You are on page 1of 11

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Manifestaes musicais: So Gonalo da Mussuca


Denisson Cleber de Farias Santos 1 denisson_cleber@hotmail.com Mackely Ribeiro Borges 2 mackelyrb@gmail.com

Resumo: O presente artigo resultado de uma anlise de alguns aspectos da prtica musical do Grupo folclrico So Gonalo da Mussuca, cidade de Laranjeiras Sergipe. Visamos neste projeto a catalogao e estudo das atividades musicais desta manifestao. Abordamos diversos aspectos intrnsecos, que abrange desde o mbito funcional: objetivos do grupo, identidade, ritos, formao e atuao; passando por detalhada anlise musical: instrumentao utilizada, funo e realizao musical, anlise rtmica, harmnica e meldica; e chegando ao significado atual do grupo, representatividade na sociedade s transformaes que o grupo sofre e sofrera ao longo do tempo. A metodologia foi baseada em coleta de material bibliogrfico, pesquisa de campo, entrevistas, observaes e anlise de material audiovisual. Palavras-chave: Grupo So Gonalo, Manifestao cultural-religiosa, Folclore.

So Gonalo
O folguedo folclrico uma das manifestaes populares brasileiras mais antigas, configurando-se como prtica do catolicismo popular (cf. OTVIO, 2004 e DANTAS, 1976, apud FALCO, 2006, p.2). So Gonalo foi um santo portugus, beatificado pelo papa Jlio III, e estima-se que tenha nascido em 1187 e morrido em 1259. Aps sua canonizao o rei de Portugal D. Joo teria se tornado devoto do santo e assim disseminado o culto ao mesmo. No entanto, foram os jesutas que trouxeram a prtica para o Brasil. Segundo Falco (apud OTVIO, 2002), na cidade do Porto, em Portugal, o ato de se danar nas ocasies de comemorao a So Gonalo era chamado de Festa das Regateiras. Ocasio em que participavam as mulheres que queriam se casar. J a verso de populares da Mussuca/SE sobre a histria de So Gonalo, que o santo teria se tornado marinheiro para impedir que as mulheres se prostitussem no porto. Ele levava para o cais instrumentos musicais e, a tocar msicas, chamava as mulheres para danar. As msicas traziam mensagens religiosas que distraiam e faziam com que as prostitutas se convertessem.

1 2

Graduando em Licenciatura em Msica pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Ncleo de Msica (NMU-UFS) da Universidade Federal de Sergipe, subcoordenadora do PIBID/Msica 2012 e orientadora desta pesquisa.

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

A Mussuca
Localiza-se no municpio de Laranjeiras, a 23 Km de Aracaju. No sc. XVIII, em Sergipe, pelo menos duas igrejas foram construdas tendo como padroeiro So Gonalo: uma em Laranjeiras e outra em So Cristvo. Para Laranjeiras, visando a catequizao dos negros, vieram jesutas, estes, de forma compulsiva, instauraram suas crenas utilizando-se de encenaes de autos. O auto de So Gonalo foi aprendido e reapropriado pelos negros escravos. Por costumes machistas da poca as mulheres no participavam da brincadeira, por isso os danarinos do folguedo so homens, apenas uma mulher participa, porm, somente carrega o santo. A essncia do So Gonalo da Mussuca o pagamento de promessas, segundo Sales, patro atual do grupo, na poca de seu tio, mestre Paulino, (patro anterior do grupo, sc. XX) o grupo s tinha o pagamento de promessas como objetivo central, para essa ocasio realizava-se o ritual: o pedinte (que poderia ser qualquer pessoa) que por alguma razo faria a promessa, aps recebido o milagre, combina com o lder do grupo o dia do pagamento da promessa. Trata-se de uma louvao com msicas (entre 7-12 cnticos), a maioria em louvor ao santo. Chegado o dia, feito um ensaio durante a manh, que pode ser na igreja prxima casa do pagador da promessa ou em sua residncia. Ao meio-dia, servido o almoo, os integrantes do grupo repousam os pratos prximos a si e, puxados pelo patro (hoje por dona Nadir) entoam ajoelhados a msica meu papagaio (cf. FALCO, 2006, p.4), em seguida almoam. Durante a tarde realizada uma procisso aonde o santo vai frente, carregado pelo agraciado, e ao seu lado vai a mariposa. Aps a procisso, como finalizao, eles voltam casa do pagante, cantam, danam e louvam. Hoje em dia, o grupo no s apresenta-se em ritos religiosos como tambm em eventos institucionais, voltaremos a falar disso posteriormente.

Integrantes
O grupo So Gonalo, formado majoritariamente por homens, tem quatro a seis pares de danarinos que atuam vestidos com saias e calas, camisas e/ou anguas, sapatos, colares e fitas coloridas. Eles simulam as prostitutas que o santo tentara converter. A dana singela, parece um jogo de cumprimento e conquista e, apesar de saudar um santo catlico, nota-se que h movimentos sensuais e alusivos a rituais afros.

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Durante a chula, os figuras danam de braos erguidos, requebrando o quadril no ritmo da dana. Esse aspecto da dana diferenciado dos outros grupos. O requebrar seria um ponto de fuga de vestgios da cintica da dana africana. Danando dessa forma, todos recuam no espao, vindo de um a um danar como patro e depois com o figura que vem saindo para o mesmo movimento. (FALCO, 2006, p. 9)

Mariposa Figura feminina responsvel por carregar o santo, no possui indumentria fixa. Patro a figura mais importante do grupo, o lder. Em vestes de marinheiro, representa So Gonalo. Com o instrumento caixa, guia o grupo durante a apresentao atravs de gestos e toques especficos. Antigamente, at a chegada de dona Nadir que assumiu o canto, tirava os versos.
Patres da Dana de So Gonalo mais conhecidos, e que nos ajudam a ter um parmetro de clculo de pelo menos 150 anos de existncia do culto ao santo portugus em terras laranjeirenses, foram: Manoel do Anginho; Jos Paulino, o primeiro patro do sculo XX; Eupdio Bispo; e o atual patro Mestre Sales (FALCO, 2006 p. 5).

Responsveis pela msica h um violonista e um cavaquinista, que no possuem indumentria fixa; o Patro que toca a caixa, danarinos guias que tocam puls uma espcie de reco-reco e, hoje, dona Nadir, responsvel por puxar e cantar as msicas do grupo. O ingresso de Nadir se deu atravs de seu pai que era participante do folguedo, com voz firme e marcante ela supriu a carncia vocal do grupo.

Aspectos musicais
A marcao rtmica slida do So Gonalo dada pela caixa, instrumento de percusso, industrial, da famlia dos membranofones, percutido por baqueta com ponta de feltro. Difere da caixa usada pela bateria por no usar esteira e no ser percutida por baquetas com pontas de madeira ou plstico. A execuo desse instrumento de responsabilidade do patro. Os puls, instrumentos percussivos idiofnicos (uma espcie de reco-reco) feitos artesanalmente do bambu, tem seu som extrado pela frico de uma baqueta manufaturada em seu corpo. Tais instrumentos preenchem o ritmo e so tocados pelos danarinos guias. As msicas que compem o repertrio so temticas. Atualmente so puxadas e mantidas por dona Nadir, ajudada pelos danarinos que batem palma e, com suas vozes, mantm um coro em forma de responsrio. Em geral, no repertrio so contidas as canes:

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Nas horas de Deus amm, Vosso rei pediu a dana, Adeus parente, Jirua, Mame Zambi, Suzan. Atualmente no grupo h dois cavaquinhos e um violo que servem de base para a voz, entretanto vale ressaltar que esses instrumentos no eram prioritrios nem sobressalientes na msica do folguedo, uma vez que a identidade e atividades folclricas do grupo no favoreciam seu uso (apesar de, segundo a tradio, So Gonalo tocar violo, entre outros instrumentos). Alm disso, por serem instrumentos de pouca ressonncia, no possuam impacto musical, chegando a passar despercebido diante do antigo cenrio de atuao do grupo e dos instrumentos que compartilhavam o mesmo espao. Essa herana ainda permanece, contudo, o ambiente atual no mais to hostil, pelo contrrio, a sofisticao que o grupo vem experimentando faz com que violo e cavaquinhos sejam necessrios. O Violo Pudemos observar alguns vdeos, gravaes em udio e apresentaes ao vivo, parte delas o violo realizava a base harmnica, em algumas situaes era o nico instrumento harmnico sendo executado, em outras, tinha a companhia do cavaquinho. Tomaremos como base gravaes que essa era a finalidade, (CD vozes da Mussuca) nestas, verificamos que o violo realiza a marcao meldica, constituindo monofonia junto com a voz e o coro, porm em algumas canes o instrumento contraponteia com a melodia, assumindo o mesmo carter de um violo de sete cordas nas rodas de choro, com solos constantes nos bordes, embasados em escalas diatnicas e repousando sempre em notas da trade dos acordes. curiosa a funo do instrumento nesse folguedo, em geral o vemos, quando dividindo espao com cavaquinho(s) ou similares, executando slida base harmnica, at porque, diante da textura sonora produzida pelos instrumentos em questo, o violo mais apto para a harmonia, pois alm de possuir uma sonoridade que vai do agudo ao grave, propcia para o acompanhamento, tem uma tessitura vasta, o que possibilita acordes completos, providos de tnicas graves, produzindo assim mais preenchimento sonoro do que o cavaquinho. O violo usado no grupo adulto possui cordas de ao e tocado com palheta. Nas gravaes que tivemos acesso constatamos que a afinao usada no instrumento, apesar de no divergir do padro de intervalo entre as cordas, no precisa. Apresenta-se, aproximadamente, meio-tom acima da afinao padro. Esse fator no parece ser proposital e relevante para o grupo. 4

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Cavaquinho O primeiro cavaquinho executa a melodia, junto com o violo, o segundo responsvel pela base harmnica, os acordes executados em geral so simples, trades maiores e menores. Na afinao, ocorre o mesmo fator citado no tpico anterior. Nota-se que na maioria das apresentaes o grupo no dispe dos dois instrumentos, em algumas ocasies acontece de nem mesmo haver um exemplar. No grfico a seguir temos um modelo aproximado da representao rtmica do cavaquinho responsvel pela harmonia:

FIGURA 1 Batida Rtmica do cavaquinho

Aspectos meldicos
A rtmica meldica predominante a sncope. O trao percorrido suave, firmado fielmente na escala diatnica. H poucos saltos, quando estes ocorrem predominam as teras, algumas quintas e outras quartas. As notas extremas no excedem o limite de oitava, as mais graves margeiam o Sol e o L 2 enquanto as mais agudas ficam entre Sol e L 3. A maioria das canes de poucos versos, possuem melodias e letras simples que, durante a apresentao, so repetidas vrias vezes, tornando-as mnemnicas. O coro tem participao ativa nas msicas, responde a voz principal e dinamiza a cano. Monofnico, composto pelos danarinos com pouco ou nenhum estudo musical, executa melodias simples e nem sempre suas vozes esto sincronizadas e afinadas, vale ressaltar que este fator no demonstra ser a prioridade do grupo.

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Letras
A religiosidade evidente nas letras das canes, entretanto poucas delas bendizem o santo, por se tratar de um folguedo de herana catlica, acredita-se que houve mudana nas canes ao longo do tempo, pois hoje, boa parte destas canes tem temas relacionados cultura afro-brasileira.

Jirua Jirua quimbomba , Jiru, jiru, esquintincalamund, Jirua quibamba , vaivaiesquintincalamund.

Adeus Parente Adeus parente que eu vou embora Pra terra de Conga vou ver Angola J vou embora eu vou agora Pra terra de Conga vou ver Angola.

Aspectos harmnicos
A melodia apoiada em acordes de tonalidades maiores, talvez esse fator responsvel pela caracterstica alegre que as msicas denotam. Os Acordes so simples, em geral trades maiores e menores e acordes com stima, encadeados em progresses harmnicas usuais do sustema tonal. Entre as cadncias encontradas esto:

a) ii V I (mais constante) b) vi ii V I c) V vi

O ritmo harmnico moderado, em geral mais lento quando est no acorde de tnica e mais rpido em finais de cadncias.

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

FIGURA 2 Ritmo Harmnico

Ritmo
O ritmo talvez a caracterstica musical mais peculiar do grupo folclrico, sua essncia encontra-se na caixa. Dos instrumentos de percusso utilizados pelo grupo, a caixa quem tem o timbre mais grave e executa notas precisas. A marcao nica, mantida enquanto a msica executada, no foram observados repiques, entretanto as variaes percebidas so alternncias internas de movimentos, vale lembrar que tal instrumento executado pelo patro durante a dana, exigindo assim boa coordenao motora. Acompanhando a caixa tem os puls, que do o preenchimento rtmico.

Caixa

Puls
FIGURA 3 Frmula rtmica percusso

Variaes:

FIGURA 4 Variaes

Em sucinta anlise percebemos que a marcao rtmica proeminente do So Gonalo assemelha-se a clulas rtmicas, tambm proeminentes, de alguns tipos de danas praticadas em diferentes regies do Brasil, como o caso de um dos exemplos do Congado Mineiro e das marcaes fortes da Caixa da Ciranda. 7

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Ciranda

Congado Mineiro

So Gonalo
FIGURA 6 Ritmos

Disposio do grupo em cortejos e apresentaes


Os danarinos ficam em duas filas horizontais paralelas, na frente de cada fila ficam os danarinos guias que tocam os puls e do referncia coreogrfica para o resto do grupo. Centralizado em frente aos danarinos fica o patro, que toca, dana e comanda todo o grupo. A localizao dos instrumentistas e da cantora depende do espao fsico da apresentao, entretanto observa-se que ficam sempre frente do grupo. Quando se trata de um ritual religioso, frente de todo o grupo vai a Mariposa, carregando o santo.

O grupo Atual:
O So Gonalo liderado por Jos Sales dos Santos, nascido em Laranjeiras, no povoado Mussuca, ingressou no grupo aos 17 anos a convite de seu tio, o ento Patro Jos Paulino, tornou-se Patro aos 32 anos e desde l o grupo est sob sua responsabilidade. Hoje h trs ramificaes do mesmo grupo, divididas por idade, so elas: Mirim, Juventude e Veterano. Cada grupo possui em mdia 10 brincantes, todos do povoado Mussuca, porm no so todos os eventos que o grupo vai completo, entretanto para apresentaes necessrio o mnimo de 3 pares de danarinos. O grupo juventude, que foi objeto de estudo desta pesquisa, j tem seu prprio patro, Joanderson Sales dos Santos, 16 anos, neto do mestre Sales, participa do grupo desde os 9 anos de idade, segundo ele, quando mais novo pedia ao av para participar do grupo e tocar caixa, j queria ser Patro, entretanto o consentimento do mestre s veio depois de adolescente. Hoje, Joanderson j a herana do grupo folclrico. 8

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Percebemos que, baseado em apanhados histricos, o grupo hoje vem sofrendo uma metamorfose. A finalidade religiosa que a gnese do grupo no mais sobressaliente, podemos citar inclusive, que o grupo aproxima-se de um perfil pago: As canes que esto impressas no repertrio no mais bendizem o santo. A maioria das apresentaes do grupo no est ligada igreja. Como o grupo um representante vivo de uma manifestao folclrica, cultural-religiosa, encontros culturais, festivais, eventos particulares, entre outros, so maioria na agenda do grupo. Esse crescimento na demanda de apresentaes fruto de um movimento que, segundo Reily (1990, p. 2), visa a valorizao do folclore nacional, de modo a torn-lo motivo de interesse turstico e objeto de coleo, por seu elemento extico, engraadinho. Tais apresentaes, no raramente, envolvem viagens, o que possibilita um contato com outros lugares, outras culturas e, por vezes, contato com grupos diferentes, o que se configura um atrativo para os integrantes, um bom pretexto para diverso alm de ser uma porta aberta para o intercmbio cultural (cf. RIBEIRO, 2006). Diante do surgimento desta proposta, um novo fator comea a ser agregado: O cach. Diferente de outrora, o grupo passa a vender suas atividades. Surge ento uma tica interna de comrcio, os integrantes 3 tendem ao mercantilismo e, sendo facultativa a sua participao nas apresentaes, passam a recusar as ofertas menos atrativas. Hoje o interesse mais financeiro 4 (Sales)

Em geral, para apresentaes fora do municpio de Laranjeiras, exigido do contratante o transporte e alimentao, alm do cach, que varivel de acordo com o local. O So Gonalo da Mussuca vem sendo renovado por um pblico mais jovem (fator inevitvel para manter a vitalidade de um grupo), com uma nova viso de mundo, os jovens integrantes tornam-se agentes de mudana em potencial, um fenmeno considerado inerente ao processo evolutivo. A sociedade recebe influncia dada s inovaes que ocorrem constantemente em vrias esferas, isso proporciona uma interao do indivduo com seu meio e vice-versa, gerando mudanas que lhes tragam significado e representatividade. O grupo t mudado! Antigamente os que brincavam tinham mais respeito e mais interesse do que os de hoje. (Sales)
Nesta pesquisa de campo, foram colhidos dados relacionados ao grupo juvenil composto por adolescentes em margem de 16 anos. 4 Reposta do Patro, quando questionado sobre a finalidade atual do grupo e quais as mudanas observadas ao longo do tempo.
3

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Antigamente o grupo era mais popular, mais decente. Hoje, por serem mais novos, eles no querem mais brincar. (Nadir 5)

Os mais velhos no tinham vergonha de usar maquiagem, brincavam mesmo! Os de hoje no querem usar mais. (Nadir)

Alguns populares dizem que o grupo perdeu a originalidade: So Gonalo um pagador de promessas 6 (Santos)

Dona Nadir, conhecida alm-regio por cantar em grupos folclricos (So Gonalo, Samba de Pareia) tem 65 anos de idade e 38 de So Gonalo. 6 O relato demonstra, pela tica social, que o grupo So Gonalo atualmente distancia-se dos objetivos religiosos.

10

IV Simpsio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Msica SISPEM Ncleo de Msica da Universidade Federal de Sergipe NMU/UFS So Cristvo 10 e 11 de dezembro de 2012

Referncias:
REILY, Suzel Ana e DOULA, Sheila M. Do Folclore cultura popular. Encontro de pesquisadores nas cincias sociais, So Paulo: USP 1990 RIBEIRO, Hugo L. .Folclore versus Prafolclore. Msica & Cultura (Salvador. Online), Salvador, Bahia, v. 2, p. 01-08, 2007 FALCO, Christiane R. .A dana de So Gonalo da Mussuca.UNIrevista, v. 1, n. 3, julho 2006. Andrade, Mrio de. Ensaio sobre a msica Brasileira. (publicado em 1928) 3 ed. So Paulo: Vila Rica; Braslia: INL, 1972. Documento Sonoro:

Nas horas de Deus Amm, Intrprete: Nadir. In: Vozes da Mussuca. Gravadora Independente, p. 2006. 1 CD. Faixa 9 (4 min 49 s). Vosso Rei pediu uma dana, Intrprete: Nadir. In: Vozes da Mussuca. Gravadora Independente, p. 2006. 1 CD. Faixa 10 (2 min 43 s). Adeus Parente, Intrprete: Nadir. In: Vozes da Mussuca. Gravadora Independente, p. 2006. 1 CD. Faixa 11 (3 min 21 s). Jirua, Intrprete: Nadir. In: Vozes da Mussuca. Gravadora Independente, p. 2006. 1 CD. Faixa 12 (3 min 07 s). Mame Zambi, Intrprete: Nadir. In: Vozes da Mussuca. Gravadora Independente, p. 2006. 1 CD. Faixa 13 (2 min 54 s). Videos:

MOSTRA BRASIL de Teatro de Rua: Grupo So Gonalo Sergipe. Coordenao Geral: Lindolfo Amaral. Produo: Mercinha Amaral; Isabel Santos. Aracaju, 2008. 1 DVD (4 min 17 s) So Gonalo no povoado Mussuca. 2012. Prxima parada. Visto em 26/11/12 proveniente da Word Wide Web: http://www.youtube.com/watch?v=NxMhwGuHdwU

11

You might also like