You are on page 1of 14

Captulo 1 Tratamento de gua

PARMETROS FSICO-QUMICOS DA GUA

Condutividade eltrica A condutividade eltrica da gua depende da quantidade de sais dissolvidos nela e proporcional sua quantidade. Sua determinao permite obter uma estimativa rpida do contedo de slidos dissolvidos de uma amostra, j que quanto maior a quantidade de slidos dissolvidos, maior ser a condutividade eltrica. A anlise de condutividade eltrica de uma amostra de gua por si s no muito significativa, mas o controle desta varivel pode indicar ao longo do tempo que um sistema se gua est ficando mais concentrado ou diludo, o que pode ser bastante til. Outra percepo que um aumento paulatino de condutividade indcio de contaminao ou falha de processo envolvendo gua como, por exemplo, a ruptura de uma membrana de osmose, que deixar passar por ela gua com maior condutividade, contaminando o permeado.

Slidos totais dissolvidos (STD) Os sais dissolvidos na gua (cloretos, bicarbonatos, sulfatos e outros em menor proporo) formam o conjunto dos slidos totais dissolvidos (STD) na gua. Eles podem conferir sabor salino gua, propriedades laxativas ou, ainda, gerar corroso em equipamentos. Alm disso, o excesso de sal em gua de equipamentos como as caldeiras, por exemplo, gera uma incrustao capaz de causar acidentes fatais pela ruptura do sistema (exploso). Na rea de efluentes, o teor de cloretos, por exemplo, um indicador de poluio das guas naturais por esgotos domsticos. Outro on bastante comum na gua o on sulfato que, associado ao clcio, promove dureza permanente, sendo tambm indicador de poluio por decomposio da matria orgnica, no ciclo do enxofre. Numerosas guas residurias industriais, como as provenientes de curtumes, fbricas de celulose,

papel e tecelagem, lanam sulfatos nos corpos hdricos, entre outros sais que aumentam o teor de STD.

Matria orgnica A matria orgnica dita biodegradvel encontrada mais comumente nas chamadas guas poludas, principalmente contaminadas com descargas oriundas de esgotos ditos domsticos", podendo ser formadas principalmente de carboidratos, protenas e gorduras. O teor e o tipo de matria orgnica presente em uma amostra de gua um parmetro importante na rea de efluentes, uma vez que esta caracterizao define, muitas vezes, o tipo de tratamento a ser empregado nos efluentes. guas contendo material orgnico de alto teor de biodegradabilidade sero tratadas com maior sucesso e menor custo atravs de processos biolgicos, enquanto amostras contendo compostos orgnicos resistentes, como derivados do benzeno, por exemplo, requerem processos mais avanados, e mais caros, obviamente, de oxidao.

Oxignio dissolvido A presena de oxignio gasoso dissolvido na gua de rios e lagos de extrema importncia para a vida aqutica de muitos microrganismos. O contedo de oxignio dissolvido nas guas superficiais depende da quantidade e do tipo de matria orgnica biodegradvel que a gua contenha. Isto porque uma quantidade muito grande de matria orgnica presente na gua vai exigir muito oxignio durante o processo de biodegradao. Dessa forma, um excesso de matria orgnica pode consumir todo o oxignio gasoso presente, levando diversos seres vivos morte pela falta desse gs na gua. A quantidade de O2 que a gua pode conter pequena, devido sua baixa solubilidade (9,1ppm a 20C). Temperaturas mais elevadas tendem a diminuir o teor de oxignio em amostras de gua, o que comumente observado no vero em rios e lagos. Somando temperaturas elevadas com excesso de material orgnico, teremos a morte de milhares de peixes e outros organismos vivos que dependem do oxignio dissolvido da gua. guas de superfcie, relativamente lmpidas, apresentam-se saturadas de oxignio dissolvido, porm, ele pode ser rapidamente consumido pela demanda de oxignio dos

esgotos domsticos, por isso importante que a coleta e o tratamento de esgotos de uma cidade sejam eficientes.

Demanda de oxignio Parmetro importante no controle de poluio da gua, a demanda de oxignio de uma amostra depender da quantidade e tipo de compostos qumicos presentes. Os compostos orgnicos presentes na gua podem ser oxidados biolgica e quimicamente, resultando compostos finais mais estveis como o CO2, NO3- e H2. Pode-se dizer que a matria orgnica tem, assim, certa necessidade de oxignio, denominada demanda, que pode ser: a) Demanda bioqumica de oxignio (DBO): a medida da quantidade de oxignio necessria ao metabolismo das bactrias aerbias que destroem a matria orgnica, ou seja, quanto se necessita de oxignio para biodegradar o material orgnico contido na gua mediante microrganismos aerbios. b) Demanda qumica de oxignio (DQO): permite a avaliao da carga de poluio por esgotos domsticos e industriais em termos de quantidade de oxignio necessria para a sua oxidao total em dixido de carbono (CO2) e gua, mediante a utilizao de oxidantes fortes (como dicromato de potssio e cido sulfrico). A anlise da DBO costuma ser mais demorada do que a da DQO, enquanto uma leva de 5 a 25 dias, a segunda pode ser feita em poucas horas. Os resultados obtidos, alm de indicarem o grau de poluio de um sistema, podem elucidar de forma qualitativa que tipo de poluente temos. Exemplos: - Amostra com Alta DBO e baixa DQO indica a presena de alto teor de compostos biodegradveis, comum em esgotos domsticos. - Amostra com baixa DBO e alta DQO indica a presena de compostos orgnicos resistentes ou inorgnicos, comum em efluentes industriais.

TRATAMENTO PRELIMINAR DE EFLUENTES

Dentre os processos preliminares mais utilizados no tratamento de efluentes, tem-se:

a) Gradeamento: remove slidos grosseiros capazes de causar entupimentos e aspecto desagradvel nas unidades do sistema de tratamento. No gradeamento so utilizadas grades que dependem de limpeza manual ou mecanizada. O espaamento entre as barras da grade varia normalmente entre 0,5 e 2 cm.

b) Peneiramento: remove slidos com dimetro superior a 1 mm, capazes de causar entupimentos ou, ainda, com considervel carga orgnica. As peneiras mais utilizadas tm malhas com barras triangulares, com espaamento variando entre 0,5 e 2 mm, podendo a limpeza ser mecanizada (jatos de gua ou escovas) ou esttica. No caso de serem utilizadas peneiras em efluentes gordurosos ou com a presena de leos minerais, estas devem ter a limpeza mecanizada por escovas. A utilizao de peneiras imprescindvel em tratamentos de efluentes de indstrias txteis, de refrigerantes, de pescados, de sucos de frutas, em abatedouros e frigorficos, em curtumes, cervejarias, entre outras.

c) Caixas de Areia: o mecanismo de remoo da areia o da sedimentao. Os gros de areia, devido s suas maiores dimenses e densidade, vo para o fundo de um tanque, enquanto a matria orgnica, de sedimentao bem mais lenta, permanece em suspenso, seguindo para as unidades seguintes. A remoo de areia evita abraso nos equipamentos e tubulaes. Elimina ou reduz a possibilidade de obstruo em tubulaes, tanques, orifcios, sifes etc. Facilita o transporte lquido, principalmente a transferncia de lodo, em suas diversas fases.

d) Caixas de Gordura: o processo de separao de gorduras ou leos um processo fsico que ocorre por diferena de densidade, sendo, normalmente, as fraes oleosas

mais leves recolhidas na superfcie. No caso de leos ou borras oleosas mais densas que a gua, estes so sedimentados e removidos pela limpeza do fundo do tanque.

O processo muito utilizado na indstria do petrleo, postos de servios, oficinas mecnicas e outras atividades que utilizam leo. Este processo no capaz de remover leo emulsionado, sendo necessrio quebrar a emulso em processos mais avanados.

BIODISCOS E FILTROS BIOLGICOS

Filtros biolgicos Este o mais antigo de todos os processos biolgicos utilizados racionalmente para o tratamento de esgotos. A diferena fundamental deste processo para os biodiscos que, neste caso, o leito fixo e a distribuio de gua mvel. A sua grande vantagem a capacidade de amortecimento de cargas orgnicas e as variaes de pH. Muitas vezes utilizado associado a outro processo de tratamento complementar. Nestes casos, aproveita-se o baixo custo operacional do processo para uma reduo de carga orgnica de aproximadamente 60%, complementando-se a eficincia desejada com um processo de custo mais elevado. Ao contrrio do que o nome sugere, o filtro biolgico no possui a funo de remover material particulado - ou em suspenso - da gua atravs do elemento filtrante, como em uma filtrao convencional, por exemplo. A principal funo, neste caso, a remoo de poluentes dissolvidos na gua, principalmente substncias de origem orgnica, como protenas, acares, lipdios, etc., contidos no efluente lquido. Para isso, so empregados microrganismos decompositores, cujo crescimento se d de maneira aderida ao material de enchimento do filtro, ou seja, neste caso, os microrganismos crescem em um leito fixo inerte, diferentemente dos sistemas de lodos. O material de enchimento do leito deve ser inerte, sendo empregado, com maior frequncia, pedras tipo britas e anis plsticos. Os materiais de suporte possuem tamanhos da ordem de alguns centmetros, a fim de proporcionar grandes espaos vazios entre eles para que no ocorra afogamento do leito. Desta maneira, a corrente de

efluente escoa de maneira descente pelo leito do filtro, promovendo o contato do efluente com a superfcie do suporte, onde se encontra o biofilme.

Biodiscos O processo de tratamento de efluentes por biodiscos conceitualmente igual ao do processo de filtro biolgico. No entanto, enquanto no filtro biolgico a fase lquida que escorre, percolando sobre um suporte fixo, no biodisco o suporte que se movimenta. Em ambos os casos, a biomassa ativa no mantida em suspenso, mas sim aderida ao suporte slido, formando uma pelcula. O tratamento nos biodiscos baseado em um biofilme que utiliza um suporte, tal como tubos corrugados ou outros, que permite o contato alternado do esgoto ou efluente com o suporte e o ar atmosfrico, de modo que h oxidao da matria orgnica. O biofilme suportado por placas circulares que giram continuamente acionadas por um motor. O espessamento da camada do biofilme sobre as placas causa, com o passar do tempo, o seu desprendimento e deposio no tanque do biodisco. Ocorre, assim, a digesto do lodo. Existe tambm um decantador final para a remoo dos materiais sedimentveis. O efluente apresenta aspecto cinzento, semelhante ao de filtros biolgicos. Quando o processo bem conduzido, o resultado final um efluente com baixa DBO e com boa remoo de nitrognio amoniacal.

Comparao do biodisco com filtro biolgico

No filtro biolgico, o fato do efluente passar sobre o meio suporte resulta em um fluxo laminar, o que afeta o processo nos seguintes itens: - Tempo de contato: o tempo de reteno em um filtro biolgico relativamente curto, o que resulta em limitado grau de tratamento, especialmente para remoo de DBO solvel. - Aerao: a aerao no filtro biolgico limitada devido pequena razo de renovao de superfcie do efluente.

- Contato com efluente: o contato entre a pelcula microbiolgica e o efluente no filtro biolgico no intenso, resultando em pequena penetrao da matria orgnica e em oxignio dissolvido no interior dela. - Remoo da camada biolgica: no filtro biolgico o excesso da camada biolgica no efetivamente removido e pode promover obstruo. Remoo irregular ou formao de crosta frequentemente ocorre devido ao desenvolvimento de condies anaerbias na interface entre a camada biolgica e o meio suporte.

OPERAO UNITRIA

Tipos de filtros Diversos so os fatores que devem ser considerados para especificar um filtro. H fatores associados suspenso: vazo, temperatura, tipo e concentrao de slidos, granulometria, heterogeneidade e forma das partculas. As caractersticas da torta tambm so importantes: quantidade, compressibilidade, valor unitrio, propriedades fsico-qumicas, uniformidade e estado de pureza desejado. H os fatores associados ao filtrado: vazo, viscosidade, temperatura, presso de vapor e grau de clarificao desejado. E, finalmente, h o problema dos materiais de construo.

O tipo mais indicado para uma dada operao aquele que, alm de satisfazer aos requisitos de operao, tambm satisfaz quanto ao custo total de operao. Os filtros mais comumente utilizados so os de leito poroso de pedras, filtro de tambores ou discos rotativos e o operados por presso e vcuo.

Filtros que atuam por ao da gravidade Nos filtros de separao por gravidade o fluxo resulta da presso hidrosttica proveniente da coluna de suspenso, que fica acima de superfcie da torta. So

empregados geralmente para retirar pequenas quantidades de slidos de grandes volumes de lquidos. Sua principal vantagem o baixo custo de instalao, operao e manuteno. O inconveniente a grande rea requerida, em virtude da baixa velocidade da filtrao. O modelo mais simples uma caixa com fundo falso perfurado e sobre o qual colocado um leito poroso granular, geralmente pedregulho e areia. O lquido turvo alimentado sobre o leito e o filtrado sai pelo fundo da caixa.

Filtros que atuam por ao do vcuo So filtros que operam sob presso inferior atmosfrica a jusante da membrana de filtrao. Geralmente, a presso a montante praticamente a atmosfrica. Na sua maioria, so de funcionamento contnuo, sendo indicados para operaes que requerem filtros de grande capacidade. Dos muitos modelos existentes, destacamos o filtro de tambor e o de discos rotativos.

- Filtro de tambor rotativo O filtro de tambor rotativo, contm um tambor cilndrico horizontal, de 30cm a 5m de dimetro por 30cm a 7m de comprimento, que gira a baixa velocidade, estando parcialmente submerso na suspenso a filtrar. A superfcie externa do tambor feita de tela ou metal perfurado sobre a qual fixada a lona filtrante. O cilindro dividido em um certo nmero de setores por meio de parties radiais com comprimento do tambor. Ligando estas parties h um outro cilindro interno de chapa comum. Assim, cada setor parte de um compartimento que se comunica diretamente com um furo na sede de uma vlvula rotativa especial, colocada no eixo do cilindro. A cada setor corresponde um tubo e um furo na vlvula. A sede da vlvula gira com o tambor, mas est em contato com uma outra placa estacionria com rasgos junto periferia. Estes rasgos comunicam-se atravs de tubulaes presas a uma terceira placa tambm estacionria, com os reservatrios de filtrado, gua de lavagem e, algumas vezes, de ar comprimido. A operao automtica. medida que o tambor gira, os diversos setores vo passando pela suspenso. Enquanto um dado setor estiver submerso, o foro que lhe corresponde na sede da vlvula estar passando em frente ao rasgo que se comunica com o reservatrio de filtrado e que mantido em vcuo de 200

a 500mmHg. Logo que o setor sair da suspenso e a torta estiver drenada, comea a lavagem e o furo correspondente passa a ficar em comunicao com o reservatrio de gua de lavagem. Depois de feitas quantas lavagens forem necessrias, a torta soprada com ar comprimido e retirada por meio de uma faca. A retirada da torta nunca total por duas razes: primeiro, para no haver o risco de rasgar a lona ou a tela do filtro e, segundo, para no perder o vcuo.

- Filtro de disco rotativo Neste caso, o tambor substitudo por discos verticais que giram parcialmente submersos na suspenso. O elemento filtrante , na realidade, constitudo de lminas, mas o filtro no deixa de ter as caractersticas de um filtro contnuo rotativo. O princpio de funcionamento o mesmo do filtro de tambor rotativo, mas a lavagem, que no caso do filtro de tambor rotativo no muito eficiente, torna-se agora ainda menos eficiente. Alm disto, a raspagem da torta mais complicada. A vantagem a grande rea filtrante por unidade de implantao.

Filtros que atuam por presso aplicada Quando o slido que compe a torta vai obstruindo os poros do meio filtrante, pode-se optar pela aplicao de uma fora, normalmente hidrulica ou pneumtica, sobre a torta. O filtro mais importante dessa classe de filtros o filtro-prensa, ele fornecido sob a forma de uma srie de placas que so apertadas firmemente umas contra as outras, com uma lona sobre cada lado de cada placa como meio filtrante. Os modelos mais comuns so: filtro-prensa de cmaras, filtro-prensa de placas e quadros e filtro de lminas.

- Filtro-prensa de cmaras Tem este nome porque as placas, sendo rebaixadas na parte central, formam cmaras quando justapostas. Cada placa tem um furo no centro. Quando a prensa est montada, os furos formam um canal atravs do qual a suspenso alimentada nas diversas cmaras. As placas so revestidas com lonas que tambm apresentam furos

centrais correspondentes aos furos das placas. Anis metlicos de presso prendem as lonas s bordas do furo central das placas e, ao mesmo tempo, servem para vedar a passagem de suspenso pelo espao entre a lona e a placa. A sequncia de operao a seguinte: a prensa montada, comea-se a alimentar a suspenso e prossegue-se at as cmaras estarem cheias de torta ou quando a presso exceder um valor prefixado. Abrese a prensa, retira-se a torta e monta-se novamente o conjunto. A principal vantagem oferecida pelos filtros-prensa de cmaras o baixo custo do equipamento. Porm, tem como desvantagens o elevado custo de operao e o desgaste excessivo das lonas. Alm disso, no se pode lavar a torta.

- Filtro-prensa de placas e quadros Neste tipo de filtro, as placas so quadradas, com faces planas e sucessivas da prensa. Entre cada placa h um quadro, que nada mais do que um espaador de placas. De cada lado de um quadro h uma lona que se encosta placa correspondente. Assim, a cmara onde ser formada a torta fica delimitada pela lona. H uma estrutura que d suporte para as placas e os quadros. O aperto do conjunto feito por meio de um parafuso ou sistema hidrulico. Em um dos cantos superiores de cada quadro h um furo circular que se comunica com a parte interna dos quadros. As placas tambm apresentam um furo na mesma posio. Quando a prensa montada, estes furos formam um canal de escoamento da suspenso atravs do qual se alimenta a lama no interior de cada quadro. O filtrado atravessa as lonas colocadas de cada lado dos quadros e passa para as placas, cuja superfcie escoa at chegar aos furos de sada no canto inferior oposto ao canal de entrada da suspenso nos quadros. As lonas tm furos na posio correspondente aos canais. A sada de filtrado pode ser feita atravs de uma torneira existente em cada placa ou por um canal idntico ao de alimentao da suspenso, formado pela justaposio de furos circulares que se comunicam com a sada das placas.

- Filtros de lminas Os filtros de lminas so constitudos de lminas filtrantes mltiplas dispostas lado a lado. As lminas ficam imersas na suspenso a filtrar, sendo feita a suco do filtrado para o seu interior por meio de uma bomba de vcuo. Em outros tipos, a

suspenso alimentada sob presso em um tanque fechado que aloja as lminas. Em ambos os casos, a torta forma-se por fora das lminas e o filtrado passa para o seu interior, de onde sai por um canal apropriado para o tanque de filtrado. Uma lmina tpica consta de um quadro metlico resistente (quadrado ou circular), que circunda uma tela grossa revestida dos dois lados, com duas telas mais finas. O conjunto envolto por uma lona em forma de saco ou fronha. A vedao feita com cantoneiras metlicas. Na parte superior de cada lmina h uma tubulao de sada do filtrado com vlvulas e visor. Se uma lmina estiver filtrando mal, a vlvula correspondente fechada. O conjunto de tubos de sada reunido em um coletor geral que se comunica com o tanque mantido em vcuo, onde recolhido o filtrado. Se a torta tiver que ser lavada, o coletor de sada do filtrado dever ter uma derivao que vai at um segundo tanque em vcuo para recolher a gua de lavagem.

Filtros para separao slido-gs Na filtrao para separao de um slido de uma corrente gasosa utilizam-se equipamentos que tambm so chamados de coletores de p, com o objetivo de extrair toda e qualquer partcula arrastada pelo gs. So os chamados filtro de saco ou mangas, que utilizam como meio filtrante materiais de fcil substituio ou restaurveis. As ls de vidro e os tecidos so mais comuns. Os tecidos usados so: flanela, algodo, l, feltro, polister, poliuretano, polipropileno, nylon, acrilon, teflon e tecidos minerais, como o amianto. A temperatura mxima de utilizao do algodo de 80C e das fibras sintticas superior a 150C, havendo muitas vezes necessidade de resfriar os gases antes do filtro. Um modelo tpico utilizado na filtrao contendo ar e slidos o filtro-manga. O meio filtrante composto por mangas que so penduradas em um suporte. O gs passa pelas mangas onde ficar retido o slido (p). Periodicamente, o p retido removido por agitao mecnica vigorosa do conjunto de mangas preso ao suporte, saindo pela parte afunilada inferior. s vezes, a limpeza auxiliada com uma corrente de ar limpo em sentido contrrio ao do gs empoeirado.

TIPOS DE SEDIMENTADORES

Sedimentao mida A sedimentao mida (slido + lquido) pode ser contnua ou descontnua, dependendo da aplicao. Os sedimentadores contnuos so de tamanho limitado em vista da dificuldade de remover os slidos dos tanques maiores. Unidades de sedimentao descontnua so geralmente consideradas muito caras em relao aos custos de operao, em virtude da grande demanda de mo de obra necessria para manipular uma corrente de alimentao de porte razovel. Os sedimentadores contnuos so, portanto, mais utilizados.

Sedimentadores para slidos grosseiros Os sedimentadores para slidos grosseiros mais comuns so os de rastelos e o helicoidal. No decantador de rastelos, a suspenso alimentada em um ponto intermedirio de uma calha inclinada. Um conjunto de rastelos arrasta os grossos, que decantam facilmente, para a parte superior da calha. Chegando ao fim do curso, os rastelos so levantados e retornam para a parte inferior da calha onde, novamente, so levados at o fundo para raspar os slidos grossos. Devido agitao moderada promovida pelos rastelos, os finos permanecem na suspenso, que retirada atravs de um vertedor que existe na borda inferior da calha. O decantador helicoidal, possui uma helicoide que arrasta continuamente os grossos para a extremidade superior de uma calha semicircular inclinada. Mais uma vez, o movimento lento provocado pelo mecanismo transportador evita a decantao dos finos que saem com a suspenso atravs do vertedor. Estes dispositivos funcionam mais propriamente como classificadores ou separadores de primeiro estgio, uma vez que os finos tero que ser retirados posteriormente do lquido em decantadores de segundo estgio.

Sedimentadores para slidos finos A decantao dos finos pode ser realizada sem interferncia mtua das partculas (decantao livre) ou com interferncia (decantao retardada). De um modo geral, a

concentrao dos slidos que determina o tipo de decantao. As suspenses diludas so decantadas com o objetivo de clarificar o lquido, neste caso o equipamento que se emprega um clarificador. As suspenses concentradas destinam-se a produzir uma lama espessa e o decantador, neste caso, um espessador. Em ambos os casos, a construo a mesma. O decantador contnuo para slidos finos mais conhecido o cone de decantao, cuja alimentao feita atravs de um tubo central na parte superior do equipamento. O lquido clarificado recolhido em uma canaleta perifrica, sendo a lama retirada pela parte inferior por meio de uma bomba de lama ou por gravidade. O ngulo do cone destes decantadores no deve ser maior do que 45 a 60 para facilitar a descarga. medida que o dimetro de um cone decantador aumenta, sua altura vai aumentando proporcionalmente. Devido ao inconveniente das dimenses do cone decantador, existem decantadores de fundo muito pouco inclinados e munidos de rastelos que conduzem a lama para a sada. Os rastelos so braos (1, 2 ou 4) com paletas inclinadas de forma a conduzir a lama para o centro. Alm de conduzirem a lama para a sada, os rastelos tambm agitam brandamente a suspenso, facilitando a floculao. Quando reas muito grandes so requeridas para a decantao, usam-se decantadores de bandejas mltiplas, j que a capacidade de um decantador depende da rea disponvel para acumular os slidos. Cada bandeja ligeiramente inclinada e munida de rastelos presos ao eixo central. Funcionam como qualquer decantador, porm h um alimentador para cada bandeja.

Sedimentao seca A sedimentao seca feita por um equipamento denominado cmara gravitacional. So simples expanses do duto por onde escoa uma corrente gasosa. Se a seco transversal da cmara for suficientemente grande, a velocidade do gs ser pequena e as foras gravitacionais que agem sobre as partculas superam as cinticas, o que acarreta a deposio das partculas. O gs entra por um difusor que uniformiza a velocidade no interior da cmara e sai por um duto na extremidade oposta. O funcionamento pode ser melhorado com a incluso de chicanas ou telas, o que permite

aumentar a velocidade do fluido. O slido , ento, recolhido em funis no fundo da cmara.

Referncias Decantao e Filtrao FOUST, A. S.; WENZEL, L. A.; CLUMP, C. W.; MAUS, L.; ANDERSEN, L. B. Princpios das operaes unitrias. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1982. GOMIDE, R., Operaes Unitrias, Volume 1. So Paulo: Edio do autor, 1980. PERRY, R. H.; GREEN, D. W.; MALONEY, J. O. Chemical engineers handbook. 7. ed. Estados Unidos: McGraw Hill, 1997.

You might also like