprendizagem; Avaliaes escritas; Provas e trabalhos bimestrais; Trabalhos escritos, individuais e coletivos; Apresentao de seminrios

UNIDADE 4: PODER, POLTICA E ESTADO - 1 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Compreender formas de organizao do Estado absolutista, liberal, socialista, totalitrio, neoliberal. Evidenciar a relao de poder entre homens e mulheres introduzindo a noo de gnero Conhecer a estrutura de organizao poltica do Brasil. Como surgiu o Estado moderno Introduo O Estado absolutista O Estado Liberal Os Estados nacionais no sculo XX O chamado Estado Neoliberal As teorias sociolgicas clssicas sobre o Estado A sociedade disciplinar e a sociedade do controle.

O poder e o Estado

UNIDADE 4: PODER, POLTICA E ESTADO - 2 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Conhecer a estrutura de organizao poltica do Brasil. Construir elementos de anlises que possibilitem a leitura crtica das situaes da vida cotidiana. O Estado at o fim do sculo XIX O Estado republicano Democracia e representao poltica Os partidos polticos no Brasil Algumas reflexes sobre o Estado e a sociedade no Brasil.

Poder, poltica e Estado no Brasil

A democracia no Brasil

UNIDADE 5: DIREITO, CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS - 3 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Conhecer os processos de conquista dos direitos civis, polticos, sociais e humanos. Conhecer aspectos da Constituio Brasileira e do Estatuto da criana e do Adolescente. Apresentar a estrutura bsica de organizao de uma pesquisa de opinio. Direitos e cidadania

Direitos para todos Todos nascem livres e iguais, mas nem tanto Direitos civis, polticos e sociais. Cidadania hoje. Confronto e parcerias A greve como elemento central Os movimentos sociais contemporneos.

Os movimentos sociais

UNIDADE 5: DIREITO, CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS - 4 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Conhecer os processos de conquista dos direitos civis, polticos, sociais e humanos no Brasil. Conhecer aspectos da Constituio Brasileira e do Estatuto da criana e do Adolescente. Conhecer alguns movimentos sociais no Brasil. Uma sociedade com direitos para poucos A cidadania regulada Os direitos cassados e a volta da cidadania Cidadania hoje.

Os direitos e a cidadania no Brasil

Os movimentos sociais no Brasil

Lutas no perodo colonial Revoltas regionais Abolicionismo e republicanismo De Canudos Coluna Prestes A Repblica varguista A Repblica fardada Movimentos sociais hoje.

E.E.F.M. PADRE LUIS FILGUEIRAS PLANO ANUAL 2012 SRIE: 3 ANO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA TURNOS: MANHA E TARDE DOCENTE: YANE MOURA BEZERRA NOBRE

OBJETIVO GERAL: Possibilitar a criao de um repertrio bsico que demonstre a ampla diversidade sociocultural brasileira. Proporcionar aos educandos o reconhecimento de que so agentes e protagonistas da construo/reconstruo dos processos sociais. Valorizar as produes coletivas. Favorecer o contato com elementos artsticos do patrimnio cultural brasileiro. Conhecer tcnicas de organizao de questionrio. Conhecer ferramentas informatizadas para a digitao dos questionrios de pesquisa.

METODOLOGIA Apresentao de trabalhos individuais e coletivos; Leitura, interpretao e produo de textos; Aula audiovisual; Debates; Exposio; Estudo dirigido; Pesquisas; Resoluo de exerccios

AVALIAO Participao nas atividades internas da sala de aula e nas atividades extracurriculares da escola; Assiduidade; Avaliao diria, nos quesitos: desenvolvimento, comportamento, tica, moral, respeito e solidariedade; Interao e participao individual e coletiva no processo de ensino-aprendizagem; Avaliaes escritas; Provas e trabalhos bimestrais; Trabalhos escritos, individuais e coletivos; Apresentao de seminrios

UNIDADE 6: IDEOLOGIA E CULTURA - 1 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Possibilitar a criao de um repertrio bsico que demonstre a ampla diversidade sociocultural brasileira. Proporcionar aos educando o reconhecimento de que so agentes e protagonistas da construo/reconstruo dos processos sociais. Favorecer o contato com elementos artsticos do patrimnio cultural Brasileiro. Compreender os processos de comunicao na sociedade. Conhecer as principais caractersticas da comunicao no contexto da internet. Analisar o impacto da internet na configurao de redes sociais de relacionamento. Os significados de cultura Cultura segundo a Antropologia Convivncia com a diferena: o etnocentrismo Trocas culturais e cultura hbridas Cultura erudita e cultura popular A ideologia, suas origens e perspectivas A ideologia no cotidiano Dominao e controle Os meios de comunicao e a vida cotidiana Est tudo dominado? O universo da internet

Cultura e Ideologia: Dois conceitos e suas definies

Mesclando cultura e ideologia

UNIDADE 6: IDEOLOGIA E CULTURA - 2 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Compreender a diversidade cultural no nosso pas e aimportancia desta na construo de uma identidade. Perceber a influencia da indstria cultural na nossa identidade. Analisar a influencia miditica da televiso brasileira. Compreender como se d a crise de identidade no mundo ps moderno.

Cultura e indstria cultural no Brasil

O que caracteriza nossa cultura? Indstria cultural no Brasil A televiso brasileira A incluso digital

Cultura e Identidade

O que identidade? Como se d a formao da nossa identidade? O que crise de identidade? A indstria cultural como o principal fator da crise de identidade.

UNIDADE 7: MUDANA E TRANSFORMAO SOCIAL - 3 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Conhecer os processos de divulgao do conhecimento cientfico. Conhecer ferramentas informatizadas para a digitao dos questionrios de pesquisa. A mudana social para os clssicos da Sociologia Modernizao, desenvolvimento e dependncia Teorias do subdesenvolvimento e da dependncia Sobre a revoluo Revolues clssicas Experincias revolucionrias no sculo XX E agora, o que nos espera?

Mudana social e Sociologia

Revoluo e transformao social

UNIDADE 7: MUDANA E TRANSFORMAO SOCIAL - 4 BIMESTRE COMPETNCIAS E HABILIDADES CONTEDO DETALHAMENTO DO CONTEDO Discutir os principais temas da poltica internacional na atualidade. Conhecer tcnicas para a redao de relatrios e posters para apresentao dos resultados da pesquisa de opinio. Construir elementos de anlises que possibilitem a leitura crtica das situaes da vida cotidiana. Mudana e transformao social no Brasil As transformaes no ocidente e as novas formas de pensar a sociedade Duas revolues no Brasil XX Modernizao conservadora por que o Brasil no muda Modernidade sem modernidade no Brasil Mudana nos ltimos anos A revoluo das pequenas coisas. As novas formas de pensar a sociedade. A hegemonia burguesa.

REFERENCIAS: Orientaes Curriculares para o Ensino mdio: cincias humanas e suas tecnologias/ Secretaria de educao bsica Braslia: Ministrio da Educao, 2008. Parmetros Curriculares Nacionais Ensino Mdio: cincias humanas e suas tecnologias/ Ministrio da Educao. Braslia, 1999. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Mdio. 2 Edio, So Paulo: Editora Saraiva, 2010.

You might also like