You are on page 1of 28

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

PROCESSO SELETIVO SIMpLIFICADO

016. PROVA oBJETIva

PROFESSOR

DE

EDUCAO BSICA II HISTRIA

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUARDE

A ORDEM DO FISCAL pARA AbRIR ESTE CADERNO DE QUESTES.

20.10.2013 (manh)

FORMAO PEDAGGICA

03. Para Libneo et alii (2003), a cultura organizacional da escola aparece de duas formas: como cultura instituda e como cultura instituinte. Segundo o autor, a cultura (A) instituinte refere-se grade curricular, aos horrios, s normas disciplinares etc. (B) instituinte aquela que os membros da escola criam e recriam, em suas relaes e na vivncia cotidiana. (C) instituda refere-se ao regime prprio de produo e gesto de smbolos que a escola desenvolve, bem como seu imaginrio. (D) instituda aquela imposta, sutilmente, por meio de um processo de massificao decorrente do neoliberalismo. (E) instituinte refere-se s normas legais, estrutura organizacional definida pelos rgos oficiais.

01. Em uma reunio do conselho de escola, alguns professores solicitaram ao diretor da unidade escolar que tomasse medidas mais enrgicas com os alunos, a fim de eliminar completamente qualquer forma de conflito entre docentes e discentes. Segundo eles, o conflito algo ruim e deve ser extirpado. Analisando o ponto de vista desses professores, correto afirmar que, segundo Chrispino (2007), eles (A) tm razo ao propor medidas mais enrgicas, desde que essas medidas estejam amparadas pela legislao vigente. (B) deveriam recorrer a instncias superiores, a fim de que sua demanda fosse atendida e os alunos fossem disciplinados adequadamente. (C) poderiam ter explicitado com maior exatido quais os tipos de medidas cabveis para a eliminao do conflito na escola. (D) esto equivocados, pois o conflito parte integrante da vida e da atividade social, quer contempornea, quer antiga. (E) esqueceram-se de mencionar que o conflito tambm a causa de atos violentos, por isso urge sua eliminao do ambiente escolar.

04. Em uma determinada escola pblica, durante o horrio de trabalho pedaggico, os professores, sob orientao do coor denador pedaggico, estudam textos crticos sobre os documentos legais, em detrimento do estudo dos textos legais e/ou documentos oficiais publicados pelo respectivo sistema de ensino. Nesses estudos, percebe-se uma postura parcial e partidria dos professores ao analisarem a realidade da escola e da comunidade na qual a unidade escolar est inserida. De acordo com Libneo et alii (2003), correto afirmar que esses professores estudam os textos legais e/ou documentos oficiais a partir de uma abordagem predominantemente (A) ontolgica. (B) legalista e formal. (C) poltico-ideolgica. (D) sociolgica. (E) epistemolgica.

02. Aps ter feito algumas avaliaes de uma turma do 8. ano do ensino fundamental, o professor Adriano chegou concluso de que apenas um de seus alunos no apresentava rendimento escolar satisfatrio. Assim, concluiu consigo mesmo que o problema certamente estava no prprio aluno, o qual deveria ser transferido para outra unidade escolar a que pudesse se adaptar melhor. Analisando a postura desse professor, no que diz respeito ao fato de ele atribuir unicamente ao aluno a responsabilidade por seu fracasso escolar, corretor afirmar que, segundo Vasconcellos (2008), ele comete um equvoco no(a) (A) Referencial da Avaliao (Referente). (B) Contedo solicitado na Avaliao. (C) Articulao da Avaliao. (D) Forma da Avaliao. (E) Objeto de Avaliao (Referido).

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

05. Na obra Professores do Brasil: impasses e desafios, h alguns comentrios acerca das licenciaturas, analisadas em seu currculo, em Lngua Portuguesa, Matemtica e Cincias Biolgicas, que respondem pela formao inicial de professores que iro lecionar do 6. ao 9. ano do ensino fundamental e no ensino mdio. Com relao a esses comentrios, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) Predomina nos currculos a formao disciplinar especfica, em detrimento da formao de professores para essas reas do conhecimento. ( ) Raras instituies especificam em que consistem os estgios e sob que forma de orientao so realizados, se h convnio com escolas das redes, entre outros aspectos. ( ) Saberes relacionados a tecnologias no ensino esto praticamente presentes em todos os cursos. Assinale a alternativa que, de acordo com essa obra, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; F. (B) F; V; V. (C) V; V; F. (D) F; F; V. (E) V; V; V. 06. Em relao aos projetos escolares de pesquisa, de acordo com a obra Gesto do Currculo na Escola: Caderno do Gestor, volume 3, correto afirmar que (A) o que caracteriza o projeto de pesquisa a transposio didtica de um contedo especfico, por meio de aulas presenciais, nas quais so apreendidos os principais conceitos do componente curricular em questo. (B) os projetos incluem apenas duas prticas de ensino-aprendizagem: pesquisas e registros individuais ou em grupos. No so, portanto, necessrios para seu desenvolvimento os estudos dirigidos e as aulas expositivas. (C) a metodologia de trabalho com projetos escolares praticamente no tem relao com a metodologia da pesquisa cientfica, pois, diferentemente desta, aquela no exige necessariamente a gerao de um produto individual ou coletivo. (D) a aplicao do projeto, diferentemente do que ocorre com a realizao de outras atividades, como a produo de um documentrio, no demanda um relatrio sobre as aes realizadas nem uma reflexo crtica. (E) o aluno dever possuir, para se envolver em um projeto, algum conhecimento prvio sobre o tema proposto e esquemas cognitivos possveis de serem mobilizados, no decorrer do projeto, proporcionando uma aprendizagem significativa.
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

07. Em seu tempo livre, a professora Edna costuma se inteirar dos problemas sociais da comunidade na qual reside a maioria de seus alunos. E, em sala de aula, discute com seus alunos questes que dizem respeito construo coletiva da sociedade e ao exerccio de direitos e deveres. Segundo Rios (2005), essa preocupao da professora Edna caracteriza-se como um trabalho na dimenso (A) tica. (B) poltica. (C) esttica. (D) tcnica. (E) epistemolgica.

08. Para Rios (2005), a tarefa fundamental da educao, da escola, ao construir, reconstruir e socializar o conhecimento, (A) formar cidados, portanto contribuir para que as pessoas possam atuar criativamente no contexto social de que fazem parte... (B) capacitar os educandos para o acesso aos nveis mais elevados da pesquisa e da cincia... (C) instrumentalizar o indivduo com as ferramentas necessrias para a superao dos desafios que se lhe impem em um mundo globalizado. (D) desenvolver a autonomia em seus educandos, de modo que se tornem capazes de aprender a aprender ao conclurem seus estudos. (E) suprir as necessidades concretas do mercado de trabalho, garantindo recursos humanos indispensveis ao crescimento das indstrias. 09. Saviani (2010) faz meno a um momento na histria das ideias pedaggicas no Brasil em que o ensino mdio passou a ter como objetivo a preparao dos profissionais necessrios ao desenvolvimento econmico e social do pas, de acordo com um diagnstico da demanda efetiva de mo de obra qualificada. Nesse trecho, o autor est referindo-se pedagogia (A) behaviorista. (B) do oprimido. (C) escolanovista. (D) tecnicista. (E) da libertao.

10. Em uma determinada escola, os alunos so avaliados ao final do ano letivo para que a equipe docente e a equipe gestora possam montar as turmas do ano seguinte, agrupando os alunos de acordo com seu desempenho. Assim, conseguem organizar turmas com alunos fracos, regulares e com bom desempenho. Analisando essa prtica, pode-se afirmar corretamente que, segundo Hoffmann (2001), esse um exemplo de (A) avaliao mediadora, com a qual se objetiva o desenvolvimento integral do aluno. (B) processo avaliativo construtivo, no qual educadores e educandos mobilizam seus conhecimentos. (C) equvoco na avaliao, pois no constitui uma experincia educativa para os educandos. (D) sondagem diagnstica imprescindvel para o desenvolvimento pleno dos alunos. (E) avaliao em seu sentido dialtico, que possibilita a troca de experincias. 11. Ao se referir s 10 caractersticas de uma situao-problema, Perrenoud (2000) afirma que esta funciona como um debate cientfico dentro da classe, estimulando os conflitos potenciais. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, preenche corretamente a lacuna do texto. (A) violentos (B) desestruturantes (C) psquicos (D) sociocognitivos (E) intrapsquicos 12. Na escola, de acordo com Lerner (2002), a leitura antes de qualquer coisa um objeto de ensino. Segundo a autora, para que a leitura se transforme tambm num objeto de aprendizagem, faz-se necessrio que (A) tenha sentido do ponto de vista do aluno, ou seja, que esteja atrelada realizao de um propsito que o aluno conhea e valorize. (B) seja ensinada de forma fragmentada, comeando por textos mais curtos e fceis de serem assimilados. (C) esteja desvinculada da verso no escolar, isto , que no haja vnculo entre a prtica escolar e a prtica social da leitura. (D) sejam adaptados os textos escolhidos para a leitura em sala de aula, de modo que possam atender ao nvel de desenvolvimento da turma. (E) seja feita em voz alta com maior frequncia em sala de aula, a fim de que os alunos possam ouvir a si mesmos e aprender melhor.
5

13. Em suas aulas, a professora Bernadete exige de seus alunos que copiem trechos de textos que constam no livro didtico que utilizam em sala de aula. Segundo ela, ao copiar, os alunos aprendem a ler e a escrever, memorizando palavras e expresses novas. Analisando essa prtica, correto afirmar que, segundo Lerner (2002), a professora Bernadete (A) comete um erro, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da escrita. (B) est certa ao propor a aprendizagem da leitura e da escrita por meio da cpia de textos. (C) deveria propor essa prtica aos professores dos demais componentes curriculares, pois ela bastante eficaz. (D) est errada, pois essa prtica garante apenas a aprendizagem da leitura. (E) equivoca-se ao supor que copiar de forma mecnica os textos seja garantia de aprendizagem da leitura e da escrita. 14. Com relao aos contedos a que se refere a Matriz de Referncia para a Avaliao do SARESP, analise as seguintes afirmaes, classificando-as em V (verdadeira) ou F (falsa). ( ) A Matriz faz uma varredura de todas as aprendizagens que o currculo possibilita. ( ) A Matriz retrata as estruturas conceituais mais gerais das disciplinas e tambm as competncias mais gerais dos alunos (como sujeitos do conhecimento), que se traduzem em habilidades especficas, estas sim responsveis pelas aprendizagens. ( ) A Matriz representa um recorte dos contedos do currculo e tambm privilegia algumas competncias e habilidades a eles associadas. Assinale a alternativa que, de acordo com esse documento, apresenta a classificao correta das afirmaes, de cima para baixo. (A) V; F; V. (B) V; V; F. (C) F; V; F. (D) F; V; V. (E) F; F; V.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

15. Na concepo construtivista da aprendizagem e do ensino, segundo Coll et alii (2006), a escola (A) preocupa-se unicamente com o desenvolvimento cognitivo dos educandos, da o trabalho com as competncias cognitivas. (B) contribui para o desenvolvimento global dos educandos, incluindo as capacidades de equilbrio pessoal e de insero social. (C) desconsidera o carter social e socializador que alguns tericos procuram impor a ela, passando a preocupar-se com a instruo dos alunos. (D) enfatiza o carter ativo da aprendizagem, aceitando que esta fruto de uma construo na qual intervm apenas o sujeito que aprende. (E) contrape a aprendizagem ao desenvolvimento, tendo cincia de que preciso primeiramente que a criana amadurea para que possa aprender. 16. Aps um longo perodo de acompanhamento, ficou comprovado que Ruy, aluno do 9. ano, em funo de suas deficincias, no pode atingir o nvel exigido para concluir o ensino fundamental. Diante dessa situao, de acordo com a Lei n. 9.394/1996, artigo 59, o sistema de ensino deve garantir a ele (A) acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar. (B) terminalidade especfica de estudos. (C) aulas de recuperao paralela. (D) professor auxiliar para recuperao intensiva. (E) transferncia para uma escola especializada. 17. O aluno Walter, adolescente regularmente matriculado no 6. ano do ensino fundamental de uma determinada escola, apresenta quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. Segundo a Lei n. 9.394/1996, artigo 12, compete ao estabelecimento de ensino notificar esse e os demais casos semelhantes (A) ao Conselho de Pais e Mestres, aos lderes da comunidade e Diretoria de Ensino. (B) Diretoria de Ensino, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao. (C) ao Conselho Tutelar do Municpio, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (D) aos pais ou responsveis, Diretoria de Ensino e ao respectivo representante do Ministrio Pblico. (E) ao Supervisor da Unidade Escolar, ao Conselho Tutelar do Municpio e ao Conselho Estadual de Educao.
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

18. Durante o conselho de classe e srie, os professores de uma determinada escola de ensino fundamental impediram a aluna Isabela de participar, pois, segundo eles, a idade mnima para participar do conselho de 15 (quinze) anos, e Isabela tem apenas 14. Conforme o Parecer CEE n. 67/1998, artigo 21, a atitude dos professores foi (A) acertada, pois a lei realmente determina a idade mnima de 15 (quinze) anos. (B) equivocada, pois a lei determina a idade mnima de 14 (catorze) anos. (C) correta, pois os alunos no podem participar, seja qual for sua idade. (D) incorreta, pois a participao dos alunos independe de sua idade. (E) rigorosa, pois, embora a lei determine a idade mnima de 15 (quinze) anos, um pouco de bom senso resolveria o conflito.

19. Ao trmino do 9. ano do ensino fundamental, o aluno Rafael apresentou resultado insatisfatrio em dois componentes curriculares. Segundo o artigo 8. da Resoluo SE n. 02/2012, ele (A) pode ser promovido em regime de progresso parcial. (B) deve cursar novamente o 9. ano do ensino fundamental. (C) pode cursar a 1. srie do ensino mdio, sendo dispensado de frequentar as disciplinas com defasagem de aprendizagem. (D) deve fazer novos exames com os contedos das disciplinas com defasagem de aprendizagem. (E) pode ser reprovado e ter de cursar novamente todas as disciplinas do 9. ano do ensino fundamental. 20. O professor Andr, docente titular de cargo em uma escola da rede pblica estadual, deseja ampliar sua jornada de trabalho com as classes e as aulas de recuperao intensiva. Segundo a Resoluo SE n. 02/2012, artigo 10, isso (A) pode ser feito depois que essas classes e aulas forem oferecidas aos professores auxiliares. (B) no pode ser feito, pois essas classes e aulas devem ser atribudas apenas aos ocupantes de funo-atividade. (C) possvel, desde que no haja docente ocupante de funo-atividade interessado por elas. (D) no pode ser feito, pois tais classes e aulas so geralmente oferecidas no contraturno. (E) perfeitamente possvel, observadas as regras do processo regular de atribuio de classes e aulas.
6

fORMAO ESpECfICA

21. Suponhamos que, de uma civilizao desaparecida, subsista um nico objeto; que, alm disso, as condies de sua descoberta impeam at de relacion-lo com caractersticas alheias ao homem, tais como sedimentaes geolgicas (pois, nessa busca das ligaes, a natureza inanimada tambm pode ter sua participao). Ser completamente impossvel tanto datar esse vestgio nico como se pronunciar sobre sua autenticidade. S se estabelece, de fato, uma data, s se controla e, em suma, s se interpreta um documento por sua insero em uma srie cronolgica ou em um conjunto sincrnico.
(Marc Bloch, Apologia da Histria)

22. Na Atenas democrtica, descobre-se uma massa de camponeses pobres na base do regime, assim como artesos humildes que forjam uma cultura muito menos elitista do que aquela ensinada a nossos avs e tantas vezes rejeitada como incompreensvel.
(Pedro Paulo Funari, A renovao da Histria Antiga. In: Leandro Karnal (org.), Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas)

Na origem de algumas das crises sociais mais agudas da Grcia Antiga, encontra-se (A) a violenta represso aos ideais democrticos promovida pelos proprietrios de terra contra camponeses, artesos, escravos e estrangeiros. (B) a luta pela reforma agrria encampada pelos irmos Tibrio e Caio Graco, assassinados pela aristocracia, e pelos camponeses pobres. (C) a greve organizada por escravos, camponeses e artesos que tinha como objetivo democratizar a sociedade grega e reivindicar a reforma agrria. (D) a escravizao por dvida dos camponeses pobres, abolida por Slon, que tambm estabeleceu o critrio censitrio (renda) para dividir a populao. (E) o levante antielitista liderado por escravos, camponeses e artesos em uma sociedade em que predominava o trabalho assalariado.

Acerca das relaes de trabalho na pr-histria, correto afirmar que (A) impossvel formular hipteses sobre a sua organizao social, pois os vestgios so esparsos e os pesquisadores no conseguem determinar sua autenticidade. (B) pouco se sabe sobre o seu funcionamento, pois a terra e a poeira misturadas aos vestgios dificultam ao mximo o trabalho de datao feito por pesquisadores. (C) podem ser conhecidas a partir da pesquisa em stios arqueolgicos que renam vrios vestgios da cultura material, da mesma poca e de pocas diferentes. (D) no existem hipteses a seu respeito, pois apenas documentos de diferentes tempos podem responder de forma satisfatria s questes dos historiadores. (E) essa temtica pode ser estudada a partir da pesquisa com um nico documento do passado, de tal forma que dele se extraam todas as respostas feitas pelo historiador.

23. Durante a Idade Mdia, a variedade de gneros alimentcios foi drasticamente reduzida na Europa por conta do fechamento da sociedade em pequenos grupos fixados em volta dos castelos.
(Fbio Pestana Ramos, Alimentao. In: Carla Bassanezi Pinsky (org.), Novos temas nas aulas de histria)

poca da Alta Idade Mdia, a produo agrcola (A) reduziu-se cultura de subsistncia, sustentada pelo trabalho servil. (B) abastecia os feudos e as grandes feiras e estava fundada no trabalho escravo. (C) estava voltada para o comrcio com o Oriente, de onde vinham as especiarias. (D) alimentava igualmente camponeses e senhores, reduzindo as desigualdades. (E) no constitua a base econmica da sociedade, tendo pouca relevncia histrica.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

24. Transformao do processo de produo que, por meio da relao homem/mquina, amplia a concentrao de trabalhadores em um nico local, aperfeioa e desenvolve outro mecanismo, o trabalhador coletivo. Nesse ponto, outro conjunto interpretativo pode ser inserido, menos confiante no papel e no lugar da evoluo tecnolgica e mais preocupado com questes como a introjeo do tempo til, do disciplinamento do trabalhador e para a reviso do papel da tecnologia.
(Carlos Alberto Vesentini, Histria e ensino. In: Circe Bittencourt (org.), O saber histrico na sala de aula. Adaptado)

26. Cada vez mais, apresenta-se essa oposio Ocidente e Oriente no contexto histrico do moderno imperialismo do sculo XIX e XX, a mostrar como o Ocidente se cria como uma supercivilizao dominadora do mundo. No bojo da derrota nazista e da forja de um novo Ocidente antirracista, cria-se um novo conceito, muito presente nas interpretaes tradicionais da Antiguidade.
(Pedro Paulo Funari, A renovao da Histria Antiga. In: Leandro Karnal (org.), Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. Adaptado)

O novo conceito, muito presente nas interpretaes tradicionais da Antiguidade, descreve (A) a existncia de uma linha de continuidade entre os gregos e os egpcios, principalmente a partir da leitura de Herdoto, com suas mltiplas referncias ao Egito. (B) a mistura existente entre as civilizaes minoica e micnica e a sociedade grega, o que marcou a origem da filosofia, do pensamento racional e da democracia. (C) as marcas do nascimento do Ocidente no Mar Mediterrneo, dividido entre fencios, rabes, egpcios e gregos, o que atesta a origem oriental do pensamento ocidental. (D) a superioridade cultural da civilizao judaico-crist, ocidentalizando, em parte, tanto o judasmo como o cristianismo, reconhecidos como de origem oriental. (E) a prevalncia da democracia, da liberdade e da civilidade polticas e dos direitos civis e sociais entre os gregos e os romanos, mesmo poca do Imprio em Roma. 27. Na Antiguidade Clssica, a classificao de gnero aparecia entrecortada por outros diferenciais de status: condio social, cidadania, faixa etria. Alm da polaridade homem / mulher, essa sociedade era marcada por outras classificaes, como homem / no-homem ou no totalmente homem.
(Carla Bassanezi Pinsky, Gnero. In: Carla Bassanezi Pinsky (org.), Novos temas nas aulas de histria)

O texto descreve (A) o desenvolvimento do mercantilismo e o fortalecimento das manufaturas. (B) a informatizao da produo e a 3. fase da Revoluo Industrial. (C) o Renascimento comercial e urbano e o aparecimento das corporaes de ofcio. (D) as transformaes propiciadas pela utilizao da energia fssil como combustvel. (E) a 1. fase da Revoluo Industrial e a organizao do sistema fabril.

25. As primeiras civilizaes desenvolveram-se em regies banhadas por grandes rios que garantiam a fertilidade da terra algo fundamental para o cultivo de alimentos e que demandavam um trabalho sistemtico, organizado e de grande envergadura desenvolvido por uma fora de trabalho concentrada comandada por uma liderana reconhecida, legitimada.
(Fbio Pestana Ramos, Alimentao. In: Carla Bassanezi Pinsky (org.), Novos temas nas aulas de histria)

Segundo o artigo, so exemplos das sociedades descritas no trecho (A) a Bretanha, s margens do Tamisa, e a Glia, junto ao rio Sena. (B) a ndia, junto ao rio Indo, e a China, s margens do rio Amarelo. (C) Roma, s margens do rio Tibre, e a Grcia, junto ao rio Eurotas. (D) os Incas, junto ao rio da Prata, e os Astecas, s margens do rio Grijalva. (E) o Imprio Mali, s margens do rio Niger, e os Mursi, junto ao rio Omo.

A perspectiva de gnero (A) no contribui para o estudo das sociedades antigas, pois as concepes so muito diferentes quando comparadas cultura ocidental moderna. (B) permite uma aproximao com as sociedades antigas, pois revela alguns aspectos da cultura e da vida social de gregos e romanos. (C) revela que gregos e romanos possuam um conceito distorcido de sexo, pois no tinham a polaridade homem / mulher como padro de normalidade. (D) indica que as sociedades antigas estavam preocupadas apenas com a condio socioeconmica, mas no com outras perspectivas de identidade. (E) refora a ideia de que gregos e romanos eram imorais e tinham prticas sexuais desvirtuadas, o que contribuiu para a queda do Imprio Romano.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

28. Ao longo de mais de quatrocentos anos que o comrcio de escravos mobilizou alguns povos africanos e principalmente seus chefes, houve a criao de complexos mecanismos de aprisionamento (principalmente por meio de guerras), de transporte, de troca, de armazenamento e de taxao, garantindo uma oferta constante e crescente de escravos, a maior parte deles embarcados pelo Atlntico. Quando este canal de escoamento foi fechado, (...) os escravos passaram a ser usados apenas dentro do prprio continente africano.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano)

29. O ponto de inflexo dessa antropologia, filha do imperialismo ocidental, na feliz expresso da antroploga Kathleen Gough, foi marcado nos anos 1950 por Georges Balandier (...) Sua crtica ressalta trs pontos absolutamente interligados. (...) (...) o terceiro ponto refere-se necessidade de relacionar o estudo da colonizao africana s metrpoles europeias, considerando a situao concreta, particular de cada sociedade. Balandier ressalta a heterogeneidade, a complexidade e o dinamismo sociocultural, como caractersticas prprias da historicidade africana. Assim, nega que essas sociedades possam ser qualificadas como estticas e passivas, destacando as mudanas e o seu potencial revolucionrio. A reviso sobre a produo do conhecimento da qual escritos como os de Balandier se destacam , por isso, o marco de novas tendncias no estudo da frica.
(Leila Leite Hernandez, A frica na sala de aula: visita histria contempornea)

A partir da virada do sculo XVIII para o XIX, o trfico negreiro atlntico comeou a ser combatido. A respeito desse processo, correto afirmar que (A) houve uma guinada fundamental nas atividades produtivas das potncias ibricas, especialmente em relao Espanha, que passou a explorar nos seus espaos coloniais, para o extrativismo mineral, a mo de obra compulsria das naes indgenas. (B) com a Revoluo Francesa e com a Revoluo Industrial, a Frana e a Inglaterra modificaram seus interesses frente aos povos africanos e direcionaram suas atividades, a partir de meados do sculo XIX, para a compra de matrias-primas africanas e a venda de produtos industrializados. (C) houve uma interferncia decisiva da Igreja Catlica em funo das suas novas diretrizes no tocante ao aumento do nmero de seguidores, porque a catequizao em massa na frica foi considerada a sada para a imensa perda de fiis ocorrida desde o incio do sculo XVIII. (D) para as potncias industriais europeias em ascenso Inglaterra, Frana e Holanda , a desmontagem das redes de trfico de escravos na frica tinha a funo de quebrar com a importncia dos portugueses na direo do comrcio internacional, especialmente em relao ao Oriente. (E) foi uma decorrncia direta do movimento que permitiu a Independncia das 13 Colnias Inglesas na Amrica, pois conjuntamente a essa ruptura colonial, determinou-se a imediata extino do trfico de escravos e programou-se o fim da escravido para 1810.

Essas novas tendncias caracterizam-se, principalmente, pela (A) diviso da frica subsaariana em duas regies bem distintas: a com Histria e a sem Histria. (B) importncia que deve ser observada nas prticas coloniais mais humanizadas, caso evidente dos franceses. (C) ruptura com um eurocentrismo que escondia as especificidades locais do continente africano. (D) associao entre o colonialismo espanhol e a formao de naes economicamente avanadas. (E) reafirmao do dinamismo econmico do norte da frica e o atraso civilizatrio da frica negra.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

30. Do ponto de vista teolgico, a converso inicial do Congo foi ancorada em uma srie de co-revelaes: a milagrosa e simultnea apario em sonhos da Virgem Maria para dois oficiais de tribunal e a descoberta de uma pedra em forma de cruz em um riacho perto de Mbanza Kongo. Isso foi seguido pela famosa epifania do rei Afonso I, (1509-1542), de So Tiago Maior, quando o rei, com grande inferioridade numrica em uma batalha pelo trono contra seu irmo pago, foi salvo pela imagem espectral de guerreiros em montarias que assustou os oponentes e assegurou-lhe a vitria. (...) Esses elementos teolgicos foram seguidos, durante o reinado do apstolo do Congo, Afonso I, pelo duro trabalho intelectual e filosfico de criar um casamento entre a religio do Congo e o cristianismo.
(John K. Thornton, Religio e vida cerimonial no Congo e reas Umbundo, de 1500 a 1700. In: Linda M. Heywood, Dispora negra no Brasil)

31. As primeiras expedies na costa africana a partir da ocupao de Ceuta em 1415, ainda na terra de povos berberes, foram registrando a geografia, as condies de navegao e de ancoragem. Nas paradas, os portugueses negociavam com as populaes locais e sequestravam pessoas que chegavam s praias, levando-as para os navios para serem vendidas como escravas. Tal ato era justificado pelo fato de esses povos serem infiis, seguidores das leis de Maom, considerados inimigos, e portanto podiam ser escravizados, pois acreditavam ser justo guerrear com eles.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano)

Para os europeus, o que justificava a escravido mais ao sul, alm do rio Senegal, era o fato de que (A) a populao negra era considerada inferior, em oposio superioridade da raa ariana que habitava a Europa, o que conferia legitimidade escravizao dos povos que habitavam a frica Meridional. (B) os povos escravizados eram considerados pagos, ignorantes das leis de Deus e, no entender dos portugueses, ao se converterem ao cristianismo teriam uma chance de salvar suas almas na vida alm desta. (C) as sociedades africanas que viviam nas terras mais ao sul tinham o hbito de praticar a pirataria, o que atrapalhava os projetos de circunavegao do continente pelos europeus. (D) alguns dos povos dessa regio se negavam a comercializar com os europeus, mais do que isso, atacavam militarmente expedies comerciais de pases da Europa. (E) o fornecimento de aguardente e tabaco por comerciantes portugueses provocou o endividamento da populao, que acabou sendo escravizada por suas dvidas.

No contexto apresentado, a respeito da religiosidade no Congo, correto afirmar que (A) ocorreu uma rpida adeso ao cristianismo, com a destruio de todas as referncias religiosas que existiam na regio. (B) as prticas religiosas, fossem do cristianismo ou da tradio local, impediram que o Congo se ligasse ao fornecimento de escravos. (C) houve a constituio de um cristianismo sincrtico, manifestado na permanncia de elementos da teologia do Congo. (D) o culto do catolicismo esteve reservado s classes populares congolesas, como forma de resistncia contra o avano do paganismo. (E) a mistura religiosa derivada pela presena dos catequistas europeus levou transformaes hierrquicas na Igreja Catlica.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

10

32. Como no resto da Europa catlica, na Polnia o antissemitismo nutrido desde a infncia pelos ensinamentos da Igreja.
(Marc Ferro, A manipulao da Histria no ensino e nos meios de comunicao. Adaptado)

O trecho pode ser corretamente relacionado (A) fundao do Estado de Israel em 1919, logo aps a Primeira Guerra, ao mesmo tempo em que a Frana impunha Alemanha derrotada a formao do Estado nacional polons. (B) deciso tomada pela Liga das Naes poca de sua fundao, que determinava o direito autodeterminao dos povos e defendia a construo de guetos para proteger as religies minoritrias. (C) ao projeto sionista, que defendia a fundao de um Estado nacional judaico, e consequente migrao de judeus da Europa para a Palestina desde o final do sculo XIX e incio do sculo XX. (D) violenta perseguio aos judeus organizada pela Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, o que provocou o extermnio de muitas comunidades judaicas do leste europeu. (E) ao Tratado de Latro, assinado pela Itlia fascista e pelo Vaticano em 1929, devido ao interesse que a Igreja Catlica tinha na perseguio sistemtica aos judeus promovida por Mussolini.

33. Grupos relativamente pouco numerosos, em termos globais, foram qualitativamente importantes na imigrao para o Brasil entre o final do sculo XIX e o incio do sculo XX. O caso mais expressivo o dos japoneses. Outros grupos minoritrios importantes foram os srio-libaneses e os judeus, os quais tiveram algumas caractersticas semelhantes.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

Ao contrrio de japoneses, italianos e espanhis, os srio-libaneses e judeus (A) vieram principalmente para So Paulo e para o Rio Grande do Sul, tendo se constitudo nas principais etnias que forneceram mo de obra para a lavoura de caf, e fixaram-se, em sua grande maioria, na agricultura. (B) vieram sobretudo para o Estado de So Paulo, onde se fixaram no campo por mais tempo do que quaisquer outras etnias, mas como pequenos proprietrios, tendo um papel expressivo na diversificao das atividades agrcolas. (C) subiram na escala social, tendo passado rapidamente condio de pequenos e mdios proprietrios rurais, abrindo caminho para que seus descendentes viessem a ser figuras centrais da agroindstria paulista. (D) trouxeram as suas famlias inteiras, e no apenas homens solteiros, permanecendo por um longo tempo nas atividades agrcolas e tendo preferncia por viver nas pequenas cidades do interior e no na capital de So Paulo. (E) se concentraram, desde sua chegada, principalmente nas cidades e constituram uma imigrao espontnea, no subsidiada, pois o auxlio governamental brasileiro s era fornecido a quem fosse encaminhado para as fazendas.

11

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

34. Os testemunhos escritos permitem-nos identificar as principais organizaes sociais e polticas na frica pr-colonial, de 1500 a 1800. Genericamente, a escravido pr-colonial esteve presente na frica como um todo, fazendo-se necessrio observar as especificidades histricas prprias de complexos sociais e polticos e das formas de poder das diversas sociedades africanas. Mas fundamental acrescentar que a dinmica e a intensidade da escravido interna ao continente africano tem a ver com a maior ou menor demanda do trfico atlntico gerada pelo expansionismo europeu sobre a Amrica. Isso acarreta mudanas sociais na frica, como a expanso e a subsequente transformao da poligenia.
(Leila Leite Hernandez, A frica na sala de aula: visita histria contempornea. Adaptado)

36. Originria da ndia, durante a Idade Mdia chegou a ser considerada uma especiaria de luxo e de uso exclusivo da alta nobreza, sendo guardada em cofres e figurando no testamento dos homens mais abastados da Europa. No sculo XVI, chegava a oferecer uma lucratividade de 24000%, o que serviu de forte atrativo para investidores e piratas dispostos a roub-la dos navios lusitanos que transportavam o produto da ndia para Portugal. O comrcio das especiarias propiciou um acmulo de capital nunca antes observado pela humanidade.
(Fabio Pestana Ramos, Alimentao. In: Carla Bassanezi Pinsky (org.), Novos temas nas aulas de Histria. Adaptado)

A especiaria a que se refere o fragmento (A) a pimenta. (B) o coentro. (C) o acar. (D) a pprica. (E) a noz-moscada. 37. As primeiras expedies portuguesas de explorao da costa atlntica africana, na primeira metade do sculo XV, financiadas pelos reis associados a mercadores, tinham como principal objetivo chegar fonte do ouro que era comerciado pelos tuaregues e berberes no norte da frica. Alm disso, buscavam um caminho para as ndias que permitisse quebrar o controle que alguns comerciantes, em sua maioria italianos, tinham sobre o Mediterrneo.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano)

Em relao outra mudana social ocorrida na frica a que se refere o fragmento, correto apontar o (A) repdio da elite poltica e comercial africana ao trfico negreiro europeu. (B) desinteresse dos chefes das aldeias locais pelas mercadorias europeias. (C) desenvolvimento de diferentes tipos de escravido no continente africano. (D) declnio dos confrontos internos frente invaso das metrpoles europeias. (E) fim do trfico interno de escravos devido aos lucros do comrcio no Atlntico. 35. A expresso encontros culturais passou a ser usada em substituio palavra etnocntrica descoberta, especialmente a partir de 1992, com as comemoraes dos 500 anos do desembarque de Colombo nas Amricas. Ela est associada a novas perspectivas na histria, dando ateno tanto viso dos vencidos, como chamou o historiador mexicano Miguel Len-Portilla, como viso dos vencedores.
(Peter Burke, O que Histria Cultural?)

A expanso ultramarina portuguesa foi um desdobramento (A) da revoluo comercial e urbana. (B) da reforma protestante. (C) do tratado de panos e vinhos, estabelecido com a Inglaterra. (D) da descentralizao do poder em Portugal. (E) da ruralizao na Europa feudal.

A respeito da viso dos vencidos mencionada no fragmento, correto afirmar que Len-Portilla (A) no questiona a dominao institucional europeia, mas, sim, o modo como esta foi realizada. (B) defende os cientificistas e afirma que a racionalidade e a tecnologia europeia eram superiores. (C) comprova que a colonizao europeia representou o progresso da civilizao e da histria. (D) postula que a inferioridade racial dos ndios foi determinante para a dominao europeia. (E) refora a tese do derrotismo ao apresentar a viso pessimista dos ndios frente conquista.
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

12

38. Quando os rabes saram da Andaluzia, l deixaram sua cultura. Dessa forma, espanhis e portugueses puderam utilizar a obra dos gegrafos rabes, a cincia martima dos rabes. Foi assim que os seus marinheiros descobriram a costa noroeste da frica a partir do sculo XVI, chegaram ao Cabo da Boa Esperana e atingiram a ndia.
(Marc Ferro, A manipulao da Histria no ensino e nos meios de comunicao)

39. Outro ponto importante da expanso portuguesa diz respeito a uma gradual mudana de mentalidade, notvel em humanistas portugueses como Duarte Pacheco Pereira, Diogo Gomes e Dom Joo de Castro. No plano coletivo, as mentalidades no mudam rapidamente, e o imaginrio fantstico continuou a existir, mas a expanso martima foi mostrando cada vez mais como antigas concepes eram equivocadas.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

A expulso dos rabes da Pennsula Ibrica contribuiu para a expanso ultramarina, pois (A) os califados rabes do norte da frica se associaram a Portugal e Espanha no financiamento das grandes navegaes, por conta do seu interesse em diminuir a influncia do Imprio Otomano no Oriente Mdio. (B) a estrutura poltica do Imprio rabe serviu de inspirao para a cristandade ocidental no processo de formao dos Estados Modernos, o que favoreceu as aristocracias europeias ligadas ao comrcio e interessadas nas navegaes. (C) foi em meio ao conflito conhecido por Guerra da Reconquista que Portugal e Espanha centralizaram o poder e deram incio formao do Estado Moderno, fundamental no financiamento das grandes navegaes. (D) a sada dos muulmanos da Europa reduziu significativamente o abastecimento de especiarias e de outras mercadorias orientais no continente europeu, o que motivou Portugal e Espanha a sarem para o mar em busca de novas rotas. (E) a ocupao islmica em Portugal e na Espanha tornava as rotas de sada para o Atlntico precrias e inseguras, pois havia risco constante de ataques e saques e o nmero de naufrgios provocados na regio era significativo.

Dentre os equvocos descobertos poca da expanso martima, correto destacar (A) a utilizao de velas nas embarcaes, que faziam com que as viagens dependessem exclusivamente dos ventos. (B) a bssola, que pretendia indicar o rumo da viagem a partir da observao dos astros no cu. (C) o astrolbio, que media a distncia percorrida pelo navio por meio de uma corda que era lanada ao mar aos poucos. (D) a navegao de cabotagem, que propunha que os navios sassem em alto mar sem instrumentos de navegao. (E) o geocentrismo proposto por Cludio Ptolomeu, que afirmava a centralidade da Terra no Universo.

40. Ao lado da empresa comercial e do regime de grande propriedade, acrescentemos um terceiro elemento: o trabalho compulsrio. Tambm nesse aspecto, a regra ser comum a toda a Amrica Latina, ainda que com variaes. Diferentes formas de trabalho compulsrio predominaram na Amrica espanhola, enquanto uma delas a escravido foi dominante no Brasil.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A respeito do trabalho compulsrio estabelecido na Amrica colonial espanhola, correto afirmar que (A) era uma forma de trabalho totalmente desconhecida pelas civilizaes Asteca e Inca. (B) era menos brutal que a servido praticada pelos astecas e no existia entre os incas. (C) no contribuiu para o declnio demogrfico dos povos amerndios por ser rotativo e temporrio. (D) se assemelhava a prticas j existentes como a mita andina e o cuatequil mexicano. (E) era mais brando que a escravido portuguesa, no fomentando a resistncia dos amerndios.

13

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

41. Quando os europeus chegaram terra que viria a ser o Brasil, encontraram uma populao amerndia bastante homognea em termos culturais e lingusticos, distribuda ao longo da costa e na bacia dos Rios Paran-Paraguai.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Em relao ao encontro a que se refere o fragmento, assinale a afirmao correta. (A) Os amerndios desprezaram e hostilizaram os europeus por consider-los homens insensatos e desprovidos de habilidades ou poderes especiais. (B) Para praticar a agricultura, os tupis derrubavam as rvores e faziam a queimada, uma tcnica que seria incorporada posteriormente pelos colonizadores europeus. (C) O trabalho regular e compulsrio era comum entre os tupinambs, por isso o corte do pau-brasil exigido pelos europeus integrou-se com facilidade ao seu modo de vida. (D) Os amerndios no desenvolveram formas de resistncia ao colonizador europeu porque consideraram a cultura europeia muito superior sua prpria cultura. (E) Como no constituam uma nao e sim grupos dispersos, no foi possvel aos europeus encontrar aliados entre os prprios indgenas para combater seus opositores.

42. Perceber a complexidade das relaes sociais presentes no cotidiano e na organizao social mais ampla permite indagar qual o lugar que o indivduo ocupa na trama da Histria e como so construdas as identidades pessoais e as sociais, em dimenso temporal. Os sujeitos histricos, que se configuram na inter-relao complexa, duradoura e contraditria das identidades sociais e pessoais, so os verdadeiros construtores da Histria. Assim, necessrio acentuar que a trama da Histria no o resultado apenas da ao de figuras de destaque, consagradas pelos interesses explicativos de grupos, mas consequncia das construes conscientes ou inconscientes, paulatinas e imperceptveis, de todos os agentes sociais, individuais ou coletivos.
(Orientaes Curriculares para o Ensino Mdio: Cincias Humanas e suas Tecnologias)

Nesse sentido, correto mostrar que o processo denominado de Reforma (A) apenas se tornou efetivamente vivel com a aliana poltico-religiosa entre os lderes religiosos do movimento Martinho Lutero e Joo Calvino e as lideranas revolucionrias do campesinato das diversas regies alems, defensoras da introduo da propriedade privada no campo. (B) contou com a ao decisiva do monge Martinho Lutero, que fez crticas s autoridades eclesisticas, ao mesmo tempo em que necessrio dimensionar a presena de um campesinato na Alemanha no unificada, que exigia o fim do trabalho servil e dos impostos. (C) tornou-se historicamente possvel porque as ideias de Martinho Lutero, sempre crticas explorao da Igreja contra os camponeses da Alemanha ainda no unificada, tornaram-se dominantes em funo do apoio recebido do rei espanhol, Felipe II. (D) no pode ser compreendido sem se destacar o papel central exercido pelo telogo Joo Calvino, porque ele foi o primeiro membro da Igreja Catlica a fazer crtica a esta instituio, mostrando como as suas principais lideranas no defendiam as doutrinas centrais, como a infabilidade papal. (E) foi resultado da ao qualificada das elites dos mais importantes principados alemes, porque convenceram Martinho Lutero, assim como outros reformadores do cristianismo, a iniciar uma luta contra os dogmas defendidos pela Igreja de Roma, como da divindade de Cristo.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

14

43. No assunto Brasil Colnia, a chegada da Companhia de Jesus e o projeto de catequese dos jesutas podem ser vistos a partir da sua vinculao ao Conclio de Trento (1545-1563) (...).
(Marcos Vincius de Morais, Histria integrada. In: Carla Bassanezi Pinsky (org), Novos temas nas aulas de histria)

As aes apresentadas no fragmento podem ser consideradas como (A) a tentativa da Coroa portuguesa em evitar a prevalncia da religio sobre os temas materiais na colnia do Brasil. (B) um movimento paradoxal da cristandade do Ocidente, porque os jesutas eram tratados como hereges. (C) a principal decorrncia da extino do Tribunal da Santa Inquisio e dos seminrios. (D) uma nova estratgia da Igreja Catlica, com o exaustivo exerccio da tolerncia religiosa. (E) uma reao da Igreja Catlica s ideias geradas pela chamada Reforma Protestante. 44. O Poder Moderador provinha de uma ideia do escritor francs Benjamim Constant, cujos livros eram lidos por Dom Pedro e por muitos polticos da poca. Benjamim Constant defendia a separao entre o Poder Executivo, cujas atribuies caberiam aos ministros do rei, e o poder propriamente imperial, chamado de neutro ou moderador. O rei no interviria na poltica e na administrao do dia a dia e teria o papel de moderar as disputas mais srias e gerais, interpretando a vontade e o interesse nacional.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

45. Partiu do Ministrio da Justia um projeto de lei, submetido ao Parlamento, para que fossem tomadas medidas mais eficazes contra o trfico, reforando-se a lei de 1831. Entre outros pontos, o Brasil reconheceria que o trfico equivalia pirataria e tribunais especiais julgariam os infratores. O projeto se converteu em lei em setembro de 1850. Dessa vez, a lei pegou. A entrada de escravos no pas caiu de cerca de 54 mil cativos, em 1849, para menos de 23 mil, em 1850, e em torno de 3300, em 1851, desaparecendo praticamente a partir da. Que teria acontecido entre 1831 e 1850? Por que a segunda lei pegou e a primeira no?
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Uma condio externa permite uma resposta para essas perguntas. Trata-se (A) das inmeras rebelies ocorridas em Angola e em Moambique desde meados dos anos 1830, que exigiam da metrpole portuguesa reformas radicais nas relaes coloniais. (B) das consequncias diretas das Revolues de 1830, que derrotaram as foras liberais em toda Europa e impuseram fortes restries ao uso de mo de obra compulsria na Amrica. (C) da considervel diminuio da capacidade africana em fornecer mo de obra para o trfico intercontinental, porque o continente foi vtima de fenmenos climticos provocadores de secas e fome. (D) da emergncia de novos interesses econmicos, especialmente da Frana e da Holanda, que transferiram seus importantes investimentos da Amrica para regies ainda inexploradas da sia. (E) do aumento da presso da Inglaterra, em fins dos anos 1840, que, por meio de um ato do seu parlamento, autorizava a marinha inglesa a considerar navios negreiros como navios piratas. 46. Na dcada de 1870, as relaes entre o Estado e a Igreja se tornaram tensas. A unio entre o trono e o altar (...) representava em si mesma fonte potencial de conflito.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Institudo pela Constituio de 1824, o Poder Moderador no Brasil (A) efetivou a concentrao de atribuies nas mos do imperador, o que lhe permitia, entre outros pontos, a nomeao dos senadores e o direito de sancionar as decises da Cmara e do Senado. (B) concretizou uma participao qualificada das minorias parlamentares, caso do Partido Liberal, que contava com o direito de obstruo para conter a hegemonia do Partido Conservador. (C) garantiu que a participao poltica dos diversos setores sociais fosse progressivamente ampliada, especialmente com a deciso de instituir o voto universal e secreto a partir de 1831. (D) tornou o Poder Legislativo a principal fonte de decises nacionais, impondo ao Imperador decisivos limites s suas atribuies executivas, o que explica a longevidade na monarquia brasileira. (E) permitiu a efetiva prtica de uma monarquia constitucional parlamentarista, pois coube chefia do Poder Judicirio oferecer condies de governabilidade ao partido vencedor nas eleies gerais.

Nas relaes entre Estado e Igreja Catlica, estabelecidas na Constituio de 1824, (A) apenas era permitido o culto do catolicismo e as determinaes do Imprio dependiam da concordncia da Igreja. (B) a Igreja Catlica detinha o direito exclusivo de formao educacional, da escola bsica ao ensino superior. (C) o Imperador se constitua no chefe da Igreja Catlica no Brasil, com poder para sagrar bispos e cardeais. (D) a religio catlica era considerada oficial, ao mesmo tempo em que o Estado brasileiro detinha o poder de validar ou no decises eclesisticas. (E) coube um cargo exclusivo de um representante da Igreja Catlica no Conselho de Estado.
15
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

47. A respeito do processo que permitiu o reconhecimento da Independncia do Brasil, correto considerar (A) a presena decisiva da Inglaterra, interessada em garantir as vantagens comerciais j obtidas no Brasil, alm de mediar o reconhecimento da nova nao por Portugal. (B) o empenho poltico do governo norte-americano na intermediao entre o Brasil e Portugal, garantindo um reconhecimento rpido e sem qualquer compensao. (C) a ao contundente da diplomacia francesa, que exigiu dos portugueses a imediata independncia brasileira, sob a ameaa de romper acordos comerciais. (D) a incisiva interferncia diplomtica espanhola, que condicionou o reconhecimento da emancipao brasileira ao imediato fim do trfico de escravos para o pas. (E) o importante acordo entre o Brasil e a Repblica Argentina, que apoiou a emancipao brasileira, desde que o Uruguai se tornasse independente.

49. A histria do pas no sculo XIX no teve nada de pacfica. As faces dos blancos e dos colorados disputavam o poder a ferro e a fogo. Os colorados ligavam-se aos comerciantes e s potncias europeias, simpatizando com as ideias liberais. Os blancos, compostos principalmente de proprietrios rurais, herdaram a velha tradio autoritria espanhola e viam com suspeita os avanos das novas potncias europeias no pas. A Inglaterra viu com bons olhos a criao do pas, que deveria servir para estabilizar a rea do esturio do Rio da Prata, onde os ingleses tinham interesses financeiros e comerciais.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

O trecho refere-se (ao) (A) Chile. (B) Bolvia. (C) Paraguai. (D) Uruguai. (E) Argentina.

48. A Independncia [do Brasil] se explica por um conjunto de fatores, tanto internos como externos, mas foram os ventos trazidos de fora que imprimiram aos acontecimentos um rumo imprevisto pela maioria dos atores envolvidos, em uma escalada que passou da defesa da autonomia brasileira ideia de independncia.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

O fragmento faz referncia (A) Guerra Civil portuguesa, iniciada em 1813, que ops Dom Pedro e Dom Miguel pelo direito Coroa portuguesa. (B) Revoluo de 1817, em que se lutava contra o absolutismo joanino. (C) Declarao da Doutrina Monroe, por defender uma Amrica para os americanos. (D) Revoluo do Porto, de 1820, que instituiu uma monarquia constitucional em Portugal. (E) Revolta dos Cabanos, de 1819, em que se lutou pela expulso da Corte portuguesa do Brasil.

50. Os ingleses nem mesmo procuravam conhecer os nossos hbitos e costumes. Seus novos cartuchos eram revestidos de gordura de porco ou de boi, que era preciso romper com os dentes. Os seus oficiais ignoravam, ou quiseram ignorar, que pediam aos soldados hindus sob seu comando a violao de uma proibio que afetava tanto aos hindus quanto aos muulmanos. Alguns soldados recusaram-se a obedecer e atiraram contra os oficiais. Era a revolta.
(Marc Ferro, A manipulao da histria no ensino e nos meios decomunicao)

Dentre as causas que deflagraram o Grande Motim (revolta dos Cipaios ndia, 1857) a que se refere o fragmento, destaca(m)-se a (A) administrao direta da Coroa Britnica exercida em todo o territrio indiano. (B) transferncia dos direitos da Coroa Britnica para a Companhia das ndias Ocidentais. (C) concorrncia imposta pelos ingleses que inviabilizou a produo dos tecidos indianos. (D) disputa entre a Companhia das ndias Orientais e a Companhia das ndias Ocidentais. (E) dissoluo da Companhia das ndias Orientais e o aumento das tarifas alfandegrias indianas.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

16

51. A inspirao dos rebeldes baianos veio principalmente da Revoluo Francesa. No curso do processo, foram apreendidas obras filosficas de autores como Voltaire e Condillac, (...). Ao lado dessas obras, aparecem pequenos textos polticos, de linguagem direta, definidores de posies. Esses textos atravessaram o Atlntico, chegaram s estantes de livros de gente letrada da Colnia e acabaram por inspirar os pasquins sediciosos e os panfletos lanados nas ruas de Salvador, em agosto de 1798.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A respeito da Conjurao Baiana a que se refere o fragmento, correto afirmar que foi um movimento (A) que defendeu a proclamao da Repblica, o fim da escravido e o livre comrcio. (B) organizado pela elite poltica e intelectual baiana e apoiado pelo governador da capitania. (C) contraditrio porque defendeu liberdades econmicas, mas se omitiu frente escravido. (D) tratado com indulgncia pela Coroa portuguesa, pois todos os conjurados foram absolvidos. (E) que iniciou a crise entre o Estado e a Igreja, devido execuo dos padres revoltosos.

52. Logo ao chegar, Dom Joo decretou a abertura dos portos do Brasil s naes amigas (28 de Janeiro de 1808). A Inglaterra foi a principal beneficiria da medida. J em agosto de 1808, existia na cidade um importante ncleo de 150 a 200 comerciantes e agentes comerciais ingleses. Descrevendo as arbitrariedades da alfndega do Rio de Janeiro, um desses agentes John Luccock relatava aliviado, em 1809, que os ingleses tinham-se tornado senhores da alfndega, que eles regulavam tudo, e que ordens tinham sido transmitidas aos funcionrios para que dessem particular ateno s indicaes do cnsul britnico.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

Com referncia ao decreto mencionado no texto, assinale a afirmao correta. (A) A abertura dos portos prejudicou os produtores rurais da Colnia porque suas mercadorias destinadas exportao continuaram sob o monoplio comercial da Metrpole. (B) O Rio de Janeiro tornou-se o porto de entrada dos produtos manufaturados ingleses que se destinavam no s ao Brasil como ao Rio da Prata e costa do Pacfico. (C) Em 1808, Dom Joo manteve os altos impostos e decretos que impediam a criao e o desenvolvimento das manufaturas na Colnia, favorecendo o comrcio ingls. (D) Com a abertura dos portos e os Tratados firmados com a Inglaterra em 1810, a Coroa Portuguesa garantiu a continuidade de sua poltica colonial mercantilista. (E) As reivindicaes dos comerciantes lisboetas contrrios a abertura dos portos foram atendidas por Dom Joo, em 1810, com o Tratado de Navegao e Comrcio.

17

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

53. (...) em So Paulo predominou o anarquismo, ou melhor, uma verso dele: o anarcossindicalismo, uma corrente do movimento operrio que teve seu apogeu na Europa e nos Estados Unidos entre as ltimas dcadas do sculo XIX e o incio da Primeira Guerra Mundial.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Os anarcossindicalistas defendiam a (A) construo de organismos sindicais capazes de conciliar os interesses dos trabalhadores com os do empresariado nacional. (B) derrubada da burguesia do poder por meio de uma greve geral revolucionria e a organizao sindical como referncia da sociedade que defendiam. (C) ao operria pautada exclusivamente na conquista das reivindicaes mais imediatas, como aumento salarial e garantias s condies salubres de trabalho. (D) aprovao, mediante a interferncia decisiva do Estado e a concesso do empresariado, de uma ampla legislao trabalhista. (E) organizao de um partido formado apenas por operrios, objetivando a tomada do Estado e a constituio de uma ordem igualitria.

55. O nmero de militantes do Partido Comunista do Brasil (PCB) at 1930 foi pequeno, nunca ultrapassando mil membros, mas o partido tinha alguma fora nos meios operrios, sobretudo no Distrito Federal, no Recife e em So Paulo. No plano eleitoral, seus maiores xitos foram a eleio do mdico Azevedo Lima para deputado federal, em fevereiro de 1927, e as de Otvio Brando e do operrio Minervino de Oliveira para a Cmara de Vereadores do Distrito Federal, em outubro de 1928. Todos eles concorreram em nome do Bloco Operrio ou Bloco Operrio Campons, que era, na realidade, uma frente legal do partido.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A respeito da histria do PCB, correto afirmar que (A) esteve na ilegalidade na maior parte da sua histria, com breves perodos de atuao legal, como ocorreu entre maro e julho de 1922. (B) desde a sua fundao, prevaleceu a ttica revolucionria a partir da construo de um partido de massas e fazendo alianas com as oligarquias. (C) compreendiam que a atuao sindical no deveria fazer parte da estratgia de um partido operrio com tendncias revolucionrias. (D) as referncias tericas utilizadas pelos comunistas brasileiros se contrapunham s referncias dos partidos comunistas do resto da Amrica do Sul. (E) se manteve, at meados do sculo XX, como uma organizao operria independente das diretrizes na III Internacional.

54. No Brasil, no comeo dos anos 1920, surgiu uma crise no interior do anarquismo. Ela foi consequncia principalmente de dois fatores.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

correto apontar como um desses fatores (A) a proibio legal da participao nos sindicatos de estrangeiros que no estivessem no pas a mais de 10 anos. (B) a violenta campanha dos anarquistas contra a lei que defendia frias para todos trabalhadores urbanos. (C) os poucos resultados obtidos pelas greves, porque geraram dvidas acerca das concepes anarquistas. (D) a aliana dos anarquistas com os polticos conservadores da Repblica Velha para a efetivao de garantias trabalhistas. (E) a acusao de filiao internacional dos anarquistas, especialmente Associao Internacional dos Trabalhadores.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

18

56. O Contestado era uma regio limtrofe entre o Paran e Santa Catarina, cuja posse vinha sendo reivindicada por ambos os Estados. Havia, pois, uma contestao sobre a rea. O movimento social a surgido em 1911, porm, no tinha por objetivo essa disputa. Nasceu reunindo seguidores de um coronel tido como amigo dos pobres e pessoas de diversas origens, atingidas pelas mudanas que vinham ocorrendo na rea. Estabeleceram vrios acampamentos, organizados na base da igualdade e fraternidade entre os membros. Fustigados por tropas estaduais e do Exrcito, os rebeldes foram liquidados em 1915.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

58. Desde o incio da Primeira Repblica surgiram expresses da organizao e mobilizao dos trabalhadores. Esses esforos no foram desprezveis, mas no ocultavam as dificuldades de organizao. O movimento era esparso e raramente despertava a preocupao da elite. Esse quadro foi quebrado entre 1917 e 1920, quando um ciclo de greves de grandes propores surgiu nas principais cidades do pas, especialmente no Rio de Janeiro e em So Paulo.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

A respeito do ciclo de greves ocorrido entre 1917 e 1920, correto afirmar que, de modo geral, o movimento (A) fortaleceu o anarquismo porque todas as suas reivindicaes foram atendidas. (B) era espontneo, pois a sindicalizao dos operrios mantinha-se inexpressiva. (C) concentrou-se principalmente no proletariado de fbricas txteis. (D) iniciou-se a partir das greves realizadas nos portos e nas ferrovias. (E) no conquistou o aumento salarial nem qualquer outra de suas reivindicaes. 59. O movimento rural mais importante do perodo foi o das Ligas Camponesas, tendo como lder ostensivo uma figura da classe mdia urbana o advogado e poltico pernambucano Francisco Julio. Ele acreditava que era mais vivel atrair os camponeses do que os assalariados para um movimento social significativo. As Ligas Camponesas comearam a surgir em fins de 1955 em vrios pontos do pas, sobretudo no Nordeste.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

Em relao Guerra do Contestado, correto afirmar que foi um movimento que (A) se integrou ao sistema religioso sem reivindicao social. (B) manifestou reivindicaes sociais sem contedo religioso. (C) surgiu margem do sistema dominante sem contedo religioso. (D) desvinculou o sistema religioso dominante da carncia social. (E) combinou o contedo religioso com a reivindicao social.

57. Restou um foco de guerrilha rural em uma regio banhada pelo Rio Araguaia, prxima a Marab, situada no leste do Par o chamado Bico do Papagaio. Nos anos 1970-1971, os guerrilheiros em nmero aproximado de setenta pessoas estabeleceram ligaes com os camponeses, ensinando a eles mtodos de cultivo e cuidados com a sade. O Exrcito descobriu o foco em 1972, mas no se revelou to apto na represso como fora na guerrilha urbana. Foi s em 1975 que conseguiu liquidar ou prender o grupo.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

Com referncia ao movimento mencionado, assinale a alternativa correta. (A) Entre 1950 e 1964, a retrao dos mercados agropecurios e a menor rentabilidade da terra agravaram as condies de trabalho no campo e o descontentamento da populao rural. (B) Julio procurou dar s Ligas uma organizao descentralizada, autnoma e distante dos centros urbanos, sem alianas com a pequena burguesia nem com operrios e estudantes. (C) No I Congresso dos Trabalhadores Agrcolas, todos os dirigentes defenderam reivindicaes integradas ao sistema legal como a sindicalizao rural e uma legislao trabalhista. (D) Apesar de serem minoritrios nas Ligas, os dirigentes comunistas radicalizaram o movimento exigindo a valorizao dos arrendamentos e a expropriao de terras sem indenizao prvia. (E) A Igreja Catlica, baseada em um catolicismo reformista, promoveu no Nordeste a sindicalizao rural, ao mesmo tempo em que se ops frontalmente s Ligas Camponesas.
19
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

O grupo de guerrilheiros mencionado no texto pertencia (A) ao Movimento Nacionalista Revolucionrio (MNR). (B) Vanguarda Popular Revolucionria (VPR). (C) Aliana Libertadora Nacional (ALN). (D) ao Partido Comunista do Brasil (PC do B). (E) ao Movimento Revolucionrio 8 de Outubro (MR8).

60. Afora rabes e portugueses, at o sculo XIX, os estrangeiros se mantiveram em alguns pontos da costa, em locais de apoio ao comrcio e navegao ocenica, seja para a Amrica, seja para o Oriente, como era o caso dos holandeses que se instalaram no extremo sul do continente. Vrias so as razes que podem ser mencionadas para explicar por que os europeus, com exceo dos portugueses, no se empenharam em adentrar os territrios africanos, se contentando com suas atividades costeiras.
(Marina de Mello e Souza, frica e Brasil Africano)

62. Nos ltimos anos, a partir de historiadores como Francisco Doratioto e Ricardo Salles, surgiu uma nova explicao [para a Guerra do Paraguai]. No se trata da ltima palavra no campo da Histria, mas de uma verso menos ideolgica, mais coerente e bem apoiada em documentos. Ela concentra sua ateno nas relaes entre os pases envolvidos no conflito.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Essa nova viso da Guerra do Paraguai (A) relativiza a importncia do conflito e assinala para as construes idealizadas desse processo, como a heroica participao das sociedades indgenas brasileiras. (B) comprova a responsabilidade direta do imperialismo britnico na provocao do conflito, alm de garantir a destruio do Paraguai ao financiar inimigos dessa nao. (C) aponta para o reconhecimento de que o maior conflito blico da Amrica do Sul foi acirrado pelas provncias separatistas do Paraguai e pelo Rio Grande do Sul. (D) destaca o processo de formao dos Estados nacionais na Amrica Latina, assim como a luta dessas naes para se tornarem lderes no continente. (E) demonstra como o conflito foi resultado direto da megalomania e dos planos expansionistas paraguaios, sob o comando do ditador Solano Lpez.

A respeito dessas razes, correto considerar, entre outras, que (A) os acordos diplomticos estabelecidos no sculo XVI permitiam apenas a presena lusitana no interior africano. (B) a eficiente ao militar portuguesa, barrando as outras naes europeias no acesso ao interior africano. (C) a explorao dos territrios no interior da frica dependia da permisso do papado, direito dado apenas aos portugueses. (D) as naes europeias no tinham interesse na explorao africana, porque o trfico de escravos era pouco rentvel. (E) as sociedades africanas no favoreciam a penetrao do territrio dos estrangeiros europeus. 61. O governo belga, percebendo a complexidade da situao potencializada pelas diferenas de vrias ordens da sociedade congolesa, tomou uma medida de carter mais amplo. Organizou a primeira eleio popular em alguns centros do Congo, com o objetivo de constituir municpios europeus e africanos, nos quais os burgomestres seriam designados pelo governo. Com relao organizao das elites culturais e polticas, o governo tomou medidas mais rigorosas, tanto que as reformas municipais de 1957 no incluram a autorizao para que se constitussem partidos polticos. Como alternativa, formaram-se associaes tnicas, como a Associao tnica dos Bakongos (Abaka).
(Leila Leite Hernandez, A frica na sala de aula: visita histria contempornea. Adaptado)

63. O silncio dos turcos a respeito desse massacre sem paralelo na Histria. [Ocorrido em 1915], nenhuma voz oficial se fez ouvir, como o fez, na Alemanha, o chanceler Brandt ao condenar o massacre dos judeus pelos seus compatriotas, ou o presidente Johnson ao estigmatizar os crimes de que os negros americanos foram vtimas. At a historiografia turca muda: na muito erudita Cambridge History of Islam, onde a histria da Turquia e do Imprio Otomano ocupa 170 pginas, pode-se procurar em vo, nos textos escritos por historiadores turcos, a anlise ou mesmo apenas uma aluso ao massacre (...).
(Marc Ferro, A manipulao da Histria no ensino e nos meio de comunicao)

No contexto apresentado, correto considerar que o governo belga tomou decises que (A) garantiram a independncia do Congo, mas com a ajuda militar dos EUA. (B) favoreceram o radicalismo entre os povos africanos no Congo. (C) geraram a unio estratgica entre os congoleses e os colonos portugueses. (D) atrasaram a independncia do Congo, conquistada apenas nos anos 1970. (E) impeliram os congoleses a iniciar uma guerra colonial contra a Blgica.
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

O massacre a que o fragmento faz referncia vitimou (A) russos. (B) eslavos. (C) armnios. (D) palestinos. (E) hngaros.

20

64. Embora com fraturas nos sistemas coloniais, durantes os anos 1920-30, as potncias colonizadoras estavam distantes de pr em dvida a sua liderana poltica mundial. Nem sequer perceberam que seus domnios na sia mostravam um claro desgaste desde 1917, quando o conjunto comeou a ruir. Um retrato razoavelmente completo dos acontecimentos nos remete Conferncia de Paz, em Versalhes, que ao mesmo tempo afastou a dominao alem dos territrios africanos e questionou publicamente o colonialismo, contribuindo para que este fosse pouco a pouco condenado pela opinio pblica de todo o mundo.
(Leila Leite Hernandez, A frica na sala de aula)

65. At o comeo do sculo, a histria ainda insistia em fatos que haviam dividido a Amrica entre seitas crists desde os conflitos da poca das fundaes, na oposio entre Jefferson e Hamilton, na Guerra Civil, sem omitir os grandes atritos sociais de antes de 1914. A Grande Guerra muda completamente essa colocao: ela integra milhes de americanos Grande Nao, o que teve por efeito esquecer e sepultar todos os conflitos do passado, quer os marcados pela oposio entre nacionalidades, quer por querelas propriamente ideolgicas. Alm disso, depois de 1918, os que contestam a ordem americana so considerados un-american e tratados como tais, expulsos, como aconteceu aos comunistas.
(Marc Ferro, A manipulao da Histria no ensino e nos meios de comunicao. Adaptado)

A Conferncia de Paz em Versalhes questionou publicamente o colonialismo ao (A) manifestar apoio s lutas de libertao nacional da ndia e da Arglia. (B) discordar do direito dos imprios de possurem territrios coloniais. (C) desconstruir a tese da superioridade civilizatria europeia. (D) celebrar as ideias de autogoverno e de democracia representativa. (E) reivindicar para todas as naes o direito participao na ONU.

De acordo com o trecho, para os EUA, a Primeira Guerra Mundial marcou (A) a nfase, na histria, a tudo o que une os americanos, principalmente quilo que forjara a nao em meio ao desenvolvimento da supremacia do pas. (B) a intensificao dos conflitos sociais entre imigrantes e nativos, o que exigiu das autoridades a ampliao das foras internas de segurana. (C) o acirramento dos nimos na relao entre brancos e negros, fato comprovado pela retomada do movimento racista Ku-Klux-Klan no norte do pas. (D) a submisso aos interesses da Inglaterra, pas que motivou a entrada dos Estados Unidos na guerra, apesar de o nacionalismo americano omitir tal informao. (E) o incio da decadncia econmica depois de um perodo de crescimento que vinha desde a guerra civil, o que resultou na grave crise de 1929.

21

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

66. A ecloso da Segunda Guerra Mundial foi mais importante do que a implantao do Estado Novo para a definio dos rumos da poltica externa brasileira. O bloqueio ingls levou ao recuo comercial da Alemanha na Amrica Latina, mas a Inglaterra no tinha condies de se aproveitar desse vazio. Emergiu, ento, com mais fora a presena americana. Antes mesmo de comear a guerra, Roosevelt j se convencera de que ela se daria em escala mundial e envolveria os Estados Unidos. Essa perspectiva levou os estrategistas americanos a ampliar o que consideravam o crculo de segurana do pas, incluindo a Amrica do Sul e, em especial, a salincia do Nordeste brasileiro.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

67. A partir do fim da Primeira Guerra Mundial, os movimentos e ideias totalitrios e autoritrios comearam a ganhar fora na Europa. Em 1922, Mussolini assumiu o poder na Itlia; Stalin foi construindo seu poder absoluto na Unio Sovitica; o nazismo se tornou vitorioso na Alemanha, em 1933. No Brasil, o integralismo foi muito eficaz na utilizao de ri tuais e smbolos: o culto da personalidade do chefe nacional, as cerimnias de adeso, os desfiles dos camisas-verdes, ostentando braadeiras com a letra grega sigma (), utilizada na matemtica como smbolo de integral.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

poca da Segunda Guerra Mundial, a poltica externa dos EUA para a Amrica Latina (A) tinha como base a poltica do grande porrete (o big stick), em que as intervenes militares e as ameaas de uso da fora eram consideradas as melhores armas de convencimento. (B) era pautada pelo princpio de recusa interveno externa no continente americano, principalmente por parte dos pases europeus, como a Alemanha, e era chamada de Doutrina Monroe. (C) ficou conhecida pelo nome de poltica da boa vizinhana, caracterizada por uma linha mais branda, chamada de soft power, em que se utilizava a prpria indstria cultural como instrumento de poder. (D) teve consequncias importantes para o Brasil, como a construo de uma base militar na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o financiamento para a criao da empresa de minerao Vale do Rio Doce. (E) foi bastante agressiva, pois o pas enfrentava duas grandes ameaas simultneas: de um lado, a Alemanha nazista, e, de outro, a Cuba socialista, o que colocava em xeque o projeto de hegemonia no continente.

A respeito do integralismo, representado pela Ao Integralista Brasileira (AIB), correto afirmar que (A) mesmo no auge do movimento (fins de 1937), no atraiu um nmero significativo de adeptos se comparado ao alto grau de mobilizao poltica existente no pas. (B) embora se definisse como uma doutrina cujo contedo era mais cultural do que econmico, pretendia estabelecer o controle do Estado sobre a economia. (C) baseavam seu movimento em temas revolucionrios, como a luta contra o imperialismo, a reforma agrria e a crtica s religies e aos preconceitos. (D) defendia a representao individual dos cidados nas relaes com o Estado sem a participao de organizaes profissionais e de entidades culturais. (E) se baseava em preceitos agnsticos e revolucionrios como a mobilizao em grande escala da sociedade, a luta de classes e a reforma agrria.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

22

68. A poltica trabalhista do Estado Novo pode ser vista sob dois aspectos: o das iniciativas materiais e o da criao da imagem de Getlio Vargas como protetor dos trabalhadores. Quanto ao primeiro aspecto, o governo levou adiante e sistematizou prticas que vinham desde o incio da dcada de 1930. A legislao inspirou-se na Carta Del Lavoro, vigente na Itlia fascista.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

70. Em plena campanha eleitoral, estourou, em outubro de 1929, a crise mundial. Ela apanhou a cafeicultura em uma situao complicada. A defesa permanente do caf gerara a expectativa de lucros certos, garantidos pelo Estado. Em consequn cia, as plantaes se estenderam no Estado de So Paulo.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A respeito da poltica trabalhista mencionada no fragmento, correto afirmar que (A) reafirmou o princpio constitucional da pluralidade e horizontalidade sindical. (B) ampliou o direito de greve tanto para os patres quanto para os empregados. (C) restringiu a cobrana do imposto sindical aos trabalhadores sindicalizados. (D) instituiu por decreto-lei o salrio-mnimo j previsto na Constituio de 1934. (E) garantiu a autonomia das lideranas e da organizao sindical frente ao Estado. 69. A crise mundial acentuou o declnio da hegemonia inglesa e a emergncia dos Estados Unidos. Isso se deu, sobretudo, a partir do momento em que medidas do presidente Roosevelt, de combate crise, comearam a surtir efeito. Ao mesmo tempo, surgiu outro competidor na cena internacional a Alemanha nazista, a partir de 1933. A Alemanha iniciou uma poltica de influncia ideolgica e de competio com seus rivais na Amrica Latina.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Uma das consequncias da crise econmica de 1929 no Brasil foi (A) a retrao do parque industrial brasileiro por mais de uma dcada, muito impactado pela reduo brusca do mercado consumidor. (B) o deslocamento do polo dinmico da economia brasileira para o Sul, regio do pas menos afetada pela crise. (C) o acirramento das tenses sociais e a radicalizao do movimento operrio, que organizou sucessivos levantes nos anos seguintes. (D) o reforo do liberalismo como poltica econmica e social, apontado como sada para a crise que atingiu o pas. (E) a consolidao de uma poltica socioeconmica marcadamente intervencionista a partir da dcada de 1930. 71. Em fins de 1933, o velho sindicalismo autnomo desaparecera, e os sindicatos, bem ou mal, tinham-se enquadrado na legislao.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

O processo descrito no trecho foi consequncia (A) da Revoluo Constitucionalista de 1932, pois uma das exigncias dos paulistas, aceita pelo governo federal aps a rendio de So Paulo, era o enquadramento das organizaes operrias pelo Estado. (B) da hegemonia do PCB (Partido Comunista Brasileiro) sobre o movimento operrio, grupo poltico que, diferentemente dos anarquistas, defendia a vinculao dos trabalhadores ao Estado por meio da legislao trabalhista. (C) da criao do Ministrio do Trabalho e da Justia Trabalhista pelo governo de Washington Lus, nos ltimos anos da Repblica Oligrquica, como estratgia de represso ao anarcossindicalismo. (D) da poltica trabalhista de Vargas, que tinha por objetivos principais reprimir os esforos de organizao da classe trabalhadora urbana que estava fora do controle do Estado e atra-la para o apoio ao governo. (E) do enfraquecimento das foras de esquerda no cenrio internacional, devido ascenso de Hitler e Mussolini ao poder, o que contribuiu para o esvaziamento das organizaes operrias que defendiam a autonomia.
23
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

Diante do quadro internacional apresentado, correto afirmar que, entre 1934 e 1940, o governo brasileiro (A) adotou uma orientao pragmtica, isto , tratou de negociar acordos com a potncia que lhe oferecesse as melhores condies. (B) adotou uma poltica de neutralidade mantendo-se independente e no assinando acordos econmicos com as grandes potncias. (C) apesar da afinidade ideolgica com a Alemanha acatou a exclusividade dos Estados Unidos no comrcio exterior do Brasil imposta pela Conferncia Pan-americana. (D) rompeu as relaes diplomticas com os Estados Unidos devido s represlias do governo e de grupos econmicos americanos contra a poltica externa do Brasil. (E) transformou as transaes econmicas com a Alemanha em acordos bilaterais impondo condies que afastassem outros concorrentes.

72. Muitas das medidas tomadas por Getlio no plano econmico-financeiro no resultaram de novas concepes, mas das circunstncias impostas pela crise mundial.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

Uma das medidas tomadas por Vargas em 1931 foi (A) a criao da Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste, destinada a promover o planejamento da expanso industrial regio. (B) a compra do caf e a destruio fsica de uma parcela do produto pelo governo federal, de forma a reduzir a oferta e sustentar os preos. (C) a promoo da atividade do Estado no setor de infraestrutura e no incentivo industrializao, atraindo tambm investimentos externos. (D) a adoo de uma poltica econmica que combinava o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover a industrializao. (E) o incentivo instalao da indstria automobilstica no Brasil, o que mudou completamente a fisionomia do ABC paulista.

74. Em junho de 1958, o ministro da Fazenda Jos Maria Alkmin demitiu-se, desgastado pela dificuldade em enfrentar os problemas econmicos. Para substitu-lo, Juscelino nomeou o engenheiro Lucas Lopes, primeiro presidente do BNDE em seu governo; Roberto Campos assumiu a presidncia do banco. Ambos elaboraram um plano de estabilizao da economia que tentava compatibilizar o combate inflao e ao dficit pblico com os objetivos do Programa de Metas.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

Em relao ao contexto histrico apresentado, correto afirmar que o plano de estabilizao da economia (A) despertou pouca reao da elite paulista, pois os crditos para a indstria foram mantidos. (B) teve o apoio dos dirigentes sindicais que aceitaram perdas salariais em troca da estabilidade. (C) garantiu a compra dos estoques de caf para sustentar os preos e acalmar os cafeicultores. (D) foi aprovado integralmente pela oposio, recebendo elogios de nacionalistas e comunistas. (E) provocou a ruptura do governo de Juscelino com o Fundo Monetrio Internacional (FMI).

73. Acontecimentos ocorridos na vizinha Argentina repercutiram no Brasil. Desde a revoluo de junho de 1943, crescia naquele pas a influncia do coronel Juan Domingo Pern. Peronismo e getulismo iriam se aproximar em muitos pontos. Ia-se definindo assim o populismo latino-americano.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

75. A situao financeira que Jnio anunciara terrvel continuou a piorar. Houve uma escalada da inflao, cujo ndice anual passou de 26,3%, em 1960, para 33,3%, em 1961, e 54,8%, em 1962. Para enfrentar esse e outros problemas, Celso Furtado lanou o Plano Trienal, que pretendia combinar o crescimento econmico, as reformas sociais e o combate inflao.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

A respeito do peronismo e do getulismo, correto afirmar que ambos pretendiam que o Estado (A) assumisse interesses do capitalismo internacional em prejuzo de todos os grupos nacionais. (B) defendesse apenas interesses das camadas populares em detrimento da burguesia nacional. (C) representasse exclusivamente os interesses da classe dominante rural. (D) promovesse e sustentasse no plano econmico um capitalismo nacional. (E) acirrasse no plano poltico diferentes rivalidades entre as classes sociais.

A respeito do Plano Trienal, correto afirmar que propunha a (A) obteno de recursos por meio da emisso de papel moeda. (B) reduo dos gastos e dos investimentos pblicos. (C) reforma agrria para ampliar a produo agrcola. (D) suspenso do pagamento aos credores da dvida externa. (E) elevao dos subsdios destinados s indstrias estatais.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

24

76. Em torno do nome de Che Guevara, existe um intenso debate. Heri mximo de uma esquerda latino-americana socialista que proliferou entre as dcadas de 1960 e 1990, a imagem de Che como revolucionrio se tornou icnica ainda em vida, e aps sua morte foi transformada em smbolo maior dos opositores dos regimes militares latino-americanos.
(Kalina Vanderlei Silva, Biografias. In: Carla Bassanezi Pinsky (org.), Novos temas nas aulas de histria)

A morte de Che Guevara muito simblica para a Amrica Latina, pois o revolucionrio foi preso e assassinado no interior da Bolvia (A) a mando da ditadura militar boliviana e com o apoio dos EUA, o que tornou o caso paradigmtico, pois as outras ditaduras militares no continente tambm recebiam apoio dos EUA na represso oposio. (B) devido ao justiamento promovido pelos prprios grupos armados de esquerda, que consideraram a postura de Che Guevara uma traio tica revolucionria passvel de ser punida com a pena capital. (C) a partir de uma ordem expedida pelos militares que comandavam a Operao Condor, aliana poltica e militar que tinha o objetivo de reprimir a oposio e reunia vrias ditaduras da Amrica do Sul. (D) depois que a ditadura militar argentina deu incio s buscas ao revolucionrio aps a sua sada de Cuba, pois havia forte suspeita de que ele teria se dirigido Amrica do Sul para continuar a sua ao guerrilheira. (E) a pedido da ditadura militar brasileira, que temia que o revolucionrio fugisse para o Brasil e passasse a liderar os grupos clandestinos de esquerda que, no pas, estavam comeando a optar pela luta armada.

77. A vitria da Revoluo Cubana demonstrava aos olhos de determinados setores militares a implantao, no mundo subdesenvolvido, de uma guerra revolucionria que corria paralelamente ao confronto entre os dois blocos de potncias. Para esses militares brasileiros, a guerra revolucionria, cujo objetivo final seria a implantao do comunismo, abrangia todos os nveis da sociedade e usava como instrumentos desde a doutrinao e a guerra psicolgica at a luta armada. Por isso mesmo, era necessrio opor a ela uma ao com a mesma amplitude. As Foras Armadas, nesse contexto, deviam ter um papel permanente e ativo. Nascia, assim, a doutrina da segurana nacional.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

A doutrina da segurana nacional foi gerada no mbito (A) da Unio Militar das Amricas (UMA). (B) da Escola Superior de Guerra (ESG). (C) da Organizao Americana de Defesa (OAD). (D) do Instituto Brasileiro de Inteligncia (IBI). (E) do Colgio Interamericano Militar (CIMI). 78. A oposio comeara a dar, em 1973, claros sinais de vida independente. A equipe de transio de Geisel tratou de estabelecer pontes com a Igreja, a partir de um ponto comum de entendimento a luta contra a tortura. Mas a oposio poltica e a Igreja no eram o termmetro mais sensvel a indicar a necessidade da distenso. Esse termmetro se localizava nas relaes entre as Foras Armadas e o poder. O poder fora tomado pelos rgos de represso, produzindo reflexos negativos na hierarquia das Foras Armadas. Um oficial de patente inferior podia controlar informaes, decidir sobre a vida ou a morte de pessoas conforme sua insero no aparelho repressivo, sem que seu superior na hierarquia militar pudesse contrari-lo.
(Boris Fausto, Histria do Brasil. Adaptado)

No mesmo ano a que se refere o fragmento, correto afirmar que na Amrica Latina (A) morre o presidente chileno Salvador Allende em meio a um golpe militar, que colocou o general Pinochet no poder. (B) o golpe liderado pelo general Videla deps a presidente Isabelita Pern e desencadeou violenta represso na Argentina. (C) Alberto Fujimori, presidente eleito do Peru, d um golpe com o apoio das Foras Armadas e empreende profunda reforma poltica e econmica. (D) o general nacionalista Juan Jos Torres liderou um golpe militar na Bolvia. (E) guerrilheiros sandinistas depem Somoza e ocupam o poder na Nicargua.
25
SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

79. O governo comeou a travar nos bastidores uma luta contra a linha-dura. Ao mesmo tempo, permitiu que as eleies legislativas de novembro de 1974 se realizassem em um clima de relativa liberdade, com acesso dos partidos ao rdio e televiso. Esperava-se um triunfo fcil da Arena, que seria realado pelo fato de o MDB ter sido autorizado a expressar-se (...)
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A respeito dos resultados do processo eleitoral citado, correto afirmar que (A) a reafirmao da hegemonia da Arena, conquistada nas eleies anteriores, permitiu ao governo Geisel reformas importantes no campo econmico, como o lanamento do Plano Cruzado, de combate inflao. (B) a vitria eleitoral do MDB, com a conquista da maioria parlamentar no Senado e na Cmara dos Deputados, apressou a abertura poltica, expressa nas eleies diretas para governador de estado de 1978. (C) a importante vitria eleitoral da Arena foi garantida com a expressiva votao recebida nos grandes centros urbanos, graas presena de uma parcela da populao beneficiada pelo crescimento econmico. (D) houve um evidente avano da votao do MDB em relao aos resultados das eleies de 1970, exemplificado com a conquista de dezesseis cadeiras no Senado, das 22 em disputa. (E) o pas ficou radicalmente dividido: no Nordeste brasileiro, uma ampla vitria do MDB, especialmente nas cidades menores e, no Centro-Sul, a vitria da Arena, essencialmente nas capitais.

80. As greves tinham por objetivo um amplo leque de reivindicaes: aumento de salrios, garantia de emprego, reconhecimento das comisses de fbrica, liberdades democrticas. A extenso das greves de 1979 mostrou que a afirmativa dos setores conservadores de que So Bernardo constitua um mundo parte em grande medida no era verdadeira. O que se passava em So Bernardo tinha repercusso no resto do pas. No h dvidas porm de que o sindicalismo do ABC nasceu e cresceu com marcas prprias.
(Boris Fausto, Histria do Brasil)

A respeito dessas marcas, correto considerar (A) o vnculo com o Partido Comunista Brasileiro e com o Ministrio do Trabalho. (B) as reivindicaes exclusivamente econmicas e a ligao orgnica com o MDB. (C) o apoio Consolidao das Leis Trabalhistas e a defesa da criao do Imposto Sindical. (D) a concepo do sindicalismo de resultados e a defesa do capital nacional. (E) a maior independncia com relao ao Estado e um elevado ndice de organizao.

SEED1303/016-PEB-II-Histria-Manh

26

You might also like