You are on page 1of 2

CRIATIVIDADE

As trs chaves da inovao: por qu? por que no? ... e se?
Vivemos um momento em que as transformaes esto se acelerando. Elas trazem novas tecnologias, novos hbitos de consumo, novo estilo de vida, novos produtos, servios e processos. Elas provocam mudanas lineares previsveis e mudanas no lineares no previsveis. As primeiras impulsionam incrementalmente o mundo em que vivemos. As no lineares, como a internet, criam as rupturas e transformam drasticamente mercados, empresas e hbitos.
Como conviver com essas mudanas constantes? Durante as ltimas trs dcadas, os processos de qualidade, como o Seis Sigma, ajudaram as empresas a fazer cada vez melhor aquilo que j faziam. E grandes saltos na produtividade foram alcanados. Mas agora o cenrio mudou. Novas tecnologias esto surgindo, at como novas aplicaes do que j existia. A disponibilidade de informaes, os novos negcios, as redes sociais invadindo o mercado empresarial. Para sobreviver, as empresas precisam buscar nova forma de operar. A resposta a inovao, que passa a ser a nica forma sustentvel de sobreviver em um mercado em constante mudana. Transformao Muitas empresas pensam que inovao equivalente gerao de ideias. Outras j incorporam um processo para gerar ideias. Mas ainda so poucas que investem na grande transformao de seu DNA para se tornar inovadoras. Quando falamos de inovao, estamos falando em processo. As principais dimenses desse processo so estratgia, cultura, estrutura e resultados. Sem esses elementos equilibrados e bem definidos, a inovao se torna um simples jogo de adivinhao ou de sorte. O processo comea definindo qual a estratgia os principais pilares em que a empresa maximizar as suas competncias ou criar novas, ao olhar para o futuro. Depois a cultura. Sensibilizar os colaboradores para a mudana provendo capacitao sobre o novo pensar ferramentas que ajudem as pessoas a pensar criativamente. Depois criar um processo para gerar novos projetos que devero estar alinhados com a estratgia. A empresa pode optar por busc-los internamente, envolvendo todos os colaboradores, ou externamente por meio de parcerias com universidades ou envolvendo a sua cadeia de valor. Esses projetos geraro um portflio de novos projetos que precisa ser administrado, avaliado continuamente e seus resultados mensurados. Todo esse processo envolve tempo e grande mudana na forma de pensar. O comeo desse processo est nos sinais fracos que surgem no horizonte. A princpio so apenas rudos, que precisam ser investigados e acompanhados. Antever ou criar o futuro o incio, pois estrategicamente so os sinais que possibilitam s empresas antever as rupturas e se antecipar na criao de novas competncias que daro sustentabilidade ao negcio. Vijay Govindarajan, um dos gurus da rea de inovao, define estratgia como a liderana no futuro. A empresa precisa se preparar hoje para ser lder no futuro. E esse novo pensar que abre o caminho para o reinventar. As empresas que continuarem somente focadas na maximizao dos seus processos atuais focadas na inovao incremental com olhar voltado para dentro, tero dificuldades em sobreviver no futuro.

Casos de sucesso Como estimular as pessoas a ser mais criativas? Primeiro passo a motivao. E o segundo capacit-las para pensar criativamente por meio de ferramentas de soluo criativa. preciso desafiar os hbitos. Comear a quebrar os dogmas existentes. Questionar sempre. Usar sempre o por qu o por que no e inserir novas possibilidades com o e se? Foi questionado o status quo de vrios produtos ao surgirem no mercado. O iPod, por exemplo, foi o resultado da mente exigente e incansvel de Steve Jobs. Ele queria algo que fosse mais intuitivo e que trouxesse uma nova proposta de valor para o mercado de msica. Comprar e compartilhar msica de uma nova maneira por meio do iTunes. O Nano, o carro de 2.500 dlares da Tata, outro exemplo. Surgiu com o questionamento do seu presidente Rata Tatan, que de tanto observar as famlias indianas, cinco ou mais pessoas amontoadas em pequenas Vespas, correndo risco de vida e sujeitas a intempries, desafiou a sua equipe a criar um carro barato e seguro para elas. O professor de Harvard, Clayton Christensen, enumera cinco habilidades que devem ser cultivadas para mudar a forma de pensar. Observar, questionar, associar, experimentar e conectar. A observao possibilita identificar novas necessidades no mercado ou novas tarefas que no esto sendo cumpridas. Ambas so as principais fontes de inovao. O questionamento desafia os hbitos e as percepes, abrindo novas possibilidades. Elimina a acomodao. A associao de ideias, pessoas e negcios amplia as dimenses e as fronteiras. Une pensamentos divergentes para gerar convergncia inovadora. A Nike e a Apple se associaram para criar o Nike Plus, que usa um sensor no tnis para captar os sinais vitais durante a corrida. Esses sinais so captados pelo iPod e enviados para o site da Nike Plus, mudando drasticamente a forma de se usar o tnis de corrida. Tecnologia convergindo com esporte. O experimentar novas tecnologias, novas parcerias, novos modelos de negcio o resultado do processo. A internet trouxe uma mudana no linear, e essa mudana possibilitou a criao de novos modelos de negcio, como o eBay e a Amazon.com. As redes sociais lideradas pelo Facebook, Orkut e outras o conectar. Criando rupturas e dando transparncia aos hbitos pessoais e empresariais. Como fazer? Faa mudanas pequenas que transformaro as rotinas. Toda vez que fizer algo novo, no pea feedback e sim colaborao. No se censure, pois no existem respostas certas ou erradas, a realidade ambgua. Pense que ideias so somente possibilidades. No pare na primeira ideia, sempre poder acrescentar algo diferente ou melhor. No existe fracasso, mas sim o aprendizado do que no funciona. Exemplo: Thomas Edison. Sempre analise uma situao sob perspectivas diferentes. Somos viciados em nossas crenas e valores e perdemos grandes oportunidades para causa disso. Tenha foco, as distraes so inimigas da criao. E, por fim, use a emoo. preciso gostar e ter paixo pelo que se faz para acessar o potencial criativo. E tudo isso comea com uma simples ideia!

Veja este e outros artigos no

NEI.com.br
Crdito:
Artigo redigido por Solange Mata Machado, mestre em estratgia e inovao pela Fundao Getulio Vargas, engenheira eltrica, coordenadora do curso de ps-MBA de inovao estratgica da HSM Educao e diretora executiva da Imaginar Solutions.

You might also like