You are on page 1of 5

06/06/13

CATHO CURSOS - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formao, MBA, MBA Online, Artigos

Avaliao Aluno: Fabiana Estela da Silva Yamana Curso: Administrao de Compras Esta avaliao tem a finalidade de verificar o seu grau de reteno do contedo deste curso. Quando term inar de respond-las, obter um feedback com a indicao da porcentagem de respostas corretas e a indicao dos m dulos que devem ser revistos. A avaliao pode ser realizada quantas vezes forem necessrias, entretanto para aprovao e em isso de certificado necessrio acertar todas as questes.

1 - A Mentalidade do Lucro, da qual a Mentalidade de Planejamento e Controle parte integrante, pode incluir, entre outros fatores: A - ) Indicadores que nos digam o que comprar, quando comprar, quanto comprar, com quem comprar e em que condies comprar. B - ) Planejamentos anuais no funcionam, apenas os semanais e mensais. C - ) Controle sinnimo de lucro. D - ) Lucro sinnimo de controle. E - ) O lucro est na compra, se o comprador for profissional. 2 - A palavra controle significa que voc _______ o que acontece na sua empresa, que voc tem ___________. E, por meio delas, ________ o que vai bem e o que no vai to bem. A - ) sabe; informaes; descobre B - ) determina; indicadores; gerencia C - ) sabe, controle, decide D - ) determina; indicadores; escolhe E - ) conhece, admirao, vivncia 3 - Uma praga que pode aparecer em qualquer organizao a corrupo. Por isso, ter um sistema de cotaes inteligente e bem-estruturado, qualificao e at rodzio de fornecedores (e compradores!), uma programao de compras bem ajustada que permita tempo para anlises, estudos e eventuais ___________ podem ajud-lo a confirmar que seu lucro est na compra. A - ) auditorias B - ) estudos de viabilidade econmica C - ) estudos de retorno sobre o investimento D - ) estudos de agregao de valor E - ) demisses 4 - A garantia da sobrevivncia de uma empresa no : A - ) passivo descoberto B - ) dinheiro no caixa C - ) fornecedores preferenciais D - ) compradores profissionalizados E - ) cliente satisfeito
www3.catho.com.br/pec/ferramentas/index.php?p=tools&tab=avaliacao&curso=12&usr_id=13496826 1/5

06/06/13

CATHO CURSOS - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formao, MBA, MBA Online, Artigos

5 - Em regra, na indstria, nos servios e no varejo, o volume de compras bastante elevado, valorizando a profisso do comprador. Mas o comprador no faz tudo sozinho. Para fazer um bom trabalho, ele precisa de um(a): A - ) infra-estrutura, preferencialmente tecnolgica B - ) diretor autoritrio, que lhe d as diretrizes C - ) sistemtica de e-procurement D - ) sistemtica de discusso sinrgica e organizada E - ) participao da diretoria nas negociaes, para que o fornecedor saiba com quem est lidando e baixe a crista 6 - O mix de produtos no varejo inclui o produto chamariz, que carateriza-se por: A - ) trazer trfego loja e por giro alto e margem baixa (ou no to alta) B - ) alto giro e alta margem C - ) baixo giro e baixa margem D - ) trazer trfego com a finalidade de vender exclusivamente os produtos chamariz E - ) instalar um parque infantil, uma fonte, ou algo que chame a ateno das pessoas 7 - Quando se trata de produto sazonal, a melhor alternativa : A - ) Entrar antes (em torno de um ms antes) e sair cedo (antes do final da estao). B - ) Comprar pouco. C - ) No arriscar. D - ) Cair fora, fria! E - ) Esperar, para ver se h aceitao do pblico-alvo. 8 - Quantos fornecedores devem haver para cada item que possa vir a ser comprado? A - ) cinco B - ) somente dois C - ) trs D - ) um s E - ) quantos forem possveis 9 - Quais os objetivos do controle dos materiais? A - ) Saber o que, quanto e quando comprar. B - ) Saber o que existe no estoque.

www3.catho.com.br/pec/ferramentas/index.php?p=tools&tab=avaliacao&curso=12&usr_id=13496826

2/5

06/06/13

CATHO CURSOS - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formao, MBA, MBA Online, Artigos

C - ) Auditar os valores na conta estoque. D - ) Evitar roubos de materiais. E - ) Evitar desperdcios de materiais. 10 - Quais so os diferenciais para que haja garantia de cliente satisfeito? A - ) Oferecer pontualidade, funcionalidade e comodidade ao cliente, preo e condies adequadas, afetividade e servios diferenciados. B - ) Oferecer agilidade, comodidade e afetividade nos servios prestados. C - ) Oferecer pontualidade, dinamicidade, prazos e condies adequadas. D - ) Estar atento s necessidades dos clientes. E - ) Estar atento s reclamaes e sugestes dos clientes. 11 - Comunicao significa tornar algo comum. Por isso, diz-se popularmente que uma via de duas mos. Para uma negociao, a comunicao um requisito: A - ) crucial B - ) acessrio C - ) Cuja finalidade maior descontrair, afinal, ningum de ferro! D - ) Que incentiva as pessoas a confundir as coisas, j que existem rudos. E - ) desnecessrio 12 - Hiato de estoque : A - ) A falta de um produto importante no 'mix' de produtos. B - ) Um pleonasmo. C - ) Um problema grave enfrentado pelos logistas, cujos vendedores tm um portugus sofrvel. D - ) Depsito de mercadorias. E - ) Excesso de produtos. 13 - Para sedimentar a Mentalidade da Escassez atravs de medidas NO necessrio: A - ) Anlise do valor de qualquer item a ser comprado. B - ) Avaliao rigorosa e de longo prazo do fluxo de caixa. C - ) Administrar por competncias, avaliando o que possvel para agregar valor ao produto e o que o cliente pode esperar. D - ) Verificar com profundidade o tipo de utilizao do bem a ser comprado, para evitar suprfluos, perifricos ou luxos desnecessrios. E - ) Eliminar compras que impliquem em custo fixo, deixando todos sensibilizados para o tipo de veneno que implica este tipo de compra, que sangra as finanas da empresa e pode lev-la a dificuldades insuperveis.
www3.catho.com.br/pec/ferramentas/index.php?p=tools&tab=avaliacao&curso=12&usr_id=13496826 3/5

06/06/13

CATHO CURSOS - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formao, MBA, MBA Online, Artigos

14 - Lucro : A - ) Resultado do faturamento menos despesas. B - ) O ato de esfolar fornecedores, at a ltima gota de sangue. C - ) Equivalente ao salrio do scio, tambm chamado de pr-labore. D - ) Resultado do faturamento menos impostos e comisses dos vendedores. E - ) Remunerao do capital investido e do risco inerente ao negcio. 15 - Reafirme a frase: 'O valor dos estoques deve ser sempre inferior ao valor que temos a pagar a fornecedores.' A - ) Vendemos mal e agora temos que assumir o prejuzo. B - ) Afirmao? No concordo. C - ) Estoques se depreciam. D - ) O fornecedor est financiando nosso estoque. E - ) Estamos com caixa insuficiente, pois se vendermos o que temos em estoque, no teremos dinheiro para pagar o fornecedor. 16 - Uma forma de tomada de preos, junto a fornecedores qualificados que permite saber qual o fornecedor com a melhor proposta o E-procurement. A afirmao est correta? A - ) Aumenta os custos, pois os fornecedores ficam mais agressivos. B - ) Tem sido adotado por inmeras organizaes, com razoveis economias. C - ) No funciona, pois tira a flexibilidade. D - ) No funciona, pois permite manipulao. E - ) Funciona se o comprador for meio malandro. 17 - Segundo Cezar Sucupira: a)A terceirizao um engodo, pois s aumenta os custos e piora a qualidade. b)Terceirizao s funciona para distribuio. c)Que os custos de armazenagem no se alteram com a terceirizao. d)Que a terceirizao levou empresas americanas falncia. e)Que a terceirizao permite reduo de custo de toda a logstica em 20%, segundo pesquisa da Universidade de Maryland (1997). Qual (is) alternativa (s) (so) verdadeira (s)? A - ) As alternativas A e C B - ) As alternativas B e C C - ) Todas as alternativas D - ) A alternativa E E - ) A alternativa D 18 - Qual o significado de produto-interrogao?
www3.catho.com.br/pec/ferramentas/index.php?p=tools&tab=avaliacao&curso=12&usr_id=13496826 4/5

06/06/13

CATHO CURSOS - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formao, MBA, MBA Online, Artigos

A - ) ganhar a maioria, os indecisos. B - ) aquele que nada tem a ver com a populao-alvo e com a faixa de preo. C - ) ganhar a minoria. D - ) experimentar novos produtos para a loja, verificando sua aceitao, e quando positiva, propiciar at o aumento de quantidade. E - ) confundir a cabea de clientes indecisos para comprar os produtosestrela ou vaca leiteira. 19 - Um comprador varejista de sucesso precisa de: a) no levantar da cadeira. b) valer-se de parcerias e fornecedores preferenciais. c) no planejar, isso perda de tempo. d ) cair na lbia dos vendedores. Qual(is) alternativa(s) est(o) INCORRETA(s)? A - ) Alternativas A, B e D B - ) Todas as alternativas C - ) Alternativa B e C D - ) Alternativas A, C e D E - ) Nenhuma delas 20 - Um outro requisito fundamental para uma boa negociao: A - ) atacar de bandido e o interlocutor, de mocinho. B - ) usar tticas indevidas (sujas). C - ) ser feita por escrito. D - ) jogar duro. E - ) Incentivar as idias do interlocutor.

Enviar Avaliao

www3.catho.com.br/pec/ferramentas/index.php?p=tools&tab=avaliacao&curso=12&usr_id=13496826

5/5

You might also like