You are on page 1of 14

A prxis da educao popular: consideraes sobre sua histria e

Lus Antonio Groppo1, Suzana Costa Coutinho2

seus desafios diante da consolidao do campo das prticas socioeducativas

Resumo
Por meio de reviso bibliogrfica e reflexo acerca das atuais caractersticas da educao popular no Brasil, percebe-se sua importncia histrica para a constituio do campo das prticas socioeducativas. Entretanto, seus princpios dilogo, luta pela libertao e diversidade so bastante subvertidos quando este campo se consolida. A recuperao da trajetria histrica da Educao Popular destaca suas origens nos tempos do populismo, sua vinculao aos movimentos sociais, sua participao na luta contra a ditadura e os desafios impostos desde o final do sculo XX. Tal recuperao da histria e dos princpios da Educao Popular visa inspirar educadores e movimentos insatisfeitos com os atuais rumos do campo no qual se inserem, a fim de propor e viver heterodoxias criativas.

Palavras-chave
Educao Popular. Prxis. Prticas Socioeducativas. Pedagogia Social. Educao No Formal.

1. Doutor em Cincias Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, professor do Programa de Mestrado em
Educao Sociocomunitria do Centro Universitrio Salesiano de So Paulo (Unidade Americana), pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnolgico). E-mail: luis.groppo@pq.cnpq.br. 2. Mestre em Educao Sociocomunitria pelo Centro Universitrio Salesiano de So Paulo, professora da Fundao Educacional Dom Jos DAngelo Neto, membro da ONG Centro Integrado de Apoio Mulher de Pouso Alegre e Regio (CIAMPAR). E-mail: suzana.coutinho@uol.com.br.

20

The popular education and the field of socio-educative practices: considerations on the history of popular education and its current
challenges
Lus Antonio Groppo*, Suzana Costa Coutinho**

Abstract
Through literature review and reflection on the current characteristics of popular education in Brazil, the historical importance of popular education is known for the formation of the field of socio-educative practices. However, the principles of popular education - dialogue, struggle for liberation and diversity - are quite subverted when this field is consolidated. The recovery of the historical trajectory of popular education emphasizes its origins in the time of populism, its relationship to social movements, its participation in the struggle against the dictatorship and the challenges imposed since the late twentieth century. This recovery of the history and principles of popular education movements aims to inspire educators dissatisfied with the current direction of the field where they belong, to live and to propose creative heterodoxies.

Keywords
Popular Education. Practice. Practice Social Educational. Social Education. Non Formal Education.

*Candidate for doctors degree at the State University of Campinas, professor at the Masters Program in Social Communitarian Education at Salesiano University Centre of So Paulo (Unidade Americana), CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnolgico) researcher. E-mail: luis.groppo@pq.cnpq.br. **Master in Social Communitarian Education at Salesiano University Center of So Paulo, professor at Dom Jos DAngelo Neto Educacional Foundation, ONGs member at Integrated Centre for Attention to Woman at Pouso Alegre and Region (CIAMPAR). E-mail: suzana.coutinho@uol.com.br.

21

Introduo
A partir dos anos de 1990, no Brasil, tornou-se afamado o termo educao no formal, desejando se referir a prticas educacionais que se distinguiam em seu modo de ser e objetivos em relao ao que seria a educao formal ou escolar. Mais recentemente, ganharam fora renovada os termos educao social e pedagogia social que, na verdade, na qualidade de vocbulos, so bem antigos, mas adquiriram muitos sentidos ao longo da histria e nos pases onde foram evocados. No seria surpresa um conflito entre os defensores de cada um dos rtulos, diante do atual processo de legitimao de um campo educacional que chamamos de campo das prticas socioeducativas. Este conflito vem se dando e parece estar sendo vencido pela pedagogia social. Qual seria a posio da educao popular neste debate e nesta constituio do campo das prticas socioeducativas? O objetivo deste artigo colaborar com a reflexo sobre tal questo, por meio de uma anlise fundada em pesquisa bibliogrfica sobre educao popular e educao nos movimentos sociais. Busca, ainda, colaborar com a compreenso de um conceitochave para educao popular, qual seja, o de prxis. Alm destes, um olhar panormico sobre a histria da educao popular no Brasil e seus desafios contemporneos. Cada um deles contribuiu com recursos e discursos oferecidos para legitimar este campo das prticas socioeducativas e construir sua ortodoxia, ou seja, seu prprio conjunto de ideias, valores e prticas tidos como legtimos. Para a construo desta ortodoxia, a histria recente e atual tem mostrado a grande importncia do dilogo das universidades com aqueles que tm sido os principais dotadores de recursos econmicos e simblicos para este campo: o Estado e o mercado social. Trs foram os principais discursos e conjunto de prticas socioeducativas produzidas nesta histria, refletindo em seu auge diferentes momentos da histria de consolidao do campo das prticas socioeducativas: a educao popular, a educao no formal e a pedagogia social. O deslocamento do discurso proeminente foi diretamente influenciado pela sedimentao do mercado social e pelo incremento da participao do Estado no campo das prticas socioeducativas (tornandose seu principal legislador, gerente e provedor). Primeiro, a educao popular. Seu ponto forte era o social, ou seja, o objetivo de revolucionar as estruturas da sociedade, promotoras de injustia e desigualdade. Quando o termo pedagogia social foi trazido para o Brasil, nas dcadas de 1970 e 1990, teve grande influncia dos valores da educao popular, como indica o clssico trabalho de Graciani (2001) sobre a pedagogia social de rua. Em um segundo momento, ganhou fora a proposta da educao no formal. Distintamente da popular, o ponto forte de seu iderio o educativo. Pesquisadores, que identificaram as diversas prticas de educao no formal no Brasil, destacaram as mltiplas intervenes educativas inventadas

O campo das prticas socioeducativas e a educao popular


Caracteriza o campo das prticas socioeducativas sua interseo entre o social e o educativo. Para seu nascimento, buscando distinguir-se da Educao Escolar e da Assistncia Social, concorreram diversos atores, como o mercado social3, o Estado e as universidades.

3. Denominao usada pelos autores para se referir ao chamado Terceiro Setor, composto pelas Organizaes No-Governamentais, fundaes empresariais e outros.

22

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

ou recriadas por educadores em locais distintos da escola, lidando com os mesmos educandos, oriundos das camadas populares da educao popular e da pedagogia social. A educao no formal apresentou uma proposta que enfatizava a metodologia educacional como seu diferencial. Com objetivos mais abertos e institucionalizao fraca, parecia haver espao mais substancial para se cultivar uma amplitude de metas, objetivos e prticas, destacando-se as atividades esportivas, ldicas e artsticas (GOHN, 2005; SIMSON; PARK; FERNANDES, 2001; PARK; FERNANDES, 2005). Terceiro, a pedagogia social, que volta a fazer o social do socioeducativo ser o adjetivo proeminente (GARCIA, 2005). Contudo, outra a sua concepo de social: em vez de estruturas injustas a romper pela luta popular, o social aparece para a pedagogia social na forma da excluso, situao de risco ou necessidade de cuidado. Os educandos so os excludos (CALIMAN, 2010; GARRIDO; SILVA; EVANGELISTA, 2011; SILVA, 2010). A pedagogia social, apoiada pelo mercado social e orientada pelas polticas sociais do Estado, vem ganhando proeminncia. Sua tendncia a promoo de outro tipo de institucionalizao no campo das prticas socioeducativas, distintas da institucionalizao escolar, pois que so outros os objetivos expressos. Se o objetivo declarado do campo escolar a aprendizagem de saberes poderosos, no campo das prticas socioeducativas a incluso social. A pedagogia social, reforando o caminho da legitimao deste campo, pretende consolidar uma cincia prpria para as prticas socioeducativas a prpria pedagogia social que seria a base da formao, igualmente institucionalizada, dos educadores sociais, habilitados em cursos legitimados pela pedagogia social e orientados por esta cincia. Contudo, o jogo ainda est em aberto. Na vida social, sempre est em aberto. Novos candidatos a formular outras concepes

sobre as prticas socioeducativas podem aparecer. Para tanto, ser imprescindvel o conhecimento das tradies que fizeram a histria deste campo, revivendo seus desejos e ideais, como a educao no formal e a educao popular, que ainda tm grande fora e apelo e podem informar aqueles que se incomodam com os atuais contornos do campo das prticas socioeducativas ou discordam do papel que a educao popular foi relegada. Neste sentido, retomar alguns dos conceitos centrais da educao popular pode ser de grande contribuio para este empenho. Iniciamos com o conceito de prxis.

Educao popular como prxis


O conceito de prxis, elaborado por Marx, compreende uma ao transformadora realizada pelo ser humano, pela qual ele transforma o mundo e tambm se transforma:
[...] o ser humano existe elaborando o novo, atravs da sua atividade vital, e com isso vai assumindo sempre, ele mesmo, novas caractersticas. (KONDER, 1992, p. 106).

o trabalho, na viso de Marx, que torna o ser humano sujeito diante do objeto, e essa capacidade de transformao (do mundo e de si mesmo) que faz a sua histria. A partir dessa concepo, Freire afirma que
a desumanizao realidade histrica e negao de nossa vocao ontolgica [...]. A superao desta condio possibilidade histrica da qual se ocupa todo homem e toda mulher revolucionrio(a). (FREIRE apud SCHNORR, 2005, p. 71).

Por isso, constri-se uma prxis revolucionria que contm a educao como um elemento fundamental. No se trata, no entanto, de qualquer forma de educao, mas de uma educao que se compromete com a

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

23

libertao das pessoas que esto nela envolvidas, dos seus sujeitos educando-educadores. Para Freire (2009), trata-se de uma educao humanizadora, libertadora e crtica, que no existe sem conflitos, pois seu papel tambm desmitificar a opresso que h mesmo dentro do oprimido, nas relaes nas quais se identifica como menos. O papel de tal prxis educativa a realizao do ser mais, da humanizao dos homens e mulheres envolvidos nessa prxis. Chega-se ao conceito de prxis educativa popular, ou seja, a ao de ensinar-eaprender coletivamente com a finalidade de transformao libertadora de uma condio desumana. Ao e reflexo so componentes do que se chama prxis e, para Freire, tornamse uma palavra nica, pois evidenciam uma reciprocidade e complementaridade. O sentido da prxis educativa popular est na intrnseca relao entre teoria e prtica da educao, que se realiza a partir do dilogo entre os sujeitos envolvidos. por meio das discusses que as vises de mundo se manifestam e podem ser questionadas, desmitificadas e, assim, abrir espao para um novo conhecimento que leve a uma nova ao. No se trata de um dilogo compreendido como mera troca de palavras, mas de uma relao que se funda na capacidade de ouvir, questionar e de provocar a uma nova prxis, no imposta ou repassada, mas construda por essa relao dialgica. A prxis poltico-pedaggica de Freire tem como pressuposto o dilogo. Por isso, o autor se refere ao como uma concepo dialgica, ou ainda educao dialgicodialtica (GADOTTI, 2000, p. 3). No entanto, talvez seja esta uma das categorias mais incompreendidas, tanto por crticos como por seguidores de Freire. Ser importante para este trabalho a compreenso do dilogo freireano. Em sua obra Extenso ou comunicao?, Freire (1977) aponta como fundamental para

uma prtica educativa libertadora, dentro de uma perspectiva humanista4, o conceito de comunicao, contraposto ao de extenso, este no sentido de transferir, entregar, depositar. Para Freire, a comunicao que possibilita aos sujeitos a coparticipao no ato de pensar, o que se d por meio da reciprocidade, da intencionalidade e da no passividade. A comunicao , pois, dilogo, assim como o dilogo comunicativo (FREIRE, 2010, p. 67). Neste sentido, dilogo pressupe ouvir e falar. Saber escutar um dos saberes necessrios aos educadores, conforme a obra Pedagogia da Autonomia. Trata-se de uma ao crtica para poder intervir no dilogo, no falar com, e no apenas discursar para. No entanto, no deve o educador desconsiderar seu papel nessa relao dialgica, de interveno tambm crtica que ajude a superar vises fatalistas, deterministas, opressoras. No se trata de um ouvir e de um falar sem o compromisso com a libertao e com a humanizao das pessoas. Pelo contrrio, procurar ouvir e compreender quem diz a palavra, considerando tambm a linguagem, as imagens e os smbolos presentes, leva a, de forma criativa, se posicionar e mesmo discordar e se opor, mas nunca de forma autoritria, porque ouviu atentamente quem tinha a palavra. Um ouvir que se baseia tambm no acolhimento do outro, na tolerncia e na disponibilidade mudana, no respeito diferena, pois no se coloca sobre o outro, entre tantas qualidades necessrias a quem quer dialogar (FREIRE, 2008, p. 119-120). Em Pedagogia do oprimido, Freire ressalta o carter dialgico da prtica educativa libertadora, adjetivando-a de problematizadora. Prxis que nega o depsito, a narrativa ou a transferncia de conhecimento, para anunciar a dialogicidade como essncia da educao (FREIRE, 2009, p. 78). Freire (2009) chama sua prxis de

4. Para Freire, humanismo refere-se humanizao dos seres humanos, um humanismo cientfico que rejeita toda e qualquer forma de manipulao, pois que busca a libertao, esperanosamente crtico (FREIRE, 2010, p. 74.).

24

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

educao problematizadora porque, por meio do dilogo, busca estimular a reflexo e a ao de homens e mulheres sobre a prpria realidade. Dilogo que palavra verdadeira, capaz de transformar porque tambm capaz de pronunciar o mundo. Dilogo que amor: o que impossibilita que se torne uma relao de dominao. Torna-se um ato de coragem e de compromisso com os homens e mulheres oprimidos. Compromisso que exige encontro dos sujeitos e encontro que exige compromisso para a realizao da tarefa comum de libertarem-se e de transformarem sua realidade. Dilogo que renuncia a autossuficincia e exige a abertura ao outro, sua contribuio. O que exige tambm a confiana dos sujeitos que dialogam, criando uma relao horizontal, o companheirismo; relao que, por sua vez, exige que as intencionalidades sejam ditas e que haja coerncia entre o dizer e o fazer. Outra exigncia a da esperana, pois sem ela fica vazio o encontro, tornando-o burocrtico e fastidioso, pois se no se considera possvel a mudana, porque se mobilizariam as pessoas, em que empenhariam suas foras e seus projetos? E ainda, exigncia do dilogo, para Freire, tambm o pensar crtico, reconhecendo a solidariedade entre mundo-homens e percebendo a realidade como processo, sendo possvel e vivel a transformao permanente da realidade, para a permanente humanizao dos homens (FREIRE, 2009, p. 89-95).

apresentavam a marca de uma poltica criativa e apaixonada. Mostravam que os subalternos poderiam elaborar uma viso prpria de mundo e colocar em marcha uma nova maneira de fazer poltica. A rigor, possvel dizer que os movimentos de libertao latino-americana so a verso tropical do que Gramsci havia delineado como filosofia da prxis, quer dizer, de uma filosofia que se faz poltica e de uma poltica que inspira a filosofia (SEMERARO, 2009, p. 100). A dcada de 1950, no Brasil, marcada pela acelerao do desenvolvimento econmico e da modernizao, construda pela poltica desenvolvimentista. Esse perodo tambm foi, nos dizeres de Fvero (1983, p. 8),
[...] prdigo no transplante de experincias geradas em outro contexto: extenso rural, desenvolvimento de comunidades, educao de base, educao de adultos.

Educao popular: histria e prxis


A histria da educao popular no Brasil e na Amrica Latina, a partir do final da dcada de 1950, s poder ser contada em complementaridade com a histria dos movimentos populares. Ainda, a filosofia, a pedagogia, a teologia, a economia, a arte e a literatura latinoamericana que nasciam dessa prxis libertadora

Essas expresses e aes anunciavam um determinado projeto poltico e de sociedade, ligado ao desenvolvimentismo e a uma ideia capitalista de democracia. Necessitava-se alfabetizar homens e mulheres para a disputa poltica regional e nacional e, tambm, para o trabalho nas indstrias. No entanto, na dcada de 1960, essas expresses tomaram novo sentido, contraditrio ao primeiro uso. De forma crtica e criativa, buscou-se a construo de um projeto poltico em vista da superao da dominao do capital sobre o trabalho, debate presente nos diversos setores da sociedade brasileira, dos camponeses s universidades (STRECK, 2009). Consideram-se, como pontos fundantes desse momento, no Brasil, segundo Brando (1987): a gestao das ideias e prticas de Paulo Freire, as experincias de educao do Movimento de Educao de Base (MEB), os trabalhos desenvolvidos pelos movimentos de cultura popular e pelos centros populares de cultura e a elaborao, pelo Ministrio da Educao e

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

25

Cultura, do Programa Nacional de Alfabetizao. Trata-se do que Brando (2002, p. 145) chama de amplo, difuso e intenso movimento conduzido por educadores pedagogos e no pedagogos de formao. Propostas ainda frgeis, em um sentido de experimentao. Trabalho pedaggico quase nunca formalmente escolar, realizado no campo e na cidade, envolvendo grmios estudantis, agncias da Igreja Catlica, sindicatos e o que seriam considerados os movimentos populares. Como principal idealizador, Paulo Freire, e os movimentos de cultura popular seriam sua agncia prioritria de criao de ideias e de realizao de experincias (BRANDO, 2002, p. 145). As propostas e iniciativas concretas do que se chamou de educao popular foram germinadas por uma ampla frente polissmica de ideias e de aes, nunca to poltica ou ideologicamente centralizada (BRANDO, 2002, p. 145). Importante salientar, conforme Bezerra e Brando (1987), que, entre os anos de 1959 e 1963, boa parte dessas aes tinha ou o patrocnio ou o respaldo do governo (tanto federal, como estadual e municipal). Em alguns casos, elas estavam nas estruturas do Estado, como a Campanha Nacional de Alfabetizao, que no se realizou por conta do golpe militar de 1964 (BRANDO, 2002). Essas aes eram realizadas como que em carter de urgncia:
[...] as instituies no se contentavam com a criao de ncleos de participao limitada [...], mas tendiam a uma atuao de massa, de cunho sensibilizatrio e mobilizatrio. (BEZERRA; BRANDO, 1987, p. 24).

Segundo esses autores, o objetivo era o de chegar s coletividades por mediaes com ampla capacidade de mobilizao. O MEB foi um projeto da Igreja Catlica para alfabetizao de jovens e adultos, tendo frente, entre outros, lvaro Vieira Pinto, que propunha discutir o tipo de homem que se deveria formar para o tipo de desenvolvimento,

nacional e autnomo, que se desejava (DIAS; ARAJO, 2002). O MEB buscou a interface entre educao de base e educao popular. Como explica Wanderley (2010, p. 29), para superar os valores importados, o caminho foi o da animao popular, realizada por meio do rdio, de caravanas populares de cultura, das publicaes diversas, das manifestaes da arte e da cultura do povo. Buscava-se, tambm, entrelaar as noes de cultura e conscincia histrica. Nesta linha, o MEB e outros movimentos de cultura popular como a Ao Popular que chegaram ao teatro, ao cinema, msica e ao rdio, marcam esse momento da educao popular no Brasil. Os diversos meios de mobilizao popular (que iam da alfabetizao de adultos aos festivais de cultura, entre outros) eram tambm instrumentos de conscientizao, politizao e organizao do povo. Sua validade estava na possibilidade que apresentavam para a libertao do povo de suas alienaes (FVERO, 1983, p. 24). Tambm dessa poca a formao dos Centros Populares de Cultura (CPC), por meio da atuao da Unio Nacional dos Estudantes (UNE). Criados em 1961, esses centros se espalharam rapidamente pelo pas. No campo, os camponeses se organizavam principalmente por meio do MEB e das Ligas Camponesas. J na dcada de 1950, as Ligas procuravam mobilizar e organizar os camponeses, por meio de reivindicaes de seus direitos, como a posse da terra, o voto e a autonomia para se organizarem. Esse processo de reivindicao tornou-se mais revolucionrio no incio da dcada de 1960 (KADT, 2007). Este perodo o que marca as caractersticas fundamentais da educao popular, suas fontes e seus desafios. Entre as fontes, pode-se citar o pensamento de Paulo Freire, a Teologia da Libertao, as Teorias do Desenvolvimento e da Dependncia, o referencial marxista e as experincias revolucionrias de outras partes do mundo, em

26

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

especial da Amrica Latina (PALUDO, 2009). no incio da dcada de 1960 que Paulo Freire faz a experincia de seu mtodo de alfabetizao de adultos, no bojo do Movimento de Cultura Popular (MCP). Freire integrou o MCP e essa passagem, como informa Streck (2009, p. 65), a partir de entrevista do prprio Freire, abriu-lhe uma larga possibilidade de aprendizado e gestao de uma teoria pedaggica, citando tambm a influncia de tericos como John Dewey e Jean Piaget. Freire aplicou com sucesso o seu mtodo de alfabetizao de adultos em Angicos, cidade do Rio Grande do Norte, durante o governo de Miguel Arraes, em 1963. Por isso, foi convidado para aplic-lo tambm a nvel nacional. Mas o projeto, assim como todo o projeto de educao popular, foi abortado com o Golpe Militar de 1964. Exilado no Chile, em 1967, o educador escreveu, a partir de suas experincias no Brasil e no Chile e diante de um mundo em transformao, aquela que seria sua obra mais importante: Pedagogia do Oprimido. Com o perodo da ditadura militar, os movimentos populares que deram origem educao popular se desarticulam no incio para, depois, reapresentarem-se com outras propostas, novos sujeitos e novas formas de agir. No entanto, esse primeiro perodo lana as bases e forma as lideranas para continuar o processo de se repensar a sociedade e buscar sua transformao a partir e com os oprimidos. No perodo que se seguiu ao golpe de 1964 at 1989, a educao popular fortemente associada aos movimentos sociais e suas lutas pelos direitos polticos, civis, sociais e econmicos. Segundo Arroyo (2003, p. 31), esses movimentos sociais atuaram como pedagogos no aprendizado dos direitos sociais. Brando (2002, p. 150) afirma que entre os anos de 1970 e 1980, ao longo dos governos militares e da abertura poltica, houve toda uma intensa associao entre a educao popular e os movimentos populares. Nessa fase, o

movimento operrio, o novo sindicalismo, com formas diversas de articulao, buscou se aproximar dos movimentos que lutavam por direitos, ainda que de forma dispersa (ARROYO, 2003). desse perodo tambm o advento de vrias modalidades de pesquisa participante, vinculadas s ideias e prticas da educao popular (BRANDO, 2002). Foram criadas redes de tericos e praticantes, realizados congressos e encontros, inclusive internacionais, publicados livros e artigos e produzidos trabalhos acadmicos de mestrado e doutorado sobre a pesquisa participante. Destacam-se, tambm, na dcada de 1970, o trabalho realizado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formadas por grupos de jovens, de noivos ou casais e clubes de mes, entre outros, e os ncleos de trabalhadores vinculados s pastorais, como a operria e a da terra. Ainda nessa dcada, bem como no incio da seguinte, os grupos de oposio sindical, sindicatos e associaes educacionais e culturais no podiam realizar atividades polticas e eram vigiados. O trabalho educativo passou a ser visto tambm como resistncia e contestao da ordem institucional, mas, no entanto, sem o discurso poltico explcito (MANFREDI, 2009). Os centros de assessoria educao popular tornaram-se os lugares pblicos onde se reelaboraram novas snteses do mtodo dialgico de Paulo Freire (MANFREDI, 2009). Os centros de assessoria educao popular transformaram-se nas ONGs da dcada de 1980, politizadas e articuladas a partidos, sindicatos e alas da Igreja progressista (GOHN, 2005, p. 85). No Brasil, nos anos de 1970 e 1980, as ONGs cidads e militantes estiveram por detrs da maioria dos movimentos sociais populares urbanos que delinearam um cenrio de participao na sociedade civil, trazendo para a cena poltica novos personagens, contribuindo decisivamente para a queda do regime militar e para a transio democrtica no pas. As ONGs contriburam para a reconstruo do conceito de

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

27

sociedade civil, termo originrio do liberalismo, que adquire novos significados, menos centrados na questo do indivduo e mais direcionados para os direitos de grupos (GOHN, 2005). Para Semeraro (2009, p. 107),
[...] a prxis libertadora e as crescentes presses de movimentos populares juntamente com outras foras sociopolticas concorreram para minar e derrubar os regimes militares no Brasil e na Amrica.

O autor aponta para uma mudana nas concepes poltico-pedaggicas desses movimentos, afirmando que, no incio dos anos de 1980, encerrava-se um ciclo histrico e se esgotavam tambm muitas concepes e prticas poltico-pedaggicas originadas em seu seio (SEMERARO, 2009, p. 107). Citando Freire, Semeraro destaca a passagem dos processos de conscientizao e de libertao para uma prtica da transformao da realidade:
[...] as aes de resistncia, os crculos de cultura, as comunidades de base, as prticas educacionais e as associaes populares de bairro surgidas durante a ditadura haviam cumprido o seu papel de fermentao e de reivindicaes. (SEMERARO, 2009, p. 107).

Os conceitos gramscianos so recebidos na Amrica e no Brasil, mudando tanto a linguagem de pessoas dos setores acadmico, poltico e dos movimentos sociais quanto as formas de organizao e ao, no final dos anos de 1970 e incio dos anos de 1980. Sociedade civil, Estado ampliado, escola unitria, intelectual orgnico e bloco histrico, entre outros conceitos, comeam a popularizar-se, tanto no mundo acadmico, como no poltico e nos movimentos populares. Paulo Freire um dos que percebe esse fenmeno e se sintoniza com ele (SEMERARO, 2009, p. 110). Nas palavras de Streck (2009, p. 68), o que interessava no era mais o confronto

direto com o Estado, mas a ocupao de espaos na sociedade civil que garantissem a construo de um projeto de cunho popular. tambm nesta poca (1980) que se cria o Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Paulo Freire um dos membros fundadores, e que passa a representar as expectativas cultivadas ao longo de duas dcadas de silenciamento dos movimentos, muitas vezes na clandestinidade. Ainda, neste perodo, formamse importantes lideranas, tanto no mbito dos sindicatos como no das CEBs (STRECK, 2009). Outras instituies so organizadas pelos trabalhadores do campo e da cidade. Entre algumas delas, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), iniciado em 1980, que assumiu a matriz pedaggica freireana na formao de seus quadros e lideranas. A Central nica dos Trabalhadores (CUT), criada em 1983, constitui seu Departamento Nacional de Formao, tambm adotando a pedagogia freireana como uma das suas matrizes fundantes (MANFREDI, 2009, p. 143). No entanto, nem todas as experincias de organizao e ao polticas resultaram no esperado projeto de democracia popular, almejado pelos movimentos sociais populares das dcadas de 1970 e 1980. De acordo com Semeraro (2009, p. 114),
[...] as preocupaes eleitorais, a corrida para os cargos executivos, a governabilidade e a burocratizao dos partidos acabaram por marginalizar muitos movimentos sociais e esvaziar suas dinmicas revolucionrias.

A dcada de 1990 chega repleta de mudanas na economia e no mundo do trabalho, afetados, por um lado, pela hegemonia do projeto neoliberal e, por outro, pelas novas tecnologias de comunicao. Com a abertura poltica, em meados da dcada de 1980, h novas configuraes no campo poltico e partidrio. A sociedade dita

28

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

civil tambm se reinventa, surgindo o que se denomina de novos movimentos sociais. Na percepo de Ledezma e Bazn (2009, p. 137), marcado por um novo projeto de homogeneizao cultural e de unipolarizao, o neoliberalismo
[...] tem definido uma nova conjuntura na qual os movimentos sociais e os processos de libertao e autonomia social, cultural e econmica foram deslocados da centralidade sociopoltica.

militantes da sociedade civil, perdem dois atributos radicais do passado. Primeiro, deixam de ser, com exclusividade, movimentos de classes trabalhadoras. Segundo, no so mais movimentos de ao revolucionria direta via enfrentamentos radicais com o sistema de poder. Outra caracterstica do campo social dos movimentos no Brasil (mas tambm na Amrica Latina e em todo o mundo)
[...] a crescente criao de frentes de aliados, ao lado de uma contnua criao e extenso de redes de intercomunicao e de teias de mtuo compromisso entre unidades e unies de movimentos sociais. (BRANDO, 2002, p. 271).

Segundo os autores, nessa conjuntura, o espao e a prtica dos movimentos se metamorfosearam ou evaporaram. Para os proponentes, h uma dificuldade dos movimentos, neste novo contexto, de construir um cenrio alternativo e de
[...] estruturar discursos e estratgias que articulem educao com sociedade, cultura, economia e poltica em sua perspectiva de empoderamento real da sociedade civil. (LEDEZMA; BAZN, 2009, p. 138).

Apesar destes limites, vrios movimentos, com razes nos perodos anteriores aqui abordados, marcaram presena na cena poltica, construindo, de acordo com Wanderley (2010, p. 68-69),
[...] os mecanismos de fortalecimento dos prprios movimentos e lutando por reformas polticas que eliminassem os ressaibos ditatoriais e avanassem numa efetiva democratizao, ora buscando articulaes em redes e fruns.

No campo da educao, surgem novos conceitos e novas formas de se organizar e agir, assim como novos movimentos sociais, neste novo modo de ser e se fazer movimento social. De acordo com Brando (2002), os movimentos populares, sendo organizaes dinmicas e

Paludo (2009, p. 49) denomina de Campo Popular a articulao das diversas organizaes do povo poltico, com seus aliados. Esses ltimos seriam algumas ONGs, alguns setores das Igrejas, partidos, personalidades e intelectuais comprometidos com as causas populares. A autora ainda salienta que, apesar das contradies e da diversidade de matizes, esse campo plural e tem como referencial a transformao das sociedades. Alis, sobre as ONGs, preciso distinguir organizaes que colaboram para a criao de espaos e formatos de participao e de relaes sociais (GOHN, 1997, p. 304), das que se tornaram pequenas empresas do terceiro setor, em busca de recursos pblicos e no pblicos para sua sobrevivncia, sem o compromisso de uma atuao crtica junto s comunidades onde se instalam, reforando a lgica capitalista. Entretanto, so estas ltimas ONGs as que tm prevalecido dentro do crescente mercado social que se fortalece neste incio de sculo XXI, levando as demais ONGs e entidades comprometidas com a educao popular a se adaptar aos ditames do mercado social e das regulamentaes do Estado.

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

29

Perspectivas
A diversidade sempre foi uma caracterstica do movimento de educao popular no Brasil. No perodo que se iniciou em 1990 e nos tempos atuais, no diferente. As ONGs se consolidam, com diferentes mtodos e finalidades de trabalho, mas vrias ainda com o ideal da educao popular e da transformao da realidade. Sua sustentabilidade financeira vinha, basicamente, das agncias internacionais de cooperao. No entanto, a partir dos anos 2000, essa realidade se transforma, com as agncias colocando seus recursos em outras regies do planeta, como a frica e a ndia. Muitas organizaes ou fecham as portas ou se adaptam as novas formas de captao e mobilizao de recursos, como os convnios em parceria com os setores governamentais, fundaes e instituies nacionais e internacionais. Essa mudana no foi somente de fonte, mas tambm de ao: para captar recursos, as ONGs tiveram que adaptar seu trabalho s demandas das financiadoras, o que nem sempre se equivale s demandas das comunidades e grupos atendidos. Mesmo assim, possvel distinguir alguns movimentos e aes de educao popular, dentro da diversidade e das dificuldades dos trabalhos realizados nessa fase. Oliveira (2006, p. 11) informa que na dcada de 1990, as propostas de educao popular no se limitaram s
experincias de educao poltica das massas, ou mesmo, alfabetizao de jovens e adultos e ensino supletivo para fraes das camadas populares, realizados predominantemente nos espaos no-escolares da sociedade civil.

Segundo a autora, houve experincias de escolarizao regular e extraescolares de preparao para a escolarizao de nvel superior. Ressalta, nesse perodo, o Movimento Sem Terra e a Central nica dos Trabalhadores,

bem como, no mbito do Estado, as experincias de educao popular desenvolvidas nos municpios e estados com os governos ditos democrticos e populares. D destaque tambm para o Movimento de Pr-Vestibulares Populares que surgem na metade da dcada de 1980, com forte crescimento entre os anos de 1994 e 1999 (cerca de 57%), e que contam com o envolvimento dos sujeitos coletivos como a Igreja Catlica, os movimentos negro, estudantil, sindical e comunitrio (OLIVEIRA, 2006, p. 14). na dcada de 1990 que a educao de adultos recebe novo nome: Educao de Jovens e Adultos (EJA). Ainda nesta dcada, surge o Movimento de Educao Popular e Sade, que rene agentes comunitrios, profissionais da rea de sade e pesquisadores. Como frente de luta, o tema da sade foi constante nas dcadas de 1970 e 1980, mas, como movimento unindo as duas temticas, seu nascimento se d a partir do Simpsio Inter-Americano de Educao para a Sade, no Rio de Janeiro (FANTIN, 2000). Em 2003, com a eleio do candidato Lula para presidente da Repblica, o tema da educao popular como poltica pblica volta a ser colocado na pauta dos movimentos populares que atuam nessa rea. Seja pelo financiamento pblico de atividades de formao pedaggica dos movimentos, seja pela organizao das atividades de participao popular (como as conferncias de polticas pblicas), o debate sobre Educao Popular e Estado retorna. A criao do Setor de Mobilizao Social, que permitiu a articulao da Rede de Educao Cidad (RECID), outro diferencial desse momento poltico. A experincia mais fortemente ilustrativa de perodos anteriores, da relao poltica pblica e educao popular foi a gesto de Paulo Freire como Secretrio de Educao de So Paulo, no governo de Luza Erundina, em 1989 (RECID, 2009b). Alm dessa experincia, pode ser lembrado o governo de Celso Daniel (19972000), no municpio de Santo Andr (SP), que

30

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

contribuiu para a formulao da concepo de gesto pblica orientada por princpios da educao popular. Outra experincia significativa nesse campo a do Oramento Participativo, especialmente a de Porto Alegre (RS), implementado na gesto 1999-2002, que envolveu gesto democrtica e o controle social. Em 2003, a ampla participao dos movimentos populares na eleio de Lula teria se refletido em aes dentro dos Ministrios. Alguns desses ministrios buscaram desenvolver polticas pblicas e, com o tempo, ensaiaram polticas intersetoriais (RECID, 2009b). Ainda em 2003, algumas tentativas foram lanadas, destaque para a que resultou na articulao da Rede de Educao Cidad (RECID), ligada inicialmente ao Programa Fome Zero (RECID, 2009b). As tentativas, realizaes e dificuldades da RECID, investigadas em pesquisa de um dos autores deste artigo, ilustram os prprios dilemas da educao popular no incio do sculo XXI. Por sob o discurso da transformao social e da educao popular mobilizadora, os agentes do que seriam os atuais movimentos sociais tantas vezes comportam-se como representantes de uma ONG em busca de mais recursos, para o fortalecimento de sua entidade neste mercado social que hegemoniza o campo das prticas socioeducativas.

Consideraes Finais
Tendo como referncia a caminhada histrica da Educao Popular no Brasil (perpassando tambm pela Amrica Latina), buscou-se, aqui, explicitar a prxis, ou as prxis, poltico-pedaggicas da educao popular. Percebe-se que, apesar da mudana de paradigmas, principalmente, a partir da dcada de 1990, os princpios fundantes dessa prxis continuam tendo validade, e o que caracteriza o seu conjunto. Esses princpios poderiam, resumidamente,

ser listados como pedaggicos, polticos e organizativos. No primeiro, encontramos o dilogo como caminho fundamental; no segundo, a transformao das realidades de desumanizao, como objetivo de luta; e no terceiro, a diversidade que no exclui, pelo contrrio, busca articular-se de vrias formas em torno dos objetivos comuns. Os caminhos histricos da educao popular nos ensinam que seu nascimento deuse no interior mesmo de uma interessante confluncia entre Estado e organizaes sociais, como Igreja e universidades, nos tempos do populismo no Brasil e na Amrica Latina, que forou o Estado, no incio dos anos 1960, a apoiar financeiramente projetos de educao e cultura popular com forte teor crtico e mobilizador de populaes. Depois, a educao popular viveu e reviveu apesar das ameaas e da represso dos governos militares. Foi um ator fundamental no processo de redemocratizao do pas. Ela vai penar e perder muito de seu sentido original no final do sculo XX e incio do sculo XXI, em parte porque alguns dos seus objetivos foram realmente atingidos com o fim da ditadura e a conquista de importantes direitos sociais e espaos de participao popular. Mas, principalmente, pela ressignificao das prticas socioeducativas operada pelo mercado social, pelas novas diretrizes do Estado e pela ortodoxia criada pela pedagogia social. Aqueles princpios da prxis da educao popular e os ensinamentos deixados pela histria e elencados nesta anlise so pontos de partida fundamentais para quem deseja contestar as atuais feies do campo das prticas socioeducativas, bem como propor heterodoxias contra a ortodoxia que vai se tornando dominante. Informam e revelam construes de outros tempos ao educador insatisfeito com os cerceamentos que tais prticas socioeducativas tm recebido do Estado e do mercado social, em troca de recursos financeiros, de reconhecimento e legitimidade.

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

31

32

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

Rev. Ed. Popular, Uberlndia, v. 12, n. 2, p. 20-33, jul./dez. 2013

33

You might also like