You are on page 1of 15

Edifcios Energia Zero

ndice
Sumrio Executivo ......................................................................................................................... 2 Introduo ..................................................................................................................................... 2 O que so os Edifcios de Energia Zero ? ....................................................................................... 3 Metas Europeias e Nacionais de Energia ...................................................................................... 5 Vantagens e Desvantagens dos ZEBs ........................................................................................... 7 Caso de Estudo Faculdade de Cincias da Universidade de Copenhaga ................................... 9 Concluso .................................................................................................................................... 14 Referncias Bibliogrficas ........................................................................................................... 15

1 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Sumrio Executivo

A Humanidade debate-se, cada vez mais, com a urgncia em encontrar diferentes formas de produzir a energia que utilizamos no nosso quotidiano. Actualmente, esta questo prende-se, essencialmente, na diminuio da energia utilizada e no tanto no reaproveitamento da mesma. Contudo, ao realizar este trabalho, pensa-se que a eficincia energtica obtm-se reaproveitando toda a forma de energia produzida, nomeadamente usando tudo o que a Natureza nos fornece. Grande parte deste trabalho est a ser feito ao nvel dos edifcios, mais precisamente no facto de estes se tornarem auto-sustentveis a nvel energtico. Os Edifcios de Energia Zero (ZEBs), so as infra-estruturas do futuro. Tirando o mximo partido de todas as energias renovveis, principalmente da energia solar, estes edifcios so concebidos de forma a produzirem toda a energia utilizada, de forma a reduzirem a emisso de CO2 para a atmosfera e o consumo energtico. Embora este conceito ainda no esteja implementado a 100%, j existem certos edifcios que produzem mais energia do que aquela que consomem (Zero Net Buildings), sendo que o excesso de energia vendida ou reaproveitada por outros edifcios ou por outras entidades.

Introduo
A discusso acerca da influncia do Homem nas caractersticas do nosso Planeta tem sido algo patente no nosso dia-a-dia. Desde o incio da nossa formao que nos deparamos com conceitos como: o buraco na camada de ozono, recursos renovveis, recursos no renovveis, efeito de estufa, alteraes climatricas, etc.. Cedo comeamos a ser alertados para os problemas resultantes da utilizao desmedida de determinados recursos, tais como a escassez destes e as suas consequncias ambientais, e a ser sensibilizados para a importncia ou necessidade de encontrar solues ou alternativas. Uma das solues em desenvolvimento hoje em dia, tem o nome de Edifcios de Energia Zero. Tenta-se, neste trabalho, dar a conhecer esta temtica, uma vez que ser o futuro da Humanidade no que diz respeito utilizao de energia.

2 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

O que so os Edifcios de Energia Zero ?

O que so os Edifcios de Energia Zero (ZEBs Zero Energy Buildings) e porque sero eles imperativos no futuro ?

Prdios comerciais e residenciais so grandes consumidores energticos. Nos EUA, consomem 40% da energia primria e 70% de toda a electricidade produzida. Se continuarem neste ritmo, em 2025 estaro a consumir mais do que o sector industrial e de transportes juntos. A esperana est nos Edifcios de Energia Zero, que ao longo de um ano produzem toda a energia que consomem. Os mtodos de produo podem ser os mais diversos. Tanto na Europa como nos Estados Unidos, o mais comum so os painis fotovoltaicos, que usam a energia do sol para gerar energia. Tudo depende das caractersticas de cada regio. Por exemplo, a Alemanha tem menor incidncia de sol relativamente a outros pases europeus, entretanto produz mais energia solar devido sofisticao das tecnologias utilizadas e incentivos governamentais. Para ser considerado ZEB, um edifcio precisa tambm contar com moradores conscientes, capazes de viver com um "oramento energtico" determinado pela capacidade de produo do sistema adoptado.

(Fig.1 Esquematizao de um Edifcio de Energia Zero (Troca de Energia))

Que outras fontes alternativas, alm da energia solar, podem ser utilizadas ?

O sistema fotovoltaico o mais comum por causa de sua simplicidade; so placas estticas de captao da luz solar colocadas num telhado. Mas possvel, tambm, ter um gerador elico no topo do edifcio e gerar energia a partir do vento. Outras alternativas so a biomassa e at a geotermia, gerada atravs do calor proveniente do interior da Terra ou do vapor de fontes de gua subterrneas.

3 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Um edifcio pode produzir mais energia do que consome ?

Sim, pode, e os que conseguem so chamados de Net Positive Buildings. A Alemanha possui um sistema bem desenvolvido que conta com um programa para incentivar a adopo de energias renovveis chamado feed-in tariff. Esse mecanismo garante o pagamento de um bnus para a energia que seja produzida. Nos EUA, existe um sistema parecido na Florida, onde o consumidor recebe 25 dolres se vender a energia produzida na sua prpria casa. Trata-se de um sistema que estimula a produo excedente de energia limpa nas habitaes.

Qualquer tipo de edifcio pode ser auto-suficiente em energia ?

Sim, mas todo o sistema deve ser pensado j na concepo da obra e implementado no incio da construo. muito difcil e extremamente caro adaptar um edifcio comum. Actualmente, na Holanda, as construes residenciais esto mais adiantadas no processo do que as comerciais. Prdios residenciais tendem a ser mais baixos e ter menor rea, o que facilita a implementao do sistema de energia alternativa. Quanto maior o prdio, maior a rea necessria para implantao do sistema gerador.

Quais os pases a nvel mundial mais adiantados no desenvolvimento dos ZEBs ?

Existe pesquisa e desenvolvimento em todas as partes do mundo. No que diz respeito Europa, pases como a Noruega, a Holanda e a Itlia investem muito no desenvolvimento deste tipo de infra-estruturas. No resto do mundo, o Canad, o Japo e os EUA tambm so grandes exemplos nos Edifcios de Energia Zero. A auto-suficincia energtica tem atrado muito a ateno hoje em dia, por conta do aumento do preo da energia, pelo aquecimento global e problemas climticos. Ao longo do tempo, os ZEBs diminuem os custos com energia porque usam recursos alternativos e evitam a utilizao de energia de origem fssil, conseguindo diminuir as emisses de gases com efeito de estufa. uma proposta bastante atractiva sob vrios pontos de vista.

4 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Metas Europeias e Nacionais de Energia

Esta sensibilizao e consciencializao no que diz respeito ao consumo excessivo de energia, chegou rapidamente aos principais responsveis das principais foras politicas a nvel mundial. No incio da dcada de 90 com a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre as alteraes climticas surge o primeiro sinal por parte dessas foras politicas de que era necessrio definir estratgias e objectivos, mais tarde evidentes no to reconhecido Protocolo de Quioto. Assim sendo aps a aprovao deste Protocolo, a Unio Europeia tem vindo a estabelecer linhas orientadoras de actuao que funcionam como base interveno de cada Estado Membro.

No contexto dos Edifcios de Energia Zero, particularmente relevante o artigo 9 da DIRECTIVA 2010/31/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 19 de Maio de 2010 relativa ao desempenho energtico dos edifcios (reformulao). Neste documento foi definido que at 31 de Dezembro de 2020, todos os edifcios novos tero que apresentar necessidades energticas praticamente nulas. Assim sendo cada Estado Membro ficou responsvel por elaborar o seu prprio plano de interveno no sentido de aumentar o n de edifcios nestas condies sendo importante definir objectivos diferentes de acordo com a categoria desses mesmos edifcios. ainda explcito no referido artigo que o plano elaborado por cada Estado Membro dever ter em ateno as remodelaes dos edifcios. Este plano deve ser elaborado de acordo com o contexto nacional, regional e local onde se encontram os edifcios a remodelar ou onde se ir construir.

Entretanto ainda no ano 2010, Portugal, apresentou a Estratgia Nacional para a Energia (ENE 2020) tendo como principais objectivos referentes matria dos Edifcios de Energia Zero: cumprir os compromissos assumidos no contexto das polticas europeias de combate as alteraes climticas, permitindo que em 2020, 60%1 da electricidade produzida tenha origem em fontes renovveis e o consumo de energia final e as emisses de gases sejam reduzidas em 20%2, assim como reduzir em 25%3 o salto importador energtico.

1 2

http://www.renewable.pt http://www.renewable.pt 3 http://www.renewable.pt

5 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero Alis ainda antes de definio destes objectivos e da elaborao deste plano de aco, podemos ver pelos grficos seguintes (1, 2, 3 e 4), que a sensibilizao da nossa nao para esta temtica j se vem a evidenciar h uns anos.

Grfico 1 Dependncia Energtica

Grfico 2 Emisses de CO2

Grfico 3 Produo Elctrica a partir de Energias Renovveis

Grfico 4 Importao de Energia

No que diz respeito aos Edificios a ENE 2020, apresenta como linha de orientao da sua ao o incentivo penetrao, quer em construes de raiz quer em remodelaes, da produo de energiais renovveis e a utilizao do processo de certificao energtica (tambm abordado na Directiva Art. 12 e 13) como instrumento fundamental para melhorar o desempenho energtico dos edifcios.

6 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero Enquanto que a nivel europeu, mais concretamente a UE, apresenta j ideias e objectivos bem claros no que diz respeito aos Edificios de Energia Zero, a nivel nacional a ENE 2020, tem como principal meta o aumento da eficiencia dos edificios reduzindo significativamente o consumo de Energia primria, substituido-a progressivamente por energia proveniente de recursos renovveis ou por tecnologias capazes de armanezar e produzir energia.

Vantagens e Desvantagens dos ZEBs

Como se referiu ao longo do trabalho, os Edifcios de Energia Zero so uma temtica relativamente recente que se encontra ainda em desenvolvimento, embora j sejam conhecidos alguns casos de aplicao. Como tal, importante analisarmos e balancearmos as suas vantagens e desvantagens de forma a compreendermos melhor a influncia deste conceito na vida futura da nossa sociedade.

Quando se fala de Edifcios de Energia Zero a primeira questo que surge em debate o elevado esforo financeiro inicial exigido para a sua construo, nomeadamente custos na implementao de sistemas de captao e armazenamento de energia atravs de fontes renovveis e em designers e construtores com competncias nesta rea, sendo, portanto, uma exigncia que no est ao alcance de todas as pessoas. Uma outra barreira implementao deste conceito consiste na falta de abertura das pessoas mudana de hbitos adquiridos ao longo dos anos, ou por falta de informao relativa a este tema.

A principal vantagem da implementao dos ZEBs , sem dvida, a melhoria do planeta em que habitamos. Edifcios energeticamente eficientes reduzem substancialmente os consumos de energia diminuindo assim a factura energtica dos utilizadores e compensando, a longo prazo, o investimento realizado inicialmente. Esta diminuio de energia consumida contribui drasticamente para a diminuio das emisses de carbono para a atmosfera.

7 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Vantagens:

Compensao, a longo prazo, do investimento realizado inicialmente atravs da diminuio da factura energtica. Reduo do consumo de energia. Menor necessidade de austeridade energtica. Futuros aumentos do preo da energia no implicam um aumento da factura energtica. Maior conforto dentro do edifcio, dado o controlo da temperatura ambiente nas estaes do ano de maior frio ou calor. Reduo total do custo da propriedade, devido melhoria da eficincia energtica. Baixos custos de explorao (consumos de energia e gua, manuteno, etc.). Fiabilidade dos sistemas energticos implementados (sistemas fotovoltaicos, elicos, etc.) Reduo drstica de emisses de carbono para a atmosfera. Iseno de penas e impostos a edifcios energeticamente ineficientes sobre as emisses de carbono, impostas por futuras restries legislativas. Produto de elevado valor de mercado e procura, no futuro. Existem subsdios para a implementao de sistemas de energias renovveis.

Desvantagens: Elevado investimento financeiro inicial. Escassez de mo-de-obra especializada nesta rea (designers e construtores). Pouco incentivo ou consciencializao da pessoas para uma mudana de hbitos adquiridos. Utilizao de painis fotovoltaicos apenas em locais em que no exista obstruo da radiao solar, como sombras ou arvoredos.

8 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Caso de Estudo Faculdade de Cincias da Universidade de Copenhaga

GreenLighthouse - Faculdade de Cincias da Universidade de Copenhaga Dinamarca

De acordo com o tema explorado pelo grupo, foi decidido que nada seria melhor do que apresentar e dar a conhecer um exemplo prtico e real de um edifcio auto-sustentvel a nvel energtico, ou seja, de um ZEB (Edifcio de Energia Zero). extremamente importante que a partir de hoje, o Fig.2 GreenLighthouse consumo energtico seja reduzido em edifcios, sejam eles de que forma e utilidade forem, logo o conceito de Edifcios de Energia Zero deve servir de modelo para o futuro. Dito isto, o GreenLighthouse, construdo na Dinamarca, o lar da Faculdade de Cincias da Universidade de Copenhaga e um edifcio completamente verde, projectado para reduzir ao mximo o seu impacto ambiental. Foi pensado no fim do ano de 2007, com a formulao de todos os propsitos e objectivos no que dizia respeito energia, sendo lanado em Maro de 2008 o concurso pblico para a angariao de parceiros na construo do edifcio. Foi inaugurado em Outubro de 2009, o que revelador do rigor que levou a cabo este projecto inovador. O GreenLighthouse foi concebido e propriedade do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao da Dinamarca. Foram assinados vrios protocolos que visam a cooperao estratgica na construo do prdio, no intuito de aumentar a eficincia energtica do edifcio, nomeadamente da Velux e Velfac. O edifcio foi concebido de modo a economizar at 75% de energia. O consumo muito baixo, contribuindo para isso o uso de ventilao e iluminao natural entre outras caractersticas, que o tornam ecologicamente correcto. No caso do GreenLighthouse, a proposta de se tornar um prdio auto-sustentvel a nvel energtico foi plenamente alcanada, proporcionando poucas emisses, algo que ajuda muito a um pas como a Dinamarca, que est sempre procura de novas solues para reduzir as emisses de gases de efeito estufa na atmosfera. 9 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Esta edificao pertence, acima de tudo, aos estudantes da prpria faculdade. Est organizada de forma a que os alunos devam juntar-se num s sitio para que possam obter todo o tipo de respostas s suas dvidas. No rs-do-cho e no primeiro piso encontram-se todos os servios de apoio ao estudante, nomeadamente a Associao de Estudantes, onde os alunos possam obter informaes acerca do seu percurso acadmico. No segundo piso est localizado o lounge, um espao amplo que serve de apoio e todos os estudantes, para que possam realizar os seus trabalhos nas melhores condies.

(Fig. 3 Esquematizao dos pisos do edifcio, bem como as suas utilidades.)

O edifcio possui 950m2 numa configurao cilndrica que garante as condies ideais no que diz respeito relao superfcie-volume, tendo uma superfcie relativamente pequena mas tirando o mximo volume do mesmo. As fachadas ajustveis permitem que a luz gire em torno do prdio seguindo o sol. Desta forma, a produo ideal de energia garantida. O sol sua a principal fonte de iluminao. Em termos tcnicos, o factor luz do dia deve ser de pelo menos 3% em todas as estaes de trabalho e no mnimo 2% nos corredores, algo que para alm de ser perfeito a nvel energtico, tambm proporciona umas condies de trabalho excelentes, bem como um bom ambiente dentro do prprio edifcio. A luz do dia, no geral, a fonte de luz primria, o que proporciona ainda mais a eficincia energtica. Os clculos abaixo demonstrados (segundo o programa Radiance), mostram que todos estes requisitos so cumpridos, at porque em alguns stios o nvel de luz maior do que o necessrio. Quando o factor luz do dia desce abaixo dos 2%, a luz artificial necessria e domina todo o espao. 10 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

(Fig.4 Grfico Radiance, mostrando os nveis de luz e radiao dentro do edifcio.)

O telhado inclinado para o sul, tendo como objectivo aumentar a exposio ao sol. A cobertura, por sua vez, possui clulas solares e painis solares. Estes produzem electricidade para ser utilizada na iluminao e aquecimento, ou seja, toda a energia necessria nestes sectores produzida exclusivamente recorrendo aos painis solares.

A variao na energia solar produzida, est integrada no sistema de energia do edifcio, ou seja, a faculdade tem o seu prprio sistema de produo e gesto de energia. O calor acumulado no piso trreo funcionando como radiador durante o inverno, que tambm pode ser utilizado para o arrefecimento durante o vero. O excesso de energia armazenada no subsolo e utilizada em perodos com menor exposio solar.

A ventilao natural, no sendo necessrio qualquer sistema elctrico. Esta d-se atravs da parte superior das janelas que abrem e fecham automaticamente a fim de permitir que o ar fresco entre. O ar aquecido sobe atravs do trio central do edifcio e sai atravs das clarabias, que tambm so usadas durante a estao quente para arrefecer durante a noite. Isto possvel devido s construes slidas e pesadas de isolamento das paredes e do telhado constituintes do edifcio, que reduzem a perda de aquecimento. Este material garante que o edifcio contm o calor durante a noite.

11 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero Outros factores que reduzem o consumo energtico no GreenLighthouse so as janelas com vidro trmico que minimizam a perda de calor e, ao mesmo tempo, garantem que o sol aquea a faculdade durante o inverno. A fonte de iluminao baseada em sistemas de LED, caracterizados pela sua vida longa e baixo consumo. Toda a iluminao no interior pode ser controlada atravs dos computadores pessoais das pessoas que l trabalham, para que assim sejam garantidas as melhores condies de trabalho e de comodidade. A energia para a iluminao bsica gerada pelo prprio edifcio.

(Fig.5 Janelas Velux, contribuindo para um maior isolamento e uma contnua iluminao do edifcio.)

O bom ar ambiente importante para a sade e o bem-estar das pessoas. A falta de qualidade no ar interior, pode resultar em mal-estar, cefaleia, mas tambm trazer srios problemas de sade como alergia e asma. o ar fresco, luz natural e uma vista agradvel que faz com que um edifcio seja confortvel para trabalhar, estudar ou habitar.

Todos estes factores conjugados, fazem do GreenLighthouse um excelente exemplo de um edifcio de energia Zero. A imagem abaixo, deixa bem patente todo o sistema energtico utilizado pelo edifcio, o que permite que seja um edifcio auto-sustentvel.

12 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

(Fig.6 Esquematizao de todos os processos utilizados na obteno e reaproveitamento da energia no edifcio)

13 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Concluso
A tecnologia hoje disponvel pode conseguir melhorias drsticas na eficincia energtica dos edifcios, mas as falhas de mercado e as barreiras comportamentais esto a bloquear o progresso de uma viso dos edifcios energia - zero com consumo zero de energia. Todavia, apesar de todos os aspectos positivos, estes obstculos necessitam de ser compreendidos e ultrapassados. Existem riscos operacionais e de mercado, mas tambm existem oportunidades para as empresas. No futuro, existir uma procura desmedida pela eficincia energtica, mas o timing e a proposta de valor so incertos. As empresas que entram no mercado de eficincia energtica em edifcios podero ganhar vantagens por serem os primeiros. Posteriormente devero, ainda, ser desenvolvidas e implementadas medidas prticas que permitam ultrapassar estes obstculos, para que este conceito se torne numa realidade e no apenas uma mera ideia de um futuro melhor. Ser, cada vez mais, o rumo a tomar em relao ao consumo e produo de energia no nosso Planeta, para que se cresa e se viva num ambiente sustentvel e onde todos possamos viver, trabalhar e conviver.

14 Aveiro 2011

Edifcios Energia Zero

Referncias Bibliogrficas

www.pominvest.com http://pominvest.blogspot.com/ DIRECTIVA 2010/31/UE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 19 de Maio de 2010 relativa ao desempenho energtico dos edifcios (reformulao) http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2010:153:0013:0035:PT:PDF REN, www.ren.pt http://greenlighthouse.ku.dk/ http://www.renewable.pt http://www.wbcsd.org/web/eeb/EEBSummary-portuguese.pdf http://diy-contractor.com/pt/wiki/homes/407-home/19681%20%20zero%20de%20energia%20de%20constru%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o%20.html

15 Aveiro 2011

You might also like