You are on page 1of 18

Anatomia de um avio STOL: Projetando uma decolagem curta moderna e aterrando o avio.

A funo das formas


Por Chris Heintz
[Este artigo parte de uma srie, onde o engenheiro aeronutico Chris Heintz discute avies leves concepo e construo].

Anatomia de um avio de STOL

O mundo parece ser hoje verdadeiramente menor, graas em grande parte aviao. Isto criou um interesse renovado em muitos de ns, em ver o que existe ao nosso redor, e para traar to rapidamente quanto possvel um novo destino. Quando a aviao recreativa tiver certamente sua parte de avio (rpido) de alto-rendimento, eu penso que o que continuar a atrair a maioria de ns ao vo sero o excitamento, a apreciao e a liberdade de estar nos controles de nosso prprio avio. Ns queremos o avio para dar-nos a habilidade de voar cross-country, mas ns tambm queremos ver-mos e visitar-mos o pas que ns estamos voando sobre ele. A popularidade do avio como o Cub do Piper resistiu e cresceu durante os anos, no somente no cliente da nostalgia, mas porque este avio apenas divertimento, liso e fcil de voar e para fornecer a potencialidade boa do campo da grama (a maioria de avies clssicos foi projetado em uma poca em que as pistas de decolagem pavimentadas eram raras). Entretanto, por causa de sua idade, muitos destes projetos mais velhos no oferecem as melhorias modernas que ns conhecemos, como: sistemas eltricos; assento lado a lado; construo inteiramente metlica; trem de pouso triciclo com comando de direo; e etc. E naturalmente, os avies clssicos esto tornando-se escassos e requerem manuteno significativa, para apenas mant-los aeronavegvel. A maioria de ns pilotos recreativos, j sabe o que quer quando est no ar e conhece conseqentemente o prazer de voar um avio que seja fcil e divertido, ele deve fornecer o conforto e boa visibilidade, e ter um custo de operao baixo (quem se importa com milhas por galo o que se quer baixo custo por hora de vo). Quando voamos cross-country, o desligamento to importante (se no mais) quanto chegar ao destino. Um avio de STOL (decolagem e aterragem curtas) nos d a habilidade de ir a mais lugares, especialmente em reas remotas, onde o mundo se transforma em sua pista de decolagem (esta uma caracterstica importante de segurana). Com boa capacidade de carga paga, ns temos a habilidade de transportar todos os sacos que queremos (equipamento para acampar), e os flutuadores (anfbios) podem nos dar a potencialidade e a liberdade adicionada, para operar na gua. Naturalmente, um avio STOL nos permite, tambm, a oportunidade de operar o avio fora dos nossos prprios quintais. Enquanto os veculos esportivos utilitrios se tornaram muito populares no mundo automotivo, muitos pilotos recreativos esto procurando tambm a utilidade mxima de seu avio.

Anatomia de um avio de STOL

STOL CH 801

O avio Ultraleve fornece uma maneira fcil e barata de experimentar o desempenho de STOL, mas a popularidade dos Ultraleves prejudicada devido aos seus pontos fracos (limitaes), velocidades baixas pouca carga paga, nvel baixo de conforto e limitaes de vento so exemplo de algumas de suas limitaes inerente. Hoje, com o conhecimento acumulado durante um sculo na aerodinmica, na fora estrutural, em sua relao com flexo (vibrao), na ergonomia e com o desenvolvimento continuado dos motores modernos, eficientes, de confiana e de pouco peso, relativamente fcil, para quase qualquer um curioso, bastando apenas estudar seriamente os campos acima, para projetar um avio capaz de carregar dois a quatro ocupantes. Como um engenheiro projetista de avies, um profissional de aviao, eu fiz alguns projetos de avies pequenos. Na metade dos anos oitentas, eu decidi projetar um avio leve que combinasse as vantagens de um avio ultraleve com as caractersticas de um avio real e moderno. Assim, eu projetei o avio de STOL CH 701: pela necessidade de oferecer o desempenho curto e spero proeminente do campo, com o desempenho aceitvel de vo cruzeiro, a potencialidade boa do vento cruzado, a visibilidade excelente, de assento lado a lado confortvel e uma fuselagem inteiramente metlica durvel que fosse fcil de construir e manter. O projeto de STOL CH 701 provou ser muito bem sucedido (mais de 400 avies de STOL CH 701 voando) e eu projetei subseqentemente uma verso de servio pblico de quatro assentos, o STOL CH 801 (introduzido em 1998). Meus projetos de STOL tm sido chamados, s vezes, de feio por causa de sua forma no convencional. Entretanto, com forma e funo definida, um estudo das formas originais mostra em suas formas aerodinmicas e de projeto caractersticas interessante, original e altamente eficaz, dai beleza inerente destes avies. A seguir uma explanao dos conceitos de projetos bsicos que eu apliquei ao projetar meu avio de STOL:

Anatomia de um avio de STOL

Potncia
Sobre fora em um avio existente a maneira mais fcil de conseguir o desempenho de uma decolagem curta (com bastante potncia qualquer coisa decola em uma pequena distncia), mas isto requer muito combustvel para a decolagem aceitvel, e so maneiras cara, pesada, e ineficiente de obter o desempenho de STOL, e no fornece o vo lento bom ou a carga paga, devido ao peso do motor e/ou ao maior peso do combustvel exigncia de um motor mais potente. Minha experincia me diz que necessito de 60/100 cavalo-fora para um avio de dois assentos, ou de 150/200 cavalo-fora para um quatro assentos capaz de carregar 1.000libras. Como sou um projetista de avio e um construtor (e no um fabricante do motor), eu projeto o avio em torno dos motores existentes e potncias definidas (HP). Para a flexibilidade mxima e para manter custos baixos, um kit de avio deve ser projetado para acomodar tipos diferentes de motor de modo que os proprietrios possam escolher entre os modelos consagrados de motores que existem e motos-propulsores novos.

ASA
Para ser prtico, um avio de STOL deve voar em velocidades muito baixas, contudo deve tambm oferecer o desempenho cross-country aceitvel (do cruzeiro). O grande desafio projetar uma asa com um coeficiente elevado de sustentao de modo que a rea da asa seja to pequena como possvel, quando as velocidades da decolagem/aterragem forem to baixas como possvel. As asas relativamente curtas fazem o avio mais fcil de taxiar, especialmente ao operar-se em um ambiente do fora-aeroporto com obstrues, e requerem menos espao de hangaragen, ao serem mais fceis de construir, e mais forte (menos extenso da asa e do peso a suportar). A perda de sustentao da asa ocorre no coeficiente mais elevado em uma superfcie de sustentao, quando o fluxo de ar j no pode circundar o nariz (bordo de ataque) da superfcie de sustentao e separa da superfcie superior da asa.

Anatomia de um avio de STOL

Figura 1 - Superfcie de sustentao parada

Para diminuir a velocidade da perda de sustentao a um coeficiente mais elevado, muitos avies so equipados com aletas (no bordo de fuga da asa), e alguns projetos usam slats (na borda principal da asa) para diminuir a velocidade de perda de sustentao. O seguinte diagrama ilustra o uso das aletas e de slats adiantado do bordo de ataque para aumentar o coeficiente de sustentao de uma asa.

Figura 2 Coeficiente de sustentao contra o ngulo de ataque do aeroflio

Slats principais da borda


Os slats principais da borda impedem o stall at aproximadamente 30 graus de incidncia (ngulo de ataque) escolhendo o ar abaixo, onde o entalhe grande (figura 3), acelerando o ar no entalhe dando forma de funil (efeito de venturi) e fundindo este ar rpido tangencial na superfcie superior da asa atravs do entalhe menor. Isto puxa o ar em torno da borda principal, assim

Anatomia de um avio de STOL

impedindo o stall at um ngulo muito mais elevado do coeficiente da incidncia e do elevador. A desvantagem do slat principal da borda que o ar acelerado no entalhe requer energia que significa um arrasto mais elevado. Como a hipersustentao necessrio somente ao voar lentamente (decolagem, escalada inicial, e aproximao final e pouso) a tentao para o projetista usar um dispositivo retrtil que se feche em velocidades mais elevadas para reduzir o arrasto.

Figura 3 - Slats principais da borda da Asa Isto pode ser feito de maneiras diferentes: os slats podem ser montados nos trilhos do rolo de modo que em ngulos de ataque elevados sejam retirados automaticamente pela corrente de ar em torno da borda principal, e no cruzeiro (no ngulo de ataque mais baixo) sejam empurrados para dentro. Isto um sistema relativamente simples e no demasiado pesado para projetar, mas tem uma desvantagem grande: com rajadas de ventos somente um slat da asa pode ser prolongado enquanto o outro permanece dentro, criando um problema grave para o piloto que necessita agora o aileron cheio para manter o nvel do avio. Assim, a maneira segura conectar mecanicamente os slats da Asa direita e esquerda para impedir a extenso assimtrica. Entretanto, criar tal instalao pesado e mais complexo. A eficincia ganha pelo sistema deve ser muito significativa para compensar o peso extra do dispositivo (para no mencionar o custo e a complexidade). Um sistema controlado pelo piloto da extenso e retrao do slat alternativa mas tem os mesmos inconvenientes: peso e complexidade.

Anatomia de um avio de STOL

Figura 4 - Elevador principal fixo do Slat de Bordo contra o arrasto Mas, h uma soluo simples: a quantidade de aumento do arrasto criada pelo entalhe depende da quantidade de ar que atravessa o entalhe durante o vo. Em configuraes da decolagem e de aterragem queremos a mxima sustentao, e no cruzeiro queremos o arrasto mnimo. Igualando a quantidade de presso de ar no alto e no fundo da asa na borda principal (onde o slat encontrado) na configurao do cruzeiro, no h nenhum ar que passa atravs do entalhe, e assim nenhuma energia perdida (ou arrasto extra criado). A presso de ar igualada conseguida facilmente na configurao de cruzeiro com uma deflexo ascendente ligeira do flap de bordo de fuga da asa. Figura 4 ilustra o coeficiente do elevador e do arrasto de tal projeto de asa. A ilustrao mostra claramente que a asa com slats e aletas a soluo para o vo lento onde um coeficiente de sustentao elevado requerido, e provoca tambm pouco arraste a penalizar o vo de cruzeiro. uma asa de pouco peso com nenhuma pea mecnica mvel associada com os slats principais da borda. Um inconveniente visvel uma escala baixa relativamente pequena do arrasto, que signifique uma escala econmica estreita da velocidade do cruzeiro, mas a configurao total fornece o melhor projeto da asa para um avio de STOL. Assim, eu escolhi esta configurao fixa do slat para o de dois assentos STOL CH 701 e o quatro assentos, novo STOL CH 801. A asa de pouco peso, contudo rende um coeficiente muito elevado, de sustentao sendo assim muito confivel, simples, e um dispositivo de sustentao de baixo custo para estes dois projetos. Eu usei tambm uma corda de asa relativamente grossa nestes projetos para fornecer, sustentao elevada. A corda de asa grossa, combinada com uma extenso relativamente curta da asa, fornece tambm a fora mxima e 7

Anatomia de um avio de STOL

peso baixo. Com sua corda constante (ao contrrio do afilado) a asa tambm fcil de construir e montar.

Pontas de asa
Por muito tempo, eu disse que as pontas de asa de Hoerner devem ser usadas na maioria dos projetos de avio leve, desde que aumentem a extenso eficaz da asa de 8" a um p sem ter que carregar algum peso adicional: como se sabe, h uma presso baixa no alto da asa, e uma presso mais elevada no fundo da asa, com a diferena da presso que cria a sustentao que permite que ns voemos. Embaixo da ponta da asa, a alta presso sente que h menos presso no alto da asa (apenas em torno da ponta), e quer ir l igualar a presso, assim cria um fluxo secundrio para fora, para a ponta da asa. Este fluxo externo secundrio gera um vortex (um movimento circular) atrs da asa, como ilustrado abaixo.

Figura 5 - Vrtices da ponta de asa Com uma ponta de asa arredondada ou quadrada, o vrtex centrado em torno da ponta de asa, como mostrado acima. Com pontas de asas inclinadas ou levantadas, o vrtex mais adicional forado para fora. As pontas de asas inclinadas so vistas frequentemente nos avies de STOL, mas criam uma penalidade do peso, desde que necessitam ser adicionadas asa.

Anatomia de um avio de STOL

Figura 6 - Pontas de asa inclinadas/levantadas Se a ponta de asa for cortada em 45 graus com um raio pequeno no fundo e em um canto superior relativamente afiado, o ar dos cursos secundrios do fluxo em torno do fundo arredondado no pode circundar o canto superior afiado e ser empurrado assim para fora.

Figura 7 - Pontas de asa de Hoerner O desempenho do avio depende da distncia da direita aos vrtices esquerdos da ponta (a extenso eficaz da asa), e no da extenso geomtrica medida real. As pontas de asa de Hoerner fornecem extenso eficaz maior para uma extenso geomtrica dada ou um peso dado da asa.

Controles
Um avio de STOL pode voar em velocidades muito baixas, e tornado para se operar em reas no apropriadas (frequentemente com obstculos), a controlabilidade do avio em velocidades lentas essencial. Esta uma rea que eu encontrei faltando em muitos projetos de Avies leves de alta sustentao, (STOL) - quando muitos destes aeroplanos tiveram uma velocidade baixa da stall, o piloto necessitava voar o avio em uma velocidade muito mais elevada a fim de manter o controle.

Flaps, Ailerons, and Flaperons


Os ailerons em toda a extenso da asa, que agem tambm como aletas, (flaps) em toda a extenso, so assim chamados flaperons. A extenso total 9

Anatomia de um avio de STOL

fornece mxima sustentao (aletas) para a controlabilidade inteira da asa e do rolamento (ailerons) com um peso mnimo, desde que ambas as funes so compartilhadas pela mesma superfcie de controle, (flaperon), com auxlio de um acoplador mecnico simples. Ns sabemos que perto da superfcie de sustentao, o ar est afastado para baixo pela frico. Este retardamento abaixo da camada de ar chamado de camada limite. A camada limite formada acima mais densamente ao moverse da parte dianteira da superfcie de sustentao para o bordo de fuga da asa. Um outro fator chamado de efeito de Reynolds, que significa que quanto mais lentamente ns voamos, mais grossa a camada limite se torna. A frico e o Reynolds resultam uma camada de limite grossa aproximadamente de um " para a parcela traseira de uns 4 ou 5ft. da corda da asa projetada para voar em velocidades baixas. Uma aleta ou um aileron convencional assim teriam um ou dois graus de deflexo com eficcia muito pequena de controle, porque a deflexo nesta camada limite no aerodinamicamente ativa. Para evitar esta perda de controlabilidade, o flaperon pode ser projetado como uma asa pequena separada, uma parte externa movente da camada limite da asa e da camada de ar impulsionada pela hlice. Adicionalmente, tal sistema do flaperon (chamado frequentemente Junker flaperon) eficaz mesmo em ngulos de ataque elevados, porque posicionado abaixo da asa, e assim trabalha em uma corrente de ar imperturbado fresco mesmo quando a asa est no ngulo de ataque extremo (v figura 8).

Figura 8 - Camada de limite

Cauda horizontal
Uma asa de alta sustentao projetada para voar em um ngulo de ataque raramente elevado (30 graus comparados a 15 ou 17 graus para uma asa convencional), por isso, ns necessitamos conseguir este ngulo elevado empurrando a cauda para baixo muito mais do que com uma asa convencional.

10

Anatomia de um avio de STOL

O custo de construir uma cauda horizontal muito grande necessita de um coeficiente negativo muito maior de sustentao na cauda. Isto conseguido primeiro com uma superfcie de sustentao invertida do estabilizador, e segundo com um venturi virtual. Deixa-me explicar: de um ponto de vista da aerodinmica ns sabemos que um venturi fornece uma presso mais baixa e velocidades mais elevadas na seo menor, como ilustrado em figura 9.

Figuras 9, 10 & 11 Venturi A velocidade aumentada superar a tendncia da separao quando o fluxo flexionado. Ns sabemos tambm que quando ns temos um meio venturi (figura 10) o fluxo de ar cria uma imagem do espelho e segue os princpios de um venturi completo (figura 11), e assim a velocidade aumentada do efeito do venturi segue o elevador da cauda horizontal mesmo quando flexionada na posio inferior da borda de fuga (assim o efeito virtual do venturi).

Leme
Eu usei uma cauda vertical de todo-comando (leme) em meus projetos de STOL, usei em muitos dos meus projetos mais adiantados porque fornecem a potencialidade excepcional de vento cruzado. Com um projeto de STOL, quando o vento cruzado mais elevado do que a velocidade de stall do Avio (isto acontece realmente) voc pode apenas enfrentar o vento e literalmente na decolagem verticalmente (mesmo se voc tem que enfrentar atravs da pista de decolagem). Uma outra vantagem do todo-comando que a cauda vertical fisicamente menor (e mais curta) do que uma aleta convencional correspondente e cauda vertical do leme, e assim torna-se leve; e ser uma nica parte, mais fcil de construir. Fornece tambm a potencialidade excelente da recuperao da rotao porque a parte movente real (leme) maior. Todo o leme uma superfcie de sustentao simtrica real (e no apenas uma placa lisa do estabilizador), ajudando a torn-la eficaz e responsiva mesmo em baixa velocidade. As asas principais do STOL projetam o estreitamento na raiz da asa para permitir que o ar imperturbado (limpo) flua da hlice empenagen (sees

11

Anatomia de um avio de STOL

de cauda). A posio da cauda acima da fuselagem, com o ar imperturbado direto no suporte, fornece excelente controle responsivo das sees da cauda, comparado resposta lenta que uma configurao convencional fornece no vo lento.

Decolagem/aterragem curtas
Para conseguir melhor desempenho (decolagem curta), o ngulo de ataque elevado da asa deve ser conseguido perto da terra, e necessitamos assim uma configurao geral do avio que permita este ngulo de ataque elevado. Podemos fazer o teste usando uma engrenagem principal muito longa na configurao de roda na cauda (tailwheel) que levanta o nariz ou levantando a fuselagem traseira (na configurao de trem de pouso triciclo).

Figura 12 - Configurao do Trem de Pouso Com a configurao calda baixa (taildragger), a cabine inteira desconfortvel, inclinada na terra, e as pernas longas do trem de pouso significam que a estrutura de trem de aterragem fraca ou pesada. A cabine inclinada e o trem elevado tornam o acesso cabine difcil, especialmente para passageiros ou carregamento da carga, e limita severamente a visibilidade do piloto para frente quando na terra (txi e decolagem).

Figura 13 - ngulo da cabine

A maioria dos pilotos prefere hoje o conforto e segurana da configurao de trem triciclo, porque quase todos os Avies de instruo so triciclos. Uma configurao de trem triciclo muito estvel na terra, ao contrrio da configurao taildragger, no necessita o controle contnuo input,

12

Anatomia de um avio de STOL

especialmente no vento cruzado. A quantidade de avies triciclo reflete esta preferncia. Com a configurao de trem triciclo, a asa est em um ngulo de ataque neutro quando o avio estiver na terra, ao contrrio de um ngulo de elevao mxima com um taildragger (ver figura 12). Os avies de Tailwheel so muito mais suscetveis ao vento na decolagem, ou mesmo quando estacionados ao ar livre (este ser o lugar onde o avio passar a maioria de sua vida, a menos que seja hangarado). Apesar de muitas vantagens de um sistema da engrenagem do triciclo, muitos projetos mais antigos de avio (assim como muitos projetos modernos de STOL) usam uma configurao do tailwheel - isto , principalmente, porque a tecnologia e a percia no existiram para construir um sistema de pouco peso e forte de trem de nariz (nosewheel), e muitos projetistas tm hoje pouca experincia (ou interesse) em estruturas de trem de pouso. A operao do Fora-aeroporto dita que um avio de STOL tenha um sistema forte e durvel de trem de aterragem. Os sistemas de trem de aterragem parece ser uma fraqueza principal em muitos dos projetos de avies leves, requerendo que o avio seja operado das pistas de decolagem pavimentadas, apesar de sua potencialidade para decolar na terra em distncias curtas.

13

Anatomia de um avio de STOL

Figura 14 Trem de Pouso No meu projeto de STOL, usei uma folha de mola cantilever, de dobra simples, uma nica lmina para o trem principal. Quando no for o sistema mais leve de trem de pouso, fornece a potencialidade excelente de operao em campo spero quando combinado com os pneus grandes, e muito durvel, simples e de fcil manuteno. O suporte da roda de nariz direcionvel, com ligao direta aos pedais de leme, e usa um nico tirante com mola resistente para a absoro do choque. O STOL CH 801 pede o conjunto de trem de nariz do ZENITH CH 2000, meu projeto de Avio para instruo certificado pelo FAA. As rodas principais so equipadas tambm com freios de disco hidrulicos individuais (ativados com os pedais de freio de ponta do p) facilitando o trabalho no pouso em pista de terra. A experincia mostrou que esse sistema de trem de aterragem timo para a operao em campo de grama, e apropriado para pilotos com poucas horas de vo. (O desgaste do sistema do Nosewheel minimizado reduzindo a presso no trem de nariz usando os comandos apropriados do elevador - a eficcia dos comandos do elevador fcil com meus projetos de STOL).

FUSELAGEM
A cabine retangular oferece timo espao para ocupantes e carga. A cabine de quatro assentos STOL CH 801 suficientemente longa para caber uma maca ao longo do lado direito do avio atravs do assento dobrado do copiloto, e ainda fornecer espao adequado para o piloto e um passageiro, dois gales de 50litros podem ser carregados na parte traseira. Naturalmente, para aqueles que usam o STOL CH 801 como um Aeroplano de servio pblico e esportivo, h bastante espao para que dois acampem dentro, e bastante rea de bagagem para desengates cross-country prolongados. O de dois assentos STOL CH 701 surpreendentemente confortvel para um avio com este tamanho e peso. As portas grandes oferecem o acesso fcil cabine para ocupantes e bagagem volumosa, e o avio pode ser operado com as portas removidas para a sensao ao ar livre mxima de visibilidade. A fuselagem quadrada talvez no satisfaa esteticamente a maioria das pessoas, mas muito simples de construir e ajuda fornecer estabilidade boa de guinada e girar umedecer (resistncia) devido a seus lados lisos e cantos distintos.

CABINE / VISIBILIDADE
A visibilidade do piloto e do passageiro um elemento importante do projeto do avio, e negligenciada frequentemente por projetista. A boa visibilidade especialmente importante em um avio de STOL - onde o piloto 14

Anatomia de um avio de STOL

necessita ver obstculos como arbustos, linhas de transmisso de eletricidade pssaros etc. Os passageiros necessitam tambm de visibilidade para apreciar o vo lento e em baixa altitude, no querem uma janela pequena do mesmo tamanho que em um jato de linhas areas. Uma cabina de comando aberta fornece visibilidade desobstruda, porm causa desconforto e erros, devido ao vento e o ar frio, tudo isto nos leva a uma cabina do piloto fechada para um avio moderno - para fornecer um nvel mnimo de conforto, que estamos acostumados. Uma cabine fechada permite tambm boa ventilao e calor, e protege os avinicos e a bagagem. As portas grandes fornecem o acesso fcil cabina do piloto (e pode ser removido para a visibilidade e a ventilao melhor). Uma configurao de asa alta oferece a melhor visibilidade descendente para apreciar a paisagem fornecida pelo vo baixo e lento, e fornece o piloto com a visibilidade requerida operar com segurana em reas inapropriadas, ele v e evita obstculos. Nos meus projetos STOL, usei sempre uma posio da asa alta, onde a asa seja posicionada acima da cabine. Esta caracterstica do projeto maximiza a visibilidade para uma configurao asa alta: a visibilidade horizontal aumentada levantando a asa sobre a cabea do piloto, e a visibilidade ascendente conseguida diminuindo a espessura da asa na extremidade interna onde se encontra com a cabine, e o alto da cabine pode assim ser visto como uma janela cheia. Uma escotilha no teto fornece importante visibilidade ao piloto em um avio altamente manobrvel.

Figura 15 Visibilidade A janela afilada da raiz e do alto da asa fornece visibilidade boa nas curvas. O projeto da asa minimiza a rea frontal na corrente de ar da hlice 15

Anatomia de um avio de STOL

para o aumento do desempenho, e fornece tambm a exposio direta do vento relativo s sees de cauda para melhor controlabilidade em vo lento. O benefcio adicional da configurao afilada da asa na sua raiz foi para aumentar a visibilidade tambm diminuir sua rea frontal, o que significa menos arrasto aerodinmico (um avio mais rpido com a mesma quantidade de potncia HP) e controlabilidade excelente em velocidades baixas porque o ar dirigido sem distrbio da hlice cauda. Como a maioria dos avies modernos, escolhi um arranjo de assento lado a lado aumentando o conforto do piloto e de passageiro durante todo vo, a cabine projetada ergonomicamente para a produtividade do piloto, o conforto e a flexibilidade. O interior da cabine de STOL CH 801 projetado para fornecer o conforto para quatro adultos grandes, e ser fcil de converterse para aplicao cargueira. As portas grandes em um ou outro lado permitem o acesso fcil cabine de ambos os lados. Os assentos dianteiros ajustveis dobram-se para frente para o acesso fcil aos assentos/rea de carga traseira. Com aplicaes antecipadas para o uso da misso, a rea traseira do assento pode ser convertida para o uso da carga (cilindros includos de 50gales), ou a cabine pode ser reconfigurada para um (berth: paciente em uma maca) atravs dos assentos direito da parte dianteira e da parte traseira, com o piloto no assento esquerdo dianteiro e um doutor ou uma enfermeira no assento traseiro esquerdo. Os pilotos recreativos podem literalmente acampar com o STOL CH 801.

Durabilidade de um Avio inteiramente metlico


Os Avies rsticos necessitam ser robustos, de confiana e de simples manuteno. A manuteno de campo faz anlise de um pensamento novo onde a necessidade faz com que o piloto literalmente execute a manuteno bsica e reparos no campo. Os STOL CH 701 e STOL CH 801 so de construo inteiramente metlica. Eu tenho mais de 30 anos de experincia em projetos e os Avies que construo so inteiramente metlicos, e tenho mais de 60 anos de experincia na indstria com revestimento trabalhante, construo semimonocoque. Longe de ser obsoleta, a construo de metal (liga de alumnio) continua a dominar como escolha dos fabricantes na construo. As ligas de alumnio fornecem os seguintes benefcios: Peso/elevado baixos - relacionamento da fora; Resistncia de corroso, especialmente com ligas mais novas e os primers modernos do tima proteo; Custo baixo e disponibilidade difundida; Durabilidade provada, e resistncia exposio do sol e a umidade; Existncia de quantidades vastas de dados empricos em suas propriedades;

16

Anatomia de um avio de STOL

Material fcil de trabalhar: requer ferramentas simples e o processo no requer um ambiente de temperatura controlada ou livre de poeira, como com compostos. Os prendedores cegos modernos do rebite simplificaram extremamente a construo de avio inteiramente metlica do jogo; Maleabilidade: fcil de dar forma, com quase nenhum limite; Ambiental amigvel: nenhum perigo a sade que merece preocupao em trabalhar com folha de metal. Ainda reciclvel; Fcil de inspecionar: as falhas da construo ou dos materiais so detectadas facilmente, como so as peas defeituosas e os danos; Simples reparar: os rebites e os prendedores podem facilmente ser removidos para substituir as peas ou sees danificadas, e as peas individuais podem ser substitudas sem ter que substituir ou reconstruir uma seo inteira da fuselagem.

Assim, a construo de liga de alumnio fornece a melhor fuselagem para uma aeronave rstica: 1) apropriado para o armazenamento ao ar livre contnuo; 2) durvel e spero; e 3) fcil de inspecionar, manter, e executar a manuteno de campo. Por exemplo, um remendo simples do revestimento metlico pode facilmente ser cortado e rebitado em uma rea danificada para voar para casa. Um avio bem estudado de chapas de metal fornece tambm um coeficiente de deformao superior, porque a energia de um impacto ser absorvida progressivamente desmoronando (se deformar) a estrutura do metal, ao contrrio de se lascar ou de se quebrar em cima do impacto. O trem de aterragem de meu avio de STOL absorve muito da energia. Requer ento mais energia rasg-la para fora, e a construo de alumnio do arcabouo e do revestimento da longarina ento necessita muito mais energia para comear a dobrar-se, formar as ondas e torce-las. O arcabouo resistente da cabine proteger os ocupantes mesmo em uma improvvel pilonagem de um avio triciclo onde as asas, posicionados em um plano mais alto que os ocupantes, absorvero a energia do impacto. Uma outra vantagem importante negligenciada frequentemente a proteo de relmpago inerente que uma fuselagem do metal oferece. Como um engenheiro projetista aeronutico, fcil para eu projetar um avio complicado, e muito mais desafiante projetar um simples. Para que um Kit de avio seja bem sucedido, deve ser relativamente simples nos termos da construo, do conjunto e dos sistemas. no somente um projeto simples mais fcil e mais barato para construir, mais bem-ser construdo pelo construtor amador, porque haver menos oportunidade para erros devidos a mo de obra inexperiente. Com um projeto simples, o tempo de construo ser mais baixo, e menos ferramentas e habilidades sero necessria para construir o avio, igualando a uma taxa muito mais elevada de concluso do que projetos complexos, e terminado uma vez, o avio ser mais fcil de operar e de manter. Os sistemas simples maximizam a confiabilidade, ao minimizar a carga de trabalho do piloto. Com 24 anos de experincia em projetar e fazer Kits de avio para construtores amadores, ns aprendemos a

17

Anatomia de um avio de STOL

desenvolver especificamente o avio para construtores e pilotos amadores esportivos, oferecendo lhes kits completos que so rpidos e fceis de construir, com poucas ferramentas e mnimas habilidades. Com formas de funes definidas, meus dois projetos de avio de STOL tm uma beleza inerente, que sejam mais do que a aparncia, uma vez que compreendem as caractersticas aerodinmicas e de construo que entraram nestes projetos, fazendo lhes a decolagem curta altamente eficaz e aterrando o avio, ao ser simples de construir e manter, e ao fornecer durabilidade e excelente flexibilidade. STOL CH 701 oferece excelente desempenho fora-aeroporto, um dois assentos de baixo peso e muito econmico, projeto de fcil construo e divertimento para qualquer pessoa. Quanto ao novo STOL CH 801 um verdadeiro veiculo esportivo e de servio pblico, com 1.000 libra de carga til.

Foto real de uma decolagem curta! Como um projetista, estou verdadeiramente recompensado por ver como meus projetos foram postos ao uso em torno do mundo, seja para misses, trabalho em reas remotas, ou recreao de pilotos de fim de semana, para mim estes projetos so como retirar a cortia de uma garrafa de champanha.

Traduzido por: Ademir Aiza .


Nota: Ademir Aiza tcnico em manuteno de AERONAVES credenciado pela ANAC e CREA.

18

You might also like