You are on page 1of 11

LEI N. 14.141, DE 27 DE MARO DE 2006 Dispe sobre o processo administrativo na Administrao Pblica Municipal.

Jos Serra, Prefeito do Municpio de So Paulo, no uso das atribuies que lhe so conferidas por lei, faz saber que a Cmara Municipal, nos termos do disposto no inciso I do artigo 84 do seu Regimento Interno, decretou e eu promulgo a seguinte lei:

TTULO I DOS PRINCPIOS GERAIS CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 1 - Esta lei estabelece normas comuns aplicveis aos processos administrativos no mbito da Administrao Municipal. 1 Para os fins desta lei, consideram-se: I - autoridade - o agente pblico dotado de poder de deciso; II - processo administrativo - todo conjunto de documentos, ainda que no autuados, que exijam deciso. Art. 2 - A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da primazia no atendimento ao interesse pblico, economicidade, eficincia, legalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade. Pargrafo nico. O agente pblico administrativo observar na sua atuao, dentre outros, os seguintes princpios: I - atuao conforme lei e ao Direito; II - objetividade no atendimento ao interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; III - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso; IV - observncia das formalidades essenciais com a adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos interessados; V - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei ou decreto; VI - impulso, de ofcio, do processo administrativo, pelo agente pblico, sem prejuzo da atuao dos interessados.
(LEI N. 14.141/2006) 01
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

Art. 3 - A norma administrativa deve ser interpretada e aplicada da forma que melhor garanta a realizao do fim pblico a que se dirige. Art. 4 - Somente a lei poder: I - criar condicionamento aos direitos dos particulares ou impor-lhes deveres de qualquer espcie; II - prever infraes ou prescrever sanes.

CAPTULO II DOS DIREITOS DOS MUNCIPES

Art. 5 - So direitos do muncipe, entre outros: I - receber do agente pblico tratamento respeitoso; II - ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; III - ser representado por mandatrio, que dever ser advogado quando a lei assim o exigir.

CAPTULO III DOS DEVERES DOS MUNCIPES

Art. 6 - So deveres do muncipe: I - expor os fatos conforme a verdade, prestando as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o seu esclarecimento; II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; III - no agir de modo temerrio. TTULO II DO PROCESSO ADMINISTRATIVO
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

Art. 7 - O processo administrativo pode ser iniciado pela autoridade competente ou a pedido de interessado, e ser composto pelo conjunto de documentos, requerimentos, atas de reunio, pareceres e informaes instrutrias necessrios deciso da autoridade administrativa.
(LEI N. 14.141/2006) 02

Art. 8 - Distinguem-se os processos em: I - processos comuns; II - processos especiais. Art. 9 - Os processos especiais so aqueles disciplinados por normas prprias distintas das aplicveis nos processos comuns, aplicando-se-lhes subsidiariamente os demais preceitos desta lei. Pargrafo nico. Enquadram-se, dentre outros, na categoria de especiais, os processos referentes s seguintes matrias: I - licenciamento ambiental, edilcio, sanitrio e urbanstico; II - licitao; III - disciplinar; IV - administrativo-tributrio; V - tomada de contas; VI - tombamento.
A LEI N. 14.614/ 2007 ACRECENTA O CAPTULO X AO TTULO III DA LEI N. 14.141/2006

TTULO III DO PROCESSO COMUM CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 10 - O requerimento inicial do interessado dever conter os seguintes dados: I - rgo ou autoridade administrativa a que se dirige; II - identificao do interessado ou de quem o represente; III - endereo e telefone do requerente e local para recebimento de comunicaes; IV - formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.
(LEI N. 14.141/2006) 03
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

1 - vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. 2 - Os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. Art. 11 - Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio. Art. 12 - Quando o requerimento for dirigido a rgo incompetente, este providenciar seu encaminhamento unidade competente. Art. 13 - Os processos administrativos tero por objetivo a tomada de deciso, consubstanciada em despacho decisrio, que dever ser claro, preciso e atinente matria do processo. 1 - A fundamentao e a publicidade so requisitos essenciais do despacho decisrio. 2 - A fundamentao do despacho somente ser dispensada quando houver referncia expressa a pareceres ou informaes contidos no processo.

CAPTULO II DOS INTERESSADOS

Art. 14 - So legitimados como interessados no processo administrativo: I - pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem ou nele figurem; II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser proferida; III - as pessoas, organizaes e associaes regularmente constitudas, no tocante a direitos e interesses coletivos ou difusos.

CAPTULO III
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

DA COMPETNCIA

Art. 15 - A competncia irrenuncivel e exercida pelo agente pblico a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos.

(LEI N. 14.141/2006)

04

Pargrafo nico. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade; IV - as atribuies recebidas por delegao, salvo autorizao expressa e na forma por ela determinada; V - as funes dos rgos colegiados. Art. 16 - O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no Dirio Oficial do Municpio. 1 - O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2 - O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. Art. 17 - Ser permitida ao Prefeito, Secretrios Municipais e Subprefeitos, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo ou autoridade hierarquicamente inferior. CAPTULO IV DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO Art. 18 - impedido de atuar no processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse pessoal, direto ou indireto, na matria; II - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou com seu cnjuge ou companheiro. Art. 19 - A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar no processo.
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Art. 20 - Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor em caso de amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Pargrafo nico. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.
(LEI N. 14.141/2006) 05

CAPTULO V DA FORMA, TEMPO E COMUNICAO DOS ATOS DO PROCESSO Art. 21 - Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. 1 - Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e assinatura do interessado ou da autoridade responsvel.
O DECRETO N 49.356/2008 REGULAMENTA AS DISPOSIES PREVISTAS NO 2 DO ARTIGO 21 DA LEI N. 14.141/ 2006, NO QUE SE REFERE AO RECONHECIMENTO DE FIRMAS E AUTENTICAO DE CPIAS DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS PELOS CIDADOS EM RGOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAO MUNICIPAL DIRETA, INDIRETA, AUTRQUICA E FUNDACIONAL.

OS RGOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAO MUNICIPAL DIRETA, INDIRETA, AUTRQUICA E FUNDACIONAL NO PODERO EXIGIR, NO ATO DE RECEBIMENTO DE DOCUMENTOS, A AUTENTICAO DE SUAS CPIAS E O RECONHECIMENTO DE FIRMAS, SALVO NOS CASOS EXPRESSAMENTE PREVISTOS EM LEI E NESTE DECRETO

2 - A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. 3 - O processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas. Art. 22 - Os atos do processo devem ser realizados em dias teis, no horrio normal de funcionamento da unidade na qual tramitar, excetuados aqueles praticados em dias de planto. Art. 23 - Inexistindo disposio especfica, os atos do processo devem ser praticados no prazo de 5 (cinco) dias teis, podendo, mediante justificativa, ser prorrogado. Art. 24 - A convocao de interessados para complementao da documentao, correo de dados, esclarecimentos ou cumprimento de qualquer ato essencial ao andamento do processo, ser feita por via telefnica, transmisso fac-similar ou correspondncia. Pargrafo nico. Decorridos 10 (dez) dias da convocao sem atendimento, ser feita chamada por publicao no Dirio Oficial do Municpio, com prazo de 5 (cinco) dias para cumprimento, sob pena de indeferimento do pedido por abandono. Art. 25 - A comunicao dos despachos decisrios ser feita ao interessado por publicao no Dirio Oficial do Municpio. CAPTULO VI DA INSTRUO Art. 26 - As atividades destinadas a averiguar e comprovar os elementos necessrios tomada de deciso realizam-se mediante impulso do rgo responsvel pelo processo ou mediante requerimento dos interessados.
(LEI N. 14.141/2006) 06
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

Art. 27 - So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos. Art. 28 - Previamente deciso poder ser realizada audincia pblica para debates sobre matria de interesse coletivo, sem prejuzo da participao dos muncipes por outros meios legalmente reconhecidos. Art. 29 - Sempre que possvel, a instruo do processo ser realizada mediante reunio conjunta, com a participao dos rgos competentes, lavrando-se a respectiva ata, a ser juntada aos autos. Art. 30 - Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuzo do dever atribudo ao rgo competente para a instruo do processo. Art. 31 - Quando necessrios instruo do processo elementos disponveis na prpria Administrao Municipal, o rgo competente prover, de ofcio, a sua obteno. Art. 32 - Em caso de risco iminente sade ou integridade de pessoas e bens, a Administrao Pblica poder motivadamente adotar providncias acauteladoras sem a prvia manifestao do interessado.

CAPTULO VII DA DECISO E DOS RECURSOS

Art. 33 - Uma vez concluda a instruo do processo administrativo, a autoridade competente dever decidir no prazo de 15 (quinze) dias, permitida a prorrogao devidamente justificada. Pargrafo nico. As decises sero motivadas, com indicao dos fatos e fundamentos jurdicos. Art. 34 - A desistncia do requerente, mediante manifestao escrita, no impede a continuidade do processo, se o interesse pblico, devidamente justificado, o exigir. Pargrafo nico. No caso de pluralidade de requerentes a desistncia de um no prejudicar os demais. Art. 35 - O pedido formulado dever ser declarado prejudicado quando o processo exaurir a sua finalidade ou perder o seu objeto. Art. 36 - Da publicao da deciso administrativa no D.O.M. caber, no prazo de 15 (quinze) dias, um nico recurso autoridade imediatamente superior. 1 - Nenhum recurso ter efeito suspensivo, salvo nos casos expressamente previstos na legislao. 2 - A deciso proferida em grau de recurso e a deciso do Prefeito na hiptese do art. 17 encerram definitivamente a instncia administrativa.
(LEI N. 14.141/2006) 07
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

Art. 37 - Tm legitimidade para recorrer os interessados no processo administrativo arrolados no art. 14 desta lei. Art. 38 - Quando dois ou mais pedidos se exclurem mutuamente, sero obrigatoriamente apreciados em conjunto. Art. 39 - O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - por quem no seja legitimado; III - aps o encerramento da instncia administrativa. Art. 40 - Contam-se os prazos a partir da data da publicao do despacho no D.O.M., excluindo-se o dia do incio e incluindo-se o do fim. 1 - Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente normal. 2 - Os prazos devero ser expressos em dias e contados de forma contnua. 3 - Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem.

CAPTULO VIII DA VISTA, DOS PEDIDOS DE CPIAS E DE CERTIDES

Art. 41 - Os interessados tm direito vista do processo e a obter certides ou cpias reprogrficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os protegidos por sigilo, nos termos da Constituio Federal. Art. 42 - A vista ser tambm concedida a terceiro, no figurante no processo administrativo, desde que seja declarada e justificada, por escrito, a necessidade de seu conhecimento para a defesa de interesse difuso, direito prprio ou coletivo, ou para esclarecimento de situao de interesse pessoal. 1 - Na hiptese do "caput", o requerimento dever ser endereado diretamente ao chefe da unidade onde se encontra o processo administrativo ao qual se refira. 2 - Tratando-se de representao dever ser apresentada a respectiva procurao. 3 - A vista ser permitida a advogado independentemente da apresentao de instrumento de procurao, exceto se a matria estiver sujeita a sigilo, desde que comprove sua condio mediante a exibio do documento de identidade profissional.
(LEI N. 14.141/2006) 08

WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

4 - Em qualquer hiptese, a vista dar-se- sob controle de servidor municipal na prpria unidade onde se encontrar o processo administrativo, podendo o interessado tomar apontamentos ou requerer cpias dos autos na forma da legislao especfica. Art. 43 - Somente poder ser autorizada a retirada de autos de processo administrativo da unidade nas hipteses e prazos fixados em lei para manifestao da parte, por advogado com poderes especiais para represent-la. 1 - Na ausncia de prazo especfico a retirada ser autorizada pelo prazo de 5 (cinco) dias corridos, vedada a sua prorrogao. 2 - Sendo o prazo comum s partes, fica vedada a retirada. 3 - No ser permitida a retirada para atendimento de convocao expedida nos termos do art. 24 desta lei. 4 - chefia da unidade onde se encontrarem os autos do processo administrativo competir autorizar a sua sada, observado o disposto no 7 deste artigo. 5 - A entrega dos autos a advogado, desde que exibido o respectivo documento de identidade profissional, far-se- na forma estabelecida em regulamento. 6 - Ao advogado que no devolver os autos no prazo legal fica proibida nova retirada at o encerramento do processo, bem assim de quaisquer outros enquanto no efetivada a devoluo daqueles, sem prejuzo da comunicao do fato Ordem dos Advogados do Brasil e da adoo das medidas legais cabveis, nos casos de reteno abusiva ou injustificada. 7 - No ser permitida a retirada quando existirem no processo administrativo documentos, originais ou cpias, de difcil restaurao, ou ocorrer circunstncia relevante que justifique a sua permanncia na unidade, reconhecida pela autoridade competente em despacho motivado. Art. 44 - Qualquer interessado poder requerer cpias do processo administrativo, pago o preo pblico correspondente. Art. 45 - As certides sobre atos, contratos e decises, para a defesa de direitos e esclarecimentos de situaes de interesse pessoal, sero expedidas sob a forma de breve relato ou inteiro teor, ou mediante cpia reprogrfica, ou pelo sistema de processamento de dados ou por meio da Internet, independentemente do pagamento de taxas, no prazo improrrogvel de 15 (quinze) dias.
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

CAPTULO IX DA APLICAO DAS SANES Art. 46 - Nos processos que possam resultar na aplicao de sanes sero sempre assegurados o contraditrio e o exerccio do direito ampla defesa, garantindo-se ao interessado a produo de provas, apresentao de alegaes finais e interposio de recurso.
(LEI N. 14.141/2006) 09

Art. 47 - No procedimento sancionatrio sero observadas, salvo legislao especfica, as seguintes regras: I - constatada a infrao administrativa, a autoridade competente indicar os fatos e o fundamento legal da sano correspondente; II - o infrator ou responsvel ser intimado para, em 15 (quinze) dias, oferecer a sua defesa e indicar as provas que pretende produzir; III - caso haja requerimento para a produo de provas a autoridade apreciar a sua pertinncia em despacho motivado; IV - o infrator ser intimado para manifestar-se em 5 (cinco) dias sobre os novos documentos juntados; V - a deciso, devidamente motivada, ser proferida no prazo mximo de 10 (dez) dias aps o trmino da instruo; VI - se o infrator cometer simultaneamente duas ou mais infraes ser-lhe-o aplicadas, cumulativamente, as sanes a elas cominadas. Art. 48 - Quando se tratar de infraes administrativas que possam resultar na aplicao de pena de carter pecunirio no contratual, bem como naquelas que possam acarretar risco sade, segurana e integridade fsica de pessoas e bens, o direito ampla defesa ser exercitado aps a imposio da penalidade.

CAPTULO X DO PROCEDIMENTO PARA ANULAO DE ATOS ADMINISTRATIVOS

ART. 48-A - A ADMINISTRAO, DE OFCIO OU POR PROVOCAO DE PESSOA INTERESSADA, ANULAR SEUS PRPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VCIO QUE OS TORNEM ILEGAIS, SALVO SE: I - ULTRAPASSADO O PRAZO DE 10 (DEZ) ANOS CONTADOS DE SUA PRODUO; II - DA IRREGULARIDADE NO RESULTAR QUALQUER PREJUZO; III - FOREM PASSVEIS DE CONVALIDAO. PARGRAFO NICO. (VETADO) ART. 48-B - QUANDO REQUERIDA POR PESSOA INTERESSADA, A ANULAO DE ATO ADMINISTRATIVO OBSERVAR AS SEGUINTES REGRAS: I - O REQUERIMENTO DEVER SER DIRIGIDO AUTORIDADE QUE PRATICOU O ATO, ATENDIDOS OS REQUISITOS DO ART. 10 DESTA LEI; II - O PEDIDO SER JURIDICAMENTE ANALISADO PELA UNIDADE COMPETENTE DE CADA SECRETARIA OU RGO EQUIVALENTE, QUE OPINAR SOBRE A SUA PROCEDNCIA, SUGERINDO, SE FOR O CASO, A ADOO DE PROVIDNCIAS COMPLEMENTARES PARA INSTRUO DO PROCESSO, ALM DE PRESTAR ESCLARECIMENTOS QUANTO AOS EFEITOS DA ANULAO DO ATO EM RELAO A TERCEIROS;
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

(LEI N. 14.141/2006)

10

III - QUANDO HOUVER TERCEIROS INTERESSADOS, A AUTORIDADE DETERMINAR SUA INTIMAO, PARA MANIFESTAR-SE A RESPEITO NO PRAZO DE 15 (QUINZE) DIAS; IV - CONCLUDA A INSTRUO, OS INTERESSADOS SERO INTIMADOS PARA APRESENTAR SUAS RAZES FINAIS NO PRAZO DE 5 (CINCO) DIAS; V - A AUTORIDADE PROFERIR, NO PRAZO DE 20 (VINTE) DIAS, CONTADOS DO RECEBIMENTO DO PROCESSO, DESPACHO FINAL SOBRE O PEDIDO, QUE DEVER SER PUBLICADO NO DIRIO OFICIAL DA CIDADE; VI - DA DECISO CABER UM NICO RECURSO, NOS TERMOS DO ART. 36 DESTA LEI. ART. 48-C - A ANULAO DE OFCIO TER SEU PROCEDIMENTO INICIADO PELA AUTORIDADE QUE PRATICOU O ATO OU POR SEU SUPERIOR HIERRQUICO, PROSSEGUINDO-SE NOS TERMOS DOS INCISOS II A VI DO ART. 48-B DESTA LEI.

TTULO IV DISPOSIES FINAIS

Art. 49 - admitido o uso de meio eletrnico para formao, instruo e deciso de processos administrativos, bem como para publicao de atos e comunicaes, gerao de documentos pblicos e registro das informaes e de documentos de processos encerrados, desde que assegurados: I - nveis de acesso s informaes; II - segurana de dados e registros; III - sigilo de dados pessoais; IV - identificao do usurio, seja na consulta, seja na alterao de dados; V - armazenamento do histrico das transaes eletrnicas; VI - utilizao de sistema nico para planejar e gerenciar os processos administrativos. Art. 50 - Os preceitos desta lei tambm se aplicam, no que couber, Cmara Municipal de So Paulo e ao Tribunal de Contas do Municpio de So Paulo, quando no desempenho de funo administrativa.
WWW.LEISPAULISTANAS.COM.BR

Art. 51 - O Executivo regulamentar esta lei no prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de sua publicao. Art. 52 - Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogada a Lei n. 8.777, de 14 de setembro de 1978.

(LEI N. 14.141/2006)

11

You might also like