You are on page 1of 2

O fogo a rpida oxidao de um material combustvel liberando calor, luz e produtos de reao, tais como o dixido de carbono e a gua.

.1 O fogo uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reao exotrmica de oxidao, ue emite radiao eletromagntica nas faixas do infravermel!o e visvel. "esse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiao e decorrente da combusto. #e bastante uente, os gases podem se tornar ionizados para produzir plasma.$ "ependendo das subst%ncias presentes e de uais uer impurezas, a cor da c!ama e a intensidade do fogo podem variar. O fogo em sua forma mais comum pode resultar em inc&ndio, ue tem o potencial de causar dano fsico atravs da ueima.

Fundamentos qumico e fsico

'ogo capturado em c%mera lenta. (!amamos de fogo o resultado de um processo termo umico muito exotrmico de oxidao. )eralmente, um composto umico org%nico como o papel, a madeira, os plsticos, os gases de !idrocarbonetos, gasolina e outros, susceptveis a oxidao, em contato com uma subst%ncia comburente *oxig&nio da atmosfera, por exemplo+ necessitam de uma energia de ativao, tambm con!ecida como temperatura de ignio. ,sta energia para inflamar o combustvel pode ser fornecida atravs de uma faisca ou de uma c!ama. -niciada a reao de oxidao, tambm denominada de combusto ou ueima, o calor desprendido pela reao mantm o processo em marc!a. Os produtos da combusto *principalmente vapor de gua e dixido de carbono+, em altas temperaturas pelo calor desprendido pela reao umica, emitem luz visvel. O resultado uma mistura de gases incandescentes emitindo energia, denominado c!ama ou fogo.

Influncia histrica

.nimao de um nativo do /anuatu esfregando um pedao de madeira contra outro para acender o fogo. O fogo foi a maior con uista do ser !umano na pr0!istria. . partir desta con uista o !omem aprendeu a utilizar a fora do fogo em seu proveito, extraindo a energia dos

materiais da natureza ou moldando a natureza em seu benefcio. O fogo serviu como proteo aos primeiros !omindeos, afastando os predadores. "epois, o fogo comeou a ser empregado na caa, usando toc!as rudimentares para assustar a presa, encurralando0 a. 'oram inventados vrios tipos de toc!as, utilizando diversas madeiras e vrios leos vegetais e animais. 1o inverno e em pocas glidas, o fogo protegeu o ser !umano do frio mortal. O ser !umano pr0!istrico tambm aprendeu a cozin!ar os alimentos em fogueiras, tornando0os mais saborosos e saudveis, pois o calor matava muitas bactrias existentes na carne. O fogo tambm foi o maior responsvel pela sobreviv&ncia do ser !umano e pelo grau de desenvolvimento da !umanidade, apesar de ue, durante muitos perodos da !istria, o fogo foi usado no desenvolvimento e criao de armas e como fora destrutiva. 1a antiguidade o fogo era visto como uma das partes fundamentais ue formariam a matria. 1a -dade 2dia, os al uimistas acreditavam ue o fogo tin!a propriedades de transformao da matria alterando determinadas propriedades umicas das subst%ncias, como a transformao de um minrio sem valor em ouro. 'onte 3i4ipdia !ttp566pt.7i4ipedia.org67i4i6'ogo

You might also like